Sunday, September 16, 2007

Segunda

Vão ficar aqui os microfilmes autobiográficos (ou de relato de vivências) do 10.º 2.ª. Para já, os de Alexis, Pedro S., Miguel, Catarina F., Marta, Joana O., Inês, Pedro G., Jorge, Francisco Ch., Sara C., Pedro M., Carlota, Francisco D., Matilde, Catarina T., Ricardo, Sara. A seguir a cada vídeo, repete-se o nome do autor, põe-se a classificação dada ao microfilme e faz-se apreciação (quanto a leitura, texto, construção, cumprimento das regras anunciadas, género adoptado).

Alexis («Eu e a natação»)

Alexis (16-16,5) / Leitura, dicção Tem o mérito de ser clara, porque pausada (haverá, aqui e ali, excesso de pontuação do escrito, que na oralidade omitiríamos). / Texto Bom. Por vezes, esqueceu preposições: «Tenho a noção [de] que a natação»; « incentivaram-me [a] que continuasse». / Construção narrativa Imagens são elas próprias narrativas. A sua escolha determina que o filme decorra em bom ritmo (crescendo até ao final, valorizado por reflexões e música). / Regras Música há-de demorar tempo excessivo (se considerarmos os direitos). / Género Relato de vivências (ou trecho autobiográfico.)
Pedro S.
Pedro S. (15-15,5) Leitura Boa (sem falhas, ainda que sem a naturalidade que seria possível). Texto Bom quanto a sintaxe; na escolha do léxico, houve alguns lugares comuns («assegurar o futuro»; «novas realidades»; «empregos desejados»; «prosseguir um caminho»). Cuidado também com pronomes e preposições («*onde me adaptei» deve ser «a que me adaptei»). Construção narrativa Há um encaixe: a seguir às imagens próprias (escassas) vem a analepse com a biografia (e passam a usar-se as imagens «comerciais»). Regras Cumpre todas (mas maioria das imagens não são do próprio autor — o que, é certo, não estava proibido). Género Autobiografia (inicialmente), que vai derivando para monólogo sobre perspectivas futuras.
Marta

Marta (16) / Leitura, dicção Boa leitura (mas, aqui e ali, demasiado pontuada segundo o escrito). Maior expressividade aconselhava-se. / Texto Bom texto (a que talvez faltem algumas surpresas de redacção). «faz parte» não está bem usado. / Construção narrativa Recordação da infância (com parque nas imagens); série de fotos já depois de fechado o texto (e com música) funcionam bem. / Regras Cumpre todas (embora julgue não ter havido recolha de imagens filmadas propriamente). / Género Autobiografia; auto-retrato.

Miguel

Miguel (15-15,5) / Leitura, dicção Boa, quanto a entoação e velocidade (mas tendência para comer sílabas). Discutível: de «carácter» é –kt-? / Texto Bom texto, sem problemas de sintaxe. (Não esquecer preposição: «[de] que guardo boas recordações». / Construção narrativa Começa-se por uma narrativa dentro da narrativa, um encaixe (o filme realizado na antiga escola). / Regras Cumpre todas. / Género Auto-retrato (através dos gostos) e relato de vivências (a parte sobre o filme anterior).

Catarina F.

Catarina F. (15,5) / Leitura, dicção Leitura boa, mas melhor inicialmente do que na segunda metade do texto (em que se torna demasiado apressada). / Texto Bom, mas, por vezes, demasiado explicativo (em vez de «Sou um toxidependente», podemos fazer que o ouvinte infira isso). / Construção narrativa É dos poucos microfilmes que adopta um narrador fictício e humano. / Regras Cumpre todas. Pena o final abrupto (logo quando se perspectivava uma bolsa de estudo — a vida é tão triste). / Género Memórias fictícias.

Joana O.

Joana O. (16,5) / Leitura, dicção Leitura boa (como é muito certa, fluida, até parece que o acto de ler pela folha está a ser representado e que a Joana está a dizer o texto espontaneamente e que caneta é apenas para fingir leitura). / Texto Bom texto, embora com algumas frases feitas (mas a boa sintaxe geral evita que o tom geral seja de lamechice). Um erro: «*só ter apenas» (melhor: «ter apenas» ou «só ter»). / Construção narrativa Boa solução a de filmar o próprio acto de ler o texto. Música é importante no final, quando se abandona o texto (mas antes poderia estar mais ténue ainda.) / Regras Cumpre todas (excepto música, que deve exceder o tempo permitido). / Género Auto-retrato.

