Avaliação do 9.º 2.ª
Informação sobre o 2.º período e conselhos para o 3.º período
Ponho primeiro a informação, que já conhecem, sobre a parte do período até inícios de Março. Depois, vem um comentário ao resto do período — no fundo, duas ou três semanas — e, sobretudo, indico o que deve ser feito até ao fim do ano. A seguir ao nome do aluno, depois de travessão, vem o nível atribuído. (No final de tudo estão as informções sobre o 1.º período.)
Ana Cat. — 2
Informação até inícios de Março — Não fez a maioria das redacções pedidas para casa. Para no final do ano ter nível «3», terá de mudar imediatamente (não falhar mais redacções e ir fazendo as que não entregou no 1.º e no 2.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Nas aulas alternou momentos em que mostrou vontade de progredir com outros em que a tagarelice a impedia de ter a devida a atenção (creio que isso se nota nos resultados em gramática: 33%). Deve fazer as redacções que aqui recomendo. Seria também bom que ficasse sozinha. Também a leitura em voz alta é melhorável.
Cláudia — 3
Informação até inícios de Março — Em aula, até costumo gostar do seu trabalho. No entanto, não fez demasiadas redacções este período (nem recuperou algumas do período passado). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve resultados fracos na gramática (26%!). É imprescindível regressar ao nível que, neste domínio, mostrara no primeiro período. Outro aspecto a melhorar: ser regular (pontual) a entregar os trabalhos.
André — 2
Informação até inícios de Março — Continua o velho problema de sempre. Não faz as redacções (até fez algumas este período, mas só metade; e não fez as que tinha em atraso no 1.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Deve fazer as redacções que recomendo aqui (já descontei as que perderam actualidade). Note-se que não acho que o André trabalhe mal em aula (e as notas em gramática mostram aproveitamento razoável: 54%). Também a leitura em voz alta e a compreensão (oral e escrita) estão aceitáveis.
Carolina C. — 2
Informação até inícios de Março — Falhou quase todas as redacções pedidas. Também não recuperou as que tinha em atraso do 1.º período. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Deve evitar faltar (a nota a gramática, 13%, deve relacionar-se também com essas ausências). Pode também fazer algumas das redacções que não entregou na devida altura (aqui indico as que são mais úteis).
Catarina — 2
Informação até inícios de Março — Falhou muitíssimas redacções este período (o que é novidade, e má). Se este aspecto não for de imediato resolvido, terei de baixar muito o seu nível. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Como dizia em Março, tive de reflectir no seu nível o facto de este período não ter feito muitas redacções pedidas. (Ver aqui o que falhou e o que ainda valerá a pena fazer.) Terei sido severo, é verdade, já que foi a primeira vez que a Catarina não foi cumpridora. E, não considerando a escrita, esteve bastante bem na leitura em voz alta e suficiente — 55% — na gramática (devendo, porém, rever o conteúdo «orações»). No próximo período, se retomar o estilo habitual, pode ter de novo até mesmo nível «4».
Diogo — 3
Informação até inícios de Março — Nas aulas, muitas vezes perde demasiado tempo em quezílias com colegas, disso se ressentindo a concentração nas tarefas e, por isso, o seu acabamento com a qualidade ideal. Em compensação, sinto que, este ano, está mais autónomo (e mais despachado) a resolver os trabalhos. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve apenas 40% a gramática. Terá aqui a ligeira atenuante de ter faltado à aula que precedeu a desse trabalho (e em que expliquei, ou reexpliquei, um ou dois conteúdos). Conteúdos em que falhou especialmente: perifrástica, orações (e conjunções). De qualquer modo, as desatenções relacionadas com o aspecto de que falei em cima, em Março, dificultam que numa fase inicial compreenda bem os conteúdos novos. Por exemplo, neste terceiro período, Lusíadas e mais uns conteúdos de gramática novos exigem que esteja com a máxima concentração.
Frederico S. — 2
Informação até inícios de Março — Tem falhado grande parte das redacções pedidas. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Não teve nota aceitável em gramática (24%), mas, em dois testes de compreensão de textos (oral; escrita), teve classificação que mostra progresso (Insuf+). O aspecto decisivo para não ter tido nível melhor foi, como digo em cima, ter falhado várias redacções em casa. Deve fazer agora alguns desses tepecês que (apenas os que recomendo aqui) e continuar com a boa concentração em aula que lhe tenho visto em quase todo o ano.
Frederico R. — 2
Informação até inícios de Março — Tem falhado mais de metade das redacções pedidas. Não tem correspondido à minha vontade de o premiar (como fiz no 1.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Ainda não subiu em gramática (35%), mas o que acho mais grave é o aspecto de que falei em cima (deve, portanto, fazer agora algumas das redacções que falhou; fazer apenas as que recomendo aqui). A leitura em voz alta também tem de ser melhorada (sozinho, ler em casa pequenos trechos em voz alta). Em aula, também lhe vi recentemente certas demoras (ficar parado sem fazer as tarefas que distribuo!) que já não eram habituais.
Joana — 5
Informação até inícios de Março — Sempre muito bem. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Em gramática, não teve o aproveitamento que tem obrigação de ter, ficou-se por um 63% (falhou sobretudo nas partes sobre orações). Em compensação, esteve muito bem na compreensão de textos (oral e escrita), na leitura em voz alta, na escrita. Em recente concurso para apurar representantes da escola no Concurso Nacional de Leitura — destinado aos melhores nonanistas —, foi a melhor classificada (juntamente com uma colega do 9.º 6.ª), o que comprova que é muito segura nas várias competências do Português.
João — 3
Informação até inícios de Março — Continuou a frequentar as aulas intermitentemente. Seja por atrasos, por faltas, por faltas por doença, a verdade é que raramente tem seguido as aulas com suficiente regularidade (devendo haver muitos conteúdos que lhe escapem). Este 9.º ano tem sido um grande desperdício. Tem algumas falhas de redacções neste período (e também ainda não entregou nenhuma as que ficaram por fazer no 1.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Confirmo o que digo em cima. O rendimento a gramática (53%) acaba por confirmar que não tem havido a continuidade necessária, já que acho que o João, estando em aula regularmente, conseguiria melhores resultados («orações», «hipónimo/hiperónimo» são assuntos a rever). O péssimo hábito de chegar atrasado ao primeiro tempo (aliás, de faltar) tem de ser alterado. Falhou também algumas redacções, e talvez isso devesse bastar para lhe dar nota mais fraca até do que estou a dar. Deve fazer as redacções que aqui lhe recomendo.
Carolina M. — 2
Informação até inícios de Março — Nas aulas teve vários momentos de pouca concentração. Não fez muitas das redacções pedidas para casa nem tratou de entregar as que ficaram por fazer no período passado. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Baixou muito em gramática, o que eu relaciono com as desatenções que lhe critico nas linhas acima. (Sei que sentiu falta de tempo na realização do trabalho, em que teve 33%, mas o tempo de que dispôs foi igual ao dos colegas.) Funções sintácticas, orações, pronominalizações, voz activa/passiva são conteúdos que tem de melhorar. Além de ter falhado redacções, e ter entregado outras à pressa, fê-las com menos rigor do que é capaz. Ver aqui os escritos que ainda vale a pena fazer.
Marta G. — 2
Informação até inícios de Março — Falhou cerca de metade das redacções pedidas e também não entregou as que tinha em atraso do 1.º período. Em aula, tem-me parecido suficientemente concentrada. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve 28% em gramática. Mais até do que isso, desilude-me que não tenha feito os escritos pedidos (ver aqui o que ainda deve fazer). Melhorou na leitura em voz alta.
Marta S. — 4
Informação até inícios de Março — Bem. Mas há aspectos em que pode melhorar: alguma demora a começar as tarefas; certa desarrumação na gestão dos tepecês (alguns parecem-ne feitos sem o devido cuidado, mas posso estar a ser injusto). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Baixou em gramática (64%). Conteúdos que merecem revisão são sobretudo os relacionados com orações/conjunções. Esteve muito bem na compreensão de textos, na leitura em voz alta. Na escrita, esperava um pouco mais (a média será de Bom). Em geral, os tepecês foram feitos sem especial cuidado, quer os de escrita quer os de gramática. É isto que deve ser remediado, para que volte a ter «5».
Matilde — 2
Informação até inícios de Março — Não tem feito as redacções pedidas para casa. Não cumpriu o que prometera (passar a ser regular a entregar os tepecês). Decerto vai ter «2» este período, apesar de, em aula, ter trabalho impecável. Para não ter dois no final do ano, tem de começar já a recuperar as redacções que tem em atraso. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Até melhorou em gramática (52%), o que é uma muito boa novidade (mesmo assim, deve melhorar estes conteúdos: orações e respectivas conjunções; noção de rima). Também esteve bem, ou muito bem, na compreensão de textos escritos (nem tanto na compreensão de textos orais). Também bem na leitura em voz alta. Ou seja, falhou no que faz melhor, a escrita — por não ter feito boa parte das redacções que fui pedindo (ver aqui o que lhe falta e, depois, fazer as redacções que mais recomendo).
