Thursday, September 14, 2006

9.º 3.ª


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Esta secção sobre António Gedeão teve como pretexto o concurso «Rómulo de Carvalho / António Gedeão, o poeta da Ciência» (promovido pelo Plano Nacional de Leitura). Para efeitos desse concurso, funciona como página, da responsabilidade do 9.º 3.ª da Escola Secundária José Gomes Ferreira (Benfica, Lisboa). Não se trata, porém, de página que responda aos requisitos de navegabilidade e interactividade propostos pelo regulamento do Concurso. Desaproveitámos os recursos informáticos, concentrámo-nos nos textos. Em geral, a página reúne textos escritos pelos alunos «à maneira de» ou a propósito de algum texto de Gedeão (dá-se o texto de António Gedeão em corpo pequeno, enquanto a glosa, pelo aluno, fica em corpo um pouco maior). Portanto, também a obra do poeta foi privilegiada em detrimento da vida e restante obra de Rómulo de Carvalho.

Poema épico
«Poema épico» apresenta-nos personagens que estão nos antípodas (são exactamente ao contrário) de um herói de uma epopeia. Escreve mais uma quadra, de matriz sintáctica semelhante, que trate ainda de outra figura também humilde, aparentemente sem nada que a recomendasse para heroína de epopeia. Usa um dos esquemas rimáticos nestas quadras de Gedeão (A-B-A-B ou A-B-B-A).
Poema épico
O rapagão da camisola vermelha sacode a melena da testa
e retesa os braços num bocejo como um jovem leão voluptuoso.
Dorme a sesta
o involuntário ocioso.
A filha do alfaiate atirou a tesoura e o dedal pela janela
e sumiu-se na noite escura do mundo.
Quis respirar mais fundo
e isso de ser coitada é lá com ela.
O homem da barba por fazer conta os filhos e as moedas
e balbucia qualquer coisa num tom inexpressivo e roufenho.
Súbito chamejam-lhe os olhos como labaredas:
— Eu já venho!
O da face doente,
o que sofre por tudo e por nada, sem querer,
abana a cabeça negativamente:
— Isto não pode ser! Isto não pode ser!
Sentados às soleiras das portas,
mordendo a língua na tarefa inglória,
com letras gordas e por linhas tortas
vão redigindo a História.
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D'Água, [2004], p. 189

Filha de rei, sozinha sempre está,
sua alegria há muito desapareceu,
uma lágrima a sua cara percorrerá
eternamente, esperando o seu Romeu.

Quem é órfão
Nada pode temer,
pois nada tem a perder.
Sozinho andas na escuridão.

[Rita]

Enquanto

Neste poema «enquanto», conjunção temporal, serve de título e é realmente fulcral na sintaxe e no sentido do texto. Escreve um poema igualmente fundado numa conjunção à tua escolha.

Enquanto
Enquanto houver um homem caído de bruços no passeio
e um sargento que lhe volte o corpo com a ponta do pé
para ver como é;
enquanto o sangue gorgolejar das artérias abertas
e correr pelos interstícios das pedras,
pressuroso e vivo como vermelhasminhocas despertas;
enquanto as crianças de olhos lívidos e redondos como luas,
órfãs de pais e de mães,
andarem acossadas pelas ruas
como matilhas de cães;
enquanto as aves tiverem de interromper o seu canto
com o coraçãozinho débil a saltar-lhes do peito fremente,
num silêncio de espanto
rasgado pelo grito da sereia estridente;
enquanto o grande pássaro de fogo e alumínio
cobrir o mundo com a sombra escaldante das suas asas
amassando na mesma lama de extermínio
os ossos dos homens e as traves das suas casas;
enquanto tudo isto acontecer, e o mais que não se diz por ser verdade,
enquanto for preciso lutar até ao desespero da agonia,
o poeta escreverá com alcatrão nos muros da cidade:

