Avaliação do 9.º 1.ª
Informações sobre o 2.º período / Conselhos para o 3.º período
Depois do nome do aluno e de travessão, o nível atribuído. A seguir, comentário sobre aproveitamento neste 2.º período e, sobretudo, indicação do que se deve fazer a partir de agora. (No final da secção, ficam as informações do 1.º periodo.)
Alexis — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf- (as que fez, que não foram muitas).
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve também Suf.
Em gramática, 48% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «activa e passiva», «rima»).
Neste terceiro período tem de se focar mais no trabalho em aula (esteve muitas vezes a conversar, desperdiçando muito tempo em que devia estar a ler os textos e a resolver as fichas). Precisa também de escrever com mais rigor.
A. Catarina — 3
Falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Bom-/Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 38% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «pronominalizações», «perifrástica», «rima»).
Neste terceiro período, espero que melhore em gramática. De resto, não estou descontente com o trabalho da Catarina, mas acho que se fizer sempre as redacções pode facilmente subir neste domínio, fixando-se no Bom.
André — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf-.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 39% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações», «orações e conjunções», «perifrástica», «rima»).
No trabalho em aula, é sempre eficiente.
Enfim, o que há a mudar é a assiduidade às aulas. (As redacções por fazer e o resultado em gramática são também devidos às faltas. Se vier sempre, acaba decerto por melhorar estes outros aspectos.)
Bárbara — 3
Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf.
Na leitura em voz alta registei Suf+/Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 44% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «rima»). A pouco e pouco, tem melhorado a sua concentração em aula.
Deve evitar demoras na chegada às aulas e, em geral, tudo o que retarde o focar-se nas tarefas. Outra meta a perseguir será o acabamento dos trabalhos, a revisão final, a releitura.
Brigitta — 5
Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Muito Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom-.
Em gramática, 74% (o conteúdo que deve rever é «orações e conjunções»).
No trabalho em aula é também sempre muito competente.
Que continue assim.
Bruno — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 45% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «perifrástica», «métrica», «rima»).
Desta vez tive de ser rigoroso, porque houve falhas demasiadas nas redacções; creio também que em algumas aulas se dispersou excessivamente (conversas, demoras a começar, discussões comigo), o que se reflecte, sobretudo, no aproveitamento em gramática. Curiosamente, até acho que a escrita tem vindo a aperfeiçoar-se (e gostaria que, nessa área, ainda chegasse ao Bom).
C. André — 2
Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf- (mas considero que vale mais; simplesmente, por vezes não segue bem os temas pedidos).
Na leitura em voz alta registei Suf-/Insuf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf.
Em gramática, 27% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «que/quem» «perifrástica», «métrica»).
No trabalho em aula, não tenho nada a criticar ao André — que tem boa concentração —, a não ser que chegou muitas vezes atrasado (às quartas). Deve corrigir este aspecto. Também é importante recuperar em gramática.
Catarina C. — 3
Falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Bom (média das que fez, claro).
Na leitura em voz alta registei Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf.
Em gramática, 53% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «métrica» e «rima»).
Pareceu-me talvez mais focada no trabalho (menos conversadora com Sara do que no primeiro período).
Tem muito boas capacidades nos vários domínios do Português. Só precisa de não deixar de fazer as redacções que eu peça.
Daniel — 4
Fez sempre os tepecês (creio que só falhou um, mas pode até haver lapso meu; confirmar aqui). As suas redacções foram, em média, de Bom.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de oral, teve Insuf.
Em gramática, 62% (o conteúdo a rever é «conjunções»).
No trabalho em aula, continua muito bem.
Nas redacções, as suas capacidades correspondem a melhores notas do que as que tem tido, o que resulta de costumar ser um tanto económico no esforço. Sem grande dificuldade, pode, se quiser, ter redacções de Bom+/Muito Bom.
Diogo — 4
Fez sempre os tepecês (a não ser no caso dos trabalhos relativos a António Gedeão, em que não fez tantas tarefas como eu pedira). As suas redacções foram, em média, de Bom-.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf (o que parece significar evolução, já que costuma ser esta a sua área mais fraca). Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 40% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «perifrástica», «hiperónimos/hipónimos», «rima»).
Apesar de ter mantido o nível anterior, considero que o Diogo baixou um pouco. Sobretudo, deve evitar desperdiçar tempo, quando, em aula, tem uma tarefa para fazer. No primeiro período, focava-se completamente nos exercícios a fazer. Agora, muitas vezes o achei distraído. O resultado em gramática, em que regrediu, também tem que ver com desatenções (neste caso, quando falo). São estes aspectos que convém agora melhorar no terceiro período.
Eliana — 4
Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom.
Em gramática, 50% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações», «orações e conjunções», «rima»).
Também em aula o seu trabalho é sempre bom e com a máxima concentração.
Em suma, a Eliana continua a evoluir, mostrando-se uma aluna cada vez mais competente nas várias áreas do Português. De todas estas áreas destaco a escrita.
Elizângela — 3
Ainda falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve também Insuf.
Em gramática, 36%, mas esta nota é enganadora, já que teve menos tempo do que os outros colegas (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «formas passiva e activa»).
O que deve ser melhorado é a própria assiduidade. Deve procurar não falhar os tepecês (mas as falhas de tepecês têm decerto a ver com as faltas a aulas; portanto, se corrigir o primeiro aspecto, …).
Gustavo — 4
Fez sempre, ou quase sempre, os tepecês (ver aqui quais falhou; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 74% (os conteúdos que deve rever são «orações» e «rima»).
Continuar o bom trabalho que tem feito é o conselho que posso dar.
Henrique — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+ (as poucas que fez…).
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 37% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «hiperónimo/hipónimo», «rima»).
O Henrique tem bastantes capacidades nesta disciplina. Tem é de fazer as redacções que eu peça (e recuperar algumas das antigas) e reler alguns assuntos de gramática.
Inês — 4
Fez sempre, ou praticamente sempre, os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom-.
Na leitura em voz alta registei Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf.
Em gramática, 72% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções» e «rima»).
No trabalho em aula, é sempre muito despachada e proficiente. Como sempre, na escrita, ainda espero que evolua um pouco (talvez sendo mais ambiciosa nos seus textos).
Joana G. — 4
Fez sempre, ou praticamente sempre, os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom(-).
Na leitura em voz alta registei Bom-/Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 69% (os conteúdos que deve rever são «conjunções» e «rima»).
Em aula trabalha sempre com concentração. Só tem de manter-se como tem estado até aqui.
Joana A. — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+/Bom- (média das que fez, claro).
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Muito Bom. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 42% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «rima»).
O nível que teve deve-se sobretudo a ter falhado várias redacções. (Se considerarmos as suas capacidades, a Joana é até aluna de «4». Só tem de não se desleixar no trabalho em casa.) Deve também de não descurar a gramática.
João A. — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf.
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 20%.
No trabalho em aula, não tenho queixas a fazer. O que falhou foi a questão das redacções — tem, portanto, de passar a fazer os tepecês. E tem de haver algum estudo de gramática.
João G. — 4
Fez quase sempre os tepecês (ver aqui o pouco que falhou, que foi na altura dos trabalhos sobre António Gedeão). As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom(+).
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 76% (o conteúdo a rever é «métrica»).
No trabalho em aula, tenho, às vezes, achado que não há concentração suficiente quando explico para todos (porque sinto o João e o Pedro a falarem entre si). No trabalho em fichas isso já não se reflecte negativamente (sendo verdade que ambos trabalham bem mesmo conversando).
Nuno — 3
Fez, em geral, os tepecês (ver aqui os poucos que falhou). As suas redacções foram, em média, de Suf-.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf+.
Em gramática, 39% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «métrica», «rima»).
Nas aulas já se mostrou muito mais despachado. O que agora mais aconselho é que tenha atenção à pontuação dos seus textos e que não deixe de procurar melhorar a caligrafia.
Patrícia — 3
Fez, quase sempre, os tepecês (ver aqui os que falhou). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf+.
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 39% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «advérbio de modo»).
Em aula, a Patrícia trabalha sempre bem. Que continue como até aqui, procurando também não se dar por vencida na gramática.
Paula — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 40% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «perifrástica»).
Quando está nas aulas, trabalha sempre bem. Mas o problema é que nem sempre está nas aulas. (A Paula tem de evitar faltar ou chegar só ao segundo tempo.) Acaba por perder muita matéria (a regressão em gramática deve ter que ver com isto) e esquecer tepecês.
Pedro — 4
Fez quase sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 67% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações», «orações e conjunções», «rima»).
Estou bastante contente, e ainda espero mais do Pedro. Por vezes, parece haver demasiada conversa com João.
Ricardo — 3
Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Suf-.
Na leitura em voz alta registei também Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve a mesma nota, Insuf.
Em gramática, 19%.
Tem de chegar sempre a horas (na primeira aula deste 3.º período já voltou a chegar atrasado). As áreas em que falha mais são a compreensão dos textos (o ideal seria ir lendo bastante em casa) e a gramática (tem de progredir bastante neste domínio; com a actual nota a gramática não poderei manter o «3» no próximo período).
Rúben — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Muito Bom/Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 31%.
No trabalho em aula, não tenho razões de queixa.
O Rúben tem de faltar o menos possível e fazer mais as redacções (e recuperar outras).
Sara M — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf+ (as que fez, claro).
Na leitura em voz alta registei Insuf+/Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 57% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «perifrástica», «rima»).
Até acho que a Sara esteve agora mais autónoma nas tarefas em aula. Também reconheço que, inicialmente, se mostrou cumpridora, recuperando redacções do período anterior. O que há a fazer é, a partir de agora, entregar os tepecês regularmente (e recuperar os mais importantes do período anterior).
