Saturday, September 10, 2005

Avaliação do 8.º 1.ª


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Escola José Gomes Ferreira vista de satélite. (Para focar o mapa, clicar aqui.)


Informação relativa ao 2.º período
(inclui-se o comentário entregue em finais de Fevereiro;
segue-se opinião sobre resto do período e sugestões para o 3.º período)
Abril de 2006

A. (1)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Aspecto em que se deve concentrar agora: melhorar o acabamento dos seus textos (ortografia, revisão), que costumam ser inteligentes mas pouco esforçados.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Além do que refiro em cima — que ainda não está remediado —, deve também o A. melhorar em gramática (área em que teve agora classificação insuficiente). Em geral, esteve mais aplicado no 1.º período do que no segundo. Pode fazer bem melhor.


C. (2)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Já não tem falhado os trabalhos de casa. Esteve particularmente bem numa tarefa de leitura expressiva de poemas. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda não foi desta vez que melhorou na parte de gramática (mantém-se, portanto, a necessidade de procurar seguir melhor o que se estude em aula neste campo). Ao contrário, na escrita estou agora mais contente com o trabalho da C.


A. (3)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Só precisa de... vir às aulas. Não tem dificuldades especiais em português, mas quase não tem feito as tarefas em casa (porque, faltando muito, não vai seguindo o que haja para entregar). Também não tem feito as tarefas de pelo menos metade das aulas (aquelas a que não comparece). Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Recentemente, já houve melhorias. Não esteve bem na gramática (testava-se matéria que terá acompanhado pouco, até porque, em grande parte, respeitava ainda à primeira metade do período). Mas neste último mês pouco faltou e foi fazendo a maioria dos trabalhos. Precisa agora apenas de manter esta nova atitude.


B. (4)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Já não tem falhado os tpc. Em algumas aulas — no início do período, talvez — mostrou nas tarefas em aula as demoras, desconcentrações, dos seus piores momentos. Nos trabalhos de casa de escrita (redacções), é importante que não seja muito ajudada (já que se desperdiçariam boas ocasiões de treino). Parece ter gosto em fazer leituras recreativas (e eu acho que esse aspecto pode ser agora aproveitado). Esteve bastante bem numa tarefa de leitura expressiva de poema.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Talvez tenha sido quase injusto no nível que atribuí à B. É certo que teve nível insuficiente na parte gramatical, mas também é verdade que já fez praticamente sempre os trabalhos de casa (corrigindo assim um aspecto que tanto lhe criticara no 1.º período). O que acho que falhou agora (e se reflecte quer na gramática quer — ainda mais — nas tarefas de compreensão de textos) foi a aplicação no que se fazia em aula. Desta vez, aconteceu frequentemente aperceber-me de que a B. não estava a procurar resolver as tarefas com a prontidão necessária. Neste aspecto estivera melhor no 1.º período e é sobretudo aqui que deve procurar progredir.


B. (5)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre muito bem. Aspecto em que ainda pode progredir mais é a leitura em voz alta.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Talvez lhe devesse ter dado já nível «5», a que decerto chegará agora no último período. As suas melhores áreas são a escrita e a gramática. Ainda pode melhorar um pouco a compreensão dos textos e, como digo em cima, a leitura em voz alta. De qualquer modo, muito bom trabalho sempre.


B. (6)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em geral, foca-se nas tarefas que tenha a fazer, mas terá de cuidar mais do rigor com que as resolve (fazer portanto com mais cuidado, com a escrita mais vigiada, não apenas para concluir a tarefa; também na leitura, deve precipitar-se menos, ser mais paciente a procurar o que verdadeiramente o texto quer dizer). Em alguns trabalhos de casa, senti que houve demasiada ajuda exterior (ou consulta a site ou a livro), o que não ajuda a que o B. se treine devidamente na escrita. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continuou a não estar bem na gramática. O que em cima lhe pedia que fizesse — ser mais cuidadoso nos trabalhos de escrita — talvez o tenha começado a concretizar. Mas vale a pena continuar a procurar ser mais rigoroso (menos precipitado) a resolver o que haja para resolver.


C. (7)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Não tem falhado tpc. Na compreensão dos textos em aula, costuma procurar concentrar-se e trabalhar. Nesta área tem de progredir; acredito que a leitura de livros em casa possa ajudar. Deve melhorar na leitura em voz alta. Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na parte gramatical não esteve nada bem. Convém que procure recuperar neste campo. Como já disse, também a leitura e a leitura em voz alta são áreas em que deve tentar progredir. Entretanto, quero reconhecer a extrema aplicação que o C. tem no trabalho em aula (e, em geral, em casa).


