Sumários e tepecês
TPC — «Objectos privados» é, ou era, uma página da revista Pública (magazine de domingo do Público) em que um artista, escritor, etc. se dava a conhecer, escrevendo sobre cerca de dez objectos para si importantes. Nessa secção da revista, apareciam imagens de cada um dos objectos e, ao lado, parágrafos-legendas a explicar que memórias a eles se associavam.
Gostaria que fizesses o mesmo: elegesses uns seis a dez objectos e sobre cada um deles escrevesses um parágrafo-legenda. O conjunto decerto dará um quase-retrato teu, uma espécie de breve livro de memórias.
Por vezes, nessa coluna da Pública, a escolha dos objectos pelos convidados da revista era orientada por critérios estéticos. Parece-me mais importante que escolhas os objectos em função das alusões, dos comentários, que eles te permitam fazer.
No nosso caso não será necessário reproduzir em imagens cada um dos objectos (a não ser que tenhas gosto nisso e facilidade em o fazer). Basta que ponhas como cabeça de cada legenda uma designação bastante específica do objecto. Exemplo: «[Ursinho que tenho em casa, já sem uma pata, feito em algodão azul]».
A extensão das legendas será semelhante à da reprodução que ponho. A pequena biografia na margem esquerda não a tens de fazer. Mais exemplos da mesma coluna da Pública [clicar]:
Aula 5-6 (24 ou 25/Set) Resposta à maioria das perguntas das pp. 15-16 (compreensão, aliás revisão, da proposição dos Lusíadas; pontuação, classes de palavras, acentuação). Leitura do auto-retrato de Florbela Espanca (p. 22), para redacção de texto com o mesmo início e índole introspectiva. Assistência a início do filme A história da minha vida, para responder a perguntas de compreensão oral e em torno do género 'autobiografia'.
TPC — Ler «Trabalho (a fazer em Outubro)».
Trabalho (a fazer em Outubro)
Ao longo de Outubro, queria que cada um fizesse um microfilme (de, no máximo, três minutos). Terá de ser um relato de vivências, experiências ou reflexões, verdadeiras ou fictícias, na 1.ª pessoa; haverá um texto «em off», criado e dito pelo autor do microfilme. Esse texto — autobiográfico, memorialístico, diarístico ou de auto-retrato — deve percorrer todo o filme e ser preparado (não se aceita um comentário oral improvisado; terá de haver um texto escrito prévio, que aliás me será dado). Pode haver montagem ou não.
Não é obrigatório que o microfilme tenha personagens visíveis e, portanto, actores. Se tiver algum actor, pode este nem ser o autor. Mas também pode o autor ser o próprio actor do seu microfilme (é certo que assim seria mais difícil manejar a câmara, o que implicaria que fosse um outro elemento a fazer a filmagem — note-se, porém, que o que define a autoria do filme é a criação do texto que se ouvirá e as decisões sobre a filmagem).
Os filmes serão vistos em aula e, se se achar que vale a pena, colocados em alguma plataforma acessível a todos. Os filmes deverão ficar em ficheiros que possam abrir em WMP (ficheiros MPEG, por exemplo; no caso dos telemóveis, teremos de proceder a uma conversão, mas o CRE ajudar-nos-á nisso).
Como filmarão? Haverá alguns que tenham máquina fotográfica ou telemóvel que permita este tipo de trabalho. Eu tenho uma máquina, que irei emprestando. De qualquer modo, texto e idealização das sequências devem ser preparados antes da fase de execução.
Como está a decorrer um concurso de microfilmes promovido pelas Produções Fictícias, não se põe de parte que alguns trabalhos possam candidatar-se a esse prémio. Alguns pontos do regulamento do concurso (apenas as regras comuns ao nosso trabalho):
[...] d. Os microfilmes têm de ser filmados com telemóvel, câmara digital ou qualquer outra tecnologia de formato amador, não podendo ser utilizadas câmaras profissionais;
e. Os microfilmes devem ter um máximo de duração de 3 minutos não podendo exceder o limite de armazenamento de 100 MB;
f. Não serão aceites microfilmes com conteúdos não apropriados (que incluam, nomeadamente, cenas de pornografia ou violência), que sejam considerados ofensivos [...].
O regulamento completo e exemplos de microfilmes estão aqui, mas o nosso objectivo é um pouco diferente, já que, enquanto nos microfilmes em geral nem se costuma apostar muito no texto a ouvir, no presente trabalho o texto «em off» é essencial.
Aula 7-8 (27 ou 28/Set) Leitura do auto-retrato de Alexandre O’Neill (p. 23), com comparação com o de Bocage, para detecção de aspectos de versificação (métrica, rima, soneto). Assistência a pequena parte do filme de Fernando Lopes Tomai lá do O’Neill. Explicação sobre o trabalho de expressão oral a fazer com microfilmes. Redacção de continuação em poucas linhas de «A minha adolescência foi um céu baixo e pesado no qual existiam, por vezes, pequenas abertas». Assistência a mais uma sequência de A história da minha vida.
TPC — Escreve um soneto com o teu auto-retrato. Usa o esquema rimático A-B-A-B C-D-C-D E-F-E F-G-G. (Não te preocupes com a métrica.)
Aula 9-10 (1 ou 2/Out) Leitura dos auto-retratos de Natália Correia (p. 23), Ana Hatherly (p. 23) e Ary dos Santos (p. 28), para, respectivamente, reconhecer significados de metáforas, repor ordem natural das palavras, introduzir pontuação. Leitura de «Auto-retrato aos 56 anos» (p. 28), de Graciliano Ramos, para redacção de texto segundo o mesmo modelo.
TPC — Requintar o texto feito, ou começado, em aula.
Aula 11-12 (4 ou 9/Out) Assistência a dois sketches (Monty Python Flying Circus), para descobrir infracções à cortesia relativas a formas de tratamento. Exercício de correspondência de frases a formas de tratamento e situações em que aquelas fossem plausíveis. Assistência a um trecho de A história da minha vida para responder a perguntas sobre autobiografia e livros dentro da narrativa.
TPC — Está em preparação o próximo número do Voz Activa, o jornal da escola. Escreve um texto de teor memorialístico sobre a escola (página de diário; poema; relato de experiência passada; série de frases iniciadas por «lembro-me que...»; fragmentos de prosa poética; fragmentos de descrição soltos; objectos privados ‘especial escola’; autobiografia fictícia; texto à «notas de agenda»; carta; etc.).
Eu escolherei os que me parecerem mais susceptíveis de publicação e entregá-los-ei à redacção do jornal, que decidirá o que pode publicar.
Aula 13-14 (8 ou 11/Out) Leitura dos textos «Auto-retrato» (p. 24), de Cecília Meireles, e «Quase um auto-retrato» (pp. 32-33), de Manuel Alegre, para encontrar substitutos plausíveis de vocábulos do poema e escolher melhor alternativa em itens de escolha múltipla sobre o texto de Alegre. Resposta a mais alguns itens (6-12) nas páginas do teste diagnóstico (p. 17). Assistência a mais um trecho de A história da minha vida.
TPC — Ir a http://www.esjgf.com/ / na zona amarela, clicar em Moodle II – Educom / em Entrar [escrever nome de utilizador e palavra chave (se for necessário, abrir conta) e entrar] / em Grupos de disciplinas, ir a 10.º ano e clicar em Português (Luís Prista), turmas 1, 2, 4, 5, 6 — para se inscreverem na disciplina ser-lhes-á pedida a chave [escrevem: Prista] / uma vez na disciplina, clicam em Testes, Ficha 1: Conjugação de verbos / e fazem o teste (no final é preciso clicar em enviar tudo).
Aula 15-16 (11 ou 16/Out) Leitura de «Trova do vento que passa» (p. 171), de Manuel Alegre, para acrescentar todas as vírgulas em falta. Compreensão oral de canções de autores cujos auto-retratos e biografias foram lidos recentementemente (Manuel Alegre, Natália Correia, Alexandre O’Neill, Ary dos Santos e Florbela Espanca), para escrever tema e frase-síntese (espécie de curtíssima sinopse). Assistência à conclusão de A história da minha vida.
