Thursday, September 14, 2006

Avaliação do 9.º 3.ª


Posted by Picasa

Informação sobre o 2.º período e conselhos para o 3.º período

Em cada informação retomo, primeiro, o que deixei escrito em meados de Fevereiro (sobre a primeira parte do período). Depois, dou informação acerca do resto do 2.º período e conselhos para o final do ano lectivo. A seguir ao nome do aluno, depois de travessão, vem o nível atribuído. No final da secção estão as informações sobre o 1.º período.

Carolina — 4

Informação até meados de Fevereiro — Sempre bem.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Fez todas as redacções que pedi para casa (costuma ter, em média, Bom/Bom-). Bem na leitura em voz alta; Suf+ na compreensão de textos. Também Bem na gramática (69%), onde o conteúdo «orações» é o que precisa de ser revisto.


Rita — 4

Informação até meados de Fevereiro — Sempre bem. Tem vindo a consolidar o seu aproveitamento (num percurso sempre ascendente).

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Só falhou duas redacções (confirmar aqui e fazê-las, se se tratar daquelas que acho importantes); as suas redacções têm andado entre o Suf+ e o Bom. Esteve Suficiente na compreensão de textos (escrita e oral) e Bem na leitura em voz alta. Também teve nota bastante aceitável na gramática (63%), mas deve rever os conteúdos «orações» e «conjunções».


André — 4

Informação até meados de Fevereiro — Recentemente, mais dispersões (brincadeiras em aula) do que costumava acontecer. Tem falhado alguns tepecês.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Algumas boas redacções compensam umas outras que falharam (ver aqui quais e fazê-las, se estiverem entre as que recomendo). Suficiente na compreensão de textos escritos (um pouco pior na compreensão de texto oral). Boa leitura em voz alta. Tem conseguido nota positiva em gramática (53%), mas deve melhorar estes conteúdos: «funções sintácticas», «forma activa/passiva», «orações/conjunções», «métrica».


António S. — 3

Informação até meados de Fevereiro — Já tem sido mais regular a fazer os tepecês.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Como digo em cima, desta vez pouco falhou os tepecês (a excepção foram os textos sobre António Gedeão). Ainda deve treinar a leitura em voz alta. Também tem de melhorar a gramática (teve 35%, não mostrando nesta área nenhuma evolução). Conteúdos como «advérbio de modo», «voz passiva», «perifrástica», as noções de métrica e de rima, deviam estar mais sabidos. Também a classificação de orações (mas essa é falha de quase toda a turma). Na aula ainda houve algumas dispersões, embora menos do que no 1.º período.


António Pedro — 3

Informação até meados de Fevereiro — Tem feito sempre os tepecês. De resto, mantém-se o que dissera.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Confirma-se que fez sempre as redacções (em média: Suf+/Bom-), só falhando um tanto nas aulas em que os tepecês versaram António Gedeão. Esteve bem na compreensão de texto oral; menos bem na compreensão de textos escritos. Na leitura em voz alta, Bom-. Na gramática, baixou (47%; pode melhorar em vários conteúdos: «funções sintácticas», «forma passiva», «orações e conjunções», «métrica» e «rima»). É sobretudo o aproveitamento neste domínio que me leva a não lhe atribuir nível «4». (Há vantagens em, doravante, ficar separado de Mafalda.)


Diogo — 3

Informação até meados de Fevereiro — Continuo contente. (Nos trabalhos de casa, convém ser ajudado apenas na fase de revisão do texto. Não seria bom ter ajuda demasiado cedo.)

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Na escrita tem continuado a melhorar (mas não deve deixar de tentar ser rigoroso na ortografia, sem perder certo à-vontade que vem mostrando na abordagem dos temas). Nota insuficiente na compreensão escrita e quase insuficiente na compreensão oral. Também vale a pena treinar a leitura em voz alta. Baixou um tanto em gramática (35%); neste domínio, funções sintácticas, orações/conjunções, métrica e rima, hipónimo/hiperónimo são conteúdos a rever.


Francisco — 3

Informação até meados de Fevereiro — Recentemente, falhou vários tepecês. (Mas já me prometeu ir trazê-los em breve.)

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Com efeito, recuperou os tepecês em atraso quase todos (confirmar aqui, mas creio que ainda falharam dois). A média das redacções andará pelo Bom-, que é também o nível aproximado em compreensão de textos e em leitura em voz alta. A nota a gramática, 48%, é que me levou a, desta vez, evitar o «4» (que decerto retomará no próximo período). Conteúdos de gramática a rever: funções sintácticas, orações/conjunções e métrica.


