Sunday, September 16, 2007

Avaliação do 10.º 1.ª

Informações no final de Novembro

Esta informação vai demasiado atrasada. Preferi dar conta dos aspectos a remediar, não fui exaustivo nas apreciações. (Também privilegiei a informação sobre os alunos com quem não trabalhei nos anos anteriores — já que, nos outros casos, as características que fui apontando ao longo do 7.º, 8.º e 9.º anos muitas vezes se repetiriam)

Alexandra
Em aula, a Alexandra é concentrada e eficiente; também em casa tem sido cumpridora (falhou um tepecê apenas). Escreve de modo aceitável (ou mesmo benzinho) e há-de melhorar, logo que vá evitando erros que tenho marcado («há cinco anos», margens e translineação, «ia», evitar explicitar sujeitos nulos, não exagerar nos determinantes possessivos; melhorar pontuação). A compreensão de textos pode ainda ser melhorada (nos questionários de leitura que fiz, teve resultados entre o insuficiente e o suficiente). A sua leitura em voz alta andou entre Suf+ e Bom. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Ana
Não tenho razões de queixa em aula, excepto: atrasos; conversas com António; conversas com outras raparigas; precipitações por leitura pouco atenta; outras desarrumações. A Ana precisa de ter mais tempo para as aulas. Tem falhado demasiados trabalhos de casa. Nas redacções que fez (não foram assim tantas, porque nem sempre trabalhou em casa), mostrou as suas razoáveis capacidades de escrita. Também em compreensão de textos, não esteve nada mal. A leitura em voz alta, como sempre, foi boa. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Raquel
Quanto ao trabalho em aula, estou contente: a Raquel consegue — o que nem sempre outros fazem — conciliar um certo à-vontade na maneira de estar (ir conversando, etc.) com bastante eficiência a fazer as fichas ou a seguir as informações que dou. (Não posso assegurar que, aqui e ali, o tal estilo não tenha implicado perda de informação — ver-se-á na testagem da gramática —, mas não creio.) No entanto, tem falhado alguns tepecês (ora isto é crucial: nesta disciplina, os tepecês não servem a simples revisão de matérias — antes são, em geral, exercícios de redacção, e correspondem a boa parte do treino de escrita que podemos fazer). A sua escrita aliás ainda é apenas suficiente: há vários aspectos «de acabamento» a melhorar: alguma pontuação, acentuação (das esdrúxulas; e não só); erros ortográficos dispersos; lapsos por falta de revisão. Em compreensão de textos, não terá dificuldades em especial (parece ter vindo a melhorar, se levarmos em conta os resultados dos questionários, que no entanto são demasiado contingentes). A leitura em voz alta parece bastante razoável. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

António
Há vários aspectos a melhorar. Em aula, sempre que, por falta de mesas ou decisão própria, ficou ao lado de alguma colega, houve demasiada conversa e pouco trabalho. Sozinho, a concentração é outra. Já falhou tepecês: texto em prosa, a fazer em computador; auto-retrato, segundo o modelo de Graciliano Ramos; muito incompleto um outro (sobre livros). Nas redacções que fez esteve aceitavelmente (mas, repito, se fizermos a média com as que lhe faltam...) Esteve razoável ou bem nos questionários de compreensão. Suf – na leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias. No entanto, reparei que não fizera no tempo devido os testes de treino que a todos recomendara.

Brigitta
Mantém as qualidades que costumo apontar-lhe. Em aula, o seu trabalho é muito eficiente. Em casa é igualmente cumpridora na íntegra. A sua escrita vai variando entre Muito Bom e Bom +. Na compreensão de textos avaliada por questionário, teve sempre nota positiva (embora ficando aquém do seu valor em outras áreas). A leitura em voz alta é boa. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias, mas a Brigitta costuma ir respondendo bem ao que vai sendo ensinado.

