Sunday, September 16, 2007

Avaliação do 10.º 2.ª

Até ao começo de Novembro

Em vez de ser exaustivo nestas informações, prefiro dar conta dos aspectos que é mais urgente remediar. Por isso, pode acontecer o retrato de cada aluno parecer demasiado pessimista. (Também privilegiei a informação sobre os alunos com quem não trabalhei nos anos anteriores — já que, nos outros casos, as características que fui apontando ao longo do 7.º, 8.º e 9.º anos muitas vezes se repetiriam)


Alexis
Repetindo o que lhe conheço de anos anteriores, o Alexis tem-se mostrado pouco autónomo — enfim, é um eufemismo — a resolver as tarefas. Se eu não passar pela sua carteira, fica a conversar, em vez de iniciar o trabalho. Nas situações de explicação minha para todos, muito provavelmente também não estará concentrado. Tem feito os tepecês que tenho pedido (uma única falha e de um trabalho recente). Na escrita, os progressos a fazer são na área do acabamento (ortografia, até a caligrafia e a apresentação), mais do que nas ideias (que as tem boas). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Bernardo
É preciso dedicar-se mais às tarefas que peça em aula. Tem havido demasiada demora da parte do Bernardo a lançar-se às pequenas redacções ou aos exercícios de leitura ou de gramática que constituem a aula (vai ficando na conversa, se eu não insistir para comece a trabalhar). Tem feito os trabalhos de casa. A sua redacção é suficiente: não tem má ortografia, mas deve progredir na pontuação. Leitura em voz alta deve ser treinada (em casa, sozinho). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Carla
Tem cumprido em todos os aspectos (como sempre acontece com a Carla). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Catarina T.
Aspecto melhorável é a intepretação das tarefas. Sinto que, às vezes, a Catarina, talvez por estranhar as tarefas que lhe caibam, quase desiste de seguir os roteiros que indicam as tarefas a fazer em aula. Ora, a leitura desses enunciados faz parte da própria tarefa e é um dever que lhe incumbe. (Entretanto, não me parece que essa hesitação perante a tarefa se deva a dificuldades fortes de leitura — nos questionários de leitura não teve resultados desastrosos.) Admito que seja antes o resultado de estar habituada a um ensino mais expositivo (mas não o asseguro). Não tem dificuldades especiais na escrita (um ou outro erro ortográfico apenas). Tem feito os tepecês (mas ainda não entregou dois trabalhos). Às sextas — primeira aula da tarde —, costuma chegar um pouco atrasada (e eu nem sempre tenho posto a falta de atraso!). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Catarina F.
Mantém características de anos anteriores (o que, em geral, é bom). Em compreensão de textos costuma obter piores resultados do que na escrita. Nesta, a pontuação é a área a precisar de mais cuidado. Falhou um ou dois tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Cláudia
Tenho boa opinião do seu empenho nas tarefas em aula. A escrita da Cláudia é razoável, não falhando particularmente em nenhum aspecto. Ou seja, melhorar nas redacções não depende da correcção de alguma área em concreto (pontuação, sintaxe, ortografia, etc.), mas da elaboração no seu conjunto. Parece ter facilidade na compreensão dos textos. Só falhou um dos tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Carlota
As capacidades, como é natural, são as de anos anteriores (boas, portanto). Felizmente, não tem havido os incumprimentos de tepecês que costumavam caracterizar as fases iniciais de anos lectivos por parte da Carlota (mas ainda há dois tepecês por entregar). É provável que nas aulas de terça esteja a conversar demasiado com Alexis. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Francisco F.
Está a fazer um bom ano. Relativamente a anos anteriores, o seu trabalho ganhou regularidade, consistência. É dos que conseguem trabalhar com mais autonomia, sem demoras. Na escrita, a ortografia e a pontuação são áreas em que ainda pode aperfeiçoar-se. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias. Leitura em voz alta é melhorável também.

Francisco C.
Integrou-se bem no estilo de trabalho. Tem sido cumpridor das tarefas (em casa e em aula). A sua escrita tem originalidade, mas pode melhorar bastante nos aspectos de correcção linguística (pontuação e sintaxe, sobretudo; o próprio layout). Os progressos vão demorar, é claro, já que as capacidades de redacção exigem muito treino (mas até admito que, numa fase inicial, consiga recuperar bastante). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Inês
Uma ou outra falha em tepecês, o que não é nada habitual na Inês (mas admito que ainda vá recuperar estes trabalhos em falta). Em aula, como sempre, eficiente. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Joana R.
Em aula, parece-me trabalhar bem. Em casa, falhou recentemente uns trabalhos. Na escrita pode ainda melhorar na ortografia (pequenas trocas de letras e, sobretudo, acentuação) e na pontuação. (Por isso as redacções pedidas para casa ser-lhe-ão úteis.) Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Joana O.
Tenho gostado particularmente da sua concentração e eficiência. Já o ano passado essa capacidade para resolver as tarefas em aula era uma sua característica. Ainda não se revelou o que de menos positivo também aconteceu o ano passado, inicial irregularidade a entregar os tepecês (enfim, recentemente, falhou dois tepecês). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

