Thursday, September 14, 2006

Avaliação do 9.º 5.ª


Posted by Picasa
Informações sobre o 2.º período / Conselhos para o 3.º período
Depois do nome do aluno e de travessão, o nível atribuído. A seguir, comentário sobre aproveitamento neste 2.º período e, sobretudo, indicação do que se deve fazer a partir de agora. (No final da secção, ficam as informações do 1.º periodo.)
Ana — 2

Não fez demasiados tepecês, ainda que, inicialmente, até tivesse tentado recuperar algumas redacções. Também o resultado em gramática, 18%, significa que não houve trabalho nem, decerto, atenção em aula. Teve nível insuficiente na compreensão de textos (escrito e oral). Suficiente na leitura em voz alta.
Deve ver aqui os trabalhos que não fez e recuperar alguns deles (apenas os que eu aí recomendo). Tem também de estudar gramática (e, provavelmente, estar mais atenta quando explico). Mais importante de tudo: em aula, perante uma tarefa, deve lançar-se ao trabalho.


Raquel — 3

Fez sempre as redacções pedidas para casa. Em média, a nota destes escritos será Suf, o que significa que ainda espero que melhore. Em aula, também foi em geral cumpridora das tarefas. Na compreensão de textos escritos teve Suf; na compreensão de textos orais, Insuf. Também esteve Insuf em leitura em voz alta.
Em gramática, em que teve apenas 29%, deve rever os conteúdos «Funções sintácticas», «Formas Passiva/Activa», «Orações e Conjunções», «Hiperónimos e Hipónimos», «Métrica», «Rima». Também tem de treinar mais, mesmo sozinha, a leitura em voz alta.

Bruno — 4

Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais). A média das redacções será assim muito diferente consoante eu conte os trabalhos efectivamente feitos (Bom/Bom+) ou todas as tarefas passadas, feitas ou não.
Teve Muito Bom no questionário de compreensão escrita. Suf + na compreensão de texto oral. A capacidade de ler bem os textos e de resolver rapidamente as tarefas em aula é que me fez manter a nota, apesar de tantas falhas nos trabalhos de casa. Em gramática teve 58%.
Será preferível não estar na mesma carteira em que está Gonçalo. Deve fazer algumas das redacções (as mais importantes). Rever «conjunções e orações».


Carla — 4

Fez sempre as redacções pedidas para casa (as redacções serão, em média, de Suf/Suf+, esperando eu que subam até ao Bom). Na compreensão de textos escritos, teve Bom-, e também nas restantes tarefas da aula é sempre muito competente. Na compreensão de textos orais, Suf+. Também Suf+ na leitura em voz alta. Na gramática teve 55%.
Deve rever estes conteúdos: «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima».


Catarina — 2

Contra o que costumava acontecer, falhou algumas redacções que eu pedira (ver aqui quais; fazer ainda aquelas que eu aí recomendo). Também nem sempre achei as redacções feitas com o máximo cuidado. A média, na escrita, será Insuf+. Teve Bom- na compreensão de texto escrito (aliás a Catarina costuma ser concentrada a resolver as tarefas com textos em aula). A leitura em voz alta (Insuf+) ainda deve ser treinada. Em gramática também tem de progredir (teve 23%).


Cláudia — 4

Falhou algumas redacções (confirmar aqui e fazer ainda as que eu recomende). Relativamente às redacções que fez, a nota média aproxima-se do Bom. Nas aulas, achei-a menos concentrada do que em outros momentos. Na compreensão de textos (escrita; oral) teve Suf. Na gramática também regrediu bastante, tendo agora apenas 53% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «perifrástica», «hiperónimo e hipónimo», «rima»).


Carlota — 3

Falhou mais tepecês do que é aceitável, mas é verdade que as redacções que fez têm, em geral, qualidade (média de Bom, pelo menos). Esteve bem num questionário de compreensão de texto escrito; e apenas suficiente na compreensão oral. Entre Bom- e Suf+ na leitura em voz alta. Voltou a baixar muito em gramática, 28%.
Deve rever estes conteúdos: «funções sintácticas», «formas passiva e activa», «orações e conjunções», «métrica», «rima». Deve ver aqui os tepecês que falhou (e, se alguma redacção dessas estiver entre as mais importantes, fazê-la ainda).


Filipe — 2

Embora já tivesse havido mais regularidade a fazer as redacções, ainda falharam demasiadas (ver aqui quais; fazer as que eu recomendar aí). Na leitura em voz alta, Insuf+/Suf- (é outra área que merece treino).
No trabalho em aula, o Filipe vai cumprindo bem, mas tem também de haver algum estudo. Por exemplo, na gramática, domínio em que teve apenas 24%, deve rever «funções sintácticas», «perifrástica», «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima».


Francisco — 2

Durante este período houve, aqui e ali, um esboço de correcção das falhas apontadas antes (demora no trabalho em aula, incumprimento dos trabalhos de casa). No entanto, manteve-se o problema maior, a demasiada irregularidade a fazer as redacções pedidas para casa. Esses textos têm sido, em média, de Suf (mas tenho a certeza de que, se fizesse sempre as redacções, já teria habitualmente melhor classificação). Não esteve aceitavelmente nos dois questionários de compreensão (escrita e oral). Em leitura em voz alta, Suf/Suf+. Na gramática, 26%.
Ver aqui as redacções em falta e fazer as que eu recomendo (e, a partir de agora, nada falhar). Estudar gramática (rever estes conteúdos: «forma passiva», «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «métrica», «rima»). Em aula, manter o novo estilo que já foi adoptando nos últimos tempos.


Gonçalo — 4

Desta vez, não pude dar o costumado «5», porque houve demasiadas falhas de tepecês (ver aqui quais; fazer talvez um ou outro mais importante). É verdade que as redacções feitas foram quase sempre de Muito Bom. E esteve também Bem em leitura em voz alta, área que nem é a sua melhor. Bom+, na compreensão oral. Nas aulas, por vezes, houve demora excessiva a resolver as tarefas, sem dúvida por dispersão em conversas com Bruno, Joana D., etc. Em gramática, 78%, que não deixa de ser excelente classificação (mas «funções sintácticas» e «merónimo e holónimo» merecem revisão).


