Avaliação do 8.º 3.ª
A zona da escola vista de satélite
Informação relativa ao 2.º período
(inclui-se o comentário entregue em finais de Fevereiro;
segue-se opinião sobre resto do período e sugestões para o 3.º período)
Abril de 2006
C. (1)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre bem, em aula e no trabalho em casa. Pode talvez melhorar ainda no acabamento das redacções (na revisão, portanto; na pontuação, por exemplo).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como sempre, tem sido impecável a fazer as tarefas em aula e os trabalhos marcados para casa. Esteve bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação) e na compreensão de textos. Teve também nível bom na escrita. Na gramática, manteve o nível suficiente (56%), baixando ligeiramente (o que não é significativo).
Mantenho o conselho feito em cima: continuar a aperfeiçoar as redacções (que aliás são geralmente muito interessantes).
R. (2)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Já não tem falhado os trabalhos de casa (como aconteceu, de vez em quando, no primeiro período). Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou bastante no 1.º período. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Fico contente de ver que a R. conseguiu mesmo recuperar na gramática, como em cima eu pedira (teve agora 59%). Tem estado também razoável nas tarefas de compreensão de textos e nas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação).
Gostava que tivesse como próxima meta melhorar a escrita (já lhe vi aliás textos interessantes).
A. (3)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem melhorado, revelando agora empenho semelhante ao que sempre lhe conheci o ano passado. Tem feito sempre os trabalhos de casa e alguns escritos seus mostram gosto e criatividade. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou um pouco no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que o A. esteve muito melhor neste 2.º período. Como eu pedia em cima, conseguiu agora recuperar na matéria de gramática (teve já 58%). Também as redacções têm vindo a melhorar sempre, fazendo o A. textos muito originais. Apenas esteve menos bem em tarefas de compreensão de textos.
A. (4)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, na primeira metade do período mostrou-se mais demorado a lançar-se ao trabalho — mais distraído em comentários e conversas —do que era habitual recentemente (ao nível dos piores momentos do ano passado). Tem falhado um ou outro trabalho de casa (não muitos; mas também é verdade que os começamos muitas vezes no apoio). Concorreu a um concurso de textos de uma editora (sobre Eragon), o que me agradou. Em geral, tem sido pontual no apoio. Houve apenas um dia em que chegou bastante atrasado.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Houve excessivo à-vontade neste 2.º período da parte do A. Tem agora de se controlar mais (não pode pretender tudo comentar com M. ou com outros colegas; tem de encarar a aula de Português como momento também de algum esforço). Baixou muito na parte mais informativa da matéria (na gramática); na compreensão de textos teve agora resultados fracos. Nível aceitável em tarefas com oralidade (leitura expressiva; recitação) e em alguns escritos. A baixa de rendimento em algumas das tarefas que referi deveu-se — quase o posso jurar — ao modo negligente com que encarou a própria actividade que servia para a testagem. Houve, enfim, uma desvalorização da disciplina (talvez porque se tivesse tido de concentrar em outras, admito).
A sugestão a dar-lhe é óbvia: levar agora as aulas (e o apoio) mais a sério.
A. P. (5)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem feito sempre os trabalhos de casa. Já lhe tenho visto agora redacções que considero mais ambiciosas. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele esteve apenas Suf- no período passado. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O aspecto menos bom é que não teve resultados suficientes na gramática (42%). Também numas tarefas de compreensão de textos esperava resultados um pouco melhores (esteve aqui entre o suficiente e o insuficiente). Em tarefas que envolviam oralidade esteve razoável na leitura expressiva e falhou na recitação. Aspecto mais importante é que a escrita tem vindo a melhorar nitidamente, tendo-lhe visto já redacções muito interessantes. Parece-me que nesta área vai continuar a fazer bom trabalho. Conviria agora não esquecer o que venhamos a estudar de gramática (e até estar atento a possíveis revisões que eu faça — não se distrair na conversa com M!).
D. (6)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Nas aulas, desde que está ao lado do Rui, tem-se focado menos nas tarefas (tem-se distraído mais, portanto, nos momentos de leitura). Gostei de alguns escritos seus recentes. Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva de poemas. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como disse atrás, em muitos momentos deste período o D. esteve menos concentrado no trabalho do que devia (muitas vezes distraído com R.). Na gramática, que ainda não tinha testado este período, teve resultado fraco (30%), descendo até relativamente ao período anterior (esta descida estará decerto muito relacionada com as frequentes desatenções de que falei). Na compreensão de textos também teve resultados insuficientes (e para treinar a leitura é realmente preciso que tenha a máxima concentração). Esteve bastante razoável na leitura em voz alta. Outro aspecto positivo: nos últimos tempos tem feito sempre os trabalhos de casa. E, como já tinha dito, muitas das suas redacções são bem interessantes.
F. (7)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado sempre bem em aula. Também em casa, raramente falha trabalhos (mas gostaria que os seus escritos ainda melhorassem; fossem mais cuidadosos na revisão). Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele esteve apenas Suf- no período passado.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Manteve o nível que tinha em gramática (teve agora exactos 50%). Já melhorou um pouco na escrita. Esteve bem na compreensão de textos (o seu forte é aliás a capacidade que tem para se concentrar nas tarefas a fazer) e nas actividades que envolviam oralidade (leitura em voz alta; recitação). Gostaria que a partir de agora tivesse nas suas redacções sempre à volta de «Bom».
J. (8)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, já está muito melhor. No início do período ainda falhou de novo alguns trabalhos de casa. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou bastante no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
As áreas em que teve resultados fracos foram a gramática (34%) e a compreensão de textos. Os resultados em gramática ainda se deverão a ter estado bastante desatento no primeiro período. Para as dificuldades na compreensão dos textos (leitura, portanto), o melhor treino será ir lendo livros (por recreio, mesmo). Esteve bastante bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). A sua escrita é inteligente, mas falta ser mais treinada (é preciso não falhar agora mais trabalhos de casa!).
J. (9)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, como sempre, concentradíssimo e competente a resolver as tarefas. Em casa, ainda falhou alguns trabalhos (mas não tanto como aconteceu no 1.º período). Esteve muito bem numa leitura expressiva de poemas. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua com resultado satisfatório em gramática (60%). Esteve muito bem em tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Também teve bom nível na compreensão de textos (leitura). As suas redacções têm sido boas — porque criativas e feitas com cuidado — e já não tem falhado os trabalhos de casa.
L. (10)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem feito sempre os trabalhos de casa (e na escrita tem-se mantido num nível suficiente e até talvez tenha progredido). Na compreensão de textos, os últimos resultados não foram razoáveis (é aspecto que deve melhorar). Subiu um pouco na leitura em voz alta (uma área que não era o seu forte).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou muitíssimo na parte gramatical (42%). Também na compreensão de textos teve alguns resultados insuficientes. Nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação) esteve razoavelmente. Também na escrita teve em geral resultados suficientes.
Enfim, espero que a L. procure agora progredir em cada uma destas áreas.
M. (11)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Nas aulas já se tem focado apenas nas tarefas e já não tem falhado tantos trabalhos de casa. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou um tanto no 1.º período. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás teve bons resultados.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Dei «3» à M., mas considero que poderia perfeitamente ter nível «4». Bastaria não ter resultado negativo em gramática (45%), já que em outras domínios a M. é das melhores alunas: na escrita, nas actividades que implicam oralidade (leitura expressiva, recitação), sobretudo. Na compreensão de textos não é tão boa, mas tem também nível razoável. Gostei bastante de algumas redacções da M. Espero que no próximo período repita textos assim e que recupere um pouco em gramática.
M. (12)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Já tem feito sempre os trabalhos de casa. Objectivo deve ser o de ir fazendo redacções cada vez mais interessantes, ambiciosas. Em aula, sempre eficiente (mas, às vezes, devia evitar ser precipitada). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática baixou um pouco (54%), o que eu relaciono com algumas desatenções (em conversa com A.), quando a matéria era explicada. Esteve muito razoavelmente nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Assim-assim, na compreensão de textos. Tem vindo a melhorar na escrita.
Continuo a achar que a M. pode fazer melhor (e sei que realmente vai ainda subir nestas várias áreas).
M. (13)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Este período tem falhado menos trabalhos de casa do que no anterior (mas o ideal era que não falhasse nenhum!). Nas tarefas em aula tem estado sempre muito bem. Bem também numa tarefa de leitura expressiva de poemas. Tem capacidades para, na escrita, fazer ainda melhor.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Esteve bem (ou muito bem) em todas as áreas. E subiu a todas aliás. Em gramática teve 77% (tivera antes 67%); teve bons resultados nas tarefas de oralidade (leitura expressiva; recitação); na compreensão de textos esteve também bem; na escrita teve sempre classificações à volta de Bom.
Uma meta próxima que proponho é que procure passar a ter nas redacções sempre Bom+ ou Muito Bom (o que creio lhe será fácil, desde que se demore nelas um pouco mais). Decerto terá «5» no próximo período.
