Saturday, September 10, 2005

Livro do 8.º 5.ª


5 Posted by Picasa

Sinopses
Após votação, foram escolhidas as sinopses 1, 3, 4 e 6.

[1]
Eram oito horas na Escola Secundária José Gomes Ferreira. Todos os alunos e professores começavam a dirigir-se para as suas salas de aulas ou para o ginásio. É nessa altura, quando os alunos chegam ao campo de futebol, que o pânico se espalha: no meio de um dos campos estava o corpo de um aluno, horrivelmente {barbaramente} assassinado.
Alguns pais, receosos, pedem de imediato a transferência dos filhos, enquanto que outros preferem esperar primeiro pela conclusão das averiguações policiais. Mas o jovem Nuno Alves tem razões para se preocupar a sério. Tempos atrás, tinha sonhado com aquilo, e não só, e também com quem o tinha feito. E agora os seus sonhos tinham recomeçado, com mais frequência até. Sentia que tinha de descobrir se se tratava de meras coincidências. Aqui começavam as suas investigações.
[Gonçalo]

[2]
Quando o Ricardo e o Tiago, grandes amigos e ambos atentos ao sobrenatural, são aprisionados na casa de banho pelos rufias da Escola Secundária José Gomes Ferreira, descobrem um mundo diferente e imperceptível à luz do dia. É uma porta que dá para outros mundos, uma escola construída em cima de um templo muçulmano, uma seita chefiada pelo director da escola... Enquanto andam pelo mundo sobrenatural, descobrem o que acontece aos alunos que acabam o décimo segundo ano com boas notas e que o tempo não é igual ao de lá de fora.
[Bruno Rafael]

[3]
Como é que um rapaz «não popular» como Duarte consegue conquistar uma rapariga popular como Camila?
Camila não tem nenhum sentimento positivo a pairar no ar, mas Duarte é uma boa onda «não popular»! São diferentes e iguais também. O que os separa são os grupos. Os olhinhos nas aulas, os sorrisinhos nos corredores, as conversas na net demonstram que Camila começa a ter curiosidade acerca de Duarte.
Na escola Camila finge que não o conhece, pois poderia estragar o seu papel de menina mais bonita da sala e Duarte não acha piada a esta atitude. Vão ser uns tempos difíceis para ambos.
[Carlota]

[4]
O mundo parece que muda quando, de repente, se passa do sexto para o sétimo ano. É o que acontece quando se chega à Secundária de Benfica e se frequenta a escola pela primeira vez. Porém, para Pedro, um rapaz inteligente e extrovertido, não é essa por si só uma situação que o afecte. Pelo menos, até que se apaixone e descubra um segredo que nem passa pela cabeça de qualquer aluno ou professor.
O segredo envolve a morte de uma professora de Filosofia, que era parente da sua namorada, Vera {escolher outro nome?}. Nunca se encontrou o corpo e, apesar de o caso ter ocorrido há várias gerações, ninguém consegue falar dele. Algo se passa e Pedro e Vera irão certamente descobrir.
[Joana D.]


[5]
A história baseia-se num assalto havido na Escola Secundária José Gomes Ferreira. É uma manhã normal na escola, com filas enormes para professores e alunos poderem tomar o tão desjado pequeno almoço. Mas a refeição é interrompida por membros do Conselho Executivo. Avisa-se que desapareceu um computador com os dados mais importantes da escola. Todos começam a investigar. Existem já quatro alunos de quem se suspeita: João, Júlio, Maria e Sara. João passa os dias escondido, o Júlio a espreitar o Conselho Executivo, a Maria e a Sara a coscuvilhar sobre o que se passa na sala de professores. Serão mesmo eles os culpados?
[Mónica]


[6]
Bem cedo, Margarida chega à escola com os livros na mão para estudar na biblioteca. João segue Milu para a convidar para uma ida ao cinema. Sem êxito, dá um pontapé no caixote do lixo. Sara entra na escola lavada em lágrimas e vai a correr para a casa de banho. João telefona ao pai para combinar a hora do almoço. Lisa e Nélson beijam-se no fundo do corredor, sem ouvir a campainha. Pedro chega atrasado à aula e a comer um pão com fiambre, o resto do pequeno almoço. Joana fica presa no WC e grita histericamente. No final da aula, têm a notícia de que no dia seguinte não vão ter aulas. Festejam de imediato. E por que é que não vão ter aulas?
[Cláudia]