Saturday, September 10, 2005

Avaliação do 8.º 6.ª


Manuscrito de «Viver sempre também cansa!», de José Gomes Ferreira Posted by Picasa

Informação relativa ao 2.º período
(inclui-se o comentário entregue em finais de Fevereiro;segue-se opinião sobre resto do período e sugestões para o 3.º período)
Abril de 2006



A. (1)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula tem, em geral, havido mais concentração no trabalho (por vezes, até terá sido o A. bastante rápido a resolver as tarefas, embora, no seu caso, haja tendência para ser precisamente demasiado ligeiro e disso se ressentir a qualidade do que faz — aconselho por isso a que reveja sempre, não se precipite a entregar, releia o que escreveu e tenha em conta anteriores correcções minhas). Continua a falhar trabalhos de casa (ou a fazê-los com pouco rigor, à pressa). Leitura em voz alta pode ser treinada em casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Nesta segunda parte do período passou a fazer os trabalhos de casa. Manteve também a maior concentração que lhe gabei em cima. Houve alguma evolução, para melhor, nos seus textos, que são agora feitos com um pouco mais de cuidado. Mas é importante continuar a melhorar a correcção do que escreva (rever sempre!). Outro aspecto a corrigir: sempre que eu der a indicação de que o trabalho é individual, deve o Af. trabalhar realmente sozinho.

A. M. (2)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tudo bem. Já não tem falhado tanto os trabalhos de casa. A sua escrita continua muito inteligente. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Manteve razoável aproveitamento na parte gramatical (60%), o que refiro por representar progresso relativamente ao ano passado. Nas outras áreas, já esperava que estivesse bem ou muito bem. Destaco a escrita (Muito Bom-Bom+), mas também a expressão oral (leitura em voz alta); num exercício de recitação é que não esteve assim tão bem.

A. (3)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem de ser paciente nos momentos em que haja explicações para toda a turma, não tagarelando tanto com a colega do lado. Falhou alguns trabalhos de casa. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Talvez por o que digo em cima sobre alguma tagarelice nos momentos de explicação para todos, teve ainda nota insuficiente nos conteúdos gramaticais (37%). Participou num concurso de contos de uma editora (cujo resultado sairá em Maio), com um texto que considero bom; nas redacções, aliás, costuma estar bem, embora ache que ainda deva progredir. Esteve bem em tarefa de leitura expressiva (menos bem numa de recitação). Conselhos: não desistir de recuperar na gramática; não falhar trabalhos de casa (o que aconteceu ainda umas vezes).

A. G. (4)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula tem estado focada no trabalho. E passou a fazer sempre os trabalhos de casa. A pouco e pouco, a sua escrita tem melhorado. Esteve bastante bem numa tarefa de leitura expressiva.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Quanto a trabalhos de casa, não posso agora repetir o elogio feito em cima: houve nesta segunda parte do período algumas falhas. Na gramática, ainda ficou aquém do que seria desejável (42%). A outra área em que está também com nível insuficiente é a da compreensão de textos. Para melhorar nesse domínio, a solução pode ser fazer leituras de livros de que goste. Mantenho o que disse acerca da escrita da A., que me parece estar a melhorar.

A. (5)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Faz sempre os trabalhos de casa (falhou dois recentemente, o que estranhei, mas se não lhe pode criticar muito, já que costuma ser impecável neste aspecto). Na aula, da parte do A., há por vezes um estilo distendido que desconfio não tenha nas outras disciplinas. Não terá percebido que, embora as aulas de Português lhe possam parecer ser menos formais do que as de outras disciplinas, todos os colegas (ou praticamente todos) vão fazendo as tarefas, mesmo se falando um pouco, tomando sempre os trabalhos que estejam a fazer como primeiro objectivo. É esse o estilo que o A. deve seguir.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O que digo em cima mantém-se actual. Devo aliás dizer que o nível «3» que atribuo se deve a reconhecer que há boas capacidades da parte do A.; mas é urgente encarar as aulas de maneira completamente diferente do que tem feito. Fui reparando que tem conhecimentos aceitáveis na área da gramática (embora não em todos os conteúdos estudados), apesar de ter faltado no dia em que testei mais formalmente esta área. Aspecto em que conto invista agora é a escrita (fazendo textos mais longo; arriscando mais; aproveitando a criatividade que tem; revendo com mais cuidado).

