Saturday, September 10, 2005

Livro do 8.º 3.ª


3 Posted by Picasa

Sinopses

As sinopses mais votadas foram a 2, a 3, a 7 e a 8.

[O professor misterioso]
[1] Era o primeiro dia de aulas e os professores iam chegando à escola após umas prolongadas férias de Verão. Um homem cego, guiado por um cão, passou o portão da José Gomes Ferreira. Quem seria aquele homem? E que estaria ali a fazer? Ele e o cão subiram as escadas e entraram no bloco B. A primeira aula era a de História e estava quase a começar. Subi as escadas e entrei na sala B8. O homem cego estava sentado na secretária destinada ao professor e ao lado estava o cão. Seria este homem o professor de História? {se em História tiverem um professor, passar a considerar uma professora} Como é que ele conseguiria ler textos, dar as aulas e manter quieta e calada uma turma indisciplinada?
[Miguel M.]

[Sangue, morte e ameaças]
[2] O livro é baseado parcialmente num homicídio ocorrido na Escola Secundária José Gomes Ferreira. Seguimos vários alunos nas suas actividades habituais entre salas de aula e intervalos. Para cada aluno, a secundária é uma experiência diferente: secante, divertida, estimulante, útil, engraçada, aborrecida...
É um chuvoso dia de inverno. Ivo, o comilão, entra na escola e, já atrasado, dirige-se para as aulas; no caminho, encontra Samuel, também atrasado. Entretanto, Luís falta às aulas e vai beber água à casa de banho. Num espelho vê frases escritas a sangue. Pensa que é brincadeira do Manel (aluno do décimo, a quem chamam o «graffiter fora da lei»), que já foi chamado ao Executivo dez vezes. Mário, Afonso e Sancho saem da aula e passam pelo bar da escola para comer qualquer coisa. Maria vai a passar e uma miudinha do sétimo, a gritar e a chorar, dá-lhe um empurrão. Maria fica aparvalhada. Lisa entra no bloco B e vê o presidente do Executivo e as empregadas a falarem com ar preocupado, à porta da casa de banho (por sinal, trancada). Parece um dia normal, mas não é. Nem será.
[António P.]

[3] Era o último período. O exame iria definir quem passava de ano. Os alunos, preocupados, não sabiam o que fazer, já tinham pouco tempo para estudar [...]
O Presidente do Executivo entrou no cofre da escola — na secretaria — e verificou se estavam lá os envelopes com as provas. Parecia tudo bem. Porém, olhando melhor, reparou que faltava o exame do 9.º ano. Percebeu que alguém tinha roubado as provas. Logo convocou uma reunião com os outros membros do Executivo.
A conclusão a que se chegou foi que o melhor seria convocar o que na escola todos designavam como «polícia de segurança da Secundária de Benfica»: uma turma do 8.º ano especialmente vocacionada para a solução de enigmas intrigantes como aquele.
Mal souberam do caso, os alunos da turma {arranjar número} do oitavo ano fizeram uma reunião. Sabiam que as provas de exame roubadas eram do nono ano e já tinham um plano em mente: seguir cada grupo de alunos de cada turma.
[Simão]

[4] A história é sobre uma rapariga que gostava de um rapaz que, para seu desgosto, não lhe ligava nenhuma. Andavam ambos na mesma escola, a Secundária José Gomes Ferreira, mas em turmas diferentes. Para a rapariga, o ano tinha sido doloroso, pois o rapaz estava no final do curso e ia sair da escola.
Catarina sentia-se triste. À noite seria o baile dos finalistas e, apesar de ela não o ser, também iria, já que tinha sido convidada por um amigo do rapaz de quem gostava. No baile tudo parecia normal. Mas...
[Silvana]

[5] A tragédia aconteceu durante uma noite de sexta, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, situada em Benfica. Nessa noite havia na escola uma festa, em que estava muita gente, porque os alunos, de todas as turmas e anos, tinham trazido os respectivos familiares. Estava a Luísa, a Matilde, o Tiago, a Joana, a Maria, o Manuel... e também professores. Todos pareciam animados; a música soava alto; havia muitas bebidas, bolos e gomas. Enfim, a festa decorria normalmente, até ao momento em que, de repente, a música se calou, as luzes apagaram-se e algo terrível aconteceu.
[Laura]

[Catrapum]
[6] Tiago é como qualquer outro rapaz de 15 anos... excepto no facto de ser muito misterioso. Quando quatro desconhecidos se oferecem para lhe mostrar que são capazes de descobrir o que ele anda a fazer, inicia-se uma viagem inimaginável, com aventuras inesquecíveis. Ana é muito estudiosa, Mário é um «baldas» mas percebe de livros, Margarida é muito boa a Matemática e gosta de falar, Ricardo é um esquecido e adora invenções. Os quatro perseguem Tiago; o perigo espreita em cada esquina...
[Susana]

[7] Este livro é baseado num romance entre dois alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira. Joana e Filipe são dois alunos apaixonados, embora de turmas diferentes. Infelizmente, essas duas turmas não se dão nada bem. Conflitos, disputas, etc. fazem que as turmas se odeiem reciprocamente. Quanto a Joana e Filipe, costumam encontrar-se secretamente, atrás do ginásio (só Deus sabe o que aí fazem!), e têm de confiar a vigia ao melhor amigo de Filipe, o Paulo. Porém, com o tempo, Paulo sente-se atraído por Joana, começa a ficar roído de ciúmes e sem saber como proceder relativamente ao par de namorados. Esta súbita paixão de Paulo pode vir a prejudicar Filipe e Joana.
[António]

[8] Numa tarde de um dia soalheiro, Gertrudes, Anacleto e Octávia, alunos do 8.º {número}ª, foram dar um passeio pela escola. Lembraram-se então de que havia um local na escola onde raramente iam e que garantia bastante privacidade. Um outro rapaz — de seu nome {nome} — reparou que as duas raparigas e Anacleto se dirigiam para «aqueles lados» (era assim que referiam um sítio escondido, acerca do qual se contavam as mais extraordinárias histórias). {Nome do aluno} chamou uns amigos e, após breve conversa, decidiram todos seguir as duas alunas e o que parecia ser o seu namorado. Para que os outros — o trio de namorados — não se apercebessem deles, deram uma volta maior, por caminhos cheios de plantas e cobras. A cena que viram não poderá ser descrita sem antes se fazer uma pausa para ganhar fôlego. [...]
[Miguel R.]