Avaliação do 8.º 5.ª
a escola, ao anoitecer
Informação relativa ao 2.º período
(inclui-se o comentário entregue em finais de Fevereiro;segue-se opinião sobre resto do período e sugestões para o 3.º período)
Abril de 2006
A. (1)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Já tem cumprido as tarefas da aula (embora, às vezes, ainda seja preciso eu ir incentivá-la). Também já tem feito os trabalhos de casa. Esteve bastante bem num trabalho de leitura em voz alta. Estou a ficar contente com o rendimento da A.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Com o nível que atribuí, «3», quis mostrar que estive atento a melhorias havidas (tarefas de escrita, em casa e na aula) e capacidade em actividades envolviam oral (leitura expressiva e, em parte, recitação). Mas queria que a A. melhorasse agora em duas áreas: gramática (em que teve 22%, a nota que já tivera no 1.º periodo) e compreensão de textos (esperando que desperdice cada vez menos tempo a resolver as fichas que eu entregue).
R. (2)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, creio que está agora mais cumpridora das tarefas. Mas continua a falhar alguns trabalhos de casa (também aconteceu ter sido demasiado ajudada em algumas redacções feitas em casa). Enfim, a atitude da R. já tem sido mais empenhada, mas ainda há que melhorar.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na segunda metade do período — o que coincidiu com troca de lugar —, a R. melhorou muito. Subiu em gramática (45% agora, depois de ter tido 18% no 1.º período), passou a fazer sempre os trabalhos de casa e foi muito mais eficiente a trabalhar em aula. Uma área em que ainda tem de melhoar é a da compreensão dos textos (talvez a leitura de livros de que goste seja o melhor treino). As suas redacções costumam ser interessantes e espero que continuem a melhorar (além das ideias, cuidar agora da releitura, da revisão do que tenha escrito)..
B. (5)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Bem, como sempre. (Por vezes, alguma conversa a mais com Gonçalo.) Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Relativamente ao período anterior, subiu na parte gramatical (teve agora 70%). Também a escrita foi desta vez mais constantemente de Bom/Bom+. Esteve também bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; [não pôde fazer recitação, porque estava no triatlo]). Ligeiramente menos bem esteve na compreensão de textos (Suf+/Bom). Ainda pus a hipótese de dar ao B. nível «5» já este período, o que não aconteceu mas acontecerá decerto no próximo.
C. (6)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Sempre cumpridora, quer em aula quer em casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Tem mantido (e até consolidado) o seu nível nas várias áreas do Português. Em gramática teve agora 57% (tivera 55% no 1.º período); esteve bastante razoavelmente (Suf+) nas tarefas de leitura expressiva e recitação. Também sem problemas na compreensão de textos. Na escrita, queria agora ver a C. a ter mais vezes redacções de Bom do que de Suf (e sei que este desafio está ao seu alcance).
C. (7)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Muito cumpridora (tanto na aula como em casa). Tem até, pouco a pouco, vindo a melhorar a sua escrita.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática ainda não atingiu nível positivo (32%; mas não deve desistir de progredir nesta área). Esteve Suficiente ou Suficiente + nas actividades que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Na escrita — como disse em cima —, já lhe tenho visto muitas redacções que, embora com alguns erros, mostram vários progressos. Na compreensão de textos também haverá já algumas melhorias. Um bom treino que pode a C. fazer é a leitura de livros (por gosto).
C. (8)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Por vezes, mais demorada a lançar-se às tarefas do que eu gostaria. (Creio que estar com Joana na mesma carteira possibilita que haja conversa demasiada.) Esteve muito bem em tarefa de leitura expressiva. Já tem falhado trabalhos de casa (embora costume fazê-los). Tem capacidades para fazer melhor.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Desde que a pus numa carteira sozinha, desperdiça menos tempo. Consegue sempre bons resultados nas tarefas que envolvem oralidade (leitura expressiva; recitação). Melhorou muito também nos conhecimentos sobre gramática (teve agora 71%; tivera 52% no primeiro período). Na compreensão de textos tem ainda de melhorar (uma solução será a de fazer leituras recreativas). Tenho gostado da maioria das suas redacções (mas quero que passe agora a ter sempre, pelo menos, «Bom»).
C. (9)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem falhado vários trabalhos de casa. (A sua escrita, que costumava ser boa, não se tem assim exercitado quase nada.) Espero bastante mais da C.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Corrigiu já o aspecto que lhe criticara na primeira metade do período (não fazer tpc). Baixou ligeiramente na gramática (49%). Também não esteve muito bem nas tarefas de compreensão de textos. Esteve bem numa tarefa de recitação. Nas redacções esteve irregular (ora textos mais fracos do que pode, ora outros já segundo as suas capacidades). Enfim, espero que neste terceiro período regresse ao nível que já teve, «4».
F. (10)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, não tenho razão de queixa do seu trabalho. Mas falhou alguns trabalhos de casa (o que, precisando de treinar a escrita, é muito prejudicial).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Nos últimos tempos já falhou menos os trabalhos de casa. A sua escrita tem estado entre o Suf- e o Insuficiente+, mas o Filipe já mostrou que consegue escrever textos interessantes (é também uma questão de se aplicar na releitura, na revisão). Apesar de ter baixado na gramática (36%), é importante que não desista nesta área. É também importante que continue a ler livros (ajudá-lo-ão a treinar a compreensão e, indirectamente, a escrita).
G. (11)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Alguma conversa a mais com o Bruno e chegadas um pouco depois da hora fazem que, algumas vezes, não tenha concluído as tarefas. De resto, muito bem, como sempre. Teve o melhor resultado de todos os oitavanistas na primeira eliminatória [e, entretanto, também na segunda] das Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Já não falhou trabalhos de casa, o que acontecera um pouco no 1.º período. E as suas redacções foram quase sempre de Muito Bom (ou Bom+), quase irrepreensíveis na sintaxe e sempre muito inteligentes. Manteve muito bom resultado em gramática (82%, contra os 87% que tivera no 1.º período; as zonas em que não respondeu com perfeição foram a classificação de orações e as funções sintácticas). Aspectos melhoráveis: (i) tarefas que impliquem oralidade (esteve apenas razoável em recitação e em leitura expressiva); (ii) compreensão de textos (que é boa, porém; solução: ler livros).
J. D. (12)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Houve fase em que ainda se distraía bastante com João M., na conversa, o que prejudicava as tarefas (que ficavam incompletas). Desde que está sozinha, tem bom empenho. Também os trabalhos de casa os tem feito sempre. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora com fraco resultado a gramática (39%), considero que tem feito algum esforço nesta área (haveria o perigo de se desinteressar, o que me parece não ter acontecido). E vale realmente a pena continuar a recuperar. Outra área em que também pode melhorar é a da compreensão de textos (o melhor treino será ler livros em casa). Nas redacções esteve quase sempre bem (espero aliás que comece agora a ter redacções de Bom+). Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva; mas o mesmo não se pode dizer acerca da recitação.
J. F. (13)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Como digo na parte sobre C., por vezes demora mais do que eu quereria a «entrar» nas tarefas. Falhou uns trabalhos de casa e esqueceu-se de me dar reformulações de textos que eu pedira.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Para manter o nível que teve agora terá de trabalhar mais a sério na aula (durante o 2.º período, muitas vezes a J. não se focou devidamente nas tarefas que havia para fazer). Em resultado de pouca atenção, teve classificação fraca na área da gramática (27%). Falhou também bastante na compreensão de textos (o que estará em parte relacionado com a mesma falta de concentração); no caso da compreensão de textos, sugiro como treino possível a leitura de livros (leitura recreativa). Em geral, tem feito as redacções que peço para casa. Estas costumam ter boas ideias mas também alguns erros (tem portanto de se habituar a rever com cuidado e, por exemplo, a ver bem o que eu for emendando).
J. B (14)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem falhado menos os trabalhos de casa (mas ainda tem falhado alguns!). Em uma ou outra redacção, tenho notado melhorias interessantes (mas esporádicas), que talvez queiram dizer que o grau de rigor que impõe à sua escrita nem sempre é o mesmo. Solução: ser mais cuidadoso, menos apressado.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Teve nota fraca a gramática (27%): não terá estado concentrado nos momentos em que expliquei esses conteúdos (nem terá aproveitado os trabalhos de casa relativos ao caderno de actividades). Fez as redacções que pedi para casa, mas algumas delas só as entregou no final do período (não treinou portanto a escrita na altura devida, nem beneficiou das correcções que pudesse ir lendo se tivesse feito os textos quando foram pedidos). Esteve razoável na compreensão de textos. E na escrita fez progressos. Por coincidência, faltou nos dois dias em que tivemos actividades de oral (leitura expressiva e recitação) e por isso não o avalio nessa área. Conselhos: continuar a procurar ler livros; na escrita, rever sempre.
J. M. (15)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado bastante mais (e, em aula, já não tem o estilo desprendido que tivera no primeiro período). Já tem falhado muito menos tpc. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás obteve boa classificação.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que em muitos aspectos o João trabalhou agora melhor, mas queria deixar claro que acho que ainda pode fazer bastante melhor. A escrita costuma ser inteligente, mas mostra certa falta de treino (que se deve a durante muito tempo ter falhado sistematicamente os trabalhos de casa; mesmo nesta parte final do período isso voltou a acontecer algumas vezes). Na gramática não teve ainda nota positiva (40%), mas já se viu que seguiu as aulas com mais atenção. Esteve razoável nas tarefas de compreensão de textos. Costuma revelar-se muito perspicaz, sempre que há assuntos em discussão oral (em domínios de cultura geral). Esteve bem numa tarefa de recitação (não esteve presente numa outra aula em que testei a leitura expressiva). Conselho: fazer sempre os tpc; e ser agora mais ambicioso nas redacções.