Sara C. — 4
Fez, em geral, os tepecês (ver aqui os que falhou; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+/Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve a mesma nota, Bom-.
Em gramática, 70% (o conteúdo que valia a pena rever é «rima»).
No trabalho em aula, a Sara é sempre muito eficiente. Estou muito contente com o seu trabalho, mas pretendia que melhorasse ainda alguns aspectos ortográficos das suas redacções.
Sara P. — 2
Falhou alguns tepecês (ver aqui quais). As suas redacções foram, em média, de Suf+.
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 43% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções» e «perifrástica»).
Terei sido rigoroso no nível que atribui à Sara. A verdade é que, além das redacções deste período que falhou (não são assim tantas, é verdade), também não recuperou os tepecês do 1.º período. A regressão em gramática também contribuiu para o nível «2». Mas a Sara tem muitos méritos (por exemplo, redacções são feitas com gosto e criatividade; trabalha bem em aula).
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf- (as que fez, que não foram muitas).
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve também Suf.
Em gramática, 48% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «activa e passiva», «rima»).
Neste terceiro período tem de se focar mais no trabalho em aula (esteve muitas vezes a conversar, desperdiçando muito tempo em que devia estar a ler os textos e a resolver as fichas). Precisa também de escrever com mais rigor.
A. Catarina — 3
Falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Bom-/Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 38% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «pronominalizações», «perifrástica», «rima»).
Neste terceiro período, espero que melhore em gramática. De resto, não estou descontente com o trabalho da Catarina, mas acho que se fizer sempre as redacções pode facilmente subir neste domínio, fixando-se no Bom.
André — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf-.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 39% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações», «orações e conjunções», «perifrástica», «rima»).
No trabalho em aula, é sempre eficiente.
Enfim, o que há a mudar é a assiduidade às aulas. (As redacções por fazer e o resultado em gramática são também devidos às faltas. Se vier sempre, acaba decerto por melhorar estes outros aspectos.)
Bárbara — 3
Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf.
Na leitura em voz alta registei Suf+/Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 44% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «rima»). A pouco e pouco, tem melhorado a sua concentração em aula.
Deve evitar demoras na chegada às aulas e, em geral, tudo o que retarde o focar-se nas tarefas. Outra meta a perseguir será o acabamento dos trabalhos, a revisão final, a releitura.
Brigitta — 5
Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Muito Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom-.
Em gramática, 74% (o conteúdo que deve rever é «orações e conjunções»).
No trabalho em aula é também sempre muito competente.
Que continue assim.
Bruno — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 45% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «perifrástica», «métrica», «rima»).
Desta vez tive de ser rigoroso, porque houve falhas demasiadas nas redacções; creio também que em algumas aulas se dispersou excessivamente (conversas, demoras a começar, discussões comigo), o que se reflecte, sobretudo, no aproveitamento em gramática. Curiosamente, até acho que a escrita tem vindo a aperfeiçoar-se (e gostaria que, nessa área, ainda chegasse ao Bom).
C. André — 2
Falhou alguns tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf- (mas considero que vale mais; simplesmente, por vezes não segue bem os temas pedidos).
Na leitura em voz alta registei Suf-/Insuf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf.
Em gramática, 27% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «que/quem» «perifrástica», «métrica»).
No trabalho em aula, não tenho nada a criticar ao André — que tem boa concentração —, a não ser que chegou muitas vezes atrasado (às quartas). Deve corrigir este aspecto. Também é importante recuperar em gramática.
Catarina C. — 3
Falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Bom (média das que fez, claro).
Na leitura em voz alta registei Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf.
Em gramática, 53% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «métrica» e «rima»).
Pareceu-me talvez mais focada no trabalho (menos conversadora com Sara do que no primeiro período).
Tem muito boas capacidades nos vários domínios do Português. Só precisa de não deixar de fazer as redacções que eu peça.
Daniel — 4
Fez sempre os tepecês (creio que só falhou um, mas pode até haver lapso meu; confirmar aqui). As suas redacções foram, em média, de Bom.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de oral, teve Insuf.
Em gramática, 62% (o conteúdo a rever é «conjunções»).
No trabalho em aula, continua muito bem.
Nas redacções, as suas capacidades correspondem a melhores notas do que as que tem tido, o que resulta de costumar ser um tanto económico no esforço. Sem grande dificuldade, pode, se quiser, ter redacções de Bom+/Muito Bom.
Diogo — 4
Fez sempre os tepecês (a não ser no caso dos trabalhos relativos a António Gedeão, em que não fez tantas tarefas como eu pedira). As suas redacções foram, em média, de Bom-.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf (o que parece significar evolução, já que costuma ser esta a sua área mais fraca). Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 40% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «perifrástica», «hiperónimos/hipónimos», «rima»).
Apesar de ter mantido o nível anterior, considero que o Diogo baixou um pouco. Sobretudo, deve evitar desperdiçar tempo, quando, em aula, tem uma tarefa para fazer. No primeiro período, focava-se completamente nos exercícios a fazer. Agora, muitas vezes o achei distraído. O resultado em gramática, em que regrediu, também tem que ver com desatenções (neste caso, quando falo). São estes aspectos que convém agora melhorar no terceiro período.
Eliana — 4
Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Bom.
Em gramática, 50% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações», «orações e conjunções», «rima»).
Também em aula o seu trabalho é sempre bom e com a máxima concentração.
Em suma, a Eliana continua a evoluir, mostrando-se uma aluna cada vez mais competente nas várias áreas do Português. De todas estas áreas destaco a escrita.
Elizângela — 3
Ainda falhou vários tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve também Insuf.
Em gramática, 36%, mas esta nota é enganadora, já que teve menos tempo do que os outros colegas (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «formas passiva e activa»).
O que deve ser melhorado é a própria assiduidade. Deve procurar não falhar os tepecês (mas as falhas de tepecês têm decerto a ver com as faltas a aulas; portanto, se corrigir o primeiro aspecto, …).
Gustavo — 4
Fez sempre, ou quase sempre, os tepecês (ver aqui quais falhou; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom+.
Na leitura em voz alta registei Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 74% (os conteúdos que deve rever são «orações» e «rima»).
Continuar o bom trabalho que tem feito é o conselho que posso dar.
Henrique — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+ (as poucas que fez…).
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 37% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «hiperónimo/hipónimo», «rima»).
O Henrique tem bastantes capacidades nesta disciplina. Tem é de fazer as redacções que eu peça (e recuperar algumas das antigas) e reler alguns assuntos de gramática.
Inês — 4
Fez sempre, ou praticamente sempre, os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom-.
Na leitura em voz alta registei Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf.
Em gramática, 72% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções» e «rima»).
No trabalho em aula, é sempre muito despachada e proficiente. Como sempre, na escrita, ainda espero que evolua um pouco (talvez sendo mais ambiciosa nos seus textos).
Joana G. — 4
Fez sempre, ou praticamente sempre, os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom(-).
Na leitura em voz alta registei Bom-/Bom. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 69% (os conteúdos que deve rever são «conjunções» e «rima»).
Em aula trabalha sempre com concentração. Só tem de manter-se como tem estado até aqui.
Joana A. — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+/Bom- (média das que fez, claro).
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Muito Bom. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 42% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «rima»).
O nível que teve deve-se sobretudo a ter falhado várias redacções. (Se considerarmos as suas capacidades, a Joana é até aluna de «4». Só tem de não se desleixar no trabalho em casa.) Deve também de não descurar a gramática.
João A. — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf.
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 20%.
No trabalho em aula, não tenho queixas a fazer. O que falhou foi a questão das redacções — tem, portanto, de passar a fazer os tepecês. E tem de haver algum estudo de gramática.
João G. — 4
Fez quase sempre os tepecês (ver aqui o pouco que falhou, que foi na altura dos trabalhos sobre António Gedeão). As suas redacções foram, em média, de Bom/Bom(+).
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf.
Em gramática, 76% (o conteúdo a rever é «métrica»).
No trabalho em aula, tenho, às vezes, achado que não há concentração suficiente quando explico para todos (porque sinto o João e o Pedro a falarem entre si). No trabalho em fichas isso já não se reflecte negativamente (sendo verdade que ambos trabalham bem mesmo conversando).
Nuno — 3
Fez, em geral, os tepecês (ver aqui os poucos que falhou). As suas redacções foram, em média, de Suf-.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Insuf+.
Em gramática, 39% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «métrica», «rima»).
Nas aulas já se mostrou muito mais despachado. O que agora mais aconselho é que tenha atenção à pontuação dos seus textos e que não deixe de procurar melhorar a caligrafia.
Patrícia — 3
Fez, quase sempre, os tepecês (ver aqui os que falhou). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf+.
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 39% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «pronominalizações», «orações e conjunções», «advérbio de modo»).
Em aula, a Patrícia trabalha sempre bem. Que continue como até aqui, procurando também não se dar por vencida na gramática.
Paula — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 40% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções», «formas passiva e activa», «perifrástica»).
Quando está nas aulas, trabalha sempre bem. Mas o problema é que nem sempre está nas aulas. (A Paula tem de evitar faltar ou chegar só ao segundo tempo.) Acaba por perder muita matéria (a regressão em gramática deve ter que ver com isto) e esquecer tepecês.
Pedro — 4
Fez quase sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Bom.
Na leitura em voz alta registei Suf/Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 67% (os conteúdos que deve rever são «pronominalizações», «orações e conjunções», «rima»).
Estou bastante contente, e ainda espero mais do Pedro. Por vezes, parece haver demasiada conversa com João.