D. (8)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Deixou de falhar trabalhos de casa (como acontecia no primeiro período). Em alguns escritos já tem aproveitado mais as capacidades que sempre se percebeu ter. Que continue assim (a não economizar na aplicação das capacidades que tem; a não dar as tarefas por terminadas demasiado cedo).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Além de, como digo em cima, ter melhorado muito na escrita (porque passou a fazer os trabalhos de casa; porque passou a investir mais nas redacções em aula ou em casa), também teve melhores resultados na gramática. Mas, mesmo nestas duas áreas, ainda pode progredir, dadas as suas muitas capacidades. Área em que também ainda não estou completamente contente é a compreensão dos textos (decerto por precipitação ou impaciência para acabar as tarefas, falha por vezes a correcta interpretação).


E. (9)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre rigorosa e criativa nos seus escritos; sempre empenhada em todas as tarefas.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Até numa área em que costumava ter mais dificuldades — a gramática — teve agora resultado razoável. Continuo muito contente com o trabalho da Eliana.


E. (10)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
É pena que falte tanto (ou que chegue atrasada). O conselho que posso dar é que procure manter-se a par dos trabalhos de casa; não deixe de fazer leituras combinadas; faça em casa alguma tarefa que não tenha podido fazer em aula. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora saiba que a E. vale bastante mais do que «2» que lhe dei, tive de ter em conta que falhou vários trabalhos (ver o que digo em cima sobre faltas a aulas; os escritos são em geral agradáveis de ler, mas, como se viu, falhou vários deles). Também na parte de gramática se nota que nem sempre acompanhou as aulas. Aspecto que também pode melhorar (mas não tem tanto a ver com a assiduidade) é a compreensão dos textos, a leitura, que sempre foi o ponto menois bom da E. De qualquer modo, não tenho dúvidas de que vai conseguir melhorar esta nota.


G. (11)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre bem.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O G. continua a subir: teve agora boa nota na parte gramatical. Já disse também que os seus escritos são sempre muito agradáveis de ler. A área em que ainda pode progredir mais será a da compreensão dos textos (da leitura, portanto). Em geral, estou muito contente com o trabalho do G.


H. (12)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, tem-se focado bem nas tarefas. Mas continua a falhar alguns trabalhos de casa! Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Teve nota suficiente na testagem da gramática, o que mostra que realmente costuma estar atento (e que é inteligente). Como disse em cima, tem de evitar falhar os trabalhos de casa. Desta vez, quis eu esquecer este aspecto para poder valorizar a citada concentração em aula (mas futuramente terei de ser mais rigoroso). Outro aspecto em que pode melhorar: compreensão dos textos (em que, parece-me, tem sido precipitado).


I. (13)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Sempre bem nas tarefas de leitura em aula. Bastante bem também na leitura em voz alta expressiva. Na escrita, gostaria que fosse cada vez mais ambiciosa no que escreva (revendo sempre, com atenção à ortografia, em que costuma falhar um pouco). Gostei que tivesse participado nas Olimpíadas de Português. Tem feito todos os trabalhos de casa.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Além do que digo em cima, teve agora bons resultados quer na compreensão de textos, quer na gramática, quer ainda numa tarefa de recitação. Muito bom trabalho o da I., portanto. Área em que ainda vai melhorar bastante é a da escrita.


J. (14)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, aplica-se sempre bem nas tarefas. Tem feito quase todos os trabalhos de casa. Em nenhuma área tem a Joana dificuldades (leitura, escrita, gramática, leitura em voz alta), mas em todas pode ainda melhorar (em resumo: passar do Suf+/Bom- para o Bom). Por exemplo, na escrita pode fazer textos um pouco mais longos, ainda que sem deixar de os rever.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Relativamente ao que digo em cima, queria acrescentar que há uma área em que a J. se tem agora mostrado um pouco mais fraca e em que, portanto, deve procurar melhorar, a da compreensão dos textos (ou leitura). Sobre as outras áreas confirmo o que dissera. Na gramática, manteve o nível em que estava, tal como na escrita (aqui talvez mesmo baixando um pouco). Enfim, sem estar propriamente desiludido, acredito no entanto que a J. é capaz de fazer melhor.


J. (15)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem capacidades para muito mais. Aparentemente, em aula está agora mais focada nas tarefas (mas, mesmo assim, por vezes parece-me demasiado demorada). Esteve particularmente bem numa tarefa de leitura expressiva de poema. Neste período ainda tem falhado alguns trabalhos de casa. Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na segunda parte do período confirmou-se que esteve agora mais concentrada. Teve nota positiva na parte gramatical. Deixou de falhar trabalhos de casa. Esteve muito bem num trabalho de compreensão de texto e numa tarefa de recitação. Enfim, a J. começa agora a concretizar as capacidades que sempre se soube ter. Espero que ainda este ano chegue ao nível «4».


