Sunday, September 16, 2007

Sexta

Irei pondo os microfilmes autobiográficos (ou de relatos de vivências) do 10.º 6.ª. Para já, os de João C., Ana M., Vranda, Bárbara, Zé Diogo, Cátia, Sara, Ricardo, João F., Filipa, [Joana C.], [Raquel], Sofia, Alexandra, Vanessa C.. A seguir a cada vídeo, repete-se o nome do autor, põe-se a classificação dada ao microfilme e faz-se apreciação (quanto a leitura, texto, construção, cumprimento das regras anunciadas, género adoptado).

João C.


João C. (15) / Leitura, dicção Leitura segue demasiado a pontuação escrita (de um texto que não é fácil, por que é mais para ler do que para dizer). / Texto Texto é bom (criativo, brincalhão, difícil aliás de ser lido em voz alta, por ser irónico e arriscar uma sintaxe sofisticada). / Construção narrativa Álbum de fotos é a âncora, o pretexto. No final, acaba por funcionar bem a recuperação do momento da enunciação (e o azar do corte da electricidade em Lisboa). Música é apropriada. / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia.


Ana M.


Ana M. (16-16,5) / Leitura, dicção Leitura boa, mas talvez se devesse mais «representar» do que ler. (Pausas quando se mudam as folhas eram evitáveis.) / Texto Texto muito bom. / Construção narrativa Plano quase parado confere-lhe dramaticidade (mas um pouco mais de movimento — um cão, um gato, uma rajada de vento — não ficariam mal). / Regras Cumpre todas. / Género Monólogo; relato de vivências introspectivo; auto-retrato.

Vranda


Vranda (13) / Leitura, dicção Suf (+). Algumas hesitações no «ataque» das frases. / Texto Texto parece correcto (mas por alguma razão técnica foi abreviado no final de cada trecho (escusadamente?) / Construção narrativa As várias escolas servem de âncoras de cada fase autobiográfica. Há um reconhecimento do papel da amizade. / Regras Diapositivos (não filme). / Género Autobiografia (da vida escolar).

Bárbara

Bárbara (14-14,5) / Leitura, dicção Boa leitura (boa dicção, ritmo e naturalidade). / Texto Texto certinho, mas demasiado esquemático (gosto disto e daquilo; sou assim e assado). / Construção narrativa As imagens vão representando ou simbolizando as referências, o que ritma o texto (o que também o terá condicionado). / Regras Diapositivos (não filme). / Género Auto-retrato.


Zé Diogo

Zé Diogo (14,5) / Leitura, dicção Bastante razoável (uma ou outra hesitação no «ataque» de algumas frases). / Texto Texto bonzinho (com alguns lugares comuns, o que no estilo poético adoptado se compreende). / Construção narrativa A boa escolha de imagens (que infundem ternura) valoriza o texto (que é mais «abstracto» mas vai seguindo a mesma cronologia). / Regras Diapositivos (não filme). Música deve exceder o tempo permitido (mas talvez não esteja sujeita a direitos.) / Género Autobiografia (poética).


Cátia («Um momento»)

Cátia, «Um momento» (16) / Leitura, dicção Texto bem lido: de modo muito audível (com clareza e expressividade devidas). / Texto Uso da 2.ª pessoa e, no entanto, bom texto de 1.ª pessoa (com ligeiríssimas cedências a frases feitas) / Construção narrativa Imagens, música e texto articulam-se bem (a aparente simplicidade do texto é completada pela narrativa nas imagens). / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências.

Sara

Sara (15,5-16) Leitura, dicção Boa leitura (pausada, com ênfase nos momentos próprios). Texto Consegue ser descritivo-narrativo, sem deixar de ser emotivo (e fazê-lo em estilo relativamente leve, sem pirosices). Há alguns lugares comuns prescindíveis: «É incrível»; «Desde os primórdios dos tempos»; «Só há uma: esta e mais nenhuma». Notei dois erros: «*Neste jantar foi uma das vezes» («Este jantar...»); «*um bem que se cuida» («um bem de que se cuida»). Construção narrativa Comentário a um momento real, que é obervado, primeiro, e que, depois, intersecta mesmo a narração (enunciado e enunciação encontram-se: «para que é que estás a filmar?»). Regras Cumpre todas. Género Relato de vivências (um instantâneo para futuras memórias de uma família).


