Sunday, September 16, 2007

Planos

Na margem esquerda, dentro dos parênteses, fica o tempo (em minutos) de cada tarefa/momento de aula. Como se trata de mera cábula minha, a actividade está enunciada de modo muito abreviado. Para se ter ideia mais concreta dessas actividades, será preciso ver em Aulas (do 1º período; do 2.º período; do 3.º período), onde estão os documentos distribuídos, as correcções projectadas, etc., ou nos próprios Sumários. «Correcção» equivale quase sempre a rápido escrutínio oral por alunos e, ao mesmo tempo, projecção das soluções (em PowerPoint).

1.º período

Aula 1-2 (17 ou 18/Set)
(20) Informações sobre aspectos com utilidade para todo o ano (mail; blogue; material; sumários; avaliação; programa).
(15) Preenchimento de ficha sobre Pragmática, Interacção discursiva, Princípios de cooperação e de cortesia, Máximas conversacionais (a partir de leitura da p. 259 do manual e de relance à p. 256).
(5) Correcção.
(20) Assistência a sketches da Série Lopes da Silva, para, em ficha dada, identificar as infracções às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(5) Correcção.
(20) Assistência a mais sketches da Série Lopes da Silva, para, na mesma ficha a que se aludiu, serem identificadas as infracções às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(5) Correcção.

Aula 3-4 (20 ou 21/Set)
(5) Preenchimento das folhas da caderneta.
(5) Explicação do tepecê para a próxima aula: «objectos privados».
(30) Leitura do texto «Canto Primeiro» (manual, pp. 12-13), de Manuel Alegre, para responder a perguntas de escolha múltipla (1.1, pp. 13-14) e a perguntas curtas (1.4.1, p. 14; e outras de reconhecimento do estilo).
(10) Correcção.
(40) Redacção de parágrafos «autobiográficos», em sequência de um dado início de texto (as duas primeiras linhas do texto de Alegre com manutenção da matriz sintáctica e substituição das palavras lexicais).

Aula 5-6 (24 ou 25/Set)
(20) Resposta à maioria das perguntas das pp. 15-16 (compreensão, aliás revisão, da proposição de Os Lusíadas; pontuação, classes de palavras, acentuação).
(10) Correcção.
(25) Leitura do auto-retrato de Florbela Espanca (p. 22), para redacção de texto com o mesmo início e índole introspectiva.
(25) Assistência a início do filme A história da minha vida.
(5) Resposta a perguntas de compreensão oral do filme e em torno do género ‘autobiografia’.
(3) Explicação sobre um trabalho a fazer durante Outubro: microfilme com abordagem autobiográfica, memorialística.

Aula 7-8 (27 ou 28/Set)
(30) Leitura do auto-retrato de Alexandre O’Neill (p. 23), com comparação com o de Bocage, para detecção de aspectos de versificação (métrica, rima, soneto).
(15) Correcção; informação sobre correspondências de notas.
(7) Assistência ao início do filme de Fernando Lopes Tomai lá do O’Neill.
(8) Explicação sobre o trabalho de expressão oral a fazer com microfilmes.
(15) Redacção de continuação, em poucas linhas, de «A minha adolescência foi um céu baixo e pesado no qual existiam, por vezes, pequenas abertas».
(10) Assistência a pequena sequência de A história da minha vida.

Aula 9-10 (1 ou 2/Out)
(35) Leitura dos auto-retratos de Natália Correia (p. 23), Ana Hatherly (p. 23) e Ary dos Santos (p. 28), para, respectivamente, reconhecer significados de metáforas, repor ordem natural das palavras, introduzir pontuação.
(10) Correcção.
(25) Leitura de «Auto-retrato aos 56 anos» (p. 28), de Graciliano Ramos, para redacção de texto segundo o mesmo modelo.
(16) Assistência a mais um trecho de A história da minha vida, para completar texto sobre a autobiografia e o romance no filme.
(4) Correcção.

Aula 11-12 (4 ou 9/Out)
(10) Assistência a dois sketches (Monty Python Flying Circus), para descobrir infracções à cortesia relativas a formas de tratamento.
(5) Correcção.
(20) Exercício de correspondência de frases a formas de tratamento e situações em que aquelas fossem plausíveis.
(20) Correcção.
(15) Assistência a sequência de A história da minha vida (39’-53’).
(5) Resposta.
(3) Correcção.
(3) Explicação do tepecê.