J. C. (16)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Continua a falhar vários trabalhos de casa (o que é absolutamente essencial mudar). Nas aulas, mostra, aqui e ali, mais concentração (mas esse esforço não é ainda regular, contínuo). Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Continuou a melhorar quanto à concentração nas tarefas em aula. Já quanto a trabalhos de casa, infelizmente, ainda não cumpriu como seria desejável. Na gramática teve nota fraca. Na compreensão de textos, também ainda há que melhorar. Esteve bem em tarefas de leitura em voz alta e de recitação. Se melhorar o cumprimento dos trabalhos de casa e mantiver o nível de aplicação em aula, decerto terá nível positivo no terceiro período.


J. G. (17)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tudo muito bem.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Como resumo em cima, esteve em geral bem, ou muito bem, nas várias áreas (na escrita, na gramática, na leitura em voz alta e na recitação). A área em que revelou menos eficiência foi a da compreensão dos textos (a da leitura, portanto). Não será de descartar ir lendo (por recreio, até) o mais que possa, o que me parece ser a melhor medida para desenvolver esta competência. De resto, admito que ainda possa ter nível «5» no próximo período (se continuar a progredir em todas as áreas).


J. P. (18)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Está muito diferente, para melhor, do João do 1.º período ou até do ano passado. Isto não significa que não haja ainda muitas áreas em que tem de progredir. Por exemplo: ainda tem falhado alguns trabalhos de casa. Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda teve desta vez resultados fracos na gramática. Mas confirmo que o J. mantém a nova atitude em aula que lhe gabei em cima. Portanto, agora é só preciso ir fazendo também os trabalhos em casa.


N. (19)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
É importante que volte a fazer sempre os trabalhos de casa. Neste começo do período, o Nuno esteve abaixo do que costuma fazer. Espero que agora retome as suas qualidades de trabalho. Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Realmente, o N. não teve bons resultados na parte de gramática. De qualquer modo, o mais importante é retomar a aplicação que costumava ter (em aula e em casa) e acho que nesta parte final do período o N. já começou a recuperar um pouco. Como sempre, esteve bem em tarefas de oralidade (leitura em voz alta e recitação).


P. (20)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Em aula, tem feito bom trabalho, sempre concentrada (embora tivesse faltado algumas vezes). Falhou alguns trabalhos de casa (que não sei se coincidiram com as tais aulas a que faltou). Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Embora ainda insuficiente na gramática, melhorou um pouco mesmo nesta área. Nas aulas esteve sempre concentrada e a procurar resolver as tarefas. Gostava agora que fosse melhorando os seus escritos (que costumam ser inteligentes mas precisam de ser mais revistos, mais reescritos, mais mexidos, enfim); e, claro, que vá sempre fazendo os trabalhos de casa.


P. (21)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Tem estado bem. Já não tem falhado trabalhos de casa (ao contrário do que sucedera no primeiro período). Falhou sim umas tarefas que calharam em aulas a que faltou.
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Esteve razoável na gramática (embora descendo, o que se deverá a este período ter chegado umas quantas vezes atrasada, logo, perdendo matéria). Esteve particularmente bem nas tarefas que envolviam expressão oral (recitação, leitura expressiva). Também tem feito redacções muito interessantes.


R. (22)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Como sempre, tem feito os trabalhos de casa. Nestes, era importante não ser ajudado, pelo menos numa fase inicial da escrita. Proximamente, farei um teste sobre gramática — era importante manter-se o R. a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Ainda teve nota fraca na gramática (embora progredindo um pouco). Outra área em que deve progredir é a da compreensão dos textos (a da leitura). Uma bom treino que o R. pode fazer é a leitura de livros (por gosto, apenas). Alguns escritos recentes mostram-se mais criativos (espero que assim continue a fazer).


R. (23)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Houve algumas falhas de trabalhos de casa, o que, como em geral o R. tem sido muito cumpridor, me surpreendeu. Admito que agora tudo retorne à normalidade. Nas aulas, em geral, faz bom trabalho. Proximamente, testarei os conhecimentos sobre gramática; era importante manter-se a par do que temos vindo a estudar neste domínio (se necessário, revendo-o em casa).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
O R. já passou de novo a cumprir os trabalhos de casa. Teve uma nota muita fraca na parte gramatical (era bom que evitasse pôr de lado esta parte do Português; o meu conselho é que não se resigne mesmo apenas nesta zona e continue a tentar ganhar algumas bases de análise gramatical). Continuo a gostar dos textos que escreve.


S. (24)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Passou a fazer sempre os tpc, aspecto em que falhara um pouco no primeiro período. Tem escrita criativa, mas que precisa de melhorar no acabamento (particularmente, na pontuação). Em aula, nas tarefas de leitura, parece-me também concentrada no trabalho. Proximamente, testarei os seus conhecimentos sobre gramática (área em que não tenho a noção exacta das capacidades da Sara, já que no primeiro período não pôde ela fazer o teste sobre este domínio).
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Na gramática teve nota suficiente, mas valerá a pena não descurar futuramente esta área. Mostrou boas capacidades em tarefas de oralidade (leitura expressiva e recitação). Na escrita, tem revelado inteligência mas deve controlar mais a pontuação e a sintaxe (revendo mais, portanto). Também a compreensão de textos (leitura) ainda é apenas suficiente/suficiente menos. Boa solução: procurar ler livros de que goste.