M. R. (14)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Ponto negativo: tem falhado demasiados trabalhos de casa. Ponto positivo: alguns escritos que fez revelaram boa criatividade, inteligência. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português. Dois dos apoios coincidiam com as eliminatórias das Olimpíadas e por isso faltou. Chegou uma única vez com atraso grande (compensado depois, porque a aula se alongou).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O aspecto que mais tem agora de corrigir já o referi em cima: trabalhos de casa. Esteve bem em tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Embora com nota negativa (45%), considero que nesta área tem conhecimentos razoáveis. Já lhe gabei a escrita (mas é preciso entregar-me os textos!).
M. M. (15)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre cumpridor, em casa e em aula. Aspecto em que pode melhorar: quantidade de leituras recreativas. Para já, leu um livro a pretexto de um concurso de textos (a que concorreu); será de continuar a progredir neste domínio. Outro aspecto melhorável: leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou ligeiramente na gramática (teve 56%; tivera antes 66%), o que, porém, não é muito significativo. Esteve razovelmente numa tarefa de leitura expressiva; e até esteve melhor ainda numa actividade de recitação. Mostrou progressos na compreensão de textos. A escrita tem-se mantido em bom nível (mas espero que progrida ainda, conseguindo agora redacções de Bom+ ou Muito Bom).
P. V. (16)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Nas tarefas em aula melhorou claramente, tendo estado sempre concentradíssimo no trabalho. Nas redacções também esteve agora mais cuidadoso e criativo. Falhou alguns exercícios feitos em aula e um ou outro trabalho de casa, mas apenas porque faltou (uma dessas vezes, assinale-se, compareceu na aula seguinte, a um teste de Matemática). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo o que disse em cima acerca das melhorias havidas. Esteve muito satisfatoriamente nas actividades que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Manteve um nível razoável em gramática (62%). Nas redacções teve, em geral, Suficiente (ou Suficiente +), mas acho que tem capacidades para nesta área fazer ainda melhor (a minha sugestão é que invista mais nestes trabalhos de escrita, de modo a ter mais vezes redacções de «Bom»). Se estes progressos continuarem, decerto chegará ao nível «4».
P. P. (17)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem feito quase sempre os trabalhos de casa. O nível de concentração nas tarefas em aula ainda não é o que considero ideal (nem mesmo o que já lhe vi em outros momentos); nas tarefas que testavam a compreensão de textos não esteve, por isso, suficiente. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve classificação positiva na parte gramatical (43%). Nas outras áreas, também ainda não estou completamente contente com o trabalho do P. (tanto na escrita como na compreensão de textos estará entre o suficiente o insuficiente; nas actividades que envolvem oralidade — leitura expressiva; recitação — esteve melhor).
Espero que, no 3.º período, em aula, tenha uma atitude perante o trabalho semelhante à que teve nos seus melhores momentos (mas sempre de forma descontínua). Focar-se em todas as tarefas, sem desperdiçar tempo (ou porque se distraiu durante as indicações e não percebeu o que era para fazer; ou porque há sempre um comentário a transmitir ao A.; etc.).
R. (18)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem falhado alguns trabalhos de casa. Em aula, desde que está ao lado do Diogo, tem-se focado menos nas tarefas do que era costume. (Há exagerada demora, muito desperdício de tempo em conversa.) Dos escritos que tem feito até tenho gostado. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou muitíssimo no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua a ter resultado muito fraco a gramática. Mais até do que isso, aborrece-me que tenha falhado demasiados trabalhos de casa. E também é preciso rever as demoras a fazer as tarefas (que referi em cima). Continuo a gostar de muito do que escreve.
Espero que as críticas que fiz (trabalhos de casa; maior prontidão a fazer as tarefas em aula) sejam levadas em conta neste próximo período.
Silvana (19)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre muito cumpridora quer nas aulas quer quanto a trabalhos de casa. Objectivos que deve perseguir: redacções passaram a ser de Suf+ (pelo menos); fazer algumas leituras recreativas. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou ligeiramente na gramática (60%). Esteve razoavelmente nas tarefas de compreensão de textos (leitura, portanto). Esteve ainda bastante bem numa tarefa de recitação e suficiente na leitura expressiva. Também já vai progredindo nas redacções.
Espero que continue o bom trabalho que tem feito.
S. (20)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula é muito eficiente (talvez, aqui e ali, precipitado). Não tem falhado muitos trabalhos de casa, mas gostava que tratasse mais do acabamento dos seus textos, os revisse mais. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele teve apenas Suf- no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Desceu em gramática (40%). Nas tarefas de leitura, teve resultados relativamente fracos (talvez por precipitação). Esteve assim-assim nas actividades que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Na escrita, admito que já esteja a esforçar-se por tratar mais da revisão, do acabamento, dos textos. Creio que pode progredir ainda bastante neste aspecto. Mantêm-se também muitas características positivas (capacidade de resolver as tarefas; prontidão; curiosidade; criatividade).
S. (21)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Mantém o bom trabalho que fez no 1.º período. Escrita tem vindo sempre a melhorar. E leitura também deveria vir a melhorar. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que no 1.º período esteve nesta área abaixo do que conseguiu nas restantes.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou bastante em gramática (44%). A outra área em que tem estado apenas assim-assim é a da compreensão de textos. Tem estado bem nas actividades que implicam oralidade (leitura expressiva; recitação) e na escrita, em que continuou a progredir bastante. Espero agora que recupere nas áreas que estão mais fracas (para a leitura, talvez fazendo leituras recreativas) e que continue a progredir nas que lhe gabei.
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre bem, em aula e no trabalho em casa. Pode talvez melhorar ainda no acabamento das redacções (na revisão, portanto; na pontuação, por exemplo).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como sempre, tem sido impecável a fazer as tarefas em aula e os trabalhos marcados para casa. Esteve bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação) e na compreensão de textos. Teve também nível bom na escrita. Na gramática, manteve o nível suficiente (56%), baixando ligeiramente (o que não é significativo).
Mantenho o conselho feito em cima: continuar a aperfeiçoar as redacções (que aliás são geralmente muito interessantes).
R. (2)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Já não tem falhado os trabalhos de casa (como aconteceu, de vez em quando, no primeiro período). Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou bastante no 1.º período. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Fico contente de ver que a R. conseguiu mesmo recuperar na gramática, como em cima eu pedira (teve agora 59%). Tem estado também razoável nas tarefas de compreensão de textos e nas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação).
Gostava que tivesse como próxima meta melhorar a escrita (já lhe vi aliás textos interessantes).
A. (3)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem melhorado, revelando agora empenho semelhante ao que sempre lhe conheci o ano passado. Tem feito sempre os trabalhos de casa e alguns escritos seus mostram gosto e criatividade. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou um pouco no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo que o A. esteve muito melhor neste 2.º período. Como eu pedia em cima, conseguiu agora recuperar na matéria de gramática (teve já 58%). Também as redacções têm vindo a melhorar sempre, fazendo o A. textos muito originais. Apenas esteve menos bem em tarefas de compreensão de textos.
A. (4)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, na primeira metade do período mostrou-se mais demorado a lançar-se ao trabalho — mais distraído em comentários e conversas —do que era habitual recentemente (ao nível dos piores momentos do ano passado). Tem falhado um ou outro trabalho de casa (não muitos; mas também é verdade que os começamos muitas vezes no apoio). Concorreu a um concurso de textos de uma editora (sobre Eragon), o que me agradou. Em geral, tem sido pontual no apoio. Houve apenas um dia em que chegou bastante atrasado.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Houve excessivo à-vontade neste 2.º período da parte do A. Tem agora de se controlar mais (não pode pretender tudo comentar com M. ou com outros colegas; tem de encarar a aula de Português como momento também de algum esforço). Baixou muito na parte mais informativa da matéria (na gramática); na compreensão de textos teve agora resultados fracos. Nível aceitável em tarefas com oralidade (leitura expressiva; recitação) e em alguns escritos. A baixa de rendimento em algumas das tarefas que referi deveu-se — quase o posso jurar — ao modo negligente com que encarou a própria actividade que servia para a testagem. Houve, enfim, uma desvalorização da disciplina (talvez porque se tivesse tido de concentrar em outras, admito).
A sugestão a dar-lhe é óbvia: levar agora as aulas (e o apoio) mais a sério.
A. P. (5)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem feito sempre os trabalhos de casa. Já lhe tenho visto agora redacções que considero mais ambiciosas. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele esteve apenas Suf- no período passado. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O aspecto menos bom é que não teve resultados suficientes na gramática (42%). Também numas tarefas de compreensão de textos esperava resultados um pouco melhores (esteve aqui entre o suficiente e o insuficiente). Em tarefas que envolviam oralidade esteve razoável na leitura expressiva e falhou na recitação. Aspecto mais importante é que a escrita tem vindo a melhorar nitidamente, tendo-lhe visto já redacções muito interessantes. Parece-me que nesta área vai continuar a fazer bom trabalho. Conviria agora não esquecer o que venhamos a estudar de gramática (e até estar atento a possíveis revisões que eu faça — não se distrair na conversa com M!).