ABAIXO O MISTÉRIO DA POESIA.
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D'Água, [2004], p. 198.
Embora
Embora tenha nascido,
Sinto-me morta!
Sinto-me morta pois,
Embora acredite em Deus,
Há guerras, fomes, maldades;
Embora as pessoas pareçam muito amigas,
Na verdade, são inimigas
Embora exista felicidade,
Na outra metade,
Existe tristeza, rancor, ódio;
Embora haja riqueza,
E os homens possam ser muito ricos,
No outro lado só se vê pobreza;
Embora existam pessoas obesas,
Existem várias que morrem à fome;
Embora veja tantas crianças educadas,
Outras, vejo-as a quererem ser informadas;
Embora umas pessoas desperdicem água potável,
Em algumas regiões do Mundo,
Outras não sabem o que isso é.
Embora tenha nascido,
Sinto-me morta!
[Carolina]
Quando
Quando a pedra cair
e bater em alguém,
mostrando como se faz;
quando a ferida começar a sangrar
e as dores começarem a apoderar-se,
então vais ver;
quando as gotas principiarem,
derramando o sofrimento
e sofrimento de milhares;
quando a bomba cair e atingir,
matando-os, milhões;
as pedras vão cair.

[Francisco]
Quando choro
Eu, quando choro,
não choro eu.
Chora aquilo que nos homens
em todo o tempo sofreu.
As lágrimas são as minhas
mas o choro não é meu.
António Gedeão, Poesias Completas
[escolha de versos e fotografia por António Pedro]


Pedra filosofal
Lê o conhecido «Pedra filosofal». Talvez tenhas estado, em Novembro de 2005, na sessão do aniversário da escola em que Manuel Freire cantou a canção com esta letra. (Essa canção, que há trinta e muitos anos tornou este poema tão conhecido, podes ouvi-la aqui.) Os últimos versos da terceira estrofe («alto-forno, geradora, / cisão de átomo, radar, / ultra-som, televisão, / desembarque em foguetão / na superfície lunar» pretendem referir o que na altura seriam os expoentes da modernidade. Prossegue essa estrofe, acrescentando uma dezena de versos com nomes ou situações que hoje seriam representativas da mesma modernidade.


Pedra filosofal

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.


Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, paço de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão de átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que o homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D'Água, [2004], p. 104
É satélite, tv cabo, ar condicionado, tgv, usb, plasma, tft, computador, calculadora, scanner, impressora, prótese, laser, digital, pace maker, micro-ondas, esp, infravermelhos, dvd.
[Susana]

Como um telemóvel de última geração,
um carro moderno,
mais lento que um avião,
um computador com ecrã plasma que nunca pensa mal,
uma casa inteligente e uma bateria digital;
como a descoberta de vida em Marte,
com uma aeronave com segurança fortíssima
e em que nem um grão de areia entraria;
a ida para o trabalho num carro voador.
[Pedro V.]
Poema do homem só



Sós,
irremediavelmente sós,
como um astro perdido que arrefece.
Todos passam por nós
e ninguém nos conhece.
Os que passam e os que ficam.
Todos se desconhecem.
Os astros não se explicam:
arrefecem.

Nesta envolvente solidão compacta,
quer se grite ou não se grite,
nenhum dar-se de dentro se refracta,
nenhum ser nós se transmite.

Quem sente o meu sentimento
sou eu só, e mais ninguém.
Quem sofre o meu sofrimento
sou eu só, e mais ninguém.
Quem estremece este meu estremecimento sou eu só, e mais ninguém.

Dão-se os lábios, dão-se os braços,
dão-se os olhos, dão-se os dedos,
bocetas de mil segredos
dão-se em pasmados compassos;
dão-se as noites, dão-se os dias,
dão-se aflitivas esmolas,
abrem-se e dão-se as corolas
breves das carnes macias;
dão-se os nervos, dá-se a vida,
dá-se o sangue gota a gota,
como uma braçada rota
dá-se tudo e nada fica.

Mas este íntimo secreto
que no silêncio concentro,
este oferecer-se de dentro
num esgotamento completo,
este ser-se sem disfarce,
virgem de mal e de bem,
este dar-se, este entregar-se,
descobrir-se e desflorar-se,
é nosso, de mais ninguém.