P. (25)
Informação em finais de Fevereiro de 2006
Não tem especiais dificuldades na redacção (Suf+/Bom-); um pouco mais fraco na leitura (Suf/Suf menos), o que, porém, parece-me dever-se ao aspecto que trato na segunda metade deste texto — certa desconcentração por entusiasmo. Lê em voz alta bastante razoavelmente (Suf+/Bom-). Ainda não testei as suas capacidades em gramática.
Quando há tarefas para cumprir em aula, deve procurar focar-se mesmo no que tenha sido pedido (sem perder tempo em conversas, pequenas discussões, etc.). [Arrisco que se esteja a passar com o P. o que tantas vezes vejo acontecer com alunos chegados de colégios ou de escolas com ensino mais directivo ou mais expositivo — numa fase inicial, passageira, por vezes até entusiasmados com a maior liberdade nas aulas, revelam algumas dificuldades em trabalhar autonomamente.]
Actualização no final do 2.º período e sugestão para o 3.º período
Confirmo o que escrevi em cima. Acrescento que o P. continuou bem em tarefas de oralidade (a mais recente: recitação) e nas de escrita. Mostrou aproveitamento razoável (64%) em gramática. Para progredir na parte que já disse estar mais fraca — a compreensão de textos —, sugiro que continue a ler livros, recreativamente (A Ilha do Tesouro, de R. L. Stevenson, foi um bom começo).



Informações relativas ao 1.º período

As informações que se seguem não pretendem ser descrições do aproveitamento exaustivas (além do mais, não me interessa que estas informações sejam uma espécie de relatório de resultados em vários pequenos testes, o que seria o contrário do que entendo deva ser a avaliação). Procura-se sobretudo dizer o que há a fazer para se melhorar.
Em alguns casos, se esta mantém actualidade ou até para contraste com a de agora, ponho também a informação relativa à primeira parte do período (entregue aos alunos em Novembro e disponível também na Direcção de Turma) ou uma parte dela.


Língua Portuguesa
8.º 1.ª

A. (n.º 1)
Até Novembro
Escreve muito razoavelmente: sintaxe e criatividade agradáveis (alguns erros ortográficos que não são preocupantes). Tem feito sempre os trabalhos de casa. Tem falhado um tanto é em aula: demora geralmente a começar a fazer as tarefas (e depois também se vai distraindo bastante). Não se deve isso a ter dificuldades, parece-me, mas antes a não encarar as tarefas da aula com a seriedade que conviria (conversas com H., por exemplo, são apenas já consequência desta atitude talvez demasiado distendida — ainda que não indisciplinada). Não sei como se portará na parte gramatical.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados satisfatórios. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf+. Na leitura em voz alta, esteve bastante razoavelmente (Suf+). Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve Bom (ainda que tivesse seguido demasiado o guião escrito). Na gramática, teve um bom resultado (70%).

O que há a fazer para melhorar?
Corrigir a tal demora no trabalho em aula que lhe apontei em Novembro. Na escrita, fazer textos mais extensos (mas revê-los sempre). Alguns erros ortográficos que faz começaraão a ser menos frequentes se se habituar a ler livros (mesmo por recreio).


C. (n.º 2)
Até Novembro
Nas tarefas em aula, nada a recriminar. Falhou alguns trabalhos de casa. Além de corrigir este aspecto, deve a C. tentar seguir em aula a matéria de gramática (e depois, em casa, estudá-la), já que o ano passado esteve mal nesses conteúdos.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Como disse em Novembro, falhou alguns trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf (a caminho de Suf+). Na leitura em voz alta, esteve Suf+. Não quis fazer uma exposição oral argumentativa, que aliás preparara. Em gramática, ainda teve resultado insuficiente.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre trabalhos de casa.


A. (n.º 3)
Até Novembro
Em aula parece focar-se no trabalho de modo razoável (salvo erro, mais no início do que agora). Não tem especiais dificuldades na escrita. Porém, falta muito, o que também explica que tenha falhado muitos trabalhos de casa. Aspectos a melhorar: não faltar e fazer os tpc; no caderno, ter as fichas e trabalhos feitos mais consultáveis (fora de micas, portanto).