Joana D. — 3

Foi mais regular a fazer os tepecês (ainda assim, falhou os que enuncio aqui). Em geral, fez boas redacções (em uma ou outra, pareceu-me que a originalidade escondia alguma pressa, mas posso estar a ser injusto). Bom- na leitura em voz alta. Suf+ no questionário de compreensão de textos. Insuf na compreensão oral.
Em gramática, em que teve 31%, mantém-se a necessidade de fazer progressos (rever: «funções sintácticas», «forma passiva», «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima»).
Em aula tem de evitar demasiadas dispersões que a desfoquem do assunto principal (não há grande desvantagem em intervir com algum assunto à margem da aula uma ou outra vez, vá lá, três vezes em cada aula; não é possível estar, de cinco em cinco minutos, a fazer observação que nos desvie do que estejamos a fazer).


Joana B. — 3

Raramente falhou redacções. Em média estas serão de Suf/Suf(+), mas poderiam ter melhor classificação se revisse mais, tratasse mais da pontuação. Outra área em que lhe exigirei futuramente que faça melhor é a gramática. Teve apenas 27%, o que deve querer dizer que não há estudo nem grande atenção quando explico os conteúdos pela primeira vez. Modificar isto. Para já, rever «funções sintácticas», «passiva», «perifrástica», «orações e conjunções», «métrica» e «rima».


Joana O. — 3

Mantiveram-se (aliás, aumentaram) excessivas falhas de tepecês (ver aqui quais; e fazer os que ainda recomendo). Quando faz as redacções, costuma andar pelo Bom, mas noto que não tem progredido tanto como tudo indicava fosse acontecer (por falta de treino regular, sem dúvida). Teve Muito Bom num questionário de compreensão de textos; bastante menos na compreensão oral, o que não é significativo. Tem aliás excelente capacidade de concentração nas tarefas (ou até nas simples explicações orais). Na leitura em voz alta, Bom-. Na gramática, 52%, devendo rever «forma passiva e activa», «orações e conjunções», «métrica».


João B. — 3

Ainda falhou algumas redacções marcadas para casa, o que só é, em parte, desculpável, porque estas corresponderão ao período em que esteve doente. (De qualquer modo, deve ver aqui o que falhou e o que ainda talvez deva fazer.)
Esteve Bem na compreensão de textos (escritos e orais), como também costuma fazer despachadamente as tarefas da aula. Suf em leitura em voz alta.
Tem, sem falta, de melhorar em gramática. Teve 29%, sendo vários conteúdos que precisam de ser revistos: «funções sintácticas», «forma passiva e activa», «orações e conjunções», «métrica», «rima».


João M. — 2

Há dois problemas gravíssimos, que implicam mudança radical da sua atitude: tem de haver trabalho em casa (deve ver aqui as redacções que falhou — quase todas! — e fazer algumas delas); em aula, tem de se capacitar de que as tarefas que são distribuídas é que são o assunto principal e que não pode haver nem demoras excessivas nem dispersões a propósito de cada ideia que vai tendo (por exemplo, em tagarelice com Joana D.).
Teve notas aceitáveis na comprensão de textos (escrita e oral). A leitura em voz alta, Suf/Suf-, merecia ser treinada. As poucas redacções que fez andam pelo Suf+ (ou até Bom-). Na gramática tem continuado a desaproveitar as boas bases que tinha à entrada no sétimo ano. Teve agora 41%. Deve rever os conteúdos: «orações» e «conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima».


João C. — 4

Falhou apenas um ou dois textos (ver aqui), escrevendo quase sempre com cuidado. Terá tido, como média dessas redacções, Bom- (creio que já tinha feito um pouco melhor). Sempre bem nas tarefas da aula. Nos questionários de compreensão de textos (oral e escrito), Bom- e Suf+. Em gramática, 55% (conteúdos a rever: «orações» e «conjunções»; «rima»).


Zé — 2

Em aula modificou, para melhor, a sua atitude. (De vez em quando, ainda falta a aulas sem razão aparente. É essencial evitar isso.)
Ainda não foi neste período que passou a fazer os tepecês. Deve ver aqui o que falte e fazer os que indico como mais importantes (sem isso, não terá positiva a Português). Teve Insuficiente nos dois questionários sobre textos (escrito e oral).
Em gramática, 49%. Deve rever: «funções sintácticas», «orações e conjunções», «forma passiva».


Luís — 2

Em aula trabalha sempre bem. Desta vez, porém, falhou demasiados tepecês (ver aqui quais). Este aspecto relaciono-o com faltas a aulas, o que tem de evitar. Nas redacções feitas, terá, em média, cerca de Suf+ (mas falhou muitas outras). Na compreensão de textos (oral e escrita) esteve entre o Suficiente e o Insuficiente. Em gramática, 46%, falhando particularmente nestes conteúdos (que deve agora rever): «funções sintácticas», «conjugação perifrástica», «orações e conjunções».


Mariana — 5

Nas redacções, que tem feito sempre, vai tendo Bom + ou Muito Bom. Esteve aceitavelmente no único questionário de compreensão de textos mais formal que fizemos; calhou estar doente num outro questionário de compreensão oral (fê-lo depois em casa). Na leitura em voz alta, Bem. Na gramática, 75% (vale a pena rever o conteúdo «hiperónimos e hipónimos; holónimos e merónimos»).
Em recente concurso para apuramento dos representantes da escola no Concurso Nacional de Leitura, mesmo não sendo escolhida, mostrou excelentes capacidades, confirmando ser das melhores alunas do nono ano.