João G. — 2

Informação até meados de Fevereiro — Mantém-se o gravíssimo problema de não fazer tepecês quase nunca. Não só ainda não fez as redacções do período passado, como, entretanto, já falhou a maioria dos trabalhos de casa deste período (é certo que desta vez sempre fez um terço, mas é pouco). Se não mudar imediatamente, já não vai passar a Português.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Teve nota fraca na compreensão de textos escritos; esteve um pouco melhor na compreensão de textos orais. Bom-, em leitura em voz alta. 30% a gramática. Como digo acima, o ponto de partida para recuperar tem de ser a escrita (ver aqui as redacções em falta e fazer apenas as que aí assinalo como mais importantes). É claro que também convém não descartar a gramática. (Devo dizer que, no trabalho em aula, o João é, em geral, bastante concentrado.)


João R. — 4

Informação até meados de Fevereiro — Já está mais regular a cumprir as redacções pedidas para casa (tem feito quase todas).

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Confirma-se que já vai sendo mais pontual a fazer as redacções (verificar aqui se há, como julgo, duas redacções que falharam); as redacções foram, em média, de Bom. Nos questionários de compreensão de textos, lidos ou ouvidos, esteve aceitavelmente e sempre bem no restante trabalho em aula. Bem também na leitura em voz alta. Em gramática, teve 63% (conteúdos a melhorar: orações/conjunções; rima).


Laura — 3

Informação até meados de Fevereiro — Continua a trabalhar bem. (Não convém ser demasiado ajudada na fase primeira das redacções. A ajuda na fase de revisão, essa, é bem-vinda se houver também compreensão da Laura.)

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Acredito que no próximo período, subindo a nota de gramática (teve agora 46%) e, nos outros domínios, continuando a trabalhar como até aqui, pode vir a ter «4». Nas redacções tem tido entre Suf e Bom. Teve Suf na compreensão de textos escritos; um pouco menos, no questionário com texto oral. Área em que também pode progredir é a leitura em voz alta. Os conteúdos de gramática a melhorar são «funções sintácticas», «orações/conjunções», «rima.


Madalena — 2

Informação até meados de Fevereiro — Já tem feito alguns dos tepecês (mas eu espero que faça todos). Em aula, não tenho (nunca tive) razões de queixa.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Nesta segunda parte do período voltou a falhar demasiadas redacções (ver aqui as que ainda deve tentar fazer). Ora, não cumprir esses trabalhos é desperdiçar uma boa capacidade que tem, a escrita. Também deve procurar progredir em gramática (teve 19%): meteu na cabeça que não tem jeito para a gramática, o que não é verdade (já lhe ouvi muitas intervenções que mostram precisamente ter a Madalena muitas capacidades «metalinguísticas», isto é, gramaticais).


Mafalda — 3

Informação até meados de Fevereiro — Conselho: ser mais qualitativa (mesmo que um pouco mais demorada).

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Fez todas as redacções mas ainda sem o acréscimo de qualidade que lhe pedira. Em aula, também acho que muitas vezes não termina as tarefas com a exigência devida. Esteve Bem na leitura em voz alta. Falhou um tanto nos questionários de compreensão (escrita e oral). Regrediu em gramática (48%), sendo as áreas que merecem revisão as seguintes: «formas activa e passiva», «conjunções e orações», «hiperónimos e hipónimos», «métrica», «rima».


Marta — 4

Informação até meados de Fevereiro — Já voltou a falhar vários tepecês (metade deles).

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — O aspecto que referi já em Fevereiro é que fez baixar o nível que tivera no 1.º período (verificar aqui as redacções em falta e fazer as que aí recomendo). Bastante bem em compreensão (de escritos e, um pouco menos, oral). Muito bem em leitura em voz alta. Sempre bem a trabalhae em aula. Na gramática, 66% (deve melhorar: «orações/conjunções», «rima»).


Miguel R. — 2

Informação até meados de Fevereiro — Precisa de desperdiçar menos tempo (a pôr-se ao trabalho). Continua a não fazer nenhum tepecê. Para chegar ao «3» tem de começar a fazer todas as redacções (as de agora e as anteriores).

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Deve começar a fazer redacções (ver aqui as que valerá mais a pena ir fazendo). Em gramática teve 37%, mas sei que vele bastante mais do que isso. Também teve fraco resultado nos questionários de compreensão (oral e escrita). Na leitura em voz alta, Suficiente. (Nas aulas ainda não desisti de o ver mais concentrado, sem perder tempo.)