No fim do 1.º período
No exercício mais formal de compreensão de textos que fez (a um outro faltou), teve bom resultado. Como disse já, tem falhado muitos trabalhos de casa; por isso, poucas redacções fez (nas que fez, mostrou ter capacidades de escrita satisfatórias). Também não esteve nas aulas em que calhou avaliar-se a leitura em voz alta; nem na aula em que pedi preparassem exposição oral argumentativa (por isso não sou capaz de o apreciar neste domínio). Na gramática, 42% (o que, dada a falta de assiduidade e não ter sido nosso aluno o ano passado, mostra que não será esta uma área em que tenha especiais dificuldades).

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar tantas aulas; não falhar trabalhos de casa. Em aula, nas tarefas, tentar sempre fazer sozinho (sem ter problemas em me pôr dúvidas).


B. (n.º 4)
Até Novembro
Em aula, sobretudo até há duas semanas, esteve em geral desfocada do trabalho (sempre pronta a desviar a sua atenção para algum aspecto que lhe desse pretexto de protelar o lançar-se às tarefas distribuídas). Falhou vários trabalhos de casa.

No fim do 1.º período
Em aula, nesta segunda metade do período esteve mais concentrada. Num exercício formal de compreensão de textos, teve resultado fraco, o que atribuo a certa precipitação (e incapacidade para estar «sozinha com o texto»). Continuou a falhar alguns trabalhos de casa. Nas redacções que fez, teve, em média, Suf/Suf-. Na leitura em voz alta, esteve bem. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, também teve nota razoável (Suf+/Bom). Na gramática, teve 56%.

O que há a fazer para melhorar?
Em aula, continuar como nesta fase final. Fazer os trabalhos de casa (e fazer os escritos com o gosto que lhe reconheci num ou dois trabalhos, mas que em muitos outros não vi). Manter o interesse pela gramática.


B. (n.º 5)
Até Novembro
Escreve bem, lê bem, lê também bem em voz alta. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Como escreve com bastante perfeição (sem erros), deve começar agora a procurar complexificar a sua escrita (mesmo que assim se arrisque a uma ou outra falha por usar sintaxe mais difícil).

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Bom. Na leitura em voz alta, esteve em nível Bom menos. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve Suf menos. Na gramática, teve bom resultado (82%).

O que há a fazer para melhorar?
Que continue assim, com o excelente trabalho que tem feito. (Ter talvez em atenção a sugestão que em Novembro fiz relativamente à escrita.)


B. (6)
Até Novembro
Considero que está a trabalhar melhor este ano. Em aula, costuma resolver as tarefas sem demasiadas demoras. Na escrita deve procurar tratar do acabamento dos textos (rever, reescrever, etc.). Falhou poucos trabalhos de casa. Terá de procurar estar atento e estudar a matéria de gramática, aspecto em que o ano passado falhou bastante.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados fracos. Falhou alguns trabalhos de casa (não muitos), mas gostaria que os tivesse feito com outro rigor. Nas redacções tem, em média, Suf-. Na leitura em voz alta, esteve razoável. Não fez uma exposição oral argumentativa que pedira preparassem em casa. Na gramática, teve 38%.

O que há a fazer para melhorar?
Ser mais concentrado na leitura dos textos (os resultados que apontei em dois trabalhos mostram que deve ter havido bastante precipitação, a ler ou a resolver a tarefa). Cuidar mais da qualidade das suas redacções. Não se desleixar na gramática.


C. (7)
Até Novembro
Ainda não tenho a certeza de como é exactamente o C. em aula. Não é dos alunos mais despachados, mas não tenho a ideia de que não se empenhe (creio que várias vezes não percebe à primeira as tarefas — o que é natural — atrasando-se aí ligeiramente). Não tem insuperáveis dificuldades na escrita, apenas faz pequenos erros de ortografia e de sintaxe. Falhou alguns trabalhos de casa, mas não muitos. Caderno pode ficar mais arrumado.

No fim do 1.º período
Em aula, o C. é trabalhador. Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, mostrou alguma precipitação na leitura. Tem falhado vários trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf/Suf-. Na leitura em voz alta, esteve, primeiro, Suficiente, depois, numa segunda actividade de leitura em voz alta, um pouco mais fraco. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, esteve entre o Suficiente e o Insuficiente. Na gramática, teve 40%.

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar nunca os trabalhos de casa. Reorganizar caderno (ter todas as fichas, todos os trabalhos, tudo furado e fora de micas). Treinar sozinho a leitura em voz alta.


D. (8)
Até Novembro
Escreve bastante razoavelmente (ligeiras falhas de pontuação, boa sintaxe e ortografia; caligrafia formada). Nas aulas, aqui e ali talvez não esteja tão concentrado como gostaria, mas é muito aceitável o seu trabalho. Lê bem em voz alta. Falhou alguns trabalhos de casa. Como digo acerca de outros colegas, não testei ainda a sua capacidade em gramática.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados aceitáveis. Tem falhado vários trabalhos de casa. Nas redacções que fez (mas falhou muitas!), tem, em média, Suf/Suf+. Na leitura em voz alta, esteve bem. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve resultado bastante razoável. Na gramática, 53%.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre trabalhos de casa.