Marta L. — 3

Já foi fazendo os tepecês (embora sem recuperar os muitos em atraso; e sem atingir ainda a classificação de que acho é capaz: as redacções terão sido, em média, de Suf). Nas aulas, continuou a trabalhar com bastante concentração, parece-me. Na leitura em voz alta, Bom/Suf+. Bastante bem num questionário de compreensão oral; aceitável um de compreensão escrita. Em gramática, 36%.
Deve rever estes conteúdos de gramática: «funções sintácticas», «forma activa e passiva», «orações e conjunções», «rima». Queria também que ainda entregasse alguns dos textos que ficaram por fazer (ver aqui os que falhou e os que indico como mais importantes).


Marta P. — 3

Baixou em dois aspectos, que provavelmente se correlacionam: disponibilidade para as tarefas da aula; conhecimento da gramática. Com efeito, nesta segunda parte do período — ou a partir do momento em que deixou de estar ao lado do Nuno —, nas aulas não se focou suficientemente no trabalho. Essa desatenção ter-se-á reflectido também na compreensão dos conteúdos de gramática (teve apenas 31%, falhando sobretudo nas funções sintácticas, na conjugação perifrástica, em orações e respectivas conjunções, na noção de rima).
Cumpriu os trabalhos de casa sempre, ou quase sempre (confirmar aqui), sendo as suas redacções, em geral, boas. Também esteve Bem na leitura em voz alta e na compreensão de textos oral; e aceitavelmente na compreensão de texto escrito.
Portanto, o que deve fazer é rever os conteúdos de gramática que mencionei; evitar desconcentrar-se em aula (a escolha do colega de carteira é talvez importante), para aproveitar mais as tarefas que estejamos a fazer; manter o bom trabalho em casa (mas também com estudo de gramática).


Mónica — 4

Continua a cumprir bem em todos domínios. Nas redacções, que tem feito sempre, tem tido sobretudo Bons (e um ou outro Suf+). Na gramática, teve 57% («rima» é o conteúdo que precisa de rever, juntamente com «orações e conjunções», que aliás é uma falha de quase todos os alunos). Nos dois questionários mais formais para testar compreensão de textos (orais e escritos), teve Bom e Suf-.


Nuno — 3

Tem mostrado segurança na escrita, em que teve sempre Suf, pelo menos, e, por vezes, Suf (+). Tem trabalhado bem em aula (até talvez com mais desenvoltura do que no primeiro período). Esteve aceitavelmente em questionário de compreensão oral e na leitura em voz alta (Suf- em ambas estas provas). Falhou mais, como costuma acontecer, nos questionários de compreensão escrita. Na gramática teve 38%, mas já está a procurar corrigir os conteúdos em que falhou mais.


Rita — 3

Ainda houve algumas falhas de tepecês (ver aqui quais). Nas redacções teve, em média, aproximadamente Suf+.
Esteve Bem, como de costume, na leitura em voz alta. Suf- num questionário de compreensão de texto escrito; Insuf num questionário de compreensão oral.
Na gramática ainda tem de progredir. Teve 32%. Os conteúdos a rever são «funções sintácticas», «passiva e activa», «orações» e «conjunções», «hiperónimo e hipónimo», «rima».


Soraia — 3

Corrigiu aspecto que lhe criticara antes — irregularidade no cumprimento dos tepecês —, mas ainda não recuperou todos os textos atrasados do 1.º período (ver aqui). A sua escrita, em média de Suf ou um pouco mais, já mostrou poder evoluir para outro tipo de classificação.
Esteve também em nível Suficiente na leitura em voz alta (talvez a devesse treinar sozinha) e, um pouco menos, em questionários de compreensão de textos.
Voltou a descer em gramática, o que não vou aceitar aconteça de novo (teve 36%). Deve rever os seguintes conteúdos: «funções sintácticas», «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima».


Tiago — 3

Tem trabalhado bem em casa (tem feito todas as redacções pedidas) e em aula (não o vejo agora a perder tempo, como chegou a acontecer no primeiro período). Nas redacções, tem, em média, Suf (ou mesmo um pouco mais). Na gramática é que regrediu muitíssimo (14%!). Falta de estudo em casa? Desconcentração quando explico? Neste período terá de haver recuperação neste domínio.


João A. — 3

Tem feito sempre os trabalhos pedidos para casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+. Portanto, há já uma ligeira subida que resulta do treino que vai adquirindo. A próxima meta deve ser ir-se fixando no Bom.
Em leitura em voz alta, teve Bom-. Num questionário de compreensão escrita (ou seja, de leitura) teve Insuficiente. Nesta área, como já se percebera no 1.º período, é importante que faça progressos — o melhor treino melhor será a leitura de livros, mesmo recreativa.
Na gramática teve agora 37%. Os conteúdos a rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «hiperónimos e hipónimos», «rima».

Informações até ao final do 1.º período
Aluno a aluno, aparecem primeiro as informações até meados de Novembro; depois, vem uma actualização relativa ao resto do período. Os números dos tepecês que ainda devem ser feitos estão explicados na secção 'Revisões'. Os assuntos de gramática que por vezes peço sejam revistos estão resumidos na secção 'Explicações'.
Ana B.

Informações até meio de Novembro — Muitas vezes fica sem fazer as tarefas que são distribuídas. Mesmo quando se trata de trabalho para eu levar para casa (e, portanto, corrigir e avaliar), tem sucedido ficar a Ana sem nada fazer, nada entregando no final. Este comportamento já vem desde o 7.º ano. (Creio que nos últimos dias emendou um tanto este aspecto, mas não tenho a certeza de que se trate de mudança perene.) Também já falhou alguns trabalhos de casa.
Em anos anteriores fui demasiado condescendente com a classificação final da Ana (até porque me parecia ser pena que uma aluna que não tem dificuldades excessivas ficasse a repetir um ano). É bom que não espere, este ano, a mesma generosidade.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários avaliados mais formalmente teve, em média, Suficiente (não tendo entregado outro, embora estivesse na aula). Estes resultados mostram que não tem, aparentemente, dificuldades nesta área. Porém, nas fichas que distribuo, costuma demorar demasiado tempo a avançar nas respostas.
Escrita — Nas redacções em aula, aconteceu também ficar parada sem se lançar ao trabalho (ou demorar tanto que o resultado final é escasso). Poucas redacções feitas em aula pude ver, mas as que vi estavam Insuficientes. Nos escritos feitos em casa tem tido Suf ou Suf-, mas tem falhado muitos tepecês (os das aulas 19-20, 13-14, 7-8, 21-22 [reformulação pedida não entregue ainda], 17-18, 15-16, 25-26, 35-36, 33-34 e o de férias).
Gramática — É a área em que terá mais dificuldades. Nos trabalhos que avaliavam este domínio teve Insuficiente. Os assuntos que precisa de recuperar são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frases», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf. (Já tem feito melhor.)
Conselhos para o 2.º período — Em aula, deve a Ana estar com atitude muito mais esforçada. Terá de subir bastante na gramática (e de ter vontade para estar concentrada). Pode rever os conteúdos que assinalei (pelas sínteses que deles fiz ou farei). Deve entregar todas as redacções em atraso e passar a fazer sempre os tepecês. (Nestes trabalhos convém que não seja demasiado ajudada, para se habituar a ser autónoma.)