C. (6)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tudo bem. Esteve bastante bem numa tarefa de leitura expressiva.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua bem-muito bem, e aliás em todas as áreas: escrita, compreensão de textos (em que teve agora melhores resultados do que no 1.º período), gramática (teve agora 74%, melhorando também), oralidade (leitura em voz alta e recitação). Espero no próximo período poder dar «5» à C.

C. (7)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem sido sempre cumpridora dos trabalhos de casa e na aula, em geral, também se tem focado bem no trabalho (talvez numa aula ou noutra isso não tenha acontecido). Esteve bastante bem numa tarefa de leitura expressiva.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como costuma acontecer nas tarefas de oralidade, esteve a C. bastante bem num exercício de recitação. Também alguns escritos me têm parecido interessantes. Os seus pontos menos fortes são a gramática (21%!) e a compreensão dos textos. Soluções: não desistir na gramática; por outro lado, fazer o máximo de leituras recreativas.

E. (8)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, o Enoque tem estado bem, resolvendo as tarefas com rapidez. Também alguns escritos seus começam a mostrar como é criativo e inteligente. Mantém-se a falha dos trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Aparentemente, baixou um pouco em gramática (43%); de qualquer modo, tenho notado que tem conhecimentos aceitáveis nesta área. O que deve evitar é falhar os trabalhos de casa (como digo em cima, a sua escrita já está a melhorar; era importante poder treiná-la nos tpc).

F. (9)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Uma ou outra vez me pareceu demorado a começar as tarefas em aula — sobretudo as de leitura, em que não tem havido, às vezes, a paciência necessária à boa compreensão do texto; mas, em geral, tem-se focado no trabalho. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Já esteve agora um pouco melhor na gramática (50%). Também o tenho achado mais regular a cumprir com concentração as tarefas da aula. E mantém-se impecável nos trabalhos de casa. Tem capacidade para fazer escritos ainda melhores.

J. L. (10)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
É exemplar no modo como resolve as tarefas em aula, o que se deve à capacidade de concentração e à inteligência. A sua escrita tem-se tornado cada vez melhor. Também esteve muito bem numa tarefa de leitura expressiva. Falhou poucos trabalhos de casa. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás teve um dos melhores resultados de todos os oitavanistas.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua a melhorar em todas as áreas. Na gramática teve agora 71%. As suas redacções já se aproximam do Muito Bom. Tem estado também bem na compreensão de textos. (Não esteve lá muito bem foi numa tarefa de recitação.) Aspecto a melhorar: não falhar trabalhos de casa.

J. A. (11)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Desde que está na fila junto à parede, parece-me que se desconcentra um tanto (noto isso no facto de por vezes não resolver as tarefas exactamente como são pedidas, interpretando mal o que escrevo ou expliquei oralmente). Falhou um trabalho de casa, pelo menos, e não me entregou uma reformulação de redacção que pedira.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na compreensão dos textos e na gramática teve resultados fracos. Em alguns escritos mostrou que pode fazer textos interessantes. Mas estou um tanto desiludido, já que considero que nem sempre a J. se aplicou (quer nos trabalhos de casa quer em aula) com o rigor necessário. Espero que melhore agora.

J. Af. D. (12)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem cumprido sempre de modo ideal, tanto em casa como em aula. A sua escrita ainda pode evoluir. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás teve o segundo melhor resultado de todos os oitavanistas.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua a ter grande regularidade em todas as áreas, consolidando-as a todas. Na gramática teve agora 72%. Na escrita também tem estado em geral bem, mas continuo a achar que tem ainda «margem de progressão». Nas tarefas de oral (leitura em voz alta, recitação) esteve razovelmente. Na compreensão de textos, também. Área em que gostava que investisse agora (além da citada progressão na escrita): fazer leituras recreativas.

J. B. (13)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado bem, tanto em aula como em casa. Acredito que — se continuar a melhorar a escrita e mantiver o nível que conseguiu em gramática — possa subir de nota este período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que fez um bom trabalho este período. Na gramática, baixou um pouco (teve agora 64%), mas tem vindo a melhorar claramente na escrita e teve também bons resultados na compreensão de textos (e até numa tarefa de recitação).

J. M. (14)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem cumprido as tarefas em aula e em casa. Esteve bastante bem numa tarefa de leitura expressiva de poema. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Esteve bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Baixou na parte de gramática (nesta área, acho que teve efeito negativo ter faltado a algumas aulas, que, salvo erro, calharam em momentos em que demos matéria gramatical). Na escrita tem evoluído positivamente, mas ainda espero que progrida mais.