António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 121
[ilustração escolhida por Carolina]

Poema do poste com flores amarelas



O poema que se segue, ao contrário do que é costume na poesia de António Gedeão, não é rimado. Os seus versos são aliás extensos, quase como se se tratasse de prosa. Escreve uma continuação do poema.

Poema do poste com flores amarelas

Vieram os operários, puseram o poste de ferro na berma do passeio
e foram-se para voltar noutro dia.
O poste tinha sido pintado há pouco de verde
e quando lhe batia o sol rutilava como as escamas dos dragões.
Mesmo junto do poste, no passeio, havia uma árvore que dava flores amarelas,
e o vento fez cair algumas flores amarelas sobre o poste verde.
As pessoas que por ali passavam diziam «que chatice de poste»,
mas o poeta sorria para as flores amarelas.
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D'Água, [2004], p. 220
Ninguém gostava do poste,
somente o poeta.
O poste, que suportava um sinal de trânsito,
branco e vermelho com figuras a preto,
cumpria uma função:
avisava os condutores
que existia uma escola perto.
E da escola saíam crianças
que, com as flores amarelas, enfeitavam o cabelo.

[Laura]

Sorria-lhes de uma maneira subtil e sincera,
como se fosse para lhes agradecer
de estarem a dar uma grande beleza e vivacidade,
àquele poste cheio de tristeza e pouco bonito,
com muitas coisas para o estragar,
água, animais, humanos, ervas daninhas;
Mas nada conseguirá estragar a beleza que lhe estão a dar
as suas melhores amigas, as flores amarelas!
[Miguel M.]
Poema do coração


Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração,
e também a Bondade,
e a Sinceridade,
e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração.
Então poderia dizer-vos:
«Meus amados irmãos,
falo-vos do coração»,
ou então:
«com o coração nas mãos.»
Mas o meu coração é como o dos compêndios.
Tem duas válvulas (a tricúspida e a mitral)
e os seus compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos).
O sangue ao circular contrai-os e distende-os
segundo a obrigação das leis dos movimentos.

Por vezes acontece
ver-se um homem, sem querer, com os lábios apertados,
e uma lâmina baça e agreste, que endurece
a luz dos olhos em bisel cortados.
Parece então que o coração estremece.
Mas não.
Sabe-se, e muito bem, com fundamento prático,
que esse vento que sopra e que ateia os incêndios,
é coisa do simpático.
Vem tudo nos compêndios.

Então, meninos!
Vamos à lição!
Em quantas partes se divide o coração?


António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 197.
[ilustração e poema escolhidos por Carolina]

Continuação de Os Lusíadas

Rómulo de Carvalho, com apenas onze anos, escreveu uma continuação dos Lusíadas, que se ocupava da história de Portugal posterior a Alcácer-Quibir. Escreve tu uma estância dedicada também a um facto da história de Portugal posterior ao século XVI. Cumpre o esquema rimático seguido na epopeia de Camões (e nas estrofes do adolescente Rómulo) e procura fazer, aproximadamente, a mesma métrica.

Canto XI

I
Depois da sanguinolenta batalha,
Conhecida por Alcácer-Quibir
Ficando tudo numa só mortalha,
Fidalgos, e El-Rei logo a seguir,
Valentes e todos da mesma igualha,
Nenhum se recusou e quis fugir,
Nem D. Sebastião; só se meteu
Entre seu inimigo, onde morreu.

II
Por morte de El-Rei D. Sebastião,
Que tristíssima foi e mui fatal,
Lhe sucedeu um tio prelado, então,
Sendo dos da igreja um Cardeal
Segundo primo de El-Rei D. João
Descendente dos reis de Portugal,
Do Príncipe perfeito, seu cognome,
Por sua altivez, seu valor e nome.
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D'Água, [2006], 636
Pela vitória esperaria,
Em guerra, D. Sebastião.
Com medo e receio vivia,
Enquanto os soldados combaterão.
O sangue por Alcácer-Quibir se espalhará
E as mortes aumentarão.
Os Mouros ficarão com um império
E Portugal com um cemitério.

Portugal é em vão,
E D. João está a ver,
Enquanto os Mouros levarão,
D. Sebastião a perder.
Os Mouros a batalha vencerão,
Se D. Sebastião se render.
Render não foi porém a solução,
Foi a morte pois então.