Raquel
Informações até meio de Novembro — Tepecês têm sido entregues «por atacado», o que significa que não há regularidade no trabalho em casa. Creio também que haverá demasiado apoio de adultos em alguns desses trabalhos — o que só me incomoda na medida em que gostaria que a Raquel fosse treinando a escrita.
Nas aulas tem estado muitas vezes desconcentrada, lançando-se tardiamente ao que haja para fazer. E também lhe faltam os materiais frequentemente. Em suma, está a repetir o péssimo percurso de anos anteriores (de início, muito desleixo; no terceiro período, esforço, mostrando então as suas verdadeiras capacidades). O problema é que, com este tipo de atitude, perde imensas horas de treino (de leitura e de escrita). O novo lugar na sala vai-lhe ser vantajoso.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, em média, Suf/Suf+. Nos trabalhos em aula, o seu rendimento foi muito influenciado por ter companhia ou não. Agora, sozinha numa carteira, tem sido mais eficiente a resolver as fichas de leitura.
Escrita — As suas redacções têm andado entre o Suf- e o Suf (raramente, um pouco mais). E eu acho que, se for menos apressada, se reler e corrigir, pode fazer bastante melhor. No final do período entregou muitas redacções em atraso. Só ficaram por fazer os tepecês da aula 25-26 e o de férias.
Gramática — Continua a não ser área forte da Raquel. Teve Insuficiente no trabalho mais abrangente. Os conteúdos que deve rever são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Nas leituras em voz alta esteve entre o Insuficiente e o Suficiente.
Conselhos para o 2.º período — Manter esta nova disposição que lhe vejo agora. Reaprender os conteúdos de gramática que assinalei (usar para isso as sínteses que fiz). Na escrita, não ser tão precipitada a dar o texto como concluído. Também será útil fazer treino de leitura em voz alta, sozinha.

Bruno

Informações até meio de Novembro — Muito bem nas aulas. (Uma ou outra rara falha de tepecê.)

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, teve entre Bom e Muito Bom. Também é sempre muito eficiente nas restantes tarefas de leitura.
Escrita — Nas redacções, tem tido desde Suf+ a Bom+/Muito Bom. Escreve com muita inteligência (e um ou outro erro ortográfico). Não entregou as redacções dos tepecês 19-20, 15-16, 37-38 nem o tepecê de férias.
Gramática — No trabalho mais abrangente, Bom +. Nos outros, sempre bem também.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — A média será de Bom-
Conselhos para o 2.º período — Não se atrasar em trabalhos de casa. E fazer alguns dos que esqueceu. De resto, manter o excelente trabalho que lhe é habitual.

Carla
Informações até meio de Novembro — Bem. (Mas espero que ainda progrida bastante na escrita (sobretudo, na pontuação).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários que avaliei, teve notas variadas (a média será de Suf/Suf+). De qualquer modo, nas tarefas de leitura em aula, a Carla é sempre eficiente, mais do que mostram aquelas notas.
Escrita — Nas redacções, tem tido ora Suf ora Suf(+). Espero que ainda evolua neste domínio.
Gramática — No trabalho mais global, teve Suf+ (quase Bom).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf, talvez um pouco mais. Mas é capaz de fazer melhor.
Conselhos para o 2.º período — Nos escritos, rever com cuidado a pontuação; verificar se não há frases que mereçam ser melhoradas, se não há palavras a trocar. Estudar de novo o conteúdo «Passagem de discurso directo para discurso indirecto». Continuar a ser como tem sido (completamente cumpridora dos tepecês e das tarefas em aula).

Catarina
Informações até meio de Novembro — Acredito que, apesar das dificuldades que tem em escrita e em leitura, vá ainda progredir (porque nas aulas tem sempre o máximo empenho). Para isso, não pode falhar tepecês (como já aconteceu!).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Teve alguns questionários com Insuficiente, mas também teve um de Bom. Nas outras tarefas de leitura, costuma ser bastante concentrada no trabalho.
Escrita — Nas redacções, foi tendo entre Insuf + e Suf-. Não me chegou a entregar estes tepecês: 15-16, 25-26, 35-36.
Gramática — Tem tido Insuficiente.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Insuficiente.
Conselhos para o 2.º período — Futuramente, não se pode repetir ficarem redacções por fazer. Gostaria também que visse sempre com cuidado as minhas emendas e aproveitasse para recopiar, já corrigidas, as redacções. Em gramática, não deve desistir (para já, queria que voltasse a estudar estes conteúdos: «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frases», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Distinção adjectivo / advérbio», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)»).


Cláudia
Informações até meio de Novembro — Sem problemas. (Por vezes, excesso de conversa, salvo erro meu.)