D. (6)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Nas aulas, desde que está ao lado do Rui, tem-se focado menos nas tarefas (tem-se distraído mais, portanto, nos momentos de leitura). Gostei de alguns escritos seus recentes. Esteve bem numa tarefa de leitura expressiva de poemas. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como disse atrás, em muitos momentos deste período o D. esteve menos concentrado no trabalho do que devia (muitas vezes distraído com R.). Na gramática, que ainda não tinha testado este período, teve resultado fraco (30%), descendo até relativamente ao período anterior (esta descida estará decerto muito relacionada com as frequentes desatenções de que falei). Na compreensão de textos também teve resultados insuficientes (e para treinar a leitura é realmente preciso que tenha a máxima concentração). Esteve bastante razoável na leitura em voz alta. Outro aspecto positivo: nos últimos tempos tem feito sempre os trabalhos de casa. E, como já tinha dito, muitas das suas redacções são bem interessantes.
F. (7)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem trabalhado sempre bem em aula. Também em casa, raramente falha trabalhos (mas gostaria que os seus escritos ainda melhorassem; fossem mais cuidadosos na revisão). Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele esteve apenas Suf- no período passado.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Manteve o nível que tinha em gramática (teve agora exactos 50%). Já melhorou um pouco na escrita. Esteve bem na compreensão de textos (o seu forte é aliás a capacidade que tem para se concentrar nas tarefas a fazer) e nas actividades que envolviam oralidade (leitura em voz alta; recitação). Gostaria que a partir de agora tivesse nas suas redacções sempre à volta de «Bom».
J. (8)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, já está muito melhor. No início do período ainda falhou de novo alguns trabalhos de casa. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou bastante no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
As áreas em que teve resultados fracos foram a gramática (34%) e a compreensão de textos. Os resultados em gramática ainda se deverão a ter estado bastante desatento no primeiro período. Para as dificuldades na compreensão dos textos (leitura, portanto), o melhor treino será ir lendo livros (por recreio, mesmo). Esteve bastante bem nas tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). A sua escrita é inteligente, mas falta ser mais treinada (é preciso não falhar agora mais trabalhos de casa!).
J. (9)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, como sempre, concentradíssimo e competente a resolver as tarefas. Em casa, ainda falhou alguns trabalhos (mas não tanto como aconteceu no 1.º período). Esteve muito bem numa leitura expressiva de poemas. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua com resultado satisfatório em gramática (60%). Esteve muito bem em tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Também teve bom nível na compreensão de textos (leitura). As suas redacções têm sido boas — porque criativas e feitas com cuidado — e já não tem falhado os trabalhos de casa.
L. (10)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem feito sempre os trabalhos de casa (e na escrita tem-se mantido num nível suficiente e até talvez tenha progredido). Na compreensão de textos, os últimos resultados não foram razoáveis (é aspecto que deve melhorar). Subiu um pouco na leitura em voz alta (uma área que não era o seu forte).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou muitíssimo na parte gramatical (42%). Também na compreensão de textos teve alguns resultados insuficientes. Nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação) esteve razoavelmente. Também na escrita teve em geral resultados suficientes.
Enfim, espero que a L. procure agora progredir em cada uma destas áreas.
M. (11)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Nas aulas já se tem focado apenas nas tarefas e já não tem falhado tantos trabalhos de casa. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou um tanto no 1.º período. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português, onde aliás teve bons resultados.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Dei «3» à M., mas considero que poderia perfeitamente ter nível «4». Bastaria não ter resultado negativo em gramática (45%), já que em outras domínios a M. é das melhores alunas: na escrita, nas actividades que implicam oralidade (leitura expressiva, recitação), sobretudo. Na compreensão de textos não é tão boa, mas tem também nível razoável. Gostei bastante de algumas redacções da M. Espero que no próximo período repita textos assim e que recupere um pouco em gramática.
M. (12)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Já tem feito sempre os trabalhos de casa. Objectivo deve ser o de ir fazendo redacções cada vez mais interessantes, ambiciosas. Em aula, sempre eficiente (mas, às vezes, devia evitar ser precipitada). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática baixou um pouco (54%), o que eu relaciono com algumas desatenções (em conversa com A.), quando a matéria era explicada. Esteve muito razoavelmente nas tarefas que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Assim-assim, na compreensão de textos. Tem vindo a melhorar na escrita.
Continuo a achar que a M. pode fazer melhor (e sei que realmente vai ainda subir nestas várias áreas).
M. (13)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Este período tem falhado menos trabalhos de casa do que no anterior (mas o ideal era que não falhasse nenhum!). Nas tarefas em aula tem estado sempre muito bem. Bem também numa tarefa de leitura expressiva de poemas. Tem capacidades para, na escrita, fazer ainda melhor.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Esteve bem (ou muito bem) em todas as áreas. E subiu a todas aliás. Em gramática teve 77% (tivera antes 67%); teve bons resultados nas tarefas de oralidade (leitura expressiva; recitação); na compreensão de textos esteve também bem; na escrita teve sempre classificações à volta de Bom.
Uma meta próxima que proponho é que procure passar a ter nas redacções sempre Bom+ ou Muito Bom (o que creio lhe será fácil, desde que se demore nelas um pouco mais). Decerto terá «5» no próximo período.
M. R. (14)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Ponto negativo: tem falhado demasiados trabalhos de casa. Ponto positivo: alguns escritos que fez revelaram boa criatividade, inteligência. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português. Dois dos apoios coincidiam com as eliminatórias das Olimpíadas e por isso faltou. Chegou uma única vez com atraso grande (compensado depois, porque a aula se alongou).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O aspecto que mais tem agora de corrigir já o referi em cima: trabalhos de casa. Esteve bem em tarefas que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Embora com nota negativa (45%), considero que nesta área tem conhecimentos razoáveis. Já lhe gabei a escrita (mas é preciso entregar-me os textos!).
M. M. (15)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre cumpridor, em casa e em aula. Aspecto em que pode melhorar: quantidade de leituras recreativas. Para já, leu um livro a pretexto de um concurso de textos (a que concorreu); será de continuar a progredir neste domínio. Outro aspecto melhorável: leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou ligeiramente na gramática (teve 56%; tivera antes 66%), o que, porém, não é muito significativo. Esteve razovelmente numa tarefa de leitura expressiva; e até esteve melhor ainda numa actividade de recitação. Mostrou progressos na compreensão de textos. A escrita tem-se mantido em bom nível (mas espero que progrida ainda, conseguindo agora redacções de Bom+ ou Muito Bom).
P. V. (16)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Nas tarefas em aula melhorou claramente, tendo estado sempre concentradíssimo no trabalho. Nas redacções também esteve agora mais cuidadoso e criativo. Falhou alguns exercícios feitos em aula e um ou outro trabalho de casa, mas apenas porque faltou (uma dessas vezes, assinale-se, compareceu na aula seguinte, a um teste de Matemática). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo o que disse em cima acerca das melhorias havidas. Esteve muito satisfatoriamente nas actividades que envolviam oralidade (leitura expressiva; recitação). Manteve um nível razoável em gramática (62%). Nas redacções teve, em geral, Suficiente (ou Suficiente +), mas acho que tem capacidades para nesta área fazer ainda melhor (a minha sugestão é que invista mais nestes trabalhos de escrita, de modo a ter mais vezes redacções de «Bom»). Se estes progressos continuarem, decerto chegará ao nível «4».
P. P. (17)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem feito quase sempre os trabalhos de casa. O nível de concentração nas tarefas em aula ainda não é o que considero ideal (nem mesmo o que já lhe vi em outros momentos); nas tarefas que testavam a compreensão de textos não esteve, por isso, suficiente. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não teve classificação positiva na parte gramatical (43%). Nas outras áreas, também ainda não estou completamente contente com o trabalho do P. (tanto na escrita como na compreensão de textos estará entre o suficiente o insuficiente; nas actividades que envolvem oralidade — leitura expressiva; recitação — esteve melhor).
Espero que, no 3.º período, em aula, tenha uma atitude perante o trabalho semelhante à que teve nos seus melhores momentos (mas sempre de forma descontínua). Focar-se em todas as tarefas, sem desperdiçar tempo (ou porque se distraiu durante as indicações e não percebeu o que era para fazer; ou porque há sempre um comentário a transmitir ao A.; etc.).
