Saturday, September 10, 2005

Avaliação do 8.º 2.ª


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Informação relativa ao 2.º período
(inclui-se o comentário entregue em finais de Fevereiro;segue-se opinião sobre resto do período e sugestões para o 3.º período)
Abril de 2006
A. (1)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem falhado demasiados trabalhos de casa. É também importante que, ao resolver tarefas de leitura em aula, não se disperse (já aconteceu estar, ao mesmo tempo, a escrever não sei que texto ou recado, a conversar demasiado para trás, etc.). Quando está só a ler os textos, a A. consegue perceber e fazer o que é pedido (mas tem acontecido algumas vezes pretender ir fazendo ao mesmo tempo outras coisas).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continuou a haver falhas nos tpc e, em algumas aulas, não terá havido muita atenção ao que se fazia. As áreas em que tem mostrado mais dificuldades são a compreensão de textos e a gramática (e as dificuldades nestas duas áreas também se devem, em parte, ao segundo aspecto que mencionei; o fraco resultado em gramática tem que ver com essas desatenções; algumas falhas na interpretação dos textos dever-se-ão ao facto de, enquanto lê, se dispersar também por outros motivos). De qualquer modo, acredito que ainda possa a A. melhorar o seu nível, sobretudo porque os escritos que fez mostraram que tem evoluído neste domínio, escrevendo com bastante inteligência — mais uma razão para fazer sempre as redacções que peço para casa! Também na leitura em voz alta tem progredido ligeiramente.

C. (2)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Já tem feito os trabalhos de casa. Em aula, também me tem parecido concentrada. Redacções começam a ser mais ambiciosas, melhoria que espero continue.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmam-se as melhorias que anunciei em cima. Onde se manteve insuficiente — descendo até — foi na gramática. Creio que estas dificuldades na gramática se devem a não haver suficiente esforço (como se a C. «desligasse» sempre que abordo esta matéria, e apenas porque isso lhe custa um pouco mais). É uma área em que tem de rapidamente tentar recuperar os conhecimentos básicos (e, francamente, tem capacidades mais do que suficientes para isso). Esteve bastante razoavelmente nas tarefas que envolviam oralidade (leitura em voz alta, recitação). Também a expressão escrita é geralmente muito razoável. Mas pode a C. fazer ainda melhor: os seus textos são criativos mas precisavam de ser mais cuidadosos, mais revistos. Melhorado este aspecto (e também não descurada a gramática), a C. poderá ter «4».

A. (3)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Como já acontecera na segunda metade do 1.º período, o A. tem trabalhado bem em aula. Também na escrita já se vai notando que trabalha com mais aplicação. Neste momento, teria 3.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
A novidade — má! — relativamente ao que digo em cima é que na segunda metade do período o A. falhou muitíssimos trabalhos de casa. Neste aspecto regrediu francamente (repetindo o que tem acontecido tantas vezes desde o ano passado: não fazendo as redacções, não melhora a sua escrita, que aliás não é nada má, mas que, assim, pouco tem sido desenvolvida). Nas aulas pareceu manter a atenção e a capacidade de trabalho que tem vindo a mostrar (a razoável classificação em gramática confirma-o). A meta que lhe proponho será a de fazer sempre as redacções e nestas começar a ter mais «Bons» do que «Suficientes».

C. (4)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Já tem feito mais os trabalhos de casa. Também em aula me parece agora mais focada nas tarefas. (Não esteve nada bem num exercício de leitura em voz alta, provavelmente por não a ter treinado em casa.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como já dissera, neste período a C. teve muito mais concentração e empenho (quer em aula quer em casa). Apesar de os resultados em gramática continuarem a ser insuficientes, senti que também aqui não houve descida e que até recuperou alguns conhecimentos básicos (é claro que vale a pena ir continuando). Outra área que deve ir melhorando é a da compreensão dos textos — a leitura. Aqui as leituras de livros (por recreio) serão a melhor solução. Também tenho vindo a gostar mais dos seus textos. Espero que continue a fazê-los sempre assim (pode é melhorar a sua revisão).

C. (5)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Escrita já está a tornar-se mais ambiciosa, como eu pedira. Esteve bem em tarefas de leitura em voz alta. Fiquei também contente que tivesse participado nas Olimpíadas de Português. (Houve uma ou outra aula em que me pareceu demasiado faladora, com C. e A., o que terá calhado nos momentos em que eu explicava assuntos de gramática.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou ligeiramente na matéria gramatical (o que eu relaciono com o que digo em cima) mas, ainda assim, teve resultado razoável (56%). O outro domínio em que não esteve tão bem como eu gostaria foi o da compreensão de textos. Confirmo que a escrita da C. se vem tornando cada vez mais interessante (e continuo a recomendar que invista particularmente no acabamento — na revisão — do que escreva, riscando muito, se for caso disso). Também esteve sempre bem nas tarefas com oralidade (leitura em voz alta, recitação).

