Sexta
João C. (15) / Leitura, dicção Leitura segue demasiado a pontuação escrita (de um texto que não é fácil, por que é mais para ler do que para dizer). / Texto Texto é bom (criativo, brincalhão, difícil aliás de ser lido em voz alta, por ser irónico e arriscar uma sintaxe sofisticada). / Construção narrativa Álbum de fotos é a âncora, o pretexto. No final, acaba por funcionar bem a recuperação do momento da enunciação (e o azar do corte da electricidade em Lisboa). Música é apropriada. / Regras Cumpre todas. / Género Autobiografia.
Bárbara (14-14,5) / Leitura, dicção Boa leitura (boa dicção, ritmo e naturalidade). / Texto Texto certinho, mas demasiado esquemático (gosto disto e daquilo; sou assim e assado). / Construção narrativa As imagens vão representando ou simbolizando as referências, o que ritma o texto (o que também o terá condicionado). / Regras Diapositivos (não filme). / Género Auto-retrato.
Zé Diogo
Zé Diogo (14,5) / Leitura, dicção Bastante razoável (uma ou outra hesitação no «ataque» de algumas frases). / Texto Texto bonzinho (com alguns lugares comuns, o que no estilo poético adoptado se compreende). / Construção narrativa A boa escolha de imagens (que infundem ternura) valoriza o texto (que é mais «abstracto» mas vai seguindo a mesma cronologia). / Regras Diapositivos (não filme). Música deve exceder o tempo permitido (mas talvez não esteja sujeita a direitos.) / Género Autobiografia (poética).
Cátia («Um momento»)
Cátia, «Um momento» (16) / Leitura, dicção Texto bem lido: de modo muito audível (com clareza e expressividade devidas). / Texto Uso da 2.ª pessoa e, no entanto, bom texto de 1.ª pessoa (com ligeiríssimas cedências a frases feitas) / Construção narrativa Imagens, música e texto articulam-se bem (a aparente simplicidade do texto é completada pela narrativa nas imagens). / Regras Cumpre todas. / Género Relato de vivências.
Sara
Sara (15,5-16) Leitura, dicção Boa leitura (pausada, com ênfase nos momentos próprios). Texto Consegue ser descritivo-narrativo, sem deixar de ser emotivo (e fazê-lo em estilo relativamente leve, sem pirosices). Há alguns lugares comuns prescindíveis: «É incrível»; «Desde os primórdios dos tempos»; «Só há uma: esta e mais nenhuma». Notei dois erros: «*Neste jantar foi uma das vezes» («Este jantar...»); «*um bem que se cuida» («um bem de que se cuida»). Construção narrativa Comentário a um momento real, que é obervado, primeiro, e que, depois, intersecta mesmo a narração (enunciado e enunciação encontram-se: «para que é que estás a filmar?»). Regras Cumpre todas. Género Relato de vivências (um instantâneo para futuras memórias de uma família).
Ricardo («As portas da minha vida»)
Ricardo, «As portas da minha vida» (15) / Leitura, dicção Leitura sem falhas mas com a dificuldade de o texto ser pouco extenso (ritmo pausado — o que é bom — nem sempre é fácil de manter). / Texto Texto bom, metafórico, que ganharia se fosse mais cheio com pormenores, alusões a passado. / Construção narrativa Boa ideia a de fazer tudo decorrer de portas (da minha vida). Aconselhar-se-ia maior desenvolvimento a propósito de cada porta. / Regras Feito em formato não arquivável. / Género Alusões autobiográficas; auto-retrato.
João F.
João F. (14-14,5) / Leitura, dicção Discurso oral correcto (embora, em geral, não lido, o que o torna mais natural). Aqui e ali som difícil de ouvir. / Texto & Construção narrativa Boa ideia a de ir mostrando locais, associando-os a vivências. Aparecimento de nova personagem no final funciona bem em termos narrativos. [Não gostei da parte em que assumes o perigo de estar no cimo do prédio. Por favor, pensa mais na estupidez de correres tais riscos.] / Regras Cumpre todos. / Género Autobiografia, relato de vivências.