Inês

Inês (17-17,5) / Leitura, dicção Leitura boa (por, por ser muito expressiva, ser, na verdade, uma dramatização, uma representação). / Texto & Construção narrativa Bom ou Muito Bom. Dirigir-se a um «tu» (que não responde) torna-o mais original e possibilita jogar com uma série de inferências que o ouvinte terá de fazer. / Regras Cumpre todas. / Género Monólogo (ou diálogo sem resposta); relato de vivências introspectivo.

Pedro G. («Reflexões acerca dos meus amigos»)

Pedro G., «Os meus amigos» (15-15,5) / Leitura, dicção Leitura nítida e correcta, que ganharia em ter menos volume (ser menos «discurso»); parece, por vezes, demasiado escolar, pouco natural. / Texto Texto bem escrito (mas, às vezes, demasiado escrito para o escrito e não para a oralidade; exemplo: «os mesmos» não se usa na fala). (A História Alegre de Portugal não é de Pinheiro Chagas?) / Construção narrativa Resulta bem a ideia de o ecrã ser preenchido por livros. / Regras Cumpre todas. (Música excede o tempo, porventura.) / Género Autobiografia de um leitor.

Jorge

Jorge (14,5-15) / Leitura, dicção Clara (aliás, em boa parte, locução sem leitura). Tendência para abreviar frases no seu final (que já lhe apontei). / Texto Texto, que é correcto, talvez ganhasse em ser menos informativo, menos «localizador» de tudo (mais reflexivo). / Construção narrativa A partir de álbum de fotografias, faz-se a cronologia. Final abrupto (e ainda havia tempo até aos três minutos!). / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia (primeiro); depois, relato de vivências (de gostos).

Francisco Ch. («A história da minha vida»)

Francisco Ch., «A história da minha vida» (14) / Leitura, dicção Não é lido, aparentemente, mas dito (mais uma razão para a dicção ser menos murmurada, mais viva e nítida). / Texto & Construção narrativa O esquema é viável: a partir de espaços (ou objectos), reflexões com teor autobiográfico (que porém, quanto a mim, são bastante desaproveitadas: mencionam-se, mas não se desenvolvem). Ironias inicial e final interessantes. / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências; auto-retrato a partir de espaços e objectos.

Sara C. («O dia em que soube que ia mudar de casa»)

Sara C., «O dia em que soube que ia mudar de casa» (15,5-16) / Leitura, dicção Expressiva mas demasiado «entoada» (segundo a pontuação do escrito). No entanto, isso é coerente com assumir-se que se trata de contar uma historieta (é a voz de um contador de histórias). / Texto Bom texto. Erros: «Despoletou uma discussão» tem de ter sujeito: «alguém despoletou» ou «despoletou-se»; «apercebi-me [de] que». / Construção narrativa Só no final se desvenda o assunto principal. O tempo é gasto com uma narrativa circunstancial que acentua a importância da revelação final. / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivência (que é facto biográfico importante).

Pedro M.

Pedro M. (18) / Leitura, dicção Boa leitura. Palavras muito escandidas, o que beneficia a nossa compreensão (embora possa parecer demasiado enfático). / Texto Muito bom texto. Criticável apenas um ou outro lugar comum. / Construção narrativa Circularidade (cumpre-se todo um dia de trabalho). Estilo de filmagem é coerente com ritmo (obsessivo) do texto. / Regras Cumpre todas. / Género Monólogo ou relato de vivências introspectivo.

Carlota

Carlota (16-16,5) / Leitura, dicção Boa leitura. Tom sóbrio, neutro, adequado ao género. Quase sem falhas. / Texto Texto articula seriedade (até emoção) e, de vez em quando, leve ironia. / Construção narrativa As amizades (e as desilusões) e as escolas são as âncoras da cronologia. / Regras Diapositivos (não filme). Excede o tempo limite. / Género Autobiografia.