J. M. (15)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Da parte deste período em que ainda esteve presente, antes de adoecer, posso dizer que não esteve bem numa tarefa de leitura em voz alta (expressiva; de um poema). Como já o vi fazer melhor, era importante treinar agora a leituira em voz alta em casa. Acho muito positivo que, durante a recuperação, tenha feito as tarefas que enviei (vou corrigi-las este fim de semana, mas o simples facto de as ter feito é já bom).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Realmente, as tarefas que fez enquanto esteve doente mostram que, concentrando-se (não havendo motivos para se dispersar), consegue ir resolvendo os exercícios. Infelizmente, em aula, são raros os momentos em que se foca no trabalho. Por outro lado, continua a não fazer os trabalhos de casa (portanto, pouco tem treinado a escrita). Esteve razoavelmente numa tarefa de recitação. Baixou em gramática (30%). Para ser franco, começo a desiludir-me a preguiça que o J. tem revelado. Se quiser melhorar, tem de ser mesmo a sério.

J. P. (16)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Recentemente, falhou alguns trabalhos de casa, o que, sendo tão importante que desenvolva a escrita, não deveria acontecer. Nas tarefas em aula, por vezes há excitação demasiada, mas em muitos outros momentos há realmente procura de resolver as tarefas (no entanto, deve o João evitar ser precipitado; ter mais calma até chegar ao bom resultado; se for tarefa de escrita, não deixar de reler; se estiverem outros a falar, não os interromper). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O que digo em cima mantém-se actual. Além disso, baixou bastante na parte gramatical (28%). Os conselhos que dou ao J. são estes: o máximo controle que consiga ter (para não se distrair em aula), maior calma a resolver as tarefas e, sobretudo, passar a fazer trabalhos de casa.

J. T. (17)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado bem, tanto em casa como em aula. Uma área em que ainda não é tão bom como na expresão escrita é na leitura em voz alta (pode tentar melhorá-la sozinho em casa). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O J. teve menor aproveitamento este período. Baixou em gramática, teve também resultados relativamente fracos em compreensão de textos e até na escrita não terá estado tão bem como eu sei que é capaz. Mantenho o nível dado no período anterior, porque precisamente sei que vale mais do que tem mostrado (e também porque tem sido sempre cumpridor das tarefas, em aula e em casa).

L. (18)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Ainda tem falhado alguns trabalhos de casa, embora menos do que antes. É importante que corrija este aspecto (até porque a sua escrita é bem interessante). Em aula, trabalha melhor quando não está ao lado de T.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Já foi fazendo mais os trabalhos de casa. Confirmo que a sua escrita tem evoluído positivamente. Teve nota muito fraca em gramática. Conselhos: continuar a investir na escrita; evitar desistir na gramática.

M. (19)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Como sempre, tem estado melhor nas tarefas de escrita do que nas de compreensão de textos. Nestas últimas, deve perder menos tempo antes de começar a concentrar-se (para que não lhe falte o tempo para responder). Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva, o que também é costume. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Não teve ainda bom resultado em gramática, mas até terá subido ligeiramente: de qualquer modo, não deve desistir de progredir nesta área. A escrita tem continuado a melhorar. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Sugestão (a pensar no treino para a compreensão de textos): procurar ler livros recreativamente.

M. (20)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem cumprido sempre os trabalhos de casa. Em aula, salvo um ou outro dia, tem-se focado nas tarefas. Continua a melhorar na leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Teve classificação suficiente a gramática (51%). Teve bons resultados na compreensão dos textos. Também as redacções têm sido razoáveis, mas nesta área é por vezes irregular (parece-me que a M. tem capacidade para ter mais frequentemente redacções de Bom ou Bom+). Gostaria que no próximo período atingisse nível «4».

P. (21)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem mostrado grande capacidade de se focar nas tarefas em aula. Também em casa tem trabalhado sempre (mas creio que não me entregou ainda uma ou duas reformulações de textos que lhe pedira). Esteve muito razoavelmente numa tarefa de leitura expressiva, mostrando portanto progressos na leitura em voz alta. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora baixando um pouco, manteve nível positivo na gramática. Continuo contente com a sua evolução na escrita, mas recomendo que seja sempre cuidadoso a reler (emendando, riscando, enfim, melhorando o que tenha escrito).