TPC — Prepara a leitura em voz alta de «Auto-retrato com a musa» (p. 29) e «Cardoso Pires por Cardoso Pires» (30-31). (Lê os textos, verifica se percebes a sua sintaxe, vê uma ou outra palavra no dicionário, experimenta lê-los em voz alta.)
Aula 17-18 (15, 18 ou 19/Out) Concurso de leitura em voz alta de «Auto-retrato com a musa» (p. 29), de Vasco Graça Moura, e de «Cardoso Pires por Cardoso Pires» (pp. 30-31) (leitura preparada em casa). Assistência a depoimento de Nélson de Matos sobre José Cardoso Pires e/ou ao início de O Delfim. Redacção de continuação do poema «Auto-retrato num espelho convexo», de John Ashbery, a que o texto de Graça Moura aludia.
TPC — Em Sugestões, consulta uma lista de livros portugueses importantes. Nessa lista vou incluir ora comentários — meus ou de outros —, ora pequenas sinopses, ora excertos dos livros em causa (umas vezes, por links, outras, em imagens ampliadas ou, mesmo, em transcrição). Depois, escolhe os cinco livros portugueses que recomendarias a um estrangeiro (nota que nesse quinteto podem estar obras não incluídas na minha lista). Numa segunda parte da tua folha, escreve uma pequeníssima justificação de cada escolha.
Estas sugestões de leitura destinam-se a, na comemoração do Dia das Bibliotecas — 22 de Outubro —, apurar-se quais são os livros que a escola recomenda (por sua vez, os resultados da escola contarão para um escrutínio nacional). (No caso das turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, não é seguro que os resultados possam ainda contar para o escrutínio a nível de escola, mas, pelo menos, enquanto tepecê, a tarefa interessa-me.)
Na tua folha segue esta disposição:
Nome ___ Turma ____
Obras portuguesas mais recomendáveis a um estrangeiro
[autor, título da obra sublinhado (ou em itálico, se for a computador)]
1. ___________
2. ___________
3. ___________
4. ___________
5. ___________
Justificação
1. ___________
2. ___________
3. ___________
4. ___________
5. ___________
Aula 19-20 (18 ou 23/Out) Leitura da «Autobiografia» (p. 34), de Vergílio Ferreira, para verificar marcas da enunciação; tempos verbais típicos da autobiografia; espaços e momentos da biografia. Leitura em voz alta desse mesmo texto (para apurar dupla vencedora do concurso de leitura em voz alta iniciado na aula anterior). A partir do modelo de sinopse/recensão para «O último rei da Escócia» (p. 236), redacção de sinopse/comentário de um filme — suposto — fundado na autobiografia de Vergílio Ferreira.
TPC — Não há. Mas não esquecer tarefas em curso: experimentar moodle, se não o fizeram ainda; tratar dos microfilmes; fazer último trabalho de casa, se não o entregaram hoje (ver em Sugestões as tais ideias para livros a recomendar a um estrangeiro, o tepecê da aula anterior).
Aula 21-22 (22, 25 ou 26/Out) Assistência ao início de Manhã Submersa, de Lauro António. Leitura de trecho de blogue de um cinéfilo sobre Manhã Submersa, para definir género (diário em blogue pessoal), contrastá-lo com outros textos de cariz autobiográfico (cfr. p. 87), reparar em deícticos (cfr. p. 45). Assistência ao início de O último rei da Escócia. Redacção de parágrafos autobiográficos — segundo o modelo do texto de Isabel Allende, «A infância feliz é um mito» (pp. 38-39) — relativos ao médico de O último rei da Escócia.
TPC — Escreve um conto com que possas concorrer ao Prémio Literário Juvenil Correntes d’escritas. O texto — em prosa — terá de ser escrito em computador. Não há tema definido. Também a extensão não está determinada (mas parece-me que um texto demasiado pequeno não terá hipóteses de alcançar o prémio, uns simpáticos 750€). Por favor, não «picar» coisas na net. Porei regulamento completo aqui.
Aula 23-24 (24 ou 30 de Outubro) Resposta a exercícios sobre enunciação, enunciado, deícticos. Leitura de carta de Sophia de Mello Breyner Andresen a Jorge de Sena (p. 68), para resolver ficha na p. 69 (perceber contexto e relações implícitas; descortinar deícticos). Audição de gravação com a notícia «As cartas de Jorge de Sena e de Sophia Mello Breyner Andresen», para depois responder a questionário de escolha múltipla (p. 83).
TPC — Em baixo, repito o trabalho de casa que pus na aula anterior (e que estava já pensado sobretudo para o fim de semana). Este tepecê — no caso de quererem fazer um texto um pouco maior e precisarem de tempo — posso recebê-lo mais tarde.
Entretanto, não esqueçam também o microfilme. Queria começar a recolhê-los ao longo da próxima semana. (Se houver dúvidas, ver aqui.)
Escreve um conto com que possas concorrer ao Prémio Literário Juvenil Correntes d’escritas. O texto — em prosa — terá de ser escrito em computador. Não há tema definido. Também a extensão não está determinada (mas parece-me que um texto demasiado pequeno não terá hipóteses de alcançar o prémio, uns simpáticos 750€). Por favor, não «picar» coisas na net. Porei regulamento aqui.
Aula 25-26 (29/Out, 2 ou 6/Nov) Leitura de «Uma menina de tranças» (pp. 40-41), de Mia Couto, para resposta a questionário de escolha múltipla. Correcção das fichas com sinopses e tema das canções com letras de O’Neill, Ary dos Santos, Natália Correia, Florbela Espanca, Manuel Alegre. Assistência a Bean, um autêntico desastre. [Aqui: (i) Bean estraga o quadro de Whistler; (ii) o discurso sobre o quadro.] Redacção de análise de pintura, segundo o modelo da de Bean a «A mãe de Whistler», de James Whistler. [Vejam-se aqui paródias do quadro de Whistler:]
TPC — No moodle II (se tiveres dificuldades dificuldades em te registar, contacta o coordenador: rui.conceicao@esjgf.com) estarão em breve mais dois testes de treino — sobre «Príncipios de cooperação e de cortesia (e formas de tratamento)» e sobre «Deícticos» — que devem fazer. Pedia-lhes ainda que fossem (re)lendo as fichas — do livro ou minhas — que correspondam às matérias que temos abordado. Na próxima aula, queria recolher os microfilmes.
Aula 27-28 (5, 6 ou 8/Nov) Leitura do poema «’A cadeira amarela’ de Van Gogh», de Jorge de Sena, para completar itens sobre as alusões feitas no poema. Assistência a sequências do filme Van Gogh, de Maurice Pialat. Redacção de monólogo com deícticos e de comentário a quadro (o «Retrato do Dr. Gachet», p. 46).
TPC — Não há. Por isso, aproveita para pôr em dia as tarefas recentes porventura em atraso (texto em prosa para concurso; testes do moodle; microfilmes; até o trabalho sobre livros mais importantes).
Aula 29-30 (8, 9 ou 13/Nov) Exercício em torno de neologismos de Mia Couto. Redacção de acrescentos a poemas de Miguel Torga (em folhas avulsas; e nas pp. 137-139).
TPC —Completar (e melhorar) as estrofes começadas em aula. (Trazer essa folha, que levarei na próxima aula).
Aula 31-32 (12, 13 ou 15/Nov) Leitura de «Autobiografia» (p. 42), para preencher lacunas em tabelas e textos. Assistência a trailers de vários filmes (para se deduzir as características do género). Leitura de «Balanço à vida» (pp. 48-49), para redacção de «trailer» para um possível filme sobre o texto; e resposta a algumas das questões na p. 49 (2.1; 2.2; 3.1; 4.1; 5; 6.1; 7)
TPC — Nos textos que hoje devolvi (os do concurso), lançar as emendas que fiz. Sobretudo se o texto estiver bom, pensar enviá-lo (antes de 30 de Novembro).