João Miguel
Está a repetir-se o que já conheço de anos anteriores (embora de forma menos exibida): em aula, não há autonomia (se eu não instar o João a fazer as tarefas, fica sem nada cumprir); em casa, já tem falhado vários tepecês. Tem de mudar muito. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Tomás
Começou o ano com muito empenho. (Na escrita até mostrou sofisticação das capacidades que já lhe conhecia.) Em aula, mantém-se como dos que têm melhor atitude de trabalho. Porém, em casa, falhou os últimos trabalhos. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Jorge
Tem trabalhado bem (em aula e em casa). Tem cumprido todas as tarefas, sem quebras de concentração ou demoras. Escreve bem. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Mariana
Na escrita, é mais a ortografia que deve melhorar (ao contrário, a sintaxe e a pontuação não têm problemas). Falhou alguns trabalhos de casa (deve tentar recuperá-los). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Marta
As capacidades são as que conheço já desde o 7.º ano. Aqui e ali, em aula, talvez a note mais cansada, por isso mais demorada do que em anos anteriores (mas não tenho a certeza). Tem cumprido sempre os tepecês (ainda não entregou o último). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Matilde
Enfim, as capacidades — boas! — são as que conheço desde o 7.º ano. Infelizmente, as falhas nos tepecês também parecem repetir-se. (Conviria recuperar alguns tepecês e passar a não os falhar.) Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Miguel [foi já para 10.º 8.ª]
Desde que houve a notícia de que mudaria de turma, não tem cumprido os tepecês. Estava a fazer um bom ano (tanto em aula como em casa).

Miguel
Mostra boa concentração a fazer as tarefas em aula. Também tem cumprido todos os trabalhos de casa. Escreve bem. E, sobretudo, pode progredir bastante nos resultados das redacções, porque se sente que as capacidades gerais — de sintaxe, ideias — são boas, falhando mais os aspectos de acabamento (alguns erros ortográficos, a própria apresentação; a revisão). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Nuno
Tem de mudar muito. Em aula, até começou por parecer querer fazer as tarefas (mas, um pouco por influência de João Miguel, tem agora demorado demasiado a lançar-se ao trabalho). Não tem feito os tepecês (ou seja, não tem redigido, o que no seu caso é ainda mais grave, porque precisa de melhorar muito a escrita). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Pedro G.
É um bom aluno, eficiente a cumprir as tarefas da aula e cumpridor de todos os tepecês. Escreve bem (conseguindo até estilo irónico, o que é raro num aluno deste nível). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Pedro M.
Tem sido inexcedível na concentração no trabalho (em aula e em casa). Tem vindo a refinar, a requintar, as boas capacidades (de leitura, de escrita) que lhe conheço de anos anteriores. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Pedro S.
Escreve bem. Tem boas capacidades para a disciplina. Em aula, tem-me parecido concentrado. Nos questionários de leitura não teve grandes resultados (mas ainda é cedo para dizer se se trata de dificuldade na compreensão de textos ou se, como admito mais provável, inabituação ao estilo de questionário ou contingências dos textos em causa). Falhou um ou dois tepecês (recuperá-los, por favor). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Rita
Começou o ano com empenho que lembrou os seus melhores momentos de outros anos lectivos. Quando a Rita quer, é das mais eficientes no seu trabalho. Recentemente, teve algumas faltas às aulas e deixou de fazer tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Sara M.
Em aula, tem trabalhado bem. Continua com o empenho do ano anterior. A sua escrita ainda se ressente de alguns problemas de ortografia, mas tem progredido. Recentemente, falhou vários tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Sara C.
Em aula, tem trabalhado bem, como de costume. No entanto, está a falhar demasiados tepecês, o que eu estranho. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Tiago
Sempre concentrado, está mais seguro, mais maduro (menos hesitante nas decisões que toma). Tem falhado alguns tepecês. Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Francisco D.
Trabalha bem em aula. Concentrado, não demora a resolver as tarefas. Escreve bem (mas a pontuação é melhorável). Falhou um ou outro tepecê. Corrigir este aspecto (para mim, crucial). Ainda nada sei dizer sobre o seu aproveitamento em gramática, porque é uma área que só vou testar dentro de dias.

Ricardo
Estas informações respeitam sobretudo ao trabalho ainda no 10.º 1.ª, já que só recentemente chegou à turma segunda. O Ricardo trabalhou sempre bem em aula (sendo dos mais concentrados a resolver as tarefas — de tal modo, que, por exemplo, em questionários que o professor fizera com todo o cuidado, descobre gralhas que nenhum dos cento e quarenta alunos que tinham realizado a mesma ficha havia notado). Também fez sempre os trabalhos de casa (e tão responsável é, que, ao mudar de turma, se deu ao trabalho de fazer tepecês que ainda não tinham sido pedidos na última aula a que assistira — a sua turma anterior estava atrasada uma aula). A sua escrita tem subido, mostrando maior complexidade gramatical (mas ainda deve progredir bastante a nível da ortografia: é preciso ir fazendo menos erros de ortografia — a leitura pode ajudar a que o conhecimento ortográfico melhore). A média das suas redacções andará pelo Bom-/Suf+ (tendo já feito trabalhos muito acabados, mas também outros claramente pouco elaborados). Os questionários de compreensão de textos mostram que a leitura de textos (pelo menos, a leitura de textos densos) não está ainda no nível das suas outras capacidades (e reflecte-se decerto, como defendi atrás, nos tais erros de ortografia): nos questionários que fizemos teve resultado sobre o fraco ou apenas suficientes. Na leitura em voz alta, teve Suficiente mais no único registo que tenho. Fez um microfilme muito interessante (excelente montagem e texto), mas em que a leitura em voz alta está demasiado despachada (com as palavras pouco «nítidas»), aspecto que já prometeu ir corrigir.