Sunday, September 16, 2007

Quinta

Ficam aqui os microfilmes autobiográficos (ou de relatos de vivências) do 10.º 5.ª. Para já, os de Filipa A., Carolina, Catarina, Joana B., Beatriz, João G., Diogo, Tiago, João M., Susana, Ion, Marta F., Dulce e Júlia. A seguir a cada vídeo, repete-se o nome do autor, põe-se a classificação dada ao microfilme e faz-se apreciação (quanto a leitura, texto, construção, cumprimento das regras anunciadas, género adoptado).

Filipa A. («Um olhar sobre mim»)

Filipa A., «Um olhar sobre mim» (17) / Leitura, dicção Boa leitura (definindo bem as palavras; com velocidade adequada, muito pausada como convém). / Texto Bom texto (um ou outro lugar comum). «(Tal) como ninguém (o) é». / Construção narrativa Início (passeio) é retomado no final. Imagens centrais funcionam como alusões biográficas. / Regras Cumpre todas (excepto talvez a extensão da da música inicial). / Género Auto-retrato.

Carolina

Carolina (16-16,5) / Leitura, dicção Boa leitura. Bastante naturalidade (mal se percebe se o texto é lido ou dito). / Texto Bom texto. Criativo. Monologal mas sem lamechices. / Construção narrativa Estrutura tripartida (com cortes abruptos entre cada uma das partes) funciona bem: três espaços servem para evocar três fases. / Regras Cumpre todas. (Som falha aqui e ali.) / Género Autobiografia; auto-retrato.

Catarina («Diário de uma emo»)

Catarina, «Diário de uma emo» (15,5-16) / Leitura, dicção Boa leitura (mas, por vezes, mais lida do que natural). / Texto Bom texto. Uma vez ou outra, frase demasiado directa (forçada). / Construção narrativa Estrutura diarística funciona bem. Apesar do tempo curto, narrativa completa-se sem parecer artificial. / Regras Diapositivos (e não filme). / Género Diário fictício.

Joana B.

Joana B. (14-14,5) / Leitura, dicção Boa leitura (talvez aqui e ali pudesse ser mais expressiva). Certas deficiências na tomada de som (ou leitura para dentro?). / Texto Texto irónico e original (mas que podia «preencher» mais as imagens). / Construção narrativa Espaço exterior (que vamos vendo) concorre, paradoxalmente, para a claustrofobia que sentimos (como a narradora). / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências com alusões autobiográficas (verídicas? fictícias?).

Beatriz («Os seis anos mais longos da minha vida»)

Beatriz, «Os seis anos mais longos da minha vida» (15) / Leitura, dicção Boazinha, mas, por vezes, demasiado rápida (embora mantendo expressividade). / Texto Texto sem falhas (talvez se pudesse não explicitar tudo; deixar inferir). / Construção narrativa Interessante a analepse (flash back). Há consistência na narrativa. / Regras Diapositivos (não filme). Excedeu um pouco o tempo. / Género Relato de vivências fictício.

João G. («A minha história»)

João G., «A minha história» (15,5-16) / Leitura, dicção Grande naturalidade (texto é mais conversado do que lido). / Texto Estilo irónico é conseguido. Género autobiográfico é cumprido com rigor. Erro: «*a Santa Cruz». / Construção narrativa Boa escolha das fotos («legendadas» por comentários brincalhões) funciona bem. / Regras Diapositivos (e não filme). (Falta o som numa pequena parte.) / Género Autobiografia.

Diogo («Mar»)

Diogo, «Mar» (13,5) / Leitura, dicção Boa leitura. Um erro de pronúncia: em «actividade», não se lê o [k]. / Texto Podia ser mais autobiográfico (acaba por fugir bastante à 1.ª pessoa). / Construção narrativa Há alusões poéticas, históricas (que talvez se afastem do objectivo). / Regras Diapositivos (não filme). / Género Relato de vivências.

Tiago («A vida de Tiago Rodrigues na ESJGF»)

Tiago, «A vida de Tiago Rodrigues na ESJGF» (14,5-15) / Leitura, dicção Leitura boa (mais representação do que leitura). Entoação é apropriada ao texto irónico. / Texto Ironia beneficia muito o texto. Um erro: «contín[u]as». / Construção narrativa Há espaços de filme sem preenchimento por texto (e seria fácil prever texto para esses momentos vazios). / Regras Som fraco. / Género Relato de vivências; auto-retrato.

João M.

João M. (14,5) / Leitura, dicção Em geral, boa leitura (no final, uma outra falha da exacta entoação). / Texto Há umas pequenas falhas de gramática: «*e aqui foi um dos sítios»; «*devido a que estamos»; ... / Construção narrativa Paisagens são o pretexto do que se vai lembrando. Seguimos o texto com interesse. / Regras Cumpre tudo. / Género Relato de vivências (com conteúdo autobiográfico).

Susana

Susana (14-14,5) / Leitura, dicção Boa leitura (sem falhas). / Texto Texto é pouco autobiográfico. / Construção narrativa Começo (entrada no carro) e fecho (fim do dia) são bem escolhidos / Regras Cumpre todas (imagens foram recolhidas propositadamente ou reaproveitadas?). / Género Relato de vivências (mas pouco autobiográfico).

Ion

Ion (12) / Leitura, dicção Pronúncia razoável (mas podia ter sido mais ensaiada?). / Texto O texto inicial — mostrando aspectos familiares e da Moldávia — é o mais interessante. / Construção narrativa A segunda parte mostra uma dada área do gosto de Ion, mas acaba por não ter texto. / Regras Cumpre todas (haverá recurso a imagens de sites na parte dos automóveis). / Género Auto-retrato, relato de vivências.

Marta F.

Marta F., «O que me constitui» (13-13,5) / Leitura, dicção & Texto & Construção narrativa Há pouco texto, embora a síntese, bem conjugada com sons e imagens, seja eficaz (mas não era bem assim que eu pedira; disse querer texto contínuo). Bom gosto nas legendas e no tal pouco texto. Alguns erros: «séries» tem acento; «música»; «à [não há!] volta de uns seis anos depois». / Regras Diapositivos (não filme). / Género Auto-retrato com alusões autobiográficas (nas imagens sobretudo).

Dulce («Uma porta para a minha vida»)

Dulce, «Uma porta para a minha vida» (15) / Leitura, dicção Boa leitura. / Texto Texto certo e que consegue momentos de certa densidade. Erros: «as que [nos] mais (nos) surpreendem»; no passado «previmos» («*prevemos»). / Construção narrativa Final é homenagem à amizade. (E as imagens centram-se nas caras das pessoas.) / Regras Diapositivos (não filme) / Género Autobiografia e auto-retrato.

Marta M.

Marta M. (15) / Leitura Boa leitura. Sem más pronúncias, em velocidade adequada. No final, segue-se demasiado a pontuação escrita (há vírgulas que devem estar no texto e que, no entanto, não têm de corresponder a pausa na oralidade). / Texto Não me apercebi de falhas de sintaxe ou outras. É um texto que mostra generosidade: sendo autobiográfico, não deixa de se focar também nos outros. / Construção narrativa Ritmo é bom. Mostrou a Marta capacidade para fazer relato cronológico — e abrangente — com poder de síntese e sem prejudicar visão global. Embora haja aspectos técnicos a melhorar (texto às vezes teve de esperar pelo slide respectivo), a articulação de imagens, música, texto faz que a narrativa se siga com gosto. / Regras Trata-se de imagens fixas, não filme propriamente dito. / Género Autobiografia, auto-retrato.