D. (6)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, já tem estado com a concentração que lhe faltara no 1.º período. Continua a ser sempre cumpridor nos trabalhos de casa. A leitura mantém-se mais fraca do que a escrita (agora que o comportamento melhorou, percebo que algumas falhas na compreensão dos textos se devem mesmo a o D. ser ainda um pouco ingénuo a inferir, a «ler nas entrelinhas» e, talvez também, a ter pouca paciência para procurar nos textos a informação implícita). Na escrita, era bom que se tornasse mais ambicioso, que não se satisfizesse com poucos parágrafos e procurasse ser menos «escolar» no tratamento dos temas. Se o período terminasse agora, teria nível 3. (Gostei ainda que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás teve resultados positivos.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na segunda metade do período confirmaram-se as melhorias na execução das tarefas em aula. Nestas, consegue melhores resultados em escrita do que na compreensão dos textos. (Arrisco que o melhor treino neste domínio virá das leituras, recreativas, que possa fazer.) No teste de gramática teve nota ligeiramente insuficiente. De qualquer modo, ao longo do período verifiquei que se manteve bastante atento aos conteúdos de gramática; que foi fazendo sempre as fichas do caderno de actividades; que, enfim, foi seguindo as matérias ensinadas neste domínio. Esteve bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura em voz alta, recitação). Que continue assim. Admito que ainda possa chegar ao nível «4».

F. (7)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, tem estado aplicado. Nas tarefas de escrita, terá de ser um pouco mais rápido a iniciar o texto (que, por vezes, acaba por não me entregar). Tem feito os trabalhos de casa (mas era importante que, quando se tratasse de redacções, fosse menos ajudado do que às vezes tem sido, pelo menos na fase de lançar o texto.) Enfim, o F. está a melhorar.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na segunda metade do período falhou vários trabalhos de casa. Em aula, não tenho razões de queixa: continuou a mostrar-se razoavelmente concentrado e a cumprir o que era pedido. Teve nota bastante fraca a gramática (o que talvez se deva a alguma desatenção aquando de explicações minhas para todos). De qualquer modo, a minha recomendação é sobretudo que não falhe os trabalhos de casa e mantenha a boa atitude que tem tido nas aulas.

F. (8)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, tem-me parecido mais activo do que antes (já não o tenho visto parado, sem tentar resolver a tarefa). Tem continuado a falhar os trabalhos de casa. (Nas duas últimas semanas faltou ao bloco de 4.ª feira.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Há bastantes melhorias. Sobretudo a escrita está muito mais desenvolta e interessante. (Mais uma razão para não falhar trabalhos de casa!) As áreas em que ainda o noto mais insuficiente são a compreensão de textos (a leitura, portanto; vale a pena, para tentar remediar isso, fazer agora o máximo de leituras recreativas que possa) e a gramática. De qualquer modo, se mantiver o estilo mais activo que lhe gabei em cima, o Frederico vai decerto poder ter um nível melhor no próximo período.

J. (9)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Por vezes, tem exagerado nas conversas com J., o que é prejudicial sobretudo nos momentos em que estou a explicar conteúdos de gramática. Como eu pedira, os seus escritos têm sido agora mais ambiciosos. Esteve bastante bem também em tarefas de leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Subiu consideravelmente em gramática (teve agora 68%), mas, é claro, será capaz de fazer ainda melhor. Outra área em que ainda tem «margem de progressão» é a compreensão dos textos (aqui, quanto mais leituras recreativas possa fazer, melhor). Confirmo que a sua escrita está (ou mantém-se) muito boa. Também esteve sempre bem nas tarefas que envolviam oralidade (leituras em voz alta; recitação). Que continue assim, portanto.

J. (10)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Por vezes, tem exagerado nas conversa com J. e M, o que é prejudicial sobretudo nos momentos em que estou a explicar conteúdos de gramática. Alguns escritos seus mereciam mais cuidado (e mais extensão): escreve bem, mas tem de se habituar a melhorar o acabamento do que faz.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
No trabalho em que testei os conhecimentos de gramática, teve classificação bastante razoável (66%). Esteve um tanto irregular (entre o Suf + e o quase Insuficiente) nas tarefas de compreensão de textos, o que eu atribuo a certa precipitação ou ao seu hábito de descurar o acabamento — a revisão — do que faz (eventualmente também a alguma descontracção, conversa, no momento de fazer os questionários). É no fundo a mesma característica que em cima disse prejudicar um pouco os seus escritos (que aliás têm estado cada vez melhores).

C. (11)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Parece-me que tem melhorado, apesar de em uma ou outra aula ter talvez falado de mais com Ana ou com C. (nos momentos em que explicava eu alguma coisa de gramática). A escrita está, como sugerira, mais exigente. (Ponto que pode melhorar: leitura em voz alta.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou um pouco nos conteúdos de gramática (o que relaciono com as desconcentrações de que falo em cima, quando eu explicava algum assunto para toda a turma). Já na escrita, a pouco e pouco, tem sido mais perfeita, mais cuidadosa. Por isso me parece já justo o «4» (mas peço que haja maior esforço de atenção nos tais momentos que referi; e, claro, que se mantenham os progressos nos textos que a C. escreve).

