Sunday, September 16, 2007

Avaliação do 10.º 5.ª

Aluno a aluno, primeiro, repete-se a informação dada em meados de Novembro; depois, põe-se a informação relativa a Janeiro e metade de Fevereiro (começando-se por recuperar o final do 1.º período).

Catarina
[Informação até começos de Novembro
Acho-a com um nível de empenho igual ao dos melhores momentos dos anos anteriores. Este ano tem sido mais regular a fazer os tepecês (falhou um apenas). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 8. (É uma nota que mostra que não houve estudo. Espero que, desta vez, no próximo teste de gramática, haja pelo menos um relance prévio às folhas das aulas.) Esta classificação acabou por «estragar» o que tinha de outras áreas.
Neste 2.º período teve melhores leituras em voz alta (de Bom) do que no período passado (tinham sido de Suf+). A escrita foi de 15. Esteve bem na compreensão de textos (até melhor do que no período anterior). Enfim, é só preciso melhorar em gramática.

Filipa (Abreu)
[Informação até começos de Novembro
Trata-se de uma boa aluna. Escreve bem (tanto que ainda nem notei ainda algum tipo de falhas nas redacções cuja correcção devesse aqui recomendar). Também em aula e em casa tem trabalhado bem. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No tal trabalho de gramática veio a ter 17,5, o que mostra o rigor com que trabalha (em aula e, decerto, também em casa).
Nos questionários de compreensão de textos tem tido agora sempre pelo menos Bom- (no 1.º período não fora tão regular nesta área da leitura propriamente dita). A leitura em voz alta já foi agora de 16 (no 1.º período fora um pouco menos, excepto talvez no microfilme). A escrita tem sido de 16,5-17.
É difícil fazer recomendações para melhoria, porque nada vejo que deva alterar na sua maneira de trabalhar.

Beatriz
[Informação até começos de Novembro
Em geral, tem feito os trabalhos de casa (mas nem sempre os tem feito tão completos como gostaria). Em aula, também deve procurar aproveitar mais o tempo para cada tarefa (sinto que demora um tanto a perceber o que se pretende, por ainda não estar habituada a um estilo de trabalho mais autónomo — o que é perfeitamente natural). Na escrita, há progressos a fazer, por exemplo, na acentuação. Recomendo também o treino da leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 15.
A sua área mais fraca (neste período, como já no anterior) tem sido a leitura em voz alta: cerca de 13. Poderia talvez treinar em casa, sozinha, a leitura em voz alta.
As suas redacções têm sido de 14-15. (Não me entregou foi os tepecês que constituíam reformulações de redacções.) Nos questionários de compreensão de textos, em média, Suf. Estou contente com o seu trabalho (excepto no que se refere às tais reformulações não entregues).

Carolina
[Informação até começos de Novembro
É aluna inteligente e que tem trabalhado em aula devidamente. Escreve bem. Há apenas alguns aspectos de sintaxe a ir melhorando (que vêm de querer usar estruturas que ainda não domina, o que até é bom sinal). Falhou dois tepecês (um deles é recente, talvez o venha a entregar ainda). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 15,5.
Tem continuado a trabalhar bem em aula (as conversas parecem não prejudicar a sua concentração nas tarefas). Tem feito os tepecês sempre.
Na leitura em voz alta, a média neste período será 15. Mostrou, de novo, ter capacidades de compreensão de textos. Escrita, em média, de 15,5 (mas ainda pode melhorar, sobretudo a pontuação).

Diogo
[Informação até começos de Novembro
Inicialmente, o seu trabalho em aula foi menos rigoroso do que costumava ser (já o conheço desde o 7.º ano), por estar ao lado de Pedro. Veremos se agora, sozinho, regressa à arrumação que costuma ter. Falhou dois dos tepecês mais recentes. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 11.
Melhorou ligeiramente as suas notas em compreensão de textos (mesmo assim, ainda é a sua área mais fraca). Os escritos têm sido de 10-11. A leitura em voz alta anda pelo 11,5.
Tem feito sempre os tepecês. Tem correcta atitude de trabalho em aula.