Miguel — 3
Informação até inícios de Março — No último mês, baixou (deixou aliás de fazer as redacções pedidas). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Nota boa a gramática (65%, que acabou por ser a melhor da turma), embora mereçam ser revistas as matérias «orações» e «conjunções». Teve resultados fracotes (Suf-/Insuf+) em testes de compreensão de textos (oral e escrita), que admito sejam circunstanciais. Fez algumas redacções boas, mas falhou demasiadas (ver aqui o que vale a pena recuperar). Corrigido este aspecto, voltará a ter «4».
Rita — 2
Informação até inícios de Março — No começo do período, ainda esteve ausente várias aulas. Continua sem fazer a maioria das redacções. (Nas aulas, como quase sempre, até gosto muito do trabalho da Rita.) Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Desceu em gramática (37%); funções sintácticas, conjugação perifrástica, orações são conteúdos que deve rever. Como digo acima, falhou na escrita (por não ter entregado muitas das redacções: ver aqui o que ainda vale a pena fazer agora).
Rui — 3
Informação até inícios de Março — Recuperou quase todas as redacções que tinha para entregar. Tem sido mais regular a fazer os tepecês (embora, recentemente, tenha algumas falhas). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Desta vez, não esteve bem na gramática (33%). Além da classificação de orações — que são um mal quase geral —, deve melhorar os conteúdos «funções sintácticas» e «conjugação perifrástica». Pode ainda verificar aqui o que vale a pena fazer em matéria de redacções.
Tatá — 4
Informação até inícios de Março — Falhou algumas redacções pedidas para casa (umas três). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve nota razoável em gramática (59%). Orações/conjunções e rima são os conteúdos que deve melhorar. Esteve bem na compreensão de textos (oral e escrita). Vale a pena verificar aqui se ficou alguma redacção relevante por fazer (e, nesse caso, tratar disso). Esteve sempre muito concentrada no trabalho.
Teresa — 2
Informação até inícios de Março — Continua a falhar várias redacções pedidas para casa (e ainda não recuperou as do período passado). Em aula, não tenho razões de queixa (mas faltam as redacções!). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Não teve nota suficiente a gramática (37%). Funções sintácticas, forma activa/passiva, orações/conjunções são conteúdos que deve rever. Não tenho razão de queixa quanto ao trabalho em aula (aliás, a Teresa esteve bem na compreensão de textos e na leitura em voz alta), mas houve ainda falhas demasiadas nas redacções (ver aqui o que ainda pode ser feito).
Tiago — 3
Informação até inícios de Março — Estou contente com o seu trabalho (e vão-se notando algumas boas evoluções). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — O aparentemente desastroso resultado em gramática (20%) não corresponde aos seus reais conhecimentos (terá havido precipitações, e desistências, desnecessárias). Esteve particularmente bem num teste de compreensão escrita. Fez todas as redacções pedidas para casa. Boa concentração em aula. Leitura em voz alta pode ser treinada em casa.
Fahim — 3
Informação até inícios de Março — Sempre cumpridor (em aula e em casa). Há que fazer um esforço no acabamento dos escritos (ortografia e — e esta até é mais fácil de ele próprio controlar — caligrafia, ou seja, a letra).
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve recentemente duas ou três falhas de tepecês (confirmar aqui e fazer ainda esses trabalhos). Teve nota razoável em gramática (64%), falhando sobretudo em métrica e rima (que deve rever, portanto). Ainda pode melhorar muito a compreensão de textos (a classificação dos questionários sobre textos foi insuficiente).
Ana Cat. — 2
Informação até inícios de Março — Não fez a maioria das redacções pedidas para casa. Para no final do ano ter nível «3», terá de mudar imediatamente (não falhar mais redacções e ir fazendo as que não entregou no 1.º e no 2.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Nas aulas alternou momentos em que mostrou vontade de progredir com outros em que a tagarelice a impedia de ter a devida a atenção (creio que isso se nota nos resultados em gramática: 33%). Deve fazer as redacções que aqui recomendo. Seria também bom que ficasse sozinha. Também a leitura em voz alta é melhorável.
Cláudia — 3
Informação até inícios de Março — Em aula, até costumo gostar do seu trabalho. No entanto, não fez demasiadas redacções este período (nem recuperou algumas do período passado). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve resultados fracos na gramática (26%!). É imprescindível regressar ao nível que, neste domínio, mostrara no primeiro período. Outro aspecto a melhorar: ser regular (pontual) a entregar os trabalhos.
André — 2
Informação até inícios de Março — Continua o velho problema de sempre. Não faz as redacções (até fez algumas este período, mas só metade; e não fez as que tinha em atraso no 1.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Deve fazer as redacções que recomendo aqui (já descontei as que perderam actualidade). Note-se que não acho que o André trabalhe mal em aula (e as notas em gramática mostram aproveitamento razoável: 54%). Também a leitura em voz alta e a compreensão (oral e escrita) estão aceitáveis.
Carolina C. — 2
Informação até inícios de Março — Falhou quase todas as redacções pedidas. Também não recuperou as que tinha em atraso do 1.º período. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Deve evitar faltar (a nota a gramática, 13%, deve relacionar-se também com essas ausências). Pode também fazer algumas das redacções que não entregou na devida altura (aqui indico as que são mais úteis).
Catarina — 2
Informação até inícios de Março — Falhou muitíssimas redacções este período (o que é novidade, e má). Se este aspecto não for de imediato resolvido, terei de baixar muito o seu nível. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Como dizia em Março, tive de reflectir no seu nível o facto de este período não ter feito muitas redacções pedidas. (Ver aqui o que falhou e o que ainda valerá a pena fazer.) Terei sido severo, é verdade, já que foi a primeira vez que a Catarina não foi cumpridora. E, não considerando a escrita, esteve bastante bem na leitura em voz alta e suficiente — 55% — na gramática (devendo, porém, rever o conteúdo «orações»). No próximo período, se retomar o estilo habitual, pode ter de novo até mesmo nível «4».
Diogo — 3
Informação até inícios de Março — Nas aulas, muitas vezes perde demasiado tempo em quezílias com colegas, disso se ressentindo a concentração nas tarefas e, por isso, o seu acabamento com a qualidade ideal. Em compensação, sinto que, este ano, está mais autónomo (e mais despachado) a resolver os trabalhos. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve apenas 40% a gramática. Terá aqui a ligeira atenuante de ter faltado à aula que precedeu a desse trabalho (e em que expliquei, ou reexpliquei, um ou dois conteúdos). Conteúdos em que falhou especialmente: perifrástica, orações (e conjunções). De qualquer modo, as desatenções relacionadas com o aspecto de que falei em cima, em Março, dificultam que numa fase inicial compreenda bem os conteúdos novos. Por exemplo, neste terceiro período, Lusíadas e mais uns conteúdos de gramática novos exigem que esteja com a máxima concentração.
Frederico S. — 2
Informação até inícios de Março — Tem falhado grande parte das redacções pedidas. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Não teve nota aceitável em gramática (24%), mas, em dois testes de compreensão de textos (oral; escrita), teve classificação que mostra progresso (Insuf+). O aspecto decisivo para não ter tido nível melhor foi, como digo em cima, ter falhado várias redacções em casa. Deve fazer agora alguns desses tepecês que (apenas os que recomendo aqui) e continuar com a boa concentração em aula que lhe tenho visto em quase todo o ano.
Frederico R. — 2
Informação até inícios de Março — Tem falhado mais de metade das redacções pedidas. Não tem correspondido à minha vontade de o premiar (como fiz no 1.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Ainda não subiu em gramática (35%), mas o que acho mais grave é o aspecto de que falei em cima (deve, portanto, fazer agora algumas das redacções que falhou; fazer apenas as que recomendo aqui). A leitura em voz alta também tem de ser melhorada (sozinho, ler em casa pequenos trechos em voz alta). Em aula, também lhe vi recentemente certas demoras (ficar parado sem fazer as tarefas que distribuo!) que já não eram habituais.
Joana — 5
Informação até inícios de Março — Sempre muito bem. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Em gramática, não teve o aproveitamento que tem obrigação de ter, ficou-se por um 63% (falhou sobretudo nas partes sobre orações). Em compensação, esteve muito bem na compreensão de textos (oral e escrita), na leitura em voz alta, na escrita. Em recente concurso para apurar representantes da escola no Concurso Nacional de Leitura — destinado aos melhores nonanistas —, foi a melhor classificada (juntamente com uma colega do 9.º 6.ª), o que comprova que é muito segura nas várias competências do Português.
João — 3
Informação até inícios de Março — Continuou a frequentar as aulas intermitentemente. Seja por atrasos, por faltas, por faltas por doença, a verdade é que raramente tem seguido as aulas com suficiente regularidade (devendo haver muitos conteúdos que lhe escapem). Este 9.º ano tem sido um grande desperdício. Tem algumas falhas de redacções neste período (e também ainda não entregou nenhuma as que ficaram por fazer no 1.º período). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Confirmo o que digo em cima. O rendimento a gramática (53%) acaba por confirmar que não tem havido a continuidade necessária, já que acho que o João, estando em aula regularmente, conseguiria melhores resultados («orações», «hipónimo/hiperónimo» são assuntos a rever). O péssimo hábito de chegar atrasado ao primeiro tempo (aliás, de faltar) tem de ser alterado. Falhou também algumas redacções, e talvez isso devesse bastar para lhe dar nota mais fraca até do que estou a dar. Deve fazer as redacções que aqui lhe recomendo.
