Wednesday, September 22, 2004

Avaliação (7.º ano, 2004/5)

1. Em Língua Portuguesa, nas turmas 1, 2, 3, 5 e 6 do 7.º ano, não haverá aqueles testes, marcados antecipadamente e, em geral, feitos numa aula inteira, que farás na maioria das outras disciplinas.
2. «Então como é que seremos avaliados?» — perguntam. Respondo eu: «Serão avaliados por tudo o que forem fazendo em aula».
3. O tipo de aulas que teremos permite que, ao mesmo tempo que se treina a leitura e a escrita, eu vá verificando o vosso rendimento.
4. Vão ser aulas em que se resolverão tarefas, de leitura ou de gramática, e em que se escreverão textos. Também haverá, mas menos, actividades de expressão e de compreensão orais.
5. É importante que tragam sempre algumas folhas onde escrevam o que eu peça e que essas folhas possam ficar no dossiê ou serem por mim levadas para casa. Queria também que trouxessem lápis, borracha e, já agora, afia-lápis. Pedia-lhes ainda que evitassem usar corrector.
6. Tudo o que forem fazendo em aula ficará guardado nos vossos dossiês ou cadernos, que trarão todas as aulas. Fica combinado que, mais cedo ou mais tarde, procurarei verificá-los.
7. Como estaremos sempre a fazer «testes» (tarefas de leitura, redacções, tarefas de gramática), não pediria que os pais assinassem esses trabalhos um a um, mas é importante que fiquem todos arrumados e, portanto, disponíveis (para mim, para os EE e, sobretudo, para ti).
8. Nota que a muitas das tarefas realizadas em aula não corresponderá uma ficha, uma folha. Até por isso não podemos pensar que a avaliação decorra de uma espécie de média de todos os trabalhos arquiváveis. Seria substituir o (quanto a mim!) pernicioso «teste-ponto» pela média de muitos «testes», o que também não julgo saudável.
9. [No final da secção «Sumários» está o Plano Anual, que inclui os critérios de avaliação (vejam-se sobretudo os pontos «Competências e conteúdos» e «Avaliação»). Esses critérios são os que acima procurei resumir em linguagem mais chã; já aliás os conheceriam das nossas aulas]
Instrumentos usados para informação
sobre algumas das tarefas

Redacção de Alfabeto pessoal (aula 2 + casa)
O teu Alfabeto retrata mesmo uma pessoa?
(Nem por isso / Assim assim / Sim)
Foste criativo a resolver a escolha de palavras? (Pouco / Não tanto como poderias / Sim)
Está escrito com cuidado ou desleixadamente? (Não houve muito cuidado, pois não? / Há alguns erros / Está bastante bem)

Redacção de início de notícia insólita (aula 4)
Notícia que criaste é insólita?
 Não, é demasiado comum.
 Sim, mas demasiado estapafúrdia.
 Sim, assunto foi bem escolhido.
Estilo é o de uma notícia de jornal?
 Linguagem está demasiado coloquial.
 Título não é típico de notícia (por estar grande; por não ser informativo).
 O primeiro período devia conter informação mais concreta.
Ortografia, sintaxe.
 Há bastantes erros (deves ser mais cuidadoso a rever).
 Há alguns erros (repara nas alterações que fiz).
 Quase não há problemas (parabéns, mas vê o que eu tiver emendado).
Fizeste mais do que um período (eu pedira apenas o título e o primeiro período — até ao primeiro ponto final, portanto).


Relato oral de episódio marcante (aula 6)
Foi usada uma grelha para apreciação da produção oral do aluno que expunha; essa grelha serviu também, para os restantes alunos, como actividade de compreensão oral. As colunas foram as seguintes:
Colegas
Episódio escolhido é interessante? (Sim / Não)
Maneira de contar foi (Boa / Razoável / Fraca)

Redacção de perguntas e respostas para um inquérito «de verão» entre alunos (aula 8)
Cada conjunto de perguntas e cada conjunto de respostas foram apreciados com os qualificativos «Boas», «Razoáveis», «Fracas» (ou suas conjunções).

Leitura em voz alta de trecho de Raparigas ou de uma notícia curiosa (aula 9/10)
Apreciação da capacidade em termos genéricos, não entregue aos alunos e registada em termos de «Bom» a «Insuficiente».

Criação lista de palavras «por associação de ideias» (aula 12)
Apreciação com «Bom», «Suficiente», «Insuficiente».