E. (9)
Até Novembro
A E. é muitíssimo cumpridora, quer em aula quer em casa. Os seus textos são muitas vez bem interessantes (ainda que ela deixe passar um ou outro erro ortográfico ou de pontuação). A leitura em voz alta ainda pode melhorar bastante. Deverá também fazer um esforço na parte de gramática (em que no ano passado teve dificuldades).

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados que mostram que há por vezes alguma precipitação nas suas interpretações. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf+/Bom. Na leitura em voz alta, esteve também em nível de Suf+/Bom. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, esteve também entre Suficiente e Bom. Na gramática, teve um Insuficiente (mas que mostra que neste domínio também vai ainda recuperar).

O que há a fazer para melhorar?
Procurar melhorar na gramática (pôr-me as dúvidas que tenha).


E. (10)
Até Novembro
Costuma trabalhar em aula com concentração e também faz em geral os trabalhos de casa (ainda que às vezes se atrase a entregá-los). Os seus textos são razoáveis, e acredito que possa começar agora a «arriscar» um pouco mais (até porque já lhe vi boas ideias em escritos deste ano e do ano passado). Leitura em voz alta pode melhorar. Deve também tentar manter-se a par da matéria de gramática, área em que o ano passado esteve bastante mal.
No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados aceitáveis. Falhou alguns trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suficiente. Na leitura em voz alta, esteve em nível Suficiente menos. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve essa mesma nota. Na gramática, 43%.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer sempre os trabalhos de casa (e, o mais possível, com cuidado, sem ser à pressa). Não se desinteressar da gramática.


G. (11)
Até Novembro
Estou contente com trabalho do G.. Escreve com gosto e com poucas falhas. Fez praticamente sempre os trabalhos de casa. Em aula, parece-me suficientemene focado nas tarefas. Lê muito razoavelmente em voz alta. Ainda não sei qual é o seu aproveitamento na parte de gramática.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados fracos (precipitação?; falhas mesmo ao nível da leitura?). Tem feito quase sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf+ (ou mesmo Suf+/Bom). Na leitura em voz alta, esteve em nível Suf+. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve um Suf+/Bom. Na gramática, 56%.

O que há a fazer para melhorar?
Manter o bom trabalho que tem feito. Dados os resultados em leitura, que me pareceram fracos, seria bom que se habituasse a ler livros (por recreio). (E o caderno? Está organizado? Não o cheguei a ver.)


H. (12)
Até Novembro
Não parece ter especiais dificuldades na escrita (usa às vezes um registo demasiado familiar, talvez). Em aula — como digo de A. —, haverá momentos de desconcentração. (Mas ainda não sou capaz de dizer a que exactamente se devem nem se são demasiado frequentes.) Lê bem em voz alta. Falhou vários trabalhos de casa. Ainda não sei como está em gramática.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve, primeiro, resultado fraco, depois, resultado já bastante aceitável. Tem falhado muitos trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf, talvez (mas, sobretudo, tem falhado muitas). Na leitura em voz alta, esteve em nível bastante razoável. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve resultado suficiente (ou mesmo Suficiente +). Na gramática, teve 55%.

O que há a fazer para melhorar?
O mais importante é fazer sempre os trabalhos de casa (e assim treinar a escrita).


I. (13)
Até Novembro
Escreve de modo bastante razoável, mas pode ainda melhorar. Lê muito bem em voz alta. Cumpre todas as tarefas em aula com boa concentração. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Não testei ainda a gramática.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf +. Na leitura em voz alta, esteve bem. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, esteve também bem (embora se guiasse demasiado pelo registo escrito). Na gramática, teve boa classificação (69%).

O que há a fazer para melhorar?
Ser agora mais ambiciosa no que escreva (aumentar extensão, ainda que revendo sempre bem). Para se treinar na ortografia, fazer leituras recreativas.


J. (14)
Até Novembro
Escreve bastante razoavelmente. Lê em voz alta também razoavelmente. Tenho gostado do modo como trabalha em aula. Tem feito os trabalhos de casa. Não testei ainda a gramática.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados aceitáveis. Pouco tem falhado os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf+. Na leitura em voz alta, esteve em nível de Suf/Suf+. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve a nota de Suf+. Na gramática, esteve bastante razoável (65%).

O que há a fazer para melhorar?
Ser progressivamente mais ambiciosa na escrita (fazer textos mais longos, mas, é claro, sem descurar a sua revisão).