Carolina M. — 2
Informação até inícios de Março — Nas aulas teve vários momentos de pouca concentração. Não fez muitas das redacções pedidas para casa nem tratou de entregar as que ficaram por fazer no período passado. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Baixou muito em gramática, o que eu relaciono com as desatenções que lhe critico nas linhas acima. (Sei que sentiu falta de tempo na realização do trabalho, em que teve 33%, mas o tempo de que dispôs foi igual ao dos colegas.) Funções sintácticas, orações, pronominalizações, voz activa/passiva são conteúdos que tem de melhorar. Além de ter falhado redacções, e ter entregado outras à pressa, fê-las com menos rigor do que é capaz. Ver aqui os escritos que ainda vale a pena fazer.
Marta G. — 2
Informação até inícios de Março — Falhou cerca de metade das redacções pedidas e também não entregou as que tinha em atraso do 1.º período. Em aula, tem-me parecido suficientemente concentrada. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve 28% em gramática. Mais até do que isso, desilude-me que não tenha feito os escritos pedidos (ver aqui o que ainda deve fazer). Melhorou na leitura em voz alta.
Marta S. — 4
Informação até inícios de Março — Bem. Mas há aspectos em que pode melhorar: alguma demora a começar as tarefas; certa desarrumação na gestão dos tepecês (alguns parecem-ne feitos sem o devido cuidado, mas posso estar a ser injusto). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Baixou em gramática (64%). Conteúdos que merecem revisão são sobretudo os relacionados com orações/conjunções. Esteve muito bem na compreensão de textos, na leitura em voz alta. Na escrita, esperava um pouco mais (a média será de Bom). Em geral, os tepecês foram feitos sem especial cuidado, quer os de escrita quer os de gramática. É isto que deve ser remediado, para que volte a ter «5».
Matilde — 2
Informação até inícios de Março — Não tem feito as redacções pedidas para casa. Não cumpriu o que prometera (passar a ser regular a entregar os tepecês). Decerto vai ter «2» este período, apesar de, em aula, ter trabalho impecável. Para não ter dois no final do ano, tem de começar já a recuperar as redacções que tem em atraso. Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Até melhorou em gramática (52%), o que é uma muito boa novidade (mesmo assim, deve melhorar estes conteúdos: orações e respectivas conjunções; noção de rima). Também esteve bem, ou muito bem, na compreensão de textos escritos (nem tanto na compreensão de textos orais). Também bem na leitura em voz alta. Ou seja, falhou no que faz melhor, a escrita — por não ter feito boa parte das redacções que fui pedindo (ver aqui o que lhe falta e, depois, fazer as redacções que mais recomendo).
Miguel — 3
Informação até inícios de Março — No último mês, baixou (deixou aliás de fazer as redacções pedidas). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Nota boa a gramática (65%, que acabou por ser a melhor da turma), embora mereçam ser revistas as matérias «orações» e «conjunções». Teve resultados fracotes (Suf-/Insuf+) em testes de compreensão de textos (oral e escrita), que admito sejam circunstanciais. Fez algumas redacções boas, mas falhou demasiadas (ver aqui o que vale a pena recuperar). Corrigido este aspecto, voltará a ter «4».
Rita — 2
Informação até inícios de Março — No começo do período, ainda esteve ausente várias aulas. Continua sem fazer a maioria das redacções. (Nas aulas, como quase sempre, até gosto muito do trabalho da Rita.) Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Desceu em gramática (37%); funções sintácticas, conjugação perifrástica, orações são conteúdos que deve rever. Como digo acima, falhou na escrita (por não ter entregado muitas das redacções: ver aqui o que ainda vale a pena fazer agora).
Rui — 3
Informação até inícios de Março — Recuperou quase todas as redacções que tinha para entregar. Tem sido mais regular a fazer os tepecês (embora, recentemente, tenha algumas falhas). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Desta vez, não esteve bem na gramática (33%). Além da classificação de orações — que são um mal quase geral —, deve melhorar os conteúdos «funções sintácticas» e «conjugação perifrástica». Pode ainda verificar aqui o que vale a pena fazer em matéria de redacções.
Tatá — 4
Informação até inícios de Março — Falhou algumas redacções pedidas para casa (umas três). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve nota razoável em gramática (59%). Orações/conjunções e rima são os conteúdos que deve melhorar. Esteve bem na compreensão de textos (oral e escrita). Vale a pena verificar aqui se ficou alguma redacção relevante por fazer (e, nesse caso, tratar disso). Esteve sempre muito concentrada no trabalho.
Teresa — 2
Informação até inícios de Março — Continua a falhar várias redacções pedidas para casa (e ainda não recuperou as do período passado). Em aula, não tenho razões de queixa (mas faltam as redacções!). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Não teve nota suficiente a gramática (37%). Funções sintácticas, forma activa/passiva, orações/conjunções são conteúdos que deve rever. Não tenho razão de queixa quanto ao trabalho em aula (aliás, a Teresa esteve bem na compreensão de textos e na leitura em voz alta), mas houve ainda falhas demasiadas nas redacções (ver aqui o que ainda pode ser feito).
Tiago — 3
Informação até inícios de Março — Estou contente com o seu trabalho (e vão-se notando algumas boas evoluções). Ainda não tenho noção do seu aproveitamento em gramática, porque, neste período, só há pouco comecei a testar essa área.
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — O aparentemente desastroso resultado em gramática (20%) não corresponde aos seus reais conhecimentos (terá havido precipitações, e desistências, desnecessárias). Esteve particularmente bem num teste de compreensão escrita. Fez todas as redacções pedidas para casa. Boa concentração em aula. Leitura em voz alta pode ser treinada em casa.
Fahim — 3
Informação até inícios de Março — Sempre cumpridor (em aula e em casa). Há que fazer um esforço no acabamento dos escritos (ortografia e — e esta até é mais fácil de ele próprio controlar — caligrafia, ou seja, a letra).
Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve recentemente duas ou três falhas de tepecês (confirmar aqui e fazer ainda esses trabalhos). Teve nota razoável em gramática (64%), falhando sobretudo em métrica e rima (que deve rever, portanto). Ainda pode melhorar muito a compreensão de textos (a classificação dos questionários sobre textos foi insuficiente).
Informações até ao final do 1.º período
Aluno a aluno, aparecem primeiro as informações até meados de Novembro; depois, vem uma actualização relativa ao resto do período. Os números dos tepecês que ainda devem ser feitos estão explicados na secção 'Revisões'. Os assuntos de gramática que por vezes peço sejam revistos estão resumidos na secção 'Explicações'.
Ana R.
Informações até meio de Novembro — Faltou às quatro primeiras aulas (e a mais duas, recentemente): são seis aulas (e respectivos trabalhos de casa) a menos. No início do ano, ainda se distraiu alguma coisa. Parece agora mais concentrada. Já falhou vários trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários feitos nem teve más notas (teve desde Suficiente a Muito Bom). Isto mostra que, quando concentrada, a sua compreensão dos textos é pelo menos razoável. (Admito que em tarefas não avaliadas formalmente, pudesse estar mais desatenta.)
Escrita — A média dos escritos feitos será de Insuficiente + (ou até Insuf+/Suf-). Mas falhou várias redacções, ou porque faltou a aulas ou — sobretudo — porque não cumpriu esses trabalhos de casa.
Gramática — Nos vários trabalhos teve notas insuficientes (ou perto disso). No trabalho mais abrangente teve Insuficiente. Os conteúdos em que falhou foram «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Tipos de Frases», «Distinção adjectivo / advérbio», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuficiente (+).
Conselhos para o 2.º período — A escrita da Ana ficará muito melhor quando houver treino regular. Para já, deve fazer as redacções atrasadas, os tepecês 13-14, 27-28, 35-36, 33-34, 37-38, 41-42, férias. E, claro, a partir de agora, ir sempre fazendo os tepecês (em geral, redacções). Como é muito importante recuperar em gramática, deve estar atenta nos momentos em que eu explico os assuntos, o que nem sempre acontece (e é um esforço de dez minutos de concentração!). Ainda na última aula, quando se tratava de ouvir um novo conteúdo, houve demasiadas conversas, ou recados trocados, com Rita. Deve rever, pelas sínteses que fiz, os assuntos que indiquei em cima.
Cláudia
Informações até meio de Novembro — Em aula, estou, desde o último período do ano passado, mais contente com o empenho da Cláudia. Tende a atrasar-se nos trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve média de Suf-/Suf. Nas outras tarefas de leitura em aula, pareceu-me trabalhar concentradamente.
Escrita — A média das redacções andará por Suf-/Suf, o que é menos do que as reais possibilidades de escrita da Cláudia. Creio que a vem prejudicando não ter feito com completa regularidade os trabalhos de casa, para assim treinar a escrita.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-, o que é sinal de que já terá recuperado nesta área. O assunto que pode rever é «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve ainda entregar-me as redacções que ficaram por fazer (os tepecês das aulas 13-14, 17-18, 27-28, 35-36, 41-42). Neste período convém ser mais regular na entrega dos textos (estou convencido de que a sua escrita melhorá rapidamente). Tendo já melhorado a gramática, não deve ficar agora desatenta. A Cláudia devia ter como objectivo o nível «4».
