Thursday, September 14, 2006

Avaliação do 9.º 6.ª


Posted by Picasa

Informações sobre o 2.º período / Conselhos para o 3.º período
Depois do nome do aluno e de travessão, o nível atribuído. A seguir, comentário sobre aproveitamento neste 2.º período e, sobretudo, indicação do que se deve fazer a partir de agora. (No final da secção, ficam as informações do 1.º periodo.)

Afonso — 3

Fez quase sempre os tepecês (ver aqui o que falhou). As suas redacções são, em média, de Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 38% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «activa e passiva», «hiperónimos e hipónimos», «rima» e «métrica»).
As suas metas devem ser melhorar a qualidade do que escreve (a velha história de não se contentar com o que escreva à primeira); recuperar também em gramática (ouvindo com mais concentração?).


Ana M. — 5

Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em geral, de Bom + ou de Muito Bom. Na leitura em voz alta registei também Bom +. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf (+).
Em gramática, 56% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções» e «rima»). Neste período gostaria que subisse um tanto o aproveitamento precisamente neste domínio, a gramática.


Ana S. — 3

Falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Bom-. Na leitura em voz alta registei Bom(-). Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 41% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «rima»).
Metas — até para ter «4» futuramente: melhorar aproveitamento em gramática; ser a partir de agora regular a entregar tepecês; e, já agora, tornar a letra mais mais legível.


Ana G. — 3

Ainda falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Suf+/Bom. Na leitura em voz alta registei Suf (-). Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom+.
Em gramática, 48% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «formas activa e passiva», «métrica»).
Treinar leitura em voz alta (o que se faz bem sozinho até). Ser agora mais regular a fazer tepecês.


António — 2

Neste período falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; não valerá a pena ir agora fazer todos: bastará vir a entregar-me algumas das redacções que aí digo serem mais importantes).
Em aula, a partir de ceta altura, deixou de trabalhar concentradamente (mas antes houvera fases, logo no início do período ou ainda no anterior, em que se mostrara dos mais eficientes a fazer o trabalho em aula).
Na leitura em voz alta registei Suf. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+. Em gramática, 27% .
O mais urgente é ir estando agora com atenção ao que eu explique sobre gramática (e recuperando a pouco e pouco, em casa, os mais recentes conteúdos; posso depois indicar como). Retomar a concentração em aula que costumava ter (mesmo até com comentários pelo meio).


Carolina — 4

Fez sempre, ou quase sempre, os tepecês (ver aqui o que tenha falhado). As suas redacções são, em média, de Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei a mesma nota (Bom/Bom+). Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-/Insuf+, o que, dado a contingência do tipo de testagem, não é significativo.
Em gramática, 52% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «perifrástica», «rima»).
Gostaria que, em gramática, regressasse ao nível habitual.


Cátia — 3

Falhou tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). É certo que as suas redacções — quando as faz! — são interessantes, em média, de Suf+/Bom-. Na leitura em voz alta registei Bom-/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Muito Bom. Em gramática, 23%.
No próximo período, não aceitarei estas duas coisas: negativa a gramática; falhas de tepecês.


Enoque — 2

O problema continua a ser o mesmo de sempre: não fazer os tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf, o que significa que, fazendo tepecês, com treino portanto, teria capacidade de escrita muito razoável.
Na leitura em voz alta registei Suf+/Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf (+). Em gramática, 44% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima»). No trabalho em aula é sempre muito eficiente.
Enfim, fazer mais redacções, fazer os tepecês.


Francisco — 3

Fez quase sempre os tepecês, mas ainda falhou alguns (ver aqui quais), sobretudo na altura dos trabalhos sobre Gedeão. As suas redacções ainda mostram alguma irregularidade (às vezes é o tema que não é bem percebido), mas já foi tendo alguns Bons. Na leitura em voz alta, registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom. Em gramática, 54% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «funções sintácticas», «métrica», «rima»). No trabalho em aula, tem revelado concentração. Continuando este percurso ascendente, terá «4» no próximo período. (Mas não deixar de ser exigente com os seus escritos.)


Guilherme — 3

Falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar), o que é a razão principal para não ter agora nível «4». As suas redacções são, em média, de Bom-. Na leitura em voz alta, registei Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+. Em gramática, 69% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «rima»).
No trabalho em aula, tem de haver mais paciência, mais calma a focar-se nos textos. A leitura em voz alta também merecia ser melhorada (o seu treino faz-se bem sozinho).


Joana L. — 4

Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar), o que me leva a não lhe dar nível melhor. As suas redacções — quando feitas! — são, em média, de Bom+, mas é capaz de Muito Bom também.
Na leitura em voz alta registei também Bom +. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf (+). Estas duas classificações são estranhas, mas também não são demasiado significativas (os questionários de escolha múltipla sobre textos prestam-se a azares).
Em gramática, 60% (o conteúdo que deve rever é «orações e conjunções»).
Numa recente prova de apuramento para o Concurso Nacional de Leitura, foi, juntamente com colega homónima do 9.º 2.ª, a melhor classificada, o que não me surpreende.


Joana A. — 2

Contra o costume, desta vez falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Suf (-). Na leitura em voz alta registei Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão de oral, teve também Insuf. Em gramática, 44%. Tenho a ideia de que a benefica não estar na carteira da Carolina (até mudar para este novo lugar, a Joana era, no trabalho em aula, mais autónoma).
Parece-me importante que progrida em gramática (não confio nos aparentes progressos deste 44%). E que volte a ser regular no trabalho em casa.


