Português / 12.º 1.ª; 12.º 3.ª; 12.º 4.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2024-2025
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
Sunday, September 16, 2007
Índice
10.º ano(2007-2008)Resumo do programa; Plano e Critérios de avaliação (das onze turmas do 10.º ano); Sumários e tepecês; Aulas do 1.º período; Aulas do 2.º período; Aulas do 3.º período; Novidades; Gramática (quatro conteúdos de anos anteriores); No concurso do Diário de Notícias, o grupo de Joana, Mariana e Pedro (10.º 2.ª) foi um dos vencedores (ver aqui).Inquérito sobre filmes (escolhe aqui); Concurso Literário do El Corte Inglés (excelente para quem tenha algum tempo livre até 30 de Junho — texto em prosa, subordinado ao título «O futuro, ao virar da página»; 1.º prémio: 2000 euros; 2.º prémio: 1000 euros; escalão 15-17 anos; vê o regulamento aqui ou aqui). O filme da minha vida(oitenta textos e respectivo trailer): aqui;Últimos trabalhos de gramática (conteúdos):aqui; Documentos para Encarregados de educação do 10.º 4.ª:aqui; Indicações para o trabalho dos microfilmes (de Novembro); Fichassobre «Relato do discurso» e «Coesão» já estão no Moodle-II (chave da disciplina é o meu apelido, com maiúscula inicial) e aqui. A minha palavra favorita (cento e vinte textos aqui). Concurso Literário José Gomes Ferreira (regulamento): aqui. Informações relativas à primeira parte do 2.º período(10.º 4.ª; 10º. 5.ª; 10.º 6.ª); relativas à primeira parte do 1.º período (10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª). Microfilmes (autobiográficos ou de relato de vivências): 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª. Indicações sobre bibliofilmes ficam aqui. Bibliofilmesavaliados (faltam apenas os que ainda não foi possível converter):10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.ª 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª. Para Concurso do Diário de Notícias:aqui. Tepecê de fériasaqui. Rankings do 2.º períodoaqui. No Campeonato da Língua Portuguesa (Sic/Expresso), Brigitta e Gonçalo (10.º 1.ª) estiveram entre os seis finalistas do escalão 15-18 anos, acabando por ficar em 4.º lugar (foi excelente resultado; na parte do ditado — a que depende menos da sorte — conseguiram o apuramento, embora fossem decerto dos mais novos; a parte das perguntas é demasiado contingente e rápida); parabéns ainda a João Af. D. (10.º 1.ª), que também esteve entre os oitenta concorrentes apurados para a sessão do CCB.O concursoda União Latina («Terminemos este conto [de Lídia Jorge]»)foi vencido por Pedro Feijó (da Esc. Sec. de Camões); foram ainda atribuídas vinte e duas menções honrosas (ver aqui), entre as quais estão as de quatro alunos da nossa escola:Ana C. (10.º 4.ª), João Maria (10.º 4.ª), Diogo (10.º 1.ª), Filipa A. (10.º 5.ª). No Concurso Nacional de Leitura, Cátia Brehm (10.º 7.ª) ficou apurada para a final (ver aqui). No trabalho de gramáticaque faremos no final desta primeira semana de Março, além da «Variação linguística» (objecto de teste que está já no moodle, mas também aqui), serão abordados os aspectos de gramática aplicada à redacção (vistos em aula aqui e ali, sobretudo quando procurámos resolver provas do CLP) e as informações relativas à lírica de Camões (tipos de composições, versificação, ...) ou a géneros de textos estudados já este período (crónica, carta, requerimento). «Namoro», de Viriato da Cruz, que ouvimos em aula, aqui cantado por Sérgio Godinho. Testes do moodle (deícticos; interacção discursiva; hiperonímia, holonímia, campos lexical e semântico) pu-los também aqui. Resultados dos concursos Correntes d'Escritas e Terminar um conto de Lídia Jorgeserão conhecidos este mês — no Correntes d'Escritas venceu uma colega nortenha cujo conto pode ser lido aqui (não me parece superior aos dos quatro «finalistas» da ESJGF — Ana C. e João Maria [10.º 4.ª]; Brigitta [10.º 1.ª]; Francisco F. [10.º 2.ª] — mas é de estilo mais adequado ao tipo de concurso de que se tratava). Assuntos de gramática a rever (fica aqui a informação sobre o que devem estudar). Em Gramática fedorenta, pus à cabeça os sketches gramaticais deste ano (mas em Aulas estão, embora dispersas, todas as fichas gramaticais e respectivas soluções). Escolhidos alunos que representarão a escola no Concurso Nacional de Leitura (ver aqui). Haikais escritos pelas cinco turmas estão aqui. Entrevista a Clarice Lispector, de que lemos uma crónica há pouco: parte I, II, III, IV, V; e uma entrevista a José Saramago, de que lemos textos de diário e, depois, a crónica «Carta para Josefa, minha avó». Correcção da 1.ª prova do Campeonato da Língua Portuguesa(SIC/Expresso) está disponível aqui e coincide com as soluções a que chegámos em aula (na pergunta 12 tinham posto mal, mas já emendaram) — a próxima prova estará em linha a 9/Fev (desta vez, só ajudarei nas perguntas mais difíceis); e ainda haverá os testes especiais para as escolas. Depois de termos visto em aula a primeira parte de Língua (vidas em português), ficam aqui trechos do mesmo filme em que intervém o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro.