André
Informações até meio de Novembro — Relativamente ao ano anterior, tem piorado. Tem falhado trabalhos de casa. Está mais falador e disperso do que no ano passado (quando estava sozinho).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve classificações muito heterogéneas, provavelmente relacionadas com o grau de concentração no momento (foi de Insuficiente a Bom+, subindo sempre, do primeiro ao quarto teste).
Escrita — Quase só fez as redacções pedidas na aula (em que andará por Suficiente). Falharam, portanto, inúmeros escritos (repetindo-se o que vem acontecendo desde o 7.º ano: o André, não tendo dificuldades em Português, pouco tem treinado a sua escrita).
Gramática — Na tarefa que abrangia a maioria dos conteúdos, teve Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf+/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Para já, deve entregar-me todas as redacções que não fez: 19-20, 13-14, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 25-26, 27-28, 35-36, 33-34, 37-38, 41-42. E, doravante, fazer regularmente as redacções. (Bom sinal é que fez o tepecê de férias.)
Carolina C.
Informações até meio de Novembro — Falhou muitos trabalhos de casa (ela que tanto precisa de melhorar a escrita!). Testagens de leitura e de gramática feitas até agora não tiveram bons resultados.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários que fizemos, teve ora Insuficiente ora Insuficiente+.
Escrita — A sua escrita será de Insuf+/Suf-, mas, sobretudo, foi menos treinada do que devia ter sido, já que ficaram muitos tepecês (redacções, em geral) por fazer.
Gramática — Não fez o trabalho mais global (faltou nesse dia), mas nos restantes teve Insuficiente.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf-/Insuf+.
Conselhos para o 2.º período — Fazer as redacções em falta (tepecês 13-14, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 27-28, 35-36, 33-34, 41-42, férias). Passar a ser regular a entregar os tepecês. Recuperar em gramática (nas aulas, não me tenho apercebido de que esteja desatenta, mas, se calhar, não estará suficientemente concentrada quando explico). Rever os vários assuntos de gramática através das sínteses que eu for fazendo.
Catarina
Informações até meio de Novembro — Tudo bem. Nos testes de compreensão de textos (leitura) tem estado Suf/Suf-, o que é pouco relativamente ao seu nível geral.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Confirmo o que disse sobre leitura em Novembro (mais recente questionário estava Insuf+).
Escrita — Nas redacções, em geral, teve entre Bom e Suf+. Espero mais também nesta área. Poucos tepecês falhou (o da aula 33-34 e, agora, o de férias), mas talvez nem sempre tenham sido feitos com os cuidados de releitura devidos.
Gramática — No trabalho mais global teve Suf+ (deve rever o assunto «Passagem de discurso directo para discurso indirecto»). Nos restantes esteve até um pouco melhor.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Bom- (recentemente, Bom).
Conselhos para o 2.º período — Rever o conteúdo de gramática que assinalo em cima Continuar o bom trabalho feito (as falhas em leitura são circunstanciais). Evitar chegar atrasada às aulas no primeiro tempo.
Diogo
Informações até meio de Novembro — A não ser que a tarefa de leitura tenha um resultado imediato, não se foca com continuidade nos textos. (A ansiedade do ano passado, que se traduzia numa vontade de intervir constantemente — difícil aliás de gerir em turma —, desapareceu, o que é bom. Em contrapartida, até há pouco notei-lhe alguma alguma negligência nas tarefas realizadas em aula, falando demasiado para trás e para os lados. Nas aulas mais recentes, este aspecto ter-se-á corrigido.) Pede ajuda demasiado cedo (porque não percebe enunciados e/ou porque não se esforça o suficiente para entender o que é pedido por escrito). Como a sua principal dificuldade está na leitura, é importante que tente sempre sozinho essa primeira descodificação de textos e enunciados das actividades. Sempre cumpridor nos trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários feitos em aula teve Suf-/Insuf+, Suf-, Bom- (e faltou ao começo da aula em que os colegas fizeram um quarto questionário [julgo que faltou porque esteve a falar com o professor de Educação Física]; fá-lo-ia depois sozinho). Nas outras tarefas de leitura feitas em aula, tem-me parecido mais eficiente, apesar de ainda menos autónomo do que era desejável.
Escrita — Nas redacções teve, em geral, entre Suf e Bom (Suf+/Bom- será a média dos trabalhos mais recentes). Se considerarmos apenas os escritos feitos em aula, esteve pior (por exemplo, notícia e resumo insuficientes), o que resultará de se dispersar durante a tarefa (essa desconcentração leva a que desperdice tempo e que os textos fiquem incipientes, pouco trabalhados). Em casa, tem cumprido sempre.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf+ (confirmando a média dos restantes, que estiveram entre Suf- e Bom). Os conteúdos que deve procurar rever são «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])» e «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve evitar o que o leva a de desfocar-se das tarefas (uma pequena discussão com algum colega, uma dúvida demasiado cedo, etc.). Convém rever os dois assuntos de gramática que assinalei.
Frederico S.
Informações até meio de Novembro — Estou contente com o facto de se focar nas tarefas com mais eficácia — mas ainda terá de se tornar mais rápido. Não falha muitos trabalhos de casa, mas entrega-os por vezes por atacado (e não regularmente). Acho muito importante que use os trabalhos de casa para desenvolver a sua escrita. Não vejo mal nenhum em que seja ajudado (mas é conveniente que esse apoio não intervenha demasiado cedo, resolvendo-lhe os desafios sem o Frederico ter chegado a confrontar-se com eles).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve notas muito variadas (de Insuf a Bom+ [= Matilde, porém], passando por dois Suficientes). Continuo a estar contente com a aplicação que mostra.
Escrita — Nos escritos em aula, Suf-/Insuf+. Fez quase todos os trabalhos de casa, embora alguns fossem entregues com atraso. O que disse em Novembro sobre o tipo de ajuda que é útil mantém-se pertinente. Não faz mal que o Frederico seja apoiado (por exemplo, na revisão, no acabamento do texto), mas também deve habituar-se a redigir o primeiro esboço.
Gramática — Na tarefa mais global teve Insuficiente. É esta uma área em que precisa de subir. Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuf/Insuf+.
Conselhos para o 2.º período — Rever os assuntos de gramática que apontei (através das sínteses que fiz sobre cada um deles). Ter a máxima atenção nos momentos em que explique algum assunto de gramática. Manter a boa atitude que tem tido nas aulas. Nos tepecês, não ter problemas em trazer-me trabalhos relativamente imperfeitos mas em que se tenha empenhado sozinho. Ainda deve fazer os seguintes tepecês em atraso: 21-22, 15-16, 35-36, férias.
Frederico R.
Informações até meio de Novembro — Tem havido boa evolução, e já desde o ano passado. Já não vejo o Frederico parado perante as tarefas. Recentemente, algumas falhas de tepecês. (E o Frederico tem de escrever muito...)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve entre Insuf+ e Bom-. A sua média nesta área será Suf-.
Escrita — A média das suas redacções será Suf-/Suf. Falhou alguns tepecês (17-18, 27-28, 35-36, férias) e, sobretudo, fez alguns com menos cuidado do que deveria.
Gramática — No trabalho que abrangia a maioria dos conteúdos dados, teve Insuficiente. Os conteúdos a remediar são «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])» e «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuf/Insuf (+).
Conselhos para o 2.º período — É preciso fazer as redacções pedidas para casa com regularidade (não se deixar atrasar) e com certa demora, certo cuidado, já que o que falha na escrita do Frederico é precisamente o acabamento. Rever os assuntos de gramática indicados em cima, lendo as sínteses respectivas. Procurar treinar sozinho a leitura em voz alta.
Joana
Informações até meio de Novembro — Sempre muito bem. Fiquei contente por saber de leituras fora dos seus interesses mais regulares.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários, teve de Suf+ a Bom+ (em média, Bom). Nas outras tarefas de leitura em aula, mostrou ser sempre muito eficiente.
Escrita — Nas redacções, costuma ter Bom+ ou Bom+/Muito Bom (mais raramente, Bom). Fez quase todos os trabalhos de casa; falhou só o da aula 19-20, que aliás ainda pode fazer.
Gramática — Teve Bom/Bom+ no trabalho mais abrangente (o que corresponde à média dos restantes, em que teve de Muito Bom a Bom-).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom+.
Conselhos para o 2.º período — De nada me lembro, já que tem sido muito bom o seu trabalho. Continuar assim, portanto.
João
Informações até meio de Novembro — Em situações de explicação oral minha, regressou este ano a um estilo que me lembra o dos seus piores momentos no 7.º e no 8.º (interrupções demasiado frequentes, em conversas cruzadas). Não tem sido pontual em várias aulas (e também já faltou algumas vezes). Até agora, está muitíssimo longe do «5» que teve o ano passado, embora a escrita se mantenha boa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, não teve bons resultados (entre Suf+ e Insuf), o que atribuo a ter talvez estado pouco concentrado nesses momentos, já que sei ter o João capacidades de leitura superiores a esta média de Suf-. Em muitas outras tarefas de leitura, trabalhou descontinuamente (não se focando tanto como seria desejável, porque entretanto havia que pôr as conversas em dia ou porque já tivesse chegado atrasado, etc.).