J. (15)
Até Novembro
Acho que a J. deveria fazer melhor do que tem feito. Em aula, já a tenho visto demasiado lenta a cumprir as tarefas. Falhou também vários trabalhos de casa. Como o ano passado mostrou insuficiências fortes na gramática, conviria agora estar atenta e estudar esta parte da matéria.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados aceitáveis. Tem falhado muitos trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf. Na leitura em voz alta, esteve Suficiente+ (quase Bom). Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve nota suficiente. Na gramática, teve 44%

O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa (e, nessas redacções, aproveitar mais as suas capacidades). A J. é capaz de muito melhor do que tem feito.


J. C. (16)
Até Novembro
Houve uma fase em que esteve muito desconcentrado em aula e tão pouco empenhado que tive de me irritar com ele. Na aula seguinte já esteve diferente. Lê bastante bem em voz alta. Deverá ser mais arrumado e organizado nos seus materiais de trabalho (caderno, manual, etc.). Falhou vários trabalhos de casa. Aliás, deixara ainda mais por fazer, mas recentemente trouxe-me algumas redacções atrasadas. Acredito que nestes e em outros aspectos o J. possa agora fazer melhor do que até aqui.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve, primeiro, um resultado razoável, depois, um bastante fraco (precipitação ou má leitura mesmo?). Tem continuado a falhar muitos trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf/Suf- (mas poucas fez). Na leitura em voz alta, esteve bem numa primeira tarefa (de que falei em Novembro); não o cheguei a ouvir segunda vez, mas nesta área não haverá problema. Não fez uma exposição oral argumentativa que a todos pedira (terá faltado nesta aula). Na gramática teve resultados insuficientes (29%).

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa. Progredir na gramática (creio que os resultados foram fracos neste domínio, porque terá faltado a muitas das aulas em que expus estas matérias e não sei se fez as fichas do caderno de actividades que lhes correspondiam).


J. (17)
Até Novembro
Escreve bem. Lê bem. Também lê bastante razoavelmente em voz alta. É capaz de estar concentrado, seja a ouvir seja a fazer as tarefas. Fez sempre os trabalhos de casa. Estou, portanto, contente em todas as áreas (ainda não testei porém a gramática).

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve bons resultados. Tem feito sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Bom. Na leitura em voz alta, entre Suf+ e Bom. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, esteve bem (embora talvez com discurso menos espontâneo do que teria sido desejável). Na gramática, teve bom resultado (70%).

O que há a fazer para melhorar?
Nada de diferente, apenas continuar o excelente trabalho que tem mostrado.


J. B. (18)
Até Novembro
Até há duas aulas, o trabalho do J. fora nenhum. Não fizera um único tpc; em aula, estivera não apenas desconcentrado como sem tentar sequer resolver alguma tarefa. (Esta recusa ao trabalho, nunca assumida muito explicitamente mas óbvia, é para mim quase ofensiva.) Depois que falei com ele, teve uma aula em que se empenhou (e, claro, foi capaz de resolver o que havia para fazer). Será para manter esta nova atitude?

No fim do 1.º período
Na parte final do período, em aula, houve realmente mais trabalho da parte do J.. Ainda assim, tem continuado a falhar muitos dos trabalhos de casa, e por isso pouco tem escrito Num exercício mais formal de compreensão de textos, teve resultado razoável. Na leitura em voz alta, não esteve bem; tal como também esteve insuficiente numa exposição oral argumentativa. Na gramática, teve nota bastante fraca (26%).

O que há a fazer para melhorar?
Em aula, fazer as tarefas (como em algumas aulas recentes). E, tão importante como isso, fazer as redacções que peço como tpc.


N. (19)
Até Novembro
Já se sabe que a escrita do N. tem as suas idiossincrasias (de caligrafia; de ortografia), embora seja também, muitas vezes, criativa. De resto, o Nuno consegue trabalhar em aula concentradamente e tem feito os trabalhos de casa.

No fim do 1.º período
Em aula, tem continuado com a aplicação costumada. Mas tem falhado alguns trabalhos de casa. Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve notas relativamente fracas. Nas redacções tem, em média, Suficiente menos. Na leitura em voz alta, esteve em nível suficiente. Não fez uma exposição oral argumentativa que pedira preparassem (terá faltado nessa aula). Na gramática, teve resultados fracos (29%).

O que há a fazer para melhorar?
Não falhar trabalhos de casa (e, nestes, fazer um esforço de revisão, de melhoria da caligrafia, do acabamento em geral). Reorganizar caderno. Fazer sempre as reformulações que eu peça (e entregá-las depois).


P. (20)
Até Novembro
Em aula consegue ter muito interessante concentração nas tarefas. Escrita ainda pode melhorar muito (mas dificilmente a treinará, se não fizer os tpc). Falhou muitos trabalhos de casa. Veremos como se porta na parte gramatical (o ano passado foi a melhor, mas com 35%!).

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Tem falhado vários trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf- (mas, sobretudo, houve redacções que não fez e devia ter feito). Na leitura em voz alta, esteve em nível Suficiente/Suficiente+. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, esteve entre o Suficiente e o Insuficiente. Na gramática, teve 32%.

