Sunday, September 16, 2007

Avaliação do 10.º 6.ª

Aluno a aluno, primeiro, repete-se a informação dada em meados de Novembro; depois, põe-se a informação relativa a Janeiro e metade de Fevereiro (começando-se por recuperar o final do 1.º período).
Alexandra
[Informação em meados de Novembro:
Em aula, parece empenhada. Ao contrário, nem sempre tem cumprido os trabalhos de casa (o que nesta disciplina é fundamental: são redacções que ficam por fazer). A sua escrita, apesar dos erros de ortografia típicos, parece interessante (mas há que fazer as redacções...). Esteve bem nos questionários de compreensão de textos. Leitura em voz alta é suficiente. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 7,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Insuficiente. Na leitura em voz alta manteve o nível observado antes: Suficiente. Na escrita, teve agora redacções de apenas 11 e, sobretudo falhou aulas e tepecês, pelo que ficaram por fazer várias redacções. Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme).
Aspecto que a tem prejudicado é a falta a aulas (ficam depois os tepecês por fazer, além das tarefas da aula). Em geral, quando em aula, trabalha com concentração.

Ana R.
[Informação em meados de Novembro:
Em aula, estou bem impressionado com a disposição da Ana este ano. Apesar de conversar bastante, na altura de fazer as tarefas parece-me estar mais eficiente do que nos maus momentos dos anos anteriores. Já nos trabalhos de casa não está a cumprir. Esteve aceitavelmente nos questionários de compreensão de textos; na escrita está negativa, porque falhou os tais tepecês. Outro aspecto a corrigir é o da pontualidade/assiduidade. Quando testar a gramática, é provável que a falta a certas aulas se venha a notar.]

Informação em 27-1-2008
A nota negativa do 1.º período deveu-se a ter falhado vários tepecês (umas redacções, um trabalho de microfilme). No resto, não esteve mal. Considero que, em aula, tem estado focada no trabalho (por vezes, falou demasiado com Mónica, o que atrasou um pouco as tarefas).
Conhecendo-a desde o sétimo ano, vejo que as suas capacidades se vão consolidando, mas de forma menos rápida do que aconteceria se fosse regular (completa) no empenho, que lhe sinto um tanto intermitente. A assiduidade também é crucial. Por exemplo, já faltou agora a uma aula em que fizemos um trabalho de oralidade (em que decerto se teria saído bem, se tivesse estado presente).
Enfim, se fizer um esforço para ser mais regular (não faltando, cumprindo trabalhos de casa, mantendo a atitude que tem tido em aula), decerto melhorará o seu aproveitamento (e a sua nota, claro).

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei em cima, na parte dedicada ao 1.º período — viria a ter 10.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf. Em aula, trabalha bem (agora que já está em novo lugar). Na leitura em voz alta baixou ligeiramente o nível observado antes: teve agora 11 (e faltou num dos dias em que testei a leitura em voz alta). Na escrita, em média, 11. Tem feito sempre os tepecês este período. Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme». Outro conselho: não faltar.

Ana M.
[Informação em meados de Novembro:
Falhou alguns tepecês (mas, se não me engano, correspondentes ao período em que esteve doente). Como sempre, tem feito boas redacções, lido bem em voz alta, resolvido as tarefas com toda a concentração, etc. Enfim, tem excelentes capacidades nesta disciplina. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 14,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Bom-. Em aula, trabalha sempre muito bem. Na leitura em voz alta subiu até ligeiramente o nível observado antes: 16,5-17.
Na escrita, não fez vários trabalhos (tepecês ou tarefas de aulas em que faltou). É este aspecto que deve ser melhorado. Os poucos escritos que lhe vi este período estão bons.

Cátia
[Informação em meados de Novembro:
Estou contente com o trabalho da Cátia: este ano não se deixou atrasar na entrega de tepecês; também ainda não a vi a fazer trabalhos de Francês nas minhas aulas (a sério: há uma regularidade de concentração, uma maturidade, que talvez não houvesse em anos anteriores). Teve das melhores notas na compreensão de textos. Na escrita, ainda há alguns erros (sobretudo de acentuação), mas não estará longe do Bom pequeno. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 12.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf(-). Em aula, tem trabalhado bem. Na leitura em voz alta tem, manteve aproximadamente o nível médio observado antes: Suf+ (tem chegado algumas vezes ao Bom-). Na escrita, tem tido cerca de 13,5-14. Tem feito sempre os tepecês.