P. G. (22)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Por vezes, quando se resolve a tentar fazer as tarefas da aula, não tem a paciência suficiente para as completar devidamente (ou então, antes de as iniciar, perde tempo excessivo). Tem continuado a falhar vários trabalhos de casa. Esteve muito razoavelmente numa tarefa de leitura expressiva.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Nesta segunda parte do período, o Pedro teve comportamento sempre correcto (não tendo nunca, que me lembre, prejudicado o trabalho da turma). Falta agora levar as tarefas mais até ao fim (encará-las com mais esforço). E, claro, resolver o velho problema dos trabalhos de casa.

P. M. (23)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Sempre bem. Cumpridor, em aula e em casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou bastante a gramática (46%!), o que estranhei, porque em geral me pareceu seguir bem os conteúdos. Esteve bastante melhor nas tarefas de escrita e nas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Na escrita, ainda gostava que viesse agora a progredir mais. Sugiro também que faça leituras de livros de que goste.

S. (24)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, tem cumprido bem. Falhou alguns trabalhos de casa (poucos). Acredito que na escrita ainda é capaz de fazer melhor.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Nesta segunda metade do período já entregou todos os tpc. Manteve o nível suficiente a gramática. Esteve melhor na escrita (mas, como já tinha dito, acredito que nesta área a Sara ainda vai fazer melhor).

T. (25)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Estou contente com o trabalho do T., tanto no que se refere a trabalhos de casa como ao trabalho em aula.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Manteve o nível que tinha na parte gramatical (56%). O seu ponto forte é a escrita (que é de Bom e em que espero continue a melhorar). Ainda pode melhorar um pouco na compreensão dos textos e na leitura em voz alta.



Informações sobre o 1.º período


As informações não pretendem ser descrições do aproveitamento exaustivas (além do mais, não me interessa que estas informações sejam uma espécie de relatório de resultados em vários pequenos testes, o que seria o contrário do que entendo deva ser a avaliação). Procura-se sobretudo dizer o que há a fazer para se melhorar.
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.


A. (n.º 1)
Até Novembro
Tem de aproveitar mais as aulas. Com muita frequência, o Afonso perde demasiado tempo em aspectos exteriores ao trabalho que lhe é pedido. Essas distracções, por conversa ou por tropelias várias, impedem que faça as tarefas com rigor suficiente. Deve resolver os trabalhos individualmente e, por assim dizer, com mais «brio». Também é preciso que faça os trabalhos de casa com aplicação, com esforço (a própria apresentação deve ser melhorada). E ainda falhou alguns.

No fim do 1.º período
Em aula, mostrou-se agora, em geral, mais concentrado nas tarefas. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve bons resultados (o primeiro parecera-me ainda feito em colaboração com J. A.). Falhou agora menos trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suficiente menos. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente menos. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Insuficiente+/Suficiente -. Em gramática, teve 40%.

O que há a fazer para melhorar?
Manter esta nova atitude que tem tido nas aulas (os resultados em gramática, por exemplo, serão em parte devidos a ter estado desatento nos dois primeiros meses). Nas redacções, fazer trabalhos mais acabados (respeitando as indicações — se houver dúvidas, perguntar —, demorando-se na elaboração e não se esquecendo de tudo rever). Treinar sozinho leitura em voz alta.


A. (n.º 2)
Até Novembro
Aspectos a melhorar: quando estiver a dirigir-me a toda a turma, evitar falar com a A. (para benefício da turma e também para seguir conteúdos em que não estará tão bem como noutras áreas); a arrumação do caderno terá de ser mais cuidada. No resto, estou contente com o trabalho da A.. Além disso, como se sabe, escreve muito bem.

No fim do 1.º período
Em aula, após mudança de lugares na turma, deixou de se verificar a demasiada conversa a que aludi em Novembro. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Fez, em geral, os trabalhos de casa (mas ainda falhou alguns), sendo as suas redacções, em média, de Bom (quase Bom+). Na leitura em voz alta, teve nível Bom. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Bom+. Em gramática, teve 65%. Caderno já está melhor.

O que há a fazer para melhorar?
Evitar falhar tpc (além do mais, seria um um desperdício, já que é das alunas que mais bem escrevem em todo o oitavo ano).


A. (n.º 3)
Até Novembro
Como digo para a sua colega de carteira, a A. M., a A. tem de evitar tagarelar quando explico alguma coisa a toda a turma. Falhou alguns trabalhos de casa. No resto, estou contente com o seu trabalho.