Escrita — Os textos que escreveu foram em geral de Bom, mas falhou vários (os tepecês das aulas 21-22, 9-10, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42, tal como o pedido agora para as férias). Escreve muito bem, mas há o risco de, por falta de treino, não melhorar como devia.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf+. O conteúdo em que falhou foi «Distinção adjectivo / advérbio».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Deve evitar faltar ou chegar atrasado. Deve fazer as redacções em atraso. Não penso deva ficar ao lado de Teresa (ficando, deve estar mais calado, para poder estar atento).
Carolina M.
Informações até meio de Novembro — A não ser que as tarefas tivessem imediatamente algum resultado pedido, distraía-se a conversar. Desde que ficou sozinha, este problema terá desaparecido. Tem melhorado a escrita, fazendo agora textos mais cuidadosos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve entre Suf- e Bom. Nas tarefas de leitura, costuma ter bom desempenho, a não ser que esteja com propensão para conversar (o que aconteceu no começo do 1.º período e parece ter voltado agora, com a nova colega de carteira).
Escrita — A média das suas redacções será de Suf+/Bom- e até parecia a Carolina estar a evoluir (para Bom), quando começou a falhar vários tepecês (os das aulas 17-18, 15-16, 23-24, 25-26, 33-34; e ainda o marcado para férias).
Gramática — No trabalho mais global teve Suf+ (no começo do ano chegara a ter Bom). Creio que, durante as explicações de gramática, não está suficientemente atenta. Os assuntos que deve rever são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Ler as sínteses para revisão dos assuntos de gramática que assinalei. Fazer ainda as redacções atrasadas e não voltar a deixar tepecês por fazer. Retomar a concentração que teve em boa parte do período (excepto no início e talvez no final). Deve ser aluna de «4» e não de «3».
Marta G.
Informações até meio de Novembro — Em aula, não estou descontente. Mas já falhou alguns trabalhos de casa. Nos testes de leitura e de gramática não tem tido bons resultados.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve alguns Insuficientes e, recentemente, um Suf+. Como já disse, pareceu-me este ano mais focada no trabalho do que no sétimo e no oitavo. É importante que se mantenha concentrada nas tarefas.
Escrita — A sua escrita será de Insuf+/Suf-, mas precisa apenas de ser treinada com mais continuidade. Ora a Marta não só se atrasou a entregar vários tepecês (feitos depois bastante «sobre o joelho», à pressa) como falhou ainda uns tantos (os das aulas 13-14, 17-18, 23-24, 27-28, 35-36, 33-34, 41-42, férias).
Gramática — Nos vários trabalhos teve Insuficiente. Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf-.
Conselhos para o 2.º período — Deve ainda fazer as redacções que assinalei e, doravante, cumprir os tepecês com regularidade. Deve também rever os conteúdos de gramática que refiro em cima (para o que pode ler as sínteses que escrevi sobre cada um deles).
Marta S.
Informações até meio de Novembro — Sempre bem.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve Muito Bom, Muito Bom, Suf, Bom+. Nas outras tarefas de leitura, costuma trabalhar com bastante eficiência.
Escrita — Nas redacções tem, em média, Bom. (Mas, creio que, mesmo sem grande esforço, seria capaz de se fixar mais no Bom+.)
Gramática — Na tarefa mais abrangente — que se reportava à maioria dos conteúdos do 1.º período —, teve Bom+/Muito Bom. Um conteúdo em que falhou um tanto foi «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Rever o conteúdo de gramática que assinalei em cima. Continuar assim.
Matilde
Informações até meio de Novembro — Em aula, excelente. Mas falha muitos trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, excluindo o primeiro (em que teve Suf-/Insuf+), teve Bom ou Muito Bom. Nas outras tarefas de leitura, esteve sempre empenhada e mostrou-se eficiente.
Escrita — Nos escritos que tenho seus, a média será de Bom. Mas faltam-me imensas redacções, tepecês que não fez: os das aulas 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 25-26, 33-34 e o trabalho pedido para férias.
Gramática — No trabalho que abrangia a maioria dos conteúdos deste 1.º período, teve Insuficiente. Falhou especialmente nestes conteúdos: «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Deve entregar-me as redacções em falta (o que aliás me foi solenemente prometido) e, de futuro, ir fazendo os tepecês com pontualidade. Tem de recuperar em gramática (para já, deve rever os conteúdos que mencionei em cima, para o que pode usar as sínteses que escrevi sobre esses assuntos). Em aula, continuar como sempre tem estado.
Miguel
Informações até meio de Novembro — Falhou vários trabalhos de casa (creio que relacionados com uma falta ou duas que teve; mas talvez não apenas). No resto, bem.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, teve notas variadas (de Suf-/Insuf+ a Bom), em média, Suf/Suf+. Nas outras tarefas de leitura em aula, passado o começo do período — em que esteve um tanto disperso, lento a resolver as fichas —, trabalhou bem.
Escrita — Nas redacções teve quase sempre Bom, mas falhou alguns tepecês (também redacções) — os das aulas 7-8, 17-18, 9-10, 15-16, 25-26, 33-34.
Gramática — No trabalho que abrangia a maior parte da matéria de gramática deste período teve Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Para já, entregar-me as redacções atrasadas. E, a patrtir de agora, fazer sempre a horas esses tepecês. Em aula, manter o bom trabalho feito até aqui.
Rita
Informações até meio de Novembro — Bastante bem este ano (mostrando que, em termos de capacidades, pode ser das melhores alunas da turma). Falhou vários tepecês (alguns devem estar relacionados com faltas a aulas — aspecto que continua a ser falha sua!).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos três questionários mais formais (faltou a um outro) teve, em média, Suf+/Suf. Costuma ser eficiente a resolver as tarefas de leitura.
Escrita — A média das redacções que fez será de Suf+/Suf. Porém, falhou várias redacções pedidas para casa (tepecês das aulas 13-14, 21-22, 25-26, 27-28 [demasiado incompleto], 35-36, 37-38, férias) ou feitas em aulas a que faltou.
Gramática — No trabalho mais global teve Suf (em outros dois, Insuficiente). Os conteúdos em que falhou foram «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Distinção adjectivo / advérbio», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve entregar as redacções atrasadas. E, a partir de agora, entregar os tepecês com regularidade. Rever os conteúdos de gramática que assinalei. Ser sempre pontual.
Rui
Informações até meio de Novembro — Mais activo, tem em geral cumprido com tudo. Nos testes de compreensão de textos (leitura) continua a não estar famoso.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, em geral, Insuficiente. Porém, teve Bom- no mais recente desses trabalhos.
Escrita — A média das redacções feitas até Novembro era Suf/Suf- (nessa altura, com gosto, elogiei Rui, por estar então a fazer os tepecês e, nas tarefas em aula, mais rápido). Na segunda metade do período, deixou por fazer muitas das redacções pedidas para casa (as das aulas 21-22, 15-16, 23-24, 25-26, 35-36, 33-34, 41-42).
Gramática — No trabalho que abrangia a maioria dos conteúdos de gramática, teve Suf. Os conteúdos em que falhou e que devia rever são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf-.
Conselhos para o 2.º período — Ficou combinado entregar-me os tepecês em atraso (e, por exemplo, para já, entregou-me realmente um dos trabalhos, mostrou outros já começados, além de que fez também o que estava marcado para as férias). E, é claro, deve a partir de agora ir entregando tudo a horas. Convém também rever os conteúdos de gramática que assinalei. E, ao primeiro tempo, evitar atrasar-se.
Tatá
Informações até meio de Novembro — Bem. Espero que continue a melhorar o acabamento dos escritos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média, Suf+. Nas outras tarefas de leitura, mostrou boa aplicação e capacidade.
Escrita — Os textos que tem escrito poucas vezes têm ultrapasado o Suf +. O que tem de desenvolver é a capacidade — ou apenas o esforço, se calhar — de reelaborar o que escreve à primeira, aproveitando a vantagem da escrita relativamente à oralidade (a de se poder ensaiar, de se poder melhorar a versão que chega aos nossos leitores).
Gramática — No trabalho que percorria os conteúdos dados ao longo do período, teve Suf+ e, nos restantes, teve, em média, um pouco mais. O conteúdo em que falhou mais foi «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)» (que, não por acaso, é quase mais de escrita do que de gramática).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve fazer duas redacções que me ficou de entregar, os trabalhos de casa passados nas aulas 21-22, 33-34. Em todas as redacções convém passar a não se contentar com o primeiro resultado (e reler sempre, para corrigir). Rever o conteúdo de gramática que assinalei.
Teresa
Informações até meio de Novembro — Tem estado este ano muito mais focada no trabalho do que em anos anteriores. Recentemente falhou uns tepecês, mas tem cumprido quase sempre.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — A média dos quatro questionários mais formais foi Suf-/Suf. Nas aulas em geral, tem-se mostrado focado nas tarefas de leitura.