Aula 13-14 (8 ou 11/Out)
(35) Leitura dos textos «Auto-retrato» (p. 24), de Cecília Meireles, e «Quase um auto-retrato» (pp. 32-33), de Manuel Alegre, para encontrar substitutos plausíveis de vocábulos do poema e escolher melhor alternativa em itens de escolha múltipla.
(20) Resposta a mais alguns itens (6-12) nas páginas do teste diagnóstico (p. 17).
(10) Correcção [da compreensão dos textos e dos itens da p. 17].
(3) Referência ao Moodle: Moodle 2; Palavra para entrar na disciplina: Prista. Em Testes, fazer a única ficha que está aí: Conjugação de verbos.
(18) Assistência a mais um trecho de A história da minha vida (53’-71’).

Aula 15-16 (11 ou 16/Out)
(20) Leitura de «Trova do vento que passa» (p. 171), de Manuel Alegre, para acrescentar todas as vírgulas em falta.
(10) Correcção, com comentário acerca da sintaxe que determina cada um dos casos de falas de pontuação.
(35) Compreensão oral de canções de autores cujos auto-retratos e biografias foram lidos recentementemente (Manuel Alegre, Natália Correia, Alexandre O’Neill, Ary dos Santos e Florbela Espanca), para escrever tema e frase-síntese (espécie de sinopse).
(5) Últimas reformulações.
(12) Assistência à conclusão de A história da minha vida.

Aula 17-18 (15, 18 ou 19/Out)
(40) Leitura em voz alta de «Auto-retrato com a musa» (p. 29), de Vasco Graça Moura, e de «Cardoso Pires por Cardoso Pires» (pp. 30-31) (leitura preparada em casa).
(11) Assistência a depoimento com Nélson de Matos sobre José Cardoso Pires.
(5) Assistência a início do filme O Delfim.
(30) Redacção de texto, a partir do início do filme visto ou a partir do início do poema «Auto-retrato num espelho convexo», de John Ashbery, a que o texto de Graça Moura aludia.

Aula 19-20 (18 ou 23/Out)
(40) Leitura da «Autobiografia» (p. 34), de Vergílio Ferreira, para verificar marcas da enunciação; tempos verbais típicos da autobiografia; espaços e momentos da biografia.
(10) Correcção.
(10) Leitura em voz alta desse mesmo texto (para apurar dupla vencedora do concurso de leitura em voz alta iniciado na aula anterior).
(25) A partir do modelo de sinopse/recensão para «O último rei da Escócia» (p. 236), redacção de sinopse/comentário de um filme — suposto — fundado na autobiografia de Vergílio Ferreira.

Aula 21-22 (22, 25 ou 26/Out)
(10) Assistência ao início de Manhã Submersa, de Lauro António.
(15) Leitura de trecho de blogue de um cinéfilo sobre Manhã Submersa, para definir género (diário em blogue pessoal) e contrastá-lo com outros textos de cariz autobiográfico (cfr. p. 87).
(5) Correcção
(20) Assistência ao início de O último rei da Escócia.
(30) Redacção de parágrafos autobiográficos — segundo o modelo do texto de Isabel Allende, «A infância feliz é um mito» (pp. 38-39) — relativos ao médico de O último rei da Escócia.
(3) Explicação sobre tepecê.

Aula 23-24 (24 ou 30/Out)
(20) Resposta a exercícios sobre deícticos.
(10) Correcção.
(20) Leitura de carta de Sophia a Jorge de Sena (p. 68), para resolver ficha na p. 69 (perceber contexto e relações implícitas; descortinar deícticos).
(10) Correcção.
(10) Audição de gravação com a notícia «As cartas de Jorge de Sena e de Sophia Mello Breyner Andresen», para depois responder a questionário de escolha múltipla (p. 83).
(5) Correcção; explicação do tepecê.

Aula 25-26 (29/Out, 2 ou 6/Nov)
(20) Leitura de «Uma menina de tranças» (pp. 40-41), de Mia Couto, para resposta a questionário de escolha múltipla.
(5) Entrega e correcção das fichas com sinopses e tema das canções com letras de O’Neill, Ary dos Santos, Natália Correia, Florbela Espanca, Manuel Alegre.
(23) Assistência a trechos de Bean, um autêntico desastre.
(40) Redacção de análise de pintura, segundo o modelo da de Bean a «A mãe de Whistler», de James Whistler.

Aula 27-28 (5, 6 ou 8/Nov)
(30) Leitura do poema «’A cadeira amarela’ de Van Gogh», de Jorge de Sena, para completar itens sobre as alusões feitas no poema.
(5) Correcção.
(30) Assistência a sequências do filme Van Gogh, de Maurice Pialat.
(3) Indicações úteis sobre redacções.
(20) Redacção de monólogo com deícticos e de comentário a quadro (o «Retrato do Dr. Gachet», p. 46).