No fim do 1.º período
Desde que mudou de lugar, deixou de se verificar a excessiva conversa que lhe critiquei em Novembro. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Como dissera, falhou muitos trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+. Na leitura em voz alta, teve nível Bom-/Suf+. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Bom. Em gramática, teve 42%.

O que há a fazer para melhorar?
Os tpc! (Também deve haver mais esforço — atenção em aula? estudo? — na matéria de gramática. E o caderno? Folhas já estão furadas?)


A. (n.º 4)
Até Novembro
Tem de passar a fazer mais os trabalhos de casa. Tem falhado muito neste aspecto. Aqui e ali, conversa demasiado com C..

No fim do 1.º período
Em aula, depois de rearrumada a turma, deixou realmente de falar com C., mas passou a ser distraída por J., embora me pareça ter tentado concentrar-se nas tarefas. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Continuou a falhar muitos trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suficiente (mas fez poucas!). Na leitura em voz alta, teve, em média, nível Suficiente. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve Suf/Suf+. Em gramática, teve 47%.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa.


A. (n.º 5)
Até Novembro
De início, o A. mostrou ser capaz de se focar nas tarefas, de trabalhar com eficiência. Logo aí também revelou ser criativo e não ter especiais dificuldades em Português. À medida que se foi integrando na turma, distendeu demasiado a sua atitude em aula, distraindo-se de tal modo que acaba por não resolver as tarefas no tempo devido. Também por essse exagero de conversa, pequenas distracções, muitas vezes não percebe bem a indicação da tarefa. Tem feito sempre os trabalhos de casa, mas, de novo, por vezes não percebendo bem o que era pedido. Isto acontecerá, em parte, porque ainda não esteja habituado ao estilo de tarefas que pedimos, mas também a, como disse, não estar atento no momento das explicações. Deve procurar reunir as folhas que distribuo num dossier, bem como os trabalhos que vamos fazendo. Pareceu-me que tem tudo desarrumado (desculpou-se com o facto de não fazermos sumários).

No fim do 1.º período
Em aula, neste último mês, como já se prenunciara em Novembro, mostrou-se muito irrequieto (o que o tornou mais demorado e/ou ineficiente nas tarefas e me criou dificuldades em vários momentos). Nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve, primeiro, um resultado muito fraco, depois, um resultado mais aceitável. (Estes resultados não se devem a mudança na sua capacidade de leitura, mas decerto à diferente concentração com que encarou cada um dos textos). Continuou a fazer sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf/Suf+. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente/Suficiente +. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Suficiente+. Em gramática, não esteve nada bem. Caderno já está agora mais organizado.

O que há a fazer para melhorar?
Em aula tem de estar mais calmo, para assim conseguir concentrar-se nas tarefas que são distribuídas. Deve também evitar desculpar-se com não perceber o que é para fazer (tantas vezes sem ainda ter tentado ler o exercício!); se houver mesmo dúvidas, eu explicarei. Continuar a fazer sempre os tpc (e com a habitual criatividade; mas também aqui com mais atenção ao que é exactamente pedido: antes de sair, certificar-se de que percebeu o que é para fazer em casa). Não estar desatento, quando falamos sobre alguma noção de gramática.


C. (6)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Como dissera para os dois primeiros meses, a Carolina continuou impecavelmente cumpridora em todos os domínios. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Bom menos. Na leitura em voz alta, teve a mesma nota de Bom menos. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em muito bom nível. Em gramática, 70%.

O que há a fazer para melhorar?
Gostaria que as redacções passassem a ser mais frequentemente de Bom+. (Uma cada vez melhor revisão — não apenas da ortografia, mas também da sintaxe, da pontuação — pode ajudar a isso.)


Cátia (7)
Até Novembro
Aspecto a melhorar: não tagarelar com a Ana quando estou a explicar tarefas ou conteúdos. Por vezes, pode também ser mais rápida a responder às tarefas que foram distribuídas. Tem feito os trabalhos de casa.

No fim do 1.º período
Em aula, melhorou desde que mudou para o lugar actual. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Fez quase sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf/Suf-. Na leitura em voz alta, teve, em média, Suficiente. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível suficiente também. Em gramática, teve 36%.

O que há a fazer para melhorar?
Nas redacções, tratar mais do «acabamento», da revisão (alguns trabalhos de casa pareceram-me feitos sem o devido cuidado, embora possa estar a ser injusto). E, claro, procurar estar atenta quando se abordar matéria de gramática.


