Saturday, September 10, 2005

Dia da Alimentação (Pequenos Prazeres)


Posted by Picasa

Ao estilo dos «Pequenos Prazeres» que terás feito em recente trabalho de casa, escreve um, dois ou três teus pequenos prazeres mas obrigatoriamente ligados à alimentação. Destina-se isto a reunir trechos para uma pequena exposição — organizada pelo CRE — que assinalará o Dia mundial da alimentação. (Os parágrafos estão por ordem das turmas: 9.º 1.ª, 9.º 2.ª, 9.º 3.ª, 9.º 5.ª, 9.º 6.ª.)

Comer até me sentir satisfeito. Especialmente, se a comida for uma boa feijoada, esparguete à bolonhesa (não esquecendo o arroz com bifes de peru que a minha avó faz).
[Pedro, 9.º 1.ª]

Ir ao Colombo e comer coisas novas em novos restaurantes. Porém, muitas vezes vou comer massas ao «Quasi Pronti!».
[Sara M., 9.º 1.ª]

Apreciar cada momento da ceia de Natal, quando toda a família se reúne a comer o tradicional bacalhau, e saborear cada garfada.
[Sara C., 9.º 1.ª]

Comer bacalhau com natas feito pela minha mãe, aquecido no forno, durante imenso tempo. É já bom estar à espera que aquele prato delicioso saia do forno e que vá para a mesa. Nem sequer espero que ela arrefeça, começo logo a retirá-lo da travessa.
[João A., 9.º 1.ª]

Beber um chocolate quente numa fria e chuvosa noite de Dezembro, à frente da lareira. Ouvir o crepitar do lume misturado com o cair da chuva e dar goles, aos poucos, sentindo a quente delícia achocolatada aquecer-me a barriga. Sentir o calor vindo da lareira a escaldar-me a cara.
[Brigitta, 9.º 1.ª]

Tentar fazer em casa um daqueles pequenos-almoços ingleses com torradas, ovo escalfado e fatias de bacon fritas.
[Inês, 9.º 1.ª]

Comer sopa de alho francês, naquelas tijelas de Paris, vermelhas e brancas. A cada colher que se põe na boca sente-se a sopa a descer e a aquecer a garganta até abaixo. E sentir o óptimo sabor do alho francês estaladiço entre os dentes é uma sensação única de prazer alimentar.
[Sara, 9.º 1.ª]

Beber um copo de leite simples acabado de sair do frigorífico enche-me o ego, encoraja-me para um novo dia, dá-me força e muita, muita, alegria.
[Paula, 9.º 1.ª]

Almoçarmos todos juntos, todos os dias em que temos aulas à tarde, no Só Peso. É uma rotina maravilhosa. Já temos um «olá» especial e reconhecido por quem costuma lá estar.
[Joana G., 9.º 1.ª]

Comer um refrescante gelado de menta após uma boa refeição, saboreando cada pedaço lentamente. Sentir na boca o doce sabor a menta, que perdura durante todo o dia.
[Gustavo, 9.º 1.ª]

Comer uma boa torrada, acabada de sair, com manteiga derretida e com queijo, fiambre ou chourição por cima. Uhm... Que delícia! E — não esquecer — um bom chocolate quente.
[Catarina, 9.º 1.ª]

Sempre que vou lanchar à minha avó, como um delicioso croissant simples, com açúcar por cima, e bebo um grande copo de leite (sempre depois de a minha avó insistir muito).
[Joana A., 9.º 1.ª]

Comer sardinhas ao almoço. Mas o melhor é, já depois de comer as sardinhas, o pão com o molho, o azeite e um pouco de vinagre.
[Carlos André, 9.º 1.ª]

Comer caril de camarão, que é o meu prato favorito, feito pela minha avó materna, que é óptima cozinheira. Usa sempre especiarias tão boas, que o seu caril é único.
[João G., 9.º 1.ª]

Sentir o delicioso sabor da cachupa da minha mãe, quente, acabada de sair, e apanhar o cheiro dos temperos orientais. Beber um grande com Fanta de laranja lá da mercearia atrás de casa.
[Elizângela, 9.º 1.ª]

Beber um chá frio de limão com três pedras de gelo, duas palhinhas e uma rodela de limão, numa tarde quente de Verão, à sombra de uma árvore.
[Catarina C., 9.º 1.ª]