Miguel M. — 3

Informação até meados de Fevereiro — Tem descido. Falhou quatro redacções deste período.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Contra o que aconteceu sempre desde o sétimo ano, não foi desta vez regular a fazer os tepecês (ver aqui as redacções que falhou e tentar fazer agora aquelas que aí recomendo). As suas redacções mantêm a qualidade (Bom, em média). Também esperava mais do Miguel em gramática (teve 48%; deve melhorar os conteúdos «advérbio de modo», «conjunções/orações», «conjugação perifrástica»). Aceitável em compreensão escrita; bom num teste de compreensão oral; Suf+ em leitura em voz alta. Espero que volte ao nível habitual, ou até melhor, neste 3.º período.


Pedro V. — 3

Informação até meados de Fevereiro — No início do período, mantiveram-se partes «gagas» em aula (pequenas confusões, brincadeiras com Pedro, demoras a começar a trabalhar). Recentemente, entregou alguns trabalhos em atraso (mas ainda faltam seis do período passado). Tem já sido mais regular agora nos tepecês (mas já falhou dois).

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Melhorou muito o seu trabalho em aula. Como já dissera, foi agora mais regular a fazer as redacções (ver aqui o que ainda tenha falhado); os seus textos ainda podem melhorar (têm sido, em média, de Suf+/Bom-). Teve 62% na gramática (deve rever: «conjunções/orações», «métrica»). Esteve muito bem num questionário de compreensão escrita. Teve Suf+ num questionário de compreensão oral. Também na leitura em voz alta esteve Bem. Quando concentrado, é dos melhores alunos da turma. Espero que no terceiro período tenha «4».


Pedro P. — 2

Informação até meados de Fevereiro — Tem descido. Tem falhado quase todas as redacções em casa. Em aula, várias situações (apalhaçadas) que só me irritam e sobretudo prejudicam a sua aprendizagem.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Certa irregularidade, desarrumação, faz até que pareça ser menos cumpridor do que é, na verdade. Reparei, por exemplo, que não tinha tantos trabalhos por fazer como parecia (ainda assim, falhou uns quatro ou cinco — ver aqui e fazer os mais importantes). Em vários momentos mostrou boas capacidades, mas há depois muitas intermitências na concentração que devia ter. Teve notas fracas em compreensão dos textos (escrita; oral). Esteve aceitavelmente na leitura em voz alta. Na gramática, regrediu (15%). Enfim, tem agora de levar tudo com o máximo de seriedade.


Rui — 2

Informação até meados de Fevereiro — Recuperou alguns dos tepecês em falta. Em compensação, já falhou metade dos tepecês deste período.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Deve recuperar agora algumas das redacções que não fez (ver aqui quais são esses tepecês e escolher apenas os mais importantes, os que eu recomendo). A média das redacções que fez é Suf/Suf(+), o que é menos do que normalmente conseguiria, se tivesse mantido o treino regular. Teve Suf+ no questionário de compreensão de textos escritos e Suf na leitura em voz alta. A gramática (24%) também tem de ser melhorada, mas acho que a nota que teve é inferior ao que verdadeiramente o Rui sabe.


Silvana — 4

Informação até meados de Fevereiro — É sempre trabalhadora, mas gostava que trabalhasse mais em qualidade do que em quantidade. É preciso rever o que escreve. E ir estudando a pouco e pouco.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Por vezes, parece-me, os textos não foram feitos com o cuidado devido, mas posso estar enganado. Talvez por isso, ainda tem nas redacções classificação à volta de Suf+. (Também aconteceu fazer as redacções com algum atraso, o que é paralelo a este trabalhar muito, um pouco desarrumadamente, que lhe critico.) Esteve bastante bem num questionário de compreensão de texto escrito. Suf+ na leitura em voz alta. Na gramática, em que teve 55%, deve melhorar o conteúdo «orações/conjunções».


Simão — 3

Informação até meados de Fevereiro — Neste momento, teria «dois». Falhou quase todos os trabalhos pedidos este período. (É certo que recuperou também os que tinha em atraso do primeiro período.)

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Acabou por apresentar todos, ou quase todos, os tepecês que falhara (verificar aqui) mas, por vezes, sem o cuidado devido ou até não compreendendo o que era pedido. Também por isso a média das classificações das redacções (Suf talvez) é bastante inferior às suas capacidades de escrita. Portanto, na escrita, tem de passar a trabalhar com mais demora, cumprindo prazos, certificando-se de que está a fazer o que era pedido, revendo bem. Não esteve em nível suficiente nos dois questionários de compreensão (oral; escrita) de textos. Na leitura em voz alta, teve cerca de Suf+. Na gramática, em que obteve 49%, deve rever estes conteúdos: «forma activa/passiva», «orações/conjunções», «rima».


Susana — 4

Informação até meados de Fevereiro — Sempre bem.