Filipa
Filipa (15,5) / Leitura, dicção Boa leitura, muito pausada (como convém). / Texto Bom texto (embora mais por se articular bem com as imagens — e estas o valorizarem). / Construção narrativa Ritmo dos diapositivos implica lentidão (que acaba por tornar a leitura coloquial, natural). / Regras Diapositivos (não filme). / Auto-retrato (com alusões autobiográficas).
Joana C. [microfilme ainda não arquivado]
Joana C. (13,5-14) / Leitura, dicção Boazinha. Por vezes, demasiado pontuada (pontuação oral não tem de ser a da escrita). Certo afogueamento (cansada por subida da serra?). / Texto Texto correcto mas quase de 3.ª pessoa (no fundo, do género didáctico). O narrador acaba por estar pouco presente. / Construção narrativa Vai-se caminhando e narrando. (Eu defenderia que o mesmo estilo de captação de imagens e de leitura servisse uma narrativa mais introspectiva.) / Regras Em formato que não permitiu nem o arquivo nem a visualização em aula. / Género Relato de vivência (em estilo um tanto impessoal).
Raquel [microfilme ainda não arquivado]
Raquel (15-15,5) / Leitura, dicção Boa leitura, embora um pouco escondida pela música. / Texto Bom texto (às vezes, perto dos lugares comuns, mas sem nunca neles cair). / Construção narrativa Cidade serve de pretexto para um auto-retrato. / Regras Feito em formato não arquivável. / Género Relato de vivências; auto-retrato.
Sofia
Sofia (15-14,5) / Leitura, dicção Bastante razoável (mas podia ter sido mais ensaiada: conhecendo o nível habitual da leitura em voz alta da autora, convenço-me de que ligeiras hesitações na «pontuação», na segunda parte sobretudo, devem significar que esta leitura não foi tão repetida como poderia ter sido). / Texto Bom. Apenas dois casos em que escolheria outras expressões: omitiria «tal como anteriormente tinha referido» (o estilo era introspectivo, entre o poético e o memorialístico, enquanto a expressão é demasiado burocrática); em vez «relembra-me», deve ficar «lembra-me». / Construção narrativa Banco filmado polariza memória de vivências, o que é uma boa ideia. / Regras Cumpriu todas [no final, há um desfasamento entre imagem e som — ficando o ecrã a negro antes do texto terminado — que não acontece no original, é problema do carregamento no blogue]. / Género relato de vivências; memórias.
Alexandra
[farei comentário em breve]
Vanessa C.
Vanessa C. (13,5) / Leitura, dicção Boa, mas, a partir de certa altura, com ligeríssima velocidade a mais. / Construção narrativa É um texto cronológico, bastante focado nos aspectos mais «denotativos» (isto é, nos dados objectivos: identificação, idade, percurso escolar, etc.) Dado até o cenário escolhido, que parece propício à imaginação, não teria sido descabido acrescentar alguns dados «conotativos» (uma solução possível seria conceber um texto quase como uma resposta a um «retrato chinês» ou a um «inquérito de Proust»). Em termos de imagens, a primeira versão do filme — que não está aqui mas que vi — podia ter sido cruzada com esta. Estas imagens representariam o que houvesse de mais psíquico; o cenário do primeiro filme seria bom para o texto da apresentação, convencional e informativa. / Texto A abordagem, muito cronológica, torna-se difícil de gerir em termos de sintaxe, porque implica sempre as mesmas estruturas. Falhas: dois dos «onde» parecem-me mal usados; também me pareceu ouvir «que gosto muito» em vez de «de que gosto muito». / Regras Cumpre todas. mas esperararia um pouco mais de duração. / Género Autobiografia; retrato
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