Dulce
[Informação até começos de Novembro
Tem cumprido completamente (em casa e em aula). Não tem dificuldades na escrita. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 11,5. Terá sido esta a sua área mais fraca.
Neste 2.º período, faltou a algumas aulas, o que faz que me falhem trabalhos seus. Também falhou um dos tepecês pedidos (e sequente reformulação). Na aula continua muito concentrada e a trabalhar conscienciosamente.
Na escrita, tem andado pelo 14,5 ou 15 (como já no 1.º período). Os questionários de compreensão de textos mostram que a sua leitura é de Suf+ (já no 1.º período mostrara não ter dificuldades neste domínio). A leitura em voz alta é de 14,5-15 (estivera pior no 1.º período), mas só a ouvi agora uma vez, precisamente por ter faltado.

Filipa (L.)
[Informação até começos de Novembro
Não teria dificuldades na disciplina (tem capacidades muito razoáveis de escrita; é inteligente), mas não tem tido a atitude que é preciso ter para se ter aproveitamento nesta disciplina: tem falhado boa parte dos tepecês; em aula, tem comportamento que me incomoda (porque sempre renitente a fazer as coisas com o devido empenho). As tarefas são resolvidas rapidamente, sem o rigor ideal. Não escreve nada mal, mas os seus textos ressentem-se da falta de aplicação (a acentuação fica muitas vezes por fazer). Poderia (poderá) ser das melhores alunas, mas até aqui considero o seu aproveitamento negativo. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
Quer no resto do 1.º período, quer nesta primeira metade do segundo, manteve-se a situação que tracei em Novembro.
Em gramática, testada no final do 1.º período, a Filipa teve nota fraca (8,5), resultado de, sem dúvida, não estar empenhada nos momentos em que esta matéria mais informativa — a única matéria em Português, de certo modo — foi abordada. (E, claro, não houve decerto nenhum estudo em casa. Mas isso nem seria grandemente necessário.) Ainda no 1.º período, continuou a falhar os tepecês (as redacções).
Já no 2.º período, continua a não fazer os tepecês (até tenho pedido menos, mas os que tenho marcado não os faz). As faltas que deu também levaram a que não fizesse quatro trabalhos que pedi em aula e que classifiquei.
Esteve bem em dois questionários de compreensão (escrita; oral). Nas redacções pedidas em aula, foi sempre «evasiva» (escrevendo pouco, demasiado pouco, aparentemente apenas para despachar a tarefa). As restantes tarefas em aula cumpre-as também assim: fá-las mas com rapidez excessiva (ficando os resultados aquém do que as suas capacidades consentiam; embora, reconheça-se, em nível não inferior a de outros colegas que até se empenham mais).
Enfim, tem de fazer o que houver a fazer em casa; em aula, tem de fazer com mais um pouco de gosto (ou, se não quiser gostar, com mais rigor).
É engraçado que, numa avaliação de Português convencional — um ou dois testes e pronto —, a Filipa até talvez conseguisse ter positiva. Neste caso, porém, vai ter mesmo de fazer o que é pedido (em casa) e ser em aula mais demorada a fazer as coisas.

Lena
[Informação até começos de Novembro
Na escrita, há que progredir na pontuação, sobretudo, e em alguma ortografia. Nas tarefas em aula, começou a ser mais rápida (depois de uma fase inicial em que se «desligava» bastante da aula), mas há que ter cuidado em não perder muito tempo em conversas com Ana ou com Marta. Deve desenvolver a capacidade de compreender os textos (o que implica a concentração que estou a recomendar; e também, futuramente, a leitura do máximo de livros de que goste). Também a leitura em voz alta deve ser treinada (pode fazê-lo em casa, sozinha). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 7.
Neste período, já faltou a algumas aulas (o que faz que não tenha feito algumas das tarefas com que agora poderia eu contar nesta descrição).. Nos trabalhos de escrita tem andado pelo 10-11 (mas falhou dois tepecês). Na leitura em voz alta, Suficiente. A compreensão de textos é a área em que tem falhado mais. Veremos se desta vez sobe a nota da gramática (que testarei proximamente) e se entrega, finalmente, o microfilme.
Por vezes, fala demasiado com Ana. Nas tarefas, deve procurar não ser tão despachada. De qualquer modo, acho que há progressos (embora as faltas a aulas não ajudem).