J. C. (16)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, tem sido sempre dos mais rápidos e eficientes a resolver as tarefas. Ainda tem falhado alguns trabalhos de casa. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve nota positiva em gramática (40%). No resto tem feito bom trabalho, sendo sempre dos mais perfeitos a cumprir as tarefas da aula. Os seus escritos são sempre criativos e feitos com gosto — mas falhou alguns que eram para ter sido feitos em casa. Esteve em nível razoável nas actividades que envolviam oralidade (recitação; leitura expressiva). Também em nível satisfatório na compreensão de textos. Conselho: não falhar os tpc; nestes, passar a ter mais redacções de Bom (o que acho corresponder bem às capacidades do João).
Z. (17)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Embora em aula talvez já esteja menos dispersivo do que antes (e, em algumas tarefas, até pareça relativamente pronto), ainda terá de ter atitude mais empenhada. Tem falhado muitos trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora tenha tido nota negativa em gramática (40%), não será esta a área em que mais tem de progredir (acho mesmo que tem alguma facilidade neste domínio; a que faltou apenas mais trabalho regular, em aula e em casa). A escrita, sim, tem sido muito prejudicada por o Z. ter falhado tantos tpc (que, muitas vezes, são redacções). Não esteve bem nas tarefas de compreensão de textos. Esteve razoável na leitura expressiva (como foi a uma prova de triatlo, não fez uma actividade de recitação). Conselho: não falhar trabalhos de casa (e aplicar-se nessas redacções).
L. (18)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, faz bem (ou relativamente bem) as tarefas. Mas continua a falhar alguns trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática manteve o nível insuficiente que tinha (40%). As redacções que fez foram em geral satisfatórias (e, se fizesse sempre os tpc — e, portanto, tivesse mais treino —, sem dúvida que faria mais vezes escritos bons). Esteve razoável na compreensão de textos (leitura), bem como nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Conselho: fazer sempre os trabalhos de casa (depois, aproveitando as boas ideias que tem, conseguir boas redacções, cuidando sempre de rever a pontuação).
M. (19)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Sempre bem. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua com muito boa nota em gramática (teve agora 80%; tivera no primeiro período 76%). Também na escrita continua muito bem: teve ora Muito Bom ora Bom+. Na compreensão de textos, teve resultado suficiente (ou já quase bom). Esteve bem nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Tem sido impecável quer nos trabalhos de casa quer nas tarefas em aula (neste segundo caso, a mudança de lugar na sala foi benéfica). Conselho: que continue assim.
M. (20)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado sempre (quer em aula, quer em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve nota positiva em gramática (39%). Eeteve satisfatoriamente na compreensão de textos. Também razoavelmente em leitura expressiva (não tão bem em recitação). Tem continuado a progredir na escrita (Suf+). Fez quase todos os trabalhos de casa (falhou uns três, mas que, salvo erro, coincidiram com uma semana em que esteve doente); em aula tem estado sempre aplicada nas tarefas. Conselho: as redacções da M., que já se têm mostrado mais ambiciosas, devem continuar assim e, por outro lado, ser mais revistas, mais emendadas. Seria também bom que fizesse leituras de livros.
M. (21)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Desde que está ao lado de T., em uma ou outra aula, focou-se menos nas tarefas do que antes. Mas, em geral, mantém o bom trabalho que tem feito este ano. Esteve bastante bem numa tarefa de leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
A área mais fraca da M. tem sido a compreensão de textos (o melhor treino para desenvolver este domínio será a leitura de livros). Continuou a melhorar em gramática (teve agora 53%). Esteve especialmente bem nas actividades que implicavam oralidade (leitura expressiva; recitação). Também na escrita tem estado cada vez melhor (Suf+). Se continuar assim a progredir, decerto que terá nível «4» no 3.º período.
R. (23)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Falhou alguns (não muitos) trabalhos de casa. Não tenho razões de queixa do seu trabalho em aula. Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O aspecto menos positivo foi ter baixado na parte de gramática (teve agora 35%, contra 45% no 1.º período). Também na compreensão de textos ainda pode melhorar. Esteve bem nas tarefas que implicavam oralidade (leitura expressiva; recitação). Esteve assim-assim na escrita. Conselho: não desistir de progredir na gramática; na escrita, a Rita tem capacidades para ter melhores classificações.
R. (24)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Como, salvo erro, já no final do período passado, está mais rigoroso a trabalhar em aula. Ainda assim, continua a falhar alguns trabalhos de casa, o que deve corrigir.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática esteve ainda insuficiente (38%). Na comprensão de textos esteve razoavelmente. Também teve nível razoável nas actividaes com oralidade (leitura expressiva; recitação). Tem falhado sobretudo na escrita (também porque, não fazendo os trabalhos de casa, não a treina como devia). Portanto, só é preciso o R. passar a fazer os trabalhos de casa.
S. (25)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Embora, em geral, faça os trabalhos de casa, às vezes fá-los com pouco rigor. Gostaria que, ao escrever, vigiasse mais o acabamento dos textos (os revisse e melhorasse).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve nível aceitável em gramática (34%). Na compreensão de textos esteve em nível Suficiente menos. Na escrita terá evoluído positivamente, parecendo-me que já teve mais preocupações em rever o que escrevia. Além disso, fez sempre os trabalhos de casa que eram redacções (mas jukgo que nem sempre terá feito os trabalhos de casa do livro de actividades). Conselho: não deixar de procurar fazer melhores redacções (relendo sempre; tendo atenção às minhas emendas); não se desinteressar da gramática.
T. (26)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Neste período já falhou alguns trabalhos de casa. Em aula, nem sempre tem cumprido as tarefas com a prontidão que eu queria.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Área em que o T. falha mais é a compreensão de textos (a leitura). Em parte, esses maus resultados devem-se a não ter a suficiente paciência, o esforço, para verificar bem o que está no texto. Mesmo perante tarefas de outros domínios acontece situação semelhante: o T. é demasiado rápido a concluir os exercícios, o que a maioria das vezes significa que não procurou resolver a tarefa com a calma necessária. Teve classificação fraca em gramática (30%). Esteve razoavelmente em actividades com oralidade (leitura expressiva; recitação). Embora menos do que no 1.º período, ainda falhou alguns trabalhos de casa. Quando os fez, a sua escrita revelou-se criativa, mas a precisar de treino mais frequente (de mais demora, mais cuidado — repetindo-me: mais esforço). Conselho: fazer leituras recreativas (livro sobre João Garcia é boa ideia); fazer os trabalhos de casa; ser mais demorado a cumprir as tarefas.
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Já tem cumprido as tarefas da aula (embora, às vezes, ainda seja preciso eu ir incentivá-la). Também já tem feito os trabalhos de casa. Esteve bastante bem num trabalho de leitura em voz alta. Estou a ficar contente com o rendimento da A.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Com o nível que atribuí, «3», quis mostrar que estive atento a melhorias havidas (tarefas de escrita, em casa e na aula) e capacidade em actividades envolviam oral (leitura expressiva e, em parte, recitação). Mas queria que a A. melhorasse agora em duas áreas: gramática (em que teve 22%, a nota que já tivera no 1.º periodo) e compreensão de textos (esperando que desperdice cada vez menos tempo a resolver as fichas que eu entregue).
R. (2)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, creio que está agora mais cumpridora das tarefas. Mas continua a falhar alguns trabalhos de casa (também aconteceu ter sido demasiado ajudada em algumas redacções feitas em casa). Enfim, a atitude da R. já tem sido mais empenhada, mas ainda há que melhorar.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na segunda metade do período — o que coincidiu com troca de lugar —, a R. melhorou muito. Subiu em gramática (45% agora, depois de ter tido 18% no 1.º período), passou a fazer sempre os trabalhos de casa e foi muito mais eficiente a trabalhar em aula. Uma área em que ainda tem de melhoar é a da compreensão dos textos (talvez a leitura de livros de que goste seja o melhor treino). As suas redacções costumam ser interessantes e espero que continuem a melhorar (além das ideias, cuidar agora da releitura, da revisão do que tenha escrito)..
B. (5)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Bem, como sempre. (Por vezes, alguma conversa a mais com Gonçalo.) Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Relativamente ao período anterior, subiu na parte gramatical (teve agora 70%). Também a escrita foi desta vez mais constantemente de Bom/Bom+. Esteve também bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; [não pôde fazer recitação, porque estava no triatlo]). Ligeiramente menos bem esteve na compreensão de textos (Suf+/Bom). Ainda pus a hipótese de dar ao B. nível «5» já este período, o que não aconteceu mas acontecerá decerto no próximo.
C. (6)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Sempre cumpridora, quer em aula quer em casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Tem mantido (e até consolidado) o seu nível nas várias áreas do Português. Em gramática teve agora 57% (tivera 55% no 1.º período); esteve bastante razoavelmente (Suf+) nas tarefas de leitura expressiva e recitação. Também sem problemas na compreensão de textos. Na escrita, queria agora ver a C. a ter mais vezes redacções de Bom do que de Suf (e sei que este desafio está ao seu alcance).
C. (7)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Muito cumpridora (tanto na aula como em casa). Tem até, pouco a pouco, vindo a melhorar a sua escrita.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática ainda não atingiu nível positivo (32%; mas não deve desistir de progredir nesta área). Esteve Suficiente ou Suficiente + nas actividades que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Na escrita — como disse em cima —, já lhe tenho visto muitas redacções que, embora com alguns erros, mostram vários progressos. Na compreensão de textos também haverá já algumas melhorias. Um bom treino que pode a C. fazer é a leitura de livros (por gosto).