Redacção de texto a intercalar no começo de um dos livros de Alice Vieira (aula 14) + Leitura em voz alta (aula 15-16)
O texto escrito foi corrigido na folha usada para o efeito, mas sem mais observações; apreciação foi feita por todos — pelos restantes alunos e por mim — através da grelha onde estavam estes critérios:
Percebeu-se que houve mudança? (Não / Sim)
Leitura foi agradável? (Sim / Não)
Livro foi bem apresentado? (Sim / Mais ou menos / Não)
Redacção de «Autobiografia», aproveitando frases da de Alice Vieira (tpc da aula 16)
Apreciação com «Bom», «Suficiente», etc., acompanhada das observações seguintes:
 Esqueceste o espaço que deve fazer-se no início de cada parágrafo.
 Nem sempre cumpriste a margem direita da folha (por vezes, ultrapassas a linha).
 Esqueceste-te de fazer em folha própria, como pedira.
 Podias desenvolver um pouco mais cada assunto que te era dado (por exemplo: esperava que não te tivesses limitado a escrever uma resposta directa ao começo das frases).
Redacção de página de diário relativa a dia de Outubro ou de Novembro de 2004 (tpc da aula 20)
Apreciação com «Bom», «Suficiente», etc., acompanhada da grelha seguinte:
Estilo é o de uma página de diário?
 Não. (Dá mais uma vista de olhos aos textos de diário que temos lido.)
 Sim, em geral está próximo do de um diário, mas há momentos em que não completamente.
 Sim.
Como era pedido, o teu diário mistura relato de factos com opiniões deles decorrentes?
 Não, página de diário fica-se pela narração do que se passou.
 Mais ou menos. Não há tantas reflexões como seria desejável.
 Sim, factos e impressões vão-se sucedendo nas doses convenientes.
Texto está bem disposto na página e a folha bem apresentada?
 Esqueceste-te de que no início dos parágrafos deve haver margem.
 Por vezes, ultrapassas a linha vertical à direita, em vez de translineares as palavras.
 Por vezes, deixas espaço excessivo antes de chegar à linha que, à direita, delimita a página.
 Folha deve ser mais escolhida (sem estar amarrotada, rasgada, ...).
 Apresentação pode ser melhorada (se escreves a lápis, quando te enganares, deves apagar).
 A tua caligrafia nem sempre distingue as maiúsculas das minúsculas
.
Redacção de texto só com nomes, ao estilo de «Circuito fechado» (aula 22)
Devolução com emendas e indicação de palavras pertencentes a classes que não a dos nomes.
Redacção de reportagem para concurso (tpc, ao longo de Novembro)
Devolução, com emendas, de uma primeira versão; sugestão de mudanças a fazer agrafada a essa primeira versão.
Redacção de página de diário relativa a 24/25 de Novembro de 2014 (tpc da aula 29-30)
Apreciação com «Bom», «Suficiente», etc., acompanhada da grelha seguinte:
 Texto está um tanto curto ou desleixado (por preguiça, pressa excessiva, ...).
 Não está ao estilo de diário (devia estar no passado, como faz quem, à noite, revê o que se passou ao longo do dia).
 Não aproveitaste o tema como ele permitia (a situação que narras não é muito diferente da de um dia teu agora, quando o que se pretendia era que te imaginasses num novo papel, profissão, etc.).
 Há aspectos já emendados em outras redacções que continuas a não ter em conta (margem quando se abre parágrafo, respeitar as margens à direita, ...)
Redacção de descrições de objectos obsoletos (aula 36, 38 ou tpc de 34)
Devolução, com emendas e, eventualmente, algum comentário.
Redacção de listas de prendas desejadas (pelo próprio) e de prendas recebidas (por alguma figura) (aula 36, 38 ou tpc de 34)
Devolução, com emendas e, eventualmente, algum comentário.
Redacção de retrato de ídolo (tpc lido em voz alta na aula 41 (6.ª), 39 (1.ª, 3.ª) ou 37 (2.ª, 5.ª)
Registo meu formal após apreciação do escrito através da recepção oral, e comentário oral informal para a turma.
Criação de títulos para cada um dos parágrafos do texto «Quem sou eu?» (aula 45 (1.ª, 3.ª, 6.ª) ou 41 (2.ª, 5.ª))
Exemplos de títulos possíveis: 2. Um apelido que dá nas vistas / Apelido melindroso; 3. Tudo a mudar / Novos (e piores) tempos; 4. Uma rival / Ciumices; 5. Um rapaz entre raparigas; 6. Uma avó amiga... e excêntrica / Querida avó!; 7. Mais ciumices / Uma mãe que não me liga / Então e eu, mãe?!
Anotações que usei: + significa 'título especialmente bem escolhido'; V significa 'título aceitável'; - significa 'título pouco adequado'