Aula 29-30 (8, 9 ou 13/Nov)
(10) Entrega dos questionários de compreensão (sobre texto «Uma menina de tranças»); rectificação das explicações sobre a lenda dos corvos de S. Vicente.
(35) Exercício em torno de neologismos de Mia Couto.
(10) Correcção.
(30) Redacção de acrescentos a poemas de Miguel Torga (em poemas em folhas avulsas; e nas pp. 137-139).

Aula 31-32 (12, 13 ou 15/Nov)
(5) Recolha dos tepecês.
(25) Leitura de «Autobiografia» (p. 42), para preencher lacunas em tabelas e textos.
(5) Correcção.
(3) Sobre redacções.
(15) Assistência a trailers de vários filmes (para se deduzir as características do género).
(30) Leitura de «Balanço à vida» (pp. 48-49), para redacção de «trailer» para um possível filme sobre o texto; e resposta a algumas das questões na p. 49 (2.1; 2.2; 3.1; 4.1; 5; 6.1; 7)

Aula 33-34 (15, 16 ou 20/Nov)
(5) Exemplo de resolução do exercício da última aula (trailer para trecho «sobre «Balanço à vida» — pp. 48-49 —, de Raul Brandão).
(15) Resposta a questões sobre o mesmo texto de Raul Brandão; correcção.
(10) Compreensão oral de autobiografia de Casimiro de Brito, para resposta a questionário (p. 44).
(15) Resolução de exercício sobre «Hipónimo, hiperónimo; holónimo, merónimo; campo lexical, campo semântico, família de palavras».
(5) Correcção.
(15) Assistência a parte de documentário sobre Miguel Torga («Miguel Torga — O Meu Portugal», de Luís Costa).
(15) Leitura de «São Leonardo de Galafura» (p. 138), de Miguel Torga, para responder a perguntas de compreensão geral e relacionadas com os assuntos gramaticais vistos antes.
(5) Redacção de verbete de dicionário.
(5) Correcção.

Aula 35-36 (19, 20 ou 22/Nov)
(5) Explicação sobre verbete (de «geófago»).
(40) Leitura em voz alta (de poemas de Torga), procurando adivinhar as estrofes falsas que as integravam (criadas por alunos em aula anterior).
(40) Exercício de redacção de cinco textos de carácter autobiográfico (aproveitando profissões a que se alude na p. 52).

Aula 37-38 (22 ou 23/Nov)
(35) Releitura do texto «O que é que eu queria ser na vida?» (pp. 50-52), de Ruben A., para responder a questionário de escolha múltipla.
(15) Resposta a perguntas sobre o mesmo texto na p. 53.
(15) Audição de «A Portuguesa», para responder a perguntas da p. 18.
(15) Assistência a alguns dos microfilmes feitos por alunos da turma, para avaliação de aspectos da oralidade (sobretudo).

Aula 39-40 (26 ou 27/Nov)
(5) Entrega dos questionários de leitura de «O que é que eu queria ser na vida?».
(10) Leitura da carta de António Lobo Antunes na p. 71, para responder a perguntas de scanning.
(5) Correcção.
(20) Leitura da outra carta de Lobo Antunes (p. 72) para responder a perguntas de escolha múltipla ou de completamento, com maior inferência.
(5) Correcção.
(15) Assistência a entrevista a António Lobo Antunes (RTP-1; Judite de Sousa).
(20) Redacção de perguntas / respostas para entrevista a Lobo Antunes (a propósito da experiência na tropa).
(10) Assistência e avaliação de microfilmes de colegas.

Aula 41-42 (29/Nov ou 4/Dez)
(25) Leitura de dois trechos do Diário do último ano de Florbela Espanca (p. 54), para escrever o texto para o mesmo diário mas em um outro dia.
(40) Redacção de relato de experiência verídica para posterior leitura em voz alta à turma.
(5) Redacção de divisa (lema) de vida.
(15) Avaliação de mais três microfilmes.

Aula 43-44 (3, 4 ou 11/Dez)
(40) Audição de relatos de vivências escritos pelos alunos em aulas anteriores para apreciar história e qualidade da leitura do colega.
(15) Avaliação de mais alguns microfilmes.
(5) Leitura de hai-kai para pontuação.
(5) Correcção.
(20) Redacção de hai-kai de Natal.