Ricardo — 3
Fez sempre os tepecês. As suas redacções foram, em média, de Suf-.
Na leitura em voz alta registei também Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Insuf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve a mesma nota, Insuf.
Em gramática, 19%.
Tem de chegar sempre a horas (na primeira aula deste 3.º período já voltou a chegar atrasado). As áreas em que falha mais são a compreensão dos textos (o ideal seria ir lendo bastante em casa) e a gramática (tem de progredir bastante neste domínio; com a actual nota a gramática não poderei manter o «3» no próximo período).
Rúben — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf+.
Na leitura em voz alta registei Suf+. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Muito Bom/Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 31%.
No trabalho em aula, não tenho razões de queixa.
O Rúben tem de faltar o menos possível e fazer mais as redacções (e recuperar outras).
Sara M — 2
Falhou demasiados tepecês (ver aqui quais; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf/Suf+ (as que fez, claro).
Na leitura em voz alta registei Insuf+/Suf-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Suf. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf-.
Em gramática, 57% (os conteúdos que deve rever são «orações e conjunções», «perifrástica», «rima»).
Até acho que a Sara esteve agora mais autónoma nas tarefas em aula. Também reconheço que, inicialmente, se mostrou cumpridora, recuperando redacções do período anterior. O que há a fazer é, a partir de agora, entregar os tepecês regularmente (e recuperar os mais importantes do período anterior).
Sara C. — 4
Fez, em geral, os tepecês (ver aqui os que falhou; procurar entregar-me ainda as redacções que aí mais recomendar). As suas redacções foram, em média, de Suf+/Bom-. Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom-. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve a mesma nota, Bom-.
Em gramática, 70% (o conteúdo que valia a pena rever é «rima»).
No trabalho em aula, a Sara é sempre muito eficiente. Estou muito contente com o seu trabalho, mas pretendia que melhorasse ainda alguns aspectos ortográficos das suas redacções.
Sara P. — 2
Falhou alguns tepecês (ver aqui quais). As suas redacções foram, em média, de Suf+.
Num questionário de compreensão de texto escrito teve Bom+. Num outro questionário, este de compreensão oral, teve Suf+.
Em gramática, 43% (os conteúdos que deve rever são «funções sintácticas», «orações e conjunções» e «perifrástica»).
Terei sido rigoroso no nível que atribui à Sara. A verdade é que, além das redacções deste período que falhou (não são assim tantas, é verdade), também não recuperou os tepecês do 1.º período. A regressão em gramática também contribuiu para o nível «2». Mas a Sara tem muitos méritos (por exemplo, redacções são feitas com gosto e criatividade; trabalha bem em aula).
Informações até ao final do 1.º período
Aluno a aluno, aparecem primeiro as informações até meados de Novembro; depois, vem uma actualização relativa ao resto do período. Os números dos tepecês que ainda devem ser feitos estão explicados na secção 'Revisões'. As siglas dos assuntos de gramática que por vezes peço sejam revistos estão explicadas na secção 'Conteúdos a melhorar'. As sínteses sobre estes conteúdos ficarão em 'Explicações'.
Alexis
Informações até meio de Novembro — Nas várias áreas (leitura, escrita, gramática), nas testagens mais formais tem, em média, Suf. Na leitura, até tem um pouco mais. Deve procurar escrever textos menos curtos, mais ambiciosos. Nem sempre me parece suficientemente concentrado, em momentos de exposição oral minha. E talvez pudesse ser mais rápido, mais focado também, nos exercícios a resolver em aula. Tem feito os trabalhos de casa, com raríssimas excepções.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Faltou no dia em que fizemos o trabalho mais significativo no domínio da gramática (o exercício que abrangia a maioria dos conteúdos revistos no 1.º período). Não tenho portanto dados completamente seguros nesta área, apesar de nos restantes trabalhos de gramática ter o Alexis resultados aceitáveis: pelo sim pelo não, valerá a pena relancear a secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens. Na leitura em voz alta, esteve Suf +. Na escrita, mantenho o voto de que faça redacções mais longas e mais revistas (e, para já, deve fazer também os seguintes tepecês: 23-24, 27-28, 35-36, 37-38).
A. Catarina
Informações até meio de Novembro — Tem trabalhado bem em aula e raramente tem falhado os trabalhos de casa. A escrita é a área em que tem mais facilidade. Na compreensão de textos (leitura) não tem tido grandes resultados (teve classificações entre Insuf e Suf). Na gramática teve até agora resultados variados (entre Bom e Insuf). Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Num último trabalho de gramática — que era o mais global — teve resultado muito razoável (quase Bom), o que é sinal de que a Catarina já superou as dificuldades que tinha nesta área. Ainda hesitei entre dar «4» ou «3» (decidi-me por esta nota porque acho que a Catarina tem obrigação de fazer mais redacções de «Bom»; também a leitura em voz alta foi desta vez apenas de Suf/Suf+). Ainda poderá entregar estes tepecês. 21-22, 17-18, 33-34.
André
Informações até meio de Novembro — O problema (que tem depois consequências em vários domínios) é faltar muito às aulas. Isso leva, por exemplo, a que dos quatro trabalhos em que testei a leitura só tenha resultados relativamente a um (aliás, bons). Em gramática só tenho um trabalho (deveria ter agora quatro) e estava fraco. Independemente dos resultados, preocupa-me que esteja a perder a possibilidade de rever os conteúdos de gramátiva. Na escrita também o treino acaba por ser pouco, ainda que por vezes faça as redacções dos trabalhos de casa. Note-se que, mesmo assim, ainda falhou vários trabalhos de casa. (Podia tentar fazê-los nos próximos feriados.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — O que disse em cima sobre as faltas mantém-se como o aspecto mais importante. O resto ficaria de imediato resolvido. Mesmo assim, num único trabalho de gramática que fez ainda conseguiu ter classificação aceitável (Suf-). Deve porém rever os conteúdos CLASSE, PRON. Numa leitura em voz alta teve Suf+. Deve fazer os seguintes trabalhos de casa: 13-14, 7-8, 17-18, 15-16, 23-24, 25-26, 35-36, 41-42.
Bárbara
Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura), nas testagens mais formais em aula, teve resultados entre o Insuficiente e o Suficiente +. De qualquer modo, continuo a achar que esta é a área em que a Bárbara tem de investir mais. Tem de se treinar a estar sozinha a ler; e até a descodificar os enunciados das tarefas também sozinha. Não lhe noto tantas dispersões como no sétimo e, em parte, no oitavo ano, mas era importante ir agora consolidando essa nova autonomia. Ainda sinto várias vezes que, embora esteja aparentemente atenta, a Bárbara demora a estar mesmo focada na tarefa. Na gramática, nos testes mais formais feitos em aula esteve entre o Insuf+ e o Suf-. Em geral, tem feito os trabalhos de casa. Nas redacções tem tido, em média, Suf-/Suf. Nesta área, tem de estar mais atenta às emendas que faço. E reler sempre, à procura de melhorar o «acabamento» dos seus escritos. Resumindo: há melhorias relativamente a anos anteriores. É agora preciso aumentar a prontidão nas tarefas de leitura; e habituar-se a reler, e rever, os próprios escritos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na gramática, no último trabalho (que tratava da maioria dos conteúdos), teve resultado fraco. É portanto importante rever os assuntos em que mais falhou: DD/DI, CLASSE, TIPO, PRON. Na leitura em voz alta, esteve Suf+. Deve fazer os tepecês mais recentes que falhou (entre os seguintes: 7-8, 15-16, 35-36, 41-42). No próximo período, é importante que faça sozinha as redacções. E quero também que a Bárbara evite desperdícios de tempo em aula.
Brigitta
Informações até meio de Novembro — Sempre muito bem nas tarefas de aula e nos trabalhos de casa. A área em que estará ligeirissimamente abaixo dos outros domínios será a compreensão de textos (leitura). Remédio melhor: ler livros de que goste. Recentemente, venceu o concurso literário José Gomes Ferreira (poesia) relativo a 2005-2006.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho maior de gramática teve Muito Bom. Na escrita (e fez todas as redacções) teve ora Bom ou Bom + ora Muito Bom. Já disse que a leitura é a área em que a a média é apenas de Bom. A leitura em voz alta tem sido de Bom- (mas é capaz de melhor, como quando a ouvi na sessão de atribuição dos prémios do Concurso JGF). Nada a aconselhar (apenas continuar assim).
Bruno
Informações até meio de Novembro — Em algumas aulas esteve desatento (disperso, falador com o colega do lado; por vezes, mesmo quando eu iniciava uma explicação para que pedira a especial atenção da turma). Também gostava que fosse mais rápido a iniciar as tarefas que são distribuídas. O Bruno não tem dificuldades especiais nem em leitura nem na escrita. Na gramática não progride tanto como poderia, por não haver uma atenção continuada. Na escrita, era importante, como já tenho dito, haver mais demora, mais zelo. Falhou alguns trabalhos de casa (dois de gramática e duas redacções recentes).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho de gramática que incidia sobre quase toda a matéria do 1.º período teve nota positiva (mas deve reler estes assuntos: NC/NA/ADJ, ADJ/ADV, PRON). Em leitura em voz alta esteve pior do que era costume: Suf/Suf-. Deve fazer as redacções que falhou (25-26, 27-28, 35-36). Em aula, espero ver o Bruno com mais seriedade no seu trabalho.