Filipa
[Informação em meados de Novembro:
Aspecto a melhorar são os trabalhos de casa. Falhou os mais recentes. A escrita da Filipa é apenas suficiente, por isso tem todas as vantagens em fazer todas as redacções. (Na escrita, o que mais deve progredir é a acentuação.) Na compreensão de textos o seu nível parece aceitável. E a leitura em voz alta também não põe problemas. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 10.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Insuf+. Em aula, trabalha com aplicação. Na leitura em voz alta manteve (ou subiu ligeiramente) o nível observado antes: 13-13,5. Na escrita, mais ou menos essa mesma nota.
Falhou um tepecê este período. Além disso, não chegou a ler o livro que se decidira lesse nas férias.

Inês
[Informação em meados de Novembro:
Estou muito contente com o trabalho da Inês: em aula, resolve as tarefas com eficiência; também os trabalhos de casa os tem feito sempre. Escreve bem e não tem dificuldades a compreender os textos. A leitura em voz alta também é boa. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 15,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em geral Bom (mas teve também uma nota bastante mais fraca). Em aula, faz muito bem as outras fichas de leitura. Na leitura em voz tem subido o nível observado antes: 16,5 será média das suas leituras recentes (contra 14,5 no 1.º período). Na escrita, cerca de 16.. Tem feito sempre os tepecês. Não chegou a entregar um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Joana L.
[Informação em meados de Novembro:
Mantêm-se as capacidades que lhe venho gabando desde o sétimo ano (aliás, desde um pouco depois do início do sétimo ano) e que por isso vou agora evitar referir (mas refiro: muito boa escrita, boa compreensão dos textos, boa leitura em voz alta; boa concentração em aula). E este ano até parecia estar a ser rigorosa na entrega dos tepecês (falhou já dois, porém; mas, por exemplo, o texto em prosa para o concurso ainda o devia fazer). (Na escrita, não esquecer o acento nos casos do tipo «deixá-la».) Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 11,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve Suf+ e Insuf (falhou outros dois questionários). Na leitura em voz alta, 16,5 (em média). Os escritos que fez são bons, mas falhou vários tepecês (todos).
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Joana O.
[Informação em meados de Novembro:
Tem boa capacidade de escrita. Na compreensão de textos, não teve tão bons resultados (mas também não terá dificuldades excessivas). Lê bem em voz alta. Tem tido sempre toda a concentração em aula, empenho e eficiência, a resolver as tarefas (ainda que, como acontece com quase todos os alunos que não vêem das minhas turmas, ainda não esteja completamente autónoma a seguir os roteiros escritos). Falhou dois tepecês, aspecto que deve corrigir. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 10. (Tem obrigação de fazer bem melhor no que fizermos agora, neste 2.º período.)
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf. Em aula, costuma ser muito concentrada a resolver as restantes fichas de leitura. Na leitura em voz alta manteve o nível observado antes: 14-15. Na escrita, também continua pelo 14,5-15.
Tem feito sempre os tepecês. Ainda não conseguiu completar um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme». (Outro conselho: procurar ser mais pontual a chegar à aula. )

Joana C.
[Informação em meados de Novembro:
Tem trabalhado bem em aula e em casa. Escreve bem. Compreende bem os textos. A leitura em voz alta é boa. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 12,5 (tem capacidades para fazer melhor).
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf+/Bom-. Em aula, resolve sempre as tarefas com concentração. Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: esteve agora pelo 15,5-16 (contra apenas cerca de 14 no 1.º período). Na escrita, 15, em média. Tem feito sempre os tepecês.
É provável que, para um próximo trabalho de gramática, tenha de reler fichas, já que, tendo faltado bastante, não terá seguido algumas das aulas em que tratámos o assunto.

João (Carlos F.)
[Informação em meados de Novembro:
Não tem tido o aproveitamento de que seria capaz. Em leitura, falhou demasiado em qualquer dos questionários (por pouca aplicação?); na escrita, não fez vários tepecês (embora, quando fisesse os trabalhos, até ...). Tem falado demasiado para o lado; ainda não tem livro. Enfim, há que mudar bastante o seu empenho. Talvez devêssemos pensar em outro lugar, mais no centro da sala. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 8,5 (é nota só possível por não ter havido mínimo estudo).
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf-. Em aula, não deixa de fazer as tarefas, mas parece-me mais demorado a lançar-se ao trabalho do que poderia; fico também com a ideia de que muitas vezes está a falar com Pedro, enquanto explico (mas admito que seja impressão minha). Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: 13-14 (agora, contra 12,5 antes).
Na escrita, faltam-me várias tarefas suas, já que falhou vários tepecês (alguns até eram a simples reformulação de textos feitos antes) e também faltou em pelo menos uma aula em que houve redacção.