Aula 45-46 (6 ou 7/Dez)
(40) Questionário de escolha múltipla sobre matérias gramaticais estudadas ao longo do período.
(30) Audição de relatos de vivências escritos pelos alunos em aulas anteriores para apreciar história e qualidade da leitura do colega.
(15) Avaliação de mais alguns microfilmes.

Aula 47-48 (10 ou 11/Dez)
(5) Leitura de alguns haikais de colegas (projectados).
(15) Explicação do tepecê para férias.
(30) Leitura do texto do dia 6 de Agosto de 1754 do Diário de uma viagem a Lisboa, de Henry Fielding (pp. 56-57) — que se pedira fosse lido em casa —, para, por escrito, reduzir o texto ao essencial (em «condensados de, no máximo, vinte palavras para cada parágrafo).
(10) Correcção.
(25) Audição de mais alguns relatos de vivências escritos pelos alunos em aulas anteriores para apreciar história e qualidade da leitura do colega.
(15) Avaliação de mais alguns microfilmes.

Aula 49-50 (13 ou 14/Dez)
(5) Entrega dos trabalhos de gramática feitos em aula anterior.
(30) Conclusão da audição dos relatos de vivências iniciada na aula anterior.
(20) Avaliação dos microfilmes feitos pelos alunos.
(25) Assistência ao trecho final de O amor acontece (Love Actually), a propósito da imagem que os estrangeiros têm de Portugal e dos portugueses (em confronto com o que antes se vira no texto do diário de Fielding relativo à chegada a Lisboa). Ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a avaliação.

2.º período

Aula 51-52 (3 ou 4/Jan)
(5) Revisão das noções dos três tipos de articulação narrativa (encadeamento, encaixe, alternância), a propósito do filme com que se fechara o período anterior.
(30) Explicações de gramática, a propósito da correcção do trabalho entregue na última aula do 1.º período.
(15) Assistência a sketch com entrevistas de treinador (Gato Fedorento) para completar ficha sobre princípio da cooperação, da cortesia, máxima de modo, figuras de estilo.
(10) Correcção; continuação da correcção do trabalho de gramática.
(3) Explicação do tepecê (redacção para o Concurso «Terminemos o conto»).
(5) Leitura da crítica de cinema (p. 236) sobre Cartas de Iwo Jima.
(20) Assistência a trailer de Cartas de Iwo Jima e ao início do filme paralelo As Bandeiras dos Nossos Pais.

Aula 53-54 (7 ou 8/Jan)
(20) Algumas explicações de ortografia (respigadas das últimas redacções corrigidas).
(5) Aviso sobre Comunidade de Leitores da Biblioteca.
(20) Leitura de trecho de diário de viagem de Luísa Dacosta (pp. 58-59), para responder a perguntas a implicam compreensão bastante miúda (leitura ascendente).
(10) Correcção.
(35) Leitura de outro trecho do mesmo diário de Luísa Dacosta (p. 60), para redacção de página do mesmo género (viagem em andamento por cidade).

Aula 55-56 (10 ou 11/Jan)
(20) Entrega das redacções de conclusão do conto de Lídia Jorge, explicando como reformular textos em função do concurso e do tepecê para a aula seguinte — aspectos do word (justificação, duplo espaço, margem).
(15) Ler «A carta (p. 86), para completar texto lacunar com evolução das etimologias de «carta» e «epístola»; relancear «leitura de uma carta» (p. 87).
(5) Correcção
(20) Audição de «Postal dos correios»; transcrever em em formato de carta a letra da cantiga (p. 80), sem nada acrecentar a não ser a pontuação.
(5) Correcção.
(10) Resolução do ponto 4 da p. 81 (carta mais formal).
(5) Correcção.
(10) Assistência a mais uma sequência de As Bandeiras dos Nossos Pais.

Aula 57-58 (14 ou 15/Jan)
(10) Recolha de trabalhos de casa e de textos para concurso «Terminemos este conto».
(25) Leitura/redacção de requerimento lacunar (pedido de autorização de obras).
(10) Correcção
(10) Compreensão oral do relato de viagem «Selva profunda», de Gonçalo Gil Mata, para responder a questionário fechado (p. 65).
(15) Segundo o modelo do texto anterior e apoio também na p. 67 («Requerimento»), redacção de requerimento à escola.
(20) Redacção de declaração (ponto 2 da p. 70), segundo modelo de declaração na p. 70.