Ion
[Informação até começos de Novembro
Vamos ver. É claro que, para as matérias do 10.º ano, o Ion não terá proximamente capacidades suficientes. Estarei atento aos progressos nos conhecimentos linguísticos. Passarei a dar o máximo de trabalhos de casa exequíveis (mas ele que os faça ele próprio).]

Informação em meados de Fevereiro
As tarefas em que tem feito em conjunto com o resto da turma foram sobretudo as que envolviam leitura em voz alta. Nessas leituras percebeu-se que consegue imptimir bom ritmo à leitura (havendo, é claro, falhas na exacta fonética). O seu microfilme, sobretudo na parte inicial, conseguiu seguir o género pedido (ainda que ache que podia o texto estar mais elaborado; poderia o Ion ter pedido ajuda a colegas).
Nas tarefas em aula, nem sempre tem estado tão diligente quanto deveria (mas, até certo ponto, é compreensível, já que os exercícios de gramática que lhe tenho dado são desinteressantes). Leu um livro (diário de adolescente chinesa). Gostava que agora fizesse o bibliofilme estipulado para o resto da turma.

Joana (Borges)
[Informação até começos de Novembro
Já a conheço desde o 7.º ano. Tem trabalhado com aplicação (em casa e em aula), mas tem de melhorar o «acabamento» das suas tarefas. É altura de a escrita, que é criativa, progredir quanto à correcção da sintaxe e da ortografia. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 9,5.
Uma área em que está a falhar bastante é a da compreensão dos textos (as notas têm sido fracotas neste 2.º período, como já aliás no primeiro). Na escrita, Suficiente (e não me entregou a reformulação de um conto). Leitura em voz alta mantém-se cerca de Suf+. Não estou descontente com o trabalho da Joana.

Joana (Figueiredo)
[Informação até começos de Novembro
Tem boas capacidades para a disciplina (escreve sem dificuldades; é aluna inteligente). Ultimamente, não tem vindo às aulas. Até aí — pelo menos, desde que saiu da carteira onde estava com Filipa —, trabalhou aceitavelmente (embora com alguma desarrumação: ligeiros atrasos à chegada à aula; livro tardiamente trazido; esquecimento de um ou outro tepecê). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

João (Marçal)
[Informação até começos de Novembro
Já nos conhecemos desde o sétimo. Tem sido sempre cumpridor. Conselho: nos tepecês, procurar fazer sempre sozinho (mesmo que não entregue logo ou que o trabalho fique mais pequeno). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 9,5.
Neste segundo período, tem continuado a cumprir o melhor possível. Fez todos os tepecês. Nas aulas, parece-me sempre atento (talvez haja algumas tarefas feitas com menos cuidado, mais à pressa, mas posso estar a ser injusto). A compreensão de textos mantém-se como área em que o João falha mais. Na escrita tem andado cerca do 11-12 (e há progressos relativamente aos anos anteriores). Leitura em voz alta foi agora de 11,5-11.

João (Garrido)
[Informação até começos de Novembro
Não tem dificuldades na escrita (pode melhorar a acentuação das esdrúxulas). É criativo, tem trabalhado bem em aula. Falhou alguns tepecês (mas creio que relacionados com o período em que esteve a faltar). Pode recuperar alguns destes trabalhos, parece-me. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 9,5. A gramática será a sua área mais fraca. Deve rever o que demos agora para o próximo trabalho de gramática, a fazer dentro de dias.
No resto, estou contente com o seu trabalho, até porque se consegue concentrar bem nas tarefas da aula. Na compreensão de textos teve em geral notas fracas (positivas por pouco). Preparou os textos?
Na leitura em vos alta, Suf+ (creio que conseguirá melhor). Na escrita Suf +, em média (boas ideias, mas a pontuação tem de ser mais cuidadosa).

Júlia
[Informação até começos de Novembro
Não tenho razões de queixa quanto a empenho em aula, mas deve procurar ser sempre rigorosa na resolução das tarefas (costuma haver nos seus escritos falhas de ortografia, de acentuação, devidas, em parte, decerto a pouca revisão, a pouca releitura). Ultimamente, falhou tepecês. Evitar chegar atrasada! Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 11,5.
Neste 2.º período tem esquecido as reformulações que tenho pedido como tepecê. Também tem tido fracas notas nos questionários de leitura (decerto porque não preparou textos). Escrita, em média de 11 (mas há a falha de tepecês!). Leitura em voz alta: 13,5-13.
Tem descido, até na concentração em aula (parece-me).