Aula 33-34 (15, 16 ou 20/Nov) Exemplo de resolução do exercício da última aula (trailer para trecho «sobre «Balanço à vida» — pp. 48-49 —, de Raul Brandão). Compreensão oral de autobiografia de Casimiro de Brito, para resposta a questionário (p. 44). Resolução de exercício sobre «Hipónimo, hiperónimo; holónimo, merónimo; campo lexical, campo semântico, família de palavras». Assistência a parte de documentário sobre Miguel Torga («Miguel Torga — O Meu Portugal», de Luís Costa). Leitura de «São Leonardo de Galafura» (p. 138), de Miguel Torga, para responder a perguntas de compreensão geral e relacionadas com os assuntos gramaticais vistos antes. Redacção de verbete de dicionário.
TPC — Lê o texto «O que é que eu queria ser na vida?» (pp. 50-52). Tenta conseguir uma compreensão geral do texto; ensaia também uma leitura em voz alta.
Aula 35-36 (19, 20 ou 29/Nov) Leitura em voz alta (de poemas de Torga), procurando adivinhar as estrofes falsas que as integravam (criadas por alunos em aula anterior). Exercício de redacção de cinco textos de carácter autobiográfico (aproveitando profissões a que se alude na p. 52).
TPC — Visita a exposição sobre Miguel Torga (no CRE e bloco C, a partir de 20 de Novembro). (Se ainda não o fizeste, lê o texto «O que é que eu queria ser na vida?», pp. 50-52, o que corresponde ao tepecê anterior.)
Aula 37-38 (22 ou 23/Nov) Releitura do texto «O que é que eu queria ser na vida?», de Ruben A., para responder a questionário de escolha múltipla. Resposta a perguntas sobre o mesmo texto na p. 53. Audição de «A Portuguesa», para responder a perguntas da p. 18. Assistência a alguns dos microfilmes feitos por alunos da turma, para avaliação de aspectos da oralidade (sobretudo).
TPC — Ruben A., o autor de O Mundo à Minha Procura, de que lemos um trecho em aula (pp. 50-52), escreveu Cores, em que cada um dos contos está subordinado a uma cor diferente. Dou-te o começo dos seis primeiros contos. Escreve uma sua continuação (com extensão semelhante à das linhas que te dou). O teu texto é apenas uma sequência (o conto pouco avançará, é claro).
Branca
D. Branca morava no Porto e sofria, por vezes, de chiliques inofensivos. Era um costume dos últimos anos que a dominava nas tardes de mau génio. Ficava então toda e toda confundida num deixar-se apoderar de outras cores. D. Branca virava-se encurvada, apoplética, sem ter mão em si barafustava até ir tudo razo. Para as criadas, nos momentos assim, a vida com D. Branca era negra.
Roxo
Tinha os olhos roxos, de vidente.
Com mesa pé-de-galo, mezinhas de cháses concomitantes para diarreia e prisão, rezas de abrenúncio atrás da porta, contando as pancadas de outro mundo batidas no soalho pela vizinha, Roxo mirava a lanterna expondo em alvo as suas ditas de provérbios, máximas, adivinhações, anedotas.
Amarelo
Findo o espectáculo, em toda a assistência se notava um contentamento pouco expressivo. Alguns, uma minoria muito débil, exteriorizavam apenas em monossílabo a sua apreciação: Sim, Bom, Assim, Assim, Talvez, Uhi! Aquilo, de facto, era para voltar. O que eles tinham dito em cena precisava de meditação. Não ficava por ali. Do outro lado, os artistas, abatidos, estafados e sem sorrisos, ingressavam no monótono dos seus camarins.
A peça deixava sempre o público em suspenso — um sorriso amarelo distinguia na pequena cidade de província, talvez Barcelos, talvez Estremoz, as pessoas que tinham visto a peça, das que ainda lá não tinham ido.
Azul
A transfusão de sangue tinha operado o seu milagre — realmente o sangue azul corria-lhe nas veias em caudal abundante, até mesmo suficiente para um bom aproveitamento sanguíneo-eléctrico.
A operação fora difícil, mas os aperfeiçoamentos científicos da medicina moderna haviam atingido em cheio o objectivo do novo Visconde.
Pardos
Os Pardos viviam fora da cidade. A família de avó, pais e dois filhos não se preocupava muito com a vida nos grandes meios — levavam-se no existir pela periferia. Várias vezes já os Pardos tinham mudado de arredores: de Algés ultrapassaram-se para Sete Rios e mais tarde para a Amadora. Formavam meio-alegres um semicírculo que ia de ponta a ponta do Tejo deixando a capital englobada pelo seu aspecto dromedário.
Vermelho
Todas as vezes que entrava numa sala onde estava gente ele fazia-se vermelho.
Era-lhe normal corar quando alguém mentia. Sentia a mentira à distância e captava-a sem mais nem menos. O sangue dava-lhe tabefes desproporcionados e quase sufocava ao ver uma senhora a dizer quantos anos tinha. A mentira fazia-o sofrer e sentia o sopapar das veias ao vestibular-se nos hotéis dos países mais conhecidos.
Aula 39-40 (26 ou 27/Nov) Leitura da carta de António Lobo Antunes na p. 71, para responder a perguntas de scanning. Leitura da outra carta de Lobo Antunes (p. 72) para responder a perguntas de escolha múltipla ou de completamento, com maior inferência. Assistência a entrevista a António Lobo Antunes. Redacção de perguntas e respostas para entrevista a Lobo Antunes (a propósito da experiência na tropa).
TPC — No moodle: teste 4 (sobre hiperónimos e hipónimos; holónimos, etc.).
Aula 41-42 (29/Nov ou 4/Dez) Leitura de dois trechos do Diário do último ano de Florbela Espanca (p. 54), para escrever o texto para o mesmo diário mas em um outro dia. Redacção de relato de experiência verídica para posterior leitura em voz alta à turma. Redacção de divisa (lema) de vida. Avaliação de mais três dos microfilmes autobiográficos.
TPC — Ir revendo gramática.
Aula 43-44 (3, 4/Dez [nas turmas 2 e 6, esta aula não se realizará]) Audição de relatos de vivências (escritos pelos alunos em aulas anteriores), para apreciar história e qualidade da leitura de cada colega. Avaliação de mais alguns microfilmes. Leitura de haikais, para lhes acrescentar a pontuação em falta. Redacção de haikais.
TPC — Ter caderno arrumado. Trazê-lo na próxima aula.
Aula 45-46 (6 ou 7/Dez) Questionário de escolha múltipla sobre matérias gramaticais estudadas ao longo do período. Continuação (ou início) da audição de relatos de vivências escritos pelos alunos em aulas anteriores, para apreciar história e qualidade da leitura do colega. Avaliação de mais alguns microfilmes.
TPC — Lê as pp. 56-57 do manual (inclui o texto de Fielding, o trecho sobre «Diário de viagem» e até um relance às perguntas).
Aula 47-48 (10 ou 11/Dez) Releitura do texto do dia 6 de Agosto de 1754 do Diário de uma viagem a Lisboa, de Henry Fielding (pp. 56-57) — que se pedira fosse lido em casa —, para, por escrito, reduzir o texto ao essencial (em «condensados de, no máximo, vinte palavras para cada parágrafo). Audição de mais alguns relatos de vivências escritos pelos alunos em aulas anteriores para apreciar história e qualidade da leitura do colega.
TPC — Escolher livro a ler nas férias e trazer-me a sua indicação na próxima aula. Ver sugestões nas pp. 116 ou 268 do manual; e na secção 'Leitura' deste Gaveta de Nuvens (aí distinguirei o que haja no CRE; aquilo que possa emprestar eu); mas também verificar o que já possas ter em casa ou vir a comprar.
Terão de escolher um livro com um destes perfis:
(1) com carácter autobiográfico; (2) cronístico; (3) de relato de viagens; (4) de narrativa, desde que na 1.ª pessoa; (5) de cartas; (6) de histórias de infâncias ou de família; (7) biografias ou até romances históricos centrados numa personagem. [Ver exemplos em 'Leitura'].