Pôr a mesa antes de a minha mãe retirar do forno o delicioso frango assado com batatas. Cortar cuidadosamente uma pequena febra do frango e, com uma batata, mastigar saborosamente.
[Eliana, 9.º 1.ª]

Almoçar num restaurante brasileiro e comer uma picanha muito grossa e mal passada, acompanhada de arroz de ervilhas.
[Alexis, 9.º 1.ª]

Todas os dias, pelas 9.45 da manhã, comer um chocolate e sentir os seus pedaços a partirem-se na boca.
[Rúben, 9.º 1.ª]

Comer «fondue» de chocolate. Pegar num pedacinho de ananás, numa rodela de banana e molhá-los naquele molho cremoso. Repetir este ritual vezes sem conta, até não ser capaz de comer mais.
[Diogo, 9.º 1.ª]

Ver televisão, deitado no sofá, bem relaxado, enquanto como uma tablete de chocolate. Parece que o mundo pára nesses bons momentos em paz e sossego, sem ninguém para me aborrecer.
[Daniel, 9.º 1.ª]



Sentar-me no meu sofá, num serão de sábado, comendo amendoins sem parar, ao mesmo tempo que leio ou, simplesmente, que vejo televisão.
[Marta S., 9.º 2.ª]

Preparar um daqueles cozinhados que são invenção nossa. Bons ou maus, passamos um bom tempo de lazer, a fazer saladas, grelhados, uma posta de peixe cozido à mistura, tudo comidas saudáveis, para manter a alimentação e a saúde em alta. Sem doenças nem preocupações.
[Carolina M., 9.º 2.ª]

Comer chocolate. Quando estamos tristes, para muitos não existe melhor remédio. Faz mal, mas só de pensar naquele sabor...
[Ana R., 9.º 2.ª]

Chegar a casa e beber o copo de leite fresco, com café natural, e pôr-me a bebê-lo em frente à televisão.
[Carolina C., 9.º 2.ª]

Rapar o fundo do recipiente onde se fazem os bolos. Para mim, a parte melhor não é o doce já feito, é ir com a colher, ou o dedo, rapar a última gota.
[Tereza, 9.º 2.ª]

Comer as deliciosas «tortillas» mexicanas. Deliciar-me com aquele aroma a feijão e a queijo ralado, que escorre pelos meus dedos. Saborear a massa fofa e fina, com um recheio celestial.
[Joana, 9.º 2.ª]

Sentar-me à mesa. Olhar a «lasagna». Cheirar o queijo derretido e ver as várias camadas de massa a verter carne picada e molho de tomate. Depois, pegar no garfo e na faca e cortar um bico do saboroso quadrado de massa.
[Catarina, 9.º 2.ª]

Cozinhar um bolo de chocolate num sábado à tarde e, depois, comê-lo. Mas o melhor mesmo é rapar o resto da massa que sobra na taça.
[Marta G, 9.º 2.ª]

Ao lanche, barrar umas tostas pequeninas com aquele doce caseiro de laranja.
[Cláudia, 9.º 2.ª]

Ir às segundas, quartas e sextas à casa da minha avó, almoçar uns bons bifes grelhados com arroz mesmo bem cozido.
[Diogo, 9.º 2.ª]

Comer um prato de farofa com batatas fritas, feijão carioca cheio de molho e picanha a rebentar de sabor.
[Frederico R., 9.º 2.ª]

Acordar, ao fim-de-semana. Levantar-me calmamente, olhar pela janela, ver o sol brilhar e beber um grande copo de leite Vigor fresco.
[Matilde, 9.º 2.ª]

Sair com os amigos e comer um bom bitoque na Portugália.
[Fahim, 9.º 2.ª]

Ir à churrascaria na esquina ao fundo da minha rua e saborear o delicioso frango assado no carvão (que o deixa tostado e com aspecto apetitoso).
[Rui, 9.º 2.ª]

Comer o prato que a minha avó faz melhor: coze batatas e depois põe lá dentro carne picada; depois, passa-as por ovo e frita tudo, o que me faz adorar o prato. Não sei, mas deve ser mesmo por ser a minha avó a fazer.
[Teresa, 9.º 2.ª]

Comer um bife na frigideira de barro, com uma fatia de queijo e outra de fiambre por cima. Batatas fritas caseiras, ovo estrelado e calda de pimenta.
[João, 9.º 2.ª]