Aula 59-60 (17 ou 18/Jan)
(30) Questionário de compreensão sobre as duas páginas do diário de Saramago (p. 62-63) — cuja primeira leitura fora recomendada como tepecê — e ainda sobre texto do item 3 da p. 64.
(10) Leitura de trechos de A minha palavra favorita, 2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.
(5) Correcção; e explicação da redacção a pedir.
(30) Redacção sobre «palavra de estimação».
(15) Assistência a uma sequência de As Bandeiras dos Nossos Pais.

Aula 61-62 (21 ou 22/Jan)
(5) Devolução dos questionários de compreensão feitos na aula anterior.
(15) Leitura da página 205 (texto informativo sobre «variação e normalização linguística», para completamento de resumo-comentário (sobre variação, variedades geográficas, sociais e situacionais; variantes do português; sincronia, diacronia).
(10) Correcção comentada.
(10) Assistência a sketch (série Meireles) para completar tabela, destacando dialectos e variedades, ou variantes, do português.
(10) Correcção com comentário acerca de características fonéticas e lexicais.
(7) Assistência a outro sketch (série Fonseca) para completar comentário acerca de meio escrito e oral, registos formal e informal.
(5) Correcção comentada
(5) Audição de leitura de «Carta a Josefa, minha avó» (p. 244), por João Grosso.
(8) Leitura para localizar informações dadas em tabela e distinguir as falsas.
(5) Paráfrase de trecho do texto.
(7) Pequenas traduções em linguagem objectiva de frases poéticas (com indicação também de recursos estilísticos).
(3) Completamento de texto em torno do género crónica (versus carta).
(10) Correcções.

Aula 63-64 (24 ou 25/Jan)
(35) Leitura de crónica de Clarice Lispector (p. 254), para (i) encontrar algumas características do português do Brasil; (ii) para responder a perguntas de compreensão global.
(10) Correcção comentada.
(25) Redacção de parágrafo segundo o modelo dos últimos parágrafos do texto de Lispector, mas associado à experiência de leitura do livro que pedi lessem em casa.
(5) Audição de crónica radiofónica de Fernando Alves, para resposta a questionário de compreensão global (p. 262).
(3) Correcção.
(3) Audição de outra crónica radiofónica de Fernando Alves [(para a seguir se esboçar redacção de carta a propósito da mesma situação).]

Aula 65-66 (28 ou 29/Jan)
(25) Resolução da prova do CNLP (Expresso / Sic)
(20) Correcção com explicações nos pontos que mais nos interessam.
(10) Audição/Visionamento de poemas de Alexandre O’Neill em Tomai lá do O’Neill, para redigir pequeno comentário («Portugal», p. 157)
(10) Idem, para «Perfilados de medo» (p. 156), por José Mário Branco
(7) Idem, Luís de Camões, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p. 105), também por José Mário Branco.
(7) Idem, Luís de Camões, «Amor é fogo que arde sem se ver», Pólo Norte.
(5) Idem, «Há palavras que nos beijam» (p. 155).

Aula 67-68
(15) Após entrega dos trabalhos de compreensão de poemas da aula anterior (de O’Neill e de Camões), comentário-correcção a cada um dos poemas.
(30) Completamento de texto lacunar (para testar compreensão dos textos da p. 335 e conhecimentos recentes em torno de variação linguística).
(30) Assistência a Língua – vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).
(10) Correcção (e pequeno comentário).

Aula 69-70 (7 ou 8/Fev)
(20) Explicações sobre o trabalho acerca de crónica e variantes do português.
(25) Questionário de compreensão das três crónicas (de António Lobo Antunes, José Luís Peixoto, Fernando Alves; pp. 242-243, 246-247, 248-249) que pedira lessem em casa.
(40) Redacção: crónica em torno de «tecnologias».

Aula 71-72 (11 ou 12/Fev)
(45) Concurso de leitura em voz alta (usando crónicas estudadas recentemente).
(27) Resposta a segundo teste do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso).
(18) Explicação das boas soluções, salientando o que mais interessa às nossas matérias.

Aula 73-74 (14 ou 15/Fev)
(30) Continuação do concurso de leitura em voz alta.
(45) Resposta à prova «Especial Escolas» do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso).
(5) Audição de «Namoro», de Viriato Cruz, para responder a questionário de compreensão oral (p. 214).
(5) Correcção; audição de canção de Sérgio Godinho, com a mesma letra.