João M.
[Informação em meados de Novembro:
Não parece ter dificuldades na escrita, mas, como tem falhado vários trabalhos que eram para ser feitos em casa, não tenho assim tantos testemunhos da sua capacidade (o que tenho aponta para suficiente; se fizermos porém a média com que devia ter feito e não fez, temos média muitíssimo negativa); a acentuação é melhorável. Com efeito, os tepecês (as redacções) têm de ser feitos sempre (e o João falhou quase tudo). Teve resultados positivos na compreensão de textos. E a leitura em voz alta também parece bastante razoável. Nas tarefas da aula, parece-me, por vezes, demorado, ficando depois os trabalhos incompletos (como já disse, a propósito de outros, creio que há conversa excessiva nesta zona da sala). Enfim, o João tem capacidades, mas não tem tido — mais até em casa — o empenho necessário. E, claro, cuidado com a gramática (é uma área que só vou testar dentro de dias).]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 8,5 (tem de estudar agora muito mais, sobretudo se tiver faltado a aulas em que se deu matéria gramatical — e faltou bastante!).
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve um Insuf+ e um 10 (mas faltou em dois dias em que fizemos outros questionários!). Na leitura em voz alta manteve o nível observado antes: 14 (e faltou numa das aulas em que testámos esta área). Na escrita, tem tido agora melhores resultados (cerca de Bom-) e, sobretudo, já tem feito os tepecês. Mas também já faltou numa aula em que fizemos uma redacção.
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

João C.
[Informação em meados de Novembro:
Como de costume, tem tido em aula concentração muito boa, sendo sempre dos mais eficientes as fazer as tarefas. Falhou dois tepecês. A escrita tem sido boa (ora de bom ora de bom menos). Nos questionários de compreensão de textos teve média razoável. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 14.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf+. Em aula, mantém excelente concentração e é eficaz a resolver as tarefas. Na leitura em voz alta manteve o nível observado antes: 13,5-14.
Na escrita, andou agora sobretudo pelo 14. Tem feito sempre os tepecês (falhou uma reformulação, salvo erro).

Zé Diogo
[Informação em meados de Novembro:
Embora estranhasse o tipo de trabalho (no início sobretudo — mas ainda hoje —, precisava de muitas explicações adicionais, embora a tarefa estivesse já nas folhas ou tivesse sido apresentada antes), que implica mais autonomia do que aquela a que estaria habituado, quase sempre se empenhou em fazer o melhor possível (enfim, houve umas fases de desconcentração). Também tem procurado cumprir todos os trabalhos de casa. A sua redacção ainda está num suficiente bastante fraco (por vezes, mesmo na negativa), mas irá decerto melhorar, se continuar a praticar em casa e em aula (mas é preciso ir vendo as minhas emendas e rever tudo sempre com cuidado). A compreensão de textos também se mostrou fracota, mas não demasiado. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 10.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve um Suf+ e um 8 (tendo faltado aos restantes dois trabalhos mais formais nesta área); em aula, mantém empenho adequado, mas ainda não se habituou a ir lendo as fichas (é um aspecto que deve desnvolver: ser capaz de, sem eu estar a tudo explicar oralmente, ir seguindo o que se diz nas folhas). Fiquei com a ideia de que não leu o livro combinado para férias.
Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: cerca de 12 agora (contra 10,5 anterior). Na escrita, continua com notas de Suf-. É uma área em que tem de progredir: é preciso não se contentar com o primeiro resultado, vigiar mais os erros. Espero que os seus textos se tornem mais limpos, mais acabados. Reler sempre.
Em geral, tem feito os tepecês.