M. (12)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Já tem feito mais os trabalhos de casa . Em aula, também a tenho visto mais aplicada. Os trabalhos de casa que sejam redacções é importante que os faça a Marta mesmo (houve uma vez em que isso não aconteceu).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que esteve agora muito mais aplicada nos trabalhos de casa (mas deve procurar fazê-los com certo cuidado, não à pressa). Em aula, terá estado concentrada em certas fichas de trabalho, mas parece-me que, outras vezes, não se esforçou verdadeiramente (por exemplo, não me parece que tenha seguido as explicações relacionadas com gramática, o que explica o fraco resultado que teve nesta área — 30%). Quando se tratar de resolver questionários sobre textos (de treinar a leitura, portanto), deve a M. trabalhar sozinha (sem esperar pelo que faça a C.).

M. (13)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado bem (saliento a escrita e a leitura em voz alta). Às vezes, quando explico alguma coisa a toda a turma, parece-me desatenta, mas a verdade é que, se realmente não ouve o que digo, consegue sempre depois recuperá-lo (a avaliar pelos resultados que tem). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás obteve boa classificação.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
De novo confirmo o que digo em cima, já que a M. teve muito bons resultados (e mesmo na matéria de gramática — 78% —, em que me tinha parecido desatenta). Sempre bem, ou muito bem, na escrita e na expressão oral (leitura em voz alta; recitação). O domínio ligerissimamente menos bom é o da compreensão de textos. Nada de preocupante, porém. No próximo período espero que chegue ao nível «5».

M. (14)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula trabalha sempre bem. Porém, tem falhado demasiados trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
A crítica que fiz em cima devo repeti-la. Falou a M. demasiados trabalhos de casa (redacções, que aliás costuma fazer com gosto). Outra área em que falhou agora bastante foi a gramática (teve 38%), o que eu relaciono também com falta de trabalho em casa. Em aula, foi sempre eficiente nas tarefas que pedi: na compreensão de textos, na escrita, nas actividades que envolviam oral (leitura em voz alta; recitação). Enfim, espero que no próximo período me cheguem sempre as redacções que eu peça e assim poder dar à M. nível que corresponda mais às suas reais capacidades.

M. (15)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Por vezes, perde algum tempo em conversas com J. e J. (e, embora essas divagações nem sejam iniciadas pelo M., desviam-no mais das tarefas do que àqueles colegas). Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continuou a mostrar boas capacidades nas matérias gramaticais (68,5%). Esteve também muito razoavelmente nas tarefas que envolviam oralidade (leitura em voz alta; recitação) — Suf + /Bom — e, ainda melhor, nos escritos (Bom). A área em que considero dever ainda progredir é a da compreensão de textos (a da leitura, portanto). A melhor solução para treinar esta área é a leitura recreativa (que gostaria fosse fazendo).

R. (16)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem falhado os trabalhos de casa. Além disso — o que influencia o ponto anterior —, também tem faltado a várias aulas.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
A R. tem todas as capacidades para fazer muitíssimo melhor. O que disse em cima acerca de trabalhos de casa manteve-se agora (e por isso tenho relativamente poucos textos escritos pela R.). Teve também nota fraca na testagem da gramática. Já nas tarefas de leitura esteve razoável (a R. é sempre bastante capaz de se concentrar e não tem dificuldades na compreensão dos textos). No terceiro período, é crucial não falhar os tpc.

R. (17)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Talvez já esteja ligeiramente mais activo nas aulas, mas ainda pode melhorar mesmo neste aspecto. Continua a falhar alguns trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que o R. ainda falhou alguns trabalhos de casa. Este aspecto é o que sugiro seja agora corrigido no 3.º período. Quanto ao resto, é verdade que tem havido alguns progressos na prontidão com que resolve as tarefas. A área em que acho que o R. está menos bem é a da compreensão dos textos. Na gramática, apesar de ter tido classificação insuficiente na prova mais formal que fizemos, considero que tem conhecimentos razoáveis (como vi por algumas fichas feitas em aula).

T. (18)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
É talvez a aluna que consegue melhor concentração no trabalho em aula. Escrita tem sido mais ambiciosa (agora é só questão de procurar rever com atenção). Esteve também bem na leitura em voz alta. Não tem de ficar angustiada com as dificuldades que possa ter em alguma ficha nem com a rapidez a que estas se sucedem (o defeito é meu, não dela; a pouco e pouco, certas noções que lhe parecem difíceis ir-se-ão ligando entre si). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas do Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou ligeiramente na parte gramatical. Na escrita, confirmo que já foi fazendo textos mais complexos (embora, é verdade, aqui e ali pouco revistos); queria que continuasse a «arriscar» assim no que escreve. Esteve particularmente bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura em voz alta; recitação). Mantém-se o que lhe gabei sobre a capacidade de se focar nos trabalhos a fazer. Sugestão: fazer o máximo de leituras recreativas (a colecção 'Alice' parece-me uma boa escolha).