C. (8)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Por vezes, mais demorada a lançar-se às tarefas do que eu gostaria. (Creio que estar com Joana na mesma carteira possibilita que haja conversa demasiada.) Esteve muito bem em tarefa de leitura expressiva. Já tem falhado trabalhos de casa (embora costume fazê-los). Tem capacidades para fazer melhor.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Desde que a pus numa carteira sozinha, desperdiça menos tempo. Consegue sempre bons resultados nas tarefas que envolvem oralidade (leitura expressiva; recitação). Melhorou muito também nos conhecimentos sobre gramática (teve agora 71%; tivera 52% no primeiro período). Na compreensão de textos tem ainda de melhorar (uma solução será a de fazer leituras recreativas). Tenho gostado da maioria das suas redacções (mas quero que passe agora a ter sempre, pelo menos, «Bom»).
C. (9)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem falhado vários trabalhos de casa. (A sua escrita, que costumava ser boa, não se tem assim exercitado quase nada.) Espero bastante mais da C.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Corrigiu já o aspecto que lhe criticara na primeira metade do período (não fazer tpc). Baixou ligeiramente na gramática (49%). Também não esteve muito bem nas tarefas de compreensão de textos. Esteve bem numa tarefa de recitação. Nas redacções esteve irregular (ora textos mais fracos do que pode, ora outros já segundo as suas capacidades). Enfim, espero que neste terceiro período regresse ao nível que já teve, «4».
F. (10)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, não tenho razão de queixa do seu trabalho. Mas falhou alguns trabalhos de casa (o que, precisando de treinar a escrita, é muito prejudicial).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Nos últimos tempos já falhou menos os trabalhos de casa. A sua escrita tem estado entre o Suf- e o Insuficiente+, mas o Filipe já mostrou que consegue escrever textos interessantes (é também uma questão de se aplicar na releitura, na revisão). Apesar de ter baixado na gramática (36%), é importante que não desista nesta área. É também importante que continue a ler livros (ajudá-lo-ão a treinar a compreensão e, indirectamente, a escrita).
G. (11)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Alguma conversa a mais com o Bruno e chegadas um pouco depois da hora fazem que, algumas vezes, não tenha concluído as tarefas. De resto, muito bem, como sempre. Teve o melhor resultado de todos os oitavanistas na primeira eliminatória [e, entretanto, também na segunda] das Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Já não falhou trabalhos de casa, o que acontecera um pouco no 1.º período. E as suas redacções foram quase sempre de Muito Bom (ou Bom+), quase irrepreensíveis na sintaxe e sempre muito inteligentes. Manteve muito bom resultado em gramática (82%, contra os 87% que tivera no 1.º período; as zonas em que não respondeu com perfeição foram a classificação de orações e as funções sintácticas). Aspectos melhoráveis: (i) tarefas que impliquem oralidade (esteve apenas razoável em recitação e em leitura expressiva); (ii) compreensão de textos (que é boa, porém; solução: ler livros).
J. D. (12)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Houve fase em que ainda se distraía bastante com João M., na conversa, o que prejudicava as tarefas (que ficavam incompletas). Desde que está sozinha, tem bom empenho. Também os trabalhos de casa os tem feito sempre. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora com fraco resultado a gramática (39%), considero que tem feito algum esforço nesta área (haveria o perigo de se desinteressar, o que me parece não ter acontecido). E vale realmente a pena continuar a recuperar. Outra área em que também pode melhorar é a da compreensão de textos (o melhor treino será ler livros em casa). Nas redacções esteve quase sempre bem (espero aliás que comece agora a ter redacções de Bom+). Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva; mas o mesmo não se pode dizer acerca da recitação.
J. F. (13)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Como digo na parte sobre C., por vezes demora mais do que eu quereria a «entrar» nas tarefas. Falhou uns trabalhos de casa e esqueceu-se de me dar reformulações de textos que eu pedira.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Para manter o nível que teve agora terá de trabalhar mais a sério na aula (durante o 2.º período, muitas vezes a J. não se focou devidamente nas tarefas que havia para fazer). Em resultado de pouca atenção, teve classificação fraca na área da gramática (27%). Falhou também bastante na compreensão de textos (o que estará em parte relacionado com a mesma falta de concentração); no caso da compreensão de textos, sugiro como treino possível a leitura de livros (leitura recreativa). Em geral, tem feito as redacções que peço para casa. Estas costumam ter boas ideias mas também alguns erros (tem portanto de se habituar a rever com cuidado e, por exemplo, a ver bem o que eu for emendando).
J. B (14)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem falhado menos os trabalhos de casa (mas ainda tem falhado alguns!). Em uma ou outra redacção, tenho notado melhorias interessantes (mas esporádicas), que talvez queiram dizer que o grau de rigor que impõe à sua escrita nem sempre é o mesmo. Solução: ser mais cuidadoso, menos apressado.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Teve nota fraca a gramática (27%): não terá estado concentrado nos momentos em que expliquei esses conteúdos (nem terá aproveitado os trabalhos de casa relativos ao caderno de actividades). Fez as redacções que pedi para casa, mas algumas delas só as entregou no final do período (não treinou portanto a escrita na altura devida, nem beneficiou das correcções que pudesse ir lendo se tivesse feito os textos quando foram pedidos). Esteve razoável na compreensão de textos. E na escrita fez progressos. Por coincidência, faltou nos dois dias em que tivemos actividades de oral (leitura expressiva e recitação) e por isso não o avalio nessa área. Conselhos: continuar a procurar ler livros; na escrita, rever sempre.
J. M. (15)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado bastante mais (e, em aula, já não tem o estilo desprendido que tivera no primeiro período). Já tem falhado muito menos tpc. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás obteve boa classificação.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que em muitos aspectos o João trabalhou agora melhor, mas queria deixar claro que acho que ainda pode fazer bastante melhor. A escrita costuma ser inteligente, mas mostra certa falta de treino (que se deve a durante muito tempo ter falhado sistematicamente os trabalhos de casa; mesmo nesta parte final do período isso voltou a acontecer algumas vezes). Na gramática não teve ainda nota positiva (40%), mas já se viu que seguiu as aulas com mais atenção. Esteve razoável nas tarefas de compreensão de textos. Costuma revelar-se muito perspicaz, sempre que há assuntos em discussão oral (em domínios de cultura geral). Esteve bem numa tarefa de recitação (não esteve presente numa outra aula em que testei a leitura expressiva). Conselho: fazer sempre os tpc; e ser agora mais ambicioso nas redacções.
J. C. (16)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, tem sido sempre dos mais rápidos e eficientes a resolver as tarefas. Ainda tem falhado alguns trabalhos de casa. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve nota positiva em gramática (40%). No resto tem feito bom trabalho, sendo sempre dos mais perfeitos a cumprir as tarefas da aula. Os seus escritos são sempre criativos e feitos com gosto — mas falhou alguns que eram para ter sido feitos em casa. Esteve em nível razoável nas actividades que envolviam oralidade (recitação; leitura expressiva). Também em nível satisfatório na compreensão de textos. Conselho: não falhar os tpc; nestes, passar a ter mais redacções de Bom (o que acho corresponder bem às capacidades do João).
Z. (17)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Embora em aula talvez já esteja menos dispersivo do que antes (e, em algumas tarefas, até pareça relativamente pronto), ainda terá de ter atitude mais empenhada. Tem falhado muitos trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora tenha tido nota negativa em gramática (40%), não será esta a área em que mais tem de progredir (acho mesmo que tem alguma facilidade neste domínio; a que faltou apenas mais trabalho regular, em aula e em casa). A escrita, sim, tem sido muito prejudicada por o Z. ter falhado tantos tpc (que, muitas vezes, são redacções). Não esteve bem nas tarefas de compreensão de textos. Esteve razoável na leitura expressiva (como foi a uma prova de triatlo, não fez uma actividade de recitação). Conselho: não falhar trabalhos de casa (e aplicar-se nessas redacções).
L. (18)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Em aula, faz bem (ou relativamente bem) as tarefas. Mas continua a falhar alguns trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática manteve o nível insuficiente que tinha (40%). As redacções que fez foram em geral satisfatórias (e, se fizesse sempre os tpc — e, portanto, tivesse mais treino —, sem dúvida que faria mais vezes escritos bons). Esteve razoável na compreensão de textos (leitura), bem como nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Conselho: fazer sempre os trabalhos de casa (depois, aproveitando as boas ideias que tem, conseguir boas redacções, cuidando sempre de rever a pontuação).
M. (19)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Sempre bem. (Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.)
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua com muito boa nota em gramática (teve agora 80%; tivera no primeiro período 76%). Também na escrita continua muito bem: teve ora Muito Bom ora Bom+. Na compreensão de textos, teve resultado suficiente (ou já quase bom). Esteve bem nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Tem sido impecável quer nos trabalhos de casa quer nas tarefas em aula (neste segundo caso, a mudança de lugar na sala foi benéfica). Conselho: que continue assim.
M. (20)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado sempre (quer em aula, quer em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve nota positiva em gramática (39%). Eeteve satisfatoriamente na compreensão de textos. Também razoavelmente em leitura expressiva (não tão bem em recitação). Tem continuado a progredir na escrita (Suf+). Fez quase todos os trabalhos de casa (falhou uns três, mas que, salvo erro, coincidiram com uma semana em que esteve doente); em aula tem estado sempre aplicada nas tarefas. Conselho: as redacções da M., que já se têm mostrado mais ambiciosas, devem continuar assim e, por outro lado, ser mais revistas, mais emendadas. Seria também bom que fizesse leituras de livros.
M. (21)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Desde que está ao lado de T., em uma ou outra aula, focou-se menos nas tarefas do que antes. Mas, em geral, mantém o bom trabalho que tem feito este ano. Esteve bastante bem numa tarefa de leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
A área mais fraca da M. tem sido a compreensão de textos (o melhor treino para desenvolver este domínio será a leitura de livros). Continuou a melhorar em gramática (teve agora 53%). Esteve especialmente bem nas actividades que implicavam oralidade (leitura expressiva; recitação). Também na escrita tem estado cada vez melhor (Suf+). Se continuar assim a progredir, decerto que terá nível «4» no 3.º período.