O livro poderá ser (1) vosso; (2) requisitado na Biblioteca; (3) emprestado por mim. Gostaria que quem já tem alguma experiência de leituras juvenis escolhesse agora livros de «literatura» (ainda que este conceito seja bastante abrangente). Os livros que no blogue eu marcar a cor especial seriam apenas para os alunos que considerem que, por enquanto, preferem ler ainda livros juvenis ou mais acessíveis. O livro terá de ser lido a partir de 14 de Dezembro (não valem livros já lidos antes). Só a posteriori direi a tarefa que servirá para controlar a leitura — que deve ficar feita até ao princípio do 2.º período —, mas basta que leiam o livro como se não se tratasse de tarefa escolar (não pretendo leitura para tudo fixarem, com apontamentos ou coisa que o valha).
Aula 49-50 (13 ou 14/Dez) Entrega dos trabalhos de gramática feitos em aula anterior. Conclusão da audição dos relatos de vivências iniciada na aula anterior. Avaliação dos microfilmes feitos pelos alunos. Assistência ao trecho final de O amor acontece (Love actually), a propósito da imagem que os estrangeiros têm de Portugal e dos portugueses (em confronto com o que antes se vira no texto do diário de Fielding relativo à chegada a Lisboa). Ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre o seu trabalho ao longo do período.
TPC — Ler o livro escolhido. Caso não te tenhas decidido ainda, escolhe obra que corresponda ao que defini. Procurarei dar mais exemplos nesta lista. (Na primeira aula, não deixes de trazer a folha com o trabalho de gramática que entreguei hoje. Talvez faça então a sua correcção mais detalhada.)
Aula 51-52 (3 ou 4/Jan) Explicações a propósito do trabalho de gramática entregue na aula anterior. A partir de súmula de reportagens com um treinador de futebol (sketch de Gato Fedorento), caracterização de caso de infracção da máxima de modo. Leitura da crítica de cinema na p. 236 (Cartas de Iwo Jima); assistência a trailer do mesmo filme e início do filme, paralelo, As Bandeiras dos Nossos Pais.
TPC — O texto que vais receber, «A casa dos animais», é o início de um conto de Lídia Jorge (cujo final, creio, nem será conhecido — julgo que a escritora o cedeu assim mesmo). O texto destina-se ao Concurso Internacional de Literatura «Terminemos este conto». Para já, o que vale a pena citar do regulamento desse concurso é isto [o regulamento completo está aqui; podes lá chegar também por aqui]:
«Os alunos deverão escrever a conclusão do conto. [...] O texto deverá ser redigido em 2 a 3 folhas de formato A4, apenas na parte da frente da folha, em espaço duplo, letra Times New Roman, tamanho 12.»
«O júri deverá considerar, entre outros, os seguintes parâmetros na análise dos textos: coerência do final do conto com a parte inicial do mesmo; originalidade; nível da linguagem utilizada; qualidade literária».
Todos devem entregar-me o texto — nos formatos pedidos; e com nome — na próxima aula. Devolverei o tepecê na aula seguinte e logo se verá como se fará o envio (dos melhores textos, pelo menos).
Aula 53-54 (7 ou 8/Jan) Algumas explicações de ortografia (a propósito das últimas redacções corrigidas). Leitura de trecho de diário de viagem de Luísa Dacosta (pp. 58-59) para responder a perguntas a implicam compreensão bastante miúda (leitura ascendente). Leitura de outro trecho do mesmo diário (p. 60), para redacção de página do mesmo género (viagem em andamento por cidade).
TPC — Não há tepecê para a próxima aula. Mas aproveito para lembrar que (i) devem ir terminando as leituras que combinámos (no caso de ainda estarem hesitantes, vejam, por exemplo, a lista de livros que há na biblioteca na escola e que correspondem aos perfis que defini; pu-los no final desta secção); (ii) se não o fizeram no 1.º período, devem tratar dos microfilmes (resolver os casos pendentes em que o microfilme está feito mas ainda não me foi dado por algum problema técnico; ou tratar agora de tudo fazer).
Aula 55-56 (10 ou 11/Jan) Leitura de «A carta (p. 86), para completar texto lacunar com evolução das etimologias de «carta» e de «epístola». Após audição de «Postal dos correios», reescrita em prosa, em carta, da letra da cantiga (p. 80). Resolução do ponto 4 da p. 81 (associação para partes de uma carta formal; redacção de zonas lacunares). Assistência a mais uma sequência de As Bandeiras dos Nossos Pais.
TPC — Lança as emendas que fiz à tua conclusão do conto de Lídia Jorge e imprime, pelo menos, um exemplar já limpo. Agrafa esse exemplar à versão que tem as minhas emendas à mão. É isso que, obrigatoriamente, todos me trarão.
Sugiro ainda — sobretudo àqueles a quem dei boa nota na redacção — que me tragam o necessário para eu enviar os vossos textos para o Concurso:
Três exemplares da conclusão do conto, assinados à mão (no final de cada um dos três exemplares; nome completo e legível), em folhas A4 (impressas só numa face). Cada um dos três exemplares estará agrafado.
A folha que te dei (ficha de inscrição e declarações), preenchida, e a ela agrafadas as fotocópias do teu BI e do BI do teu encarregado de educação.
Estes conjuntos (folha com inscrição e declaração + fotocópias de BI; três exemplares do texto) ficarão dentro de uma mica.
[Nota —Vou enviar os textos no último dia do prazo, já depois da última aula da tarde (o que conta é a data de entrega na estação dos correios, 15 de Janeiro). Convém que os conjuntos (as micas) estejam já segundo o que defino em cima. Não terei tempo para resolver os habituais incumprimentos de regras estipuladas.]
Aula 57-58 (14 ou 15/Jan) Leitura/redacção de requerimento lacunar (pedido de autorização de obras). Compreensão oral do relato de viagem «Selva profunda», de Gonçalo Gil Mata, para responder a questionário fechado (p. 65). Segundo o modelo do requerimento anterior e apoio também na p. 67 («Requerimento»), redacção de requerimento à escola. Redacção de declaração (ponto 2 da p. 70), segundo modelo de declaração na p. 70.
TPC — Faz a leitura, para compreensão, das páginas 62-63 (diário de Saramago).
Aula 59-60 (17 ou 18/Jan) Questionário de compreensão sobre as duas páginas do diário de Saramago (p. 62-63) — cuja primeira leitura fora recomendada como tepecê — e ainda sobre texto do item 3 da p. 64. Leitura de trechos de A minha palavra favorita, para resolver exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas. Redacção sobre «palavra de estimação». Assistência a uma sequência de As Bandeiras dos Nossos Pais.
TPC — Faz a leitura (de compreensão; mas também de mínima preparação para uma eventual leitura em voz alta) da crónica «Carta para Josefa, Minha Avó», de José Saramago (p. 244).
Aula 61-62 (21 ou 22/Jan) Leitura da página 205 (texto informativo sobre «variação e normalização linguística», para completamento de resumo-comentário (sobre variação, variedades geográficas, sociais e situacionais; variantes do português; sincronia, diacronia). Assistência a sketch (série Meireles) para completar tabela, destacando dialectos e variedades, ou variantes, do português. Correcção com comentário acerca de características fonéticas e lexicais. Assistência a outro sketch (série Fonseca) para completar comentário acerca de meio escrito e oral, registos formal e informal. Audição de leitura de «Carta a Josefa, minha avó» (p. 244), por João Grosso. Leitura para localizar informações dadas em tabela e distinguir as falsas. Paráfrase de trecho do texto. Pequenas traduções em linguagem objectiva de frases poéticas (com indicação também de recursos estilísticos). Completamento de texto em torno do género crónica (versus carta).
TPC — Nas pp. 334-335 também se trata das variedades do português; nas pp. 76-79, sobre adequação discursiva, os capítulos sobre meios e usos oral e escrito, registos formal e informal são também desta matéria. Vai lendo essas páginas.