T. (19)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, com uma ou outra excepção, tem estado focada nas tarefas. Porém, continua a falhar vários trabalhos de casa. Era importante que os fizesse, até porque a sua escrita — que é, potencialmente, boa — precisa de prática mais regular.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O que em cima lhe criticara — tpc — foi já corrrigido nesta segunda parte do período. E, por isso, começam já a aparecer mais frequentemente textos seus de Suf + (estou certo de que ainda melhorará os seus escritos; como sempre tenho dito, tem capacidades para fazer redacções ainda melhores). Confirmo que esteve em geral concentrada nas tarefas em aula. Terá baixado na parte da gramática (35%!), o que não sei se se deverá a desatenção nos momentos de explicação para todos.

T. (20)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Mantém-se muito mais despachado do que o ano passado. Tem cumprido sempre as tarefas em casa. Esteve bem numa recente tarefa de leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua a desempenhar bem as actividades que envolvem oralidade (leitura em voz alta; recitação). Na escrita tem estado de maneira aceitável (cerca de Suficiente menos) Baixou um pouco na parte gramatical. Esteve entre Suficiente menos e Insuficiente mais em tarefas de compreensão de textos (leitura, portanto). Tem sido sempre cumpridor nos trabalhos de casa e, em geral, diligente nas tarefas em aula.
Informações no final do 1.º período
As informações que se seguem não pretendem ser descrições do aproveitamento exaustivas (além do mais, não me interessa que estas informações sejam uma espécie de relatório de resultados em vários pequenos testes, o que seria o contrário do que entendo deva ser a avaliação). Procura-se sobretudo dizer o que há a fazer para se melhorar.
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.



A. (n.º 1)
Até Novembro
Está este ano mais concentrada. Faz agora em geral as tarefas sem se distrair muito. Também poucos trabalhos de casa tem falhado. As redacções parecem-me feitas com mais gosto e, talvez também por isso, com menos erros. Aspecto a melhorar: para já continuar assim (ainda não controlei devidamente a parte gramatical; convirá que siga também essa parte da matéria, que implica atenção a explicações orais e em que o ano passado falhou bastante).

No final do período
O que disse sobre a melhor atitude da A. este ano mantém-se em geral verdadeiro (sobretudo a aplicação que revelam os seus textos). Creio que nesta segunda parte do período a vi algumas vezes menos diligente a cumprir as tarefas do que no começo. Esteve bem numa actividade de exposição oral argumentatva. Na leitura em voz alta, esteve primeiro razoável, depois, nem tanto. Esteve insuficiente na gramática.

O que há a fazer para melhorar?
Nas aulas não perder tempo antes de resolver as fichas. Fazer sempre TPC (e com o gosto que tem mostrado). Procurar recuperar em gramática (estando atenta; pondo dúvidas).


C. (n.º 2)
Até Novembro
Embora não tenha dificuldades especiais em Português (e eu até costume gostar do que escreve), vejo-a este ano muitas vezes voltada para trás, o que é muito provável se reflicta na compreensão das matérias mais informativas (nos conteúdos gramaticais, por exemplo). Também falhou alguns trabalhos de casa e não me entregou uma reformulação que a certa altura lhe pedi. Aspecto a melhorar: quando eu expuser oralmente, não se distrair; e, quando a resolver fichas, não intervalar tanto o trabalho com conversa.

No fim do período
As distracções no momento de fazer as tarefas em aula deixaram de acontecer. Houve ainda trabalhos de casa que falharam. Teve insuficiente no teste de gramática que fizemos (o que, de certo modo, se previa, dada a desatenção nos momentos das explicações sobre gramática). Teve Suficiente + nas várias tarefas de oralidade (leitura em voz alta; exposição argumentativa).

O que há a fazer para melhorar?
Nos escritos — que costumam ser de Suf + —, a C. (que é criativa) pode conseguir melhor acabamento, maior perfeição (demorando-se mais, revendo, riscando ou apagando; não repetindo erros que já anteriormente eu tenha corrigido). Na gramática, há que fazer esforço (de atenção; e estudando, se for caso disso).


A. (n.º 3)
Até Novembro
Embora não esteja tão renitente a trabalhar como durante quase todo o ano passado, ainda se tem empenhado de modo insuficiente. Tem capacidades para, em Português, fazer bastante melhor, mas em aula está demasiadas vezes distraído (agora que o separei de J. — lugar onde se habituara a trocas de impressões com F. — espero que melhore este aspecto), o que faz que as tarefas sejam cumpridas de modo superficial. E também tem falhado vários trabalhos de casa (e não me entregou a reformulação de uma redacção que lhe pedira).
Aspecto a melhorar: o que se infere do que digo em cima. Em aula, estilo mais focado no trabalho, menos distendido; em casa, fazer os trabalhos.