Mónica
[Informação em meados de Novembro:
Tem mostrado boas capacidades na compreensão dos textos; o mesmo se diga da leitura em voz alta. A escrita também tem sido boa (bom menos). Erro que tem de começar a evitar: pronominalizações indevidas (os «ficá-mos» por «ficámos», por exemplo). Tem trabalhado bem em aula e só falhou um tepecê. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 12.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf. Em aula, tem estado bastante mais eficiente do que quando estava ao lado de Ana. Na leitura em voz alta teve agora melhores resultados: 15,5.
Na escrita, 14,5, em média. Já falhou tepecês este período. Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme». (Enfim, o trabalho em casa ainda não é rgular como devia, e é o aspecto que convém melhorar. E a gramática.)
Chegou a ler o livro combinado para ler em casa? Creio que a Mónica faltou na aula em que fizemos esse controlo.

Pedro
[Informação em meados de Novembro:
Tem trabalhado bem em aula e em casa (falhou apenas um trabalho). É pelo menos razoável na compreensão de textos. Escreve bem (aspectos a melhorar: ver sempre se algumas vírgulas não deveriam ser substituídas por pontos, e se não devia vírgulas onde nada pôs; também a acentuação — das esdrúxulas, e não só — deve ser vigiada). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias. Leitura em voz alta tem sido Suf+.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 10,5. (Considerando as capacidades que tem, é nota que mostra que faltou estudo ou atenção em aula.)
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf. Em aula, julgo que pode aumentar a rapidez de resolução das tarefas.
Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: 13,5-14 (contra 12,5-13 no 1.º período). Na escrita, 13,5-14 será a média (falhou, ou esqueceu-se de me entregar, duas reformulações que pedira).
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Raquel
[Informação em meados de Novembro:
Escreve bem (aspectos a melhorar: acentuação das esdrúxulas; aqui e ali, alguma pontuação). Creio que compreende bem os textos (apesar de resultado fraco recente num questionário). Falhou tepecês, o que tem de corrigir. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 13.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf/Suf+ (e faltou a um outro questionário). Em aula, trabalha bem.. Na leitura em voz alta tem subido o nível observado antes: anda agora pelo 15,5 (13,5 no 1.º período).
Na escrita, até terá baixado (14). Sobretudo, já falhou vários tepecês este período. Este aspecto tem de ser revisto.

Ricardo
[Informação em meados de Novembro:
Nas aulas, tem trabalhado com concentração (afectado por alguma conversa que naquela parte da sala costuma haver?). Tem cumprido, quase completamente, os trabalhos de casa (falhou o texto em prosa para concurso). A sua redacção ainda é apenas suficiente (pontuação e ocupação da página são aspectos melhoráveis; também o hábito de explicitar sempre o sujeito — de que em português podemos, em geral, prescindir; acentuação das esdrúxulas). Compreende os textos sem dificuldades especiais, segundo depreendo dos questionários que fiz. Também é suficiente a leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 13,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf+. Em aula, tem trabalhado bem (mas nem sempre com a rapidez ideal).
Na leitura em voz alta manteve o nível observado antes: 13. Na escrita, em média, cerca de 13. Tem feito sempre os tepecês.

Sara
[Informação em meados de Novembro:
Tem trabalhado bem em aula. Escreve bem e não terá dificuldades na leitura (embora com maus resultados nos primeiros questionários que fiz; já no terceiro teve até tudo certo). Lê bem em voz alta. Aspecto a melhorar: fazer sempre os tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 11. (A gramática é a área em que pode/deve progredir mais.)
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf/Suf-. Em aula, trabalha sempre bem. Na leitura em voz alta subiu até ligeiramente o nível observado antes: 15,5-16.
Na escrita, a média dos trabalhos feitos é 14,5, mas já falhou tepecês este período (todos os de escrita).

Sofia
[Informação em meados de Novembro:
Pelos questionários de leitura que fiz, parece não ter dificuldades na compreensão de textos. A leitura em voz alta é também boa. Nas redacções tem oscilado entre o suficiente e o bom pequeno. Tem trabalhado bem em aula, mas já falhou tepecês (ora, como não lhe vejo dificuldades neste campo, tudo indica que, se treinar um pouco a escrita, pode fixar-se em notas já da ordem do Bom, o que aconselha a que não perca as oportunidades de redigir que são os tepecês). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 11,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf- (e faltou a um deles). É um domínio em que deve progredir. (Ler livros é o conselho de que me lembro.) Em aula, trabalha bem. Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: 15,5 foi a média agora.
Na escrita, média de 15. Tem feito sempre os tepecês.