Aula 75-76 (18 ou 19/Fev)
(10) Explicação sobre os textos que vamos começar a ler (situar no manual; explicar repartição de Camões lírico, em lírica mais tradicional e novo estilo; medida velha e medida nova; tipos de composições poéticas «velhas»; mote e glosas).
(10) Leitura silenciosa dos vários poemas de Camões nas pp. 90-95, sabendo-se que a seguir haverá leitura em voz alta (para as competições em curso).
(30) Leitura em voz alta (concurso e comentários).
(10) Redacção de mote para um vilancete (a ser depois desenvolvido por colega).
(30) Redacção de voltas, a partir de mote escrito por outro colega.

Aula 77-78 (21 ou 22/Fev)
(5) Recolha das voltas a mote de colega.
(40) Correcção da prova «Especial escolas» do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso), explicando aspectos mais ligados à matéria.
(40) Leitura em voz alta (após relance em leitura silenciosa e comentário pelo professor) de sonetos de Camões (pp. 96-106).

Aula 79-80 (25 ou 26/Fev)
(35) Leitura de sonetos de Camões (e de textos sobre Camões), para completar textos-comentários.
(10) Correcção.
(10) Leitura em voz alta dos mesmos sonetos de Camões (pp. 96-106).
(20) Resposta à terceira prova do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso), parte do escalão 15-18 anos.
(15) Correcção.

Aula 81-82 (28 ou 29/Fev)
(15) Leitura de poemas de Jorge de Sena com palavras cunhadas («Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena») para notar alguma palavra mal grafada. Leitura em voz alta desses poemas para efeitos das finais dos concursos em curso.
(5) Audição de «Aquela clara madrugada que», de Manuel Alegre, para responder a item de correspondência (p. 121).
(45) Leitura de sonetos de Florbela Espanca, para cumprir três tarefas de escrita: criar mote; transformar decassílabos em redondilhas; redigir soneto «paralelo» ao de Florbela.
(20) Assistência a trecho de As Bandeiras dos nossos pais.

Aula 83-84 (3 ou 4/Mar)
(10) Resposta a exercício de pronominalização (ponto 2 da p. 122).
(5) Correcção.
(5) Audição de «Endechas a Bárbara escrava» para resposta a questionário de compreensão (p. 108).
(5) Correcção.
(20) Distribuído um livro a cada aluno, preenchimento de ficha sobre o seu paratexto.
(40) Redacção de aspectos paratextuais de livro inventado.

Aula 85-86 (6 ou 7/Mar)
(50) Questionário de gramática (sobre os conteúdos dados este período).
(10) Repetição das finais dos concursos de leitura.
(5) Explicação sobre tepecê — recitação. Referência também à tarefa ‘bibliofilme’.
(20) Assistência a trecho de As bandeiras dos nossos pais.

Aula 87-88 (10 ou 11/Mar)
(40) Campeonato de recitação de poemas (sonetos e um poema com treze versos; de Camões, Florbela Espanca, Manuel Alegre, Sophia, O’Neill)
(35) Redacção de poemas a partir de modelos da alguns dos poemas recitados.
(10) Assistência e crítica de alguns bibliofilmes.

Aula 89-90 (13 ou 14/Mar)
(30) Correcção do trabalho de gramática (começo da).
(40) Assistência à última parte de As bandeiras dos nossos pais (e, ao mesmo tempo, avaliação com cada um dos alunos).

3.º período

Aula 91-92 (31/Mar ou 1/Abr)
(15) Explicações de gramática (aproveitando algumas perguntas do recente trabalho).
(70) Trabalho com dicionários (geral, de sinónimos, onomástico, etimológico, analógico, de termos populares, de um dado dialecto, de rimas, contrastivos, de epónimos, de colectivos, de parónimos; glossário de um autor).

Aula 93-94 (3 ou 4/Abr)
(20) Correcção do trabalho sobre dicionários feito na aula anterior.
(20) Leitura da crónica «A nossa pátria na Malásia» (pp. 252-253), para responder às perguntas da p. 253.
(5) Correcção.
(10) Questionário de compreensão oral de crónica de Baptista-Bastos (p. 270).
(3) Correcção.
(30) Redacção com verbos introdutores do relato do discurso (verbos dicendi): discursos indirectos encaixados.

Aula 95-96 (7, 8, 10, 11/Abr)
(25) Exercício sobre Termos antecedente, sucedente, referencial; Anáfora, catáfora; Referente; co-referentes; Cadeia de referência.
(5) Correcção.
(20) Leitura da crónica «A arte de passear passarinhos» (p. 250), de Faíza Hayat, para responder ao questionário da p. 251.
(5) Correcção
(30) Assistência a bibliofilmes feitos pelos alunos.