Aula 63/64 (24 ou 25/Jan) Leitura de crónica de Clarice Lispector (p. 254), para (i) encontrar algumas características do português do Brasil; (ii) para responder a perguntas de compreensão global. Redacção de parágrafo segundo o modelo dos últimos parágrafos do texto de Lispector, mas associado à experiência de leitura do livro que pedi lessem em casa. Redacção de dados telegráficos sobre o livro em causa. Audição de crónica radiofónica de Fernando Alves, para resposta a questionário de compreensão global (p. 262). Audição de outra crónica radiofónica de Fernando Alves (para a seguir se esboçar redacção de carta a propósito da mesma situação).
TPC — Devolvi-te hoje o texto sobre «A minha palavra de estimação». Consiste o tepecê em passares o teu texto a computador já com as minhas emendas incorporadas. Sugiro-te, aliás, que o melhores mesmo para lá das minhas correcções. (Se, entretanto, «renegaste» a palavra escolhida, até podes ensaiar novo texto com outra.) Entregar-me-ás a folha impressa, agrafando-lhe o texto manuscrito original. Não elimines o documento no computador, já que posso querer que aproveitemos o texto reformulado. Se não tiveres estado na aula em que fizemos a redacção de que tenho estado a falar, escreve-a agora, e talvez já a computador.
Aula 65-66 (28 ou 29/Jan) Resolução da prova do CNLP (Expresso / Sic) e correcção com explicações nos pontos que mais nos interessam. Audição/Visionamento de poemas de Alexandre O’Neill em Tomai lá do O’Neill, para redigir pequeno comentário («Portugal», p. 157). O mesmo para «Perfilados de medo» (p. 156), por José Mário Branco, e «Há palavras que nos beijam» (p. 155), apenas dito. Audição de Luís de Camões, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p. 105), também por José Mário Branco, e de «Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 103), Pólo Norte, para redacção de pequenos comentários.
TPC — Vai lendo os textos informativos sobre «Crónica» (pp. 266-267; cimo da p. 269).
Aula 67-68 (31/Jan ou 1/Fev) Após entrega dos trabalhos de compreensão de poemas da aula anterior (de O’Neill e de Camões), comentário-correcção a cada um dos poemas. Completamento de texto lacunar (para testar compreensão dos textos da p. 335 e conhecimentos recentes em torno de variação linguística). Assistência a Língua – vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar características da variação no português).
TPC — Preparar a leitura (compreensão + leve treino de leitura em voz alta) das seguintes crónicas: «Crónica para quem aprecia histórias de caçadas», de António Lobo Antunes (pp. 242-243); «O incrível futuro», de José Luís Peixoto (pp. 246-247); «O breve sempre», de Fernando Alves (pp. 248-249).
Aula 69-70 (7 ou 8/Fev) Explicações sobre trabalho acerca de crónica e variantes do português. Questionário de compreensão das três crónicas (de António Lobo Antunes, José Luís Peixoto, Fernando Alves; pp. 242-243, 246-247, 248-249) que pedira lessem em casa. Explicação sobre bibliofilme. Redacção: crónica em torno de «tecnologias».
TPC — Daqui a uns dois dias [já está], ver aqui o que vier a pôr sobre bibliofilme (‘microfilme a propósito de livro, texto literário’), que será a «tarefa grande» para este segundo período.
Não posso ser agora exaustivo, mas deixo-lhes uma primeira ideia. Trata-se de fazer microfilme que terá de aludir a livro (de poesia ou de prosa). A relação entre o filme e a obra pode acontecer de muitos modos: um clip sobre o livro; um clip sobre texto do livro ou poema; uma espécie de trailer; uma dramatização de alguma parte da obra; alguma reescrita, transformação, reelaboração; um comentário sobre o livro; uma abordagem vossa em torno do mesmo tema de que o livro trata; enfim, algum tipo de criação que — mais directamente ou mais subjectivamente — se associe ao texto lido.
Como para os microfilmes feitos em Novembro-Dezembro, o que é mais importante é o próprio texto (vosso; mas que pode citar a obra literária em causa) e a maneira de o dizer (leitura, fala ou dramatização).
Entrega será ainda em Fevereiro (ou, no máximo, na primeira semana de Março — pronto, já fiz asneira). Extensão mantém-se: até três minutos; menos de 100MB. Formato: WPM. Bibliofilmes poderão concorrer a um prémio (que tem o patrocínio do Plano Tecnológico ou coisa que o valha). Haverá também uma classificação nossa (com óscares, etc.). Todos os microfilmes serão susceptíveis de apresentação pública.
Aula 71-72 (11 ou 12/Fev) Concurso de leitura em voz alta (usando crónicas estudadas recentemente). Resposta a segundo teste do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso). Explicação das boas soluções, salientando o que mais interessa às nossas matérias.
TPC — Vou já evitando passar trabalhos de casa, para que possas ir tratando do trabalho dito Bibliofilme (vê aqui indicações sobre esta tarefa).
Aula 73-74 (14 ou 15/Fev) Continuação do concurso de leitura em voz alta (ainda com crónicas). Audição de «Namoro», de Viriato Cruz, para responder a questionário de compreensão oral (p. 214). Correcção e audição de canção de Sérgio Godinho, com a mesma letra. Resposta à prova «Especial Escolas» do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso).
TPC — Continuo a não passar tepecê, para que possas ir tratando do trabalho dito Bibliofilme (vê aqui indicações sobre esta tarefa).
Aula 75-76 (18 ou 19/Fev) Explicação sobre os textos que vamos começar a ler (situar no manual; explicar repartição de Camões lírico, em lírica mais tradicional e novo estilo; medida velha e medida nova; tipos de composições poéticas «velhas»; mote e glosas). Leitura silenciosa dos vários poemas de Camões nas pp. 90-95, sabendo-se que a seguir haverá leitura em voz alta (para as competições em curso). Leitura em voz alta (concurso e comentários). Redacção de mote para um vilancete (a ser depois desenvolvido por colega). Redacção de voltas (glosas), a partir de mote escrito por outro colega.
TPC — Continuo a não passar tepecê, para que possas ir tratando do trabalho dito Bibliofilme (vê aqui indicações sobre esta tarefa).
Aula 77-78 (21 ou 22/Fev) Correcção da prova «Especial escolas» do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/ Expresso), explicando especialmente aspectos mais ligados à nossa matéria (ou úteis em redacções). Leitura em voz alta (após relance em leitura silenciosa e comentário pelo professor) de sonetos de Camões (pp. 96-102).
TPC — Continuo a não passar tepecê, para que possas ir tratando do trabalho dito Bibliofilme (vê aqui indicações sobre esta tarefa, que deve ser entregue nos próximos quinze dias).
Aula 79-80 (25 ou 26/Fev) Leitura de sonetos de Camões (e de textos sobre Camões), para completar textos-comentários. Leitura em voz alta dos mesmos sonetos de Camões (pp. 96-106). Resposta à terceira prova do Campeonato da Língua Portuguesa (SIC/Expresso), parte do escalão 15-18 anos. Correcção.
TPC (que não tem de ser feito com urgência) — Devolvi-te hoje as reformulações dos textos sobre «A Minha Palavra Favorita». Se tiver feito correcções no texto a computador, lança-as agora no documento. Por correio electrónico (luisprista@netcabo.pt), envia-me o texto já na sua versão final. Dá ao anexo nome «Palavra favorita de [teu nome] do 10.º [n.º da turma].ª».
Aula 81-82 (28 ou 29/Fev) Leitura de poemas de Jorge de Sena com palavras cunhadas («Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena») para notar alguma palavra mal grafada. Leitura em voz alta desses poemas para efeitos das finais dos concursos em curso. Audição de «Aquela clara madrugada que», de Manuel Alegre, para responder a item de correspondência (p. 121). Leitura de sonetos de Florbela Espanca, para cumprir três tarefas de escrita: criar mote; transformar decassílabos em redondilhas; redigir soneto «paralelo» ao de Florbela.