R. (23)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Falhou alguns (não muitos) trabalhos de casa. Não tenho razões de queixa do seu trabalho em aula. Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O aspecto menos positivo foi ter baixado na parte de gramática (teve agora 35%, contra 45% no 1.º período). Também na compreensão de textos ainda pode melhorar. Esteve bem nas tarefas que implicavam oralidade (leitura expressiva; recitação). Esteve assim-assim na escrita. Conselho: não desistir de progredir na gramática; na escrita, a Rita tem capacidades para ter melhores classificações.
R. (24)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Como, salvo erro, já no final do período passado, está mais rigoroso a trabalhar em aula. Ainda assim, continua a falhar alguns trabalhos de casa, o que deve corrigir.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática esteve ainda insuficiente (38%). Na comprensão de textos esteve razoavelmente. Também teve nível razoável nas actividaes com oralidade (leitura expressiva; recitação). Tem falhado sobretudo na escrita (também porque, não fazendo os trabalhos de casa, não a treina como devia). Portanto, só é preciso o R. passar a fazer os trabalhos de casa.
S. (25)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Embora, em geral, faça os trabalhos de casa, às vezes fá-los com pouco rigor. Gostaria que, ao escrever, vigiasse mais o acabamento dos textos (os revisse e melhorasse).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve nível aceitável em gramática (34%). Na compreensão de textos esteve em nível Suficiente menos. Na escrita terá evoluído positivamente, parecendo-me que já teve mais preocupações em rever o que escrevia. Além disso, fez sempre os trabalhos de casa que eram redacções (mas jukgo que nem sempre terá feito os trabalhos de casa do livro de actividades). Conselho: não deixar de procurar fazer melhores redacções (relendo sempre; tendo atenção às minhas emendas); não se desinteressar da gramática.
T. (26)
Informação em meados de Fevereiro de 2006
Neste período já falhou alguns trabalhos de casa. Em aula, nem sempre tem cumprido as tarefas com a prontidão que eu queria.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Área em que o T. falha mais é a compreensão de textos (a leitura). Em parte, esses maus resultados devem-se a não ter a suficiente paciência, o esforço, para verificar bem o que está no texto. Mesmo perante tarefas de outros domínios acontece situação semelhante: o T. é demasiado rápido a concluir os exercícios, o que a maioria das vezes significa que não procurou resolver a tarefa com a calma necessária. Teve classificação fraca em gramática (30%). Esteve razoavelmente em actividades com oralidade (leitura expressiva; recitação). Embora menos do que no 1.º período, ainda falhou alguns trabalhos de casa. Quando os fez, a sua escrita revelou-se criativa, mas a precisar de treino mais frequente (de mais demora, mais cuidado — repetindo-me: mais esforço). Conselho: fazer leituras recreativas (livro sobre João Garcia é boa ideia); fazer os trabalhos de casa; ser mais demorado a cumprir as tarefas.
Informações sobre o 1.º período
As informações não pretendem ser descrições do aproveitamento exaustivas (além do mais, não me interessa que estas informações sejam uma espécie de relatório de resultados em vários pequenos testes, o que seria o contrário do que entendo deva ser a avaliação). Procura-se sobretudo dizer o que há a fazer para se melhorar.
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.
8.º 5.ª
A. (n.º 1)
Até Novembro
Problema maior: em geral, dada uma tarefa para fazer, a Ana fica sem reagir, decide não tentar resolver a tarefa sequer. É preciso que eu vá junto dela e lhe peça que comece a fazer (a ler, a preencher, etc.), para que, pelo menos, se disponha a trabalhar. Isto acontece com todos os tipos de tarefa: leitura, escrita, exposição oral. Muitas tarefas ficam, portanto, por completar; outras não me são entregues. E não há razão para esta inércia, porque a Ana teria capacidades suficientes nesta disciplina. Costuma fazer os trabalhos de casa (falhou uns dois ou três apenas). Era conveniente estar atenta à matéria de gramática. O ano passado teve resultados muitos fracos nesta área.
No fim do 1.º período
Em aula, manteve-se o que disse quanto a ficar parada perante as tarefas. Deixou agora de fazer a maioria dos trabalhos de casa. Nos dois testes sobre leitura mais formais teve classificação insuficiente. Também muito insuficiente foi o teste de gramática. Na leitura em voz alta esteve bastante razoável. Não quis fazer uma exposição oral que pedira que todos preparassem (creio que não a quis fazer por timidez, já que a teria preparado em casa).
O que há a fazer para melhorar?
A A. deve passar a fazer os trabalhos de casa, e sempre (aproveitando até o facto de não escrever nada mal). Em aula, em nenhum caso deve deixar de tentar resolver o que lhe é pedido. Tudo isto me parece fácil. Depois, também será útil ir recuperando a parte gramatical.
R. (n.º 2)
Até Novembro
Não tem estado este ano tão empenhada como durante o 2.º e o 3.º períodos do ano passado. Em aula não tem sido pronta e eficiente a resolver as fichas, como era o ano passado. Pelo menos até à remodelação dos lugares, estava algumas vezes aérea ou distraída. Tem falhado bastantes trabalhos de casa. Conviria esforçar-se também na parte gramatical, já que o ano passado esteve bastante mal neste capítulo.
No fim do 1.º período
Confirmou-se que não tem acompanhado a matéria de gramática (teve classificação bastante insuficiente nesta área). Continuou a falhar a maioria dos trabalhos de casa, e por isso pouco treinou a escrita. Na leitura em voz alta esteve suficiente. Considerei insuficiente uma sua exposição oral (creio que pouco a preparou). O caderno, a que fiz reparos antes, já estava agora mais bem organizado.
O que há a fazer para melhorar?
O mais importante é que nunca falhe os trabalhos de casa. Precisará também de estar especialmente atenta ao ensino da gramática.
B. (n.º 4)
Até Novembro
Acho-o este ano menos concentrado do que o ano passado, mas não posso dizer que não continue trabalhador. Tem feito sempre, ou quase sempre, os trabalhos de casa (muitas vezes, porém, fazendo alguma confusão no tema). O caderno pareceu-me muito desorganizado (tem de o melhorar muito).
No fim do 1.º período
Nos últimos tempos, falhou vários trabalhos de casa. Não esteve bem no trabalho sobre gramática. Nas leituras em voz alta esteve ora «suficiente menos» ora «insuficiente». Não quis fazer (ou não preparara) uma exposição oral argumentativa que a todos pedira.
O que há a fazer para melhorar?
Ter o caderno mais organizado. Voltar a fazer os trabalhos de casa. Treinar sozinho a leitura em voz alta.
B. (n.º 5)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Em aula, como de costume, foi sempre eficiente a trabalhar. Poucos trabalhos de casa falhou. As suas redacções foram de Bom (ou de Suf+). Na oralidade, esteve bem na leitura em voz alta e numa exposição argumentativa. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, falhou um pouco (decerto por precipitação). Na gramática teve Suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Continuar como tem estado. (Para tentar encontrar alguma coisa que ainda possa aperfeiçoar: começar a fazer leituras recreativas de autores mais elaborados — não exclusivamente do mercado juvenil —, para assim ganhar mais capacidade de «ler nas entrelinhas», de inferir o exacto sentido dos textos.)
C. (6)
Até Novembro
Muito concentrada sempre, resolve bem as tarefas em aula. Boa capacidade de leitura. Cumpridora sempre nos trabalhos de casa também. A área onde ainda pode progredir mais é na escrita (já a vi fazer o ano passado escritos mais interessantes do que alguns deste ano).
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.
8.º 5.ª
A. (n.º 1)
Até Novembro
Problema maior: em geral, dada uma tarefa para fazer, a Ana fica sem reagir, decide não tentar resolver a tarefa sequer. É preciso que eu vá junto dela e lhe peça que comece a fazer (a ler, a preencher, etc.), para que, pelo menos, se disponha a trabalhar. Isto acontece com todos os tipos de tarefa: leitura, escrita, exposição oral. Muitas tarefas ficam, portanto, por completar; outras não me são entregues. E não há razão para esta inércia, porque a Ana teria capacidades suficientes nesta disciplina. Costuma fazer os trabalhos de casa (falhou uns dois ou três apenas). Era conveniente estar atenta à matéria de gramática. O ano passado teve resultados muitos fracos nesta área.
No fim do 1.º período
Em aula, manteve-se o que disse quanto a ficar parada perante as tarefas. Deixou agora de fazer a maioria dos trabalhos de casa. Nos dois testes sobre leitura mais formais teve classificação insuficiente. Também muito insuficiente foi o teste de gramática. Na leitura em voz alta esteve bastante razoável. Não quis fazer uma exposição oral que pedira que todos preparassem (creio que não a quis fazer por timidez, já que a teria preparado em casa).
O que há a fazer para melhorar?
A A. deve passar a fazer os trabalhos de casa, e sempre (aproveitando até o facto de não escrever nada mal). Em aula, em nenhum caso deve deixar de tentar resolver o que lhe é pedido. Tudo isto me parece fácil. Depois, também será útil ir recuperando a parte gramatical.
R. (n.º 2)
Até Novembro
Não tem estado este ano tão empenhada como durante o 2.º e o 3.º períodos do ano passado. Em aula não tem sido pronta e eficiente a resolver as fichas, como era o ano passado. Pelo menos até à remodelação dos lugares, estava algumas vezes aérea ou distraída. Tem falhado bastantes trabalhos de casa. Conviria esforçar-se também na parte gramatical, já que o ano passado esteve bastante mal neste capítulo.