E. (8)
Até Novembro
O Enoque — que, quanto a mim, tem boas capacidades (é, desejando-o, capaz de se focar com certa profundidade nos assuntos) — tem de começar a trabalhar, tanto em aula como em casa. Em aula vejo-o frequentemente distraído como o J. M.; os trabalhos de casa não os tem feito.

No fim do 1.º período
Em aula, melhorou muito nesta segunda metade do período. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados fracos. Falhou muitos trabalhos de casa, acabando, por isso, por quase não treinar a escrita. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente menos. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Insuficiente+/Suficiente-. Em gramática, teve 54%.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa. Treinar a leitura em voz alta sozinho. Quando se começar a fazer leituras recreativas, ler o máximo de livros que possa. Ter o caderno organizado.


F. (9)
Até Novembro
Nas últimas semanas estou bastante contente com o trabalho do F.. Já não tem acontecido o que o ano passado (durante o primeiro período todo) e este ano (nas primeiras aulas) quase me exasperava: protelava muito o resolver as tarefas, alegando não perceber isto e aquilo (porque se distraísse com M. ou com J.). Tem feito sempre os trabalhos de casa. No dossier, preferia que tivesse todas as folhas visíveis (e não agrupadas dentro de micas).

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados aceitáveis. Fez quase sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+. Na leitura em voz alta, teve, em média, nível Suficiente. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Suficiente+. Em gramática, teve 45%. Caderno já está melhor.

O que há a fazer para melhorar?
Redacções, que habitualmente faz com cuidado, podem ser agora também um pouco mais extensas. (Não se desleixar na gramática.)


J. (10)
Até Novembro
Aspecto a melhorar: em momentos em que esteja eu a explicar tarefas ou conteúdos para toda a turma, evitar falar com S. (e P.). Durante as tarefas, consegue concentrar-se (mas, por exemplo, se se tratar de audição ou de explicação oral, perde muito do se diga, por estar a conversar). Também pode ser mais pontual a entregar os trabalhos de casa. Além disso, falhou alguns. Escreve bem.

No fim do 1.º período
Nesta fase final, após rearrumação da turma, mostrou-se já menos faladora e esteve sempre atenta. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Falhou agora já menos trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Bom. Na leitura em voz alta, teve nível Bom. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível de Suficiente/Suficiente+. Em gramática, teve 65%.

O que há a fazer para melhorar?
Nada a aconselhar, a não ser fazer sempre os trabalhos de casa.


J. (11)
Até Novembro
A J. é sempre cumpridora, Além disso, tem progredido na escrita. A pouco e pouco, as suas redacções mostram que ganha facilidade na escrita e são mais agradáveis de ler. Parabéns.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve, primeiro, resultado fraco, depois, resultado aceitável. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suficiente. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve entre o Suficiente o Insuficiente. Em gramática, teve 51%.

O que há a fazer para melhorar?
Manter a boa atitude que tem tido nas várias áreas. (Para a continuar a melhorar, treinar a leitura em voz alta, o que pode fazer sozinha. Na escrita, assegurar-se de que está a seguir as indicações dadas para a redacção em causa.)


J. (12)
Até Novembro
Aspecto a melhorar: o caderno ou dossier (preferia que as folhas estivessem todas visíveis e não agrupadas dentro de micas). No resto, sempre bem.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve bons resultados. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+/Bom. Na leitura em voz alta, teve nível Suf+/Bom. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve a esse mesmo nível (Suf+/Bom). Em gramática, teve 70%. Caderno já está melhor.

O que há a fazer para melhorar?
Nas redacções, «arriscar» mais (por exemplo, fazendo redacções mais extensas), sem deixar, é claro, de rever tudo muito bem.


J. (13)
Até Novembro
Aspecto a melhorar: fazer sempre os trabalhos de casa. Rever mais os escritos (não se contentar com a primeira versão; rever bem). Arrumar o dossier de outro modo: folhas furadas e não dentro de micas.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis (ou mesmo bons). Falhou ainda alguns trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf/Suf+. Na leitura em voz alta, teve nível Suf+. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível suficiente. Em gramática, teve 71%. Caderno já está melhor.

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa. Nestes, fazer redacções mais perfeitas, mais revistas.


J. (14)
Até Novembro
Nada a aconselhar. Tem cumprido bem. Corrigiu de imediato um aspecto que me desiludira (arrumação do caderno).