R. (18)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem falhado alguns trabalhos de casa. Em aula, desde que está ao lado do Diogo, tem-se focado menos nas tarefas do que era costume. (Há exagerada demora, muito desperdício de tempo em conversa.) Dos escritos que tem feito até tenho gostado. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele falhou muitíssimo no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continua a ter resultado muito fraco a gramática. Mais até do que isso, aborrece-me que tenha falhado demasiados trabalhos de casa. E também é preciso rever as demoras a fazer as tarefas (que referi em cima). Continuo a gostar de muito do que escreve.
Espero que as críticas que fiz (trabalhos de casa; maior prontidão a fazer as tarefas em aula) sejam levadas em conta neste próximo período.
Silvana (19)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre muito cumpridora quer nas aulas quer quanto a trabalhos de casa. Objectivos que deve perseguir: redacções passaram a ser de Suf+ (pelo menos); fazer algumas leituras recreativas. Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou ligeiramente na gramática (60%). Esteve razoavelmente nas tarefas de compreensão de textos (leitura, portanto). Esteve ainda bastante bem numa tarefa de recitação e suficiente na leitura expressiva. Também já vai progredindo nas redacções.
Espero que continue o bom trabalho que tem feito.
S. (20)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula é muito eficiente (talvez, aqui e ali, precipitado). Não tem falhado muitos trabalhos de casa, mas gostava que tratasse mais do acabamento dos seus textos, os revisse mais. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que nele teve apenas Suf- no 1.º período.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Desceu em gramática (40%). Nas tarefas de leitura, teve resultados relativamente fracos (talvez por precipitação). Esteve assim-assim nas actividades que envolviam oral (leitura expressiva; recitação). Na escrita, admito que já esteja a esforçar-se por tratar mais da revisão, do acabamento, dos textos. Creio que pode progredir ainda bastante neste aspecto. Mantêm-se também muitas características positivas (capacidade de resolver as tarefas; prontidão; curiosidade; criatividade).
S. (21)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Mantém o bom trabalho que fez no 1.º período. Escrita tem vindo sempre a melhorar. E leitura também deveria vir a melhorar. Proximamente, testarei a gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa), já que no 1.º período esteve nesta área abaixo do que conseguiu nas restantes.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Baixou bastante em gramática (44%). A outra área em que tem estado apenas assim-assim é a da compreensão de textos. Tem estado bem nas actividades que implicam oralidade (leitura expressiva; recitação) e na escrita, em que continuou a progredir bastante. Espero agora que recupere nas áreas que estão mais fracas (para a leitura, talvez fazendo leituras recreativas) e que continue a progredir nas que lhe gabei.
Informações sobre o 1.º período
As informações que se seguem não pretendem ser descrições do aproveitamento exaustivas (além do mais, não me interessa que estas informações sejam uma espécie de relatório de resultados em vários pequenos testes, o que seria o contrário do que entendo deva ser a avaliação). Procura-se sobretudo dizer o que há a fazer para se melhorar.
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.
Língua Portuguesa
8.º 3.ª
C. (n.º 1)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Em aula tem trabalhado sempre impecavelmente, completando as tarefas de leitura com eficiência. A escrita tem estado entre Suf+/Bom. Fez quase sempre os trabalhos de casa. Esteve bem na leitura em voz alta; e também bastante bem numa exposição oral argumentativa. Os resultados em gramática são muito aceitáveis (63%).
O que há a fazer para melhorar?
Ir continuando assim nas várias áreas (que sairão aperfeiçoadas pela frequência do treino); na gramática, pôr sempre as dúvidas que tenha (neste parte da disciplina é que poderá fazer progressos mais rápidos, parece-me).
R. (n.º 2)
Até Novembro
Falhou alguns trabalhos de casa (umas quatro redacções). Quanto ao trabalho em aula, não tenho razões de queixa. Como a R. o ano passado não tinha muita facilidade em gramática, convém haver agora algum esforço nesta área também.
No fim do 1.º período
Confirma-se que tem de melhorar em gramática: teve insuficiente neste domínio. Nas tarefas de oral (leitura em voz alta, exposição argumentativa) esteve bastante razoável. Esteve bem em dois testes de compreensão de leitura. Nesta fase final, falhou menos trabalhos de casa.
O que há a fazer para melhorar?
Estar atenta à parte gramatical (revendo talvez alguma matéria; expondo dúvidas que tenha). Na escrita, rever sempre.
A. (n.º 3)
Até Novembro
Nas aulas tem havido este ano mais dispersão do que o ano passado. São talvez demasiados os momentos em que há alguma brincadeira com outros rapazes. Esses focos de entusiasmo acabam por prejudicar até a compreensão das próprias tarefas (as de aula e os trabalhos de casa). Tem feito os trabalhos de casa.
No fim do 1.º período
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.
Língua Portuguesa
8.º 3.ª
C. (n.º 1)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Em aula tem trabalhado sempre impecavelmente, completando as tarefas de leitura com eficiência. A escrita tem estado entre Suf+/Bom. Fez quase sempre os trabalhos de casa. Esteve bem na leitura em voz alta; e também bastante bem numa exposição oral argumentativa. Os resultados em gramática são muito aceitáveis (63%).
O que há a fazer para melhorar?
Ir continuando assim nas várias áreas (que sairão aperfeiçoadas pela frequência do treino); na gramática, pôr sempre as dúvidas que tenha (neste parte da disciplina é que poderá fazer progressos mais rápidos, parece-me).
R. (n.º 2)
Até Novembro
Falhou alguns trabalhos de casa (umas quatro redacções). Quanto ao trabalho em aula, não tenho razões de queixa. Como a R. o ano passado não tinha muita facilidade em gramática, convém haver agora algum esforço nesta área também.
No fim do 1.º período
Confirma-se que tem de melhorar em gramática: teve insuficiente neste domínio. Nas tarefas de oral (leitura em voz alta, exposição argumentativa) esteve bastante razoável. Esteve bem em dois testes de compreensão de leitura. Nesta fase final, falhou menos trabalhos de casa.
O que há a fazer para melhorar?
Estar atenta à parte gramatical (revendo talvez alguma matéria; expondo dúvidas que tenha). Na escrita, rever sempre.
A. (n.º 3)
Até Novembro
Nas aulas tem havido este ano mais dispersão do que o ano passado. São talvez demasiados os momentos em que há alguma brincadeira com outros rapazes. Esses focos de entusiasmo acabam por prejudicar até a compreensão das próprias tarefas (as de aula e os trabalhos de casa). Tem feito os trabalhos de casa.
No fim do 1.º período
Nas tarefas de oralidade (exposição argumentativa e leitura em voz alta) esteve entre o Bom e o Suficiente mais. Na gramática teve Insuficiente +. Algumas tarefas de leitura têm-se ressentido das situações de entusiasmo que referi em Novembro. A escrita ainda não atingiu a qualidade das redacções do ano passado (andará agora pelo Suf+).
O que há a fazer para melhorar?
Evitar as dispersões de que falei. Fazer os escritos com rigor (tendo atenção às indicações da tarefa, que nem sempre tem compreendido). Ir revendo matéria gramatical (e pondo dúvidas que persistam).
A. (n.º 4)
Até Novembro
Este ano tem sido mais pronto a apresentar os trabalhos de casa. Em aula tem estado mais focado do que nos piores momentos do ano passado e menos focado do que nos melhores momentos do ano passado.
Nas aulas de apoio, apercebo-me de que o A. tem um horário muito carregado (aulas, apoios, explicações) e que acaba por ter de em alguns desses momentos aliviar o seu esforço (o que claramente acontece nas actividades de Português; na verdade, os apoios de Português têm sido «recreios» um pouco mais úteis — note-se que não digo que tenha a certeza de não dever ser mesmo assim). Pergunto-me se o efeito de alguns destes apoios não será o contrário do pretendido, fatigando-o excessivamente.
No fim do 1.º período
No que se refere às tarefas em aula, mantém-se o que dissera em Novembro. Num teste formal de leitura teve boa classificação (ainda que o texto tivesse começado a ser abordado na sessão de apoio). Em gramática, teve um insuficiente não demasiado baixo. A sua escrita revela criatividade. Esteve muito razoável numa actividade de exposição oral argumentativa.
O que há a fazer para melhorar?
Evitar falhar redacções (tpc), como ainda aconteceu algumas vezes recentemente.
A. P. (n.º 5)
Até Novembro
Tem feito sempre os trabalhos de casa. Em aula, é manifesto que estar ao lado de M. (e J. e M.) o distrai. Por outro lado, sinto que essa «socialização» terá também os seus efeitos benéficos. Veremos os resultados de tudo isto na compreensão dos aspectos de gramática. Nos escritos queria que prosseguisse um esforço de ser mais completo (fazendo redacções mais extensas e, sobretudo, mais acabadas, mais revistas) que se começou a desenhar no final do ano passado — este esforço não se inverteu mas também não tem acontecido à velocidade desejável. (Este ano ainda não investi nas actividades de leitura recreativa, que são a especialidade do A.)