No fim do 1.º período
Confirmou-se que não tem acompanhado a matéria de gramática (teve classificação bastante insuficiente nesta área). Continuou a falhar a maioria dos trabalhos de casa, e por isso pouco treinou a escrita. Na leitura em voz alta esteve suficiente. Considerei insuficiente uma sua exposição oral (creio que pouco a preparou). O caderno, a que fiz reparos antes, já estava agora mais bem organizado.
O que há a fazer para melhorar?
O mais importante é que nunca falhe os trabalhos de casa. Precisará também de estar especialmente atenta ao ensino da gramática.
B. (n.º 4)
Até Novembro
Acho-o este ano menos concentrado do que o ano passado, mas não posso dizer que não continue trabalhador. Tem feito sempre, ou quase sempre, os trabalhos de casa (muitas vezes, porém, fazendo alguma confusão no tema). O caderno pareceu-me muito desorganizado (tem de o melhorar muito).
No fim do 1.º período
Nos últimos tempos, falhou vários trabalhos de casa. Não esteve bem no trabalho sobre gramática. Nas leituras em voz alta esteve ora «suficiente menos» ora «insuficiente». Não quis fazer (ou não preparara) uma exposição oral argumentativa que a todos pedira.
O que há a fazer para melhorar?
Ter o caderno mais organizado. Voltar a fazer os trabalhos de casa. Treinar sozinho a leitura em voz alta.
B. (n.º 5)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Em aula, como de costume, foi sempre eficiente a trabalhar. Poucos trabalhos de casa falhou. As suas redacções foram de Bom (ou de Suf+). Na oralidade, esteve bem na leitura em voz alta e numa exposição argumentativa. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, falhou um pouco (decerto por precipitação). Na gramática teve Suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Continuar como tem estado. (Para tentar encontrar alguma coisa que ainda possa aperfeiçoar: começar a fazer leituras recreativas de autores mais elaborados — não exclusivamente do mercado juvenil —, para assim ganhar mais capacidade de «ler nas entrelinhas», de inferir o exacto sentido dos textos.)
C. (6)
Até Novembro
Muito concentrada sempre, resolve bem as tarefas em aula. Boa capacidade de leitura. Cumpridora sempre nos trabalhos de casa também. A área onde ainda pode progredir mais é na escrita (já a vi fazer o ano passado escritos mais interessantes do que alguns deste ano).
No fim do 1.º período
Continuou a trabalhar muito bem em aula, a resolver bem as tarefas de leitura. Também fez todos os trabalhos de casa. As suas redacções são, em média, de Suf/Suf +. Teve resultado razoável no trabalho que avaliava a gramática (55%). Na leitura em voz alta esteve Suf+. Um pouco menos, numa exposição oral preparada em casa.
O que há a fazer para melhorar?
Como disse em Novembro, onde deve investir agora é na qualidade dos textos que escreve (simplificando: começar a fazer redacções de Suf+/Bom e, depois, de Bom).
C. (7)
Até Novembro
Tem vindo sempre a progredir, apesar de ter dificuldades na escrita, o que se deve decerto a ser capaz de se focar exactamente no trabalho. Recentemente, falhou uns dois trabalhos de casa, o que não é costume seu. Veremos como se porta na parte de gramática (no ano passado, esteve bastante fraca nesta área).
No fim do 1.º período
Em aula, continuou a trabalhar geralmente bem. Num último trabalho mais formal de compreensão de textos, teve bom resultado (num primeiro, nem tanto). Poucos trabalhos de casa falhou, e as suas redacções são, em média, de Suficiente menos/Suficiente. Confirma-se que na gramática teve resultado fraco. Na leitura em voz alta, esteve Suficiente (o que demonstra progressos numa área que não era a sua especialidade). Já não esteve tão bem numa exposição oral.
O que há a fazer para melhorar?
Para melhorar redacção, continuar a fazer sempre os trabalhos de casa. Não «baixar os braços» na parte gramatical (onde acredito que ainda suba bastante).
C. (8)
Até Novembro
Em aula — pelo menos até há pouco — tem estado este ano pouco focada nas tarefas. Perdia muito tempo a começá-las e, mesmo depois, ia conversando demasiado. Tem estado mal na leitura (precisamente por não se dedicar a tempo inteiro às tarefas). Esteve relativamente bem numa exposição oral. Na escrita tem oscilado entre textos bastante criativos e outros claramente apressados. Poucos trabalhos de casa falhou.
No fim do 1.º período
Melhorou bastante nesta segunda metade do primeiro período. As redacções passaram a ser, em geral, de Suf+/Bom (e quase não falhou trabalhos de casa). Em aula, já não houve as demoras (e desconcentrações, por conversa) de que me queixei. Já esteve razoável num teste mais formal de compreensão de textos (no anterior, tivera rsultados fracos). Melhorou até a leitura em voz alta (teve agora Suf + contra um anterior Suf-). Esteve bem numa exposição oral argumentativa. Na gramática, Suficiente menos. (No nível que atribuí, tive de reflectir também a primeira parte do período.)
O que há a fazer para melhorar?
Não deixar de melhorar na parte gramatical. De resto, fazer como fez neste mês final do primeiro período.
C. (9)
Até Novembro
Continua a progredir na escrita, fazendo regularmente textos que considero criativos. Enquanto ao lado de Mariana, não era tão rápida a resolver as tarefas como devia: às vezes, mostrava-se demasiado desfocada do trabalho, por isso lenta. Falhou alguns trabalhos de casa, mas poucos. Deve ter muito cuidado com a gramática, área em que o ano passado esteve bastante mal.
No fim do 1.º período
Subiu bastante na gramática relativamente ao ano passado (teve agora 55%). Tem feito quase sempre os trabalhos de casa (e as suas redacções são, em média, de Suf+/Bom). O trabalho em aula — na área da leitura, portanto — ter-se-á normalizado a partir do momento em que mudou de lugar. Esteve bem nas leituras em voz alta e Suficiente + numa exposição oral.
O que há a fazer para melhorar?
Um objectivo prático pode ser o de passar a ter sempre redacções de, pelo menos, Bom (o que conseguirá se revir sempre com mais cuidado o que já escreveu). Manter os progressos em gramática.
F. (10)
Até Novembro
Em aula, o Filipe consegue trabalhar com razoável prontidão. Porém, tem falhado vários trabalhos de casa. São estes, em geral, redacções, precisamente o que mais precisa de treinar... Caderno também deve ser reorganizado (em vez de pôr folhas dentro de micas, deixar as folhas mais consultáveis, furadas apenas).
No fim do 1.º período
Caderno já está melhor. Resultados em gramática, embora insuficientes, mostram que não há razão para desistir neste domínio, já que não são demasiado baixos. Num teste mais formal da compreensão dos textos, esteve bem. Continuou a falhar muitas das redacções (os trabalhos de casa). A classificação média das redacções (as feitas...) é de Insuf+/Suf-, o que mostra como precisa mesmo de fazer os trabalhos de casa (para treinar a escrita). Teve Suf- na leitura em voz alta; e Suf numa exposição oral.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa sempre (e mais longos, se puder ser). Treinar a leitura em voz alta.
G. (11)
Até Novembro
Em aula, perante algumas tarefas, acho-o às vezes menos rápido do que habitualmente. Alguns textos, por exemplo, ficaram demasiado pequenos (ainda que bem escritos). Faz sempre os trabalhos de casa e fá-los muito bem.
No fim do 1.º período
Falhou agora umas três redacções marcadas como trabalho de casa. Em média, as suas redacções são de Bom + (ora Bom, ora Bom +, ora Muito Bom). Nas duas tarefas de leitura em voz alta, esteve Suficiente +. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve Bom. Na gramática, teve muito bom resultado (87%). Nos dois trabalhos mais formais sobre compreensão de textos, não esteve tão bem como esperava.
O que há a fazer para melhorar?
As áreas em que não é tão excelente como no resto são a leitura em voz alta — que pode treinar sozinho — e a leitura propriamente dita (aqui a sugestão é de que passe a ler livros progressivamente mais elaborados, «de literatura»).
J. (12)
Até Novembro
Tem estado bem, quer a resolver as tarefas em aula, quer nos trabalhos feitos em casa. Escreve sempre de modo interessante. Também tenho reparado que tem procurado recuperar aspectos de gramática (área em que o ano passado terminou bastante mal).
No fim do 1.º período
Nesta segunda metade do período continuou a fazer quase todos os trabalhos de casa. Nas redacções, em média, terá tido Bom menos. Nas tarefas de comprensão de textos feitas em aula, também me pareceu bem. Na leitura em voz alta esteve entre Suf+ e Bom-. Numa exposição oral esteve razoavelmente. Teve classificação insuficiente no trabalho dedicado à gramática, mas talvez já tenha mostrado progressos relativamente ao ano anterior.
O que há a fazer para melhorar?
Continuar a tentar melhorar na parte gramatical. Continuar a fazer as redacções com o gosto que mostra.
J. (13)
Até Novembro
Pelo menos até há pouco achei-a muito demorada nas tarefas em aula, por se distrair em conversas (o que tinha que ver com a proximidade de C., R.). Os trabalhos de casa tem-nos feito (e, em geral, com visível gosto). Não esteve bem nas actividades que implicavam oralidade. Terá de ter cuidado na parte gramatical.
No fim do 1.º período
Poucos trabalhos de casa falhou. A sua classificação nas redacções será, em média, de Suficiente. Nas tarefas de leitura terá agora estado mais concentrada; nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Nas leituras em voz alta, esteve, em média, suficiente. Numa exposição oral argumentativa esteve fraca. Também teve Insuficiente (43%) no trabalho que avaliava a gramática.
O que há a fazer para melhorar?
Procurar aliar ao gosto que parece ter nas redacções gosto também pelos aspectos de revisão do texto, de modo a evitar erros.