Escrita — Depois do princípio de Novembro, deixou de fazer as redacções pedidas para casa. Faltam-me os trabalhos de casa passados nas aulas 13-14, 21-22, 17-18, 15-16, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42; também não fez o a redacção que pedira para as férias de Natal. Nos trabalhos que corrigi, teve, em média, Suf/Suf+. (Já mostrava estar até a escrever melhor, a aproximar-se do Bom, quando deixou de fazer o tepecês. Bastará ir sempre praticando, com cuidado em rever o primeiro resultado, em reler sempre.)
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf. (Deve, porém, estar sempre atenta quando explico estes conteúdos. Os seus dois trabalhos anteriores estavam fracos.) Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Para já, tem de fazer todos as redacções em atraso (ver em cima, em escrita) e voltar a ser pontual na entrega do que eu for pedindo. No trabalho em aula, manter a boa aplicação que tem mostrado (só recentemente, com a chegada de João à sua carteira, se tem tornado mais irregular, o que será circunstancial). Convém rever os dois assuntos de gramática que mencionei.
Tiago
Informações até meio de Novembro — Sempre aplicado. Mesmo em leitura, noto-lhe crescente à-vontade.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média, Suf/Suf-. Nas aulas, consegue focar-se bem nas tarefas de leitura que são distribuídas (aqui e ali, ajudado por mim ou por Joana).
Escrita — As suas redacções foram, em média, de Suficiente. Fez quase sempre os trabalhos de casa. (Julgo que faltaram só os tepecês das aulas 15-16, 41-42.)
Gramática — No trabalho mais global, teve Suf. O conteúdo em que mais falhou foi «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo» (que, entretanto, já revimos no apoio).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuficiente.
Conselhos para o 2.º período — Manter o bom trabalho que tem realizado. A leitura em voz alta deveria treiná-la sozinho (lendo em casa em voz alta, de vez em quando, quaisquer trechos).
Fahim
Informações até meio de Novembro — Nos testes de compreensão de textos (leitura), tem estado entre o Insuficiente e o Suf. menos. Na escrita, vai ter de melhorar (a pontuação, sobretudo). Notei-lhe, nas tarefas em aula, inicial «bloqueio», por não estar habituado a trabalho tão autónomo. Mas o Fahim tem muita capacidade de concentração, é trabalhador, e por isso já se vai tornando mais eficiente a seguir os meus enunciados. Faz sempre os trabalhos de casa. Auguro-lhe bom aproveitamento (se não me enganar quanto a este empenho que lhe reconheço), mas é bom ter presente que é aluno que tem de melhorar leitura e escrita. Parece-me mais à vontade na gramática.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários que avaliei mais formalmente teve entre Insuficiente e Bom-. (a média andará por Suficiente-). Tem-se mostrado sempre concentrado nas tarefas de leitura. Inicialmente, pareceu ainda habituado a ler demasiado localmente (sem atenção ao sentido global, que, tantas vezes, não é o mais evidente).
Escrita — As suas redacções vão desde Insuf+ a Suf+/Bom-. É uma área em que tem ainda de fazer progressos, sobretudo ao nível da pontuação e da sintaxe. Tem sido muito cumpridor dos trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf+. Nos restantes, teve, em média, talvez até um pouco mais. O conteúdo em que falhou foi «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)», o que aliás terá mais a ver com a escrita.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Rever o conteúdo de gramática que mencionei. Na escrita, habituar-se a reler (sobretudo, verificando a pontuação e, em geral, a ligação das frases). Manter a boa capacidade de se focar no trabalho que vem mostrando.
Informações até meio de Novembro — Faltou às quatro primeiras aulas (e a mais duas, recentemente): são seis aulas (e respectivos trabalhos de casa) a menos. No início do ano, ainda se distraiu alguma coisa. Parece agora mais concentrada. Já falhou vários trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários feitos nem teve más notas (teve desde Suficiente a Muito Bom). Isto mostra que, quando concentrada, a sua compreensão dos textos é pelo menos razoável. (Admito que em tarefas não avaliadas formalmente, pudesse estar mais desatenta.)
Escrita — A média dos escritos feitos será de Insuficiente + (ou até Insuf+/Suf-). Mas falhou várias redacções, ou porque faltou a aulas ou — sobretudo — porque não cumpriu esses trabalhos de casa.
Gramática — Nos vários trabalhos teve notas insuficientes (ou perto disso). No trabalho mais abrangente teve Insuficiente. Os conteúdos em que falhou foram «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Tipos de Frases», «Distinção adjectivo / advérbio», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuficiente (+).
Conselhos para o 2.º período — A escrita da Ana ficará muito melhor quando houver treino regular. Para já, deve fazer as redacções atrasadas, os tepecês 13-14, 27-28, 35-36, 33-34, 37-38, 41-42, férias. E, claro, a partir de agora, ir sempre fazendo os tepecês (em geral, redacções). Como é muito importante recuperar em gramática, deve estar atenta nos momentos em que eu explico os assuntos, o que nem sempre acontece (e é um esforço de dez minutos de concentração!). Ainda na última aula, quando se tratava de ouvir um novo conteúdo, houve demasiadas conversas, ou recados trocados, com Rita. Deve rever, pelas sínteses que fiz, os assuntos que indiquei em cima.
Cláudia
Informações até meio de Novembro — Em aula, estou, desde o último período do ano passado, mais contente com o empenho da Cláudia. Tende a atrasar-se nos trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve média de Suf-/Suf. Nas outras tarefas de leitura em aula, pareceu-me trabalhar concentradamente.
Escrita — A média das redacções andará por Suf-/Suf, o que é menos do que as reais possibilidades de escrita da Cláudia. Creio que a vem prejudicando não ter feito com completa regularidade os trabalhos de casa, para assim treinar a escrita.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Bom-, o que é sinal de que já terá recuperado nesta área. O assunto que pode rever é «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve ainda entregar-me as redacções que ficaram por fazer (os tepecês das aulas 13-14, 17-18, 27-28, 35-36, 41-42). Neste período convém ser mais regular na entrega dos textos (estou convencido de que a sua escrita melhorá rapidamente). Tendo já melhorado a gramática, não deve ficar agora desatenta. A Cláudia devia ter como objectivo o nível «4».
André
Informações até meio de Novembro — Relativamente ao ano anterior, tem piorado. Tem falhado trabalhos de casa. Está mais falador e disperso do que no ano passado (quando estava sozinho).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve classificações muito heterogéneas, provavelmente relacionadas com o grau de concentração no momento (foi de Insuficiente a Bom+, subindo sempre, do primeiro ao quarto teste).
Escrita — Quase só fez as redacções pedidas na aula (em que andará por Suficiente). Falharam, portanto, inúmeros escritos (repetindo-se o que vem acontecendo desde o 7.º ano: o André, não tendo dificuldades em Português, pouco tem treinado a sua escrita).
Gramática — Na tarefa que abrangia a maioria dos conteúdos, teve Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf+/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Para já, deve entregar-me todas as redacções que não fez: 19-20, 13-14, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 25-26, 27-28, 35-36, 33-34, 37-38, 41-42. E, doravante, fazer regularmente as redacções. (Bom sinal é que fez o tepecê de férias.)
Carolina C.
Informações até meio de Novembro — Falhou muitos trabalhos de casa (ela que tanto precisa de melhorar a escrita!). Testagens de leitura e de gramática feitas até agora não tiveram bons resultados.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários que fizemos, teve ora Insuficiente ora Insuficiente+.
Escrita — A sua escrita será de Insuf+/Suf-, mas, sobretudo, foi menos treinada do que devia ter sido, já que ficaram muitos tepecês (redacções, em geral) por fazer.
Gramática — Não fez o trabalho mais global (faltou nesse dia), mas nos restantes teve Insuficiente.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf-/Insuf+.
Conselhos para o 2.º período — Fazer as redacções em falta (tepecês 13-14, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 27-28, 35-36, 33-34, 41-42, férias). Passar a ser regular a entregar os tepecês. Recuperar em gramática (nas aulas, não me tenho apercebido de que esteja desatenta, mas, se calhar, não estará suficientemente concentrada quando explico). Rever os vários assuntos de gramática através das sínteses que eu for fazendo.
Catarina
Informações até meio de Novembro — Tudo bem. Nos testes de compreensão de textos (leitura) tem estado Suf/Suf-, o que é pouco relativamente ao seu nível geral.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Confirmo o que disse sobre leitura em Novembro (mais recente questionário estava Insuf+).
Escrita — Nas redacções, em geral, teve entre Bom e Suf+. Espero mais também nesta área. Poucos tepecês falhou (o da aula 33-34 e, agora, o de férias), mas talvez nem sempre tenham sido feitos com os cuidados de releitura devidos.
Gramática — No trabalho mais global teve Suf+ (deve rever o assunto «Passagem de discurso directo para discurso indirecto»). Nos restantes esteve até um pouco melhor.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Bom- (recentemente, Bom).
Conselhos para o 2.º período — Rever o conteúdo de gramática que assinalo em cima Continuar o bom trabalho feito (as falhas em leitura são circunstanciais). Evitar chegar atrasada às aulas no primeiro tempo.