TPC — Lá para o final da próxima semana, faremos um questionário sobre gramática e outros assuntos «informativos» abordados neste período. Aconselho-lhes a arrumação e releitura das fichas feitas em aula, bem como das páginas do manual que contêm sínteses acerca desses conteúdos (variação linguística, crónica, lírica de Camões, aspectos vários de gramática aplicada à redacção). Durante o fim-de-semana, porei teste, ou testes, para treino no moodle (e também aqui, embora sem feed-back).
Durante a próxima semana recolherei bibliofilmes (em aula, por «pen»; ou — julgo que dará e, se der, será preferível — por mail [luisprista@netcabo.pt]). Por favor, não esquecer também «Palavra favorita» (por mail).
Aula 83-84 (3 ou 4/Mar) Resposta a exercício de pronominalização (ponto 2 da p. 122). Audição de «Endechas a Bárbara escrava» para resposta a questionário de compreensão (p. 108). Distribuído um livro a cada aluno, preenchimento de ficha sobre o seu paratexto. Redacção de partes paratextuais de livro inventado.
TPC — Lembro as tarefas já pedidas (bibliofilme; envio da palavra favorita reformulada [luisprista@netcabo.pt]). Rever gramática (além de variação [teste no moodle e aqui], aspectos ligados à lírica de Camões, aos tipos de texto estudados, ao paratexto, à «gramática aplicada à escrita»).
Aula 85-86 (6 ou 7/Mar) Questionário de gramática (sobre os conteúdos dados este período). Finalíssimas dos concursos de leitura (com outros sonetos de Jorge de Sena). Explicação do tepecê (recitação). Assistência a trecho de As bandeiras dos nossos pais.
TPC — Para a primeira aula da próxima semana, prepara a recitação do seguinte poema. Calha-te o texto que tiver, dentro de parênteses rectos, o teu número:
Luís de Camões
«O dia em que nasci moura e pereça» (p. 96) [1-32];
«Erros meus, má fortuna, amor ardente» (p. 98) [2-29];
«Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 103) [3-28];
«Aquela triste e leda madrugada» (p. 104) [4-27];
«Um mover de olhos, brando e piedoso» (p. 105) [5-26];
«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p. 105) [6-25];
«A fermosura desta fresca serra» (p. 106) [7-24];
«Alegres campos, verdes arvoredos» (p. 106) [8-23];
Florbela Espanca
«Mocidade» (p. 127) [9-22];
«Se tu viesses ver-me hoje à tardinha» (p. 127) [10-21];
«Em busca do amor» (p. 128) [11-20];
«Árvores do Alentejo» (p. 128) [12-30];
«Charneca em flor» (p. 128) [13-19];
Manuel Alegre
«As mãos» (p. 174) [14-18];
Sophia de Mello Breyner Andresen
«Porque» (p. 143) [15-17];
Alexandre O’Neill
«Perfilados de medo» (p. 156) [16-31].
«Recitar» significa dizer o poema de cor (terás, portanto, de o memorizar). De qualquer modo, procura também imprimir-lhe entoação adequada. Por vezes, nestes exercícios de recitação, desconsidera-se este outro lado da tarefa (acabando o recitador por tudo dizer à pressa, como se apenas o preocupasse não se esquecer do texto decorado).
Ainda receberei bibliofilmes até ao final do período (pelo menos, até à primeira aula da próxima semana). [Eu sei que têm muitos trabalhos, mas esta tarefa foi dada para fazer durante um mês (durante o qual não passei outros tepecês).]
Não deixar de cumprir a tarefa (complicadíssima!) de enviar [luisprista@netcabo.pt] anexo com texto corrigido da «Palavra favorita de [Fulano] do 10.º [tal]».
Aula 87-88 (10 ou 11/Mar) Campeonato de recitação de poemas (sonetos e um poema com treze versos; Camões, Florbela Espanca, Manuel Alegre, Sophia, O’Neill). Redacção de poemas a partir de modelos da alguns dos poemas recitados. Assistência e crítica de alguns bibliofilmes.
Aula 89-90 (13 ou 14/Mar) Começo da correcção do trabalho de gramática. Assistência à última parte de As bandeiras dos nossos pais (ao mesmo tempo que se fazia a avaliação do período, aluno a aluno).
TPC — Brevemente, direi o que pretendo (se realmente quiser aconselhar algum tepecê [ver aqui por favor]). Para já, quem não o fez na devida altura deve enviar agora a palavra favorita já reformulada (luisprista@netcabo.pt). Também é boa altura para quem não o fez tratar do bibliofilme (ou mesmo do microfilme do 1.º período).
Aula 91-92 (31/Mar ou 1/Abr) Ainda umas explicações de gramática (aproveitando algumas perguntas do trabalho entregue na última aula). Trabalho com dicionários (geral, de sinónimos, onomástico, etimológico, analógico, de termos populares, de termos grosseiros, de um dado dialecto, de rimas, contrastivos, de epónimos, de colectivos, de parónimos; glossário de um autor).
TPC — Resolver sem falta os tepecês pendentes (envio de palavra favorita; bibliofilme). Quem queira pode concorrer ao concurso de bibliofilmes até dia 1 ou 2 de Abril (ver link em «Informações sobre bibliofilmes»). Condições: registo no YouTube; máximo de 3 minutos e 14; não haver problemas de direitos [músicas ou trechos de filmes]. É preciso depois indicar uma biblioteca associada: indicariam a da escola.
Aula 93-94 (3 ou 4/Abr) Correcção do trabalho sobre dicionários feito na aula anterior. Leitura da crónica «A nossa pátria na Malásia» (pp. 252-253), para responder às perguntas da p. 253. Questionário de compreensão oral de crónica de Baptista-Bastos (p. 270). Redacção com verbos introdutores do relato do discurso: discursos indirectos encaixados.
TPC — 1. Rever pp. 329-331 (sobre relato do discurso). 2. Completar trabalho iniciado na aula (com verbos introdutores do relato do discurso).
Aula 95-96 (7, 8, 10, 11/Abr) Exercício sobre Termos antecedente, sucedente, referencial; Anáfora, catáfora; Referente; co-referentes; Cadeia de referência. Leitura da crónica «A arte de passear passarinhos» (p. 250), de Faíza Hayat, para responder ao questionário da p. 251. Assistência a bibliofilmes feitos pelos alunos (ou ao início do filme de Fernando Meirelles, Cidade de Deus, relacionável com a crónica lida em aula).
TPC — Ler os parágrafos subordinados ao título «Cadeia de referência» (pp. 256-257).
Aula 97-98 (10, 11 ou 15/Abr) Comparação de resumo e texto-fonte (p. 261), através de texto lacunar a preencher. Revisão de textos de outros colegas («Palavras favoritas» para exposição). Assistência ao início do filme Cidade de Deus (ou a bibliofilmes dos alunos).
TPC — Inscreve-te no concurso Diário de Notícias N@escolas. Para já, regista-te em http://www.nescolas.dn.pt/. Segundo diz o regulamento, o primeiro exercício («desafio») aparecerá a 14 de Abril (para ser resolvido durante a semana). Em função do tipo de tarefa, logo veremos se esse trabalho será adoptado como trabalho de casa ou de aula.
Aula 99-100 (14, 15, 17 ou 18/Abr) Redacção de resumo (p. 273). Exercício de correspondência com articuladores (p. 272). Redacção de texto argumentativo, com obrigatoriedade de uso de dez dos conectores de uma lista. Assistência a bibliofilmes feitos pelos alunos.
TPC — Depois de te inscreveres e de teres feito o login, lê/vê o que estiver disponível do site do concurso Diário de Notícias N@escolas (http://www.nescolas.dn.pt/). Independentemente de cumprirmos ou não os desafios que nos são propostos — ou serão, já que até hoje de manhã ainda não estavam lançados —, já me apercebi de que toda a matéria que vem no site nos interessa (e considero-a, aliás, avaliável, por exemplo em futuros trabalhos de gramática). Se tudo correr bem, e quando este aparecer, resolve também o desafio que vier a ser proposto.
Ao longo da semana, dá um relance à exposição «A minha palavra favorita» (integrada na Semana das Línguas e que ficará junto do CRE).