Resto do período / Conselhos para o 3.º período — Na escrita manteve a progressão que se tem vindo a notar. Fez todas as redacções e com cuidado, tendo já muitas vezes Bom (algumas outras Suf+). Também Bem a leitura em voz alta. Coincidiu com ter estado doente um questionário de compreensão de textos escritos. Em compensação, fez um questionário de compreensão de texto oral (aliás com nota fracota). Na gramática tem de progredir (teve agora 41%, falhando sobretudo nestes conteúdos, que deve rever: «funções sintácticas», «pronominalizações», «forma passiva», «orações/conjunções», «rima», «métrica»).

Informações até ao final do 1.º período
Aluno a aluno, aparecem primeiro as informações até meados de Novembro; depois, vem uma actualização relativa ao resto do período. Os números dos tepecês que ainda devem ser feitos estão explicados na secção 'Revisões'. As siglas dos assuntos de gramática que por vezes peço sejam revistos estão explicadas na secção 'Conteúdos a melhorar'. As sínteses sobre estes conteúdos ficarão em 'Explicações'.


Carolina
Informações até meio de Novembro — Tem feito sempre bom trabalho. Nada tenho a criticar.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Na leitura (compreensão de textos), nos vários questionários terá tido, em média, cerca de Bom/Bom-; e mostra-se sempre muito concentrada a fazer as tarefas distribuídas. Na escrita, costuma ter entre Suf+ e Bom; e fez praticamente todas as redacções passadas para casa (faltam apenas os tepecês 33-34 e 35-36, que gostava que me entregasse ainda). Em gramática, teve aproveitamento de Bom- (deve rever o conteúdo DD/DI). Na leitura em voz alta, Bom (tendo faltado, porém, a um dos exercícios — por causa de um torneio, julgo). Apenas posso pedir que continue assim.

Ana Rita
Informações até meio de Novembro — Este ano (ou já no final do ano passado) tenho notado uma progressão (que se revela na segurança em gramática e nas redacções, cada vez mais interessantes). Falhou um ou dois tepecês. Em aula, tem estado a trabalhar bem.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), tem, em média, cerca de Bom-. Costuma ser bastante eficiente a resolver as tarefas que dou para fazerem. Em escrita, tem já tido vários «Bons» e «Bons menos», esperando eu que se fixe, pelo menos, no «Bom». Apenas me faltou um tepecê seu (aula 33-34), que deve ainda entregar. Na gramática, esteve sempre entre Bom e Bom- (convém rever o assunto PRON). Na leitura em voz alta, Bom- (faltando porém a uma das aulas em que a exercitámos, julgo que por causa de torneio de voleibol). O conselho é continuar assim.

André
Informações até meio de Novembro — A gramática continua a ser a área mais em falha (deve fazer um esforço para não se deixar atrasar neste domínio). Em aula, costuma trabalhar bem. A sua melhor área é a escrita. Falhou alguns trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos) foi um tanto irregular, mas, em média, andará pelo Suf+. E a verdade é que costumo achar o André bastante capaz a compreender os textos. Na escrita, domínio em que costuma ter Bom, deixou-se atrasar em alguns tepecês. Uns entregou-mos ainda em aulas, outros (os das aulas 13-14, 35-36, 41-42), gostaria que ainda os fizesse. Em gramática, teve agora, no trabalho mais abrangente, nota razoável (Suf+). Em leitura em voz alta esteve Bem (faltando a uma das aulas em que a treinámos, julgo que para estar presente em torneio de voleibol). O que posso pedir é que mantenha o bom trabalho e que aproveite o ter já recuperado a matéria gramatical para não mais se atrasar nesta área (deve entretanto rever o assunto «Classes de palavras»).

António
Informações até meio de Novembro — Tem falhado vários trabalhos de casa. Nos apoios chegou algumas vezes atrasado. Nas tarefas em aula não estou descontente (embora tenha havido demasiadas conversas com João, André, Madalena, etc.). Nos escritos que fez, esteve razoável; o mesmo se pode dizer da gramática. (Na compreensão de textos esteve um pouco pior, mas até talvez com algum progresso.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (isto é, na compreensão de textos), a média das suas classificações será Suf-/Insuf+ (e, repito o que já dissera, não me desiludiu nesta área, que aliás costuma ser a sua mais fraca). Porém, se considerarmos outras tarefas de leitura não avaliadas formalmente, diria que houve várias em que não trabalhou com a concentração devida. Na escrita, teve em média Suficiente mas não fez vários tepecês (entregou-me vários na parte final do período, o que não é o ideal, mas, mesmo assim, ainda ficaram outros por fazer, que gostaria entregasse ainda: 17-18, 15-16, 35-36, 37-38, 41-42 [no apoio, veremos quais são os mais úteis]). Na gramática, esteve pior (Insuf) do que é capaz. Nesta área, confirmou-se que estivera demasiado desatento quando expliquei os conteúdos em aula (e no apoio). Os assuntos em que mais falhou foram «classes de palavras» (classificar morfologicamente), «classificação quanto à acentuação» (indicar se a palavra é aguda, grave, esdrúxula) e «pronominalizações». Na leitura em voz alta, teve Suf-/Insuf+.