No fim do 1.º período
O que lhe criticava na primeira parte do período foi quase sempre agora melhorado (houve menos falhas de trabalhos de casa; em aula, trabalhou mais). Nas actividades de oralidade (leitura em voz alta; exposição argumentativa) teve Suficiente. Na gramática, também.

O que há a fazer para melhorar?
Ser mais rigoroso no que escreve (fazer com mais demora, com mais gosto).


C. (n.º 4)
Até Novembro
Inicialmente, tinha dificuldades em seguir as indicações das tarefas (perceber o que era para fazer), o que é natural em quem se vê numa nova turma. Não tem dificuldades demasiadas na leitura ou na escrita (trocas ligeiras de letras; pontuação).
Aspecto a melhorar: fazer os trabalhos de casa (nas nossas aulas, a escrita decorre muito dos tpc; se se falharem os tpc, fica por treinar a redacção e o nível no final período nunca pode ser positivo). Atenção também à gramática, já que, não tendo sido nossa aluna, não sei qual o nível que conseguirá atingir neste domínio. No caderno, conviria ter as folhas todas visíveis (não agrupadas em micas).

No final do 1.º período
Esteve suficiente na leitura em voz alta. Esteve insuficiente numa exposição oral argumentativa (creio que não a preparou em casa). As duas grandes falhas, porém, foram a escrita (que não treinou, porque raramente fez os trabalhos de casa) e a gramática, em que teve classificação bastante baixa.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer todos os trabalhos de casa. Em aula, não ter momentos em que fique esquecida da tarefa que há para fazer. (Passar a ficar em lugar sem companhia?) Terá também de melhorar muito na gramática.


C. (n.º 5)
Até Novembro
Estou contente com o seu trabalho. Na escrita (e escreve bem) deve agora tentar ser mais perfeita. Isto é: arriscar mais, complexificando os seus textos, mesmo se isso significar alguns erros, e, ao mesmo tempo, investir também na revisão.

No final do 1.º período
Em aula, nas tsrefas de leitura, costuma ser eficiente. (Note-se, porém, que nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos não teve resultados brilhantes.) Poucos trabalhos de casa falhou; as suas redacções são, em média, de Suf +/Bom. Esteve bem na leitura em voz alta. Numa exposição oral argumentativa, falou um pouco (Suf -) por não se ter desligado do guião escrito. Teve nota razoável no trabalho sobre toda a gramática estudada neste período.
O que há a fazer para melhorar?
Investir mais nas redacções (como expliquei no parágrafo relativo à primeira metade do período).


D. (6)
Até Novembro
Escreve bem. E tem feito sempre os trabalhos de casa. Estas são aliás as melhores características.
Nas aulas demora muito até iniciar as tarefas. Parece-me que isso acontece por, por um lado, estranhar algumas actividades (a que os colegas já estão mais habituados), o que é compreensível; mas também, por outro lado, a estar desconcentrado durante os momentos de explicação do que há para fazer — noto que está quase sempre a falar com colegas nessas alturas, virado para trás, etc. É certo que podia ainda assim perceber as tarefas pelas folhas em que escrevo as indicações (mas, infelizmente, já é mais comum essas explicações por escrito serem insuficientes mesmo para alguns alunos relativamente concentrados). Também não convém que se habitue a no final do tempo concedido — depois de muito tempo perdido — fazer à pressa a ficha, e mais ou menos segundo o que os colegas já tinham feito.
Ignoro como se venha a comportar na parte de gramática (mas não me tem paecido muito atento quando explico essa matéria).


No final do 1.º período
A leitura é o domínio em que o D. tem tido menor aproveitamento. Nos dois trabalhos que mais formalmente testaram esta competência teve resultados insuficientes. Reporto-me aos trabalhos sobre o texto «Revelação» — com apenas cinco respostas certas — e ao trabalho sobre o texto «Uma tarde inesquecível» — com seis respostas certas. Porém, nem me fundo especialmente nestes dois trabalhos (que só refiro por, no que respeita à avaliação da competência de leitura, terem sido os mais formais e, portanto, aferirem a capacidade do D. em situações de bastante silêncio e concentração, quando ele próprio estaria a fazer um esforço para se focar na tarefa). Em todas as tarefas de leitura realizadas em aula — e que são em grande número, como se pode verificar pelas fichas que estarão no caderno —, o D. mostrou dificuldades, que eu atribuo a dois factores: por um lado, alguma verdadeira incipiência na capacidade de compreensão do escrito; por outro, a incapacidade — já mais do domínio das atitudes e, portanto, não especificamente linguística — de se focar nas tarefas pedidas. O D. é irrequietíssimo, encontra em tudo pretexto para se descentrar do que há para fazer. Devo aliás dizer que este comportamento não só decerto contribui muitíssimo para que não consiga dar conta das tarefas de leitura, como, em outras situações, é pernicioso para toda a turma, já que é uma fonte de ruído que dificulta a comunicação em aula (quando exponho, o D. vai sempre falando para o lado; se houver colegas a falarem, vai comentando em voz alta, etc.). Sinto que esta aparente incapacidade de se concentrar nas tarefas pode advir, parcialmente, de dificuldades quase independentes da vontade do aluno, mas também acredito que um seu futuro esforço para se controlar deve produzir resultados.
Na escrita não há problemas (ainda que nas redacções em aula se note também a demora para se focar no trabalho pedido). Na vintena de redacções que fizemos — a maioria delas como TPC —, o D. revelou escrever com muito razoável correcção linguística e com criatividade. Nestas redacções, como se vê nas folhas respectivas, foi tendo entre «Suf» e «Bom menos». Em média, a sua escrita será de «Suf +» (ou mesmo de «Suf +/Bom -»). Ponto muito positivo que quero salientar é ter feito sempre os trabalhos de casa.
Na gramática, que testei de modo formal nesta última semana, o D. teve «Suficiente». Nesta área, ainda assim, pode progredir: durante as explicações em aula, estava quase sempre desatento. E, ao fazer fichas mais informais, notei que os conhecimentos sobre os conteúdos gramaticais que estudávamos não estavam consolidados.
A leitura em voz alta está «Suficiente». Esteve também razoável numa tarefa de exposição oral (preparada em casa).