Joana M. L. — 5

Fez sempre os tepecês e, sobretudo, com visível cuidado e criatividade. As suas redacções foram, em média, de Bom+. Na leitura em voz alta registei Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom. Em gramática, 65% (os conteúdos que deve rever são «formas passiva e activa» e «rima»).
Nada há a corrigir. Apenas continuar assim.


João Af. D. — 5

Fez sempre os tepecês. A média das suas redacções tem vindo a aproximar-se do Bom+, sendo agora os seus escritos mais sofisticados. Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+. Em gramática, 64% (o conteúdo que deve rever é «orações e conjunções»). Sempre muito focado no trabalho em aula.
A leitura em voz alta é aspecto em que ainda pode progredir bastante (e pode treinar-se sozinho).


João B. — 3

Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Suf+/Bom- (mas não fez assim tantas!). Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão de oral, teve Suf+. Em gramática, 70% (o conteúdo que deve rever é «orações»), aliás a melhor nota da turma. No trabalho em aula, esteve sempre com a atitude certa.
Enfim, tem de fazer as redacções passadas para casa. Espero poder dar «4» da próxima vez.


João M. — 3

Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Suf. Na leitura em voz alta registei Suf-/Insuf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve essa mesma nota. Em gramática, 40% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações», «forma passiva e activa», «rima», «métrica»).
No trabalho em aula, tem havido muitos progressos, está cada vez mais autónomo. Deve continuar a procurar melhorar em gramática (já terá havido alguma subida).


João Miguel L. — 2

Recuperou alguns tepecês. Quanto às redacções do próprio período, voltou a falhar bastante (ver aqui que tepecês falhou; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). Na leitura em voz alta registei Insuf. Não esteve presente no dia em que fizemos um questionário de compreensão de texto escrito. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf (+). Em gramática, 15%.
No trabalho em aula, houve alguns momentos em que se aplicou (misturados com muitos outros em que esteve desconcentrado). Terá agora de estar empenhado a 100%.


João P. B. — 2

Foi baixando, à medida que avançámos no período. No começo, se não me engano, colaborou muito em aula, esteve focado nas fichas, etc. A partir de certa altura, tornou-se menos entusiasmado (já foi sendo menos rápido e interessado). Mas a principal falha foi de novo a dos tepecês (ver aqui quais não fez; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais eu recomendar).
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf. Na leitura em voz alta, Insuf+/Suf-. Em gramática, 28%.
Espero neste período ter de novo o João com o empenho inicial. E a recuperar algumas redacções!


João Tomás — 4

Fez quase sempre os tepecês (ver aqui o que pouco que terá falhado). As suas redacções foram, em média, de Bom-/Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve essa mesma nota. Em gramática, 38% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «formas activa e passiva», «perifrástica», «rima»). No trabalho em aula, sempre bem.
É muito importante melhorar em gramática.


Luís — 2

Ainda falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Suf/Suf+ (mas tem feito poucas!). Na leitura em voz alta registei Suf +. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf. Em gramática, 26%. No trabalho em aula, não tenho razões de queixa.
Enfim, é só preciso recuperar algumas redacções, fazer progressos na parte gramatical.


Mário — 3

Ainda falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Bom. Na leitura em voz alta registei Bom-/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom.
Em gramática, 30% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «advérbio de modo», «perifrástica», «hiperónimos e hipónimos», «rima» e «métrica»).
O aspecto a melhorar é a gramática. (Não há razão, com as suas capacidades metalinguísticas — por exemplo, de brincar com a linguagem —, para não ter boas notas neste domínio. Creio que é uma mania e, talvez, alguma preguiça/desconcentração em momentos determinados.)


Micaela — 4

Fez sempre, ou praticamente sempre, os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom- (mas com tendência para se fixar no Bom). Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf (+). Em gramática, 56% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «rima»).
Que continue assim.


Paulo — 4

Fez sempre os tepecês. As suas redacções são, em média, de Suf/Suf+, talvez (boas quanto a criatividade, mas com problemas de correcção linguística). Na leitura em voz alta registei Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom. Em gramática, 56% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações» e «rima»). No trabalho em aula, tem excelente concentração.
O único conselho de que me lembro é: treinar o bom acabamento dos seus textos.


Pedro G. — 2

Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). Na leitura em voz alta registei Suf+/Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 35% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «passiva e activa», «hiperónimos e hipónimos»).
Para vir a ter «3» terá de recuperar algumas das redacções que não fez (não digo todas, mas algumas). Em gramática, terá de subir também.


Pedro M. — 4

Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom. Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve a mesma nota. (estes questionários são no entanto contingentes, não são muito significativos.)
Em gramática, 60% (os conteúdos que deve rever são «rima» e «métrica»).
No trabalho em aula, manteve a concentração de sempre. A sua escrita é cada vez mais interessante. Só posso desejar que continue assim.


Sara — 4

Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções são, em média, de Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, não esteve presente. Em gramática, 58% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «activa/passiva», «métrica», «rima»).
No trabalho em aula, sempre muito bem. (É pena que falte bastante, embora saiba que também esteve doente.)