Numa das turmas, a propósito da variação lexical entre variantes europeia e sul-americana do português, causou inesperado entusiasmo o contraste «matraquilhos» / «pebolim» (ou «futebol totó», como, descobri-o agora, também se diz); fica aqui o anúncio em causa:
A propósito dos episódios de vida que escreveram e que têm vindo a ler em voz alta, vale a pena ouvir estas histórias devidas. Sobre a Comunidade de Leitores que tem funcionado na Biblioteca da escola (e que tem agora inscrições abertas), ver Novidades. Em Leitura, a lista de livros a escolher para leitura de férias (baseada sobretudo no que há no CRE ou no que eu possa emprestar; mas muitos outros livros são também boas leituras e aceitáveis para a tarefa, se seguirem um dos perfis que indico). Cem poemas de Miguel Torga (com estrofe falsa criada por aluno) da exposição que esteve à entrada do CRE transcritos aqui. Voz activade Dezembro consultávelaqui — nas pp. 26-28, textos de Filipa A., Dulce, Joana B. (10.º 5.ª); Ana C. (10.º 4.ª); João C. (10.º 6.ª); Ana, Cláudia, Micaela (10.º 1.ª). Prémios relativos ao 1.º período aqui (quanto às prometidas informações com avaliação e conselhos para o 2.º período, ainda não as concluí). Lista dos concorrentes ao Concurso literário Correntes d'Escrita consultável aqui (noto que os quatro alunos de Lisboa, todos da ESJGF, são os mais novos — com mais outros poucos colegas nascidos também em 1992; resultado será conhecido a 13 de Fevereiro). Ao concurso «Terminemos este conto» (por aqui chega-se ao conto de Lídia Jorge e ao regulamento) foram enviados textos de trinta e três alunos (nove do 10.º 1.ª; nove do 10.º 2.ª; seis do 10.º 4.ª; três do 10.º 5.ª, seis do 10.º 6.ª); resultados serão conhecidos em Fevereiro.
Exemplos de infracção ao princípio de cooperação por incumprimento da máxima conversacional de modo (devido ao excesso de perífrases, metáforas, eufemismos, sinonímia, etc.):
Na secção 'Sugestões'está a tal lista de obras que servirá de ponto de partida para a vossa recomendação de cinco livros portugueses que um estrangeiro deve ler. Ainda quero ver se a melhoro. De qualquer modo, o tepecê em causa pode (e talvez deva) integrar outros livros que não estejam no meu esboço. Fica em Concursos o regulamento do Concurso Literário Correntes d'Escritas.
Para que os que tiverem problemas no registo no moodle II: verifiquem se a resposta à inscrição (criar conta de utilizador) não foi enviada para o lixo do vosso e-mail. Quanto à entrada na disciplina, lembro que a chave é o meu apelido (com a devida maiúscula inicial). Neste momento, em Moodle II / Disciplinas / 10.º ano / Português, há quatro testes de treino: (1) conjugação de verbos; e, sobretudo, (2) princípios que regulam a interacção discursiva (e formas de tratamento); e (3) deícticos; (4) hiperónimos, hipónimos; holónimos, merónimos; campos lexical e semântico.
A propósito da aula 25-26, veja-se este conjunto de paródias ao quadro «A mãe de Whistler» (sobre que Bean fez tão belo discurso):
A propósito da p. 25 do manual (com auto-retrato de Rembrandt), ver aqui filme com os múltiplos retratos que de si mesmo fez o pintor ao longo de toda a vida. Ficam também os dois sketches (dos Monty Python) que nos serviram, ou vão servir ainda, para explicar infracções ao princípio de cortesia, devidas a má escolha das formas de tratamento. Sobre formas de tratamento eclesiásticas, nobiliárquicas, académicas, militares, etc., veja-se este quadro.
Três vídeos com o poema «Retrato», de Cecília Meireles (mas, note-se, não o poema que lemos em aula): um, dois, três. Páginas com dois vídeos do poema «José», de Carlos Drummond de Andrade, com o verso célebre «E agora, José?» (a que aludia José Cardoso Pires no texto que lemos em aula): um, dois.
Escola José Gomes Ferreira vista de satélite. Para focar o mapa, clicar aqui. E, se formos clicando muito, ver-nos-emos até dentro das salas de aula. (A parte final não é verdade.)
<< Home