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Teve notas variadas, de Suf a Muito Bom. Em geral, consegue boa concentração nas tarefas de leitura.
Escrita — Já vai fazendo mais redacções de Bom e mesmo de Bom (+). Dada a sua capacidade, tem obrigação de se fixar neste tipo de classificações, pelo menos.
Gramática — No trabalho mais global, teve Muito Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média Suf+/Bom-. Mas será capaz de fazer melhor.
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me os dois trabalhos em falta (o das aulas 33-34; e o de férias). Continuar assim. Estou contente com o trabalho da Cláudia.

Carlota
Informações até meio de Novembro — Não pode conversar tanto com Joana. Já falhou alguns (poucos, porém) tepecês.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos dois primeiros questionários mais formais, teve notas fracas (entre Insuficiente e Suf-), mas já teve agora notas melhores (Bom e Bom-). Nas restantes tarefas de leitura, o seu grau de concentração é muito influenciado por estar ou não com colegas colegas na conversa. Ultimamente, até porque está sozinha, tem já estado bastante concentrada.
Escrita — Nas redacções, tem tido Bom, Bom- (mais raramente: Suf+ ou até menos). Se escrever regularmente, e com alguma demora, conseguirá ter sempre, pelo menos, Bom. Não fez os tepecês das aulas 17-18, 23-24, 27-28, 35-36, 37-38 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais global que fizemos, teve Suf- (e tivera Insuficiente em dois anteriores). Os conteúdos em que falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — As suas leituras foram, em média, de Suf+, o que fica muito aquém das sua capacidade.
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me as redacções em falta (a 17-18 não valerá a pena). Rever os conteúdos de gramática que assinalei (e, em geral, ir estudando estas matérias). Em aula, sinto que já está com a atitude de trabalho correcta.


Filipe
Informações até meio de Novembro — Nas aulas tem trabalhado muito bem. Mas tem falhado vários tepecês (e, como precisa de treinar a escrita, é situação que tem de evitar absolutamente).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — A média dos questionários mais formais é de Suficiente. Nas outras tarefas, o Filipe costuma ser até mais eficiente do que isso. Tem sempre boa concentração nos trabalhos da aula. eficientes
Escrita — Tem falhado muitas redacções que peço para casa (faltam os tepecês das aulas 19-20, 13-14, 21-22, 9-10, 15-16, 23-24, 25-26, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42; e o de férias). Nos trabalhos que tenho, teve, em média, Suf-.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Insuficiente (mas não demasiado fraco). Os conteúdos que precisa de estudar de novo são «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frase», «Classificação das palavras quanto à acentuação»,«Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf-.
Conselhos para o 2.º período — Bastará ir fazendo as redacções (e, para já, trazer-me as atrasadas). Também deve rever os conteúdos de gramática que assinalei.

Francisco
Informações até meio de Novembro — Tem de ser mais rápido a lançar-se às tarefas que são distribuídas. Tem acontecido ficar parado sem fazer o que os outros colegas — mais habituados às aulas — começam logo a tentar resolver. Acho isso natural (o Francisco estará mais habituado a aulas mais informativas e menos «de fazer»), mas é aspecto em que deve começar a melhorar. Enfim, deve ler o que haja para fazer (as indicações estão sempre escritas) e fazer mesmo.
Também se tem desfocado talvez demasiado em conversas para o lado (com Rita, sobretudo, parece-me; talvez também com o João A.).
Não tem feito a maioria dos trabalhos de casa. Por isso, pouco tem treinado a escrita. E tem, portanto, também uma série de elementos de avaliação em falta.
Tudo isto leva a que, neste momento, o aproveitamento do Francisco não seja positivo.
(Em termos de capacidades iniciais, nem me parece caso demasiado complicado. Em leitura, não tem muitas dificuldades — Suf -/Suf —; em escrita, como disse, faltam-me elementos, mas creio que também não haverá problemas de raiz; em gramática, oscilará entre Suf- e Insuf +.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — No último questionário mais formal, esteve pior do que nos três anteriores, teve Insuficiente.
Escrita — Como expliquei em Novembro, pouco foi escrevendo (e, nos trabalhos que tem vindo agora a entregar, nota-se faltar esse treino). Os tepecês em falta são os das aulas 7-8, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 27-28, 35-36, 33-34.
Gramática — No trabalho mais abrangente teve Insuf+. Os conteúdos em que mais falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suficiente (quase Suf+).
Conselhos para o 2.º período — Na escrita, para progredir mais rapidamente, deve ter bastante atenção às minhas emendas e ser aplicado na revisão dos textos. Para já, deve ir escrevendo os textos em falta. Em gramática, deve estudar os conteúdos que mencionei. Enfim, o Francisco só precisa de, em aula e em casa, levar o trabalho mais a sério. E não deve desperdiçar mais tempo.


Gonçalo
Informações até meio de Novembro — Sem problemas, a não ser o ter falhado dois ou três tepecês (e, na fase em que esteve ao lado de João Marcelo, ter-se demorado demasiado em uma ou outra tarefa). Tem tido muito boas notas em compreensão dos textos (leitura).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve entre Muito Bom (duas vezes) e Bom-. Em média, Bom+.
Escrita — Nas redacções, costuma ter ora Bom+ ora Muito Bom. Falhou algumas redacções pedidas para casa (os tepecês das aulas 19-20, 15-16, 25-26, 33-34; o de férias).
Gramática — Muito Bom (97/100), no trabalho mais abrangente. A mesma nota em quase todos os outros.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-
Conselhos para o 2.º período — Entregar os tepecês em atraso. Nada mais a aconselhar.


Joana D.
Informações até meio de Novembro — Em aula, tem-se distraído muito em conversas com Carlota. Por isso, demora a concentrar-se nas tarefas, que faz depois apressadamente. Falhou dois trabalhos de casa de gramática (nesta área é importante que faça progressos!).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média Suf+. Nesta parte final do período houve menos momentos em que se desviasse das tarefas. Em geral, quando está mesmo concentrada no trabalho, consegue bons resultados.
Escrita — A média das suas redacções será Bom, mas já teve alguns Bons+. Tem feito, em geral, os tepecês (falharam os das aulas 13-14, 17-18, 25-26).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf-. Os conteúdos em que falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frase».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+
Conselhos para o 2.º período — Em aula, evitar desperdiçar tempo (interrompendo tarefas para algum comentário). Consolidar os progressos que adivinho nos seus conhecimentos de gramática (para já, rever os conteúdos que assinalei). Continuar a aproveitar a boa capacidade de escrita que tem.


