Sunday, September 16, 2007

Projectos

Trabalho a fazer em Outubro (ou, vá lá, ainda durante Novembro) Ficam aqui exemplos de microfilmes. Há, no entanto, uma diferença importante relativamente ao que pretendemos: nestes microfilmes há muito pouco texto; no nosso caso, pretende-se que o som — em off ou por personagem principal (mas sempre dito pelo autor) — seja quase constante: «barbearia»; «a cadeira»; «assobio»; «um dia de férias»; «ninguém ouve, ninguém vê»; «trabalho».

Resumo do que se pretende Ao longo de Outubro [ou, agora, Novembro], queria que cada um fizesse um microfilme (de, no máximo, três minutos). Terá de ser um relato de vivências, experiências ou reflexões, verdadeiras ou fictícias, na 1.ª pessoa; haverá um texto («em off» ou não), criado e dito pelo autor do microfilme. Esse texto — autobiográfico, memorialístico, diarístico ou de auto-retrato — deve percorrer todo o filme e ser preparado (não se aceita um comentário oral improvisado). Pode haver montagem ou não.

Não é obrigatório que o microfilme tenha personagens visíveis e, portanto, actores. Se tiver algum actor, pode este nem ser o autor. Mas também pode o autor ser o próprio actor do seu microfilme (é certo que assim seria mais difícil manejar a câmara, o que implicaria que fosse um outro elemento a fazer a filmagem — note-se, porém, que o que define a autoria do filme é a criação do texto que se ouvirá e as decisões sobre a filmagem).

Os filmes (ou, pelo menos, alguns deles) serão vistos em aula e, se se achar que vale a pena, colocados em alguma plataforma acessível a todos. Os filmes deverão ficar em ficheiros que possam abrir em WMP (ficheiros MPEG, por exemplo; no caso dos telemóveis, teremos de proceder a uma conversão, mas o CRE ajudar-nos-á nisso).

Como filmarão? Haverá alguns que tenham máquina fotográfica ou telemóvel que permita este tipo de trabalho. Eu tenho uma máquina, que irei emprestando. De qualquer modo, texto e idealização das sequências devem ser preparados antes da fase de execução.

Como está a decorrer um concurso de microfilmes promovido pelas Produções Fictícias, não se põe de parte que alguns trabalhos possam candidatar-se a esse prémio. Alguns pontos do regulamento do concurso (apenas as regras comuns ao nosso trabalho):

[...] d. Os microfilmes têm de ser filmados com telemóvel, câmara digital ou qualquer outra tecnologia de formato amador, não podendo ser utilizadas câmaras profissionais;
e. Os microfilmes devem ter um máximo de duração de 3 minutos não podendo exceder o limite de armazenamento de 100 MB;
f. Não serão aceites microfilmes com conteúdos não apropriados (que incluam, nomeadamente, cenas de pornografia ou violência), que sejam considerados ofensivos [...].

O regulamento completo está aqui, mas o nosso objectivo é um pouco diferente, já que, enquanto nos microfilmes em geral nem se costuma apostar muito no texto a ouvir, no presente trabalho o texto «em off» é essencial.

Sínteses apresentadas (quando se tratou de tirar dúvidas)
Ao longo de Outubro
Esboçar primeiro texto & decidir o que filmar (só depois executar).
Texto em off é o fundamental: trabalho é para treinar expressão formal (por isso, texto deve ser ou lido ou de um oral preparado, ensaiado).
Cada aluno deve ser autor de um texto (mas pode colaborar em quaisquer aspectos de realização, representação, etc. de outro); para quem gosta de trabalhar em dupla a minha sugestão é que façam dois microfilmes (cada um deles com o seu autor-de-texto específico, podedendo a realização ser de uma equipa).
Tema: relato de vivências/experiências ou qualquer género centrado na 1.ª pessoa (memórias, diário, auto-retrato, autobiografia, monólogo, ....).
Entrega dos microfilmes: depois combina-se comigo (por pen; por mail?; ...); filmes serão vistos em aula mas eu quero vê-los primeiro (talvez se possa fazer um concurso interno).
Como filmarão? Haverá alguns que tenham máquina fotográfica ou telemóvel que permita este tipo de trabalho. Eu tenho uma máquina (ou duas), que irei emprestando.
Microfilme não poderá ter mais de 3 minutos ou de 100 MB. Se houver música e esta estiver sujeita a direitos de autor, não deverá cada trecho de uma composição exceder 20 segundos.

Com autorização do seu autor — Pedro Mayo (10.º 2.ª) — fica a seguir o que me parece ser um bom exemplo de microfilme (segundo as regras definidas em cima). Notem que haverá muitas outras soluções diferentes também possíveis.