Francisco D. («Um dia de férias»)

Francisco D., «Um dia de férias» (14) / Leitura, dicção A leitura da parte narrativa parece-me boa. A da poesia talvez seja demasiado enfática (o poema já seria, por si só, altissonante). / Texto Alguns erros nas legendas: «E, por vezes, a sepultura» (vírgula é indispensável); «ao qual não há igual» (não pode haver vírgula). / Construção narrativa Há dois momentos. O primeiro introduz a parte poética. Creio que o estilo dessa parte narrativa obedecia mais ao propósito autobiográfico. / Regras Cumpre todas. / Género Após trecho autobiográfico, ode ao mar.

Matilde («Microbiografia»)

Matilde, «Microbiografia» (17) / Leitura, dicção Boa leitura (tão natural, que nem se percebe que está a ler por um papel). / Texto & Construção narrativa Texto bom (embora poético, terno, quase não faz concessões ao lugar comum, à figura de estilo fácil. Quando muito, haverá duas ou três, ligeiríssimas: o «Continua...», o «Quem sou eu?», «com as suas...», mas ao lado de frases muito inteligentes.). / Regras Não é bem filme (embora os diapositivos tenham animações que eu desconhecia). / Género Autobiografia, seguida de monólogo mais reflexivo.

Catarina T.

Catarina T. (16-16,5) / Leitura, dicção Leitura boa, certa (entre o representado e o lido). / Texto Texto correcto. Não esquecer preposição: «o curso [de] que mais gostar». / Construção narrativa Do começo ao exacto fim do dia, retomando-se o mesmo espaço. / Regras Cumpre todas. / Género Auto-retrato (através do relato de um dia).

Ricardo

Ricardo (15,5) / Leitura, dicção É o que está menos bem no microfilme (é mesmo o único ponto fraco): há excessiva velocidade, o que leva a que o texto, que é irónico e está bem escrito, seja, por vezes, difícil de seguir (como o relato se vai articulando com imagens, era até preciso fazer leitura especialmente pausada, com as frases mais definidas, para que que o ouvinte pudesse assimilar o humor, sobretudo nas partes que implicam associação da imagem ao comentário dito). / Texto Como disse, é um texto sofisticado, com ironias inteligentes, que fica bem melhor lido por escrito do que ouvido. / Construção narrativa A montagem é excelente (e nem se percebe se acompanha o texto ou se o comanda); o relato é um microfilme sobre microfilmes — aliás sobre vídeos anteriores [o que, salvo erro, só acontecia também numa parte inicial do microfilme de Miguel]; há uma série de encaixes, os sketches de 2006, a que se vai aludindo. Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências.

Sara M. («Um momento de reflexão»)

Sara M., «Um momento de reflexão» (14) / Leitura Bastante razoável. No entanto, notei três falhas (duas por ter havido pausa indevida: «depende do lugar... onde são feitos»; «nos campos.... de futebol»; uma terceira por se ter hesitado e as palavras terem ficado embrulhadas: «decidiram [?] jogar à bola»). / Texto É agradável de ouvir globalmente. No entanto, escaparam algumas incoerências de sintaxe à revisão que um textos sempre deve ter: «e transforma(m)» (quando o sujeito era singular, «a imaginação»); *«grafitis onde os seus sentimentos» (este ‘onde’ não pode ligar a frase: «grafitis cujos sentimentos» talvez já seja possível); *«tenho na minha memória gravado a manhã em que» (tem de ser «gravada», porque é a manhã que ficou gravada); «obrigam-nos [...] mas nunca a ficar indiferente» («mas nunca nos deixam indiferentes»; «como não têm sentido de criatividade» (‘criatividade’ é melhor do que ‘sentido de criatividade’). / Regras Cumpriu todas (excepto o prazo de entrega!) / Género & Construção Narrativa É um relato de vivências (aliás quase um texto argumentativo, afinal, como se diz no título, «um momento de reflexão») mas que é inserido numa narrativa de primeiro nível, que é um trecho do relato do dia da autora. (Sobre graffitis, pode ser interessante ver aqui o microfilme de Guilherme, do 10.º 4.ª)