Marta (Ferreira)
[Informação até começos de Novembro
Não parece ter dificuldades na disciplina (escreve bem, por exemplo). Mas tem falhado tepecês, o que, nesta disciplina, não pode acontecer (e se reflecte muito no aproveitamento: são redacções que ficam por fazer). Corrigir este aspecto, porventura recuperando até trabalhos anteriores. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 11,5.
A leitura em voz alta da Marta é boa (fora de 13 no 1.º período, mas já lhe registei agora catorzes). Também a escrita é de Bom-, pelo menos. Já o fora assim no 1.º período, quando, porém, falhou muitos tepecês (de redacções); também neste 2.º período já falhou as reformulações de textos que lhe pedi. Não tem tido grandes resultados na compreensão de textos (leu em casa os textos? decerto que não).
Trata-se de aluna com capacidades, que poderia ter melhor nota se não descurasse um empenho regular (sobretudo em casa).

Pedro
[Informação até começos de Novembro
Desde que está em carteira sozinho, tem melhorado muito (na primeira fase do período, distraía-se demasiado na conversa com Diogo, o que fazia que não cumprisse as tarefas). Tem falhado todos — ou quase todos — os tepecês (e, portanto, o seu aproveitamento não pode ser positivo). Não tem especiais dificuldades na escrita (alguns erros de ortografia), mas pouco tem escrito. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No tal trabalho de gramática do 1.º período, viria ter 7,5 (o que confirma a total falta de trabalho em casa que aconteceu no 1.º período). Não chegou também a entregar um trabalho importante (microfilme, para avaliação da expressão oral).
Neste período, já tem feito os tepecês (os mais visíveis, pelo menos). É importante que um deles, mais extenso, o bibliofilme, não o venha a falhar agora.
Tem continuado a mostrar boa leitura em voz alta (14-15,5). Nos questionários de compreensão de textos tem estado entre a positiva e a negativa (mas preparou a leitura em casa? creio que não); aliás a própria leitura das minhas fichas precisa de ser mais atenta. O trabalho em aula, em geral, e a redacção ganhariam em ser menos «à primeira» (rever a pontuação; ver bem as indicações dadas).
Para o próximo teste de gramática deve reler o que se fez em aula à volta desses assuntos.
Tem melhorado o Pedro.

Tiago
[Informação até começos de Novembro
Já o conheço desde o 7.º ano. Os dois últimos trabalhos de casa foram feitos com pouco rigor (ou não foram feitos). Em aula é sempre empenhado, mas é preciso não se contentar em «ir fazendo», é preciso tentar fazer com mais demora. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 8,5.
Por vezes, em algumas aulas, tem havido demasiada conversa. Em geral, o Tiago sabe dedicar-se às tarefas sem demoras (deveria talvez dar mais tempo ao acabamento dos textos, à releitura). Em geral, tem feito os tepecês.
A escrita tem sido de Suf-/Suf. A leitura em voz alta é de Suf. A compreensão de textos vai oscilando bastante. Não estou desiludido com o percurso do Tiago, mas queria que fizesse esforço para não se atrasar em gramática. Na escrita, ir vigiando mais os erros.

Patrícia
[Informação até começos de Novembro
Tem boa atitude em aula (cumpre as tarefas com empenho e concentação). Não tem dificuldades na escrita, mas há falhas de ortografia que tem de começar a evitar (a leitura de livros pode ajudar nisso também). Falhou dois trabalhos de casa (mas admito que ainda vá trazer algum deles). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 12.
A Patrícia tem mantido a boa concentração em aula. Os trabalhos de casa também os tem feito sempre (ou quase sempre). Neste 2.º período, a escrita tem sido de Suf+, em média. A leitura em voz alta é também de cerca de 13, até agora. Como já acontecera no 2.º período, os questionários de compreensão de textos tiveram classificações variadas (notando-se assim que ainda há certa insegurança neste domínio). Gostava que desta vez tentasse fazer mesmo o trabalho de bibliofilme.