Carolina
Em aula, a Carolina trabalhou bem. Na segunda parte do período, falhou alguns trabalhos de casa (texto em prosa a computador; livros recomendáveis). Os escritos que fez estiveram entre Bom- e Bom (há ligeiros aspectos de pontuação — incluindo também as maiúsculas — que podem ser melhorados). Resultados variados na compreensão de textos. Especialmente bem na leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Cláudia
Creio que em algumas aulas houve conversa a mais para o lado, sem que me pareça isso tenha afectado muito a execução das tarefas. Houve algumas falhas de tepecês (texto em prosa; livros mais recomendáveis). Redacção anda pelo 14-15 (alguns ligeiríssimos aspectos de pontuação devem ser melhorados). Compreensão de textos um tanto irregular, mas mostrando que a Cláudia não tem especiais dificuldades. Apesar de apressada, razoável leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Diogo
Em aula esteve em geral muito concentrado (recentemente, talvez menos do que no início do ano). Deve procurar ser mais despachado a fazer as tarefas de escrita. Essa demora leva a que boa parte das redacções em aula fique incompleta e/ou pouco elaborada, sem revisão (acentuação das esdrúxulas, por exemplo). Já os tepecês — que não tem falhado — não mostram esse inacabamento e são de Bom. Nos questionários de compreensão de textos teve resultados relativamente fracos (se exceptuarmos o último, em que teve Bom). Boa leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Eliana
Sempre muito concentrada nas aulas, a Eliana também fez todos os trabalhos de casa. (O seu percurso, desde o sétimo, continua a revelar-se muito consistente, sempre progressivo) Boa escrita (há aspectos ligeiros de pontuação que podem ser melhorados). Em média, razoável compreensão dos textos (daqueles que avaliei com questionário). Boa leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Gonçalo
Inicialmente, não falhou trabalhos de casa (aliás, sempre muito bem escritos). Neste último mês já esteve menos cumpridor. Em aula, não tenho a certeza de tudo ter seguido com concentração. Talvez. Mas há demora excessiva nas tarefas de escrita: o cuidado que põe na redacção — louvável — não justifica (na totalidade, pelo menos) tanto tempo gasto. Níveis na compreensão de textos costumados (isto é, bons mas menos do que em escrita). Na leitura em voz alta, apenas bom menos. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Hugo
Em aula, não se tem mostrado capaz de trabalhar com autonomia. Tem havido demasiadas conversas, muito tempo perdido antes de começar a escrever ou a ler o que lhe compete. É preciso que o Hugo se foque mais nas indicações escritas de cada tarefa e que depois se concentre na sua resolução. Não pode esperar que eu lhe vá explicar o que está explicado nas folhas (e que aliás também já explicara para todos oralmente). Provavelmente por causa do pouco tempo que lhe sobra para realizar a tarefa, as redacções em aula têm saído quase insuficientes. As redacções feitas em casa estão mais razoáveis (não sei ainda dizer se por trabalhar então com mais concentração). E já falhou pelo menos um tepecê. A compreensão de textos também tem estado entre o suficiente (menos) e o insuficiente. A leitura em voz alta é suficiente. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Joana
Em aula tem trabalhado bem (aparentemente, sem se prejudicar com alguma conversa que sempre haverá). Também em casa tem cumprido integralmente. A escrita ainda pouco tem ultrapassado o bom menos (deve começar a evitar repetir certos erros ortográficos: não esquecer o «há» de tempo; ter cuidado com as pronominalizações; ter atenção à pontuação também). A compreensão de textos tem oscilado entre o Bom e o Suficiente. Leitura em voz alta: Bom menos. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

João Af. D.
Como sempre, excelente concentração em aula (mas o recente lugar será benéfico?) e cumprimento completo dos tepecês. A escrita tem sido quase sempre boa (tem apenas de atentar mais na pontuação: faltam algumas vírgulas, por vezes). Muito bons resultados nos questionários de leitura (compreensão de textos). A leitura em voz alta terá também progredido relativamente ao ano passado: será agora de Bom. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

João A.
O ponto que tem de remediar de imediato relaciona-se com os tepecês: vendo agora a caderneta, reparo que o João não fez boa parte dos tepecês deste período. Ainda poderá recuperar alguns, mas tem, sobretudo, de passar a trabalhar com a regularidade que, por exemplo, teve no ano passado. Em aula, houve vários momentos em que não me pareceu suficientemente mobilizado no trabalho; agora, ao lado de Luís, talvez possa haver mais concentração. Na escrita (cuja média andará pelo Suficiente — mas não conto com as as redacções que foi falhando) deve corrigir um erro recorrente, a falta de acentuação das palavras esdrúxulas. Na compreensão de textos, tem tido resultados insuficientes (ou positivos por muito pouco). Na leitura em voz alta, o nível foi de suficiente mais. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

João G.
Em aula, apesar de conversar bastante, consegue recuperar a concentração rapidamente (e focar-se então no que haja para fazer). Assim, as suas distracções não o prejudicam, embora me pareça que acabam por se reflectir em demora geral da turma. Em casa, cumpriu sempre bem também, fazendo aliás trabalhos rigorosos (exceptue-se um último trabalho, que, iniciado em aula, ficou depois incompleto, apesar de dever ter sido melhorado). A sua escrita tem sido de Bom/Bom mais. Na compreensão de textos teve resultados variados (desde Insuf. a Muito Bom). Na leitura em voz alta Suf+/Bom-. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Laura
Em aula tem-se aplicado devidamentre. Os tepecês também os tem cumprido sempre. Os questionários de compreensão de textos tiveram resultados muito variados (que dizem que não tem dificuldades especiais mas que ainda pode aperfeiçoar a leitura). Na leitura em voz alta, Suf+. Na escrita tem andado entre o Suf+ e o Bom-. Além da acentuação das esdrúxulas e da pontuação, deve ter atenção às grafias que envolvam terminações identificáveis com pronomes (não o sendo): «realizaste», «achasse», etc. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Luís
Trabalha bem em aula (tem só de evitar alongar-se demasiado nas tarefas; ser mais rápido, portanto, ainda que, é claro, mantendo o rigor que mostra na execução dos trabalhos) e tem cumprido todos os tepecês (também feitos sempre com todo o cuidado). A sua escrita é boa (em geral, sem problemas de sintaxe; com apenas poucos lapsos de revisão). Na compreensão de textos começou por ter resultado fraco, mas melhorou nos dois últimos questionários (não tem, portanto, dificuldades especiais nesta área). A leitura em voz alta é boazinha. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Mariana
Faltou muito. Muitas tarefas em aula ficaram por fazer. Também poucos tepecês tenho da Mariana. Enfim, no nosso tipo de trabalho — contínuo, de trabalhos que se encaixam em outros anteriores —, a assiduidade é importantíssima. Embora com muito menos evidências do que tenho dos outros alunos, posso dizer que não escreverá mal: tem de melhorar pontuação, sobretudo. Nos questionários de compreensão que fez, mostrou capacidades de leitura aceitáveis. A leitura em voz alta andará entre o Suf+ e o Bom-. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias (mas, tendo seguido tão pouco o que se deu em aula, é conveniente estudar muito em casa, rever todas as aulas, por este blogue ou fazendo as folhas).