Saborear o gosto do alho em cima do queijo derretido sobre o pão, sempre tão mole, a nadar em manteiga acabada de sair do frigorífico (ganhando assim o sabor de frio aquecido).
[Miguel, 9.º 2.ª]

Comer um delicioso frango assado estaladiço. Adoro comer o peito branco e também as pernas, acompanhados por um prato de batatas fritas, e tudo sem talheres. No final, chupam-se os dedos.
[Tiago, 9.º 2.ª]



Saborear a deliciosa alheira de Mirandela frita com arroz de manteiga, feita aos domingos pela minha avó. (Ela deixa-me beber Seven Up gelada misturada com um pouco de vinho.)
[Carolina, 9.º 3.ª]

Jantar no melhor restaurante de carnes do Colombo, o «Siga la vaca». Provar os vários tipos de bifes e escolher um entre muitos. Com estilo requintado e com uma entrada colorida e luminosa é assim o Siga a vaca.
[António Pedro, 9.º 3.ª]

Trincar uma grande maçã verde e sentir o leve sabor de acidez.
[João, 9.º 3.ª]

Comer pacotes e pacotes de bolachas, ler um livro; retomar a leitura e deixar migalhas na cama.
[Marta, 9.º 3.ª]

Comer os cogumelos bem laminados, com arroz solto e batatas fritas tostadas, com os bifes bem passados, a deitar molho, e, por cima, as natas caseiras (as compradas sabem mal) e o ovo a deitar a sua gema, que se espalha rapidamente pelas batatas e as faz parecer um ramo ruivo.
[Francisco, 9.º 3.ª]

Comer um bom bacalhau cozido, com batata cozida (gosto dela um pouco dura). Com grão e uma boa quantidade de couve bem verde.
[Miguel M., 9.º 3.ª]

Enfiar o dedo no boião de Nutella e, quando já está coberto de chocolate com avelãs, apreciar o seu aspecto cremoso e, por fim, deliciar-me a comê-lo.
[Madalena, 9.º 3.ª]

Comer um gelado depois do almoço no café Lua de Mel, aproveitando bem os pedaços de chocolate no fim do Cornetto de morango.
[Pedro V., 9.º 3.ª]

Saborear um fabuloso prato de frango com natas e cogumelos, acompanhado dum monte de arroz que nos faz lembrar a Serra da Estrela emtempo de nevões.
[André, 9.º 3.ª]

Fazer o meu prato preferido, tomatada à alentejana. Pelam-se os tomates, deixam-se fritar, miga-se pão lá para dentro e já está.
[Mafalda, 9.º 3.ª]

Fazer um bolo sem receita definida. Pegar em alguns ingredientes, misturar, levar ao forno e ver qual é o resultado.
[Silvana, 9.º 3.ª]

Mastigar o crocante e doce Chocopic, sentado no confortável sofá da minha sala, a ver TV no ecrã LCD de alta definição, a sentir o leite frio, na tigela e na língua.
[António, 9.º 3.ª]

Trincar uma salsicha dos Hot Dogs do Ikea, ganhar o sabor do ketchup a transbordar do pão, sentir restos de pão e ketchup à volta dos lábios e lambê-los com a língua.
[Miguel R., 9.º 3.ª]



Mastigar um cogumelo fresco, inteiro, cozido no «fondue», e sentir o queijo fundido do fundo da panela deitado por cima do cogumelo.
[Mariana, 9.º 5.ª]

Pôr uma bolacha na boca, deixá-la amolecer lentamente e, finalmente, sentir as suas pepitas.
[Soraia, 9.º 5.ª]

Beber leite, fresco, natural, quente, normal ou com chocolate, com açúcar ou mel, desde que meio-gordo.
[Luís, 9.º 5.ª]

Trincar os deliciosos rebuçados de caramelo que só se podem comprar junto das margens do Douro. Às vezes, prefiro deixá-los a derreter na minha boca.
[Carlota, 9.º 5.ª]

Comer castanhas assadas, no Outono, enquanto chove na rua e oiço o barulho da chuva.
[Filipe, 9.º 5.ª]

Chegar a casa e ter uma saborosa lasanha do Pingo Doce, bem tostada e quente, preparada no forno, com queijo ralado por cima.
[Joana S., 9.º 5.ª]