Diogo
Informações até meio de Novembro — A não ser que a tarefa de leitura tenha um resultado imediato, não se foca com continuidade nos textos. (A ansiedade do ano passado, que se traduzia numa vontade de intervir constantemente — difícil aliás de gerir em turma —, desapareceu, o que é bom. Em contrapartida, até há pouco notei-lhe alguma alguma negligência nas tarefas realizadas em aula, falando demasiado para trás e para os lados. Nas aulas mais recentes, este aspecto ter-se-á corrigido.) Pede ajuda demasiado cedo (porque não percebe enunciados e/ou porque não se esforça o suficiente para entender o que é pedido por escrito). Como a sua principal dificuldade está na leitura, é importante que tente sempre sozinho essa primeira descodificação de textos e enunciados das actividades. Sempre cumpridor nos trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários feitos em aula teve Suf-/Insuf+, Suf-, Bom- (e faltou ao começo da aula em que os colegas fizeram um quarto questionário [julgo que faltou porque esteve a falar com o professor de Educação Física]; fá-lo-ia depois sozinho). Nas outras tarefas de leitura feitas em aula, tem-me parecido mais eficiente, apesar de ainda menos autónomo do que era desejável.
Escrita — Nas redacções teve, em geral, entre Suf e Bom (Suf+/Bom- será a média dos trabalhos mais recentes). Se considerarmos apenas os escritos feitos em aula, esteve pior (por exemplo, notícia e resumo insuficientes), o que resultará de se dispersar durante a tarefa (essa desconcentração leva a que desperdice tempo e que os textos fiquem incipientes, pouco trabalhados). Em casa, tem cumprido sempre.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf+ (confirmando a média dos restantes, que estiveram entre Suf- e Bom). Os conteúdos que deve procurar rever são «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])» e «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve evitar o que o leva a de desfocar-se das tarefas (uma pequena discussão com algum colega, uma dúvida demasiado cedo, etc.). Convém rever os dois assuntos de gramática que assinalei.
Frederico S.
Informações até meio de Novembro — Estou contente com o facto de se focar nas tarefas com mais eficácia — mas ainda terá de se tornar mais rápido. Não falha muitos trabalhos de casa, mas entrega-os por vezes por atacado (e não regularmente). Acho muito importante que use os trabalhos de casa para desenvolver a sua escrita. Não vejo mal nenhum em que seja ajudado (mas é conveniente que esse apoio não intervenha demasiado cedo, resolvendo-lhe os desafios sem o Frederico ter chegado a confrontar-se com eles).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve notas muito variadas (de Insuf a Bom+ [= Matilde, porém], passando por dois Suficientes). Continuo a estar contente com a aplicação que mostra.
Escrita — Nos escritos em aula, Suf-/Insuf+. Fez quase todos os trabalhos de casa, embora alguns fossem entregues com atraso. O que disse em Novembro sobre o tipo de ajuda que é útil mantém-se pertinente. Não faz mal que o Frederico seja apoiado (por exemplo, na revisão, no acabamento do texto), mas também deve habituar-se a redigir o primeiro esboço.
Gramática — Na tarefa mais global teve Insuficiente. É esta uma área em que precisa de subir. Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuf/Insuf+.
Conselhos para o 2.º período — Rever os assuntos de gramática que apontei (através das sínteses que fiz sobre cada um deles). Ter a máxima atenção nos momentos em que explique algum assunto de gramática. Manter a boa atitude que tem tido nas aulas. Nos tepecês, não ter problemas em trazer-me trabalhos relativamente imperfeitos mas em que se tenha empenhado sozinho. Ainda deve fazer os seguintes tepecês em atraso: 21-22, 15-16, 35-36, férias.
Frederico R.
Informações até meio de Novembro — Tem havido boa evolução, e já desde o ano passado. Já não vejo o Frederico parado perante as tarefas. Recentemente, algumas falhas de tepecês. (E o Frederico tem de escrever muito...)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve entre Insuf+ e Bom-. A sua média nesta área será Suf-.
Escrita — A média das suas redacções será Suf-/Suf. Falhou alguns tepecês (17-18, 27-28, 35-36, férias) e, sobretudo, fez alguns com menos cuidado do que deveria.
Gramática — No trabalho que abrangia a maioria dos conteúdos dados, teve Insuficiente. Os conteúdos a remediar são «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])» e «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuf/Insuf (+).
Conselhos para o 2.º período — É preciso fazer as redacções pedidas para casa com regularidade (não se deixar atrasar) e com certa demora, certo cuidado, já que o que falha na escrita do Frederico é precisamente o acabamento. Rever os assuntos de gramática indicados em cima, lendo as sínteses respectivas. Procurar treinar sozinho a leitura em voz alta.
Joana
Informações até meio de Novembro — Sempre muito bem. Fiquei contente por saber de leituras fora dos seus interesses mais regulares.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários, teve de Suf+ a Bom+ (em média, Bom). Nas outras tarefas de leitura em aula, mostrou ser sempre muito eficiente.
Escrita — Nas redacções, costuma ter Bom+ ou Bom+/Muito Bom (mais raramente, Bom). Fez quase todos os trabalhos de casa; falhou só o da aula 19-20, que aliás ainda pode fazer.
Gramática — Teve Bom/Bom+ no trabalho mais abrangente (o que corresponde à média dos restantes, em que teve de Muito Bom a Bom-).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom+.
Conselhos para o 2.º período — De nada me lembro, já que tem sido muito bom o seu trabalho. Continuar assim, portanto.
João
Informações até meio de Novembro — Em situações de explicação oral minha, regressou este ano a um estilo que me lembra o dos seus piores momentos no 7.º e no 8.º (interrupções demasiado frequentes, em conversas cruzadas). Não tem sido pontual em várias aulas (e também já faltou algumas vezes). Até agora, está muitíssimo longe do «5» que teve o ano passado, embora a escrita se mantenha boa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, não teve bons resultados (entre Suf+ e Insuf), o que atribuo a ter talvez estado pouco concentrado nesses momentos, já que sei ter o João capacidades de leitura superiores a esta média de Suf-. Em muitas outras tarefas de leitura, trabalhou descontinuamente (não se focando tanto como seria desejável, porque entretanto havia que pôr as conversas em dia ou porque já tivesse chegado atrasado, etc.).
Escrita — Os textos que escreveu foram em geral de Bom, mas falhou vários (os tepecês das aulas 21-22, 9-10, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42, tal como o pedido agora para as férias). Escreve muito bem, mas há o risco de, por falta de treino, não melhorar como devia.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Suf+. O conteúdo em que falhou foi «Distinção adjectivo / advérbio».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Deve evitar faltar ou chegar atrasado. Deve fazer as redacções em atraso. Não penso deva ficar ao lado de Teresa (ficando, deve estar mais calado, para poder estar atento).
Carolina M.
Informações até meio de Novembro — A não ser que as tarefas tivessem imediatamente algum resultado pedido, distraía-se a conversar. Desde que ficou sozinha, este problema terá desaparecido. Tem melhorado a escrita, fazendo agora textos mais cuidadosos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve entre Suf- e Bom. Nas tarefas de leitura, costuma ter bom desempenho, a não ser que esteja com propensão para conversar (o que aconteceu no começo do 1.º período e parece ter voltado agora, com a nova colega de carteira).
Escrita — A média das suas redacções será de Suf+/Bom- e até parecia a Carolina estar a evoluir (para Bom), quando começou a falhar vários tepecês (os das aulas 17-18, 15-16, 23-24, 25-26, 33-34; e ainda o marcado para férias).
Gramática — No trabalho mais global teve Suf+ (no começo do ano chegara a ter Bom). Creio que, durante as explicações de gramática, não está suficientemente atenta. Os assuntos que deve rever são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Ler as sínteses para revisão dos assuntos de gramática que assinalei. Fazer ainda as redacções atrasadas e não voltar a deixar tepecês por fazer. Retomar a concentração que teve em boa parte do período (excepto no início e talvez no final). Deve ser aluna de «4» e não de «3».
Marta G.
Informações até meio de Novembro — Em aula, não estou descontente. Mas já falhou alguns trabalhos de casa. Nos testes de leitura e de gramática não tem tido bons resultados.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários teve alguns Insuficientes e, recentemente, um Suf+. Como já disse, pareceu-me este ano mais focada no trabalho do que no sétimo e no oitavo. É importante que se mantenha concentrada nas tarefas.
Escrita — A sua escrita será de Insuf+/Suf-, mas precisa apenas de ser treinada com mais continuidade. Ora a Marta não só se atrasou a entregar vários tepecês (feitos depois bastante «sobre o joelho», à pressa) como falhou ainda uns tantos (os das aulas 13-14, 17-18, 23-24, 27-28, 35-36, 33-34, 41-42, férias).
Gramática — Nos vários trabalhos teve Insuficiente. Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf-.
Conselhos para o 2.º período — Deve ainda fazer as redacções que assinalei e, doravante, cumprir os tepecês com regularidade. Deve também rever os conteúdos de gramática que refiro em cima (para o que pode ler as sínteses que escrevi sobre cada um deles).
Marta S.
Informações até meio de Novembro — Sempre bem.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve Muito Bom, Muito Bom, Suf, Bom+. Nas outras tarefas de leitura, costuma trabalhar com bastante eficiência.
Escrita — Nas redacções tem, em média, Bom. (Mas, creio que, mesmo sem grande esforço, seria capaz de se fixar mais no Bom+.)