Aula 97-98 (10 ou 11/Abr)
(25) Comparação de resumo e texto-fonte (p. 261), através de texto lacunar.
(5) Correcção.
(30) A propósito do texto «A arte de passear passarinhos» (p. 250), de Faíza Hayat, lido na aula anterior, assistência ao início do filme Cidade de Deus.
(20) Revisão de textos de outros colegas («Palavras favoritas» para exposição).
(5) Explicação sobre Projecto N@Escolas.

Aula 99-100 (14, 15, 17 ou 18/Abr)
(30) Redacção de resumo (p. 273).
(5) Correcção
(20) Redacção de texto argumentativo, com obrigatoriedade de dez dos conectores de uma lista.
(30) Assistência a alguns bibliofilmes de colegas.

Aula 101-102 (17 ou 18/Abr)
(20) Leitura de «Poema para Galileo» (p. 132), de António Gedeão, para completar respostas lacunares.
(5) Correcção.
(5) Leitura de «Constituintes prosódicos» (p. 207).
(8) Audição de leitura do poema de Gedeão, para preencher tabela sobre entoações (8, p. 134); correcção.
(15) Leitura de «O filme da minha vida» (p. 237), para completar resumo já esboçado.
(5) Correcção.
(30) Redacção de «O filme da minha vida».

Aula 103-104 (21 ou 22/Abr)
(5) Termos de jornais (explicação sobre Concurso do Diário de Notícias).
(20) Questionário de compreensão sobre o texto na p. 121.
(15) Resposta a ficha de gramática sobre «Actos ilocutórios».
(5) Correcção.
(30) Continuação da redacção sobre «O filme da minha vida».
(10) Assistência a alguns bibliofilmes.

Aula 105-106 (24 ou 29/Abr)
(15) Leitura do texto de apreciação crítica «Crónicas de A. Lobo Antunes» (p. 241), para completar uma sua síntese.
(5) Correcção.
(7) Assistência a trecho final de entrevista televisiva a António Lobo Antunes, para distinguir os tipos de questões em entrevistas (cfr. p. 265).
(3) Correcção.
(8) Compreensão oral de trecho de entrevista radiofónica a Manuel Sobrinho Simões (p. 263); correcção.
(20) Redacção de perguntas para entrevista (a jovem).
(30) Assistência a início de Scoop, de Woody Allen, para tipificar entrevista (em função dos critérios na p. 264).

Aula 107-108 (28, 29/Abr ou 2/Mai)
(3) Reflexão sobre trabalho acerca de Discurso directo/indirecto.
(10) Comparação do regulamento do Concurso José Gomes Ferreira com o Regulamento do Concurso António Gedeão.
(10) Audição de três poemas representativos de cada uma das variantes do português, para resolução do exercício da p. 206 e percepção das diferenças fonéticas.
(10) Atribuição de título a cada um dos poemas (pp. 155, 187, 196).
(20) Resposta, em folha solta, a entrevista escrita por outro colega. Pensar também em título e antetítulo.
(30) Continuação da assistência a Scoop.

Aula 109-110 (5 e 6/Mai)
(15) Leitura de «Monangamba» (p. 183), para resposta a questionário 1 na p. 184.
(10) Resposta a questões 8.1-3 e 9 (p. 185), esta última para conhecimento de características do tipo de texto ‘contrato’.
(8) Correcção.
(10) Exercício para melhorar coesão de texto (com consulta também das pp. 256-257).
(10) Correcção e explicação dos mecanismos possíveis (revisão dos conceitos de catáfora, anáfora, pronominalização, hiponímia, meronímia, definitização).
(20-30) Relance a síntese de texto informativo-expositivo (cotejada com o original) (p. 337), e redacção de síntese de texto (p. 351).

Aula 111-112 (8 e 9/Mai)
(35) Questionário de compreensão dos poemas cuja leitura em casa fora recomendada como tepecê: poemas de António Gedeão, Sophia Andresen, Eugénio de Andrade (pp. 131, 141, 142, 144, 145, 146, 147, 149, 150, 151, 153).
(5) Audição de gravação do poema «Adeus» (p. 150).
(25) Redacção de texto do protótipo descritivo (investigado nas pp. 347 e 332; exemplificado também com o texto «As Mães», p. 152), mas com um constrangimento formal: seguir esquema de pontuação.
(20) Assistência a mais uma sequência de Scoop.