Almoçar em casa dos meus avós uma grande feijoada com o molho que só a minha avó sabe fazer; no final, ensopar o pão nesse molho saboroso e dar trincas pequeninas para prolongar o prazer.
[Mónica, 9.º 5.ª]

Fazer um piquenique no campo, com a toalha recheada de salgadinhos, frango assado, batatas fritas e boas sobremesas. Apreciar a paisagem. Fazer uma sesta.
[Cláudia, 9.º 5.ª]

Leite. Beber leite, mas não leite simples. Beber só com chocolate em pó, mel ou açúcar. Duas canecas de leite por dia, muito rapidamente, pois o que é bom é beber tudo de uma vez.
[Rita, 9.º 5.ª]

Fazer e comer ovos estrelados. É mais «fazer», por ter aprendido recentemente tão complexa técnica.
[João M., 9.º 5.ª]

Trincar bolachas. Bolachas de manteiga, com chocolate, com doce de morango e de pêssego. Bolachas à noite e de manhã, com leite ou com sumo.
[Joana O., 9.º 5.ª]

Entrar numa cozinha, abrir a porta do frigorífico e encontrar melão fresco.
[Nuno, 9.º 5.ª]

Comer pizza feita no micro-ondas, enquanto jogo no computador e não está ninguém em casa.
[João A., 9.º 5.ª]

Ir ao frigorífico e, como quem não quer a coisa, abrir a grande porta daquele electrodoméstico gigante. Depois, ficar ali embascado. E porquê? Porque nunca há nada para comer naquele frigorífico, só no princípio do mês (logo ao quinto dia o frigorífico fica vazio). Fecho a porta e volto para o meu quarto.
[João C., 9.º 5.ª]

Chegar a casa, ir direitinha ao frigorífico e «bicar» os bolinhos com pepitas de chocolate.
[Joana D., 9.º 5.ª]

Colocar em todos os meus bifes e hambúrgueres uma embalagem completa de molho americano, rica em gorduras e polinsaturados, mas sem corantes nem conservantes.
[Gonçalo, 9.º 5.ª]

Comer no restaurante chinês, no restaurante mexicano, no restaurante italiano, no restaurante israelita. Provar e gostar.
[Raquel, 9.º 5.ª]

Saborear uma fatia de broa, bem tostada, aos bocados pequenos, para durar mais tempo.
[Marta L., 9.º 5.ª]

Simbolicamente, pegar, uma a uma, as batatas fritas do prato e molhá-las constantemente num recipiente enorme com o saboroso molho de alho.
[Bruno, 9.º 5.ª]

Comer um linguado grelhado na Tasca do Toni, em Sesimbra, depois da praia e de uns mergulhos na piscina dos apartamentos. O melhor de Sesimbra é mesmo o peixe.
[Zé, 9.º 5.ª]

Em São Martinho do Porto, à hora do lanche, ir à «rua dos cafés» e comer um bom prato de salada de polvo.
[Francisco, 9.º 5.ª]

Comer a canja feita pela minha avó, com massinhas de letras para se fazer o nome.
[Tiago, 9.º 5.ª]

Apreciar os bons cozinhados da minha mãe. E gosto de legumes (salteados, por exemplo).
[Marta F., 9.º 5.ª]



Em qualquer altura ou lugar, é sempre excelente poder beber um sumo de laranja. Ainda melhor é pensar que estou a beber algo saudável e que sabe bem.
[Joana L., 9.º 6.ª]

Saborear os pêssegos das árvores da quinta do meu avô. E apanhá-los directamente da árvore, com o cesto castanho na mão.
[Carolina, 9.º 6.ª]

Preparar uns «tacos» perfeitos com um molho especial e juntar todos os ingredientes naquela massa suave de milho. Comer devagar os «tacos» para os poder saborear ao máximo.
[João Af. D., 9.º 6.ª]

Na minha família é tradição todas as sextas-feiras jantarmos frango. Eu e o meu pai encomendamos o frango a um restaurante que se chama «Primavera». Toda a família reunida para comer «o frango sagrado das sextas à noite» é uma tradição cumprida há anos.
[Afonso, 9.º 6.ª]

Cozinhar um bife de peru, com molho de alho, margarina e limão, e comê-lo com um ovo mexido.
[António, 9.º 6.ª]