Bárbara
[Informação até começos de Novembro
Tem falhado a maior parte dos tepecês (o que já bastaria para não ter aproveitamento positivo; acresce que precisa de treinar bastante a escrita — pontuação e, em geral, a sintaxe devem ser melhoradas, e por isso as redacções em casa seriam úteis). Recentemente, em aula, também me parece pouco concentrada a resolver as tarefas. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 13. Fechando as considerações sobre o 1.º período: a Bárbara mostrou que tem capacidades (não teve notas demasiado fracas em compreensão de textos; leu em voz alta de forma pelo menos suficiente; teve redacções de 13-14; uma nota razoável em gramática), ao lado de uma certa «desarrumação« (chegadas à aula; tepecês por fazer; microfilme não entregue, apesar de feito).
No 2.º período talvez que o problema dos tepecês se tenha atenuado (veremos no fim); a compreensão de textos continua a ser a sua área mais fraca (desta vez, média de Suf/Suf-); leitura em voz alta de Suf+ agora. Escrita na zona do Bom-/Bom. Parece-me que tem levado o trabalho de modo mais rigoroso, mas ainda acho que vale mais do que estes resultados (e é preciso que o relativo maior empenho que tem mostrado se mantenha com regularidade).

Ana (Estêvão)
[Informação até começos de Novembro
Não tenho grandes razões de queixa quanto a empenho em aula, embora me pareça que há alguma demora nas tarefas, o que é devido a ficar a Ana a falar um pouco com a Helena. Tem feito os tepecês (falhou um, no entanto). Deve progredir na compreensão dos textos (ler o máximo em casa; concentrar-se nos textos que em aula peça para lerem). Também a escrita ainda tem de melhorar (há demasiados erros de ortografia e de pontuação); procurar reler sempre o que escreva. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
Ainda sobre o 1.º período. Teve 10 no teste de gramática, o que quer significar que futuramente tem de estudar mais (ou estar mais concentrada aquando das explicações em aula). Não cumpriu alguns tepecês (e, no final, entregou, à pressa, alguns que deveria ter feito com outro cuidado bem mais cedo); e ainda estou à espera de microfilme que me devia ter enviado (mesmo que tivesse havido extravio no correio electónico — como, salvo erro, alegou —, deveria já ter entretanto tratado do assunto de novo). Enfim, tem de ser mais responsável nestes compromissos. Por exemplo: já falhou agora um tepecê, que era a simples reformulação, passagem a computador, de redacção feita em aula. Também não terá lido na íntegra a obra que ficou combinado ler em férias.
Até porque não tem grandes resultados na compreensão de textos (sempre entre o Suf- e o Insuf), tem de ser mais responsável nas tarefas que haja para fazer (de escrita, de oralidade) e talvez também ir estudando o que se der de gramática. Se não, arrisca-se a ter a negativa que lhe devia ter dado no 1.º período.

Marta (Mensurado)
[Informação até começos de Novembro
Depois de, inicialmente, ter mostrado bom empenho, tem estado agora um pouco desarrumada (como se não se tivesse habituado ao estilo do ensino público, que implica mais autonomia — e se tivesse deslumbrado com as aparentes facilidades da nova escola).
Tem falhado vários tepecês. Chegou algumas vezes à pressa. Já esqueceu o manual. Não tem dificuldade de maior na disciplina, é inteligente, mas não considero que esteja a ter o aproveitamento devido. Leitura em voz alta deve ser treinada (em casa, sozinha). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No tal trabalho de gramática viria a ter 10 (futuramente deve estudar, ser mais «arrumada»; por exemplo, agora para o teste de gramática que faremos no final do 2.º período deveria reler a matéria correspondente). Na segunda parte do período passado não fez nenhum dos tepecês (e também não entregou o microfilme pedido). Neste período também já falhou duas reformulações de texto pedidas para casa.
Recentemente, achei a sua leitura em voz alta melhor do que no período passado. Em certas aulas, a Marta desperdiça muita concentração em conversas. Também já houve faltas e atrasos.
A Marta tem capacidades interessantes. Porém, ainda não consegue — de modo continuado, pelo menos — trabalhar em aula com autonomia. Também importante: cumprir as tarefas que venham a ser passadas (bibliofilme; outros tepecês; estudar gramática; ter as folhas dentro de dossiê, de modo a consultá-las efectivamente).