Tiago — 4

Desta vez quase não falhou tepecês. (É certo que não recuperou todos os do 1.º período, como prometera, mas os dois ou três que faltaram são dos menos importantes...) As suas redacções são, em média, de Bom/Bom+. Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+. Em gramática, 67% (o conteúdo que deve rever é «orações e conjunções»).
Tem sido, portanto, aluno muito completo, distinguindo-se sobretudo na escrita e na gramática. É também bastante eficiente nas tarefas de compreensão de textos em aula.


Informações até ao final do 1.º período
Aluno a aluno, aparecem primeiro as informações até meados de Novembro; depois, vem uma actualização relativa ao resto do período. Os números dos tepecês que ainda devem ser feitos estão explicados na secção
'Revisões'. As sínteses sobre os conteúdos de gramática a rever ficarão em 'Explicações'.



Afonso

Informações até meio de Novembro — Como desde a segunda parte ou final do ano passado, está mais eficiente a trabalhar em aula. Tem-se tornado menos precipitado também. Este é aspecto em que pode progredir ainda: o acabamento do que faz (na escrita, sobretudo): os seus textos ainda têm de ser mais revistos, mais trabalhados. Recentemente, falhou vários trabalhos de casa (espero que ainda os entregue).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários de leitura mais formais teve níveis muito diferentes (de Insuf+ a Muito Bom). Nas outras tarefas de leitura em aula, costuma ser bastante pronto a trabalhar — qualidade sua que admiro —, embora, às vezes, também seja demasiado precipitado (tal como acontece na escrita, tem de aferir bem os resultados a que chegue e só depois dar tudo por acabado).
Escrita — Já expliquei em Novembro o aspecto que em que mais deve insistir (não se contentar com o primeiro resultado, ser rigoroso a rever o seu texto). Já talvez tivesse até melhorado um pouco neste aspecto, mas, entetanto, deixou de fazer as redacções que peço para casa (não fez as dos tepecês das aulas 17-18, 15-16, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42). Se contássemos só com as redacções feitas, a média andaria por Suf/Suf-.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf-. Assuntos de gramática em que falhou foram «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suficiente.
Conselhos para o 2.º período — Fazer em casa os escritos que peço. Rever sempre as redacções com mais cuidado. Fazer os tepecês atrasados (e entregar-mos). Estudar os conteúdos de gramática que assinalei em cima.

Ana M.

Informações até meio de Novembro — Sempre muito bem em aula. Como sempre digo, tem capacidades muito boas (escrita a melhor delas). O que há a fazer? Não falhar tepecês (este ano tem sido mais cuidadosa neste aspecto, mas, mesmo assim, faltaram-me três redacções).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, a sua média é de Bom-. Nas outras tarefas de leitura, mostra-se despachada a trabalhar e eficiente a compreender os textos.
Escrita — As suas redacções raramente são inferiores a Bom+ e já tem tido alguns Muito Bons. Falhou os tepecês das aulas 23-24, 25-26 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-. Falhou, em especial, no conteúdo «Identificação de classes de palavras».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período —Deve estudar o assunto de gramática que mencionei (pode usar a síntese que escrevi sobre esse conteúdo. Quando puder, pode ainda fazer as redacções que ficaram atrasadas. Continuar o bom trabalho que tem feito.

Ana Filipa S.

Informações até meio de Novembro — Em situações de explicação oral para todos, está muitas vezes pouco atenta (não resiste a falar para o lado, qualquer que seja o colega de carteira). Depois trabalha bem (mas, por vezes, com confusões advindas da falta de concentração aquando da minha explicação). E já falhou demasiados tepecês. Faltando todas estas redacções, não poderei atribuir nível positivo, apesar de reconhecer à Ana várias boas capacidades. Também não tem estado bem na gramática (sem dúvida porque está pouco atenta quando explico).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais foi sempre subindo (Insuf+, Suf-, Bom-, Bom). Nas restantes tarefas de leitura, por vezes, intercalou demasiado o trabalho com conversa com João Miguel, embora sobre a própria tarefa. Parece-me que, ultimamente, já em novo lugar, retomou a concentração ideal.
Escrita — Nas redacções, a média será de Bom-. Falhou algumas (os tepecês das aulas 19-20, 17-18, 25-26, 35-36, 41-42).
Gramática — No trabalho mais global, teve Suf-. Porém, nos anteriores teve resultados piores. Conteúdos em que falhou foram «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frases», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me ainda as redacções em falta (e não se desleixar com os tepecês actuais). Estudar os assuntos de gramática que assinalei. Estar atenta no momento das minhas explicações para todos (este aspecto sinto que já o começou a corrigir).

Ana G.

Informações até meio de Novembro — Em aula, está concentrada e é sempre trabalhadora. Tem a sua escrita continuado a melhorar. No entanto, falhou demasiados tepecês. Com tantas falhas nas redacções que era para fazer (cinco) não teria nível positivo se o período terminasse agora.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve Suf, Insuficiente (+), Bom, Insuf+. Nas tarefas de leitura em aula, costuma focar-se bem no trabalho.
Escrita — Praticamente não fez as redacções a partir da última informação. Não entregou os textos passados nas aulas 13-14, 25-26, 33-34, 35-36, 37-38, 41-42 e o tepecê de férias (e, mais grave, creio que prometeu entregar-mos logo a seguir às férias e ainda não o fez). A sua escrita tinha vindo a progredir (começara a ter Suf+ ou mesmo Bom-), mas sem treino contínuo acho difícil que mantenha essa melhoria.
Gramática — No trabalho mais global teve Suf+.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf (-).
Conselhos para o 2.º período — Entregar as redacções atrasadas. Não voltar a deixar de cumprir os tepecês doravante. Melhorar leitura em voz alta (treinar sozinha).