No fim do 1.º período
Nos últimos tempos terá diminuído a distracção que referi em Novembro (até porque a houve pequena alteração dos lugares na sala). Teve um Suficiente menos na gramática. Esteve também suficiente nas tarefas de oralidade (leitura em voz alta; exposição argumentativa). Continuou a cumprir os trabalhos de casa. Em média, as redacções são de nível Suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Persistir no tal esforço para fazer redacções mais ambiciosas. Depois, revê-las, melhorá-las. (E não descurar a gramática.)
D. (6)
Até Novembro
Por um lado, os escritos do D. estão a melhorar (são feitos com mais gosto); por outro lado, vejo que falhou vários trabalhos de casa — terá faltado uns dias? Era importante fazer agora esforço também na parte gramatical (em que o ano passado esteve mal).
No fim do 1.º período
Continuou a falhar alguns trabalhos de casa. Na gramática teve nível insuficiente. Em uma ou outra aula, achei que não esteve empenhado no trabalho. Fez exposição oral razoável; nem por isso a leitura em voz alta. As suas redacções, este ano, parecem-me mais interessantes (mas é preciso que as faça!).
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os trabalhos de casa. Treinar a leitura em voz alta sozinho. Em aula, não se demorar a lançar-se às tarefas.
F. (7)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Ao longo do período, falhou alguns trabalhos de casa (quase em número inaceitável). As redacções foram, em média, de Suficiente +. Em aula, como já disse, é dos alunos mais capazes de se concentrarem para resolver as tarefas. Na leitura em voz alta teve Suficiente + (e Suficiente, este logo no início). Fez uma boa exposição oral argumentativa. Na gramática, teve nota suficiente (no limite do aceitável).
O que há a fazer para melhorar?
Fazer todos os tpc. Reorganizar o caderno (evitando ter as fichas todas juntas dentro de micas, sem que portanto se possam consultar facilmente).
J. (8)
Até Novembro
Falhou muitos trabalhos de casa (uns sete). Nas aulas tem estado muitas vezes demasiado distraído (cfr. M., A. P., M.); vai ao mesmo tempo trabalhando, mas, dadas as interrupções pela excitação nessa zona da sala, de modo imperfeito. Focar-se em múltiplos motivos fúteis prejudica muito a compreensão dos textos. Considero o J. um dos alunos mais criativos, mas sinto também que é dos que mais ficam aquém das suas capacidades (já o ano passado desaproveitando muito as aulas de Português). Ponto positivo: os seus escritos parecem feitos agora com mais gosto (com mais acabamento). Deve ter mais atenção à gramática, que não costuma ser o seu forte. Caderno também tem de ser muito melhorado (pareceu-me que faltam muitas das folhas que dei; e que está tudo desorganizado).
No fim do período
Confirma-se quase tudo o que se dizia em Novembro. Terá melhorado a concentração nas tarefas em aula. Gramática revelou-se realmente insuficiente. Continuou a falhar muitíssimos trabalhos de casa (gabei-lhe antes o maior rigor do que escrevia, aliás sempre também com criatividade; o problema é que poucas redacções entregou). Mantém capacidade razoável na leitura em voz alta.
O que há a fazer para melhorar?
Organizar o caderno (muitas vezes não o leva; nunca lho vi organizado). E, sobretudo, passar a fazer os trabalhos de casa. Por outro lado, o J. tem capacidades para fazer, até sozinho, alguma revisão das matérias de gramática.
J. (9)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Como disse em Novembro, em aula trabalhou sempre impecavelmente. A capacidade que tem de se concentrar nas tarefas faz que vá compreendendo tudo muito bem. Em dois testes mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Escreve sempre com inteligência, mas tem falhado muitos trabalhos de casa (ficando, portanto, muitas redacções por fazer). As suas redacções são, em média, de Suf+/Bom. Esteve bem nas tarefas de leitura em voz alta (Bom e Suf +). Esteve razoavelmente numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Na gramática, teve a classificação de Suficiente +.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre os trabalhos de casa.
L. (10)
Até Novembro
Desde o ano passado foi sempre melhorando a capacidade de resolver as tarefas, vindo a tornar-se cada vez mais autónoma. Tem sido sempre cumpridora também nos trabalhos de casa. Gostaria que ainda melhorasse a escrita (embora também aqui tenha vindo a progredir).
No fim do 1.º período
Continuou a cumprir todos os trabalhos de casa (as suas redacções são, em média, de Suficiente). Nos testes mais formais de compreensão de textos esteve, primeiro, não muito bem, depois já razoavelmente (independentemente disso, parece-me, como dissera, mais despachada agora a resolver as tarefas de leitura). Nas actividades de leitura em voz alta, teve Suficiente menos. Gostei mais da sua exposição oral argumentativa. Na gramática teve Suficiente +.
O que há a fazer para melhorar?
Aperfeiçoar a escrita (fazer textos um pouco mais longos e, sobretudo, sempre revistos com cuidado). Valeria também a pena treinar a leitura em voz alta, o que se faz bem sozinha até.
M. (11)
Em Novembro
Falhou demasiados trabalhos de casa (pelo menos, seis). É verdade que os que faz são bons, porque a M. é das alunas que escrevem bem. Em aula, embora a sua inteligência lhe permita ir resolvendo — despachada mas imperfeitamente — as tarefas, há sem dúvida muito desperdício (por estar demasiado à vontade, sempre preocupada com algum recado, conversa, etc.). E, decerto, vai precisar de estudar muito a gramática (era ponto fraco o ano passado e não a vejo atenta ao que explico).
No fim do período
Continuou a falhar alguns trabalhos de casa. Na gramática, confirmaram-se as dificuldades que previra (teve Insuficiente). Esteve bem nas tarefas de leitura em voz alta. Não esteve tão bem na exposição oral (provavelmente, porque a não preparou devidamente em casa). Nas aulas, como disse, esteve muitas vezes a falar para o lado ou para trás, etc., embora em geral nem por isso deixasse de fazer as tarefas (só que sem a qualidade de que seria capaz).
O que há a fazer para melhorar?
Controlar mais o comportamento em aula. Fazer TPC (mantendo a inteligência com que costuma escrever; mas também revendo tudo com cuidado). Estar atenta às explicações gramaticais.
M. (12)
Até Novembro
Falhou quatro tpc (mas alguns destes porque faltou às aulas, salvo erro). Em aula, impecável. Na escrita, gostava que revisse mais o que escreve (e que arriscasse mais; que fizesse redacções tão inteligentes como é); sobretudo a pontuação é melhorável.
No fim do 1.º período
Falhou ainda mais alguns trabalhos de casa. As suas redacções são, em média, de Suf+. Nas tarefas de leitura em aula, costuma ser muito aplicada e eficaz (mas, por vezes, há certa precipitação nas soluções; por exemplo, no último trabalho mais formal de compreensão de texto, teve demasiadas respostas erradas). Esteve bem na leitura em voz alta; e Suficiente + numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Na gramática, teve Suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa (e nessas redacções, como em todas as outras, ser mais ambiciosa e rever sempre com cuidado).
M. (13)
Até Novembro
Em aula, excelente sempre (um reparo apenas ao facto de muitas vezes chegar uns minutos depois da hora). Falhou cinco trabalhos de casa. Caderno também tem de ser melhorado. O que escreve é sempre bom.
No fim do 1.º período
Já passou a fazer quase sempre os trabalhos de casa, ainda que nestes não atinja sempre o nível de que é capaz (as suas redacções deviam ser de Bom+, ou de Bom, pelo menos, e nem sempre têm sido). Nas tarefas de compreensão de textos, tem estado sempre bem. Na leitura em voz alta, teve Bons. Numa exposição oral preparada em casa, Suf +. Na gramática teve Suf+/Bom -.
O que há a fazer para melhorar?
Passar a fazer sempre redacções «de Bom +/Muito Bom». Caderno deveria ser reorganizado (fichas estão pouco consultáveis).
M. (14)
Até Novembro
Considero que este ano está melhor do que o ano passado. Há menos inércia nas tarefas da aula. As tarefas de escrita já as vai fazendo (e com gosto e criatividade — mesmo que com acabamento insuficiente). O apoio é-lhe útil, parece-me. Em conversa quase individual — não havendo focos de distracção — evidenciam-se a inteligência e criatividade que tem. Falhou alguns trabalhos de casa.
No fim do período
Continua bem (Suf +) na leitura em voz alta. Esteve também razoável numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Teve resultados suficientes na área da gramática.
Na testagem mais formal da leitura teve, no início do período, uma classificação fraca, mas, recentemente, em outra prova, tendo havido primeiro contacto com o texto na sessão de apoio, conseguiu muito bons resultados. Melhor do que isso, este ano tem havido menos situações em que o M. fique demasiado parado ante as tarefas que haja para fazer.
Aspecto a melhorar
Nem sempre tem feito os trabalhos de casa. Quando os faz, pode ser mais perfeito, apresentando textos mais acabados.
