Sunday, September 16, 2007

Novidades

No Concurso do Diário de Notícias, o grupo de Pedro S., Mariana F. e Joana R. (10.º 2.ª) foi um dos três vencedores. Os outros dois grupos premiados (houve, portanto, três primeiros lugares ex aequo) são da Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria) e da Escola Secundária Alfredo da Silva (Barreiro).
Parabéns a Joana, Mariana e Pedro. Em Setembro, receberão os prémios (creio que quando fizerem também uma visita ao Diário de Notícias). Na escola foram, entretanto, entregues prémios por participação: para cada um dos cento e trinta e tal alunos, um DVD (que lhes farei chegar no início do ano lectivo); uma série de enciclopédias e dicionários, atribuídos à ESJGF por ter participado com mais de cem alunos. Este último prémio e um outro —para o professor — vão para a biblioteca da escola.
(As três primeiras páginas premiadas foram publicadas no Diário de Notícias de 14 de Julho de 2008. A seguir, a do grupo da ESJGF.)Na prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada a 15 de Março, na Biblioteca de São Domingos de Rana, no escalão do Secundário a aluna Cátia Brehm — do 10.º 7.ª — foi uma das duas concorrentes apuradas para a final (a transmitir pela RTP, daqui a umas semanas). Parabéns à Cátia, mas também aos outros dois colegas do décimo que igualmente representaram a escola (João Af. D., do 10.º 1.ª, e Joana S., do 10.º 3.ª).
No escalão do 3.º ciclo, a aluna Mariana Dias está apurada para um desempate a realizar proximamente (dia 26). Foi também um excelente resultado (venha ou não a ser apurada para a final). Parabéns à Mariana e aos restantes colegas do 3.º ciclo que foram escolhidos para representar a escola.
Concurso Nacional de Leitura A Escola Secundária José Gomes Ferreira concorre ao Concurso Nacional de Leitura. No escalão relativo ao Secundário a escola indicou três alunos que a representarão na final distrital (a realizar em Março, num sábado de manhã, ainda a indicar; na Biblioteca de Cascais, em São Domingos de Rana). Foi resolvido que os três alunos fossem todos do décimo ano: Cátia Brehm (10.º 7.ª); Joana Silva (10.º 3.ª); João Afonso Direita (10.º 1.ª). (Cada um de três professores de Português do 10.º ano indicou um aluno. Coube-me indicar João Af. D., por ser o aluno que durante o 1.º período teve melhores resultados nos questionários de leitura feitos nas nossas cinco turmas [cfr. prémios].) No escalão para o 3.º ciclo, representarão a escola os seguintes quatro alunos: Manuel Maria Ferrer e Mariana Dias (ambos do oitavo ano); Catarina Monteiro e Rita Gouveia (ambas do sétimo ano). Parabéns a estes sete alunos, ainda que não seja fácil o apuramento para a final nacional — até porque a escola apresenta alunos que não frequentam os últimos anos do escalão em que concorrem.
Comunidade de leitores A Biblioteca vai dar continuidade à Comunidade de Leitores que nela tem funcionado. Assim, pede-se aos alunos que são leitores, têm capacidade de ler, gostam de ler e de trocar as suas experiências de leitura com outros colegas — e só a estes — que se inscrevam como membros desta comunidade.
Normas de Funcionamento
— a reunião dos leitores inscritos é moderada pela professora Maria Almira Soares e, rotativamente, por um grupo de três alunos que com ela trabalharão;
— o prazo de leitura de cada livro é de cerca de um mês;
— a proposta do livro a ler é feita por escolha conjunta da professora e da comissão coordenadora de alunos;
— o lugar de funcionamento é a Biblioteca da Escola;
— o dia e a hora da reunião (tertúlia) será concertada de acordo com a disponibilidade dos inscritos.
Se quiseres inscrever-te, fala com o teu professor de Português (por exemplo, comigo — que tenho um impresso, onde poderei registar o teu nome, turma e horário preferido, que farei chegar à Professora Maria Almira Soares / Biblioteca).
Meus Livros Desta vez, a notícia é que não foi nenhum aluno da Escola Secundária José Gomes Ferreira que venceu o concurso sobre «O livro que mais me marcou», da revista Os Meus Livros. Foi a Leonor, uma aluna dos Salesianos, que venceu a edição de Setembro. Como é apenas a segunda vez, em nove números, que o texto escolhido não é de um aluno da ESJGF, a aluna das Oficinas de S. José merece esta menção. Para se ver o texto sobre Alice vestida de branco basta clicar sobre a imagem.

Quanto aos sete textos vencedores escritos por alunos da ESJGF, bem como mais algumas dezenas de outros também de alunos da escola, podem ser vistos aqui. Todos eles dão boas sugestões de leitura.