António

Informações até meio de Novembro — Tem de evitar as interrupções que introduz no seu próprio trabalho. Como tem sempre alguma intervenção a fazer — comentar o que dissera João, esconder o estojo da Micaela, ter alguma observação irónica (e, reconheço, muitas vezes inteligente) — acaba por ter um tempo útil para realizar as tarefas reduzido e descontínuo. Reflecte-se isso na apreensão do que haja para compreender e no acabamento das redacções (feitas em aula). Há progresso relativamente aos piores momentos do ano passado, na medida em que, sobretudo desde que está ao lado da Carolina, vai agora fazendo as tarefas e até com razoável velocidade. Só que, dada a tal «desfocagem» constante, fica tudo mais «atamancado» do que as suas capacidades, se estivesse concentrado, permitiriam. (Quero ainda que trabalhe com igual prontidão seja a tarefa para eu levar para casa ou não.) Teve fracos resultados nas tarefas de gramática, o que se deve a ter estado pouco concentrado no que eu explicara antes (os tepecês que falhou foram também os de gramática; de resto, tem cumprido os trabalhos em casa, às vezes, porém, um tanto à pressa).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, em média, Suf/Suf+. Nas restantes tarefas de leitura, deve procurar ser mais pronto a começar o trabalho e mais concentrado a resolvê-lo.
Escrita — A média das redacções andará por Suf. Se for mais cuidadoso a acabar os textos, a revê-los, facilmente melhorará este nível. Costuma fazer os tepecês, mas ainda falhou as redacções das aulas 35-36, 41-42 e a de férias (falhou também os tepecês 13-14, 17-18, mas esses não eram redacções).
Gramática — Teve Bom- no trabalho mais abrangente (mas Insuficiente em dois anteriores). Os conteúdos em que falhou foram «Tipos de frases», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)»
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Estudar os dois conteúdos de gramática que assinalei. Acabar mais as suas redacções.

Carolina

Informações até meio de Novembro — Sempre muito bem em aula e integralmente cumpridora do trabalho em casa. Nas tarefas de compreensão de textos não teve resultados tão bons como nos outros domínios (significa que ainda pode progredir em leitura). Foi segunda classificada no concurso literário José Gomes Ferreira (a que concorrera no final do ano passado), o que nos deixa a todos muito orgulhosos.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf (+): Suf+, Suf, Suf-, Bom-. Nas outras tarefas de leitura, tem estado sempre concentrada.
Escrita — Nas redacções, costuma ter Bom ou Bom-. Faz sempre as redacções que peço para casa (faltou só o tepecê das aulas 35-36 — passagem a limpo de texto para Os Meus Livros — e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom, tal como nos anteriores, que eram mais parcelares. Não esteve bem no conteúdo «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito. Pode rever o conteúdo de gramática que mencionei.

Cátia

Informações até meio de Novembro — Em aula, tem trabalhado sempre conscienciosamente. Escrita tem evoluído sempre (e gramática e leitura também parecem estar mais consolidadas). Mas, recentemente, falhou alguns trabalhos de casa. Como são de há pouco tempo, talvez pudesse fazê-los ainda.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve Suf, Muito Bom, Bom +, Suf+. Em outras tarefas de leitura, também tenho boa opinião do trabalho da Cátia.
Escrita — Redacções pareciam estar a evoluir de Suf+ para Bom. Na parte final falhou muitas redacções (os tepecês 25-26, 33-34, 35-36, 41-42 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Insuficiente. Falhou nos conteúdos «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frases», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf-
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me ainda as redacções atrasadas (e não voltar a falhar tepecês, até para se fixar no tal Bom que parecia adivinhar-se). Tem de melhorar a gramática (para já, deve estudar os conteúdos que assinalei).

Enoque

Informações até meio de Novembro — Em aula, agrada-me a atitude — concentrada, inteligente — do Enoque. Na compreensão de textos (leitura) não tem tido bons resultados (há bastante precipitação, demasiada rapidez, parece-me). Falha muito os trabalhos de casa. Nota-se essa falta de treino na escrita nas suas redacções (tendo estas boas ideias, ainda estão porém pouco trabalhadas, pouco revistas). É, portanto, sobretudo isto que deve procurar corrigir.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve quase sempre Insuficiente. Nas aulas, é bastante aplicado nas tarefas.
Escrita — Como digo em cima, é aqui que está o problema. Não tem feito a maioria dos trabalhos de casa (os das aulas 19-20, 13-14, 7-8, 21-22, 17-18, 9-10, 23-24, 25-26, 33-34, 37-38, 41-42; o de férias). Nas redacções que fez teve, em média, talvez Suf.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf. O conteúdo em que falhou foi «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf (mas, recentemente, fez até melhores leituras).
Conselhos para o 2.º período — Habituar-se a não falhar os tepecês (e entregar-me ainda os trabalhos atrasados). Estudar o assunto de gramática que mencionei.