Tânia
[Informação em meados de Novembro:
Em aula, creio que costuma estar concentrada e parece-me que vai cumprindo as tarefas. Não esteve bem nos questionários de compreensão de textos, mas ainda é cedo para dizer se se trata de dificuldades na leitura ou se foi azar esporádico. Na escrita, apesar de erros de acentuação e de pontuação (sobretudo), parece estar na zona do Suficiente e pode até talvez subir esta classificação; mas era preciso não falhar os tepecês, o que já aconteceu. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 10,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Insuficiente (faltando ainda a um outro questionário). Em aula, queria que, nos trabalhos mais individuais, evitasse trocar ideias com Vranda. Também pode melhorar a pontualidade.
Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: agora 13,5. Na escrita, mantém-se no Suf-. Tem feito sempre os tepecês.
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Tiago
[Informação em meados de Novembro:
Estou bastante contente com o seu trabalho em aula. No entanto, não tem cumprido boa parte dos tepecês, o que deve corrigir (até porque é aspecto determinante na avaliação). Teve bons resultados nos questionários de leitura, o que significa que tem boa compreensão dos textos. Na escrita, que é apenas suficiente, tem sobretudo de melhorar a acentuação. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei em cima — viria a ter 10,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf (faltou, porém a um outro trabalho). Em aula, trabalha bem. Na leitura em voz alta subiu ligeirissimmente o nível observado antes: 13.
Na escrita, tem média de 13 nas tarefas feitas (mas já falhou tepecês; e faltou a aula, ou aulas, em que houve redacção).
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Vanessa C.
[Informação em meados de Novembro:
Estou contente com o seu trabalho. Em aula, consegue focar-se no trabalho; em casa, tem sempre cumprido as tarefas (falhou apenas a do texto em prosa para concurso). Na escrita, faz alguns erros de acentuação (e de ortografia, em geral), mas que são advertíveis por regra (portanto, pode conseguir evitá-los futuramente, se estiver atenta às minhas correcções). A compreensão de textos, segundo vi nos questionários que fiz, tem ainda de melhorar. A leitura em voz alta está suficiente mais. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 13,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos teve, em geral, nota negativa ou perto disso. (É, com efeito, o seu domínio mais fraco.) Em aula, trabalha sempre bem.
Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: 13,5-14. Na escrita, média de Suficiente. Tem feito sempre os tepecês.
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Vanessa S.
[Informação em meados de Novembro:
O aspecto que mais urgentemente tem de melhorar relaciona-se com tepecês: de início, ainda os fez, os últimos já não. A escrita nem parece ter muitos problemas de sintaxe (embora haja bastantes erros ortográficos — a leitura de livros ainda será o melhor método para melhorar na ortografia). A compreensão de textos, pelos questionários que fiz, ainda tem de melhorar. A leitura em voz alta não me pareceu má. Não tenho razões de queixa quanto ao trabalho em aula, mas ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 11.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve dois Insuficentes + e um Bom- (faltando a um outro trabalho).
Na leitura em voz alta apontei agora resultado mais fraco do que no 1.º período: 12-12,5 (contra 14).
Na escrita, teve média negativa. Falhou um tepecê, mas uma outra reformulação também não feita com cuidado. E, no caso da Vanessa, ainda mais especialmente do que em geral, é preciso rever tudo com mais cuidado.
Ainda não consegui recolher um seu trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme) — haveria que tratar da conversão, agora de outro modo. Deve, além disso, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».
Ser mais pontual.

Vranda
[Informação em meados de Novembro:
Em aula está atenta, embora, por vezes, em algumas tarefas, fique demasiado hesitante (é natural, admito que possa estranhar algumas delas, mas deve procurar evitar essas demoras a começar os seus escritos). Uma vez percebida a tarefa, a Vranda mostra que tem escrita bastante razoável (não faz erros ortográficos; talvez possa melhorar a pontuação). Falhou já dois tepecês (evitar isto!). Pelos questionários de compreensão de textos, percebi que não tem especiais dificuldades na leitura. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 10,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve média negativa. Em aula, trabalha benzinho (mas deveria ser mais autónoma, seguir mais os guiões sozinha). Também quero que, nos trabalhos claramente individuais, não haja troca de ideias com Tânia.
Na leitura em voz alta subiu ligeiramente o nível observado antes: 13,5 agora. Na escrita, do 12,5-13 ao 14,5. Tem feito sempre os tepecês.
Outro aspecto a melhorar: ser pontual.

