Índice do 12.º ano (2019-2020)
12.º ano (2019-2020) Programa; Aprendizagens essenciais: 10.º, 11.º, 12.º; Projeto de leitura; Sumários e tepecês; Aulas (1.º período, 1.ª parte: 1-20); Aulas (1.º período, 2.ª parte: 21-43); Aulas (1.º período, 3.ª parte: 44-65); Aulas (2.º período, 1.ª parte: 66-83); Aulas (2.º período, 2.ª parte: 84-102); Aulas (2.º período, 3.ª parte: 103-112); Aulas (2.º período, Quarentena: 113-122); Aulas (3.º período, 1.ª parte: 123-134); Aulas (3.º período, 2.ª parte: 135-144); Aulas (3.º período, 3.ª parte: 145-161); Apresentações das aulas (1.º período); Apresentações das aulas (2.º período); Apresentações das aulas (3.º período); Planos de aulas; Horário do professor; Instrumentos Catálogo da biblioteca da escola; Dicionário Terminológico (definições de gramática); Base de dados morfológica (flexão de verbos, por exemplo); Dicionário de estrangeirismos; Dicionário de termos literários; Linguagista (sobre erros correntes); Certas Palavras (curiosidades linguísticas); Nomes e mais nomes (sobre nomes de batismo); Ciberdúvidas; Pórtico da língua portuguesa (ACL); Atlas das paisagens literárias de Portugal; Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa; Biblioteca Nacional Digital; Biblioteca Digital Camões; Biblioteca Digital Mundial; Bibliotrónica; Forma de vida (revista do programa em Teoria da literatura); Jogos florais (poesia e crítica); Estúdio Raposa (audioblogue); Lugares Comuns (programa radiofónico sobre expressões idiomáticas); RTP Ensina (português); Exames Informação oficial sobre prova de Português em 2020 (sem grande interesse); Informação geral (adenda) (sem grande interesse); Adenda sobre a prova de Português; Tipologia de itens; Exames nacionais de Português de 2019 (1.ª fase: prova; critérios; 2.ª fase: prova, critérios); Exames nacionais de Português de 2018 (1.ª fase: prova, critérios; 2.ª fase: prova, critérios); Exames nacionais até 2017; Itens com Os Lusíadas nos exames nacionais; Itens de gramática em exames (organizados por assuntos); Grupo III nos exames de 2016 e 2015; Dados sobre cursos superiores; Gramática Capítulos de manuais (princípios de cortesia e de cooperação [nGDP]; atos ilocutórios [nGDP]; tipos de texto [nGDP]; figuras de estilo [nGDP]; modos literários [nGDP]; variação e normalização linguística [nGDP]; coesão referencial (anáfora, catáfora, etc.) [nGDP]; processos fonológicos [nGDP]; funções sintáticas [nGDP]; coordenação e subordinação [nGDP]; relato do discurso [nGDP]; discurso direto, direto livre, indireto e indireto livre [EGES]; processos morfológicos de formação de palavras [nGDP]; processos irregulares de formação de palavras [nGDP]; classes de palavras [nGDP]; verbo e flexão verbal [nGDP]; adjetivos [nGDP]; preposições [nGDP]; colocação do pronome pessoal átono [M]; conotação, denotação; polissemia; homonímia; hiperonímia; holonímia; campo lexical, campo semântico [nGDP]; predicativo do sujeito e predicativo do complemento direto [EdE]; tempo, aspeto, modalidade [nGDP]; deíticos [nGDP]; polaridade [nGDP]; coerência e coesão textuais [nGDP]; acentuação gráfica [GFP]; pontuação [nGDP]); paratexto [nGDP]; léxico do português [EE]; neologismos, arcaísmos, empréstimos e estrangeirismos [EE]; palavras vernáculas e cultismos [EE]); Chaves para compreensão de verbete de dicionário; Programas sobre História da Língua Portuguesa; Entrevista a Ivo Castro sobre variação linguística; Clips brasileiros sobre língua; Fernando Pessoa Arquivo Pessoa; Espólio de Pessoa (parte
digitalizada); Arquivo LdoD; Pessoa Digital; Biblioteca de Pessoa; Artigos de jornal sobre Pessoa; Modern!smo (Arquivo Virtual da Geração de Orpheu); Revistas online: Pessoa Plural; Estranhar Pessoa; Ibisfilmes (filmes a partir de textos de Pessoa, em 2009-2010: 12.º 1.ª; 2.ª; 4.ª; 5.ª, 6.ª; em 2013-2014: 12.º 1.ª; 3.ª; 4.ª; 6.ª; e em 2016-2017: 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª); Análises dos poemas usados nos ibisfilmes
(2009-2010); Documentário sobre Pessoa ('Grandes Portugueses'); Documentário sobre Livro do Desassossego (série 'Grandes Livros'); Drama em gente (reportagem sobre Pessoa); O poeta fingidor (da Globo); O viajante imóvel (parte 1; parte 2); Cinema com Pessoa; Um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa; Carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos; «Un soir à Lima» (só texto editado); «Un soir à Lima» (em voz alta, com autógrafo e música); «Cruz na porta da