Francisco

Informações até meio de Novembro — Depois de uma parte inicial do período (quando esteve perto de Mário, cá atrás) em que não se mostrou suficientemente focado no trabalho, tem agora sido muito mais eficiente. Sugiro que passe a fazer as redacções a tinta (sem problemas em riscar, é claro). Na compreensão de textos (leitura), não teve, em média, bons resultados. Recentemente, falhou vários tepecês.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve Suf, Insuf, Bom-, Insuf. Nas restantes tarefas de leitura, a sua concentração no trabalho tem oscilado bastante (dependendo do lugar que ocupa na sala — depois de ter ficado sozinho, esteve ao lado de Mário, de novo, o que não o beneficiou; agora, está ao lado de Paulo e não me parece que seja um lugar mau).
Escrita — A média das redacções será de cerca de Suf+. Deixara-se atrasar na entrega dos tepecês mas, entretanto, entregou-me vários atrasados. Ainda faltam os das aulas 35-36, 37-38, 41-42 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais global, Suf (e, nos trabalhos parcelares, a mesma média). Assunto em que mais falhou foi «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf (+)
Conselhos para o 2.º período — Estudar o conteúdo de gramática que referi. Entregar-me as redacções atrasadas. Não voltar a deixar tepecês por fazer.

Guilherme

Informações até meio de Novembro — Em situações de explicação oral para todos (e são até raras!), desconcentra-se bastante. Acontece, logo a seguir, pedir-me esclarecimento sobre o que antes estivera a explicar para todos. Também ainda não se habituou a ler as indicações das actividades. (Embora tudo o que haja para fazer esteja escrito em folhas que entrego, o Guilherme prefere aguardar por ajuda minha oralmente. Era bom que se esforçasse primeiro por perceber o que está escrito e só depois, se fosse caso disso, pedisse a explicação adicional.) Tem boas capacidades de escrita (e não tem dificuldades também em leitura ou em gramática). É trabalhador em aula e em casa.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf+.
Escrita — Nas redacções, tem tido, em média, Suf+ ou um pouco mais, mas tem progredido e deve ir-se fixando no Bom. Tem feito sempre as redacções pedidas para casa (falhou só o tepecê das 41-42 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf+ (nos anteriores, mais parcelares tinha tido notas mais fracas, perto do Suf-).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf.
Conselhos para o 2.º período — Ouvir com mais atenção as minhas explicações para todos. Treinar a leitura em voz alta (sozinho, em casa). Continuar o bom trabalho que tem feito.

Joana L. (11)

Informações até meio de Novembro — Como sempre, excelente em aula. Em casa, pouco tem trabalhado, faltando-me portanto vários elementos de avaliação (redacções, sobretudo). Como se sabe, tem muitas capacidades (de escrita, de leitura, ...), mas, por o que explico, não as tem treinado tanto como poderia. Com tantas falhas de tepecês, serei obrigado a dar-lhe nível «três» ou mesmo «dois» (o que é estranho, dado tratar-se de uma das melhores alunas de Português de todos os nonos anos).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf+ (apenas uma vez Bom-). Nas restantes tarefas de leitura, mostra-se sempre muito eficiente.
Escrita — As suas redacções têm sido de Bom, Bom+ ou Bom+/Muito Bom. Deixara acumular uma série de textos por entregar, mas ainda trouxe vários no final do período (ficaram só a faltar os tepecês das aulas 21-22, 35-36 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf. Falhou nos conteúdos «Tipos de frases», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom - (já neste período, Bom).
Conselhos para o 2.º período — Tem de melhorar na gramática, área em que está aquém do que vale na disciplina (para já, pode rever os conteúdos que assinalei). Ser agora mais regular a entregar as redacções passadas para casa. Em aula, continuar como sempre tem estado.

Joana A.

Informações até meio de Novembro — Tem de, não apenas fazer os trabalhos de casa, como fazê-los com muito empenho, para aproveitar esse treino ao máximo. Por vezes, não me parece que isso esteja a acontecer. Há, portanto, que ser especialmente aplicada a fazer essas redacções em casa. Em aula, estou contente com o trabalho da Joana.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf-. Nas tarefas de leitura em aula, a Joana tem mostrado boa concentração.
Escrita — A média das redacções será de Suf-. Tem feito todos os tepecês. Falhou só o 27-28, o que não tem importância.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Insuficiente. Falhou nestes conteúdos: «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuf+.
Conselhos para o 2.º período — Reler sempre as redacções antes de as entregar. Depois, ver com atenção as minhas emendas. Na gramática, tem de melhorar bastante (deve estudar os conteúdos de gramática que mencionei em cima). Treinar sozinha a leitura em voz alta.

Joana M. L. (13)

Informações até meio de Novembro — Tem muito boas capacidades nas várias áreas do Português. Destaco sobretudo a escrita. A leitura (compreensão de textos) ou a gramática serão as áreas em que ainda não é tão forte. Tanto em aula como nos trabalhos de casa tem cumprido de modo irrepreensível. (Ainda não treinei nem testei Falar e Ouvir.)

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Bom (Muito Bom, Suf, Bom, Suf+). Nas tarefas em aula tem sempre boa concentração e resolve as perguntas eficientemente.
Escrita — As suas redacções costumam ser de Bom, Bom+ ou mesmo Muito Bom. Tem feito todos trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom+/Muito Bom (88/100).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Continuar o excelente trabalho que tem feito.

João Af. D.