J. (14)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Várias vezes tenho achado o J. insuficientemente concentrado nas tarefas da aula. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos teve nota razoável. Creio que o problema estará mais na escrita do que na leitura. Até por isso, é pena que tenha falhado tantos trabalhos de casa (em geral, de treino da escrita). As redacções que fez são, em média, de Suf menos. As duas tarefas de leitura em voz alta foram de Suf e de Suf+. Numa exposição oral esteve um pouco pior (Suf-). Na gramática, também teve fraco resultado (34%).
O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre os trabalhos de casa (e rever bem). Também não se desinteressar da parte gramatical. Dado o tipo de erros ortográficos que faz, é útil que leia o mais possível (tentar por isso ir fazendo leituras de livros de que goste).
J. (15)
Até Novembro
Continuo a achar o J. um aluno inteligente. No entanto, este ano — como já no 3.º período do ano passado — nada tem feito (nem em aula nem em casa). Apenas esteve razoavelmente nas actividades que envolveram oral (leitura em voz alta e exposição argumentativa) ou que não implicavam grande trabalho. Não me pareceu que tivesse caderno (ou pelo menos não o terá organizado).
No fim do 1.º período
Caderno já está mais organizado. Fez também alguns trabalhos de casa atrasados, ainda que tenha continuado a falhar outros entretanto pedidos. Nas redacções que fez teve, em média, Suficiente. Na gramática, teve nota negativa (38%). Pareceu já mais concentrado nas aulas, aqui ali.
O que há a fazer para melhorar?
Nunca falhar tpc (e escrever mais longamente; no que escreve tem também de ter cuidado especial com a pontuação). Na gramática, confio que suba sem grandes problemas (era útil fotocopiar caderno de actividades — levar-lhe-ei o meu exemplar).
J. (16)
Até Novembro
Desde há poucas semanas (ainda antes do Conselho de turma) mudou bastante para melhor, no que se refere ao empenho em tarefas. Quando há esse empenho, tudo corre bem (porque o J. é realmente dos alunos mais inteligentes). Falhou alguns trabalhos de casa. Quando os faz, fá-los em geral com qualidade (mas tem de rever mais o que escreve). Terá de estudar agora a parte gramatical (o ano passado teve resultados fracos).
No fim do 1.º período
É verdade que nas tarefas em aula — de compreensão de textos, em geral — continuou concentrado (como já estivera em Novembro). Nos dois trabalhos mais formais que testavam a compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Porém, nesta segunda metade do período deixou de fazer a maioria dos trabalhos de casa. A escrita, portanto, acabou por ser pouco treinada. Nas raras redacções que fez, teve, em média, Suf +/Suf. Na leitura em voz alta, teve Suficiente. Numa exposição oral argumentativa, teve Suficiente -. Na gramática, ainda não esteve aceitavelmente (41%).
O que há a fazer para melhorar?
O mais importante é que faça os trabalhos de casa.
Z. (17)
Até Novembro
É inteligente, a espaços envolve-se bem nas tarefas — e nessas alturas mostra eficiência —, mas há também vários momentos em aula em que fica distraído. Falhou muitos trabalhos de casa (o que, para mim, é neste momento o aspecto mais grave). Caderno deve ser reorganizado.
No fim do 1.º período
Nunca fez os trabalhos de casa. Portanto, pouco escreveu. Em aula, o que disse relativamente a Novembro manteve-se mais ou menos actual. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Na leitura em voz alta, teve Suf-. Numa exposição oral, Suficiente. Na gramática, Insuficiente (41%).
O que há a fazer para melhorar?
Fazer trabalhos de casa. Organizar caderno (manter folhas visíveis, em vez de todas juntas dentro de micas).
L. (18)
Até Novembro
Em aula, consegue focar-se nas tarefas. Costumo gostar do que escreve, mas falhou demasiados trabalhos de casa. Caderno deve ser reorganizado.
No fim do 1.º período
Caderno já está bem. Falhou várias redacções (trabalhos de casa), o que é o ponto mais negativo do seu trabalho. Nas redacções que fez, o resultado médio será de Suf+/Suf. Nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, não teve resultados muito bons. Na leitura em voz alta, teve entre Suf- e Insuficiente. Numa exposição oral argumentativa, teve Suf -. Na gramática, o resultado foi fraco (41%).
O que há a fazer para melhorar?
Passar a fazer sempre os trabalhos de casa. Treinar, mesmo sozinho, leitura em voz alta.
M. (19)
Até Novembro
Enquanto ao lado de C., não era tão rápida a resolver as tarefas como devia: às vezes, mostrava-se demasiado desfocada do trabalho, por isso lenta. Já nos trabalhos de casa mantém-se cumpridora (fez todos os tpc). A sua escrita é geralmente boa ou muito boa. Também esteve bem numa exposição oral.
No fim do 1.º período
Continuou a fazer sempre os trabalhos de casa e as suas redacções mantiveram o nível de Bom/Bom+. Num trabalho mais formal de compreensão de texto, teve resultados mais fracos do que eu esperava. Na leitura em voz alta, esteve bem. Na gramática, também, embora talvez com piores resultados do que habitualmente (76%).
O que há a fazer para melhorar?
Certa precipitação na compreensão dos textos pode resolver-se com hábitos de leitura. Não apenas as leituras juvenis — que são de fazer, claro — mas também, a pouco e pouco, as de escritores «propriamente ditos», para assim ganhar mais capacidade de «ler nas entrelinhas», de inferir o exacto sentido dos textos, de ir enfrentando vocabulário e estilo mais elaborados.
M. (20)
Até Novembro
Em geral, tem estado este ano muito mais eficiente a resolver as tarefas (raramente se mostrando desconcentrada). Também tem feito sempre os trabalhos de casa. E a sua escrita está mais agradável.
No fim do 1.º período
Em aula, continuou a trabalhar bem. Também fez quase todos os trabalhos de casa. A média das suas redacções será de Suf+. Na leitura em voz alta, esteve entre o Bom e o Suf+. Não fez uma exposição oral argumentativa que a todos pedi preparassem. Em gramática ainda não teve resultado satisfatório.
O que há a fazer para melhorar?
Aperfeiçoar os seus textos escritos (ser mais ambiciosa no tratamento inicial da redacção, ser depois também cuidadosa na revisão). Não descurar a gramática.
M. (21)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Como disse em Novembro, este ano tem estado quase sempre concentrada nas tarefas em aula, que tem resolvido com muita responsabilidade. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve resultados bastante razoáveis. Também quase não tem falhado trabalhos de casa. As redacções são, em média, de Suficiente. A leitura em voz alta foi Suficiente +. Numa exposição oral teve Suf/Suf +. Na gramática, teve praticamente Suficiente (49%).
O que há a fazer para melhorar?
Se continuar com o mesmo empenho, acabará por ir progredindo em todas as áreas. Não deixar nunca de rever o que escreveu.
N. (22)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Em geral, em aula trabalha bem, é muito responsável. Nos trabalhos mais formais sobre compreensão de textos, teve um primeiro resultado fraco e, depois, outro resultado já satisfatório. Costuma fazer sempre os trabalhos de casa, mas este período ainda falhou alguns. Nas redacções, a média é entre Suf- e Suf. Na leitura em voz alta esteve ora Suficiente menos ora Insuficiente. A sua exposição oral foi de Suficiente menos. Na gramática teve 41%.
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa. Treinar leitura em voz alta sozinho. Não deixar de me pôr todas as dúvidas que tenha na área da gramática.
R. (23)
Até Novembro
Acho-a este ano mais concentrada nas tarefas (pelo menos enquanto não teve ao lado ninguém com quem conversasse). Tudo indica possa a partir de agora ir cada vez mais melhorando a sua escrita, fazendo redacções mais interessantes. Falhou alguns trabalhos de casa.
No fim do 1.º período
Falhou agora ainda mais alguns trabalhos de casa. As redacções que fez foram, em média, de Suf + (o que significa evolução para escritos mais cuidadosos ou feitos com mais gosto; mas — repetindo-me — falhou várias). Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, esteve em nível razoável. Fez leituras em voz alta quase boas. Também de nível Suf + foi a sua exposição oral. Na gramática, teve Insuficiente (mas não demasiado fraco: 47%).
O que há a fazer para melhorar?
Continuar a melhoria que lhe tenho notado nas redacções (e fazê-las sempre!). (O nível que atribuí à R. neste primeiro período é talvez severo; como em aula expliquei, não seria também descabido o nível imedatamente superior.)
R. (24)
Até Novembro
Como já disse, o R. não tem particulares dificuldades em Português. No entanto, uma atitude um tanto ligeira leva-o a perder tempo, a desconcentrar-se e disso se ressentem as tarefas que tenta resolver. Tem falhado muitos trabalhos de casa. Caderno também terá de ser reorganizado.
No fim do 1.º período
Na segunda metade do período vi-o mais responsável e empenhado. O próprio caderno já está melhorado. Onde ainda continuou a falhar foi nos trabalhos de casa, que, em geral, não fez. As suas redacções costumam ser de Suf- (mas faltam muitas!). Também ainda precisa de melhorar na leitura em voz alta (a última foi bastante insuficiente). Também fraca uma exposição oral. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos teve notas fracas. Na gramática, 40%.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer trabalhos de casa. Treinar leitura em voz alta sozinho. Em aula, manter a atitude que tem tido ultimamente.
S. (25)
Até Novembro
Estou bastante contente com o trabalho da S. este ano. Não se tem dispersado muito, vejo-a sempre focada na tarefa distribuída. Também quase não tem falhado trabalhos de casa.