O que há a fazer para melhorar?
Sobretudo, evitar dispersões em aula. Deve procurar focar-se na tarefa que lhe é distribuída (em vez de ficar a falar e a deixar passar o tempo, completando depois tudo à pressa, já quando estamos na fase de correcção). Nos, mais raros, momentos de exposição oral (minha ou por colegas), deve controlar-se, até para benefício da turma toda. Acredito que o D. ainda vai fazer muito bom trabalho nesta disciplina.


F. (7)
Até Novembro
Logo de início percebi que estava mais empenhado este ano, mesmo ao lado de T. — e portanto muitas vezes conversando demasiado. Depois, tendo mudado de lugar, mais claro ficou que estava este ano diferente, como se ele próprio acreditassse mais nas suas capacidades. Recentemente, aproximara-se demasiado de A.-J.-J., o que o estava a desconcentrar um tanto.
O F. não escreve nada mal, embora às vezes demore muito a começar as primeiras frases (a partir de aí, é criativo). Falhou alguns trabalhos de casa (quatro). Deverá agora tentar ficar dentro dos aspectos gramaticais que serão proximamente testados, já que foi uma área em que o ano passado esteve mal.

Fim do 1.º período
Desde a informação de Novembro deixou de fazer os trabalhos de casa. Teve também nota insuficiente na gramática. Na leitura em voz alta, ora esteve quase bem ora esteve mal. Uma exposição oral argumentativa foi Suficiente menos.

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os tpc.


F. (8)
Até Novembro
Tem falhado demasiados trabalhos de casa, embora este ano, quando escreve, já tenha mostrado que pode fazer textos interessantes. Em aula, também o vejo desperdiçar muito tempo sem iniciar as tarefas (e depois esperar pela correcção colectiva ou copiar à pressa por colega).
Enfim: deve fazer sempre os tpc; deve em aula focar-se o mais possível nas tarefas distribuídas. Em gramática, o ano passado tinha bastantes dificuldades, pelo que deve agora esforçar-se.

No final do 1.º período
Teve um Insuficiente em gramática, mas não demasiado baixo, o que significa que já fez progessos nesta área. Continuou a falhar os trabalhos de casa (e por isso a não treinar a escrita). Nuns testes mais formais de leitura, não teve bons resultados. Também a leitura em voz alta ainda não está aceitável. Esteve Suficiente menos numa exposição oral argumentativa.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre os trabalhos de casa (aproveitando o facto de ser criativo, procurar escrever textos um pouco mais longos; rever sempre). Treinar sozinho a leitura em voz alta.


J. (9)
Até Novembro
Sempre muito bem (quer nas redacções, quer a resolver fichas de leitura ou de gramática). Aspecto a melhorar: gostaria que no caderno os trabalhos estivessem mais visíveis (estão agrupados dentro de mica). [Já está resolvido este aspecto.]

No final do 1.º período
Nas tarefas de leitura de textos, esteve sempre bem (incluindo nas testagens mais formais). Nas redacções, andou, em geral, entre Bom e Bom +. Fez quase sempre os trabalhos de casa. Bem, na leitura em voz alta. Bem também, numa exposição oral argumentativa. Na gramática, esteve em nível suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Continuar assim. Acredito que comece a ter redacções mais frequentes de Muito Bom. (Em gramática também irá decerto subir bastante.)


J. (10)
Até Novembro
Tem estado incomparavelmente melhor este ano do que nos primeiros períodos do ano passado. Consegue fazer as tarefas com rapidez e, ao mesmo tempo, estar na aula com certo à-vontade, que o não desconcentra (talvez desconcentre outros, é verdade).
Também o que escreve é agora feito com melhor revisão, mantendo-se a inteligência que sempre teve. Falhou uns três trabalhos de casa.
Único receio é a gramática (mesmo no último período do ano passado esteve bastante mal).