António Pedro
Informações até meio de Novembro — Não teve bons resultados em gramática (e falhou dois tepecês nessa área). Na leitura esteve assim-assim (Suf/Suf-). Na escrita tem progredido, e gostava que se estabilizasse agora no Bom (o que ainda não aconteceu, mas adivinho possa suceder em breve). Também falhou duas redacções em casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No último questionário de leitura (compreensão de texto), melhorou o seu nível recente nesta área (teve agora Bom). Nas outras tarefas de leitura em aula, fico às vezes com a ideia de que nem sempre a concentração é total, por excessiva conversa com Mafalda (mas posso estar a ser injusto). Na escrita, ainda não se fixou no Bom, como em Novembro eu sugeria que viesse a acontecer. Estou convencido de que, se tivesse sido mais regular a fazer os tepecês, já se teria aproximado mais desse objectivo (mas fez algumas redacções só agora no final; e falta ainda o tepecê da aula 25-26). Afinal, no trabalho mais global sobre gramática, até teve nota aceitável (Suf). Neste domínio, convém rever os assuntos CLASSE e PRON. Nas leituras em voz alta, andou entre Bom e Bom-/Suf+.

Diogo
Informações até meio de Novembro — Tem «dado o seu máximo». Nada a criticar. (Talvez apenas, quando ao lado do Pedro Vale, uma ligeira demora a lançar-se às tarefas. Mas estarei a ser injusto.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve classificações bastante variadas (do Bom ao Insuf), que darão, em média, talvez Suf/Suf-. Na escrita, andou entre o Suf- e o Suf+ (por um lado, alguns erros; por outro, certa capacidade para usar a escrita com inteligência). No trabalho mais abrangente sobre gramática, teve Insuf+ (os assuntos que deve rever são: CLASSE, ADJ/ADV, ACENT, PRON). Na leitura em voz alta, teve Suf/Suf-. Estou contente com o trabalho do Diogo (creio que falta só entregar-me o tepecê da aula 35-36).

Francisco
Informações até meio de Novembro — Em aula, excelente capacidade de trabalho. Umas três falhas de trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de compreensão dos textos (leitura), o seu nível é, em média, de Bom. Nas redacções, costuma ter Suf+ (por vezes, Bom-). Se nelas se demorar um pouco mais, pode ter melhores notas. Alguns dos trabalhos de casa fê-los à pressa (porque já tinha uns poucos atrasados). Em gramática, no trabalho mais abrangente, teve Suf+ (a pronominalização foi o conteúdo em que mais falhou e que convirá rever). Nas leituras em voz alta esteve Suf+. Portanto, deve continuar como tem estado nas tarefas em aula e ser mais demorado nos tepecês (gostava que ainda entregasse os das aulas 25-26, 35-36).

João G.
Informações até meio de Novembro — Começou o ano com maior rigor do que em anos anteriores mas, ultimamente, já tem se tem desleixado nos trabalhos de casa (falhando quase todos). Deveria tentar ainda fazer a maioria. Como não tem feito os trabalhos de casa, tenho poucos elementos sobre a sua escrita. Em leitura, teve Insuficiente nos vários testes. Em gramática, Suf-.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Num questionário de leitura (compreensão de textos) mais recente teve boa nota (Bom+), o que melhora um pouco o retrato deste domínio como o descrevi em Novembro. Aliás, nas tarefas de leitura em aula, o João não costuma aplicar-se mal (a não ser que haja muita conversa com António, Madalena, etc.). Os aspectos que o João mais tem de corrigir são a escrita e a gramática. Na escrita, falta-lhe treino, porque não tem feito as redacções que peço para casa (ainda gostava que fizesse muitas delas; aqui vão as aulas desses tepecês que ainda me deve entregar: 19-20, 13-14, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42). Na gramática, teve Insuficiente no trabalho mais abrangente, e os conteúdos que deve rever são sobretudo «Discurso Directo/Discurso Indirecto» e «Classes de palavras». Na leitura em voz alta não tem problemas, tem estado entre Suf+ e Bom-.

