Sunday, September 16, 2007

Filmes

Escolhe os três filmes (ou trechos de filme) que mais gostaste de ver. (Feios, porcos e maus só foi visto no 10.º 4.ª e no 10.º 5.ª.)


Ficam aqui links para clips de filmes que vimos (integral ou, quase sempre, parcialmente) ao longo das aulas destes quatro anos. Apresentados todos de seguida, até parece que não fizemos outra coisa (e ainda faltam os sketches dos Gato Fedorento que ficam na secção Gramática Fedorenta):
Vistos este ano (10.º ano, 2007-2008): A história da minha vida (a propósito do género 'autobiografia'); Tomai lá do O’Neill (para acompanhar leitura de poemas de O’Neill); O último rei da Escócia (para acompanhar notícia/crítica a esse filme, p. 236, e fazer redacção segundo modelo de texto de Isabel Allende); Manhã Submersa (para confronto com leitura de trecho de blogue de um cinéfilo e a autobiografia de Vergílio Ferreira); Bean, um autêntico desastre (para redacção de análise de pintura, segundo o modelo da de Bean); Van Gogh (para contextualizar o «Retrato do Dr. Gachet», p. 46); O amor acontece (para confronto com a imagem que os estrangeiros têm de Portugal e dos portugueses segundo texto do diário de Fielding); As Bandeiras dos Nossos Pais (a propósito da leitura da crítica de cinema na p. 236, a Cartas de Iwo Jima); Língua – vidas em português (para sintetizar características da variação no português); Cidade de Deus (para ilustração de «A arte de passear passarinhos», de Faíza Hayat); Scoop (para tipificar entrevista, em função dos critérios na p. 264); Uma verdade inconveniente (a propósito de «A hora decisiva no combate ao aquecimento global», pp. 224-225); Malena (para confronto com «O Largo», de Manuel da Fonseca); Feios, Porcos e Maus (para comparação com «Correspondência Urgente», de Maria Judite de Carvalho, e «Havia Sol na Praça», de Vergílio Ferreira); Inês de Portugal (para ilustração de «Teorema», de Herberto Helder).
Vistos no 3.º ciclo (entre 2004-5 e 2006-7): Anne Frank (a propósito de textos do Diário, de Anne Frank, e de O Mundo em que vivi, de Ilse Losa); Os Coristas (a propósito da unidade sobre «Escola»; e sobre narrativas encaixadas e analepse); Amor ou consequência (contraste entre perfil da protagonista e o da rapariga de um dos textos dados; unidade sobre «Amizade»); Estamos Vivos! (para desenvolvimento da reportagem «O reencontro, trinta anos depois»); Manhã Submersa (a propósito de «A Estrela», conto de Vergílio Ferreira, e da unidade «Escola»); Elephant (unidade sobre «Escola»; alternância narrativa); Bowling for Columbine (argumentação); O Quarto do Filho (na unidade «Família»; encadeamento nas narrativas); Os Visitantes (contraste com o conto «A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho», de Mário de Carvalho); Verdade ou mentira (sobre redacção de notícias); Tróia (a propósito de alusão num texto a Helena de Tróia e à Odisseia; e para preparação de Os Lusíadas [entrelaçados, vimos também trechos de Helena de Tróia e de Odisseia]); Ed Tv (contraste com Um fio de fumo nos confins do mar, de Alice Vieira); Querido Diário (contraste com «Bucólica», de Miguel Torga); O Sentido da Vida (figuração da morte para contraste com Auto da Barca do Inferno); Monty Python’s Flying Circus (tipos de cómico); Os Monstros (personagens-tipo; contraste com cenas do Auto da Barca); Non, ou a vã glória de mandar (episódio da Ilha dos Amores nos Lusíadas); Vinicius de Moraes (clip do poema «Balada do mangue» para comparação com poema de José Gomes Ferreira); Cinema Paraíso (confronto com «Mestre Finezas», de Manuel da Fonseca); sem filme no YouTube: Cães Vadios (confronto com texto «Infâncias Roubadas»); Inês de Portugal (episódio de Inês e Pedro nos Lusíadas); Belarmino (entrevista; biografia; reportagem); O Velho e o Mar (comparação com o original de Hemingway); Sophia (a propósito de trecho da poetisa).