Aula 113-114 (12 e 13/Mai)
(5) Explicação de uma ou outra pergunta do questionário de compreensão feito na aula anterior.
(20) Questionário de compreensão de «O Lobo» (pp. 306-309), cuja leitura em casa constituíra o tepecê.
(25) Redacção de final alternativo a «O Lobo», trocando todo o texto a partir da l. 100 (e fazendo de maneira que o início dessa parte seja sobretudo narrativa e haja um período final sobretudo descritivo.
(20) Leitura de «A hora decisiva no combate ao aquecimento global» (pp. 224-225) — sobre Uma verdade inconveniente —, para responder a perguntas 1-4 da p. 225 (preenchendo lacunas em respostas dadas).
(5) Correcção.
(15) Assistência a trecho de Uma Verdade Inconveniente.

Aula 115-116 (15 ou 16/Mai)
(20) Leitura de páginas do manual com explicações de conteúdos gramaticais (sujeito nulo; «se»; relato do discurso), para, de imediato, resolver itens sobre esses conteúdos.
(10) Correcção.
(15) Leitura de «Agricultura biológica. Uma semana para desfazer mitos» (pp. 226-227), para completar quadro (em resposta a pergunta da p. 227).
(5) Correcção.
(20) Redacção para ampliar «Poética (variante com construção civil)», de Nuno Júdice, na p. 179.
(20) Assistência a trecho de Scoop.

Aula 117-118 (19 ou 20/Mai)
(25) Exercício de gramática em torno de grande parte dos conteúdos de gramática dados este período.
(10) A partir de leitura rápida de exemplares do jornal Sexta, exercício de revisão das noções de manchete, chamadas, etc.
(50) Em grupo, decisões sobre primeira página de um jornal, e redacção de títulos e resumos, para primeira versão de página a enviar ao concurso do Diário de Notícias.

Aula 119-120 (23, 26 ou 27/Mai)
(20) Correcção do trabalho de gramática feito na aula anterior.
(20) Trabalho de gramática sobre resto dos temas (coesão, jornais, paratexto, ...).
(20) Leitura dos textos «O carro do futuro» (pp. 222-223), «Quem TV — Dois países» (p. 233) e «Interioridades» (p. 235), para criação de títulos (ao estilo dos de chamadas de primeira página).
(5) Correcção; explicação do tepecê.
(25) Conclusão da elaboração de primeiras páginas para o concurso do Diário de Notícias.

Aula 121-122 (27 ou 29/Mai)
(30) Questionário de compreensão de «O fim» (perguntas fechadas e de composição).
(30) Preparação do envio de primeiras páginas para o concurso do Diário de Notícias. (Criação dos grupos, associação dos elementos, entrega dos textos, responsabilização de envio, foto, decisão sobre template; recepção da file por mail.)
(28) Assistência a trecho final de Scoop.

Aula 123-124 (30/Mai, 2 ou 3/Jun)
(15) Correcção do trabalho de gramática feito na penúltima aula.
(45) Leitura expressiva de poemas de autores portugueses e «lusófonos».
(30) Redacção de poema, usando um único verso de cada um dos poemas lidos.

Aula 125-126 (3 ou 5/Jun)
(30) Redacção com troca de focalização do narrador em «Música» (monólogo interior da mulher de Vítor).
(5) Releitura de «O Largo» (pp. 276-278), para completar quadro sobre categorias narrativas (em comparação com o filme Malena).
(5) Correcção.
(40) Assistência a início de Malena.
(3) Correcção.

Aula 127-128 (9/Jun, mas apenas das turmas 4.ª e 5.ª [nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, a aula 127-128 foi diferente, por ser já a última; veja-se à frente])
(5) Entrega de trabalhos do moodle e de uma das tarefas de escrita; lembrar tepecês ainda a entregar
(15) Leitura de «Correspondência Urgente» (pp. 284-285), de Maria Judite de Carvalho, e «Havia sol na praça» (pp. 286-289), de Vergílio Ferreira, para completar sínteses comparativas com Feios, Porcos e Maus.
(40) Assistência a trechos do filme Feios, Porcos e Maus, de Ettore Scola.
(5) Correcção.
(10) Leitura de «Teorema» (pp. 292-294), de Herberto Helder, para completar síntese-resumo.
(12) Assistência a trecho de Inês de Portugal, relacionado com alusões em «Teorema».

Aula 129-130 [4.ª e 5.ª] ou 127-128 [2.ª, 6.ª e 1.ª] (6 ou 12/Jun)
(30) Correcção de aspectos de redacção (a propósito de trabalhos que eram devolvidos).
(50) Assistência à segunda parte de Malena (para confronto com «O largo», de Manuel da Fonseca), ao mesmo tempo que se fazia a avaliação final, em conversa com cada um dos alunos.