[Simão]

Lágrimas tudo
Lágrimas tudo

Só de pensar amor, como se o procurasse,
encheram-se-me os olhos de humidade.
Exactamente os mesmos olhos, a mesma fonte, se buscasse
fitá-los na outra face,
do ódio, da violência, da impiedade.

Porquê, lágrimas tudo?

Faz chorar o menino quando nasce,
e o homem quando morre.
E a desumana voz que grita: Faça! — e faz-se,
e a outra, a que nos fala, e em doce tom discorre.
E as equações diferenciais do espaço,
e os três metros quadrados de uma cela.
E a truculenta famflia do palhaço,
e a fétida ninhada da cadela.
E as aguarelas frescas da manhã,
e o lápis de carvão da sombra traiçoeira.
E os burgueses do Rodin,
e os robertos da feira,
e a Capela Sistina,
e os bonecos de barro de Barcelos,
e a menina de vidro, opalescente e fina,
e a velha bruxa de excrementos nos cabelos.

Tudo, lágrimas tudo.
Porquê, lágrimas tudo?
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 136.
[ilustração escolhida por Carolina]
Alegremente, no autocarro
As quatro quintilhas de «Alegremente, no autocarro» têm estrutura idêntica (todos os seus cinco versos são paralelos). Escreve mais uma quintilha que siga a mesma estrutura e se enquadre no sentido do poema.

Alegremente, no autocarro

As crianças tristes passam alegres no autocarro,
cantando em altos berros e intrometendo-se com quem passa.
Vão todas ao Posto vacinar-se de graça.
A vacina é triste, as crianças são tristes,
mas passam todas, alegremente, no autocarro.

Os soldados tristes passam alegres no autocarro,
entoando as canções que cantavam nas romarias da sua terra.
Vão para o cais do embarque tomar o paquete que os levará para guerra.
A guerra é triste, os soldados são tristes,
mas passam todos, alegremente, no autocarro.

Os operários tristes passam alegremente no autocarro,
cantando e gesticulando com a garrafa de vinho na mão.
Vão todos para a fábrica vigiar as máquinas e carregar num botão.
A fábrica é triste, os operários são tristes,
mas passam todos, alegremente, no autocarro.

Os camponeses tristes passam alegres no autocarro,
cantando e dando vivas ao longo do percurso.
Vão todos à cidade, de fato novo, aplaudir o discurso.
O discurso é triste, os camponeses são tristes,
mas passam todos, alegremente, no autocarro.

Alegremente, no autocarro.


António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 230
Os idosos tristes passam alegres no autocarro,
cantando e lendo o jornal.
Vão todos para o grande hospital.
A operação é triste, os idosos são tristes,
mas passam todos, alegremente, no autocarro.

[Susana]

Os estudantes tristes passsam alegres no autocarro,
cantando e falando da escola.
Vão todos ao teatro ver a peça estreada.
A peça é triste, os estudantes são tristes,
mas passam todos, alegremente, no autocarro.

As mulheres passam alegres no autocarro,
falando das suas vidas.
Vão todas para a fábrica coser a roupa.
A fábrica é triste, as operárias são tristes,
mas passam todas, alegremente, no autocarro.

[Silvana]
Os alunos tristes passam alegres no autocarro,
cantando e dizendo de cor a matéria para o teste.
Vão todos para a escola, de livros na mão, fazer o teste.
O teste é triste, os alunos são tristes,
mas passam todos, alegremente, no autocarro.

[Mafalda]
Ballet

Escrever poema com o mesmo número de versos e estrofes de «Ballet» mas sobre outra arte, espectáculo, desporto (exemplos: «Futebol», «Natação», «Surf»). Não é obrigatória a rima.

Ballet

Como jogos de água, ascendes vitoriosa e ufana.
Soberana,
à superfície do tablado estendes
as linhas com que nos prendes,
filigrana.

Língua de fumo da taça do turíbulo,
endoideceste em beleza.
Vermelha e quente como o sangue do patíbulo
é tua natureza.