Decorre também a partir de agora, e até 31 de Maio de 2008, o Concurso Literário José Gomes Ferreira. As modalidades são três (poesia, prosa e teatro). Máximo de três páginas, em fonte Arial, corpo 12, com dois espaços de entrelinha. Este ano há um prémio especial para o poema que, depois de musicado, possa tornar-se o hino da escola. Pode ver-se aqui o regulamento.
Aula 101-102 (17 ou 18/Abr) Leitura de «Poema para Galileo» (p. 132), de António Gedeão, para completar respostas lacunares. Leitura de «Constituintes prosódicos» (p. 207). Audição de leitura do poema de Gedeão, para preencher tabela sobre entoações (8, p. 134). Leitura de «O filme da minha vida» (p. 237), para completar resumo já esboçado. Redacção de «O filme da minha vida».
TPC — (1 [só para o 10.º 1.ª, 10.º 2.ª e 10.º 5.ª; não para o 10.º 4.ª nem para o 10.º 6.ª]) Nas pp. 257-258, sob o título «Coesão interfrásica», tens uma série de conectores (que podem ou não corresponder às conjunções introdutoras de orações, já conhecidas de anos anteriores).
Escreve um trecho argumentativo ou explicativo-expositivo — ou seja: não quero narrativas, poemas, diálogos — em que utilizes dez conectores dos que estão no quadro, um de cada uma destas linhas da tabela: Certeza / Chamada de atenção / Comparação / Conclusão-síntese / Confirmação / Exemplificação / Explicitação-particularização / Tempo / Oposição-contraste / Ordem.
Sublinharás depois essas expressões. O assunto do texto escolhê-lo-ás tu. Não faz mal que o texto não fique concluído, mas não deve ser artificial.
(2) [para todos] Não deixes de cumprir o primeiro desafio do concurso Diário de Notícias N@escolas (http://www.nescolas.dn.pt/).
Aula 103-104 (21 ou 22/Abr) Questionário de compreensão sobre o texto na p. 121. Resposta a ficha de gramática sobre «Actos ilocutórios». Continuação da redacção sobre «O filme da minha vida».
TPC — Ir consultando e fazendo os desafios em http://www.nescolas.dn.pt/.
Aula 105-106 (24 ou 29/Abr) Leitura do texto de apreciação crítica «Crónicas de A. Lobo Antunes» (p. 241), para completar uma sua síntese. Assistência a trecho final de entrevista televisiva a António Lobo Antunes, para distinguir os tipos de questões em entrevistas (cfr. p. 265). Compreensão oral de trecho de entrevista radiofónica a Manuel Sobrinho Simões (p. 263). Redacção de perguntas para entrevista (a jovem). Assistência a início de Scoop, de Woody Allen, para tipificar entrevista (em função dos critérios na p. 264).
TPC — Fazer o que eu venha a pôr no moodle-II, sobre a gramática mais recente.
Aula 107-108 (28, 29/Abr ou 2/Mai) Comparação do regulamento do Concurso José Gomes Ferreira com o Regulamento do Concurso António Gedeão. Audição de três poemas representativos de cada uma das variantes do português, para resolução do exercício da p. 206, e exercício de completamento para percepção das diferenças fonéticas. Atribuição de título a cada um dos poemas (pp. 155, 187, 196). Resposta a entrevista escrita por outro colega.
TPC — (1) Copia a computador texto «O filme da minha vida», incorporando as correcções que lhe fiz. Traz a folha impressa agrafada ao original que corrigi.
(2) Como já pedira, faz os testes postos no moodle-II: «Relato do discurso» e «Coesão». E não esqueças http://www.nescolas.dn.pt/.
E se aproveitasses estes dias para fazer texto para o Concurso José Gomes Ferreira?
Aula 109/110 (5 e 6/Mai) Leitura de «Monangamba» (p. 183), para resposta a questionário 1 na p. 184. Resposta a questões 8.1-3 e 9 (p. 185), esta última para conhecimento de características do tipo de texto ‘contrato’. Exercício de redacção para melhorar coesão de texto (com consulta também das pp. 256-257). Correcção e explicação dos mecanismos possíveis (revisão dos conceitos de catáfora, anáfora, pronominalização, hiponímia, meronímia, definitização). Relance a síntese de texto informativo-expositivo (cotejada com o original) (p. 337), e redacção de síntese de texto (p. 351).
TPC — (1) Fazer quarto desafio em http://www.nescolas.dn.pt/ (e os outros, se for caso disso). (2) Ler os poemas nas pp. 131, 141, 142, 144, 145, 146, 147, 149, 150, 151, 153.
Aula 111/112 (8 e 9/Mai) Questionário de compreensão dos poemas cuja leitura em casa fora recomendada como tepecê: poemas de António Gedeão, Sophia Andresen, Eugénio de Andrade (pp. 131, 141, 142, 144, 145, 146, 147, 149, 150, 151, 153). Audição de gravação do poema «Adeus» (p. 150). Redacção de texto do protótipo descritivo (investigado nas pp. 347 e 332; exemplificado também com o texto «As Mães», p. 152), mas com um constrangimento formal: seguir esquema de pontuação. Assistência a uma sequência de Scoop.
TPC — Ler «O lobo», conto de Herman Hesse, nas pp. 306-309. E não esquecer http://www.nescolas.dn.pt/ nem moodle-II (fichas 6 e 7).
Aula 113/114 (12 e 13/Mai) Questionário de compreensão de «O Lobo» (pp. 306-309), cuja leitura em casa constituíra o tepecê. Redacção de final alternativo a «O Lobo», trocando todo o texto a partir da l. 100 (e fazendo de maneira que o início dessa parte seja sobretudo narrativa e haja um período final sobretudo descritivo. Leitura de «A hora decisiva no combate ao aquecimento global» (pp. 224-225) — sobre Uma verdade inconveniente —, para responder a perguntas 1-4 da p. 225 (preenchendo lacunas em respostas dadas). Assistência a trecho de Uma Verdade Inconveniente.
TPC — Resolver último desafio de http://www.nescolas.dn.pt/.
Aula 115-116 (15 ou 16/Mai) Leitura de páginas do manual com explicações de conteúdos gramaticais (sujeito nulo; «se»; relato do discurso), para, de imediato, resolver itens sobre esses conteúdos. Leitura de «Agricultura biológica. Uma semana para desfazer mitos» (pp. 226-227), para completar quadro (em resposta a pergunta da p. 227). Redacção para ampliar «Poética (variante com construção civil)», de Nuno Júdice, na p. 179. Assistência a trecho de Scoop.
TPC — (1) Enviar para luisprista@netcabo.pt versão acabada de «O filme da minha vida» já com as emendas que propus na versão que hoje entreguei. Texto deve ir em anexo intitulado «Filme da minha vida de Fulano do 10.º #». (2) Não esquecer de resolver o último desafio em http://www.nescolas.dn.pt/, para, a partir da próxima semana, pensarmos na criação dos trabalhos finais. (3) Rever matérias de gramática ou mais informativas.
Aula 117-118 (19 ou 20/Mai) Exercício em torno de grande parte dos conteúdos de gramática dados este período. A partir de leitura rápida de exemplares do jornal Sexta, revisão das noções de manchete, chamadas, etc. Em grupo, decisões sobre primeira página de um jornal e redacção de títulos e resumos para primeira versão das páginas a enviar ao concurso do Diário de Notícias.
TPC — Na próxima aula, faremos trabalho de gramática sobre os conteúdos que não vimos hoje. Parece-me essencial que faças a ficha no moodle sobre ‘coesão’. Sugiro também que revejas as aulas desde o final do 2.º período. (Em Gaveta de Nuvens, nas secções das aulas [2.º período; 3.º período], tenho vindo a pôr as apresentações também, o que pode ser útil.)
Se ainda te falta algum desafio do concurso do Diário de Notícias, fá-lo. Trata agora também da fotografia para a primeira página a enviar.