No fim do 1.º período
A média nas redacções é de Suficiente menos. Na leitura em voz alta, esteve em nível Suficiente/Suficiente menos. Numa exposição oal, Suf -. Na gramática, Insuficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Rever mais as redacções, fazê-las sempre com cuidado e gosto, demoradamente. Estudar gramática (pôr-me dúvidas que tenha, etc.).
T. (26)
Até Novembro
Relativamente ao final do ano passado, estará agora menos regular. Embora mesmo este ano já o tenha visto resolver com prontidão tarefas, tem oscilado bastante (dependendo sobretudo do colega de carteira). Falhou alguns trabalhos de casa. Convém estar atento agora aos conteúdos de gramática (falhou muito nessa área o ano passado).
No fim do 1.º período
Falhou vários trabalhos de casa. Nas redacções que ainda fez, a nota média será de Suf-/Suf. Esteve fraco em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos. A leitura em voz alta foi Suficiente menos. A mesma classificação teve a sua exposição oral. Por ter faltado, não fez o trabalho em que se avaliava a gramática, mas não me pareceu que tivesse acompanhado satisfatoriamente esta parte da matéria.
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa. Resolver as tarefas em aula (nunca ficando parado ou a conversar com M.). Fazer esforço para recuperar gramática (começando por estar atento quando eu a estiver a explicar).
Continuou a trabalhar muito bem em aula, a resolver bem as tarefas de leitura. Também fez todos os trabalhos de casa. As suas redacções são, em média, de Suf/Suf +. Teve resultado razoável no trabalho que avaliava a gramática (55%). Na leitura em voz alta esteve Suf+. Um pouco menos, numa exposição oral preparada em casa.
O que há a fazer para melhorar?
Como disse em Novembro, onde deve investir agora é na qualidade dos textos que escreve (simplificando: começar a fazer redacções de Suf+/Bom e, depois, de Bom).
C. (7)
Até Novembro
Tem vindo sempre a progredir, apesar de ter dificuldades na escrita, o que se deve decerto a ser capaz de se focar exactamente no trabalho. Recentemente, falhou uns dois trabalhos de casa, o que não é costume seu. Veremos como se porta na parte de gramática (no ano passado, esteve bastante fraca nesta área).
No fim do 1.º período
Em aula, continuou a trabalhar geralmente bem. Num último trabalho mais formal de compreensão de textos, teve bom resultado (num primeiro, nem tanto). Poucos trabalhos de casa falhou, e as suas redacções são, em média, de Suficiente menos/Suficiente. Confirma-se que na gramática teve resultado fraco. Na leitura em voz alta, esteve Suficiente (o que demonstra progressos numa área que não era a sua especialidade). Já não esteve tão bem numa exposição oral.
O que há a fazer para melhorar?
Para melhorar redacção, continuar a fazer sempre os trabalhos de casa. Não «baixar os braços» na parte gramatical (onde acredito que ainda suba bastante).
C. (8)
Até Novembro
Em aula — pelo menos até há pouco — tem estado este ano pouco focada nas tarefas. Perdia muito tempo a começá-las e, mesmo depois, ia conversando demasiado. Tem estado mal na leitura (precisamente por não se dedicar a tempo inteiro às tarefas). Esteve relativamente bem numa exposição oral. Na escrita tem oscilado entre textos bastante criativos e outros claramente apressados. Poucos trabalhos de casa falhou.
No fim do 1.º período
Melhorou bastante nesta segunda metade do primeiro período. As redacções passaram a ser, em geral, de Suf+/Bom (e quase não falhou trabalhos de casa). Em aula, já não houve as demoras (e desconcentrações, por conversa) de que me queixei. Já esteve razoável num teste mais formal de compreensão de textos (no anterior, tivera rsultados fracos). Melhorou até a leitura em voz alta (teve agora Suf + contra um anterior Suf-). Esteve bem numa exposição oral argumentativa. Na gramática, Suficiente menos. (No nível que atribuí, tive de reflectir também a primeira parte do período.)
O que há a fazer para melhorar?
Não deixar de melhorar na parte gramatical. De resto, fazer como fez neste mês final do primeiro período.
C. (9)
Até Novembro
Continua a progredir na escrita, fazendo regularmente textos que considero criativos. Enquanto ao lado de Mariana, não era tão rápida a resolver as tarefas como devia: às vezes, mostrava-se demasiado desfocada do trabalho, por isso lenta. Falhou alguns trabalhos de casa, mas poucos. Deve ter muito cuidado com a gramática, área em que o ano passado esteve bastante mal.
No fim do 1.º período
Subiu bastante na gramática relativamente ao ano passado (teve agora 55%). Tem feito quase sempre os trabalhos de casa (e as suas redacções são, em média, de Suf+/Bom). O trabalho em aula — na área da leitura, portanto — ter-se-á normalizado a partir do momento em que mudou de lugar. Esteve bem nas leituras em voz alta e Suficiente + numa exposição oral.
O que há a fazer para melhorar?
Um objectivo prático pode ser o de passar a ter sempre redacções de, pelo menos, Bom (o que conseguirá se revir sempre com mais cuidado o que já escreveu). Manter os progressos em gramática.
F. (10)
Até Novembro
Em aula, o Filipe consegue trabalhar com razoável prontidão. Porém, tem falhado vários trabalhos de casa. São estes, em geral, redacções, precisamente o que mais precisa de treinar... Caderno também deve ser reorganizado (em vez de pôr folhas dentro de micas, deixar as folhas mais consultáveis, furadas apenas).
No fim do 1.º período
Caderno já está melhor. Resultados em gramática, embora insuficientes, mostram que não há razão para desistir neste domínio, já que não são demasiado baixos. Num teste mais formal da compreensão dos textos, esteve bem. Continuou a falhar muitas das redacções (os trabalhos de casa). A classificação média das redacções (as feitas...) é de Insuf+/Suf-, o que mostra como precisa mesmo de fazer os trabalhos de casa (para treinar a escrita). Teve Suf- na leitura em voz alta; e Suf numa exposição oral.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa sempre (e mais longos, se puder ser). Treinar a leitura em voz alta.
G. (11)
Até Novembro
Em aula, perante algumas tarefas, acho-o às vezes menos rápido do que habitualmente. Alguns textos, por exemplo, ficaram demasiado pequenos (ainda que bem escritos). Faz sempre os trabalhos de casa e fá-los muito bem.
No fim do 1.º período
Falhou agora umas três redacções marcadas como trabalho de casa. Em média, as suas redacções são de Bom + (ora Bom, ora Bom +, ora Muito Bom). Nas duas tarefas de leitura em voz alta, esteve Suficiente +. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve Bom. Na gramática, teve muito bom resultado (87%). Nos dois trabalhos mais formais sobre compreensão de textos, não esteve tão bem como esperava.
O que há a fazer para melhorar?
As áreas em que não é tão excelente como no resto são a leitura em voz alta — que pode treinar sozinho — e a leitura propriamente dita (aqui a sugestão é de que passe a ler livros progressivamente mais elaborados, «de literatura»).
J. (12)
Até Novembro
Tem estado bem, quer a resolver as tarefas em aula, quer nos trabalhos feitos em casa. Escreve sempre de modo interessante. Também tenho reparado que tem procurado recuperar aspectos de gramática (área em que o ano passado terminou bastante mal).
No fim do 1.º período
Nesta segunda metade do período continuou a fazer quase todos os trabalhos de casa. Nas redacções, em média, terá tido Bom menos. Nas tarefas de comprensão de textos feitas em aula, também me pareceu bem. Na leitura em voz alta esteve entre Suf+ e Bom-. Numa exposição oral esteve razoavelmente. Teve classificação insuficiente no trabalho dedicado à gramática, mas talvez já tenha mostrado progressos relativamente ao ano anterior.
O que há a fazer para melhorar?
Continuar a tentar melhorar na parte gramatical. Continuar a fazer as redacções com o gosto que mostra.
J. (13)
Até Novembro
Pelo menos até há pouco achei-a muito demorada nas tarefas em aula, por se distrair em conversas (o que tinha que ver com a proximidade de C., R.). Os trabalhos de casa tem-nos feito (e, em geral, com visível gosto). Não esteve bem nas actividades que implicavam oralidade. Terá de ter cuidado na parte gramatical.
No fim do 1.º período
Poucos trabalhos de casa falhou. A sua classificação nas redacções será, em média, de Suficiente. Nas tarefas de leitura terá agora estado mais concentrada; nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Nas leituras em voz alta, esteve, em média, suficiente. Numa exposição oral argumentativa esteve fraca. Também teve Insuficiente (43%) no trabalho que avaliava a gramática.
O que há a fazer para melhorar?
Procurar aliar ao gosto que parece ter nas redacções gosto também pelos aspectos de revisão do texto, de modo a evitar erros.
J. (14)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Várias vezes tenho achado o J. insuficientemente concentrado nas tarefas da aula. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos teve nota razoável. Creio que o problema estará mais na escrita do que na leitura. Até por isso, é pena que tenha falhado tantos trabalhos de casa (em geral, de treino da escrita). As redacções que fez são, em média, de Suf menos. As duas tarefas de leitura em voz alta foram de Suf e de Suf+. Numa exposição oral esteve um pouco pior (Suf-). Na gramática, também teve fraco resultado (34%).
O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre os trabalhos de casa (e rever bem). Também não se desinteressar da parte gramatical. Dado o tipo de erros ortográficos que faz, é útil que leia o mais possível (tentar por isso ir fazendo leituras de livros de que goste).
J. (15)
Até Novembro
Continuo a achar o J. um aluno inteligente. No entanto, este ano — como já no 3.º período do ano passado — nada tem feito (nem em aula nem em casa). Apenas esteve razoavelmente nas actividades que envolveram oral (leitura em voz alta e exposição argumentativa) ou que não implicavam grande trabalho. Não me pareceu que tivesse caderno (ou pelo menos não o terá organizado).