Volátil,
rodopias em torno do teu eixo
centrifugando círculos de espuma.
Estacas. E em sonolento desleixo,
esboçando incompletos gestos lentos,
fragmentos de movimentos,
semeias flores, na bruma.

Ascendes e rodopias.
Rodopias e ascendes.
Fazes-te noites e dias
nas sombras que denuncias,
nos relâmpagos que acendes.

Célere, corres,
mimosa
e assustada.
Gaivota medrosa
na areia dourada.
O sol entontece e morde.
Num repente, libertada,
deslizas, pura escultura,
na macia curvatura
de um acorde.

Nos pontos da trajectória
que descreves, transparece
o clamor da longa história.
Tua beleza é vitória,
dura vitória da espécie.

O escopro de milhões de anos arrancou-te à pedra bruta,
modelou-te em pormenor.
O sangue de milhões de homens, em ti, a ferver, se escuta.
A harmonia dos teus gestos foi revolta, treva e luta.
O perfume do teu corpo foi temperado em suor.


António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 112


Surf
É estranho explicar
A sensação inesquecível
Que nos faz voar
Entre as ondas, com espuma,
Fazendo uma manobra viável
A fazer lembrar um puma

A tua barreiras é a areia,
O mar teu destino é.
Com a sua fiel prancha,
Para desfrutar de uma onda,
O surfista tenta ir ao infinito
E ao céu azul impossível de alcançar.

Um vício saudável,
Impossível de terminar,
Surf não é apenas surf,
surf é sempre um pouco mais...
Surf é um estado de espírito...
Surf é estar em paz...
Porque os surfistas estão sempre lá
A fazer o seu melhor.

Surf é uma arte,
Um estilo de viver,
Uma viagem até Marte,
Porque um dia surf,
Surf até morrer.

[Laura]

Motocross
Como tantos espectáculos, mas com algo diferente.
Não se sabe bem ao certo como,
mas a verdade é que prende as pessoas.
E sabe-se dos seus riscos.

Talvez seja o pó, o barulho ou os saltos que impressionam as pessoas.
Sendo um desporto tão arriscado, porque é que gostam dele?

Motos com tudo o que é preciso,
equipadas da cabeça aos pés.
Há quem diga que as pode melhorar,
mas, na verdade, não se pode fazer mais nada.
Todos têm tendência a acelerar
e elas estão equipadas para resistir a tudo.

Aceleras e derrapas,
derrapas e aceleras.
Sempre com dois pensamentos em mente:
vitória e, principalmente, divertimento.

Talvez as pessoas queiram ver o esforço do homem e da máquina,
talvez seja isso que as fascina.
Num estádio, apenas os gritos de euforia,
até que, de repente, uma balbúrdia de sons,
de poeira e de aplausos,
invade o recinto.

As vitórias são como a chegada ao paraíso,
pois o esforço é de ambos,
do homem e da máquina.
Corre-se pelo dinheiro ou pelo amor ao desporto?

Um salto seguido de uma queda
pode mudar-te para uma cadeira de rodas,
mas muitos voltam ainda a competir,
porque têm verdadeiro amor àquele desporto.

[Diogo]
Futebol

Jogo de loucos,
sem carinho para dar,
há que jogar
porque o objectivo
é ganhar.

Golos de remate, cabeça ou peito,
tudo conta nesta árdua missão,
jogada num campo pouco claro
e sem a mão!

Espectacular!,
é o adjectivo que podemos dar
a este desporto-rei
com muita solidariedade,
pouca falta de vontade,
muita paixão
e extrema emoção!

Defendes,
atacas,
fazes tudo o que for necessário
porque o objectivo
é ganhar.

Tem de se jogar bem,
quer de noite,
quer de dia,
com um sol intenso
ou até com neve.
Para isso há que treinar
todos os dias, com dedicação,
porque o objectivo
é ganhar.

Nos postes de baliza,
ou até na barra,
se a bola lá acertar,
por mais linda que seja,
na baliza não irá entrar!

Tudo isto para quê?
Para um pouco falar
sobre este desporto elementar
cheio de pressão
e pouca complicação!

[Miguel M.]


