Sunday, September 16, 2007

Primeira

Ficam aqui os microfilmes autobiográficos (ou de relato de vivências) do 10.º 1.ª. Para já, os de Tiago P., Carolina, Brigitta, Hugo, Eliana, Ana, João G., Pedro, Laura, João Af. D., Joana, Luís, Micaela, Cláudia, Soraia, Pedro A., Raquel, Tiago S., Mariza, Diogo. A seguir a cada vídeo, repete-se o nome do autor, põe-se a classificação dada ao microfilme e faz-se breve apreciação (quanto a leitura, texto, construção, cumprimento das regras anunciadas, género adoptado).

Tiago P. («[A minha vida]»)

Tiago P. (17) / Leitura, dicção Boa leitura (faz muito bem as pausas necessárias; grande naturalidade). / Texto Boa escrita. Um erro: *«fazemos o que gostamos»; na parte final, talvez alguns lugares comuns. / Construção narrativa Música (viva) e imagens (com gente em movimento) articulam-se bem com o texto calmo e reflexivo. / Regras Música deve exceder o permitido. / Género Auto-retrato.

Carolina

Carolina (17) / Leitura, dicção Boa leitura, muito clara (por vezes, demasiado segundo a pontuação escrita). / Texto Bom texto. Talvez devesse prescindir de alguns possessivos. Um ou outro lugar comum. / Construção narrativa Talvez pudesse haver maior articulação entre imagens e texto (no final, por exemplo). / Regras Cumpre todas. / Género Auto-retrato (com alusões de cariz autobiográfico).

Brigitta («Memórias de uma flor»)


Brigitta, «Memórias de uma flor» (17) / Leitura, dicção Leitura boa, sem quaisquer falhas. / Texto Muito bom texto. Boa relação entre o tempo do filme e o ritmo do texto (e da vida contada). / Construção narrativa Começo e fecho a negro. Alusões inteligentes (exemplo: à própria autora). Elegância da montagem. / Regras Diapositivos e trechos animados (mas não filme próprio). / Género Autobiografia fictícia.

Hugo («A andar e a andar»)

Hugo, «A andar e a andar» (15) / Leitura, dicção Leitura correcta (mas que, admito, talvez devesse ser mais representada, mais expressiva [ou era mesmo esta lentidão que se pretendia?]). / Texto Texto original (até por ser em lengalenga, em poesia). Podia ser um pouco mais extenso? / Construção narrativa Imagens e ritmo do texto resultam num efeito de repetição, de monotonia, de angústia. / Regras Volume da música talvez prejudique a compreensão do texto. / Género Monólogo introspectivo.

Eliana («A vida num aquário»)

Eliana, «A vida num aquário» (15,5-16) / Leitura, dicção Leitura boa (representada — é o discurso directo de uma personagem), com uma ou outra hesitação. No final, não faria mal ter ido mais devagar (assim, essa parte parece mais lida). / Texto Bom texto, que aproveita criativamente o narrador escolhido. Uma única falha: «é a história da minha vida [*onde] [a que] não tenho nada a acrescentar». / Construção narrativa É crucial vermos a história do ponto de vista do narrador (a partir do aquário), o que em geral se consegue. (As rápidas imagens do exterior prejudicam esta sensação; o som da televisão, ao contrário, favorece-a.) / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências (quase um diário) por narrador fictício.

Ana («Autobiografia de alguém desconhecido»)

Ana (15,5-16) / Leitura, dicção Boa leitura (por nem parecer leitura). Entoações naturais e expressivas. / Texto Bom texto, mas com alguns lugares comuns (e nem sempre preparado). «Família» tem acento! / Construção narrativa Falar de si mostrando outros (que lhe importam) é interessante. No final, a recentragem na protagonista também. / Regras Excede o tempo ligeiramente. / Género Auto-retrato; relato de vivências (com cariz autobiográfico).

João G. («Uma pequena existência»)

João G., «Uma pequena existência» (16,5) / Leitura, dicção Correcta. (Aqui e ali, quase demasiado rápida.) / Texto Aproveita a especificidade do narrador (conseguindo depois os efeitos estilísticos daí decorrentes). Poderia talvez ir mais longe no aproveitamento do insólito do narrador (em termos de ironia). / Construção narrativa Interessante, complexa. / Regras Montagem de animações (não filme próprio). / Género Auto-retrato fictício.