Joana B.

Informações até meio de Novembro — Há progressos (nos escritos feitos em casa, por exemplo). Em aula tem havido demasiada desconcentração, provocada por conversa com Raquel (ou réplicas a João Marcelo).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média, Suf/Suf+. Na segunda parte do período esteve — parece-me — mais concentrada nas tarefas.
Escrita — A média das suas redacções será de Suf (ou pouco mais), mas tem vindo a subir. Em geral, fez as redacções passadas para casa (e, muitas vezes, com criatividade). Falhou os tepecês das aulas 21-22, 17-18, 23-24 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais abrangente, Suf-. Os conteúdos que deve rever são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média, Suf. (Mas já mostrou ser capaz de melhor.)
Conselhos para o 2.º período — Pode fazer os tepecês em atraso (o 17-18 não é necessário). Estudar os conteúdos de gramática que assinalei. Nos escritos, ter atenção à revisão final. Continuar a progredir como, creio, tem vindo a acontecer.


Joana O.
Informações até meio de Novembro — Escreve muito razoavelmente. Também a compreensão de textos é bastante aceitável. Tendo em conta que entrou este ano na turma, deve dizer-se que se tem adaptado muito bem ao tipo de trabalho que fazemos. Tem capacidades (que, provavelmente, ainda vão evidenciar-se mais futuramente). Falhou uns três tepecês, o que deve evitar.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, em média, Suf+. Nas restantes tarefas de leitura, tem-se revelado sempre muito capaz, rápida a compreender.
Escrita — A média das suas redacções será de Suf+. Mas vale mais do que isso. Na segunda metade do período falhou muitas redacções pedidas para casa (e a falta de treino continuado notou-se nos últimos trabalhos que entregou). Ficaram por fazer os tepecês das aulas 17-18, 9-10, 33-34 e o de férias.
Gramática — No trabalho mais abrangente, Suf. Os conteúdos em que falhou foram «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Distinção adjectivo / advérbio», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom-
Conselhos para o 2.º período — Não voltar a ser irregular na entrega das redacções (e fazer, por exemplo, trabalho 33-34). Rever os conteúdos de gramática que assinalei. No trabalho em aula, manter-se como tem estado.

João B.
Informações até meio de Novembro — Repetiu este ano o que já o ano passado me deixara muito aborrecido: não fazer vários trabalhos de casa na altura devida e entregá-los «por atacado». É claro que é preferível que os tenha feito, ainda que com muito atraso, mas o João precisa de na escrita trabalhar com regularidade e vagar. (O tipo de erros que faz em redacções costuma ser muito punido em exames — embora eu ache que até talvez de forma exagerada e, por isso, injusta.) Enfim, convém que se vá já melhorando a escrita (nos aspectos de acabamento, que inteligência há sempre nos textos do João), o que só se consegue com trabalho regular e não apressado. E com o máximo de leituras, se possível.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, teve de Insuf+/Suf- a Bom+, subindo sempre. (O percurso sempre em progresso pode ser circunstancial, mas também significar efectiva melhoria constante.) Costuma ser bastante rápido a resolver as tarefas em aula.
Escrita — Independentemente das notas das suas redacções — que vão variando entre Insuf+ e Suf+ —, a característica mais saliente é haver inteligência e criatividade, mas também falhas ortográficas severas. Além disso, nem sempre me parece haver o devido cuidado no acabamento, na revisão. É preciso que o João invista também nessa releitura final. Fez quase todos tepecês (faltou o 27-28).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf-. Os conteúdos em que falhou foram «Identificação de classes de palavras», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf-
Conselhos para o 2.º período — Rever os conteúdos de gramática que assinalei. Não deixar de rever o que escreva.


João M.
Informações até meio de Novembro — Nem sempre tem o material devido. Também o acho muitas vezes lento a lançar-se ao trabalho. Enfim, está mais empenhado do que nos piores momentos do sétimo e do oitavo anos, mas continua a ficar aquém do que as suas capacidades mereceriam. Falhou vários tepecês.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, em média, Suf+. Nas outras tarefas de leitura em aula, o seu rendimento é bastante pior, porque se dispersa muito e demora escusadamente. Quando precisa mesmo de se concentrar, como se vê pelos resultados nos «testes», é perfeitamente capaz. Mas não tem trabalhado com a suficiente concentração.
Escrita — A média das redacções que faz será de Suf/Suf+, mas não fez muitos dos trabalhos (os passados nas aulas 19-20, 13-14, 21-22, 17-18, 15-16, 23-24, 35-36, 33-34, 37-38, 41-42 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf- (em outros, teve menos). O conteúdo em que mais falhou foi «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf-
Conselhos para o 2.º período — Tem de, imediatamente, encarar tudo com mais seriedade, trabalhando, fazendo as tarefas com o rigor de que é capaz. Tem de fazer todos os trabalhos em atraso (recuperá-los a pouco e pouco). Estudar de novo o conteúdo de gramática que assinalei.


João C.
Informações até meio de Novembro — Tudo bem. Algumas (poucas) falhas de TPC.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve, em média, Suf+/Bom- (teve, primeiro, dois Suficientes; depois, Bom e Bom-). Nas outras tarefas de leitura, tem-se mostrado muito focado no trabalho e eficiente a perceber os textos.
Escrita — As suas redacções têm sido de Suf+/Bom- ou de Bom e costumam ser textos inteligentes. Fez quase todos os trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Bom-. Conteúdos em que pode melhorar são «Passagem de discurso directo para discurso indirecto», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Em média Suf/Suf+.
Conselhos para o 2.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito. Pode treinar a leitura em voz alta sozinho. Deve estudar de novo os conteúdos de gramática que assinalei.