Carlos André
Informações até meio de Novembro — Teve alguns resultados fracos na leitura (compreensão de textos) e na gramática. Na escrita tem estado melhor. Tem estado, em geral, concentrado nas aulas. Costuma fazer os trabalhos de casa, mas já falhou alguns (quatro), o que deve absolutamente evitar. Tem chegado algumas vezes atrasado.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Um aspecto positivo é ter recuperado na parte gramatical (no trabalho mais geral que recentemente fizemos teve Suf); deve porém rever o assunto «Discurso Directo/Discurso Indirecto» Ao contrário, desiludiu-me por não feito algumas das últimas redacções. Deve procurar fazê-las ainda: 19-20, 17-18, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36. Também a leitura em voz alta (à volta de Suf) deve ser melhorarada.
Catarina C.
Informações até meio de Novembro — Tem de deixar de falar com a prima. (Quando peço uns poucos minutos de atenção para alguma explicação sobre a tarefa seguinte ou para algum conteúdo de gramática, não resiste a Catarina a ir falando com a Sara. Depois, ao resolver o exercício ou ao escrever o texto, há demasiada interacção entre ambas, mesmo em tarefas que eu pedira fossem feitas individualmente. Parece-me que, sendo a Catarina mais proficiente, quem fica mais prejudicada na sua aprendizagem até será a Sara — que será ajudada pela Catarina. Mas é mau para ambas.) Tem chegado atrasada várias vezes.
A Catarina parece ter boas capacidades de escrita (Suf+/Bom) e de leitura (Suf+). Em gramática, faltam-me dois trabalhos seus (faltou em num dos dias); a média dos que tenho é Suficiente). Enfim, tem todas as condições para ser boa aluna a Português. Até agora, porém, houve bastante desperdício destas capacidades. Sobretudo no início do ano não resolveu as tarefas que eram distribuídas com prontidão (mobilizando-se logo para o trabalho). Atribuo isso a estar talvez habituada a aulas mais expositivas e ter também estranhado a própria redacção dos enunciados das fichas (a que a maioria dos colegas já estava habituada). Outro aspecto que acho importante corrigir: tem falhado demasiados trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — O aspecto mais negativo deste final de período foi ter falhado vários tepecês (redacções, em geral).. Deve fazê-los ainda: 13-14, 21-22, 9-10, 15-16, 25-26, 35-36, 41-42. Confirmou entretanto boas capacidades em vários domínios: na leitura em voz alta (Bom), na gramática (Bom no trabalho mais global que fizemos). A Catarina não devia ter tido «3» (cumprindo normalmente, é aluna de, pelo menos, «4»).
Daniel
Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura), em dois dos quatro trabalhos avaliados mais formalmente teve classificação negativa ou quase negativa, o que deve ter acontecido por, sendo sempre rápido a fazer as tarefas, ser também, por vezes, pouco minucioso (demasiado despachado, usando de nítida economia de esforço). E, no entanto, abstraindo destes testes, não tenho dúvidas de o que Daniel é muito capaz em leitura. Nas tarefas de gramática tem estado bem. A média dos seus escritos é de Bom menos. Também aqui acho que a nota não corresponde às suas reais capacidades, que estarão acima daquele nível. Não tenho razões de queixa quanto a comportamento. Agrada-me particularmente que seja tão autónomo, tão pronto a fazer todos os trabalhos em aula (descurar o acabamento dessas tarefas vem, enfim, da tal «preguiça»). Entregou-me recentemente os tepecês que tinha em falta.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve Bom- no trabalho mais global que fizemos sobre gramática. Andou entre Bom e Bom- na leitura em voz alta. Nos trabalhos em atraso que me entregou talvez já em Dezembro, de escrita, nem sempre esteve ao nível de que é capaz (esses trabalhos terão estado, em média, no Bom-). Recentemente falhou o trabalho 41-42 (que ainda pode, e deve, fazer).
Diogo
Informações até meio de Novembro — Na aula, tem trabalhado sempre concentradamente. Em casa, também tem cumprido todos os trabalhos. Tem estado melhor na escrita — a sua melhor área (Bom) — e na gramática (em média, talvez Suf) do que na compreensão de textos, na leitura. É boa estratégia para remediar esta aparente menor facilidade ir lendo em casa, até por recreio, o que puder. (Por vezes, falhará nas fichas de compreensão por não estar habituado a leituras na diagonal e ao estilo rápido que usamos nas aulas. Inicialmente, creio que também por esperar encontrar literalmente as respostas — e as perguntas recaírem afinal sobretudo sobre o que não está plasmado no texto embora fique implícito.) É sempre rigoroso nas tarefas que resolve, o que tem boas consequências nos seus escritos, que, além de criativos, ficam bem «acabados». Na gramática, mostra facilidade de compreensão nos novos conteúdos (pode aqui e ali ser prejudicado por, ao contrário da maioria dos colegas, não ter ouvido abordagens de conteúdos que agora vamos revendo ou que usamos para encadear os outros).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na gramática, no trabalho mais global que fizemos sobre este domínio, confirmou nível bastante aceitável (Suf+). Continuou a ter boas notas na escrita (Bom ou mesmo Bom+). Na leitura em voz alta teve notas entre Suf + e Bom-. Nada a aconselhar (enfim, apenas continuar o bom trabalho).
Eliana
Informações até meio de Novembro — Irrepreensível a trabalhar em aula ou em casa. Está a conseguir fazer redacções não apenas criativas, como sempre costumam ser, mas também mais perfeitas na pontuação e na sintaxe. A gramática é a área em que ainda deve progredir.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No mais recente trabalho de gramática (que era também o mais abrangente), a Eliana mostrou já razoável segurança na matéria (Suf), ainda que deva rever os conteúdos ACENT, PRON. Numa tarefa de leitura em voz alta teve Suf(+). Continuou a fazer bons escritos (Bom/Bom+). Nada a aconselhar (apenas manter o bom trabalho).
Elizângela
Informações até meio de Novembro — Faltar a aulas (ou chegar bastante atrasada) prejudica-a muito. Tem feito progressos interessantes na escrita (mas, ultimamente, tem falhado várias redacções, que eram trabalhos de casa). Não fez dois dos quatro questionários de compreensão de textos (por não estar); os resultados dos que fez também não tinham sido famosos. Mas, sobretudo, preocupa-me a gramática (apenas fez um dos quatro trabalhos, e não teve grande nota) por aí ser crucial acompanhar as aulas.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Até não teve mau resultado no mais recente trabalho de gramática (Suf-). Teve a mesma nota na leitura em voz alta. No 2.º período era importante que a Elizângela fizesse a maior parte dos trabalhos em atraso (19-20, 13-14, 7-8, 21-22, 17-18, 15-16, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36); que revisse estes assuntos de gramática: CLASSE, ACENT, PRON; que não faltasse tanto.
Gustavo
Informações até meio de Novembro — Sempre bem nas tarefas em aula e em casa. Nada vejo que tenha de lhe aconselhar.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Em gramática, no trabalho mais global que fizemos, teve Bom. Na escrita continuou a fazer sempre redacções de, em média, Bom. Também na leitura a sua média será essa. Em leitura em voz alta, entre Bom - e Bom. Único conselho de que me lembro: fazer agora o tepecê que falhou: 33-34.
Henrique
Informações até meio de Novembro — É bastante eficiente no trabalho em aula. Na leitura teve resultados variados (desde a Insuf+ a Muito Bom). Na gramática, a média deverá ser de Suf-/Insuf+. O que, porém, tem de rapidamente ser mudado são os trabalhos de casa. Falhou muitíssimos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Entretanto, o Henrique até fez vários trabalhos de casa atrasados. Mas a verdade é que ainda faltaram alguns: 13-14, 17-18, 23-24, 35-36, 37-38, 41-42. No trabalho mais abrangente sobre gramática teve nota fraca (é certo que chegara atrasado mas desconfio que não foi só isso). Teve Bom- na leitura em voz alta. Conselhos: entregar-me as redacções atrasadas e passar a fazer as outras regularmente; rever na secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens os seguintes assuntos de gramática: CLASSE, ACENT, PRON.
Inês
Informações até meio de Novembro — Sempre muito concentrada nas aulas e eficiente a resolver as tarefas. As suas áreas mais fortes têm sido a gramática e a leitura. A escrita tem sido, em média, de Bom-. (Neste domínio é que ainda deve melhorar.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais abrangente sobre gramática, feito recentemente, teve Bom- (o que é menos do que tivera nos trabalhos anteriores, mais parcelares). Nas leituras em voz alta esteve num nível próximo do Bom/Bom-. Nada há a aconselhar especialmente (que continue assim).
Joana G.
Informações até meio de Novembro — Costuma resolver bem as tarefas em aula e tem feito sempre, ou praticamente sempre, os trabalhos de casa. Em todas as áreas (leitura, escrita, gramática) andará entre o «Suf mais» e o «Bom». Na escrita, pode ser mais ambiciosa, parece-me.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais global sobre gramática teve Bom (mas deve rever o assunto PRON). Nas leituras em voz alta, Bom- (ou Bom-/Suf+). Gostaria que fizessse estes dois trabalhos de casa que falhou: 25-26, 33-34.
Joana A.
Informações até meio de Novembro — Em aula tem trabalhado bem (aparentemente melhor na gramática, Bom/Suf+, um pouco pior, embora suficientemente, na compreensão de textos, Suf/Suf+). O aspecto a corrigir tem que ver com trabalhos de casa: falhou quatro redacções. Bem podia tentar ainda entregar-mas.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais global sobre gramática teve Suf (a área que deve rever é DD/DI). Teve Bom/Bom- nas leituras em voz alta. Queria que me entregasse ainda os textos que falhou: 19-20, 15-16, 33-34, 27-28, 35-36, 41-42.