João Miguel
Informações até meio de Novembro — No trabalho em aula, sempre muito bem (boa compreensão dos textos; aceitável rendimento em gramática). Tem falhado os últimos trabalhos de casa (repetindo o que, aqui e ali, aconteceu em anos anteriores). Era bem importante que evitasse este mau hábito (a sua escrita não tem progredido tanto como sem dúvida aconteceria se houvesse esse treino).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve, em média, Bom. Nas outras tarefas de leitura em aula, mostrou-se sempre muito eficiente. Na escrita, neste período voltou a falhar vários tepecês (que ainda me deverá entregar: 19-20, 21-22, 15-16, 23-24, 33-34). As suas redacções costumam ser de Bom, mas a falta de treino tem impedido que evoluam mais. Teve boa nota (Bom+) no trabalho mais global sobre gramática (deve rever o conteúdo PRON). Também esteve bastante bem (Bom) nas leituras em voz alta.

Laura
Informações até meio de Novembro — Tem cumprido sempre, em aula e em casa. Em nenhuma área (leitura, escrita, gramática) tem falhado e em todas tem, muito paulatinamente, consolidado aprendizagens. Mas ainda há muita margem para a Laura evoluir.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), ao longo do período, teve notas muito variadas (de Insuf+ a Muito Bom, passando por Suf), mas que darão, em média, Suf. Na escrita, tem andado entre Suf e Suf+ (e já foi tendo Bom ou Bom-). Realço também o facto de ter sempre feito os trabalhos de casa. Na gramática, no trabalho mais significativo, teve apenas Suf- (os conteúdos em que mais falhou e que, portanto, convém rever são DD/DI, CLASSE, ACENT, PRON). Na leitura em voz alta teve Suf/Suf- (também pode treinar sozinha a leitura em voz alta).

Madalena
Informações até meio de Novembro — Ultimamente falhou vários trabalhos de casa. Em aula, não tenho razões de queixa. Continua a falhar demasiado na gramática (não se deve tomar esta área como assunto de que deva desistir).
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve entre Bom e Insuf+ (enfim, a ideia que tenho é que a Madalena não tem especiais dificuldades neste domínio, mas pode, por vezes, fazer as fichas com pressa excessiva). Também na escrita poderia ter sempre boas notas, mas a verdade é que pouco a tem treinado, porque tem falhado muitas redacções que pedi como tepecê (ainda as deve entregar: 13-14, 21-22, 17-18, 9-10, 15-16, 23-24, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42). Outro aspecto que tem de ser corrigido é a gramática (e a atenção que concede a esta parte da matéria). Tem tido notas fracas neste domínio (os conteúdos que mais precisará de rever são DD/DI, CLASSE, TIPO, ACENT). Na leitura em voz alta esteve Bem (embora faltasse ao último exercício — se não me engano, porque esteve em torneio de voleibol).

Mafalda
Informações até meio de Novembro — Agrada-me que seja tão autónoma e pronta a trabalhar. Por vezes, gostaria que houvesse mais demora (para revisões, etc.). Também nos momentos de explicação minha, talvez haja necessidade de estar mais atenta. Só falhou dois trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve notas fracas inicialmente e melhorou agora (em média, andará pelo Suf+). Nas outras tarefas em aula, a Mafalda sabe que quero que não se precipite (que alie a rapidez que costuma ter a um esforço de minúcia, de rigor). Na escrita, a sua nota mais costumada será Bom- (mas ultimamente também tem tido Sufes; e fez alguns tepecês claramente à pressa, fora de tempo). Julgo que pode fazer melhor, bastando que não seja tão rápida, que reveja, que não se contente com o primeiro resultado, enfim, que seja mais «briosa» e ambiciosa a escrever. Na gramática, andou sempre pelo Suf/Suf-, o que mostra como nem sempre estará verdadeiramente atenta às minhas explicações (conteúdos que deve rever: DD/DI, PRON). Nas leituras em voz alta, teve Suf+/Bom-. Ainda deve entregar o tepecê 35-36.