Poema para Galileo

Escrever um «Poema para [outra figura histórica (da ciência, da cultura)]».

Poema para Galileo

Estou olhando o teu retrato, meu velho pisano,
aquele teu retrato que toda a gente conhece,
em que a tua bela cabeça desabrocha e floresce
sobre um modesto cabeção de pano.
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da tua velha Florença.
(Não, não, Galileo! Eu não disse Santo Ofício.
Disse Galeria dos Ofícios.)
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da requintada Florença.
Lembras-te? A Ponte Vecchio, a Loggia, a Piazza della Signoria...

Eu sei... Eu sei…
As margens doces do Arno às horas pardas da melancolia.
Ai que saudade, Galileo Galilei!
Olha. Sabes? Lá em Florença
está guardado um dedo da tua mão direita num relicário.
Palavra de honra que está!
As voltas que o mundo dá!
Se calhar até há gente que pensa
que entraste no calendário.

Eu queria agradecer-te, Galileo,
a inteligência das coisas que me deste.
Eu,
e quantos milhões de homens como eu a quem tu esclareceste,
ia jurar — que disparate, Galileo!
— e jurava a pés juntos e apostava a cabeça sem a menor hesitação — que os corpos caem tanto mais depressa quanto mais pesados são.

Pois não é evidente, Galileo?
Quem acredita que um penedo caia
com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo da praia?

Esta era a inteligência que Deus nos deu.

Estava agora a lembrar-me, Galileo,
daquela cena em que tu estavas sentado num escabelo e tinhas à tua frente
um friso de homens doutos, hirtos, de toga e de capelo
a olharem-te severamente.
Estavam todos a ralhar contigo,
que parecia impossível que um homem da tua idade
e da tua condição,
se estivesse tornando num perigo
para a Humanidade
e para a Civilização.
Tu, embaraçado e comprometido, em silêncio mordiscavas os lábios, e percorrias, cheio de piedade,
os rostos impenetráveis daquela fila de sábios.

Teus olhos habituados à observação dos satélites e das estrelas,
desceram lá das suas alturas
e poisaram, como aves aturdidas — parece-me que estou a vê-las —
nas faces grávidas daquelas reverendíssimas criaturas.
E tu foste dizendo a tudo que sim, que sim senhor, que era tudo tal qual
conforme suas eminências desejavam,
e dirias que o Sol era quadrado e a Lua pentagonal
e que os astros bailavam e entoavam
à meia-noite louvores à harmonia universal.
E juraste que nunca mais repetirias
nem a ti mesmo, na própria intimidade do teu pensamento, livre e calma,
aquelas abomináveis heresias
que ensinavas e escrevias
para eterna perdição da tua alma.
Ai, Galileo!
Mal sabiam os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo,
que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços,
andavam a correr e a rolar pelos espaços
à razão de trinta quilómetros por segundo.
Tu é que sabias, Galileo Galilei.
Por isso eram teus olhos misericordiosos,
por isso era teu coração cheio de piedade,
piedade pelos homens que não precisam de sofrer, homens ditosos
a quem Deus dispensou de buscar a verdade.
Por isso estoicamente, mansamente,
resististe a todas as torturas,
a todas as angústias, a todos os contratempos,
enquanto eles, do alto inacessível das suas alturas,
foram caindo,
caindo,
caindo,
caindo,
caindo sempre,
e sempre,
ininterruptamente,
na razão directa dos quadrados dos tempos.

António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 205

Poema para Haydn
Estou neste momento a olhar e a tocar o teu quarteto n.º 15 em D.
Mostras-nos o teu trabalho, ao quarteto claro!
Tudo em sintonia!
Tudo em Ré!
Tudo condiz, os instrumentos e as notas.

A tua influência sobre Beethoven.
Es o professor dele, bom ensino.
Se houvesse ainda neste mundo génios como tu, a música seria melhor.
Beethoven, Mozart, todos os conhecem.
Haydn conhecem, mas vagamente.

Tercinas, colcheias, semicolcheias, semínimas.
Tudo no teu concerto em Dó maior para cello!
Tema muito bem trabalhado, sem qualquer dúvida.
Ou no de Ré maior.