Redacção de frases com superlativos eruditos (aula 47 (1.ª, 3.ª, 6.ª) ou 43 (2.ª, 5.ª))
Anotações:
+ significa 'frase especialmente bem escolhida'
V significa 'frase aceitável'
- significa 'frase inadequada' ou 'superlativo mais construído'

Redacção de parágrafos suplementares a «Manelinho Caixadóculos» (ponto 1.2 da p. 99) (aula 48 (1.ª, 3.ª, 6.ª) ou 44 (2.ª, 5.ª))
Apreciação com «Muito Bom», «Bom», «Suficiente», etc., acompanhada da grelha seguinte:
Os teus parágrafos articulam-se (são coerentes) com o texto que está no livro?
 Sim.
 Mais ou menos.
 Pouco.
A tua linguagem (a tua redacção) usa um nível adequado ao tipo de texto em causa?
 Sim.
 Por vezes, usas um estilo demasiado coloquial. E há algumas falhas de sintaxe, ortografia, etc.
 Raramente. É preciso tentar uma linguagem menos corrente e rever sempre o que escreves.
Mostras criatividade na continuação que imaginaste?
 Sim, sem dúvida.
 Sim, mas julgo que és capaz de fazer trabalhos mais originais.
 Creio que não investiste muito neste trabalho. Para a próxima, esforça-te mais.

Exercício de compreensão oral (determinar alvo da caricatura e situação insólita), a partir de sketches da série «Gato Fedorento» (aula 49 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) ou 45 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Devolução da ficha com apreciação na grelha que se segue e pedido de confronto com a chave das respostas (que ponho a seguir, embora não na exacta tabela que foi entegue)
 Dado que a tarefa não era fácil, o teu trabalho está bastante bem.
 Dado que a tarefa não era fácil, acho o teu trabalho aceitável.
 Tinhas obrigação de fazer um pouco melhor.
Confronta as soluções que proponho com as tuas:
O que se caricatura // Aspecto absurdo
1. Tendência das mães para gabarem a precocidade dos filhos.// Exagero dos feitos que elas relatam.
2. Costume que têm os jornalistas de não darem tempo para responder. // O jornalista falar tanto e não ter tempo para ouvir o entrevistado.
3. Incapacidade de os políticos responderem com simplicidade e objectivamente. // Haver concurso de televisão para políticos.
4. Pessoas que se julgam especialmente engraçadas, galhofeiras. // Mexicano aparecer mesmo.
5. Este tipo de programas (com espectadores a telefonarem). // Entusiasmo dos participantes por um assunto tão especializado.
6. Depoimentos de intelectuais (e, às vezes, sobre assuntos que nem dominam). // Contraste entre assunto, linguagem e figura de palhaço.
7. Pessoas que, sem razão, se julgam perseguidas ou injustiçadas. // Diferenças flagrantes entre os supostos plágios e as obras da personagem.
8. Depoimentos para programas de homenagem (a mortos recentes ou a vivos). // Não haver méritos na vida da personagem que está a evocar com tantos encómios.
9. Apetite que têm os jornalistas por recolher depoimentos sobre os mais diversos assuntos. // Perguntas versam assuntos mais que improváveis.
10. À-vontade de certos médicos (e as séries de televisão com cirurgiões). // Desenhar-se com o bisturi sobre o corpo do paciente.
11. Os programas de tempo de antena de organizações muito amadoras. // Haver um Partido dos Vesgos.
13. Pessoas que vão sempre concordando com o que os outros dizem. // Última intervenção da mulher.
14. Delicadeza artificial em debates (de políticos, de advogados). // Repetições exageradas.
15. Pessoas que falam de modo muito empolado (por exemplo, usando adjectivos em número exagerado). // Ser o assunto nada nobre (e por isso ainda menos merecedor de linguagem tão requintada e ares tão importantes).
16. Afã com que os jornalistas procuram recolher depoimentos. // Exagero da agressividade usada.
17. Burocracia. // Licença que ia ser pedida: para andar ao pé coxinho! Exagero das repetições.
18. Subserviência. // Exagero das atitudes subservientes (bajuladoras).
19. Concursos de cultura geral na televisão. // Haver um concurso só para pessoas com aquela doença.