O que há a fazer para melhorar?
É preciso nunca falhar os trabalhos de casa. (Recuperar também na parte gramatical; em parte, os presentes fracos resultados neste domínio devem-se talvez a ter faltado em dias em que expliquei a matéria.)


P. (21)
Até Novembro
Está a escrever melhor (mantém muitos dos erros do costume, mas tem vindo a ser progressivamente criativa). Em aula também é aplicada a resolver as tarefas. Lê bem em voz alta. Aspecto negativo: falhou muitos trabalhos de casa (e outros entregou-mos recentemente). Também não sei como se portará na gramática (o ano passado esteve bastante fraca).

No fim do 1.º período
Nesta segunda metade do período, passou a fazer mais os trabalhos de casa. Nessas redacções tem, em média, Suf/Suf+. Num exercício mais formal de compreensão de textos, teve nota fraca (precipitação?). Nas duas tarefas de oralidade, esteve bem (na leitura em voz alta e numa exposição oral argumentativa). Na gramática, teve Suficiente (61%).

O que há a fazer para melhorar?
Tal como aconteceu nesta fase final, fazer sempre os trabalhos de casa (aproveitando assim a sua capacidade de escrita).


R. (22)
Até Novembro
Em aula, por vezes, atrasa-se nas tarefas (que acaba por deixar apenas começadas); apesar desta lentidão, há que dizer que procura concentrar-se. Em geral, faz os trabalhos de casa (no caso dos trabalhos de casa, valia a pena tentar que os textos sejam mais extensos). Caderno pode melhorar bastante: em vez de ter as fichas agrupadas dentro de uma mica, tê-las mais disponíveis.

No fim do 1.º período
Tem feito sempre os trabalhos de casa. Nas redacções tem, em média, Suf-. Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados fracos. Na leitura em voz alta, esteve em nível Suficiente. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, esteve entre o Suficiente e o Insuficiente. Na gramática, teve resultados fracos (28%).

O que há a fazer para melhorar?
Continuar a fazer os trabalhos de casa, mas procurando redigir textos mais extensos (algumas redacções achei-as pouco ambiciosas, muito curtas). Da última vez que lhe vi o caderno, achei que as fichas estavam pouco consultáveis (o que prejudicaria, por exemplo, estudo da gramática); estará este aspecto já corrigido?


R. (23)
Até Novembro
O R. não tem uma escrita perfeita — alguns erros ortográficos e uns problemas na organização das frases —, mas já estará a melhorá-la, porque tem feito quase sempre os trabalhos de casa (que costumam ser redacções). Tem também tido o cuidado de me reentregar os textos que lhe peço para melhorar. Em aula, igualmente o acho bastante concentrado e trabalhador (terá havido uma aula ou outra em que esteve menos focado nas tarefas; e, de vez em quanto, as distracções que quase todos os alunos têm). Acho muito bom o facto de o R. ter sempre a preocupação de me perguntar o que não compreende (por exemplo, o que se pede nas fichas que dou). Também isto mostra que é aluno que não costuma ficar a preguiçar, mas gosta de se dedicar às tarefas que há para fazer. Lê razoavelmente em voz alta. Não sei como se vai portar na matéria de gramática (que ainda não testei). De resto, estou contente com o trabalho do R..

No fim do 1.º período
Como já dissera, tem feito, em geral, os trabalhos de casa. Nessas redacções tem, em média, Suficiente. Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos teve resultados satisfatórios. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve resultado também satisfatório. Na gramática, não esteve bem (30%).

O que há a fazer para melhorar?
No que se refere a trabalho (em casa e em aula), continuar assim. Acompanhar mais as explicações sobre gramática (ou pôr as dúvidas que tenha).


S. (24)
Até Novembro
Em aula empenha-se devidamente no trabalho. Falhou vários trabalhos de casa (em parte, porque faltou alguns dias, mas não só). Também porque faltou alguns dias, não tenho tantos elementos seus como de outros colegas (exemplo: leitura em voz alta). Também não sei como está quanto a gramática.

No fim do 1.º período
Nos dois exercícios mais formais de compreensão de textos, teve resultados razoáveis. Falhou vários trabalhos de casa (embora viesse a entregar-me parte desses textos que não fez no devido tempo). Nas redacções tem, em média, Suf/Suf+. Na leitura em voz alta, esteve em nível Suf+. Numa exposição oral argumentativa, preparada em casa, teve resultado suficiente. Não sei como estará exactamente em gramática, já que faltou no dia em que fizemos um trabalho que testava este domínio.

O que há a fazer para melhorar?
Fazer os trabalhos de casa (no devido momento!). Estar atenta à parte gramatical (para já, tentar responder ao trabalho que fizemos em aula e verificar o que seria capaz de fazer).