Tudo bom.
Tudo harmonizado.
Tudo bem explicado.
Tudo bem pensado.

Eram seis e meia.
Comecei a tocar o quarteto n.º 15 (The Lark).
Trabalhei só os primeiros, nove compassos de cento e vinte e oito.
Avancei um pouco.
Conseguimos!
Acabámos, fizemos tudo bem até agora mas ainda falta estudar musicalmente a música!
Trilos, mordentes superiores, mordentes inferiores.

Sou eu que a vou estudar em casa.
Muito difícil de analisar.
Devido à maneira da escrita.

Tudo bom.
Tudo harmonizado.
Tudo bem explicado.
Tudo bem pensado.

A ti Haydn… Mozart, não...
[Pedro P.]

Joaneida


Aos 16 anos, Rómulo de Carvalho escreveu estas estâncias, que consituem a Proposição de um poema épica a D. João I (ou à Ínclita Geração). Observa que o modelo de Os Lusíadas foi seguido de perto. Escreve a Proposição de um poema épico que pudesses fazer (podes usar os tópicos que prepararas na aula passada ou engendrar outra epopeia).

Joaneida

I
Aquele rei ilustre lusitano
Que a Fernando o Formoso sucedeu,
Que no bárbaro campo Tingitano
Os miserandos árabes venceu,
E que em Aljubarrota, o Castelhano,
Com pouquíssima gente combateu,
Em estilo humilde e fraco vou cantar,
Se a filha da Memória me ajudar.

II
E aquele Nuno, heróico Condestável,
Que só a Deus mostrava ter temor,
Que p’la sua coragem indomável,
Em Valverde e Trancoso fez furor,
Levado por uma fé inquebrantável,
Querendo servir ao Santo Criador,
Tornou-se em monge o ínclito guerreiro,
Terminando os seus dias num mosteiro.

III
Canto também aqueles quatro infantes,
Dum nobre rei, ilustre geração:
O sábio Henrique, pai dos navegantes,
Que faz calar a fama do Strabão
E que mandou por esses mares distantes,
Levados pela trombeta de Tritão,
Heróis, aventureiros destemidos,
Procurando lugares desconhecidos.
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 231
p. 649

Federereida

Este tenista suíço famoso
Que a Pete Sampras sucedeu,
E por esse mundo fora saiu vitorioso
e com a sua técnica todos venceu,
E que no Grande Slam, orgulhoso,
Muitíssimos e inigualáveis prémios recebeu,
Em estilo forte e esforçado vou cantar,
Para a esse atleta me igualar.

[Carolina]
Apiteida dourada
Grandioso Pinto da Costa,
Que a Jorge Coroado e Jacinto Paixão pagou,
Jogos já ganhos por uma aposta,
Jogos que o Porto ganhou,
Graças ao insuspeito Pinto da Costa,
E que, por mero acaso, Jacinto Paixão apitou,
O apito dourado prevalecerá
E o Porto, está claro, vencerá.

E o senhor Valentim Loureiro
Toda a gente acha que ele não tem nada a ver,
Que dá usos suspeitos ao dinheiro,
inteligente, sem ninguém perceber,
Vamos, acusa-te, caloteiro!
E não vale a pena estares a esconder
Algum dinheiro roubado,
O dinheiro que move o apito dourado.

Cantarei o nome deles todos
vigaristas e apostadores,
irão todos para os calabouços,
e, chantagistas, a polícia os apanhará sem pudores,
e outros que também meteram para os bolsos,
furtaram sem quaisquer tremores.

[André]
Benfiqueida
Um grande bem haja ao grande glorioso,
pois «Benfica» é sinónimo de glória,
em todo o mundo poderoso,
seus jogadores sempre alcançam a vitória.
Nos jogos contam com um público fervoroso
e já têm o seu nome marcado na história.
Em cada benfiquista há uma criança,
pondo na equipa toda a sua esperança.

[André]
Lágrima de preta
Fazer uma paródia a «Lágrima de Preta». Substituir «lágrima» por alguma outra excreção e fazer as adaptações necessárias.
Lágrima de preta
Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.
António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D'Água, [2004], p. 163

Cocó de preta
Encontrei uma preta
que estava a defecar,
pedi-lhe um cocó
para o analisar.