João Carlos A.
Informações até meio de Novembro — Em aula tem estado concentrado e tem trabalhado, parece-me, bem. Não teve porém resultados positivos na maioria dos trabalhos mais formais de compreensão de textos (leitura) e de gramática. Nos escritos, quando os fez, esteve melhor (embora a sua redacção precise de mais treino), mas, recentemente, falhou vários trabalhos de casa. Valia a pena fazer ainda alguns deles, aproveitando feriados das próximas 6.ªs feiras? O que, portanto, deve corrigir rapidamente é o cumprimento dos trabalhos de casa (e, no início do período, até não esteve mal nesse aspecto).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve nota fraca no trabalho mais global sobre gramática (é uma área em que tem mesmo de fazer progressos: os pontos a rever são DD/DI, CLASSE, ACENT, PRON). Nas leituras em voz alta esteve entre Suf+ e Suf. Outro aspecto a melhorar, os tepecês (gostaria que ainda me entregasse as redacções 19-20, 17-18, 9-10, 27-28, 33-34, 35-36, 41-42).
João G.
Informações até meio de Novembro — Sempre impecável quer no trabalho em aula quer no trabalho em casa. Das três áreas que temos treinado mais (leitura, escrita, gramática), a leitura (compreensão de textos) foi a menos forte (remédio possível, a longo prazo: ler livros com léxico cada vez mais amplo).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve Bom no trabalho mais global sobre gramática (mas deve rever o assunto DD/DI). Continuou a fazer sempre as redacções em nível próximo do Bom (Bom/Bom+). Deve o João melhorar a leitura em voz alta, treinando-a sozinho (nesta área teve apenas Suf +).
Nuno
Informações até meio de Novembro — Há progressos, mas ainda pode fazer melhor. Na leitura (compreensão de textos) esteve, em média, Insuf+ (o que mostra que, com menos precipitação, sendo mais perseverante a procurar ler os textos, chegará a resultados positivos); na escrita, vê-se que, quando quer, consegue fazer caligrafia mais legível (é este um aspecto em que tem de começar já a fazer um esforço especial); na gramática é que falhou na única prova mais formal que fez (nesta área, costuma o Nuno render-se à logo partida, sem grande justificação, parece-me). Recentemente, falhou uns tepecês, o que deve relacionar-se com ter faltado a uma aula. Pode fazer ainda esses trabalhos em atraso.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais extenso sobre gramática, viu-se que o Nuno tem de recuperar vários assuntos (peço-lhe que reveja os assuntos DD/DI, CLASSE, ACENT, PRON, através das sínteses que fiz ou porei na secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens). Esteve em nível razoável nas várias leituras em voz alta (entre Suf e Suf+). Falhou alguns dos últimos trabalhos de casa (sugiro que os faça ainda: 13-14, 17-18, 23-24, 25-26, 27-28, 35-36, 41-42).
Patrícia
Informações até meio de Novembro — Tem estado impecável no trabalho em aula e em casa. Em nenhuma área mostrou demasiadas dificuldades (mesmo em gramática, até agora, parece estar em nível razoável). A escrita tem vindo a melhorar (já começa a estar mais vezes «Suf mais» do que «Suf»).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Não tenho a certeza de como esteja na gramática, já que não fez o trabalho mais global sobre esta parte da disciplina. (Mas, como digo em cima, não tinha estado mal nos outros trabalhos.) Na leitura em voz alta ainda pode melhorar (tem andado pelo Suf). Tem continuado a fazer sempre os tepecês.
Paula
Informações até meio de Novembro — Cumpre sempre bem o trabalho em aula e, em geral, em casa (falhou dois tepecês). Tem consolidado o seu aproveitamento nas várias áreas. Mesmo em gramática parece estar agora mais à vontade. É importante não começar a chegar atrasada (porque, nesse caso, perderia a parte mais informativa das aulas, já que costumo aproveitar os minutos iniciais para a pouca «matéria» que também há em português). E, por ter faltado, já houve dois trabalhos um pouco mais formais (um de leitura, outro de gramática) que não foram feitos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve Suf+ no trabalho de gramática mais abrangente (confirmando que está este ano bastante mais à-vontade neste domínio; tem porém de rever NC/NA/ADJ, PRON). Teve Suf + numa leitura em voz alta (e faltou em outra aula em que também testámos a leitura em voz alta). Os atrasos e faltas às aulas são o aspecto que a Paula tem de corrigir. Certas falhas de tepecê têm que ver com essas faltas, provavelmente. Gostaria que fizesse estes tepecês em falta: 13-14, 15-16, 33-34, 35-36, 37-38. (Esperava que a Paula tivesse já «4», mas as falhas deste último mês levam a que por enquanto tenha apenas «3».)
Pedro
Informações até meio de Novembro — Em aula tem sido sempre dos mais eficientes a trabalhar. (Está, quanto a esta capacidade de concentração nas tarefas, melhor do que quando o conheci — portanto, no bom nível em que acabou o ano lectivo passado.) Refere-se isto sobretudo às tarefas de compreensão de textos ou de gramática. Já na escrita, tenho a recriminar-lhe não ter feito recentemente alguns trabalhos de casa (e ter feito um apressadamente, sem dúvida). Podia aproveitar os próximos feriados para recuperar estes trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho de gramática mais abrangente teve Bom -. A área que deve rever é DD/DI. Mais ou menos o mesmo nível teve nas leituras em voz alta. Ainda gostava que me entregasse estes tepecês que falhou: 19-20, 7-8, 15-16, 35-36.
Ricardo
Informações até meio de Novembro — Nos trabalhos de compreensão de textos, não tem tido média positiva (mas terá melhorado um pouco recentemente). Na gramática, nos trabalhos mais formais, também teve Insuf. Na escrita, já andou pelo Suficiente. Não me parece que o Ricardo se desconcentre muito nas aulas (portanto, acredito que ainda vá melhorar). Não lhe fazia mal treinar-se em casa a ler (aquilo de que goste; todo o tipo de livros que lhe possam interessar). Há um aspecto em que não cumpriu completamente: falhou alguns trabalhos de casa (o que até nem costuma acontecer com ele).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — É muito importante o Ricardo progredir em gramática (tal como nos trabalhos mais pequenos já acontecera, no exercício mais abrangente sobre gramática teve resultado demasiado fraco). Deve começar por ler as revisões de gramática que porei na secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens. Também não se deve futuramente atrasar a fazer os tepecês (desta vez aceitei alguns trabalhos que não fez na altura devida, mas queria que a partir de agora fosse regular a entregá-los). Quanto à leitura em voz alta, em que teve Suf-, pode treiná-la sozinho, lendo em casa em voz alta. Por fim, deve evitar chegar atrasado a aulas.
Rúben
Informações até meio de Novembro — Tem faltado bastante (o que implica não ter feito muitos trabalhos da aula e até depois em casa); ainda assim, trouxe-me agora vários trabalhos de casa atrasados. Por isso, na escrita, estará em nível semelhante ao do ano passado. As faltas acabam por se reflectir mais na gramática (por não acompanhar as explicações que faça); e não fez, por exemplo, nenhum dos quatro trabalhos que tivemos nesta área. Independemente disso, tem de fazer um esforço para recuperar pelo menos o essencial dos conteúdos de gramática (domínio que já o ano passado era o seu mais fraco e que eu não queria o viesse a prejudicar no exame).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Tem de fazer progressos na gramática (teve nota bastante fraca no único trabalho, e aliás o mais importante, que fez nesta área, mas de modo nenhum deve desistir). Também queria que fizesse alguns tepecês em atraso (19-20, 13-14, 17-18, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 41-42) e fosse a partir de agora mais regular a entregar as redacções.
Sara M.
Informações até meio de Novembro — Veja-se o que disse sobre a Catarina (na parte sobre haver conversa a mais e quanto a trabalharem em conjunto mesmo quando peço que o trabalho seja individual). A gramática parece ser a sua melhor área, embora tenha falhado dois tepecês deste domínio. Na leitura, terá, em média, Suf- (mas, como disse atrás, alguns dos questionários pareceram-me demasiado feitos em parceria com Catarina). A escrita seria, em média, de Suficiente/Suficiente-, se contasse só com trabalhos feitos em aula ou entregues, mas há que ter em conta que não fez vários trabalhos de casa (quatro redacções, além de um trabalho de gramática), o que ainda lhe baixa aquela média. Em resumo: tem de se tornar mais autónoma a resolver tarefas da aula; não falhar tepecês (que, em Português, são parte importante do treino da escrita — não são a mera actividade de consolidação corrente em outras disciplinas); estar atenta nos momentos, aliás raros, de explicação para todos (até para não perceber mal as tarefas).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve nota razoável (Suf) no trabalho mais global sobre gramática, mas deve rever DD/DI e PRON. Nas leituras em voz alta ainda deve tentar melhorar bastante (teve Suf- ou até um pouco menos): pode treinar a leitura em voz alta sozinha em casa. Nesta parte final do período continuou a falhar vários trabalhos de casa. Queria que ainda os fizesse: 9-10, 21-22, 17-18, 15-16, 25-26, 35-36, 37-38, 41-42.
Sara C.
Informações até meio de Novembro — Integrou-se bem no «formato» das aulas. Tem trabalhado sempre com eficiência nas aulas e em casa. Nas testagens mais formais teve, em média, Suf+/Bom na compreensão de textos. Na gramática também mostrou ser bastante capaz. Na escrita tem estado entre o Suf, o Suf+ e o Bom-, mas eu acredito que vai melhorar ainda com certa rapidez (se atentar bem nas correcções que eu faça, se continuar a fazer sempre os textos, se os for revendo mais, já que as suas redacções são interessantes e inteligentes).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na leitura em voz alta, área que ainda não tinha testado, teve cerca de Suf+. Num trabalho de gramática mais abrangente do que os anteriores teve Bom (mas deve rever ACENT). Faz bom trabalho este período e espero que continue assim.