Marta
Informações até meio de Novembro — A exemplo de anos anteriores, não tem feito os trabalhos de casa. Ora, em Português, os trabalhos de casa funcionam como o momento privilegiado em que se treina a escrita. Não tenho, portanto, a maioria dos elementos de treino e de avaliação de escrita relativos à Marta (ou, visto isto de outro ângulo, tenho uma série de zeros). Devo dizer que já se vai notando na escrita da Marta a ausência de evolução (que entetanto se deu em alunos de outras turmas do mesmo nível da Marta — potencialmente, nível 5 — mas que fazem sempre as redacções de casa). Devo dizer que se não entregar a maioria dos trabalhos que estão por fazer a Marta terá 2 no período (é uma questão de fazer as médias). Nas aulas, excelente em todas as áreas (compreensão dos textos, gramática, por exemplo). Também falhou dois tepecês de gramática.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos) teve sempre Muito Bom ou Bom(-). E nas outras tarefas de leitura em aula mostrou-se muitíssimo eficiente (concentrada e inteligente a perceber os textos). Resolveu a grave falha que se verificava quanto a tepecês, fazendo uma série deles de repente (não é o ideal — espero que se torne a partir de agora mais regular a fazer as redacções). Mas a sua escrita ainda é apenas de Bom. Na gramática, sempre muito bem. Também muito bem na leitura em voz alta (porém, faltou numa das aulas, decerto por causa do torneio de voleibol). Ainda deve fazer os seguintes tepecês: 19-20, 17-18, 35-36.

Miguel R.
Informações até meio de Novembro — Falhou alguns trabalhos de casa, mas não tantos como nos seus piores momentos. Mas o ideal é não falhar nenhum (a sua escrita, que muitas vezes é interessante e criativa, precisa de ser burilada; o que acontecerá com treino — nos tepecês, precisamente — e paciência na revisão). Tem ido sempre aos apoios, mas nas primeiras sessões chegou atrasado.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve, em média, Insuf+. (Aspecto a evitar é a demora a iniciar as fichas que são dadas.) Na escrita — e mais ainda na última parte do período — o problema maior foi ter falhado as redacções pedidas para casa. Ainda deve fazê-las: 17-18, 9-10, 23-24, 25-26, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42. Na gramática, não tem estado mal (no trabalho mais abrangente, teve Suf+; o conteúdo em que falhou mais foi a pronominalização). Também teve Suf+ na leitura em voz alta (faltou a um exercício, julgo que por causa de torneio de voleibol).

Miguel M.
Informações até meio de Novembro — Sempre bem no trabalho em aula. Parece-me mais seguro agora na compreensão de textos (teve alguns bons resultados em testes de leitura). Pode ainda fazer melhor em escrita (os seus escritos são quase sempre bons, «certinhos», mas gostaria que fossem agora cada vez mais sofisticados). Tem de rever a noção de «agudas», «graves», «esdrúxulas».
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve notas variadas entre Suf- e Muito Bom (em média, talvez Suf+). Nas restantes tarefas de leitura em aula, mostrou-se sempre concentrado. Na escrita, continua a não chegar ao nível que já vaticinei estar ao seu alcance (tem andado entre Bom-/Suf+ ou Bom). Falhou alguns trabalhos de casa (que gostaria que ainda me entregasse: 21-22, 33-34, 35-36). Também na gramática baixou um pouco (em trabalho recente, o mais global, teve apenas Suf). Os conteúdos que precisa rever são DD/DI e PRON. Na leitura em voz alta teve Bom (faltou numa das aulas, por ter ido a torneio de voleibol, salvo erro).

Pedro V.
Informações até meio de Novembro — Na compreensão de textos (leitura) tem estado Suf/Suf-. Em gramática só fez um dos quatro trabalhos mais formais (faltou a uma aula e não fez dois tepecês de gramática) e nesse teve Insuficiente. Também na escrita tem estado aquém do que pode fazer. As redacções que fez são, em média, de Suf+ (quase Bom -), mas já falhou vários tepecês, o que explica que ainda não tenha progredido como seria de esperar. Em aula tem havido, embora intermitentemente, muito do estilo demasiado informal que costuma atrasar a sua concentração no trabalho. Enfim, tem havido desperdício de capacidades.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — No mais recente questionário de leitura (compreensão de textos), melhorou um pouco, tendo agora Suf+ (neste domínio, a sua média será de Suf). Mas nas outras tarefas de leitura em aula nem sempre procede com o rigor que interessaria. É preciso trabalhar com mais seriedade, de modo mais contínuo. Na escrita, o problema é não ter feito a maioria dos trabalhos de casa nesta segunda metade do período. Deverá ainda entregá-los: são as redacções passadas nas aulas 13-14, 7-8, 9-10, 15-16, 23-24, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, 41-42. Na gramática, no trabalho mais abrangente, teve Suf+ (mas deve rever o conteúdo «discurso Directo/Discurso Indirecto»). Na leitura em voz alta, teve Suf/Suf+, tendo faltado a um segundo exercício (por causa de torneio de voleibol, segundo creio). Conselho: levar tudo mais a sério a partir de agora.