Gramática — Na tarefa mais abrangente — que se reportava à maioria dos conteúdos do 1.º período —, teve Bom+/Muito Bom. Um conteúdo em que falhou um tanto foi «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Rever o conteúdo de gramática que assinalei em cima. Continuar assim.
Matilde
Informações até meio de Novembro — Em aula, excelente. Mas falha muitos trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, excluindo o primeiro (em que teve Suf-/Insuf+), teve Bom ou Muito Bom. Nas outras tarefas de leitura, esteve sempre empenhada e mostrou-se eficiente.
Escrita — Nos escritos que tenho seus, a média será de Bom. Mas faltam-me imensas redacções, tepecês que não fez: os das aulas 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 25-26, 33-34 e o trabalho pedido para férias.
Gramática — No trabalho que abrangia a maioria dos conteúdos deste 1.º período, teve Insuficiente. Falhou especialmente nestes conteúdos: «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Deve entregar-me as redacções em falta (o que aliás me foi solenemente prometido) e, de futuro, ir fazendo os tepecês com pontualidade. Tem de recuperar em gramática (para já, deve rever os conteúdos que mencionei em cima, para o que pode usar as sínteses que escrevi sobre esses assuntos). Em aula, continuar como sempre tem estado.
Miguel
Informações até meio de Novembro — Falhou vários trabalhos de casa (creio que relacionados com uma falta ou duas que teve; mas talvez não apenas). No resto, bem.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, teve notas variadas (de Suf-/Insuf+ a Bom), em média, Suf/Suf+. Nas outras tarefas de leitura em aula, passado o começo do período — em que esteve um tanto disperso, lento a resolver as fichas —, trabalhou bem.
Escrita — Nas redacções teve quase sempre Bom, mas falhou alguns tepecês (também redacções) — os das aulas 7-8, 17-18, 9-10, 15-16, 25-26, 33-34.
Gramática — No trabalho que abrangia a maior parte da matéria de gramática deste período teve Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Para já, entregar-me as redacções atrasadas. E, a patrtir de agora, fazer sempre a horas esses tepecês. Em aula, manter o bom trabalho feito até aqui.
Rita
Informações até meio de Novembro — Bastante bem este ano (mostrando que, em termos de capacidades, pode ser das melhores alunas da turma). Falhou vários tepecês (alguns devem estar relacionados com faltas a aulas — aspecto que continua a ser falha sua!).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos três questionários mais formais (faltou a um outro) teve, em média, Suf+/Suf. Costuma ser eficiente a resolver as tarefas de leitura.
Escrita — A média das redacções que fez será de Suf+/Suf. Porém, falhou várias redacções pedidas para casa (tepecês das aulas 13-14, 21-22, 25-26, 27-28 [demasiado incompleto], 35-36, 37-38, férias) ou feitas em aulas a que faltou.
Gramática — No trabalho mais global teve Suf (em outros dois, Insuficiente). Os conteúdos em que falhou foram «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Distinção adjectivo / advérbio», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve entregar as redacções atrasadas. E, a partir de agora, entregar os tepecês com regularidade. Rever os conteúdos de gramática que assinalei. Ser sempre pontual.
Rui
Informações até meio de Novembro — Mais activo, tem em geral cumprido com tudo. Nos testes de compreensão de textos (leitura) continua a não estar famoso.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, em geral, Insuficiente. Porém, teve Bom- no mais recente desses trabalhos.
Escrita — A média das redacções feitas até Novembro era Suf/Suf- (nessa altura, com gosto, elogiei Rui, por estar então a fazer os tepecês e, nas tarefas em aula, mais rápido). Na segunda metade do período, deixou por fazer muitas das redacções pedidas para casa (as das aulas 21-22, 15-16, 23-24, 25-26, 35-36, 33-34, 41-42).
Gramática — No trabalho que abrangia a maioria dos conteúdos de gramática, teve Suf. Os conteúdos em que falhou e que devia rever são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf-.
Conselhos para o 2.º período — Ficou combinado entregar-me os tepecês em atraso (e, por exemplo, para já, entregou-me realmente um dos trabalhos, mostrou outros já começados, além de que fez também o que estava marcado para as férias). E, é claro, deve a partir de agora ir entregando tudo a horas. Convém também rever os conteúdos de gramática que assinalei. E, ao primeiro tempo, evitar atrasar-se.
Tatá
Informações até meio de Novembro — Bem. Espero que continue a melhorar o acabamento dos escritos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média, Suf+. Nas outras tarefas de leitura, mostrou boa aplicação e capacidade.
Escrita — Os textos que tem escrito poucas vezes têm ultrapasado o Suf +. O que tem de desenvolver é a capacidade — ou apenas o esforço, se calhar — de reelaborar o que escreve à primeira, aproveitando a vantagem da escrita relativamente à oralidade (a de se poder ensaiar, de se poder melhorar a versão que chega aos nossos leitores).
Gramática — No trabalho que percorria os conteúdos dados ao longo do período, teve Suf+ e, nos restantes, teve, em média, um pouco mais. O conteúdo em que falhou mais foi «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)» (que, não por acaso, é quase mais de escrita do que de gramática).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Deve fazer duas redacções que me ficou de entregar, os trabalhos de casa passados nas aulas 21-22, 33-34. Em todas as redacções convém passar a não se contentar com o primeiro resultado (e reler sempre, para corrigir). Rever o conteúdo de gramática que assinalei.
Teresa
Informações até meio de Novembro — Tem estado este ano muito mais focada no trabalho do que em anos anteriores. Recentemente falhou uns tepecês, mas tem cumprido quase sempre.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — A média dos quatro questionários mais formais foi Suf-/Suf. Nas aulas em geral, tem-se mostrado focado nas tarefas de leitura.
Escrita — Depois do princípio de Novembro, deixou de fazer as redacções pedidas para casa. Faltam-me os trabalhos de casa passados nas aulas 13-14, 21-22, 17-18, 15-16, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42; também não fez o a redacção que pedira para as férias de Natal. Nos trabalhos que corrigi, teve, em média, Suf/Suf+. (Já mostrava estar até a escrever melhor, a aproximar-se do Bom, quando deixou de fazer o tepecês. Bastará ir sempre praticando, com cuidado em rever o primeiro resultado, em reler sempre.)
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf. (Deve, porém, estar sempre atenta quando explico estes conteúdos. Os seus dois trabalhos anteriores estavam fracos.) Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras ([classificação morfológica])».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Para já, tem de fazer todos as redacções em atraso (ver em cima, em escrita) e voltar a ser pontual na entrega do que eu for pedindo. No trabalho em aula, manter a boa aplicação que tem mostrado (só recentemente, com a chegada de João à sua carteira, se tem tornado mais irregular, o que será circunstancial). Convém rever os dois assuntos de gramática que mencionei.
Tiago
Informações até meio de Novembro — Sempre aplicado. Mesmo em leitura, noto-lhe crescente à-vontade.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média, Suf/Suf-. Nas aulas, consegue focar-se bem nas tarefas de leitura que são distribuídas (aqui e ali, ajudado por mim ou por Joana).
Escrita — As suas redacções foram, em média, de Suficiente. Fez quase sempre os trabalhos de casa. (Julgo que faltaram só os tepecês das aulas 15-16, 41-42.)
Gramática — No trabalho mais global, teve Suf. O conteúdo em que mais falhou foi «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo» (que, entretanto, já revimos no apoio).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuficiente.
Conselhos para o 2.º período — Manter o bom trabalho que tem realizado. A leitura em voz alta deveria treiná-la sozinho (lendo em casa em voz alta, de vez em quando, quaisquer trechos).
Fahim
Informações até meio de Novembro — Nos testes de compreensão de textos (leitura), tem estado entre o Insuficiente e o Suf. menos. Na escrita, vai ter de melhorar (a pontuação, sobretudo). Notei-lhe, nas tarefas em aula, inicial «bloqueio», por não estar habituado a trabalho tão autónomo. Mas o Fahim tem muita capacidade de concentração, é trabalhador, e por isso já se vai tornando mais eficiente a seguir os meus enunciados. Faz sempre os trabalhos de casa. Auguro-lhe bom aproveitamento (se não me enganar quanto a este empenho que lhe reconheço), mas é bom ter presente que é aluno que tem de melhorar leitura e escrita. Parece-me mais à vontade na gramática.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários que avaliei mais formalmente teve entre Insuficiente e Bom-. (a média andará por Suficiente-). Tem-se mostrado sempre concentrado nas tarefas de leitura. Inicialmente, pareceu ainda habituado a ler demasiado localmente (sem atenção ao sentido global, que, tantas vezes, não é o mais evidente).
Escrita — As suas redacções vão desde Insuf+ a Suf+/Bom-. É uma área em que tem ainda de fazer progressos, sobretudo ao nível da pontuação e da sintaxe. Tem sido muito cumpridor dos trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf+. Nos restantes, teve, em média, talvez até um pouco mais. O conteúdo em que falhou foi «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)», o que aliás terá mais a ver com a escrita.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Rever o conteúdo de gramática que mencionei. Na escrita, habituar-se a reler (sobretudo, verificando a pontuação e, em geral, a ligação das frases). Manter a boa capacidade de se focar no trabalho que vem mostrando.
<< Home