Mariana
[Informação em meados de Novembro:
Na primeira parte do período, faltou bastante; também chegou atrasada. Também já se esqueceu do livro. Muitas vezes tem sucedido ficar sem fazer as tarefas (demorar o mais possível a começar; deixá-las sem conclusão depois). Enfim, não tem estado suficientemente empenhada. No entanto, em aulas recentes — não tenho a certeza se de forma continuada —, notei na Mariana já alguma concentração no que se fazia. Espero que este esforço de se focar no trabalho se mantenha. Mas é preciso não deixar de fazer as redacções que peço para casa, o que até agora pouco tem acontecido (e bastaria este aspecto para considerar o seu aproveitamento negativo até agora). Nos questionários de compreensão de textos teve notas negativas. Faltou nas aulas em que avaliei a leitura em voz alta. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 3,5 (o que mostra que não mínimo estudo nem concentração nas aulas).
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Insuf+. Em aula, podia ser mais rápida a iniciar as tarefas (mas creio que até já melhorou um pouco esse aspecto desde o 1.º período; não deve, porém, esperar por o que a Bárbara vá fazendo).
Na leitura em voz alta, teve 13-13,5 (no 1.º período faltou sempre que testei este aspecto).
Na escrita, a média dos trabalhos feitos será de 10,5. No entanto, continua a não fazer nenhum tepecê e por isso não fez outras tarefas de escrita.
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».
Deve melhorar a pontualidade. Muitas vezes ocorre chegar atrasada. Também se esquece do livro. Tem de alterar ainda muito o seu empenho, embora, em certos aspectos, a ache mais autónoma agora do que 1.º período.

André
[Informação em meados de Novembro:
Inicialmente, mostrou-se «desarrumado», o que em parte se devia a não seguir as aulas com regularidade (faltas, atrasos) e a lhe faltar autonomia no trabalho em aula (não havia, e ainda não haverá, o hábito de ler os exercícios nas folhas que distribuo, o que aliás é compreensível — ainda se estava a habituar a, creio, um novo estilo de aula). Alguma dessa desarrumação era também por precipitação relacionável com desconcentração (por vezes incidiam as dúvidas em aspectos que acabara eu de esclarecer em voz alta). Parece-me que, nos últimos tempos, já foi resolvendo vários destes aspectos perniciosos (tem vindo a horas, há menos hesitação a seguir as tarefas). A sua escrita é suficiente, se contarmos apenas os trabalhos feitos (mas já falhou alguns tepecês): este é um aspecto que deve remediar. A leitura em voz alta também deve melhorar. Nos questionários de compreensão de textos que fiz, teve resultados aceitáveis, mas faltou numa das aulas em que fizemos um outro. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias, mas tenho a ideia de que em algumas das aulas a que faltou demos assuntos de gramática. Convém por isso estudar as fichas que nelas fizemos.]

Informação em 27-1-2008
Começo por dizer que a nota do 1.º período foi benevolente. Foi um dez que visou reconhecer haver nas aulas — mas apenas nestas — boa atitude de trabalho; que teve em conta que as redacções feitas em aula bem como as tarefas de compreensão tinham nível aceitável.
Já quanto a trabalho em casa, não se pode dizer que tenha sido suficientemente cumpridor. Não fez algumas das redacções pedidas, não conseguiu completar correctamente um trabalho (microfilme) que era para ter sido feito ao longo de todo o período.
Também neste período já falhou o trabalho de casa mais significativo (uma redacção longa; e, é claro, falhou depois o tepecê seguinte, a reformulação dessa redacção).
Algumas faltas às aulas fazem que perca matéria (a nota que teve a gramática no período passado, nove, apesar de negativa, quase que me surpreende, já que as ausências havidas em momentos de informação implicariam até que tivesse nota ainda mais fraca — o teste de gramática não terá sido dos mais difíceis; mas neste período tem de ter cuidado com este aspecto — e já faltou a uma aula em que demos bastante matéria gramatical).
Enfim, há da parte do André como que uma repetida declaração de empenho, que tem correspondência em certos aspectos (pontualidade, vontade de fazer), mas que está ainda por confirmar nas áreas que obrigam a constância, espírito de sacrifício, arrumação (trabalhos de casa). Um pouco à margem disto, reportando-me apenas a capacidades, uma área em que deve procurar melhorar é a da leitura em voz alta.