Ricardo («As portas da minha vida»)

Ricardo, «As portas da minha vida» (15) / Leitura, dicção Leitura sem falhas mas com a dificuldade de o texto ser pouco extenso (ritmo pausado — o que é bom — nem sempre é fácil de manter). / Texto Texto bom, metafórico, que ganharia se fosse mais cheio com pormenores, alusões a passado. / Construção narrativa Boa ideia a de fazer tudo decorrer de portas (da minha vida). Aconselhar-se-ia maior desenvolvimento a propósito de cada porta. / Regras Feito em formato não arquivável. / Género Alusões autobiográficas; auto-retrato.


João F.

João F. (14-14,5) / Leitura, dicção Discurso oral correcto (embora, em geral, não lido, o que o torna mais natural). Aqui e ali som difícil de ouvir. / Texto & Construção narrativa Boa ideia a de ir mostrando locais, associando-os a vivências. Aparecimento de nova personagem no final funciona bem em termos narrativos. [Não gostei da parte em que assumes o perigo de estar no cimo do prédio. Por favor, pensa mais na estupidez de correres tais riscos.] / Regras Cumpre todos. / Género Autobiografia, relato de vivências.


Filipa

Filipa (15,5) / Leitura, dicção Boa leitura, muito pausada (como convém). / Texto Bom texto (embora mais por se articular bem com as imagens — e estas o valorizarem). / Construção narrativa Ritmo dos diapositivos implica lentidão (que acaba por tornar a leitura coloquial, natural). / Regras Diapositivos (não filme). / Auto-retrato (com alusões autobiográficas).


Joana C. [microfilme ainda não arquivado]

Joana C. (13,5-14) / Leitura, dicção Boazinha. Por vezes, demasiado pontuada (pontuação oral não tem de ser a da escrita). Certo afogueamento (cansada por subida da serra?). / Texto Texto correcto mas quase de 3.ª pessoa (no fundo, do género didáctico). O narrador acaba por estar pouco presente. / Construção narrativa Vai-se caminhando e narrando. (Eu defenderia que o mesmo estilo de captação de imagens e de leitura servisse uma narrativa mais introspectiva.) / Regras Em formato que não permitiu nem o arquivo nem a visualização em aula. / Género Relato de vivência (em estilo um tanto impessoal).


Raquel [microfilme ainda não arquivado]

Raquel (15-15,5) / Leitura, dicção Boa leitura, embora um pouco escondida pela música. / Texto Bom texto (às vezes, perto dos lugares comuns, mas sem nunca neles cair). / Construção narrativa Cidade serve de pretexto para um auto-retrato. / Regras Feito em formato não arquivável. / Género Relato de vivências; auto-retrato.


Sofia

Sofia (15-14,5) / Leitura, dicção Bastante razoável (mas podia ter sido mais ensaiada: conhecendo o nível habitual da leitura em voz alta da autora, convenço-me de que ligeiras hesitações na «pontuação», na segunda parte sobretudo, devem significar que esta leitura não foi tão repetida como poderia ter sido). / Texto Bom. Apenas dois casos em que escolheria outras expressões: omitiria «tal como anteriormente tinha referido» (o estilo era introspectivo, entre o poético e o memorialístico, enquanto a expressão é demasiado burocrática); em vez «relembra-me», deve ficar «lembra-me». / Construção narrativa Banco filmado polariza memória de vivências, o que é uma boa ideia. / Regras Cumpriu todas [no final, há um desfasamento entre imagem e som — ficando o ecrã a negro antes do texto terminado — que não acontece no original, é problema do carregamento no blogue]. / Género relato de vivências; memórias.


Alexandra

[farei comentário em breve]

Vanessa C.

Vanessa C. (13,5) / Leitura, dicção Boa, mas, a partir de certa altura, com ligeríssima velocidade a mais. / Construção narrativa É um texto cronológico, bastante focado nos aspectos mais «denotativos» (isto é, nos dados objectivos: identificação, idade, percurso escolar, etc.) Dado até o cenário escolhido, que parece propício à imaginação, não teria sido descabido acrescentar alguns dados «conotativos» (uma solução possível seria conceber um texto quase como uma resposta a um «retrato chinês» ou a um «inquérito de Proust»). Em termos de imagens, a primeira versão do filme — que não está aqui mas que vi — podia ter sido cruzada com esta. Estas imagens representariam o que houvesse de mais psíquico; o cenário do primeiro filme seria bom para o texto da apresentação, convencional e informativa. / Texto A abordagem, muito cronológica, torna-se difícil de gerir em termos de sintaxe, porque implica sempre as mesmas estruturas. Falhas: dois dos «onde» parecem-me mal usados; também me pareceu ouvir «que gosto muito» em vez de «de que gosto muito». / Regras Cumpre todas. mas esperararia um pouco mais de duração. / Género Autobiografia; retrato