Sara P.
Informações até meio de Novembro — Como no ano passado, também tem acontecido faltar algumas vezes, o que sinto a prejudica bastante. Neste momento, faltam-me várias redacções suas (o que está relacionado com estas ausências. De resto, estou contente com o seu trabalho em aula (e em casa; mas faltam-me esses tepecês que ainda pode vir a entregar). Na leitura e na gramática andará, em média, pelo Suf+. Na escrita, tem até um pouco mais (as suas redacções já vão sendo de Bom- ou Bom).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — É muito importante faltar menos às aulas e atrasar-se menos (neste último mês, faltou também a uma aula para fazer um teste de Francês — falhando por causa disso um teste de leitura em voz alta em Português — e a parte de outra para estar presente em torneio de voleibol). Teve nota aceitável (Suf) no trabalho de gramática mais global. Neste domínio deve rever os seguintes assuntos: DD/DI, CLASSE, ACENT. Nas leituras em voz alta teve Suf+/Bom- (o que, salvo erro, é menos do que costumava conseguir). Queria ainda que a Sara fizesse os seguintes tepecês: 21-22, 17-18, 25-26, 35-36, 41-42.
Informações até meio de Novembro — Nas várias áreas (leitura, escrita, gramática), nas testagens mais formais tem, em média, Suf. Na leitura, até tem um pouco mais. Deve procurar escrever textos menos curtos, mais ambiciosos. Nem sempre me parece suficientemente concentrado, em momentos de exposição oral minha. E talvez pudesse ser mais rápido, mais focado também, nos exercícios a resolver em aula. Tem feito os trabalhos de casa, com raríssimas excepções.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Faltou no dia em que fizemos o trabalho mais significativo no domínio da gramática (o exercício que abrangia a maioria dos conteúdos revistos no 1.º período). Não tenho portanto dados completamente seguros nesta área, apesar de nos restantes trabalhos de gramática ter o Alexis resultados aceitáveis: pelo sim pelo não, valerá a pena relancear a secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens. Na leitura em voz alta, esteve Suf +. Na escrita, mantenho o voto de que faça redacções mais longas e mais revistas (e, para já, deve fazer também os seguintes tepecês: 23-24, 27-28, 35-36, 37-38).
A. Catarina
Informações até meio de Novembro — Tem trabalhado bem em aula e raramente tem falhado os trabalhos de casa. A escrita é a área em que tem mais facilidade. Na compreensão de textos (leitura) não tem tido grandes resultados (teve classificações entre Insuf e Suf). Na gramática teve até agora resultados variados (entre Bom e Insuf). Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Num último trabalho de gramática — que era o mais global — teve resultado muito razoável (quase Bom), o que é sinal de que a Catarina já superou as dificuldades que tinha nesta área. Ainda hesitei entre dar «4» ou «3» (decidi-me por esta nota porque acho que a Catarina tem obrigação de fazer mais redacções de «Bom»; também a leitura em voz alta foi desta vez apenas de Suf/Suf+). Ainda poderá entregar estes tepecês. 21-22, 17-18, 33-34.
André
Informações até meio de Novembro — O problema (que tem depois consequências em vários domínios) é faltar muito às aulas. Isso leva, por exemplo, a que dos quatro trabalhos em que testei a leitura só tenha resultados relativamente a um (aliás, bons). Em gramática só tenho um trabalho (deveria ter agora quatro) e estava fraco. Independemente dos resultados, preocupa-me que esteja a perder a possibilidade de rever os conteúdos de gramátiva. Na escrita também o treino acaba por ser pouco, ainda que por vezes faça as redacções dos trabalhos de casa. Note-se que, mesmo assim, ainda falhou vários trabalhos de casa. (Podia tentar fazê-los nos próximos feriados.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — O que disse em cima sobre as faltas mantém-se como o aspecto mais importante. O resto ficaria de imediato resolvido. Mesmo assim, num único trabalho de gramática que fez ainda conseguiu ter classificação aceitável (Suf-). Deve porém rever os conteúdos CLASSE, PRON. Numa leitura em voz alta teve Suf+. Deve fazer os seguintes trabalhos de casa: 13-14, 7-8, 17-18, 15-16, 23-24, 25-26, 35-36, 41-42.
Bárbara
Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura), nas testagens mais formais em aula, teve resultados entre o Insuficiente e o Suficiente +. De qualquer modo, continuo a achar que esta é a área em que a Bárbara tem de investir mais. Tem de se treinar a estar sozinha a ler; e até a descodificar os enunciados das tarefas também sozinha. Não lhe noto tantas dispersões como no sétimo e, em parte, no oitavo ano, mas era importante ir agora consolidando essa nova autonomia. Ainda sinto várias vezes que, embora esteja aparentemente atenta, a Bárbara demora a estar mesmo focada na tarefa. Na gramática, nos testes mais formais feitos em aula esteve entre o Insuf+ e o Suf-. Em geral, tem feito os trabalhos de casa. Nas redacções tem tido, em média, Suf-/Suf. Nesta área, tem de estar mais atenta às emendas que faço. E reler sempre, à procura de melhorar o «acabamento» dos seus escritos. Resumindo: há melhorias relativamente a anos anteriores. É agora preciso aumentar a prontidão nas tarefas de leitura; e habituar-se a reler, e rever, os próprios escritos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na gramática, no último trabalho (que tratava da maioria dos conteúdos), teve resultado fraco. É portanto importante rever os assuntos em que mais falhou: DD/DI, CLASSE, TIPO, PRON. Na leitura em voz alta, esteve Suf+. Deve fazer os tepecês mais recentes que falhou (entre os seguintes: 7-8, 15-16, 35-36, 41-42). No próximo período, é importante que faça sozinha as redacções. E quero também que a Bárbara evite desperdícios de tempo em aula.
Brigitta
Informações até meio de Novembro — Sempre muito bem nas tarefas de aula e nos trabalhos de casa. A área em que estará ligeirissimamente abaixo dos outros domínios será a compreensão de textos (leitura). Remédio melhor: ler livros de que goste. Recentemente, venceu o concurso literário José Gomes Ferreira (poesia) relativo a 2005-2006.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho maior de gramática teve Muito Bom. Na escrita (e fez todas as redacções) teve ora Bom ou Bom + ora Muito Bom. Já disse que a leitura é a área em que a a média é apenas de Bom. A leitura em voz alta tem sido de Bom- (mas é capaz de melhor, como quando a ouvi na sessão de atribuição dos prémios do Concurso JGF). Nada a aconselhar (apenas continuar assim).
Bruno
Informações até meio de Novembro — Em algumas aulas esteve desatento (disperso, falador com o colega do lado; por vezes, mesmo quando eu iniciava uma explicação para que pedira a especial atenção da turma). Também gostava que fosse mais rápido a iniciar as tarefas que são distribuídas. O Bruno não tem dificuldades especiais nem em leitura nem na escrita. Na gramática não progride tanto como poderia, por não haver uma atenção continuada. Na escrita, era importante, como já tenho dito, haver mais demora, mais zelo. Falhou alguns trabalhos de casa (dois de gramática e duas redacções recentes).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho de gramática que incidia sobre quase toda a matéria do 1.º período teve nota positiva (mas deve reler estes assuntos: NC/NA/ADJ, ADJ/ADV, PRON). Em leitura em voz alta esteve pior do que era costume: Suf/Suf-. Deve fazer as redacções que falhou (25-26, 27-28, 35-36). Em aula, espero ver o Bruno com mais seriedade no seu trabalho.
Carlos André
Informações até meio de Novembro — Teve alguns resultados fracos na leitura (compreensão de textos) e na gramática. Na escrita tem estado melhor. Tem estado, em geral, concentrado nas aulas. Costuma fazer os trabalhos de casa, mas já falhou alguns (quatro), o que deve absolutamente evitar. Tem chegado algumas vezes atrasado.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Um aspecto positivo é ter recuperado na parte gramatical (no trabalho mais geral que recentemente fizemos teve Suf); deve porém rever o assunto «Discurso Directo/Discurso Indirecto» Ao contrário, desiludiu-me por não feito algumas das últimas redacções. Deve procurar fazê-las ainda: 19-20, 17-18, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36. Também a leitura em voz alta (à volta de Suf) deve ser melhorarada.
Catarina C.
Informações até meio de Novembro — Tem de deixar de falar com a prima. (Quando peço uns poucos minutos de atenção para alguma explicação sobre a tarefa seguinte ou para algum conteúdo de gramática, não resiste a Catarina a ir falando com a Sara. Depois, ao resolver o exercício ou ao escrever o texto, há demasiada interacção entre ambas, mesmo em tarefas que eu pedira fossem feitas individualmente. Parece-me que, sendo a Catarina mais proficiente, quem fica mais prejudicada na sua aprendizagem até será a Sara — que será ajudada pela Catarina. Mas é mau para ambas.) Tem chegado atrasada várias vezes.