Aula 119-120 (23, 26 ou 27/Mai) Correcção do trabalho de gramática feito na aula anterior. Trabalho de gramática sobre resto dos temas (coesão, jornais, paratexto, ...). Leitura dos textos «O carro do futuro» (pp. 222-223), «Quem TV — Dois países» (p. 233) e «Interioridades» (p. 235), para criação de títulos (ao estilo dos de chamadas de primeira página). Conclusão de primeiras páginas para o concurso do Diário de Notícias.
TPC — (1) Prepara leitura (compreensão) do texto «O Fim» (pp. 324-326).
(2) [tarefas — individuais ou de grupo — relativas ao Concurso do Diário de Notícias (http://www.nescolas.dn.pt/)]
Quem não o fez ainda, inscrever-se (cada grupo deve certificar-se de que tem três elementos inscritos).
Fazer, de preferência, os cinco desafios (cada grupo deve certificar-se de que tem um elemento que fez todos os desafios).
Fazer fotografia ilustrativa da manchete e tê-la disponível para o elemento que vier a enviar a página a poder descarregar (em grupo, deve ficar claro quem trata de tirar sa foto e como se fará o «transporte« para o computador a partir do qual se fará o envio da página).
Criar o grupo (clicar em ‘Inscrição de grupos’, à esquerda da zona para login, e depois, escrever o nome do grupo — apenas o primeiro elemento do grupo o fará) / Juntar-se ao grupo (os restantes elementos escolhem seleccionam o nome do grupo que aparecerá).
[Depois, antes que possam enviar a página, tenho eu de me juntar a cada grupo]
Fazer ainda os títulos ou pequenos textos que nesta aula se venha a decidir serem precisos para melhorar a página.
Aula 121-122 (27 ou 29/Mai) Questionário para compreensão de «O fim» (p. 324-326), de Jorge Luis Borges. Leitura de «Instante» (p. 336), poema também de Borges, para criação de dístico adicional. Conclusão da elaboração de primeiras páginas para o concurso do Diário de Notícias. Assistência a final de Scoop.
TPC — Prepara a leitura expressiva destes textos. (Os números entre parênteses rectos reportam-se aos números dos alunos. Cada número aparece duas vezes, o que significa que cada aluno terá de preparar a leitura de dois, três ou quatro poemas.)
Portugal
António Ramos Rosa
[1, 23, 13] «Um caminho de palavras» (p. 159) + «A João Rui de Sousa» (p. 163)
[2, 24, 14] «As palavras» (p. 160) + «No silêncio da terra» (p. 161)
[3, 25, 15] «Caminhar. Habitar» (p. 162)
Ruy Belo / Manuel Alegre
[4, 26, 16] «Povoamento» (p. 165) + «Algumas proposições com crianças» (p. 165)
[5, 27, 17] «Variações sobre ‘O jogador do pião’» (p. 166) + «Portugal Futuro» (p. 167)
[6, 28, 18] «E tudo era possível» (p. 167) + «Cinco palavras cinco pedras» (p. 168)
[7, 29, 19] «Esta rua é alegre» (p. 169) + «Penélope ou terceiro poema do português errante» (p. 175)
[8, 30, 20] «Lusíada exilado» (pp. 172-173)
Nuno Júdice
[9, 31, 21] «O lugar das coisas» (p. 178) + «Verbo» (p. 180)
Sophia de Mello Breyner Andresen
[10, 32, 22] «Tão grande dor» (pp. 214-215)
Angola
Agostinho Neto
[11, 1, 23] «Adeus à hora da largada» (p. 182)
Brasil
Carlos Drummond de Andrade
[12, 2, 24] «Poema de sete faces» (p. 186)
João Cabral de Melo Neto
[13, 3, 25] «Catar Feijão» (p. 188) + «Sertanejo falando» (p. 189)
Cabo Verde
Corsino Fontes / Arménio Vieira
[14, 4, 26] «De boca a barlavento» (pp. 190-191)
[15, 5, 27] «Pilão» (p. 192) + «Isto é que fazem de nós» (p. 193)
Guiné-Bissau
Vasco Cabral
[16, 6, 28] «O último adeus dum combatente» (p. 194) + «Liberdade» (p. 194)
Hélder Proença
[17, 7, 29] «Não posso adiar a palavra» (p. 195)
Moçambique
José Craveirinha
[18, 8, 30] «Grito negro» (p. 197)
Mia Couto
[19, 9, 31] «Raiz de orvalho» (pp. 198-199) + «Ser, parecer» (p. 199)
S. Tomé e Príncipe
Francisco José Tenreiro
[20, 10, 32] «Canto do obó» (p. 200) + «1619» (p. 200)
Alda do Espírito Santo
[21, 11] «Requiem para Amílcar Cabral» (p. 201) + «Lá no ‘Água Grande’» (p. 201)
Timor
Fernando Sylvan / José Alexandre Gusmão
[22, 12] «Mensagem do Terceiro Mundo» (p. 202) + «Pátria» (p. 203)
Aula 123-124 (30/Mai, 2 ou 3/Jun) Correcção do trabalho de gramática feito na penúltima aula. Leitura expressiva (preparada em casa) de poemas de autores portugueses e «lusófonos». Redacção de poema, usando um único verso de cada um dos textos lidos.
TPC — Ler os contos «O Largo» (pp. 276-278), de Manuel da Fonseca, e «Música» (pp. 316-321), de Vladimir Nabokov.
(Continuo a aguardar envio dos textos sobre «O Filme da Minha Vida» — e, por vezes, das próprias primeiras reformulações — passagem a computador incorporando as emendas que fizera no manuscrito.)
Até dia 6 de Junho (próxima sexta), ainda decorre o Concurso Literário José Gomes Ferreira (três modalidades: poesia, prosa, teatro). Revê regulamento aqui.
Aula 125-126 (3 ou 5/Jun) Redacção com troca de focalização do narrador do conto de Nabokov, «Música» (monólogo interior da ex-mulher de Vítor). (Re)leitura de «O Largo» (pp. 276-278), de Manuel da Fonseca, para completar quadro sobre categorias narrativas, em comparação com o filme Malena, de Giuseppe Tornatore, a que se assistira a seguir.
TPC — Lê estes contos: «Correspondência Urgente» (pp. 284-285), de Maria Judite de Carvalho; «Havia sol na praça» (pp. 286-289), de Vergílio Ferreira; «Teorema» (pp. 292-294), de Herberto Helder.
(Continuo a aguardar envio dos textos sobre «O Filme da Minha Vida» — e, por vezes, das próprias primeiras reformulações — passagem a computador incorporando as emendas que fizera no manuscrito.)
Até dia 6 de Junho (próxima sexta), ainda decorre o Concurso Literário José Gomes Ferreira (três modalidades: poesia, prosa, teatro). Revê regulamento aqui.
Aula 127-128 das turmas 4.ª e 5.ª (9/Jun) [nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, a aula 127-128 foi diferente, por ser já a última; veja-se à frente] Releitura rápida de «Correspondência Urgente», de Maria Judite de Carvalho, e de «Havia Sol na Praça», de Vergílio Ferreira, com preenchimento de quadro sobre categorias narrativas nesses textos; comparação com Feios, Porcos e Maus, de Ettore Scola, a que se assistiu a seguir. Preenchimento de resumo lacunar sobre «Teorema», de Herberto Helder, conto lido em casa. Assistência à parte alusiva à morte de Pêro Coelho em Inês de Portugal.
TPC — Aproveita para resolver tarefas atrasadas: testes do moodle; envio (luisprista@netcabo.pt) de «O filme da minha vida»; bibliofilme (quem nunca fez nenhum microfilme, sobretudo). (Na próxima aula, trazer folha em que comparámos «O Largo» e Malena.)
Aula 127-128 (6 ou 12/Jun) das turmas 2.ª, 6.ª e 1.ª e 129-130 (12/Jun) das turmas 4.ª e 5.ª Explicação de aspectos de redacção, a propósito de trabalhos que eram devolvidos. Assistência à segunda parte de Malena (para confronto com «O largo», de Manuel da Fonseca), ao mesmo tempo que se fazia a avaliação final, em conversa com cada um dos alunos.
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