Informações até meio de Novembro — Continua impecável no cumprimento das tarefas de aula ou em casa. Em alguns trabalhos de compreensão de textos (leitura), teve resultados abaixo do seu nível geral, o que quer dizer que a leitura (por exemplo, de livros e em casa) é actividade que lhe será útil. Na escrita, continuo a achar que ainda pode assumir mais riscos, complexificando o que escreve.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve Suf, Suf-, Suf- e, no trabalho mais recente, Muito Bom. As classificações num questionário de leitura como estes são sempre um tanto circunstanciais (dependentes do texto em causa); assim, não se pode concluir que tenha havido agora uma melhoria. Interessará mais a média e esta diz-nos que esta área ainda é talvez a menos boa do João.
Escrita — Nas redacções terá, em média, Bom. Faz sempre as redacções que peço para casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom +/Muito Bom (88/100). Também em outros trabalhos anteriores, mais parcelares, tivera Muito Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito.

João A. B.

Informações até meio de Novembro — Não há área em que tenha dificuldades. Em gramática, já conseguiu excelente resultado. Na escrita, acho sempre que o João pode fazer melhor, embora os seus textos sejam razoáveis. Não falhar tepecês (o que já aconteceu cinco vezes).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, nos três primeiros, Suficiente; num último, Muito Bom. Costuma ser bastante concentrado no trabalho com roteiros de leitura.
Escrita — A média da redacções será de Suf+, aproximadamente. Já tem tido alguns Bons ou Bons menos e, se houver regularidade a fazer os tepecês e cuidado na revisão, estou convencido de que conseguirá fixar-se nessa nota. Não entregou as redacções passadas nestas aulas: 19-20, 23-24, 35-36, 37-38.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf. (Já tivera, num trabalho logo no começo do ano, nota bem melhor.) Falhou nos conteúdos «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+/Bom-
Conselhos para o 2.º período — Fazer os tepecês em atraso. Estudar os assuntos de gramática que assinalei.

João M. M.

Informações até meio de Novembro — Está mais autónomo. Já não fica demasiado tempo à espera de começar as tarefas. É certo que ainda me pede ajuda frequentemente (quando podia procuar ler o que está no enunciados dos trabalhos) — deve a partir de agora esforçar-se sempre mais por entender sozinho o que esteja nas fichas (só me chamando depois de tentar... mesmo). Tem também progredido na escrita. Quanto à compreensão de textos (leitura), deve fazer sempre sozinho, sem olhar para Joana, o que haja para resolver.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos dois questionários mais formais que lhe pude avaliar teve Insuf e Suf +. Por ter ido ao médico, faltou na aula em que realizámos um outro questionário. Fez ainda mais um questionário — com Suf+ de novo —, mas, neste caso, houve demasiado apoio no trabalho de Joana.
Escrita — Como disse em Novembro, as redacções têm melhorado. A média desses trabalhos andará por Suficiente. Costuma ser cumpridor dos trabalhos de casa (falhou os trabalhos das aulas 19-20, 17-18, 35-36, mas haverá justificação para isso e não se trata de tepecês que interesse agora ir fazer).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Insuficiente. Em outros trabalhos anteriores mais pequenos tivera nota melhor.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuficiente (+).
Conselhos para o 2.º período — Melhorar a gramática (para já, estudar os seguintes assuntos: «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Distinção adjectivo / advérbio», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)»). Continuar os progessos que tenho notado na autonomia em aula e na escrita.

João Miguel

Informações até meio de Novembro — Sobretudo no começo do período, notei que estava mais concentrado do que nos anos anteriores. Nos últimos tempos — mais ou menos coincidindo com o acidente que teve —, tem estado de novo demasiado conversador (e, por vezes, demorado a fazer as tarefas). Quando explico para todos alguma coisa, não pode estar a falar para o lado ou para trás, como tem acontecido. Outro aspecto em que começou bem, mas em que baixou radicalmente depois, foram os tepecês. Pouco treinou a escrita, porque não fez seis redacções que eu pedira.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, primeiro, Insuficiente, depois Muito Bom, Bom-, Bom-. Porém, nestes três últimos trabalhos não terá trabalhado tão individualmente como eu pedira. Sobre a aplicação com que lidou com as fichas de trabalho, veja-se o que disse em cima.
Escrita — Na segunda metade do período não me entregou as redacções passadas para casa. (Já entregou, entretanto, alguns desses trabalhos de casa. Faltam ainda os passados nas aulas 21-22, 23-24, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38.)
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf- (exactos 50/100). Em dois trabalhos anteriores, mais parcelares, tivera Insuficiente e Suf-.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuf+.
Conselhos para o 2.º período — Passar a fazer os tepecês com regularidade (e deve fazê-los sem demasiada ajuda). Pode treinar a leitura em voz alta (sozinho, em casa). Os conteúdos de gramática em que falhou e que conviria estudar são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Distinção adjectivo / advérbio», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)». Mas é muito importante também, nos momentos de explicação de novos assuntos, estar efectivamente atento.

João Paulo B.