Redacção de carta dirigida a personagem de um conto de Andersen (destinada também a concurso promovido pelos CTT) (aula 54 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) ou 50 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª); concluída em casa)
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente, acompanhada da seguinte grelha.
Conseguiste associar o destinatário (a personagem do conto de Andersen) ao resto da carta?
 Sim, de modo muito natural (ou, se não natural, engenhoso ou criativo).
 Sim, ainda que de modo um tanto forçado.
 Nem por isso.
Escrita está cuidada?
 Sim, o texto está particularmente «limpo».
 Por vezes, usas linguagem demasiado popular (ou juvenil).
 Há erros de ortografia.
 Há erros de pontuação ou de organização das frases. Relê sempre o que escrevas.
 Em vários aspectos se vê que a redacção foi feita à pressa ou desleixadamente. Sê mais esforçado.
 O teu texto está demasiado curto.
Se achares que vale a pena — e talvez depois de emendada (e mesmo melhorada) a carta e de verificares se há mais de quinhentas palavras e se não ultrapassas as mil —, envia o texto para o concurso dos CTT, cumprindo as instruções que estão no prospecto (o prazo para envio é 31 de Janeiro).
Redacção de texto que inclua todas as preposições (tpc da aula 50 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) ou 46 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com «Muito Bom», «Bom», «Suficiente», «Insuficiente».

Concurso de leitura em voz alta, usando o texto «Momo», descrições e notícias (aulas 57-58 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) ou 53-54 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação por colegas e confirmada pelo professor («Bom», «Suficiente», «Insuficiente»; comentário descritivo); o próprio apuramento ao longo das eliminatórias.
Redacção de carta de Maria João a uma amiga, Isabel, a falar da viagem a Fátima contada no texto lido em aula (aula 52 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 48 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª) e tpc)
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; e a grelha seguinte:

 O teu texto não tem grandes problemas de redacção e é criativo.
 O teu texto não tem grandes problemas de redacção mas podia ser mais interessante.
 O teu texto tem alguns problemas de redacção mas é criativo.
 O teu texto tem alguns problemas de redacção e podia ser mais interessante.

 O teu texto mostra que percebeste o trecho «Carta do Capitão Florêncio a Maria João».
 O teu texto mostra que não leras bem «Carta do Capitão Florêncio a Maria João».

Redacção de carta a colega de outra turma (aula 60 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 56 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; a própria carta do colega a responder.

Redacção de carta em resposta à carta recebida de colega de outra turma (aula 61 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 57 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª)
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; a despedida do colega.

Redacção de texto em que cada período começa por nova letra do alfabeto (tpc da aula 58 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 54 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente, acompanhada desta grelha:

Aspectos que falharam:
 Devias ter feito que cada período começasse por nova letra, o que nem sempre acontece no teu texto.
 Fazes corresponder cada período a um parágrafo, o que era escusado.
 As frases, embora constituam um texto, por vezes parecem forçadas, desarticuladas umas das outras.
 É verdade que, em geral, o teu texto é seguido e «natural», sem que se notem quebras entre os vários períodos. No entanto, há um caso ou outro em que os períodos parecem forçados.
 Faltaram bastantes letras.
 Faltam algumas (poucas) letras.

Comentário a «A Estrela» (tpc da aula 62 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 58 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação através das notações «mais», «menos», «visto».

Exercício de compreensão oral de «A fuga de Wang-Fô» (aula 65 (7.º 1.ª) Aula 59 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª) Aula 65 (7.º 3.ª, 7.º 6.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente.

Comparação de «Abyssus Abyssum», de Os Meus Amores, de Trindade Coelho, com «A Estrela», de Vergílio Ferreira (tpc da aula 66 (7.º 1.ª), 60 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª), 66 (7.º 3.ª, 7.º 6.ª)
Apreciação através das notações «mais», «menos», «visto».

Redacção de frases com infinitivos: milagres e resoluções para o novo ano (tpc da aulas 68 (7.ª 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 62 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação através das notações «mais», «menos», «visto».

Flexão de verbo inexistente (inventado) e de verboverdadeiro mas raro (tpc da aula 70 (7.ª 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 64 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente.

Redacção de narrativa encomendada (tarefa 11, p. 283) (tpc da aula 72 (7.ª 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 66 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente.

Redacção de períodos a intercalar no texto «Um estranho rapaz num barco à deriva» (aula 74 (7.ª 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 68 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente.

Redacção de parágrafo final para o texto «A decisão» que inclua seis palavras escolhidas aleatoriamente (aula 78 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 72 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente.

Ficha sobre vários assuntos de gramática (aula 79 (7.º 1.ª, 7.º 3.ª, 7.º 6.ª) e 73 (7.º 2.ª, 7.º 5.ª))
Apreciação com Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente.
[Faltam ainda as tarefas relativas ao 3.º período]