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 9.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf (mas faltou a outros dois questionários). Em aula, ainda há pouca autonomia (deve seguir pelas folhas, não esperar tanto por ajuda). E acho-o agora, por vezes, absorto (menos atento do que já esteve).
Na leitura em voz alta subiu o nível observado antes: a média foi agora de 13-13,5. Na escrita, faltam-me várias tarefas suas (fez um trabalho de Suf-; falhou todos os tepecês e faltou a aulas em que fizemos redacções).
Não chegou a completar trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».

Bárbara
[Informação em meados de Novembro:
Houve progressos: a Bárbara tem estado — mas agora com continuidade — conforme os melhores momentos dos anos anos anteriores. Já não vejo grandes demoras a iniciar as tarefas da aula, sinto que tem feito os tepecês ela mesma. Se for atentando nas emendas que eu faça, irá decerto — a pouco e pouco — melhorando as redacções. Nos próximos dias deve rever os assuntos de gramática que estudámos, até porque, se não me engano, ainda não estava na turma quando demos o primeiro deles. Pode melhorar um aspecto: pontualidade.]

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei — viria a ter 12,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, 8-9. Em aula, não há grandes razões de queixa minha (mas já esteve mais concentrada, parece-me). Na leitura em voz alta, manteve o nível observado antes: 13,5.
Na escrita, média de 9,5 nas redacções feitas em aula; 14 em outra. Mas já falhou tepecês este período (reformulações).
Acho que a Bárbara tem baixado um tanto.

Tomás
[Informação em meados de Novembro:
Tenho muito menos elementos seus do que de outros alunos, já que chegou à turma a meio do período. Terei de recolher elementos junto da professora da turma em que estava (mas sei que tinha faltado bastante). Também nesta turma começou por faltar a aulas (o que, no nosso sistema de avaliar, absolutamente contínuo, independentemente de estarem as faltas justificadas, acaba por se reflectir na classificação). Deverá rever (aliás, ler) os assuntos de gramática que demos (ou ainda não estava na turma ou estava com atitude que não era propícia a seguir matérias). Este aspecto da atitude em aula é crucial (digo-o por ele mas também para que as aulas não fiquem prejudicadas para todos nós): numa aula, não se pode dormitar, ter capuz posto, pedir para ir à casa de banho por simples capricho, ironizar com o professor, ser sarcástico com os colegas, ter telemóvel ou coisa que o valha à mão. É também necessário um mínimo de arrumação: trazer folhas da aula, livro, etc. Feito o sermão, devo dizer que me parece que se trata de aluno com capacidades (de compreensão, de inteligência). Ainda não sei como escreve, porque não tem feito nenhum tepecê.]

Informação em 27-1-2008
Em aula, a atitude do Tomás melhorou muito. (No final do 1.º período ainda houve um ou outro comportamento de que não gostei — não comigo, mas com colegas —, mas já nessa altura estava, em geral, com boa disposição para trabalhar.) Neste momento, posso dizer que, em termos de maneira de estar em aula, não há nada a criticar. E, como já antes acontecia, sempre que se trata de resolver tarefas em aula, o Tomás revela competências aceitáveis. Tanto leitura como escrita, e ainda a compreensão oral, têm-se mostrado entre o Suf e o Suf-.
No entanto, continua a falhar os tepecês. Não foram muitos os que pedi até agora neste 2.º período, mas falhou esses trabalhos (uma redacção e, depois, a sua reformulação). Também ainda não tratou de resolver um trabalho mais antigo que lhe sugeri que fizesse agora.
É necessário, portanto, completar o trabalho em aula — que considero satisfatório —, fazendo as redacções que venha a pedir. Provavelmente, será útil também ir revendo o que dermos em gramática (no período passado, nesta área, teve nota negativa [8,5]). Ainda quanto a trabalho em casa, tem vindo a ler o livro que lhe foi destinado. É aspecto positivo.
Em resumo: tem de passar a fazer as redacções — ou outros trabalhos — que eu peça para casa.

Informação em finais de Fevereiro
No teste de gramática do 1.º período — de que falei acima — viria a ter 8,5.
Neste 2.º período, nos questionários de compreensão de textos, teve, em média, Suf-. Em aula, quase bem (não fora ter confirmado que muitas vezes está a usar o telemóvel).
Na leitura em voz alta, 13,5. Na escrita, 11,5 (mas falhou todos os tepecês).
Ainda não entregou um trabalho importante combinado para o 1.º período (microfilme); deve, ao menos, não falhar agora a tarefa «bibliofilme».