Comer, comer e voltar a comer as mágicas e deliciosas maçãs da pequena macieira junto à casa da minha tia. E nem se sabe a quem pertence a macieira.
[João P., 9.º 6.ª]

Acordar tarde e tomar um grande pequeno-almoço sentado na varanda a olhar para o nada. Comer torradas, com a manteiga a derreter-se em cima, e beber café com leite, enquanto retiro um bolo da sua caixa.
[João B., 9.º 6.ª]

Cozinhar, cozinhar e voltar a cozinhar. Gosto muito de cozinhar e de aprender a fazer outros pratos. É este um dos meus «Pequenos Prazeres» alimentares.
[Pedro G., 9.º 6.ª]

Comer pizza alarvemente com os amigos, cheia de cogumelos, bacon, fiambre, queijo derretido, molho de tomate e azeitonas, ficando sujo no queixo e nos lábios.
[Mário, 9.º 6.ª]

Apreciar a frescura das saladas frias. Tomate, orégãos, queijo fresco, azeite, vinagre e sal, uma óptima combinação.
[Joana, 9.º 6.ª]

Sentar-me no sofá da sala, quando não está ninguém em casa, e comer uma sandes com o máximo de ingredientes que consiga lá colocar. Depois de a acabar, beber um sumo.
[Enoque, 9.º 6.ª]

Comer as uvas e as maçãs acabadas de apanhar na casa da quinta de um casal amigo, onde, por vezes, passamos alguns dias nas férias de Verão, com uma paisagem maravilhosa para o rio Douro.
[Ana M., 9.º 6.ª]

Comer um Miguel Ângelo na Maison des Crêpes, no Colombo, com a Carolina.
[Ana G., 9.º 6.ª]

Saborear os bifinhos com cogumelos que a minha mãe tão bem faz com molho de natas. Quem os prova não mais esquece o seu sabor (tão agradável e suave a viajar pelas bocas já seduzidas pelo seu cheirinho, mesmo antes de «saltarem» para os pratos).
[Sara, 9.º 6.ª]

Depois da aula de Educação Física, comer uma waffle da máquina de chocolates da escola, quando esta não me rouba.
[Francisco, 9.º 6.ª]

Ir à pizzaria com os amigos, apreciar a deliciosa fatia de pizza, enquanto conversamos alegremente uns com uns outros.
[Luís, 9.º 6.ª]

Fazer panquecas num domingo à tarde. Derreter o chocolate ao mesmo tempo, enrolar as panquecas e prendê-las com três palitos cada uma. Sentar-me na mesa e, depois de tanto trabalho, comê-las uma a uma.
[Micaela, 9.º 6.ª]

À noite, roubar a minha ceia do frigorífico, os iogurtes líquidos e as bolachinhas de chocolate, que, antes de adormecer, tão bem me sabem.
[Ana S., 9.º 6.ª]

Poder comer uma maçã bravo de esmolfo a meio da tarde: são sumarentas e deliciosas e, quando não temos Chocapic, nada é melhor para saciar a fome.
[Tiago, 9.º 6.ª]

Comer uma Salada de Chefe, feita em casa. A alface, desfolhada, é lavada num balde semi-cheio de água. Depois, retira-se a água, remove-se o óleo e lava-se o atum com água, porque este já absorveu o óleo e o sal. Mistura-se com alface. Ainda se pode pôr tomate ou cenoura. Assim, a salada não precisa de ser temperada.
[Paulo, 9.º 6.ª]

Cheirar, aproximar-me e apreciar os cozinhados estupendos da minha mãe, principalmente o arroz de pato que sabe fazer tão bem (apesar de o fazer com arroz integral, que não aprecio muito). Quando o coloca em cima da mesa da cozinha pronto a sair para o prato, delicio-me. É um momento único e raro.
[João Tomás, 9.º 6.ª]

Comer e voltar a comer esparguete à bolonhesa, sugando-o e apreciando-o, deliciando-me, sorvendo-o, ao ponto de o molho me escorrer pelos cantos da boca (o que acho nojento e será fruto da minha imaginação).
[Pedro M., 9.º 6.ª]

Chegar a casa cansada, faminta, e a minha mãe ter feito aquele delicioso bolo de bolacha, que devoro em dois segundos.
[Cátia, 9.º 6.ª]