No final do 1.º período
Nos trabalhos mais formais de controlo da leitura, esteve bem. Na escrita teve, em geral, Bom. Nesta segunda metade do período ainda falhou um ou outro tpc. Na leitura em voz alta esteve bem. Não fez uma exposição oral argumentativa que pedira (porque a sua preparação calhou em aula em que não esteve). Na gramática, teve nota suficiente.

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar tpc. Continuar os progressos na gramática. (Reservar-se aqui e ali, de se demorar em observações que, mesmo se interessantes, desfoquem a turma das tarefas em curso.)


C. (11)
Até Novembro/No final do 1.º período
Cumpriu bem em aula as tarefas que se lhe pediam (portanto, na leitura, esteve em geral bem, embora com uma ou outra precipitação). Nas redacções teve, em média, Suf + (ou um pouco menos).
Nas actividades de oralidade (exposição argumentativa; leitura em voz alta) esteve Suficiente/Suficiente +. Na gramática teve resultado suficiente. Ultimamente, falhou alguns trabalhos de casa.

O que há a fazer para melhorar?
Como já dissera em Novembro, o aspecto que gostaria melhorasse é o acabamento, o cuidado, posto nas redacções (revendo mais, tendo mais ideias na fase inicial, não passando a limpo em cima da hora). E, claro, não falhar os tpc.


M. (12)
Até Novembro
Tem de procurar fazer sempre tpc (falhou cinco, alguns bastante recentemente). Em aula, passados os primeiros tempos, não me parece agora que esteja a trabalhar mal. Também terá de se esforçar bastante na parte gramatical, já que o ano passado falhou bastante nesta área.

No final do 1.º período
Nos testes mais formais de leitura teve resultados um tanto fracos, mas, como disse em Novembro, não me parece que, em geral, tenha estado desconcentrada nas aulas e, particularmente, nas tarefas de leitura. Teve nível suficiente nas tarefas de oralidade (exposição argumentativa; leitura em voz alta). Na escrita, teve, em média, Suf menos nas redacções, mas ficaram muitas por fazer. Teve Insuficiente num trabalho sobre a gramática que estudámos este período (mas não demasiado baixo).

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os tpc — e assim ir melhorando a redacção.

M. (13)
Até Novembro
É sempre muito cumpridora nos trabalhos de casa, que faz com cuidado. Em aula, também resolve bem as tarefas, embora eu ache que neste período tem havido certa demora em lançar-se às tarefas — sem que, porém, isso a impeça de chegar ainda a tempo às soluções.
Em alguns momentos em que estive a explicar aspectos gramaticais, pareceu-me a M. um pouco desconcentrada, mas decerto estou a ser excessivamente exigente. [E estava, como se deduz da excelente classificação em gramática.] Aspecto a melhorar: organizar melhor o caderno (as folhas estavam ainda por furar). [Já está corrigido este aspecto.]

No final do 1.º período
Nas redacções teve, em média, Bom. Na gramática, teve Bom/Muito Bom. Na leitura em voz alta, Bom. Teve Bom + numa exposição oral argumentativa. Num dos testes mais formais da leitura (portanto, de compreensão de textos escritos), teve um resultado fraco.

O que há a fazer para melhorar?
Não há propriamente nada a melhorar, já que, como sempre, a M. tem feito muito bom trabalho. (Diria, mesmo assim, que pode ser menos precipitada na interpretação dos textos.)


M. (14)
Até Novembro/No final do 1.º período
Como já dissera, escreve bem, com gosto e, em geral, com bastante extensão, o que é meritório (ainda que implique deva ser ainda mais atenta na revisão dos seus textos). Nas aulas também resolve bem as tarefas de leitura. Na primeira metade do primeiro período, como alertei então, falhou alguns trabalhos de casa; nos últimos tempos, esse aspecto foi corrigido.
Fez boas leituras em voz alta; fez também uma boa exposição oral argumentativa. Na gramática, teve resultados razoáveis.

O que há a fazer para melhorar?
Continuar como tem estado (portanto, também sem falhar os trabalhos de casa!).


Miguel (15)
Até Novembro
Escreve bem. No entanto, falhou bastantes trabalhos de casa (redacções, precisamente). Algumas destas falhas corresponderão ao tempo em que esteve ausente, mas nem todas. Em aula não foi sempre eficiente — houve aulas em que esteve mais distraído e, por isso, lento a resolver os exercícios —, mas já mostrou que, querendo, é capaz de ser dos mais rápidos a cumprir as tarefas. Nas últimas aulas foi já isso que aconteceu.
Aspecto a melhorar: no caderno, ter as fichas mais acessíveis (em vez de dentro de uma única mica, furadas e assim manuseáveis todas). E não sei ainda como se portará na parte gramatical.