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados bastante fracos, o que confirma que a leitura é uma área em que ainda tem de melhorar. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf-. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente menos. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Suf-/Insuf+. Em gramática, ainda não esteve satisfatoriamente (39%).

O que há a fazer para melhorar?
Ler os livros de que goste (o que me parece ser a melhor maneira de melhorar em leitura). Na gramática, não deixar de me pôr as dúvidas que tenha.


J. M. (15)
Até Novembro
Já mostrou que pode fazer muito melhor. Sempre que se foca no trabalho, consegue resolver as tarefas. (Por exemplo, quando com ele me zango e ele procura depois apaziguar os ânimos.) Mas tem havido demasiados momentos em que encontra pretextos — mil e uma distracções — para não se lançar ao trabalho. Tem falhado bastantes trabalhos de casa.

No fim do 1.º período
Em aula, continuou a não se centrar no trabalho. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve um resultado razoável e outro bastante fraco. Raramente fez os trabalhos de casa (por isso, pouco treinou a escrita). Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível entre o Insuficiente e o Suficiente. Em gramática, teve 50%.

O que há a fazer para melhorar?
Em aula, fazer as tarefas. Em casa, fazer os trabalhos.


J. P. (16)
Até Novembro
Tenho-o visto este ano menos «hiperactivo», menos distraído, mais empenhado em resolver as tarefas. Em aula, estou relativamente contente com o seu trabalho, que peca só por, às vezes, mostrar precipitação, mau acabamento. Solução: não entregar logo à primeira, procurar pensar mais, rever mais. Aspecto a melhorar: tem falhado demasiados trabalhos de casa.

No fim do 1.º período
Em aula, neste mês final, esteve bem pior do que antes, de novo demasiado irrequieto e falador (e por isso sem resolver as tarefas com a atenção necessária). Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis. Falhou muitos trabalhos de casa. Na leitura em voz alta, teve nível Suf-. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve entre o Insuficiente e o Suficiente. Em gramática, teve 42%.

O que há a fazer para melhorar?
Em aula, retomar a atitude que teve no princípio deste ano lectivo. Fazer os trabalhos de casa. (Se possível, treinar a leitura em voz alta sozinho.)


J. T. (17)
Até Novembro
Aspecto a melhorar: caderno (furar folhas e tê-las arquivadas). Estou contente com trabalho do J.. Escreve sempre bem.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados razoáveis (ou bons). Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+/Bom. Na leitura em voz alta, teve nível Suf+. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Suf+. Em gramática, teve 50%. Caderno está já melhor.

O que há a fazer para melhorar?
Pode progredir na gramática (nas outras áreas tem feito bom trabalho, bastará mantê-lo).


L. (18)
Até Novembro
O L. é capaz de fazer melhor do que tem feito. Tem falhado muitos trabalhos de casa. Em muitas das tarefas em aula acaba por se aplicar pouco (perde muito tempo distraído com T.); também não me agrada que raramente cumpra o trabalho individualmente (fá-lo, no fundo, em dupla) — mesmo quando eu peço que seja assim.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve, primeiro, um resultado aceitável, agora, um resultado insuficiente. Falhou muitos trabalhos de casa (quando faz as redacções, porém, costuma ter à volta de Suficiente). Na leitura em voz alta, teve nível Suf/Suf-. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Suf-. Em gramática, teve 28%.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa é o mais importante.


M. (19)
Até Novembro
O M. tem-se aplicado bem. Nada tenho a aconselhar, que continue assim. (Ainda não vi o seu caderno.)

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, não teve grandes resultados (no primeiro, ainda esteve razoavelmente; no segundo, demorou-se demasiado e falhou várias respostas). Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+. Na leitura em voz alta, teve nível quase Bom. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve também em bom nível. Em gramática, teve resultado bastante insuficiente (24%). Já vi o caderno (e está bem).

O que há a fazer para melhorar?
Manter o cuidado que tem posto nas actividades de produção (redacções, leituras em voz alta e exposições orais). Para a compreensão de textos — que, com a gramática, é o aspecto em que tem falhado —, pode ser útil aproveitar as leituras recreativas (que lhes pedirei a partir de agora).


M. (20)
Até Novembro
Aspecto a melhorar: em vez de ter as folhas todas numa espécie de envelope, furá-las e tê-las num dossier. A M. é sempre cumpridora. (Nos últimos tempos, verifica-se talvez alguma distracção com A.)