Mariza
Em aula trabalha bem, conseguindo um nível de concentração e prontidão que ultrapassa o da maioria dos alunos que já estavam na escola. Até agora, só falhou um trabalho de casa (texto em prosa para um concurso). A sua escrita ainda não se fixou no bom (tem sido em geral de suficiente). Há aspectos a melhorar (o que fará com certa facilidade, parece-me): acentuação das palavras esdrúxulas; alguma pontuação; um ou outro erro ortográfico a corrigir. Na compreensão de textos, notas variadas (em média, cerca de suficiente). Leitura em voz alta, em média, de bom menos. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Micaela
A escrita tem vindo a tornar-se cada vez mais consistente. Deve evitar esquecer-se de tis; pode melhorar ligeiramente a pontuação. Em casa, bom trabalho. Em aula, houve fases de conversa exagerada (que afectaram a realização das tarefas). Na compreensão de textos, teve resultados muito diversos (relacionados, aparentemente, com a variação da focagem no trabalho de que falei); parece-me que tem de progredir ainda na leitura. Na leitura em voz alta já tem rondado o Bom menos. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Pedro I
Sempre bom trabalho em aula (capaz de ir conversando um pouco mas trabalhando ao mesmo tempo). Também foi sempre muito cumpridor dos tepecês. A escrita está entre Bom- e Bom. A compreensão de textos, segundo os questionários que fizemos, será aceitável (mas é área em que deve progredir). Leitura em voz alta tem sido boa. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Soraia
Em aula, não tenho notado quebras no trabalho. Já houve, isso sim, falhas de tepecês, o que a Soraia deve evitar. A escrita tem sido ainda apenas de suficiente, suficiente mais (pontuação, cedilhas são aspectos a melhorar). Esteve razoável nos vários questionários de comprensão e textos (é uma área em que não tem dificuldades). A leitura em voz alta ronda o suficiente. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Tiago S.
Tem-se mostrado aluno muito concentrado, capaz de se focar no trabalho. Também nos trabalhos de casa o Tiago tem sido cumpridor. A sua escrita — que é suficiente — ainda pode melhorar (há alguns erros advertíveis facilmente: ão/am; «há» de tempo; «à»; e, mais importante ainda, deve atentar na pontuação). Na compreensão de textos tem talvez menos progressos a fazer, não tem dificuldades. Leitura em voz alta estará cerca do 13. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Tiago P.
Em aula, tem mostrado capacidade para se focar no trabalho (apesar de algumas demoras a iniciar as tarefas por conversa com Pedro). Tem sido mais cumpridor dos tepecês do que em outros anos (só falhou um). Redacção — que tem sido, em média, talvez de 15 — pode progredir: para já, há um erro recorrente a evitar, a falta de acentuação das esdrúxulas. Esteve bem na compreensão de textos. A leitura em voz alta parece ter melhorado relativamente ao ano passado. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Pedro A.
Notou-se (e ainda se nota um pouco) que não está habituado como outros colegas a trabalhar autonomamente. Ainda não se guia pelos roteiros escritos, ainda protela o início das tarefas (dúvidas, por desatenções ao que eu dissera em voz alta). Tudo isto é natural. Menos admissível é que já tenha falhado dois tepecês. Não tem dificuldades na compreensão de textos. A escrita ainda será de Suficiente apenas, mas admito que vá progredir bastante, assim que se for apercebendo das correcções que eu faça (é por isso importante fazer sempre os tepecês). A sua leitura em voz alta andará pelo Bom-/Suf+. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Ricardo
Ainda tenho poucos elementos seus. Parece um aluno capaz de se concentrar nas tarefas e com capacidades. Parece compreender bem os textos (nos dois questionários de leitura feitos teve Bom e Suf). A escrita não apresenta sinais de alguma dificuldade especial. Ainda não o pude ouvir a ler em voz alta. Já falhou tepecês, o que deve evitar. Nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.