Pedro P.
Informações até meio de Novembro — É claro que, relativamente a outros momentos do Pedro (quase todo o 7.º ano; boa parte do 8.º ano), a sua actual atitude em aula representa uma evolução positiva. Mas acho que não nos podemos contentar com isso. Embora reconheça essa melhoria, queria agora que não houvesse as dispersões que retiram imenso tempo útil aos treinos que devia estar a fazer em aula. E ainda tem havido muito desse «ruído» (que serve para protelar o que há para fazer, etc.). Deve aliás ser mais autónomo (tentar ler as indicações das tarefas, em vez de logo me chamar; por vezes, parece-me que o próprio pedido de ajuda é maneira de protelar a entrada na tarefa). Também já falhou vários trabalhos de casa.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), o Pedro teve quase sempre Insuf. Nas outras tarefas de leitura, não avaliadas formalmente, muitas vezes demorou muito a iniciar o que era pedido (e, depois, facilmente interrompia os exercícios). Esta concentração aqui em falta é o que para já é preciso melhorar no que se refere à leitura. Enfim, controlar-se mais para não ser ele próprio fonte de dispersão (sua e de outros). Na escrita, onde vinha conseguindo ter média de Suf(-), falhou depois bastante por não ter feito trabalhos de casa. Ainda deve entregá-los (são os tepecês das aulas 19-20, 13-14, 7-8, 15-16, 23-24, 27-28, 33-34, 35-36, 37-38, 41-42). Na gramática, ainda teve nota insuficiente (deve começar por rever estes assuntos: DD/DI, NC/NA/ADJ, ACENT, PRON). Nas leituras em voz alta, teve Suf+ e Suf.

Rui
Informações até meio de Novembro — Em aula, tem estado muito bem. Porém, falhou já alguns trabalhos de casa, o que não deve acontecer. Dois deles eram sobre gramática, matéria em que especialmente deve investir.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve entre Insuf+ e Bom-, progredindo sempre. Nas tarefas em aula, como disse em cima, pareceu-me sempre concentrado. Na gramática, que tem sido o seu ponto fraco, teve até resultado aceitável (Suf-) no trabalho que abrangia mais matéria (ainda assim, deve rever os conteúdos CLASSE, ADJ/ADV, PRON). Porém, o que desta vez falhou foi a escrita, concretamente o cumprimento dos tepecês. A sua escrita costuma ser interessante, mas houve demasiados tepecês em falta (os das aulas 13-14, 17-18, 9-10, 33-34, 27-28, 35-36, 37-38, que espero ainda me entregue). Na leitura em voz alta, teve Suf/Suf-.

Silvana
Informações até meio de Novembro — Sempre cumpridora, em aula e em casa. (Uma área em que pode tentar melhorar é, na escrita, o cuidado com a pontuação.)
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos), teve média de Suf. A sua escrita andou entre Suf - e Suf+, tendo sido muito cumpridora dos trabalhos de casa. Aspecto a melhorar na escrita é, como disse em cima, a pontuação. Na gramática, teve Suf+ no trabalho mais global (nas outras tarefas, teve entre Suf+ e Bom-). Os assuntos que ainda deve rever são DD/DI, PRON. Nas leituras em voz alta teve notas entre Suf + e Suf. Tem trabalhado com rigor a Silvana.

Simão
Informações até meio de Novembro — Certa precipitação reflecte-se nos resultados em gramática (ou Insuficiente ou Suf menos). Esse estilo um tanto «atamancado» nota-se também na escrita (tem de ser mais cuidadoso, tem de rever mais, de tudo verificar com calma). Não há dúvida de que o Simão tem muitos méritos (ser capaz de resolver tarefas com energia), mas pode agora passar a uma fase de maior maturação do que haja para fazer, de trabalho mais detido.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos) teve entre Suf-. e Bom-. Na escrita, deve ainda aumentar o cuidado posto nos seus textos (andará pelo Suf/Suf+, mas falhou alguns tepecês, que aliás prometeu entregar-me agora). Na gramática parece ter feito progressos, tendo tido Bom- no trabalho mais abrangente nesta área (os conteúdos que deve rever são TIPO e PRON). Na leituras em voz alta, esteve ente Suf e Suf+.

Susana
Informações até meio de Novembro — Sempre bem. Tanto em aula como em casa, tem trabalhado com todo o rigor. Em gramática, deve procurar progredir.
Evolução até ao fim do 1.º período / Conselhos — Nos questionários de leitura (compreensão de textos) teve notas variáveis (do Insuf ao Bom), mas a média será Suf+. Na escrita, já se tem fixado no Bom (ou Bom-). Tem feito sempre os tepecês. Também teve Bom nas leituras em voz alta. Confirmo que a zona em que esteve um pouco menos bem foi a gramática: no trabalho mais abrangente, teve Suf (os conteúdos em que falhou e que deve rever foram DD/DI e PRON).