João (Baila)
[Informação até começos de Novembro
Já o conheço desde o 7.º ano. Vem do 10.º 4.ª, turma que também era minha (e tinha aí sido cumpridor, como costuma ser). Recentemente falhou dois tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Informação em meados de Fevereiro
Tem havido pouco aproveitamento das muitas capacidades que tem. Quando estava no 10.º 4.ª, ia fazendo os tepecês. Na nova turma, tem falhado quase todos (ou todos!) os trabalhos de casa.
No 1.º período teve boa nota a gramática (15) confirmando o que lhe conhecia de anos anteriores, uma especial sensibilidade linguística, gramatical. Também na escrita em aula esteve entre Suf+ e Bom- (mas se eu fosse a contar como zeros as redacções passadas para casa e que falhou...). Também na compreensão de textos tem resultados razoáveis. Leitura em voz alta já era de 14e agora até tem subido para o Bom.
Enfim, tem havido bastante desperdício. Podia ser um bom aluno. Está a ser um aluno que vive da inteligência, da facilidade com que se concentra em aula, mas que não tem cumprido as tarefas que o desenvolveriam (e que implicam algum esforço em casa).
Não deixar de fazer o trabalho de bibliofilme.

Enoque
[Informação até começos de Novembro
Já o conheço desde o 7.º ano. Vem do 10.º 4.ª, turma que também era minha. Continua a falhar os tepecês. Se não corrigir este aspecto, não terá positiva. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 9,5. Há, portanto, que estudar alguma coisa — relancear as folhas, por exemplo — para o teste, que aí vem.
Neste 2.º período continuou a falhar tepecês.
Compreensão de textos (quase sempre insuficiente no 1.º período) subiu agora ligeiramente. Leitura em voz alta: Suf +. Escrita: Suf-/Suf.
Digo o mesmo de sempre: tem de haver alguma «arrumação». Não basta ser inteligente e, reconheço, correcto e concentrado em aula. Sem algum trabalho em casa, sem levar materiais para a aula, não dá.

Susana
[Informação até começos de Novembro
Já a conheço desde o 7.º ano. Como sempre, tem cumprido completamente (reporto-me também ao começo do ano, feito no 10.º 1.ª, onde também era minha aluna). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em meados de Fevereiro
No trabalho de gramática feito no final do 1.º período teve 12 (espero que no próximo trabalho deste domínio, a fazer agora no final do 2.º período, suba um pouco).
Na leitura em voz alta tem andado, já desde o 1.º período, entre o 14,5 e o 15,5. A escrita é a outra área em que também tem estado sempre bem (tem tido entre 14 e 15), embora a pontuação (vírgulas, pontos finais) deva melhorar. Também nunca falha os tepecês.
Na compreensão de textos ainda não é completamente regular (em geral, tem andado pelo suficiente e, se é verdade que já teve um Bom-, também já teve insuficientes nestes questionários): todo o treino que puder ter de leitura de livros será decerto muito vantajoso. Em aula, trabalho sempre concentrado.

Frederico
Informação em meados de Fevereiro
Só ingressou na turma em Janeiro. De qualquer modo, conheço o Frederico já desde o sétimo ano. Gostei da sua primeira redacção (13) e gostei que tivesse entregado a sua reformulação. Já a segunda redacção que lhe vi a achei pouco trabalhada, pouco revista. Essa revisão do que escreve, esse cuidado em tentar melhorar e corrigir o que acabou de lançar no papel, é muito importante os faça sempre.
Creio que não tem falhado tepecês (e, ao contrário do que foi acontecendo em anos anteriores, é indispensável que não descure agora este aspecto). Duas áreas em que tem de progredir estão relacionadas com leitura: compreensão de textos (nos testes que fizemos teve sempre nota fraca) e leitura em voz alta. Conselho: ler em casa livros; ir treinando a leitura em voz alta sozinho.
Não sei como estará em gramática (mas convém preparar-se para o próximo trabalho neste domínio).