M. (15)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Os seus escritos têm um acabamento que não é habitual neste nível. No entanto, falhou algumas redacções (trabalhos de casa) nesta segunda metade do primeiro período. Em média, as suas redacções foram de Suficiente +, embora eu ache que a sua escrita pode ser sempre de Bom ou Bom +. Na leitura, costuma ser empenhado a resolver as fichas, ainda que, sobretudo no início do período, se tenha desconcentrado aqui e ali (efeitos de conversas com João); nos dois testes mais formais de compreensão de textos esteve bastante bem. A leitura em voz alta foi de Suficiente +. Uma exposição oral, preparada em casa, foi relativamente fraca (por ter seguido demasiado o guião escrito). Na gramática, teve nota satisfatória (66%).
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os trabalhos de casa (como, aliás, não costuma acontecer-lhe).
P. (16)
Até Novembro
Em nenhum outro aluno se reflecte tanto a posição em que esteja na sala. Ao lado de outros, desaproveita quase totalmente a aula. Quando sozinho, é despachado e inteligente (embora, quanto a mim, demasiado económico no modo como resolve as tarefas de escrita — sem «brio»). Tem feito sempre os trabalhos de casa. Aspectos a melhorar: em nenhum caso sair do seu lugar isolado (é claro que eu tenho sido culpado disto também, porque nem sempre sou suficientemente rígido a repor os lugares devidos); arriscar mais nas redacções.
No fim do período
A partir de Novembro, houve em geral menos desconcentrações (as que estavam ligadas à conversa com outros colegas) mas, mesmo assim, em algumas aulas, o comportamento do P. dificultou os trabalhos de todos e impediu que o próprio fizesse as tarefas (de leitura, sobretudo) com a qualidade de que seria capaz. Aspecto negativo revelado a partir da última informação: ficaram por fazer vários trabalhos de casa (algumas redacções). A classificação das suas redacções, em média, terá sido de cerca de Suficiente, quando eu penso que tem capacidades para escrever textos classificáveis de Bom. Na gramática, teve resultados suficientes. Nas actividades de oralidade esteve razoável (melhor na leitura em voz alta do que numa exposição argumentativa).
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os trabalhos de casa e fazê-los com mais rigor. Em aula, ter comportamento mais controlado. Reorganizar o caderno (furar fichas, em vez de as ter todas dentro de plásticos, invisíveis portanto).
P. (17)
Até Novembro
Está menos digressivo do que nos piores momentos do ano passado (em geral, mantendo a aplicação que mostrou no último mês do ano lectivo passado). É muito importante para o P. não haver na proximidade colegas — tudo funciona como motivo para protelar entrada na tarefa, que depois fica muito incipiente, «trapalhona». Como estará na gramática? Conviria ir estudando. Em geral, acho-o mais interessado. Há agora que passar a outra etapa: ser regularmente mais rigoroso, mais perfeito.
No fim do 1.º período
Não piorou nesta segunda parte do período. Houve até menos aulas em que estivesse demasiado desconcentrado. Porém, falhou agora mais trabalhos de casa. Assim, poucas redacções terá feito. Fez uma boa exposição oral. Esteve suficiente nas leituras em voz alta. Na gramática não teve classificação positiva, mas não se mostrou demasiado desfasado dos assuntos.
O que há a fazer para melhorar?
É sobretudo na escrita que terá de investir: não deixar de fazer os tpc; e ser exigente no que escreva (talvez fazendo redacções um pouco mais longas e, mais importante, revendo-as sempre). E, claro, não se pode dar ao luxo de ter em aula estilo distendido (enfim, é preciso certo auto-controle para não retardar muito as tarefas que haja para fazer). De qualquer modo, reconheço que em geral tem estado melhor do que o ano passado e tem tido alguns bons momentos de trabalho.
R. (18)
Até Novembro
Não estou descontente com o trabalho do R., mas acho que pode evoluir mais. De certo modo, o ritmo de progressão do R. no ano passado levaria a que estivesse agora como aluno de 4, e isso não acontece. Os seus escritos ainda não atingiram o nível de alguns do ano passado. E falhou quatro trabalhos de casa. Era importante tentar seguir a matéria gramatical (o ano passado teve nela resultados desastrosos).
No fim do 1.º período
Confirmaram-se os receios quanto ao aproveitamento na parte gramatical. Esteve neste aspecto bastante insuficiente. Razoável nas actividades de oralidade, ainda que a sua última leitura em voz alta tenha sido fraca. Nesta segunda fase do período, falhou menos trabalhos de casa. Nesta fase as suas redacções já se foram aproximando do Suficiente + (o mínimo que tem obrigação de conseguir, quanto a mim).
O que há a fazer para melhorar?
É preciso não se desinteressar da matéria de gramática (por mim, estarei disposto a com ele retomar os aspectos básicos); no próximo período, não poderá repetir resultado desta ordem. Manter (e até melhorar) empenho nas redacções (e, proximamente, nas leituras recreativas).
S. (19)
Até Novembro
Tem cumprido sempre bem, em aula e em casa. Veremos se as redacções ficam mais perfeitas (e, quando começarmos a promover leituras recreativas, era importante que a S. se habituasse a ler bastante).
No fim do 1.º período
Quase não falhou trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suficiente (gostaria que, nesta área, regressasse ao nível Suf +). Nas aulas, nas fichas sobre textos é sempre aplicada; nos dois testes mais formais sobre leitura, esteve razoavelmente. Nas tarefas de oralidade (leitura em voz alta e exposição oral preparada em casa) teve classificações entre Suficiente e Suficiente +. Na gramática, teve a melhor nota da turma (70%).
O que há a fazer para melhorar?
Como digo na informação para Novembro, gostaria que aperfeiçoasse as redacções. Também era bom que se dedicasse a leituras recreativas, que começaremos em breve.
S. (20)
Até Novembro
Muito eficiente nas tarefas em aula (apesar das dúvidas frequentes e de algumas confusões pelo meio). A escrita é em geral extensa (o que revela gosto e criatividade): aconselhá-lo-ia a ser menos prolixo e a concentrar-se na revisão, na sofisticação, do que escreva. Como se comportará em gramática?
No fim do 1.º período
Falhou recentemente alguns tpc. Nas redacções teve vários Suficientes, quando acho que tem capacidades para fazer trabalho mais acabado. Manteve a habitual diligência nas tarefas de leitura em aula (mas a fraca nota num teste, mais formal, de compreensão de texto testemunha que, muitas vezes, é precipitado nas interpretações — impaciente, logo insufientemente concentrado a ler). Esteve razoável quer nas leituras em voz alta quer numa exposição oral argumentativa. Na gramática, Suficiente menos.
O que há a fazer para melhorar?
O que acho mais importante é o que aconselhei em Novembro: nos escritos, ser menos prolixo (isto é, fazer redacções menos extensas) e concentrar-se na revisão, na sofisticação, do que escreva.
S. (21)
Até Novembro
Paulatinamente, desde o início de 2004-2005, vem-se tornando mais autónoma; também a redacção vai ficando mais interessante. Cumpre todas as tarefas, em aula e em casa. Terá de ter cuidado com a gramática, porque o ano passado mostrou insuficiências nestas área.
No fim do 1.º período
Em aula, nas tarefas de leitura é sempre empenhada. Nos dois trabalhos em que, de modo mais formal, testei a leitura, teve bons resultados. Fez todos os trabalhos de casa, e a média das suas redacções foi de Suf +/Bom. Na leitura em voz alta, teve Suficiente +. Numa exposição oral argumentativa, teve também Suficiente +. Na gramática, melhorando o rendimento do ano passado, já teve um resultado aceitável (54%).
O que há a fazer para melhorar?
Basta manter a linha de trabalho que tem seguido.
O que há a fazer para melhorar?
Evitar as dispersões de que falei. Fazer os escritos com rigor (tendo atenção às indicações da tarefa, que nem sempre tem compreendido). Ir revendo matéria gramatical (e pondo dúvidas que persistam).
A. (n.º 4)
Até Novembro
Este ano tem sido mais pronto a apresentar os trabalhos de casa. Em aula tem estado mais focado do que nos piores momentos do ano passado e menos focado do que nos melhores momentos do ano passado.
Nas aulas de apoio, apercebo-me de que o A. tem um horário muito carregado (aulas, apoios, explicações) e que acaba por ter de em alguns desses momentos aliviar o seu esforço (o que claramente acontece nas actividades de Português; na verdade, os apoios de Português têm sido «recreios» um pouco mais úteis — note-se que não digo que tenha a certeza de não dever ser mesmo assim). Pergunto-me se o efeito de alguns destes apoios não será o contrário do pretendido, fatigando-o excessivamente.
No fim do 1.º período
No que se refere às tarefas em aula, mantém-se o que dissera em Novembro. Num teste formal de leitura teve boa classificação (ainda que o texto tivesse começado a ser abordado na sessão de apoio). Em gramática, teve um insuficiente não demasiado baixo. A sua escrita revela criatividade. Esteve muito razoável numa actividade de exposição oral argumentativa.