Pedro I («Asher»)

Pedro I (15) / Leitura, dicção Sem falhas (com menor vivacidade do que talvez fosse desejável; uma ou outra hesitação no ataque às palavras). / Texto Boa escrita: irónica («Asher / José Saramago»; «recebeu-me de patas abertas»; etc.). / Construção narrativa Solução original, embora simples: tudo se centra nas imagens de Asher. / Regras Música deve exceder o tempo permitido. / Género Retrato de outro; relato de vivências.

Laura («Uma história de vida»)

Laura, «Uma história de vida» (15-15,5) / Leitura, dicção Leitura correcta (por vezes, podiam estar mais nítidas as «fronteiras» de sílabas, palavras, frases). Faltará também mais alguma vivacidade. Houve hesitações na sintaxe de poucas frases./ Texto Bom texto (com alguns lugares comuns porém: «poluição», «boas notas», «lindíssimo»). Erros: «a única coisa [de] que me lembro»; «onde relembro» (é melhor: «de onde me lembro de»). / Construção narrativa Locais (da cidade) vão servindo de pretexto para evocar as várias fases da vida. Boa selecção desses espaços. / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia.

João Af. D.

João Af. (16-16,5) / Leitura, dicção Leitura tem o mérito de ser pausada, mas parece, aqui e ali, demasiado presa ao escrito. / Texto Texto é eficaz, embora seja sobretudo uma «legenda» das imagens. Tiraria um dos «bastantes» e um dos «gosto muito». / Construção narrativa Segue-se cronologia (desde o exacto princípio). Muito boa selecção de imagens (que dá ao filme ritmo agradável, de reportagem). / Regras Cumpre todas (Som podia estar mais forte.) / Género Autobiografia.

Joana

Joana (16,5) / Leitura, dicção Boa. Às vezes, velocidade excessiva (que leva a que as palavras fiquem pouco definidas). / Texto Bom texto. Alguns lugares comuns. Um erro: «*existirá obstáculos». / Construção narrativa Formato «do amanhecer ao pôr do sol» (passando do narrativo ao introspectivo) funciona bem. / Regras Excede o tempo fixado, mas por pouco. Música não cumpre estipulado. / Género Auto-retrato («Um dia na vida de...» + instrospecção).

Luís («Memórias da Ericeira»)

Luís, «Memórias da Ericeira» (15) / Leitura, dicção Leitura certa, mas «demasiado lida» (pontuação do escrito não precisava de estar tão reflectida na oralidade). / Texto Texto bem escrito (mas que não perderia se fosse menos escolar, menos referencial, mais subjectivo). / Construção narrativa Imagens dos locais acompanham recordações (mas é curioso que, de certo modo, a evocação em imagens não propicie o clima de memórias: como se, não vendo os espaços, pudéssemos imaginar melhor as vivências). / Regras Cumpre todas. (Som ténue.) / Género Autobiografia parcial (ou relato de vivências).

Micaela

Micaela, «Momentos» (15,5) / Leitura, dicção É adequada ao texto (ou seja: não demasiado acabada, a dar ideia de certo improviso). / Texto Poema podia ser mais sofisticado (era possível, mantendo o mesmo clima brincalhão, usar texto mais longo e com rimas mais elaboradas). / Construção narrativa Há dois níveis «narrativos»: o da narração (com a autora a aparecer de início), que é entrecortado pelas aparições dos objectos do texto. No final, reencontram-se narradora e destinatárias («os assuntos»). / Regras Cumpre todas. / Género Ode a uma vivência.

Cláudia

Cláudia (16,5-17) / Leitura, dicção Boa leitura (mais pausada do que o habitual na Cláudia, mas mantendo a expressividade). Sem falhas. / Texto Bom texto (que consegue percorrer uma vida a partir de um «álbum de fotografias» e de um local). Conjuga-se emoção e leve ironia. / Construção narrativa Há relativa incoerência no aparecimento de Mariana como personagem (na medida em que, no resto, as imagens são referenciais, não são simbólicas). / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia.