A Catarina parece ter boas capacidades de escrita (Suf+/Bom) e de leitura (Suf+). Em gramática, faltam-me dois trabalhos seus (faltou em num dos dias); a média dos que tenho é Suficiente). Enfim, tem todas as condições para ser boa aluna a Português. Até agora, porém, houve bastante desperdício destas capacidades. Sobretudo no início do ano não resolveu as tarefas que eram distribuídas com prontidão (mobilizando-se logo para o trabalho). Atribuo isso a estar talvez habituada a aulas mais expositivas e ter também estranhado a própria redacção dos enunciados das fichas (a que a maioria dos colegas já estava habituada). Outro aspecto que acho importante corrigir: tem falhado demasiados trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — O aspecto mais negativo deste final de período foi ter falhado vários tepecês (redacções, em geral).. Deve fazê-los ainda: 13-14, 21-22, 9-10, 15-16, 25-26, 35-36, 41-42. Confirmou entretanto boas capacidades em vários domínios: na leitura em voz alta (Bom), na gramática (Bom no trabalho mais global que fizemos). A Catarina não devia ter tido «3» (cumprindo normalmente, é aluna de, pelo menos, «4»).
Daniel
Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura), em dois dos quatro trabalhos avaliados mais formalmente teve classificação negativa ou quase negativa, o que deve ter acontecido por, sendo sempre rápido a fazer as tarefas, ser também, por vezes, pouco minucioso (demasiado despachado, usando de nítida economia de esforço). E, no entanto, abstraindo destes testes, não tenho dúvidas de o que Daniel é muito capaz em leitura. Nas tarefas de gramática tem estado bem. A média dos seus escritos é de Bom menos. Também aqui acho que a nota não corresponde às suas reais capacidades, que estarão acima daquele nível. Não tenho razões de queixa quanto a comportamento. Agrada-me particularmente que seja tão autónomo, tão pronto a fazer todos os trabalhos em aula (descurar o acabamento dessas tarefas vem, enfim, da tal «preguiça»). Entregou-me recentemente os tepecês que tinha em falta.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve Bom- no trabalho mais global que fizemos sobre gramática. Andou entre Bom e Bom- na leitura em voz alta. Nos trabalhos em atraso que me entregou talvez já em Dezembro, de escrita, nem sempre esteve ao nível de que é capaz (esses trabalhos terão estado, em média, no Bom-). Recentemente falhou o trabalho 41-42 (que ainda pode, e deve, fazer).
Diogo
Informações até meio de Novembro — Na aula, tem trabalhado sempre concentradamente. Em casa, também tem cumprido todos os trabalhos. Tem estado melhor na escrita — a sua melhor área (Bom) — e na gramática (em média, talvez Suf) do que na compreensão de textos, na leitura. É boa estratégia para remediar esta aparente menor facilidade ir lendo em casa, até por recreio, o que puder. (Por vezes, falhará nas fichas de compreensão por não estar habituado a leituras na diagonal e ao estilo rápido que usamos nas aulas. Inicialmente, creio que também por esperar encontrar literalmente as respostas — e as perguntas recaírem afinal sobretudo sobre o que não está plasmado no texto embora fique implícito.) É sempre rigoroso nas tarefas que resolve, o que tem boas consequências nos seus escritos, que, além de criativos, ficam bem «acabados». Na gramática, mostra facilidade de compreensão nos novos conteúdos (pode aqui e ali ser prejudicado por, ao contrário da maioria dos colegas, não ter ouvido abordagens de conteúdos que agora vamos revendo ou que usamos para encadear os outros).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na gramática, no trabalho mais global que fizemos sobre este domínio, confirmou nível bastante aceitável (Suf+). Continuou a ter boas notas na escrita (Bom ou mesmo Bom+). Na leitura em voz alta teve notas entre Suf + e Bom-. Nada a aconselhar (enfim, apenas continuar o bom trabalho).
Eliana
Informações até meio de Novembro — Irrepreensível a trabalhar em aula ou em casa. Está a conseguir fazer redacções não apenas criativas, como sempre costumam ser, mas também mais perfeitas na pontuação e na sintaxe. A gramática é a área em que ainda deve progredir.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No mais recente trabalho de gramática (que era também o mais abrangente), a Eliana mostrou já razoável segurança na matéria (Suf), ainda que deva rever os conteúdos ACENT, PRON. Numa tarefa de leitura em voz alta teve Suf(+). Continuou a fazer bons escritos (Bom/Bom+). Nada a aconselhar (apenas manter o bom trabalho).
Elizângela
Informações até meio de Novembro — Faltar a aulas (ou chegar bastante atrasada) prejudica-a muito. Tem feito progressos interessantes na escrita (mas, ultimamente, tem falhado várias redacções, que eram trabalhos de casa). Não fez dois dos quatro questionários de compreensão de textos (por não estar); os resultados dos que fez também não tinham sido famosos. Mas, sobretudo, preocupa-me a gramática (apenas fez um dos quatro trabalhos, e não teve grande nota) por aí ser crucial acompanhar as aulas.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Até não teve mau resultado no mais recente trabalho de gramática (Suf-). Teve a mesma nota na leitura em voz alta. No 2.º período era importante que a Elizângela fizesse a maior parte dos trabalhos em atraso (19-20, 13-14, 7-8, 21-22, 17-18, 15-16, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36); que revisse estes assuntos de gramática: CLASSE, ACENT, PRON; que não faltasse tanto.
Gustavo
Informações até meio de Novembro — Sempre bem nas tarefas em aula e em casa. Nada vejo que tenha de lhe aconselhar.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Em gramática, no trabalho mais global que fizemos, teve Bom. Na escrita continuou a fazer sempre redacções de, em média, Bom. Também na leitura a sua média será essa. Em leitura em voz alta, entre Bom - e Bom. Único conselho de que me lembro: fazer agora o tepecê que falhou: 33-34.
Henrique
Informações até meio de Novembro — É bastante eficiente no trabalho em aula. Na leitura teve resultados variados (desde a Insuf+ a Muito Bom). Na gramática, a média deverá ser de Suf-/Insuf+. O que, porém, tem de rapidamente ser mudado são os trabalhos de casa. Falhou muitíssimos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Entretanto, o Henrique até fez vários trabalhos de casa atrasados. Mas a verdade é que ainda faltaram alguns: 13-14, 17-18, 23-24, 35-36, 37-38, 41-42. No trabalho mais abrangente sobre gramática teve nota fraca (é certo que chegara atrasado mas desconfio que não foi só isso). Teve Bom- na leitura em voz alta. Conselhos: entregar-me as redacções atrasadas e passar a fazer as outras regularmente; rever na secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens os seguintes assuntos de gramática: CLASSE, ACENT, PRON.
Inês
Informações até meio de Novembro — Sempre muito concentrada nas aulas e eficiente a resolver as tarefas. As suas áreas mais fortes têm sido a gramática e a leitura. A escrita tem sido, em média, de Bom-. (Neste domínio é que ainda deve melhorar.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais abrangente sobre gramática, feito recentemente, teve Bom- (o que é menos do que tivera nos trabalhos anteriores, mais parcelares). Nas leituras em voz alta esteve num nível próximo do Bom/Bom-. Nada há a aconselhar especialmente (que continue assim).
Joana G.
Informações até meio de Novembro — Costuma resolver bem as tarefas em aula e tem feito sempre, ou praticamente sempre, os trabalhos de casa. Em todas as áreas (leitura, escrita, gramática) andará entre o «Suf mais» e o «Bom». Na escrita, pode ser mais ambiciosa, parece-me.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais global sobre gramática teve Bom (mas deve rever o assunto PRON). Nas leituras em voz alta, Bom- (ou Bom-/Suf+). Gostaria que fizessse estes dois trabalhos de casa que falhou: 25-26, 33-34.
Joana A.
Informações até meio de Novembro — Em aula tem trabalhado bem (aparentemente melhor na gramática, Bom/Suf+, um pouco pior, embora suficientemente, na compreensão de textos, Suf/Suf+). O aspecto a corrigir tem que ver com trabalhos de casa: falhou quatro redacções. Bem podia tentar ainda entregar-mas.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais global sobre gramática teve Suf (a área que deve rever é DD/DI). Teve Bom/Bom- nas leituras em voz alta. Queria que me entregasse ainda os textos que falhou: 19-20, 15-16, 33-34, 27-28, 35-36, 41-42.
João Carlos A.
Informações até meio de Novembro — Em aula tem estado concentrado e tem trabalhado, parece-me, bem. Não teve porém resultados positivos na maioria dos trabalhos mais formais de compreensão de textos (leitura) e de gramática. Nos escritos, quando os fez, esteve melhor (embora a sua redacção precise de mais treino), mas, recentemente, falhou vários trabalhos de casa. Valia a pena fazer ainda alguns deles, aproveitando feriados das próximas 6.ªs feiras? O que, portanto, deve corrigir rapidamente é o cumprimento dos trabalhos de casa (e, no início do período, até não esteve mal nesse aspecto).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve nota fraca no trabalho mais global sobre gramática (é uma área em que tem mesmo de fazer progressos: os pontos a rever são DD/DI, CLASSE, ACENT, PRON). Nas leituras em voz alta esteve entre Suf+ e Suf. Outro aspecto a melhorar, os tepecês (gostaria que ainda me entregasse as redacções 19-20, 17-18, 9-10, 27-28, 33-34, 35-36, 41-42).
João G.
Informações até meio de Novembro — Sempre impecável quer no trabalho em aula quer no trabalho em casa. Das três áreas que temos treinado mais (leitura, escrita, gramática), a leitura (compreensão de textos) foi a menos forte (remédio possível, a longo prazo: ler livros com léxico cada vez mais amplo).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve Bom no trabalho mais global sobre gramática (mas deve rever o assunto DD/DI). Continuou a fazer sempre as redacções em nível próximo do Bom (Bom/Bom+). Deve o João melhorar a leitura em voz alta, treinando-a sozinho (nesta área teve apenas Suf +).