Informações até meio de Novembro — Tem repetido os péssimos hábitos de grande parte do 8.º ano (e do 7.º) — esse estilo demasiado informal em nada beneficia a sua concentração no trabalho. Também tem falhado quase todos os trabalhos de casa. Já faltou a várias aulas.
Tem de mudar muito. Em anos anteriores fui extremamente condescendente nas classificações finais do José Abril (apenas porque sabia ser ele aluno com capacidades e que seria desvantajoso ficar retido). Que não julgue ele que a história se vai repetir.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve entre Insuf+ e Bom-, tendo faltado a um quarto desses «testes». Nas outras tarefas de leitura, quando quis estar focado no trabalho mostrou capacidades de compreensão dos textos.
Escrita — Pouco escreveu, já que falhou quase todas redacções que pedi para casa (as das aulas 1-2, 19-20, 13-14, 7-8, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42; o tepecê de férias). A sua escrita pouco tem evoluído desde o sétimo ano, porque esta situação se repete.
Gramática — Não fez, por ter faltado, o trabalho mais abrangente.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf.
Conselhos para o 2.º período — Não faltar às aulas (à terça, tem faltado constantemente). Fazer todos os trabalhos de casa (e entregar os que tem em atraso — a pouco e pouco, talvez). Mudar já a partir de hoje (ainda vai a tempo, mas tem de ser já).

Luís
Informações até meio de Novembro — Em aula, bastante eficiente. Em casa, tem algumas falhas de TPC.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, a sua média será de Suf(+). Nas outras tarefas em aula, é bastante eficiente a compreender os textos e trabalha bem.
Escrita — A média das redacções será Suf/Suf+. Escreve até melhor do que isso, mas falta rever com mais cuidado, ser mais demorado a construir a redacção. Atrasou-se em alguns tepecês, mas entregou depois quase todos (faltaram os das aulas 17-18, 23-24, 41-42, e o de férias).
Gramática — Faltou no dia em que fizemos o trabalho mais abrangente. Nesta área precisa de recuperar (os outros trabalhos mostram-no).
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+/Suf
Conselhos para o 2.º período — Evitar faltar às aulas de terça-feira (já aconteceu várias vezes). Voltar a ser regular na entrega dos trabalhos. Estudar as sínteses de gramática que eu for dando (é importante progredir neste domínio). Manter o bom trabalho em aula.


Mariana
Informações até meio de Novembro — Tudo bem (bastante bem).

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais, teve Bom, Suf+, Bom, Suf. Nas tarefas de leitura em aula, está mais rápida e eficiente do que em anos anteriores. Sendo embora esta a sua área menos boa, tem progredido na compreensão dos textos.
Escrita — Nas redacções tem tido sobretudo Bom+, mas também já Bom+/Muito Bom. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Bom+/Muito Bom.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom/Bom-
Conselhos para o 2.º período — Nada tenho nada a aconselhar. Continuar o excelente trabalho que tem feito.


Marta L.
Informações até meio de Novembro — Tem falhado demasiados tepecês. Há que corrigir este aspecto sem falta. Em aula tem mantido o empenho que já houve em quase todo o ano passado, trabalhando sempre com bastante concentração.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários de leitura mais formais, teve entre Insuf+ e Muito Bom (com dois Suficientes Menos). Nas tarefas em aula, mostrou estar mais despachada a fazer as tarefas. Tenho-a visto sempre a trabalhar com aplicação.
Escrita — Nesta área é que falhou. Não fez muitas das redacções que pedi (os tepecês das aulas 7-8, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 27-28, 33-34, 35-36 e o de férias). A média das redacções que fez será de Suf/Suf+.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf+ (o que é excelente notícia, já que significa que já recuperou nesta área). Falhou nestes conteúdos: «Tipos de frase», «Classificação das palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+
Conselhos para o 2.º período — Voltar a fazer sempre os trabalhos de casa. Fazer os trabalhos atrasados (os mais interessantes, os de redacção). Estudar os dois conteúdos de gramática que assinalei.


Marta F.

Informações até meio de Novembro — Nas tarefas em aula, deve ser mais autónoma. Deve seguir indicações escritas e não esperar que eu tudo lhe explique oralmente. Várias vezes se tem atrasado a lançar-se às tarefas.
Na compreensão de textos (leitura), tem estado entre o Insuficiente +/Suf- e o Suf+.
Na escrita, deve distinguir-se o trabalho feito em casa (geralmente, bom) do feito em aula, que é apenas suficiente. Provavelmente, acontecem duas coisas: em aula, a pouca autonomia de que falei — natural, aliás, já que não estaria habituada à turma nem talvez ao tipo de aulas — prejudica as redacções (que ficarão aquém da sua capacidade real); em casa, ao contrário, admito que tenha também algum ajuda (o que valorizará o estado final dos escritos). Note-se que não vejo inconveniente, antes pelo contrário, em que seja ajudada em casa, desde que esse apoio não lhe resolva demasiado os desafios que estejam em causa, antes de ela própria se aplicar.
Em gramática, também se notou este desfasamento entre testagem em aula (Suf-/Insuf) e trabalhos feitos em casa.
Em suma, creio que a Marta tem, até certo ponto, desaproveitado um tanto as aulas. Acredito nas suas capacidades, mas pode fazer bem melhor. Por outro lado, eu próprio terei de estar mais atento às dificuldades que advenham de estar a Marta a estranhar o tipo de ensino (como há poucos alunos novos, eu tendo a assumir, erradamente, que já toda turma está habituada ao tipo de trabalho a fazer). Creio que o novo lugar em que está na sala vai-lhe ser benéfico.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Além dos questionários de que já falei, faltou a um quarto, mais recente. De qualquer modo, nas restantes tarefas de leitura, nesta segunda parte do período, esteve mais concentrada e foi muito mais eficiente.
Escrita — Nas redacções, teve, em média, Bom (ou mesmo um pouco mais). Tem feito sempre os trabalhos de casa (falhou apenas o da aula 41-42).
Gramática — No trabalho mais abrangente, Bom-. Deve rever o conteúdo «Classificação de palavras quanto à acentuação».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom.
Conselhos para o 2.º período — Continuar como tem estado a partir de Novembro. Estou contente com o trabalho da Marta.