No final do 1.º período
Nesta segunda parte do período esteve sempre empenhado nas tarefas da aula (em geral, fichas sobre textos) e já quase não falhou trabalhos de casa (redacções).
A sua leitura em voz alta é razoável. Esteve também razoável numa exposição oral, de ordem argumentativa, preparada em casa. A escrita é, em média, de Suf+/Bom. Na gramática, teve resultados de Suficiente+.

O que há a fazer para melhorar?
No próximo período, deve procurar manter a boa atitude desta segunda metade do 1.º período. (O nível que lhe atribuo agora, aliás, reflecte ainda também todo o início do ano; se me reportasse apenas aos últimos tempos, o M. teria já uma classificação superior.)


R. (16)
Até Novembro/No final do 1.º período
Em aula, trabalhou razoavelmente (não notei grandes distracções, mas, mesmo assim, não esteve com tanta aplicação como no final do ano passado); se não me engano, não tem tido o livro, por o ter perdido, situação que convém resolver. Nas tarefas de oralidade (leitura em voz alta e exposição argumentativa), teve suficientes (mais e menos). A escrita é, em média, suficiente/suficiente menos, se considerarmos as redacções feitas; mas, sobretudo, falhou várias outras (por não ter feito alguns trabalhos de casa). Na gramática, teve resultados fracos.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa. Recuperar o que da gramática não seguiu (ou estar agora atentíssima às revisões que eu faça).


R. (17)
Até Novembro/No final do 1.º período
Em aula, acho sempre que podia ser mais rápido (fico com a sensação de que essa demora não se deve a dificuldades acentuadas mas a não ser pronto a lançar-se ao trabalho). Tem falhado muitíssimos trabalhos de casa (acabando, assim, por pouco treinar a redacção). Teve Insuficiente na parte gramatical. Não fez uma exposição oral que a todos pedi preparassem. Na leitura em voz alta esteve Suficiente menos.

O que há a fazer para melhorar?
Sobretudo, fazer os trabalhos de casa (redacções, portanto). Em aula, não esperar tanto antes de começar a resolver as tarefas.


T. (18)
Até Novembro/No final do 1.º período
Estou muito contente com o seu trabalho. Escreve bem (apesar de falhas passageiras de ortografia e pontuação). Resolve também bem as tarefas de leitura, sendo das mais eficientes a completar o que haja para fazer. A leitura em voz alta é bastante razoável. Esteve bem numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Nunca falha os trabalhos de casa. Em gramática, teve nota suficiente, o que — considerando que alguns conteúdos testados vinham do ano passado e que, na escola onde esteve, terão sido dados de modo diferente — mostra o seu empenho.

O que há a fazer para melhorar?
Ler livros de que goste (por recreio), o que será a melhor maneira de, sem o notar, ir memorizando as grafias das palavras, para depois evitar os poucos erros que referi em cima.


T. (19)
Até Novembro/No final do 1.º período
Como disse em Novembo, está este ano mais focada nos trabalhos da aula, e por isso melhor nas tarefas de leitura. Na escrita, tem ainda falhado vários trabalhos de casa. Nas restantes redacções teve, em média, Suficiente. Como também já disse, tem capacidades — de inteligência, conhecimentos gerais, espírito crítico — para fazer melhor. Sobretudo na escrita, acredito que pode produzir trabalho mais acabado, mais perfeito. Na gramática teve Insuficiente + (quase Suficiente). Na leitura em voz alta esteve em nível Suficiente. A sua exposuição oral foi Suficiente menos (julgo que se enganara no tema e por isso não a pôde preparar como convinha).

O que há a fazer para melhorar?
Não deixar de fazer as redacções que peço como tpc ( e fazê-las com certa demora, revendo, etc.) — é na escrita que gostaria que se aperfeiçoasse mais.


T. (20)
Até Novembro
Acho-o ligeiramente mais autónomo do que o ano passado. Aparentemente, trabalha melhor melhor quando está sozinho (ou, pelo menos, quando não está ao lado do F.). Tem feito quase sempre os trabalhos de casa. Também pelo apoio confirmo que é empenhado e leal.

No fim do 1.º período
Na leitura em voz alta esteve ora suficiente (quase suficiente +) ora, numa última leitura, um pouco mais fraco. Esteve também razoável numa exposição oral argumentativa que lhes pedira preparassem em casa. Na gramática, teve resultado suficiente (fizemos parte do teste na aula de apoio, o resto em aula).
Nas tarefas em aula, como disse em Novembro, está mais aplicado, mais activo, do que no ano passado. Na leitura (isto é, na compreensão dos textos), esteve em nível quase aceitável. As redacções andaram em geral pelo suficiente menos.

O que há a fazer para melhorar?
Retomar as redacções que iniciemos no apoio (em geral, trabalhos de casa da aula principal, que ficam apenas começados no apoio), continuando-os um pouco em casa e, claro, levando-os depois para a aula. Não deixar de fazer os tpc que não possamos ver no apoio. Não ser tão crítico relativamente ao que escreve (o T. tem geralmente boas ideias, não há razão para ele achar sempre que o que escreveu não está capaz).