Índice
quatro «finalistas» da ESJGF — Ana C. e João Maria [10.º 4.ª]; Brigitta [10.º 1.ª]; Francisco F. [10.º 2.ª] — mas é de estilo mais adequado ao tipo de concurso de que se tratava). Assuntos de gramática a rever (fica aqui a informação sobre o que devem estudar). Em Gramática fedorenta, pus à cabeça os sketches gramaticais deste ano (mas em Aulas estão, embora dispersas, todas as fichas gramaticais e respectivas soluções). Escolhidos alunos que representarão a escola no Concurso Nacional de Leitura (ver aqui). Haikais escritos pelas cinco turmas estão aqui. Numa das turmas, a propósito da variação lexical entre variantes europeia e sul-americana do português, causou inesperado entusiasmo o contraste «matraquilhos» / «pebolim» (ou «futebol totó», como, descobri-o agora, também se diz); fica aqui o anúncio em causa:
bro consultável aqui — nas pp. 26-28, textos de Filipa A., Dulce, Joana B. (10.º 5.ª); Ana C. (10.º 4.ª); João C. (10.º 6.ª); Ana, Cláudia, Micaela (10.º 1.ª). Prémios relativos ao 1.º período aqui (quanto às prometidas informações com avaliação e conselhos para o 2.º período, ainda não as concluí). Lista dos concorrentes ao Concurso literário Correntes d'Escrita consultável aqui (noto que os quatro alunos de Lisboa, todos da ESJGF, são os mais novos — com mais outros poucos colegas nascidos também em 1992; resultado será conhecido a 13 de Fevereiro). Ao concurso «Terminemos este conto» (por aqui chega-se ao conto de Lídia Jorge e ao regulamento) foram enviados textos de trinta e três alunos (nove do 10.º 1.ª; nove do 10.º 2.ª; seis do 10.º 4.ª; três do 10.º 5.ª, seis do 10.º 6.ª); resultados serão conhecidos em Fevereiro. A propósito da p. 25 do manual (com auto-retrato de Rembrandt), ver aqui fi
lme com os múltiplos retratos que de si mesmo fez o pintor ao longo de toda a vida. Ficam também os dois sketches (dos Monty Python) que nos serviram, ou vão servir ainda, para explicar infracções ao princípio de cortesia, devidas a má escolha das form
as de tratamento. Sobre formas de tratamento eclesiásticas, nobiliárquicas, académicas, militares, etc., veja-se este quadro. 
Três vídeos com o poema «Retrato», de Cecília Meireles (mas, note-se, não o poema que lemos em aula): um, dois, três. Páginas com dois vídeos do poema «José», de Carlos Drummond de Andrade, com o verso célebre «E agora, José?» (a que aludia José Cardoso Pires no texto que lemos em aula): um, dois.
8.º ano (2005-2006) Tarefas das aulas; Sumários e trabalhos de casa; Gramática fedorenta; Avaliações do 8.º 1.ª; Avaliações do 8.º 2.ª; Avaliações do 8.º 3.ª; Avaliações do 8.º 5.ª; Avaliações do 8.º 6.ª ; Plano; Entrevista a Adília Lopes; Poemas usados no concurso de leitura expressiva da aula 49; Leituras orientadas; Olimpíadas da língua portuguesa; Materiais do romance/livro de cada turma (acabei por só copiar as sinopses; faltaria lançar quase tudo, o que não sei se chegarei a fazer): Romance do 8.º 1.ª; Romance do 8.º 2.ª; Romance do 8.º 3.ª; Romance do 8.º 5.ª; Romance do 8.º 6.ª.
7.º ano (2004-2005) Sumários de 2004-2005; Tarefas de 2004-2005; Conteúdos de gramática de 2004-2005; Avaliação em 2004-2005; Concursos em 2004-2005; Alice Vieira (parágrafos iniciais de vários livros de); Fernando Sabino (capítulos de O Menino no Espelho, de); Escritos (de alunos).
Escola José Gomes Ferreira vista de satélite. Para focar o mapa, clicar aqui. E, se formos clicando muito, ver-nos-emos até dentro das salas de aula. (A parte final não é verdade.)
Português / 12.º 1.ª; 12.º 2.ª; 12.º 3.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2025-2026
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
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