Informações até meio de Novembro — Se exceptuarmos duas ou três aulas, o João tem-se aplicado bem (em aula, note-se). No entanto, nos últimos tempos tem falhado demasiados tepecês (redacções), o que é pena até porque eu já lhe começara a ver alguns progressos na escrita.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, cerca de Suf (as notas variaram bastante entre Insuf+/Suf- e Bom+). Nas outras tarefas de leitura — como aliás em outras áreas do Português —, trabalha com todo o empenho, revelando capacidades de trabalho e de concentração. (Pode, porém, haver uma aula ou outra em que, muito ao contrário, se dispersa demasiado).
Escrita — Na segunda metade do período, deixou de fazer os trabalhos de casa, as redacções. Em cima já expliquei como isso significa depois falta de treino. Antes, até chegara a ter redacções de Suf+. Neste momento, os trabalhos do primeiro período que ainda me deveria entregar são os das aulas 19-20, 13-14, 21-22, 23-24, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf-. Também fizera outros anteriores razoáveis. Conteúdos em que falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Tipos de frases», «Distinção adjectivo / advérbio», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf (-).
Conselhos para o 2.º período — Procurar fazer a maioria das redacções que me deviam ter sido entregues no 1.º período e não se deixar de novo atrasar nos tepecês. Estudar os conteúdos que mencionei. Em aula, manter a capacidade de trabalho que tem revelado.

João Tomás

Informações até meio de Novembro — Trabalha sempre aplicadamente em aula e também nunca falha os trabalhos de casa. Não tem tido bons resultados nas tarefas de compreensão de textos (leitura), o que eu atribuo a uma certa precipitação (ou nervosismo?) no momento das respostas. Da sua escrita, que é boa, espero ainda mais.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, cerca de Insuf+. Nas outras tarefas de leitura, é sempre muito concentrado.
Escrita — A média das redacções andará por Bom-. Costuma fazer sempre os tepecês (falhou apenas os das aulas 33-34, 37-38 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf+. Os dois conteúdos em que falhou foram «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+
Conselhos para o 2.º período — Fazer ainda os três trabalhos do 1.º período que não entregou. Rever os dois conteúdos de gramática que mencionei. Continuar como tem estado, procurando agora melhorar na compreensão de textos.

Luís

Informações até meio de Novembro — Estou bastante contente com o seu trabalho em aula (desde que está no novo lugar). Agora é importante que melhore no que se refere aos trabalhos de casa. Nos últimos tempos, tem-nos falhado quase sempre. Na gramática também pode melhorar.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf-. Nesta área não tem dificuldades (e, aliás, é sempre pronto a fazer as tarefas que são pedidas).
Escrita — Também na escrita o Luís tem capacidades mais do que suficientes para ter «positiva». Nas redacções que fez teve, no mínimo, Suf. Simplesmente, na segunda metade do período deixou de fazer as redacções que eu pedia para casa. Assim, não chegou a entregar os tepecês das aulas 19-20, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42 e o de férias.
Gramática — Faltou no dia em que fizemos o trabalho mais abrangente. Nos dois anteriores, mais parcelares, tivera Insuficiente. Já sabíamos que esta era a área em que o Luís precisa de fazer mais progressos.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Fazer sempre as redacções que peço como trabalho de casa. (A pouco e pouco, fazer também algumas das redacções deixadas em atraso.) Recuperar o essencial da gramática (mesmo estudando os assuntos pela primeira vez; usar as sínteses que escrevi e estar doravante sempre atento quando explicar em aula).

Mário

Informações até meio de Novembro — Nas primeiras semanas, enquanto esteve ao lado de Paulo, desperdiçou muito tempo em conversas (acabando por deixar a maioria das tarefas a meio, por as iniciar tarde). Tem estado mais focado no trabalho desde que mudou de lugar. É isso importante porque as tarefas de leitura — aliá a área em que o Mário mais precisa de progredir — requerem que não esteja sempre a dispersar-se. Os seus textos são em geral interessantes. Na gramática tem de melhorar. Tem sido sempre cumpridor dos trabalhos de casa.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf, o que até representará subida nesta área, que não é a sua melhor. Nas tarefas de leitura em aula, tem sido aliás mais despachado do que em anos anteriores (mas ainda há, aqui e ali, algum desperdício de tempo).
Escrita — Os textos do Mário têm-se vindo a fixar no Bom (a média ainda será de Bom menos, mas as capacidades que se percebem apontam muito mais para Bom). Costuma fazer todos as redacções que peço para casa (falharam apenas as dos tepecês 19-20, 37-38, 41-42).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Insuficiente. Também nos trabalhos anteriores, mais parcelares, não tivera boa classificação. Tem de progredir nesta área. Os conteúdos em que falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Como se vê, o Mário tem domínios em que se revela bom (e pode ser muito bom) — escrita e leitura em voz alta — e outros em que o seu aproveitamento destoa bastante — gramática e, este já um pouco melhorado este ano, leitura «silenciosa». Deve investir nestas duas áreas menos famosas (sem, é claro, esquecer aquelas em que já é tão bom). Na gramática, deve estudar os conteúdos que assinalei (e, futuramente, estar atentíssimo quando eu explicar novos assuntos).

Micaela

Informações até meio de Novembro — A sua área mais fraca tem sido a compreensão de textos (leitura). A leitura (de livros) em casa será talvez a melhor estratégia para remediar este domínio. (Haverá também alguma demora na própria resolução das tarefas de leitura.) Ao contrário, a escrita tem continuado bem. A Micaela tem também feito sempre os trabalhos de casa.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Insuf+.
Escrita — As suas redacções têm sido de Bom ou Bom-, mais raramente de Suf+/Bom ou Bom(+). Tem feito sempre os tepecês (redacções, em geral).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-. Falhou nos conteúdos «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+
Conselhos para o 2.º período — Para ter «4», só precisa de melhorar na compreensão de textos. (Vale a pena também rever os conteúdos de gramática que assinalei em cima.)