Mónica
Informações até meio de Novembro — Bem, embora, por vezes, demasiado faladora com Cláudia. (E, pelos vistos, também com Bruno!)

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários mais formais teve, em média, Bom +. Também nas outras tarefas de leitura em aula tem estado sempre concentrada, mostrando boa compreensão dos textos.
Escrita — A média das redacções será Suf+/Bom-. Tem feito sempre os trabalhos de casa (falhou o da aula 27-28 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais global, teve Bom-.
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf+/Bom-.
Conselhos para o 2.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito. Pode fazer os trabalhos de casa atrasados que assinalei.


Nuno
Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura), como sempre aconteceu, não tem tido boas classificações. No resto, sempre empenhado e com aproveitamento suficiente nas várias áreas.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Esta área é a sua mais fraca. Nos questionários de leitura ainda tem tido Insuficiente.
Escrita — Nas redacções, tem tido entre Suf- e Suf+. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf-. Os conteúdos em que ainda pode melhorar são «Distinção adjectivo / advérbio», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf-
Conselhos para o 2.º período — Rever os assuntos de gramática que indiquei. Quanto ao resto, estou contente com o trabalho do Nuno.


Rita
Informações até meio de Novembro — Pode ser mais rápida nas tarefas em aula. É verdade que essa sua demora se deve, em parte, a certo cuidado que põe no que faz; mas, mesmo assim, tem de se habituar a ser mais despachada. Falhou alguns tepecês.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, teve de Suficiente a Muito Bom (a média será de Suf+/Bom). Consegue focar-se bem nas tarefas da aula, embora gostasse que fosse mais rápida.
Escrita — As suas redacções têm sido, em média, de Suf+, mas têm evoluído para Suf+/Bom- e já houve um Bom-. Falhou alguns trabalhos de casa (os das aulas 17-18, 9-10, 25-26, 33-34 e o de férias).
Gramática — No trabalho mais abrangente, Insuf+. Os conteúdos em que falhou foram «Identificação de classes de palavras», «Distinção nome concreto / nome abstracto / adjectivo», «Distinção adjectivo / advérbio», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Bom-
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me ainda as redacções atrasadas. Recuperar os conteúdos de gramática que referi. Continuar a ser leal no seu trabalho, como tem sido.


Soraia

Informações até meio de Novembro — Em vários aspectos tem vindo a melhorar (escrita, concentração em aula). Mas falhou alguns tepecês.

Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos —
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Teve boas notas nos questionários mais formais (mas houve em alguns deles demasiada colaboração com colega do lado).
Escrita — Na parte final do período, desleixou-se muito nos trabalhos de casa. Algumas redacções foram depois feitas à pressa e, mesmo assim, ainda ficaram outras por fazer (os tepecês das aulas 9-10, 23-24, 25-26). A média das redacções que fez será de Suf/Suf+.
Gramática — No trabalho mais global, teve Suf. Falhou no conteúdo «Passagem de discurso directo para discurso indirecto».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf/Suf-
Conselhos para o 2.º período — Regressar à atitude de trabalho concentrado que já lhe vi (no início deste ano, por exemplo). Fazer ainda os trabalhos em falta. Estudar o conteúdo de gramática que assinalei.


Tiago
Informações até meio de Novembro — Tem sido, em geral, cumpridor. E tem de ser assim, porque a sua escrita e leitura têm de ser muito treinadas. (Falhou um ou dois tepecês.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos questionários, não teve boas notas (dois Insuficientes, um Suficiente, tendo faltado a outro destes testes de compreensão). Nas tarefas de leitura em aula, o Tiago tem-me parecido concentrado e empenhado no trabalho.
Escrita — A média das suas redacções será de Suf-/Suf, embora eu ache que tem capacidade para fazer melhor. Falhou vários trabalhos de casa (os das aulas 13-14, 21-22, 17-18, 35-36, 33-34).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf. Os conteúdos em que falhou foram «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf(-)
Conselhos para o 2.º período — Entregar-me ainda os tepecês atrasados (17-18 não interessa) e ir fazendo sempre os que vierem a ser marcados. Rever os conteúdos de gramática que assinalei.


João A.

Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura) tem estado entre o Suf menos e o Insuficiente. A escrita andará pelo Suf menos (mas eu acredito que melhorará ainda até ao Suf +, pelo menos).
Aqui e ali, tem revelado dificuldades em seguir o tipo de tarefas que peço — o que é perfeitamente natural, já que veio encontrar uma turma habituada a um certo estilo de trabalho (e eu acabo por me esquecer que nem todos conhecem esse «formato» de aulas). Por um lado, deve pedir ajuda sempre que ache que não consegue mesmo fazer sozinho as fichas, mas, por outro lado, tem de, a pouco e pouco, tornar-se mais autónomo (habituando-se, por exemplo, a ler sozinho os enunciados das tarefas).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos
Leitura (= compreensão de textos escritos) — Nos quatro questionários mais formais, teve Insuf, Suf-, Insuf+/Suf-, Suf (em média, portanto, Suf-). Nas tarefas da aula, já me tem parecido mais rápido, mais autónomo, mais habituado aos exercícios.
Escrita — As suas redacções têm sido, em média, de Suficiente (ou mesmo um pouco mais). Tem feito quase todos os trabalhos de casa (falhou apenas a redacção passada na aula 19-20).
Gramática — No trabalho mais abrangente, teve Suf-. Os conteúdos em que falhou foram «Identificação de classes de palavras», «Tipos de frases», «Classificação das palavras quanto à acentuação», «Flexão de verbos com pronomes (conjugação pronominal)».
Leitura em voz alta (= ler + falar) — Suf +
Conselhos para o 2.º período — Rever os conteúdos de gramática que assinalei. Manter a boa atitude de trabalho que tem mostrado.