O que há a fazer para melhorar?
Evitar falhar redacções (tpc), como ainda aconteceu algumas vezes recentemente.
A. P. (n.º 5)
Até Novembro
Tem feito sempre os trabalhos de casa. Em aula, é manifesto que estar ao lado de M. (e J. e M.) o distrai. Por outro lado, sinto que essa «socialização» terá também os seus efeitos benéficos. Veremos os resultados de tudo isto na compreensão dos aspectos de gramática. Nos escritos queria que prosseguisse um esforço de ser mais completo (fazendo redacções mais extensas e, sobretudo, mais acabadas, mais revistas) que se começou a desenhar no final do ano passado — este esforço não se inverteu mas também não tem acontecido à velocidade desejável. (Este ano ainda não investi nas actividades de leitura recreativa, que são a especialidade do A.)
No fim do 1.º período
Nos últimos tempos terá diminuído a distracção que referi em Novembro (até porque a houve pequena alteração dos lugares na sala). Teve um Suficiente menos na gramática. Esteve também suficiente nas tarefas de oralidade (leitura em voz alta; exposição argumentativa). Continuou a cumprir os trabalhos de casa. Em média, as redacções são de nível Suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Persistir no tal esforço para fazer redacções mais ambiciosas. Depois, revê-las, melhorá-las. (E não descurar a gramática.)
D. (6)
Até Novembro
Por um lado, os escritos do D. estão a melhorar (são feitos com mais gosto); por outro lado, vejo que falhou vários trabalhos de casa — terá faltado uns dias? Era importante fazer agora esforço também na parte gramatical (em que o ano passado esteve mal).
No fim do 1.º período
Continuou a falhar alguns trabalhos de casa. Na gramática teve nível insuficiente. Em uma ou outra aula, achei que não esteve empenhado no trabalho. Fez exposição oral razoável; nem por isso a leitura em voz alta. As suas redacções, este ano, parecem-me mais interessantes (mas é preciso que as faça!).
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os trabalhos de casa. Treinar a leitura em voz alta sozinho. Em aula, não se demorar a lançar-se às tarefas.
F. (7)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Ao longo do período, falhou alguns trabalhos de casa (quase em número inaceitável). As redacções foram, em média, de Suficiente +. Em aula, como já disse, é dos alunos mais capazes de se concentrarem para resolver as tarefas. Na leitura em voz alta teve Suficiente + (e Suficiente, este logo no início). Fez uma boa exposição oral argumentativa. Na gramática, teve nota suficiente (no limite do aceitável).
O que há a fazer para melhorar?
Fazer todos os tpc. Reorganizar o caderno (evitando ter as fichas todas juntas dentro de micas, sem que portanto se possam consultar facilmente).
J. (8)
Até Novembro
Falhou muitos trabalhos de casa (uns sete). Nas aulas tem estado muitas vezes demasiado distraído (cfr. M., A. P., M.); vai ao mesmo tempo trabalhando, mas, dadas as interrupções pela excitação nessa zona da sala, de modo imperfeito. Focar-se em múltiplos motivos fúteis prejudica muito a compreensão dos textos. Considero o J. um dos alunos mais criativos, mas sinto também que é dos que mais ficam aquém das suas capacidades (já o ano passado desaproveitando muito as aulas de Português). Ponto positivo: os seus escritos parecem feitos agora com mais gosto (com mais acabamento). Deve ter mais atenção à gramática, que não costuma ser o seu forte. Caderno também tem de ser muito melhorado (pareceu-me que faltam muitas das folhas que dei; e que está tudo desorganizado).
No fim do período
Confirma-se quase tudo o que se dizia em Novembro. Terá melhorado a concentração nas tarefas em aula. Gramática revelou-se realmente insuficiente. Continuou a falhar muitíssimos trabalhos de casa (gabei-lhe antes o maior rigor do que escrevia, aliás sempre também com criatividade; o problema é que poucas redacções entregou). Mantém capacidade razoável na leitura em voz alta.
O que há a fazer para melhorar?
Organizar o caderno (muitas vezes não o leva; nunca lho vi organizado). E, sobretudo, passar a fazer os trabalhos de casa. Por outro lado, o J. tem capacidades para fazer, até sozinho, alguma revisão das matérias de gramática.
J. (9)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Como disse em Novembro, em aula trabalhou sempre impecavelmente. A capacidade que tem de se concentrar nas tarefas faz que vá compreendendo tudo muito bem. Em dois testes mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Escreve sempre com inteligência, mas tem falhado muitos trabalhos de casa (ficando, portanto, muitas redacções por fazer). As suas redacções são, em média, de Suf+/Bom. Esteve bem nas tarefas de leitura em voz alta (Bom e Suf +). Esteve razoavelmente numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Na gramática, teve a classificação de Suficiente +.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre os trabalhos de casa.
L. (10)
Até Novembro
Desde o ano passado foi sempre melhorando a capacidade de resolver as tarefas, vindo a tornar-se cada vez mais autónoma. Tem sido sempre cumpridora também nos trabalhos de casa. Gostaria que ainda melhorasse a escrita (embora também aqui tenha vindo a progredir).
No fim do 1.º período
Continuou a cumprir todos os trabalhos de casa (as suas redacções são, em média, de Suficiente). Nos testes mais formais de compreensão de textos esteve, primeiro, não muito bem, depois já razoavelmente (independentemente disso, parece-me, como dissera, mais despachada agora a resolver as tarefas de leitura). Nas actividades de leitura em voz alta, teve Suficiente menos. Gostei mais da sua exposição oral argumentativa. Na gramática teve Suficiente +.
O que há a fazer para melhorar?
Aperfeiçoar a escrita (fazer textos um pouco mais longos e, sobretudo, sempre revistos com cuidado). Valeria também a pena treinar a leitura em voz alta, o que se faz bem sozinha até.
M. (11)
Em Novembro
Falhou demasiados trabalhos de casa (pelo menos, seis). É verdade que os que faz são bons, porque a M. é das alunas que escrevem bem. Em aula, embora a sua inteligência lhe permita ir resolvendo — despachada mas imperfeitamente — as tarefas, há sem dúvida muito desperdício (por estar demasiado à vontade, sempre preocupada com algum recado, conversa, etc.). E, decerto, vai precisar de estudar muito a gramática (era ponto fraco o ano passado e não a vejo atenta ao que explico).
No fim do período
Continuou a falhar alguns trabalhos de casa. Na gramática, confirmaram-se as dificuldades que previra (teve Insuficiente). Esteve bem nas tarefas de leitura em voz alta. Não esteve tão bem na exposição oral (provavelmente, porque a não preparou devidamente em casa). Nas aulas, como disse, esteve muitas vezes a falar para o lado ou para trás, etc., embora em geral nem por isso deixasse de fazer as tarefas (só que sem a qualidade de que seria capaz).
O que há a fazer para melhorar?
Controlar mais o comportamento em aula. Fazer TPC (mantendo a inteligência com que costuma escrever; mas também revendo tudo com cuidado). Estar atenta às explicações gramaticais.
M. (12)
Até Novembro
Falhou quatro tpc (mas alguns destes porque faltou às aulas, salvo erro). Em aula, impecável. Na escrita, gostava que revisse mais o que escreve (e que arriscasse mais; que fizesse redacções tão inteligentes como é); sobretudo a pontuação é melhorável.
No fim do 1.º período
Falhou ainda mais alguns trabalhos de casa. As suas redacções são, em média, de Suf+. Nas tarefas de leitura em aula, costuma ser muito aplicada e eficaz (mas, por vezes, há certa precipitação nas soluções; por exemplo, no último trabalho mais formal de compreensão de texto, teve demasiadas respostas erradas). Esteve bem na leitura em voz alta; e Suficiente + numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Na gramática, teve Suficiente.
O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa (e nessas redacções, como em todas as outras, ser mais ambiciosa e rever sempre com cuidado).
M. (13)
Até Novembro
Em aula, excelente sempre (um reparo apenas ao facto de muitas vezes chegar uns minutos depois da hora). Falhou cinco trabalhos de casa. Caderno também tem de ser melhorado. O que escreve é sempre bom.
No fim do 1.º período
Já passou a fazer quase sempre os trabalhos de casa, ainda que nestes não atinja sempre o nível de que é capaz (as suas redacções deviam ser de Bom+, ou de Bom, pelo menos, e nem sempre têm sido). Nas tarefas de compreensão de textos, tem estado sempre bem. Na leitura em voz alta, teve Bons. Numa exposição oral preparada em casa, Suf +. Na gramática teve Suf+/Bom -.
O que há a fazer para melhorar?
Passar a fazer sempre redacções «de Bom +/Muito Bom». Caderno deveria ser reorganizado (fichas estão pouco consultáveis).