Nuno
Informações até meio de Novembro — Há progressos, mas ainda pode fazer melhor. Na leitura (compreensão de textos) esteve, em média, Insuf+ (o que mostra que, com menos precipitação, sendo mais perseverante a procurar ler os textos, chegará a resultados positivos); na escrita, vê-se que, quando quer, consegue fazer caligrafia mais legível (é este um aspecto em que tem de começar já a fazer um esforço especial); na gramática é que falhou na única prova mais formal que fez (nesta área, costuma o Nuno render-se à logo partida, sem grande justificação, parece-me). Recentemente, falhou uns tepecês, o que deve relacionar-se com ter faltado a uma aula. Pode fazer ainda esses trabalhos em atraso.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho mais extenso sobre gramática, viu-se que o Nuno tem de recuperar vários assuntos (peço-lhe que reveja os assuntos DD/DI, CLASSE, ACENT, PRON, através das sínteses que fiz ou porei na secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens). Esteve em nível razoável nas várias leituras em voz alta (entre Suf e Suf+). Falhou alguns dos últimos trabalhos de casa (sugiro que os faça ainda: 13-14, 17-18, 23-24, 25-26, 27-28, 35-36, 41-42).
Patrícia
Informações até meio de Novembro — Tem estado impecável no trabalho em aula e em casa. Em nenhuma área mostrou demasiadas dificuldades (mesmo em gramática, até agora, parece estar em nível razoável). A escrita tem vindo a melhorar (já começa a estar mais vezes «Suf mais» do que «Suf»).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Não tenho a certeza de como esteja na gramática, já que não fez o trabalho mais global sobre esta parte da disciplina. (Mas, como digo em cima, não tinha estado mal nos outros trabalhos.) Na leitura em voz alta ainda pode melhorar (tem andado pelo Suf). Tem continuado a fazer sempre os tepecês.
Paula
Informações até meio de Novembro — Cumpre sempre bem o trabalho em aula e, em geral, em casa (falhou dois tepecês). Tem consolidado o seu aproveitamento nas várias áreas. Mesmo em gramática parece estar agora mais à vontade. É importante não começar a chegar atrasada (porque, nesse caso, perderia a parte mais informativa das aulas, já que costumo aproveitar os minutos iniciais para a pouca «matéria» que também há em português). E, por ter faltado, já houve dois trabalhos um pouco mais formais (um de leitura, outro de gramática) que não foram feitos.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve Suf+ no trabalho de gramática mais abrangente (confirmando que está este ano bastante mais à-vontade neste domínio; tem porém de rever NC/NA/ADJ, PRON). Teve Suf + numa leitura em voz alta (e faltou em outra aula em que também testámos a leitura em voz alta). Os atrasos e faltas às aulas são o aspecto que a Paula tem de corrigir. Certas falhas de tepecê têm que ver com essas faltas, provavelmente. Gostaria que fizesse estes tepecês em falta: 13-14, 15-16, 33-34, 35-36, 37-38. (Esperava que a Paula tivesse já «4», mas as falhas deste último mês levam a que por enquanto tenha apenas «3».)
Pedro
Informações até meio de Novembro — Em aula tem sido sempre dos mais eficientes a trabalhar. (Está, quanto a esta capacidade de concentração nas tarefas, melhor do que quando o conheci — portanto, no bom nível em que acabou o ano lectivo passado.) Refere-se isto sobretudo às tarefas de compreensão de textos ou de gramática. Já na escrita, tenho a recriminar-lhe não ter feito recentemente alguns trabalhos de casa (e ter feito um apressadamente, sem dúvida). Podia aproveitar os próximos feriados para recuperar estes trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No trabalho de gramática mais abrangente teve Bom -. A área que deve rever é DD/DI. Mais ou menos o mesmo nível teve nas leituras em voz alta. Ainda gostava que me entregasse estes tepecês que falhou: 19-20, 7-8, 15-16, 35-36.
Ricardo
Informações até meio de Novembro — Nos trabalhos de compreensão de textos, não tem tido média positiva (mas terá melhorado um pouco recentemente). Na gramática, nos trabalhos mais formais, também teve Insuf. Na escrita, já andou pelo Suficiente. Não me parece que o Ricardo se desconcentre muito nas aulas (portanto, acredito que ainda vá melhorar). Não lhe fazia mal treinar-se em casa a ler (aquilo de que goste; todo o tipo de livros que lhe possam interessar). Há um aspecto em que não cumpriu completamente: falhou alguns trabalhos de casa (o que até nem costuma acontecer com ele).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — É muito importante o Ricardo progredir em gramática (tal como nos trabalhos mais pequenos já acontecera, no exercício mais abrangente sobre gramática teve resultado demasiado fraco). Deve começar por ler as revisões de gramática que porei na secção «Explicações» de Gaveta de Nuvens. Também não se deve futuramente atrasar a fazer os tepecês (desta vez aceitei alguns trabalhos que não fez na altura devida, mas queria que a partir de agora fosse regular a entregá-los). Quanto à leitura em voz alta, em que teve Suf-, pode treiná-la sozinho, lendo em casa em voz alta. Por fim, deve evitar chegar atrasado a aulas.
Rúben
Informações até meio de Novembro — Tem faltado bastante (o que implica não ter feito muitos trabalhos da aula e até depois em casa); ainda assim, trouxe-me agora vários trabalhos de casa atrasados. Por isso, na escrita, estará em nível semelhante ao do ano passado. As faltas acabam por se reflectir mais na gramática (por não acompanhar as explicações que faça); e não fez, por exemplo, nenhum dos quatro trabalhos que tivemos nesta área. Independemente disso, tem de fazer um esforço para recuperar pelo menos o essencial dos conteúdos de gramática (domínio que já o ano passado era o seu mais fraco e que eu não queria o viesse a prejudicar no exame).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Tem de fazer progressos na gramática (teve nota bastante fraca no único trabalho, e aliás o mais importante, que fez nesta área, mas de modo nenhum deve desistir). Também queria que fizesse alguns tepecês em atraso (19-20, 13-14, 17-18, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 41-42) e fosse a partir de agora mais regular a entregar as redacções.
Sara M.
Informações até meio de Novembro — Veja-se o que disse sobre a Catarina (na parte sobre haver conversa a mais e quanto a trabalharem em conjunto mesmo quando peço que o trabalho seja individual). A gramática parece ser a sua melhor área, embora tenha falhado dois tepecês deste domínio. Na leitura, terá, em média, Suf- (mas, como disse atrás, alguns dos questionários pareceram-me demasiado feitos em parceria com Catarina). A escrita seria, em média, de Suficiente/Suficiente-, se contasse só com trabalhos feitos em aula ou entregues, mas há que ter em conta que não fez vários trabalhos de casa (quatro redacções, além de um trabalho de gramática), o que ainda lhe baixa aquela média. Em resumo: tem de se tornar mais autónoma a resolver tarefas da aula; não falhar tepecês (que, em Português, são parte importante do treino da escrita — não são a mera actividade de consolidação corrente em outras disciplinas); estar atenta nos momentos, aliás raros, de explicação para todos (até para não perceber mal as tarefas).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Teve nota razoável (Suf) no trabalho mais global sobre gramática, mas deve rever DD/DI e PRON. Nas leituras em voz alta ainda deve tentar melhorar bastante (teve Suf- ou até um pouco menos): pode treinar a leitura em voz alta sozinha em casa. Nesta parte final do período continuou a falhar vários trabalhos de casa. Queria que ainda os fizesse: 9-10, 21-22, 17-18, 15-16, 25-26, 35-36, 37-38, 41-42.
Sara C.
Informações até meio de Novembro — Integrou-se bem no «formato» das aulas. Tem trabalhado sempre com eficiência nas aulas e em casa. Nas testagens mais formais teve, em média, Suf+/Bom na compreensão de textos. Na gramática também mostrou ser bastante capaz. Na escrita tem estado entre o Suf, o Suf+ e o Bom-, mas eu acredito que vai melhorar ainda com certa rapidez (se atentar bem nas correcções que eu faça, se continuar a fazer sempre os textos, se os for revendo mais, já que as suas redacções são interessantes e inteligentes).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na leitura em voz alta, área que ainda não tinha testado, teve cerca de Suf+. Num trabalho de gramática mais abrangente do que os anteriores teve Bom (mas deve rever ACENT). Faz bom trabalho este período e espero que continue assim.
Sara P.
Informações até meio de Novembro — Como no ano passado, também tem acontecido faltar algumas vezes, o que sinto a prejudica bastante. Neste momento, faltam-me várias redacções suas (o que está relacionado com estas ausências. De resto, estou contente com o seu trabalho em aula (e em casa; mas faltam-me esses tepecês que ainda pode vir a entregar). Na leitura e na gramática andará, em média, pelo Suf+. Na escrita, tem até um pouco mais (as suas redacções já vão sendo de Bom- ou Bom).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — É muito importante faltar menos às aulas e atrasar-se menos (neste último mês, faltou também a uma aula para fazer um teste de Francês — falhando por causa disso um teste de leitura em voz alta em Português — e a parte de outra para estar presente em torneio de voleibol). Teve nota aceitável (Suf) no trabalho de gramática mais global. Neste domínio deve rever os seguintes assuntos: DD/DI, CLASSE, ACENT. Nas leituras em voz alta teve Suf+/Bom- (o que, salvo erro, é menos do que costumava conseguir). Queria ainda que a Sara fizesse os seguintes tepecês: 21-22, 17-18, 25-26, 35-36, 41-42.
<< Home