Paulo

Informações até meio de Novembro — O domínio em que o Paulo ainda tem de progredir é a escrita. As suas redacções têm muitas qualidades (pormenores de estilo, de inteligência, de criatividade), mas ainda lhes falta rigor e uma atenta revisão. Nem são bem só os problemas de ortografia: é mais o acabamento, o zelo posto na releitura que tem de ser muito maior. Em aula trabalha sempre com concentração e empenho. Também faz sempre os trabalhos de casa.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf (+). Nas restantes tarefas em aula continua a ser muito eficiente.
Escrita — As suas redacções — que têm a característica que referi em cima, de inteligentes mas pouco acabadas, pouco relidas — são, em média, de Suf ou mesmo Suf/Suf+. O Paulo faz sempre os tepecês (tenho só dúvidas quanto ao tepecê da aula 35-36, a passagem a limpo de texto para revista «Os meus livros»).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf+. Falhou sobretudo no assunto «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)» (que aliás é tanto de escrita como de gramática).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf-.
Conselhos para o 2.º período — O que dizia em Novembro mantém-se actual: é importante ser cuidadoso no acabamento das redacções. Quanto à leitura em voz alta, pode treiná-la sozinho. Continuar o bom trabalho que tem feito.

Pedro G.

Informações até meio de Novembro — Em aula, já não acontecido (ou, se tem, tem sido muitíssimo menos) a demora a fazer as tarefas que fora comum no sétimo e no oitavo ano. Aqui e ali, embora faça agora as actividades, nota-se o pouco aproveitamento que retirou dos anos anteriores (o que não é dramático, porque isso pode ser em parte compensado pela inteligência que tem). Na escrita, por exemplo, vê-se bastante a falta desse treino dos trabalhos de casa. Só agora vai começar a corrigir certas falhas que outros já vão evitando desde os primeiros tepecês do sétimo. É por isso muito importante que, sobretudo nos escritos, faça sempre o que é pedido (este ano, passados os primeiros tempos, já houve agora demasiadas falhas dos trabalhos de casa!).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, cerca de Insuf+.
Escrita — A média das redacções que fez é de Suficiente, mas tem falhado muitas outras (não fez as redacções passadas para casa nas aulas 19-20, 15-16, 23-24, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42).
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Insuficiente. Os conteúdos em que falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)». Não fez os tepecês sobre gramática 13-14, 17-18.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf +
Conselhos para o 2.º período — Julgo que já houve momentos, este ano, em que esteve mais empenhado do que nos últimos tempos. Ainda vai a tempo de recuperar esse primeiro fôlego, mas é preciso começar já a não deixar de fazer as redacções (reparei que fez a de férias, por exemplo) e ir fazendo as que ficaram para trás. Tem também de melhorar a gramática (acredito que, com a sua inteligência, se estiver atento às minhas explicações e se ler as sínteses sobre os conteúdos em que falhou, não será demasiado difícil).

Pedro M.
Informações até meio de Novembro — Sempre bem. Começa a ser mais rigoroso na redacção, a ter certo gosto em rever o que escreve, em reelaborá-lo (o que, em anos anteriores, às vezes faltava aos seus textos). Aspecto melhorável: ser mais confiante (não pedir esclarecimento a não ser depois de ponderar as suas dúvidas sozinho).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, talvez Suf+, mas foi sempre subindo — Suf-/Insuf+, Suficiente, Bom-, Bom+. Nas restantes tarefas de leitura, tem mostrado sempre boa concentração.
Escrita — Tem vindo sempre a subir. Nas redacções, cada vez mais, vai tendo Bom e até Bom (+). Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-. Teve também Bom nos dois trabalhos anteriores, mais parcelares.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Nada a aconselhar. Continuar assim, que tem estado muito bem.

Sara

Informações até meio de Novembro — Tem estado muito bem em aula (o que não é novidade) e, este ano, tem estado também bastante pontual a entregar os tepecês. Está bem em escrita e em gramática (excepto na compreensão da compreensão das palavras quanto à acentuação) e bastante razoável na compreensão de textos (leitura).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Suf+. Nas restantes tarefas de leitura costuma ter boa aplicação.
Escrita — As suas redacções têm sido, em média, de Bom-. Na parte final do período falhou algumas redacções que eu pedira para casa: os tepecês das aulas 27-28, 33-34, 37-38 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom (-).
Conselhos para o 2.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito. Fazer os trabalhos em atraso (aos do 1.º período devem agora somar-se alguns do 2.º período, já que tem estado a faltar).

Tiago

Informações até meio de Novembro — Costuma trabalhar bem em aula. Teve sempre bons resultados nos questionários de compreensão de textos (leitura). O mesmo em gramática. A área em que tem evoluído menos ainda tem sido a escrita. Até por isso, preocupa-me que, recentemente, tenha falhado vários trabalhos de casa.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais teve, em média, Bom+. Não há dúvidas de que tem boa capacidade de compreensão de textos escritos.
Escrita — As suas redacções serão, em média, de Bom. Esta média desceria se contássemos com redacções que devia ter feito e não fez. Falharam, com efeito, os tepecês passados nas aulas 21-22, 17-18, 9-10, 23-24, 25-26.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-. Nos outros trabalhos de gramática, mais parcelares, teve notas semelhantes.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me as redacções a que aludo em cima (se não me engano, isso me prometera solenemente na última aula do período). Passar a ser regular na entrega dos tepecês. Melhorar, treinando-a sozinho, a leitura em voz alta.