M. (14)
Até Novembro
Considero que este ano está melhor do que o ano passado. Há menos inércia nas tarefas da aula. As tarefas de escrita já as vai fazendo (e com gosto e criatividade — mesmo que com acabamento insuficiente). O apoio é-lhe útil, parece-me. Em conversa quase individual — não havendo focos de distracção — evidenciam-se a inteligência e criatividade que tem. Falhou alguns trabalhos de casa.
No fim do período
Continua bem (Suf +) na leitura em voz alta. Esteve também razoável numa exposição oral argumentativa preparada em casa. Teve resultados suficientes na área da gramática.
Na testagem mais formal da leitura teve, no início do período, uma classificação fraca, mas, recentemente, em outra prova, tendo havido primeiro contacto com o texto na sessão de apoio, conseguiu muito bons resultados. Melhor do que isso, este ano tem havido menos situações em que o M. fique demasiado parado ante as tarefas que haja para fazer.
Aspecto a melhorar
Nem sempre tem feito os trabalhos de casa. Quando os faz, pode ser mais perfeito, apresentando textos mais acabados.
M. (15)
Até Novembro/No fim do 1.º período
Os seus escritos têm um acabamento que não é habitual neste nível. No entanto, falhou algumas redacções (trabalhos de casa) nesta segunda metade do primeiro período. Em média, as suas redacções foram de Suficiente +, embora eu ache que a sua escrita pode ser sempre de Bom ou Bom +. Na leitura, costuma ser empenhado a resolver as fichas, ainda que, sobretudo no início do período, se tenha desconcentrado aqui e ali (efeitos de conversas com João); nos dois testes mais formais de compreensão de textos esteve bastante bem. A leitura em voz alta foi de Suficiente +. Uma exposição oral, preparada em casa, foi relativamente fraca (por ter seguido demasiado o guião escrito). Na gramática, teve nota satisfatória (66%).
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os trabalhos de casa (como, aliás, não costuma acontecer-lhe).
P. (16)
Até Novembro
Em nenhum outro aluno se reflecte tanto a posição em que esteja na sala. Ao lado de outros, desaproveita quase totalmente a aula. Quando sozinho, é despachado e inteligente (embora, quanto a mim, demasiado económico no modo como resolve as tarefas de escrita — sem «brio»). Tem feito sempre os trabalhos de casa. Aspectos a melhorar: em nenhum caso sair do seu lugar isolado (é claro que eu tenho sido culpado disto também, porque nem sempre sou suficientemente rígido a repor os lugares devidos); arriscar mais nas redacções.
No fim do período
A partir de Novembro, houve em geral menos desconcentrações (as que estavam ligadas à conversa com outros colegas) mas, mesmo assim, em algumas aulas, o comportamento do P. dificultou os trabalhos de todos e impediu que o próprio fizesse as tarefas (de leitura, sobretudo) com a qualidade de que seria capaz. Aspecto negativo revelado a partir da última informação: ficaram por fazer vários trabalhos de casa (algumas redacções). A classificação das suas redacções, em média, terá sido de cerca de Suficiente, quando eu penso que tem capacidades para escrever textos classificáveis de Bom. Na gramática, teve resultados suficientes. Nas actividades de oralidade esteve razoável (melhor na leitura em voz alta do que numa exposição argumentativa).
O que há a fazer para melhorar?
Não falhar os trabalhos de casa e fazê-los com mais rigor. Em aula, ter comportamento mais controlado. Reorganizar o caderno (furar fichas, em vez de as ter todas dentro de plásticos, invisíveis portanto).
P. (17)
Até Novembro
Está menos digressivo do que nos piores momentos do ano passado (em geral, mantendo a aplicação que mostrou no último mês do ano lectivo passado). É muito importante para o P. não haver na proximidade colegas — tudo funciona como motivo para protelar entrada na tarefa, que depois fica muito incipiente, «trapalhona». Como estará na gramática? Conviria ir estudando. Em geral, acho-o mais interessado. Há agora que passar a outra etapa: ser regularmente mais rigoroso, mais perfeito.
No fim do 1.º período
Não piorou nesta segunda parte do período. Houve até menos aulas em que estivesse demasiado desconcentrado. Porém, falhou agora mais trabalhos de casa. Assim, poucas redacções terá feito. Fez uma boa exposição oral. Esteve suficiente nas leituras em voz alta. Na gramática não teve classificação positiva, mas não se mostrou demasiado desfasado dos assuntos.
O que há a fazer para melhorar?
É sobretudo na escrita que terá de investir: não deixar de fazer os tpc; e ser exigente no que escreva (talvez fazendo redacções um pouco mais longas e, mais importante, revendo-as sempre). E, claro, não se pode dar ao luxo de ter em aula estilo distendido (enfim, é preciso certo auto-controle para não retardar muito as tarefas que haja para fazer). De qualquer modo, reconheço que em geral tem estado melhor do que o ano passado e tem tido alguns bons momentos de trabalho.
R. (18)
Até Novembro
Não estou descontente com o trabalho do R., mas acho que pode evoluir mais. De certo modo, o ritmo de progressão do R. no ano passado levaria a que estivesse agora como aluno de 4, e isso não acontece. Os seus escritos ainda não atingiram o nível de alguns do ano passado. E falhou quatro trabalhos de casa. Era importante tentar seguir a matéria gramatical (o ano passado teve nela resultados desastrosos).
No fim do 1.º período
Confirmaram-se os receios quanto ao aproveitamento na parte gramatical. Esteve neste aspecto bastante insuficiente. Razoável nas actividades de oralidade, ainda que a sua última leitura em voz alta tenha sido fraca. Nesta segunda fase do período, falhou menos trabalhos de casa. Nesta fase as suas redacções já se foram aproximando do Suficiente + (o mínimo que tem obrigação de conseguir, quanto a mim).
O que há a fazer para melhorar?
É preciso não se desinteressar da matéria de gramática (por mim, estarei disposto a com ele retomar os aspectos básicos); no próximo período, não poderá repetir resultado desta ordem. Manter (e até melhorar) empenho nas redacções (e, proximamente, nas leituras recreativas).
S. (19)
Até Novembro
Tem cumprido sempre bem, em aula e em casa. Veremos se as redacções ficam mais perfeitas (e, quando começarmos a promover leituras recreativas, era importante que a S. se habituasse a ler bastante).
No fim do 1.º período
Quase não falhou trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suficiente (gostaria que, nesta área, regressasse ao nível Suf +). Nas aulas, nas fichas sobre textos é sempre aplicada; nos dois testes mais formais sobre leitura, esteve razoavelmente. Nas tarefas de oralidade (leitura em voz alta e exposição oral preparada em casa) teve classificações entre Suficiente e Suficiente +. Na gramática, teve a melhor nota da turma (70%).
O que há a fazer para melhorar?
Como digo na informação para Novembro, gostaria que aperfeiçoasse as redacções. Também era bom que se dedicasse a leituras recreativas, que começaremos em breve.
S. (20)
Até Novembro
Muito eficiente nas tarefas em aula (apesar das dúvidas frequentes e de algumas confusões pelo meio). A escrita é em geral extensa (o que revela gosto e criatividade): aconselhá-lo-ia a ser menos prolixo e a concentrar-se na revisão, na sofisticação, do que escreva. Como se comportará em gramática?
No fim do 1.º período
Falhou recentemente alguns tpc. Nas redacções teve vários Suficientes, quando acho que tem capacidades para fazer trabalho mais acabado. Manteve a habitual diligência nas tarefas de leitura em aula (mas a fraca nota num teste, mais formal, de compreensão de texto testemunha que, muitas vezes, é precipitado nas interpretações — impaciente, logo insufientemente concentrado a ler). Esteve razoável quer nas leituras em voz alta quer numa exposição oral argumentativa. Na gramática, Suficiente menos.
O que há a fazer para melhorar?
O que acho mais importante é o que aconselhei em Novembro: nos escritos, ser menos prolixo (isto é, fazer redacções menos extensas) e concentrar-se na revisão, na sofisticação, do que escreva.
S. (21)
Até Novembro
Paulatinamente, desde o início de 2004-2005, vem-se tornando mais autónoma; também a redacção vai ficando mais interessante. Cumpre todas as tarefas, em aula e em casa. Terá de ter cuidado com a gramática, porque o ano passado mostrou insuficiências nestas área.
No fim do 1.º período
Em aula, nas tarefas de leitura é sempre empenhada. Nos dois trabalhos em que, de modo mais formal, testei a leitura, teve bons resultados. Fez todos os trabalhos de casa, e a média das suas redacções foi de Suf +/Bom. Na leitura em voz alta, teve Suficiente +. Numa exposição oral argumentativa, teve também Suficiente +. Na gramática, melhorando o rendimento do ano passado, já teve um resultado aceitável (54%).
O que há a fazer para melhorar?
Basta manter a linha de trabalho que tem seguido.
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