No fim do 1.º período
Caderno já está mais organizado. Fez também alguns trabalhos de casa atrasados, ainda que tenha continuado a falhar outros entretanto pedidos. Nas redacções que fez teve, em média, Suficiente. Na gramática, teve nota negativa (38%). Pareceu já mais concentrado nas aulas, aqui ali.
O que há a fazer para melhorar?
Nunca falhar tpc (e escrever mais longamente; no que escreve tem também de ter cuidado especial com a pontuação). Na gramática, confio que suba sem grandes problemas (era útil fotocopiar caderno de actividades — levar-lhe-ei o meu exemplar).
J. (16)
Até Novembro
Desde há poucas semanas (ainda antes do Conselho de turma) mudou bastante para melhor, no que se refere ao empenho em tarefas. Quando há esse empenho, tudo corre bem (porque o J. é realmente dos alunos mais inteligentes). Falhou alguns trabalhos de casa. Quando os faz, fá-los em geral com qualidade (mas tem de rever mais o que escreve). Terá de estudar agora a parte gramatical (o ano passado teve resultados fracos).
No fim do 1.º período
É verdade que nas tarefas em aula — de compreensão de textos, em geral — continuou concentrado (como já estivera em Novembro). Nos dois trabalhos mais formais que testavam a compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Porém, nesta segunda metade do período deixou de fazer a maioria dos trabalhos de casa. A escrita, portanto, acabou por ser pouco treinada. Nas raras redacções que fez, teve, em média, Suf +/Suf. Na leitura em voz alta, teve Suficiente. Numa exposição oral argumentativa, teve Suficiente -. Na gramática, ainda não esteve aceitavelmente (41%).
O que há a fazer para melhorar?
O mais importante é que faça os trabalhos de casa.
Z. (17)
Até Novembro
É inteligente, a espaços envolve-se bem nas tarefas — e nessas alturas mostra eficiência —, mas há também vários momentos em aula em que fica distraído. Falhou muitos trabalhos de casa (o que, para mim, é neste momento o aspecto mais grave). Caderno deve ser reorganizado.
No fim do 1.º período
Nunca fez os trabalhos de casa. Portanto, pouco escreveu. Em aula, o que disse relativamente a Novembro manteve-se mais ou menos actual. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Na leitura em voz alta, teve Suf-. Numa exposição oral, Suficiente. Na gramática, Insuficiente (41%).
O que há a fazer para melhorar?
Fazer trabalhos de casa. Organizar caderno (manter folhas visíveis, em vez de todas juntas dentro de micas).
L. (18)
Até Novembro
Em aula, consegue focar-se nas tarefas. Costumo gostar do que escreve, mas falhou demasiados trabalhos de casa. Caderno deve ser reorganizado.
No fim do 1.º período
Caderno já está bem. Falhou várias redacções (trabalhos de casa), o que é o ponto mais negativo do seu trabalho. Nas redacções que fez, o resultado médio será de Suf+/Suf. Nos dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, não teve resultados muito bons. Na leitura em voz alta, teve entre Suf- e Insuficiente. Numa exposição oral argumentativa, teve Suf -. Na gramática, o resultado foi fraco (41%).
O que há a fazer para melhorar?
Passar a fazer sempre os trabalhos de casa. Treinar, mesmo sozinho, leitura em voz alta.
M. (19)
Até Novembro
Enquanto ao lado de C., não era tão rápida a resolver as tarefas como devia: às vezes, mostrava-se demasiado desfocada do trabalho, por isso lenta. Já nos trabalhos de casa mantém-se cumpridora (fez todos os tpc). A sua escrita é geralmente boa ou muito boa. Também esteve bem numa exposição oral.
No fim do 1.º período
Continuou a fazer sempre os trabalhos de casa e as suas redacções mantiveram o nível de Bom/Bom+. Num trabalho mais formal de compreensão de texto, teve resultados mais fracos do que eu esperava. Na leitura em voz alta, esteve bem. Na gramática, também, embora talvez com piores resultados do que habitualmente (76%).
O que há a fazer para melhorar?
Certa precipitação na compreensão dos textos pode resolver-se com hábitos de leitura. Não apenas as leituras juvenis — que são de fazer, claro — mas também, a pouco e pouco, as de escritores «propriamente ditos», para assim ganhar mais capacidade de «ler nas entrelinhas», de inferir o exacto sentido dos textos, de ir enfrentando vocabulário e estilo mais elaborados.
M. (20)
Até Novembro
Em geral, tem estado este ano muito mais eficiente a resolver as tarefas (raramente se mostrando desconcentrada). Também tem feito sempre os trabalhos de casa. E a sua escrita está mais agradável.
No fim do 1.º período
Em aula, continuou a trabalhar bem. Também fez quase todos os trabalhos de casa. A média das suas redacções será de Suf+. Na leitura em voz alta, esteve entre o Bom e o Suf+. Não fez uma exposição oral argumentativa que a todos pedi preparassem. Em gramática ainda não teve resultado satisfatório.
O que há a fazer para melhorar?
Aperfeiçoar os seus textos escritos (ser mais ambiciosa no tratamento inicial da redacção, ser depois também cuidadosa na revisão). Não descurar a gramática.
M. (21)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Como disse em Novembro, este ano tem estado quase sempre concentrada nas tarefas em aula, que tem resolvido com muita responsabilidade. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, teve resultados bastante razoáveis. Também quase não tem falhado trabalhos de casa. As redacções são, em média, de Suficiente. A leitura em voz alta foi Suficiente +. Numa exposição oral teve Suf/Suf +. Na gramática, teve praticamente Suficiente (49%).
O que há a fazer para melhorar?
Se continuar com o mesmo empenho, acabará por ir progredindo em todas as áreas. Não deixar nunca de rever o que escreveu.
N. (22)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Em geral, em aula trabalha bem, é muito responsável. Nos trabalhos mais formais sobre compreensão de textos, teve um primeiro resultado fraco e, depois, outro resultado já satisfatório. Costuma fazer sempre os trabalhos de casa, mas este período ainda falhou alguns. Nas redacções, a média é entre Suf- e Suf. Na leitura em voz alta esteve ora Suficiente menos ora Insuficiente. A sua exposição oral foi de Suficiente menos. Na gramática teve 41%.
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa. Treinar leitura em voz alta sozinho. Não deixar de me pôr todas as dúvidas que tenha na área da gramática.
R. (23)
Até Novembro
Acho-a este ano mais concentrada nas tarefas (pelo menos enquanto não teve ao lado ninguém com quem conversasse). Tudo indica possa a partir de agora ir cada vez mais melhorando a sua escrita, fazendo redacções mais interessantes. Falhou alguns trabalhos de casa.
No fim do 1.º período
Falhou agora ainda mais alguns trabalhos de casa. As redacções que fez foram, em média, de Suf + (o que significa evolução para escritos mais cuidadosos ou feitos com mais gosto; mas — repetindo-me — falhou várias). Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos, esteve em nível razoável. Fez leituras em voz alta quase boas. Também de nível Suf + foi a sua exposição oral. Na gramática, teve Insuficiente (mas não demasiado fraco: 47%).
O que há a fazer para melhorar?
Continuar a melhoria que lhe tenho notado nas redacções (e fazê-las sempre!). (O nível que atribuí à R. neste primeiro período é talvez severo; como em aula expliquei, não seria também descabido o nível imedatamente superior.)
R. (24)
Até Novembro
Como já disse, o R. não tem particulares dificuldades em Português. No entanto, uma atitude um tanto ligeira leva-o a perder tempo, a desconcentrar-se e disso se ressentem as tarefas que tenta resolver. Tem falhado muitos trabalhos de casa. Caderno também terá de ser reorganizado.
No fim do 1.º período
Na segunda metade do período vi-o mais responsável e empenhado. O próprio caderno já está melhorado. Onde ainda continuou a falhar foi nos trabalhos de casa, que, em geral, não fez. As suas redacções costumam ser de Suf- (mas faltam muitas!). Também ainda precisa de melhorar na leitura em voz alta (a última foi bastante insuficiente). Também fraca uma exposição oral. Em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos teve notas fracas. Na gramática, 40%.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer trabalhos de casa. Treinar leitura em voz alta sozinho. Em aula, manter a atitude que tem tido ultimamente.
S. (25)
Até Novembro
Estou bastante contente com o trabalho da S. este ano. Não se tem dispersado muito, vejo-a sempre focada na tarefa distribuída. Também quase não tem falhado trabalhos de casa.
No fim do 1.º período
A média nas redacções é de Suficiente menos. Na leitura em voz alta, esteve em nível Suficiente/Suficiente menos. Numa exposição oal, Suf -. Na gramática, Insuficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Rever mais as redacções, fazê-las sempre com cuidado e gosto, demoradamente. Estudar gramática (pôr-me dúvidas que tenha, etc.).
T. (26)
Até Novembro
Relativamente ao final do ano passado, estará agora menos regular. Embora mesmo este ano já o tenha visto resolver com prontidão tarefas, tem oscilado bastante (dependendo sobretudo do colega de carteira). Falhou alguns trabalhos de casa. Convém estar atento agora aos conteúdos de gramática (falhou muito nessa área o ano passado).
No fim do 1.º período
Falhou vários trabalhos de casa. Nas redacções que ainda fez, a nota média será de Suf-/Suf. Esteve fraco em dois trabalhos mais formais de compreensão de textos. A leitura em voz alta foi Suficiente menos. A mesma classificação teve a sua exposição oral. Por ter faltado, não fez o trabalho em que se avaliava a gramática, mas não me pareceu que tivesse acompanhado satisfatoriamente esta parte da matéria.
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa. Resolver as tarefas em aula (nunca ficando parado ou a conversar com M.). Fazer esforço para recuperar gramática (começando por estar atento quando eu a estiver a explicar).
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