No fim do 1.º período
Em aula, nesta segunda metade do primeiro período, mostrou-se às vezes pouco concentrada nas tarefas. Nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve Insuficiente e, depois, um resultado mais aceitável. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente/Suficiente +. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve entre o Suficiente e o Insuficiente. Em gramática, teve Insuficiente (49%).

O que há a fazer para melhorar?
Em aula, evitar demoras a resolver as tarefas e algumas recentes desatenções.


P. (21)
Até Novembro
P. é muito empenhado e resolve bem as tarefas. A escrita — que considero muito inteligente — é prejudicada por ortografia bastante incipiente. Os erros que o P. faz não são corrigíveis de um dia para o outro (se é que são corrigíveis).

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados relativamente fracos. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf/Suf-. Na leitura em voz alta, teve nível Suficiente-. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em bom nível. Em gramática, teve 68%.

O que há a fazer para melhorar?
O seu trabalho tem sido bom (bastará continuar assim); fazer o máximo de leituras recreativas (que, a pouco e pouco, o ajudarão na ortografia e na própria compreensão dos textos).


P. (22)
Até Novembro
O P. está mais empenhado no trabalho do que o ano passado. Já faz boa parte dos trabalhos de casa (embora com certa economia de esforço); em aula não se põe tanto à margem dos trabalhos como no ano passado. Mesmo assim, ainda há demasiada inércia (para que concorre também o facto de se demorar muito em conversas com S. e J.). Melhorou muito, mas ainda não tem um aproveitamento positivo, o que, dadas as suas capacidades, até seria fácil.

No fim do 1.º período
Em aula, continua quase sempre a pouco se dedicar às tarefas. Nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve resultados fraco e aceitável. Tem falhado os trabalhos de casa (por isso, poucas redacções fez). Na leitura em voz alta, teve, primeiro, nível Bom, depois, entre Suficiente e Insuficiente (esta diferença mostra que da segunda vez não terá preparado a leitura). Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível de Suf+/Bom. Em gramática, teve 38%.

O que há a fazer para melhorar?
Em aula, fazer as tarefas (evitando todos os pretextos que o têm desviado do trabalho). Fazer os trabalhos de casa. Organizar caderno.


P. (23)
Até Novembro
Cumpre sempre bem. Gostaria talvez que os seus escritos fossem progressivamente menos económicos, mais extensos. Mas, ao mesmo tempo, que mantivesse um esforço de revisão do que escreva.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados bons. Fez sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+. Na leitura em voz alta, teve nível Bom. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve também em bom nível. Em gramática, teve 72%.

O que há a fazer para melhorar?
Ser ambicioso na escrita (fazendo redacções mais extensas; complexificando até a sintaxe; aumentando o cuidado posto na revisão).


S. (24)
Até Novembro
Recentemente, tem havido exagerada conversa (com J. e P.). Admito que, por causa disso, na parte gramatical tenham ficado aspectos por perceber. De resto, bem. Alguns dos escritos revelam bastanto gosto e capacidade.

No fim do 1.º período
Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados bastante razoáveis. Fez quase sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Suf+/Bom-. Na leitura em voz alta, teve, primeiro, nível Suf-, e, recentemente, nível Suf+/Bom-. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível Suficiente-. Em gramática, teve 52%.

O que há a fazer para melhorar?
As redacções podem ser mais revistas, mais perfeitas (por vezes, fica a ideia de serem apresentadas tal como saíram «à primeira»; ora, escrever implica refazer, ensaiar, riscar, etc.). Evitar as destatenções que referi no parágrafo sobre Novembro (ainda que o lugar agora seja outro).


T. (25)
Até Novembro
Bom trabalho nos escritos (em geral, feitos em casa), reveladores de inteligência e de criatividade. Em aula, parece-me que, por vezes, se demora exageradamente por estar a falar com L..

No fim do 1.º período
Em aula, já noutro lugar, pareceu-me agora mais pronto a fazer as tarefas. Em dois trabalhos de compreensão de textos, mais formais, teve resultados aceitáveis ou mesmo bons. Fez quase sempre os trabalhos de casa, sendo as suas redacções, em média, de Bom-. Na leitura em voz alta, teve também Bom-. Numa exposição oral (argumentativa; preparada em casa), esteve em nível de Bom+. Em gramática, teve 59%.

O que há a fazer para melhorar?
Estou contente com o trabalho do T.; de nada me lembro que deva corrigir. (Fazer o máximo de leituras recreativas, que o ajudarão a evitar um ou outro erro ortográfico em que cai às vezes.)