Recolhi o cocó
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-o de um lado,
de outro e de frente:
tinha um ar nojento,
mas era cocó somente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Cocó e — das batatas fritas —
algum cloreto de sódio.

[Pedro V.]
Poema do fecho éclair
No «Poema do fecho éclair», apresenta-se uma série de vantagens que tinha um rei do século XVI, contrastada no fim com uma desvantagem (não ter um fecho éclair). Escreve um texto (que pode ser em poesia não rimada), em que relates a situação contrária: dirás as vantagens que tens por viveres no século XXI e, no final, indicarás qualquer coisa que não tens (por não viveres no XVI).

Eu tenho …
[muitas linhas]
O que eu não tenho é …

Poema do fecho éclair

Filipe II tinha um colar de oiro,
tinha um colar de oiro com pedras rubis.
Cingia a cintura com cinto de coiro,
com fivela de oiro,
olho de perdiz.

Comia num prato
de prata lavrada
girafa trufada,
rissóis de serpente.
O copo era um gomo
que em flor desabrocha,
de cristal de rocha
do mais transparente.

Andava nas salas
forradas de Arrás,
com panos por cima,
pela frente e por trás.
Tapetes flamengos,
combates de galos,
alões e podengos,
falcões e cavalos.

Dormia na cama
de prata maciça
com dossel de lhama
de franja roliça.
Na mesa do canto
vermelho damasco,
e a tíbia de um santo
guardada num frasco.

Foi dono da Terra,
foi senhor do Mundo,
nada lhe faltava,
Filipe Segundo.

Tinha oiro e prata,
pedras nunca vistas,
safiras, topázios,
rubis, ametistas.
Tinha tudo, tudo,
sem peso nem conta,
bragas de veludo,
peliças de lontra.
Um homem tão grande
tem tudo o que quer.

O que ele não tinha
era um fecho éclair.


António Gedeão, Obra Completa, Lisboa, Relógio D’Água, [2004], p. 202
Poema da espada cinzenta e prateada
Eu tenho uma casa amarela,
Duas janelas no quarto,
Uma cadela e mais outra,
E um computador portátil.

Vou ao McDonalds no Colombo.
Bebo Coca-Cola.
Como um hambúrguer gorduroso
e gelados de morango.
Durante a semana vou à escola
aprender as difíceis ciências,
a complicada matemática
e a língua lusitana,
entre outras línguas mais
e variadas disciplinas banais.

Tenho na sala um confortável e grande sofá
castanho cor de chocolate.
Na cozinha, uma máquina de cafés
Uma caixa cinzenta no quarto, reprodutora de imagens.
Tenho também uma aparelhagem,
que bem reproduz sons graves.
Tenho um frigorífico e um microondas
e também uns magníficos sapatos.
Um grande armário
e uma máquina digital.
Também tenho outra máquina,
mas essa já muito velhinha.
Tenho candeeiros coloridos
e almofadas variadas.
Tenho um caixote do lixo
cor de prata.
E também uma tigela,
onde a mãe faz salada.

O que eu não tenho é
Uma espada grande
Cinzenta e prateada.

[João R.]
Poema da Amizade
Eu tenho um monte de amigos, todos são bons à sua maneira, mas uns são mais amigos que outros. Todos têm as suas manias, todos têm as suas fofocas, todos têm personalidades diferentes umas das outras.
Enquanto a Marta um dia gostava de fazer «swing», eu prefiro nem ter namorado; enquanto o João quer ter cinco filhos, eu nem casada quero ser! (Sim, na minha mente as pessoas só têm filhos se forem casadas).
Sinto a falta deles quando não estão e odeio que discutam, mas, sempre que estamos juntos, é tudo perfeito, as tardes, manhãs, noites são sempre divertidas! A Marta costuma ser a mais parvinha; o João, o mais tagarela; a Mafalda, a mais «bêbada»; e os outros juntam-se todos à festa, tal como eu.
Tenho tudo o que quero, só ainda não ganhei o Euromilhões.
[Madalena]