Soraia

Soraia (15) / Leitura, dicção Boas a audibilidade e a entoação (mas, de vez em quando, ligeiras hesitações típicas de quem não tivesse ensaiado o suficiente; também aconselharia mais lentidão, menos pressa). / Texto & Construção narrativa Texto correcto, prejudicado por ser bastante curto (se se pede microfilme de até três minutos, deve entender-se que ocupar minuto e meio será quase imprescindível). O efeito que se pretenderia retirar do relato do dia (repetição, monotonia) esbate-se por essa narração não ser tão detida quanto deveria ser. Erros: «*alguém que o possa ajudar os seus problemas»; «*espero que o outro dia tenha [sempre] algo de mais original». / Regras Cumpre todas (mas duração aquém do esperável). / Género «um dia na vida de...» (Ou seja: trecho de autobiografia, alusão a vivências, auto-retrato).

Pedro A.

Pedro A. (16-16,5) / Leitura, dicção Boa, sem falhas. / Texto Bom texto. Tiraria um dos dois «no auge». Erro: «Assola o pensamento» era, creio, «Assalta o pensamento». / Construção narrativa Boa ideia a de apresentar uma reflexão, uma vivência, de alguém que não é o autor; facto de as magens corresponderem a um tempo delimitável, o da corrida, dramatiza o texto. / Regras Não sei se o uso das imagens em causa é completamente legal. / Género Monólogo fictício.

Raquel

Raquel (15,5) / Leitura, dicção Não sendo texto lido, é dito com grande naturalidade, bem «representado» (quase sem hesitações, o que não é fácil). / Texto Em parte, perde por não ser mais preparado. Mas as «marcas de oralidade» são coerentes com o género escolhido. / Construção narrativa Esquema resulta: personagem vai apresentando a situação (como se fosse uma jornalista); outra colega, não visível, intervém, conversando. / Regras Tem 1 MB a mais, o que não permitia arquivo em plataforma, mas já se resolveu esse problema. / Género Relato de vivências (quase em directo).

Tiago S.

Tiago S. (15) / Leitura, dicção Boa leitura (se é que é leitura; texto parece representado, o que é bom sinal; para o final, alguma hesitação nas exactas entoações). / Texto Correcto (mas podia ser mais elaborado; a caracterização psicológica, sobretudo, poderia ser mais sofisticada). / Construção narrativa O microfilme mostra que a simplicidade de meios compensa: imagem do auto-retratado, texto dito directamente para a câmera e, pronto, tudo resulta muito aceitavelmente. / Regras Cumpriu todas. / Género Auto-retrato.

Mariza («Navegantes da Lua»)

Mariza, «Navegantes da Lua» (15-15,5) / Leitura, dicção Correcta, embora, no início, o som não tenha sido bem captado (ou foi a voz que não foi demasiado forte?). Dois erros: «contorções» foi pronunciado «*controções» (as metáteses com -r- são normais na oralidade, mas, neste caso, dado o registo formal e a nitidez da transposição, a pronúncia não é aceitável); pausa em «dentes caninos em comprimento / dignos do dragão» torna a frase incompreensível. / Texto Bem escrito, mas com ligeiríssimos lugares comuns. / Construção narrativa Relato fictício tem a vantagem de exigir mais inferências por parte de quem ouve, e de aumentar a expectativa pelo desenlace. Boa ideia a do olho (depois subaproveitada, quando se abandonou o filme em favor dos diapositivos). / Regras Filme + diapositivos. / Género Relato de vivências fictício.

Diogo («Reflexos»)

Diogo (16), «Reflexos» / Leitura, dicção Boa leitura (embora também não resultasse mal que o texto fosse ainda menos «lido» e quase«representado», simulando-se mais as pausas de quem está a pensar — mas há partes em que isso é conseguido); numa ou noutra zona — final do primeiro minuto, por exemplo — há velocidade excessiva, mas cumpre-se sempre bem a pontuação, sem que esta pareça artificial / Texto Boa escrita. Não notei erros (a «pode intuir-se as reacções» preferiria eu «podem intuir-se as reacções», mas ambas as frases estão certas). / Construção narrativa Imagens funcionam por contraste (o retrato é sobretudo psicológico, as imagens reportam uma visão detida na imagem ao espelho — física, portanto; a cena perante o mar transmite serenidade, enquanto o texto dito refere a dúvida). / Regras Cumpriu todas, se exceptuarmos os prazos. / Género Auto-retrato; monólogo.