tabacaria!»; Mensagem (edição com comentários nas folhas pares); Comentário a Mensagem (por Miguel Real); «O melhor do mundo não são as crianças»; Contos Maria Judite de Carvalho é a consciência em movimento; Áudio sobre Maria Judite de Carvalho (depoimento da neta); Manuel da Fonseca (série 'Vultos da cultura'); Manuel da Fonseca e Seara de Vento; Mário de Carvalho (site de); Mário de Carvalho (série 'Ler mais, ler melhor'); Mário de Carvalho (em Contentor 13); Poetas contemporâneos «Miguel Torga, o meu Portugal» (documentário), «A terra antes do céu» (documentário sobre Miguel Torga, de João Botelho); Vida e obra de Miguel Torga (cronologia ilustrada); José Saramago Filmes e documentários sobre José Saramago; Fundação José Saramago; Coleção José Saramago (BND); O livro da vida de Pilar del Río (O ano da morte de Ricardo Reis); Quadros úteis para acompanhar leitura de O ano da morte de Ricardo Reis; Revisões Cantigas Medievais Galego-Portuguesas (site); Exposição virtual sobre Fernão Lopes; Obras de Fernão Lopes digitalizadas; Série 'Grandes Livros' sobre crónicas de Fernão Lopes; Episódio de A Alma e a Gente (José Hermano Saraiva) sobre Fernão Lopes; Passos da Crónica de D. João I lidos em voz alta: «Do alvoroço que foi na cidade»; capítulo 115; Alguns trabalhos antigos clicar aqui; Concursos Correntes d'Escritas (conto vencedor de 2014, por Luísa Morgado; regulamento da edição de 2020; o conto de Ana, do 12.º 3.ª, «Relógios Parados», venceu a edição deste ano; muitos parabéns à Ana — ata do júri; dossiê da cerimónia de encerramento); Concurso Literário José Gomes Ferreira (textos vencedores da edição de 2015-2016; resultados da edição de 2016-2017; resultados da edição 2017-2018; regulamento da edição em curso, 2019-2020); Olimpíadas da língua portuguesa; Olimpíadas da cultura clássica (bibliofilmes de Sofia e de Luísa, primeira e terceira classificadas da edição 2017-2018; filmes de Marta (11.º 2ª), vencedora da edição 2018-2019, e de B. Entrezede, Guilherme, Mafalda & Natacha (11.º 5.ª), e de Eduardo, Júlia, Rodrigo, Margarida (11.º 4.ª), menções honrosas); Concurso Inês de Castro — filme de Joana, Laura & Mafalda (11.º 4.ª), que representou a escola); Concurso 'Quem é Calouste?' — conto de Tita (11.º 3.ª), segundo classificado; Concurso literário 'A ética na vida e no desporto' — textos de Marta (11.º 2.ª), vencedora, e de Mafalda (11.º 3.ª), menção honrosa —; instruções para a edição de 2020; Crónicas de viagem ('Fugas dos leitores') publicadas no Público: de Marta (10.º 2.ª), de Inês S. (10.º 3.ª), de Teresa (10.º 3.ª), de Ana (10.º 3.ª), de Afonso (10.º 2.ª), de Pedro (10.º 9.ª); de Tomás (10.º 4.ª); Livros Autores que foram alunos da nossa escola: Adília Lopes; Rui Zink; Manuel João Ramos; Luís Soares; Mário-Henrique Leiria, autor da minha vida de Nuno Markl; O livro da minha vida; Sobre obras da literatura universal; Coisas das aulas e das turmas Preceitos; De notas qualitativas a valores; Prémios Tia Albertina; Sobre obra de Saramago a ler no 12.º ano; Projeto de leitura no 12.º ano; Sobre os livros do Projeto de leitura; Vale a pena comprar uma gramática?; Fichas do Caderno de atividades sobre valores aspetual e modal; Ficha do Caderno de atividades sobre valor temporal; Ficha do Caderno de atividades sobre Álvaro de Campos; Fichas do Caderno de atividades sobre Alberto Caeiro e Ricardo Reis; Ficha do Caderno de Atividades sobre Mensagem; Ficha do Caderno de atividades sobre Intertextualidade; Ficha do Caderno de atividades sobre Processos irregulares de formação de palavras; Ficha do Caderno de atividades sobre Coesão lexical; Fichas do Caderno de atividades sobre Apreciação crítica e Artigo de opinião; Ficha do Caderno de atividades sobre Complemento e modificadores do nome; Ficha do Caderno de atividades sobre Funções sintáticas; Ficha do Caderno de atividades sobre Coordenação e subordinação; Ficha do Caderno de atividades sobre Complemento do adjetivo; Ficha do Caderno de atividades sobre Complemento do nome; Ficha do Caderno de atividades sobre Modificador do nome: restritivo e apositivo; Ficha do Caderno de atividades sobre Fernando Pessoa (ortónimo) e Bernardo Soares; Ficha do Caderno de atividades sobre Coerência textual; Ficha do Caderno de atividades sobre Coesão referencial; Ficha do Caderno de atividades sobre Coesão lexical e referencial; Ficha do Caderno de atividades sobre Coesão interfrásica; Ficha do Caderno de atividades sobre Coesão frásica; Ficha do Caderno de atividades sobre Coesão temporal; Ficha do Caderno de atividades sobre Predicativo do sujeito e Predicativo do complemento direto; Ficha do Caderno de atividades sobre Reprodução do discurso no discurso; Ficha do Caderno de atividades sobre Dêixis; Trabalhos já muito no final de 2018-2019 Comentários sobre Amor de Perdição e um filme: 11.º 2.ª, 11.º 3.ª, 11.º 4.ª, 11.º 5.ª, 11.º 9.ª; Trabalhos sobre Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires; Trabalhos em curso em 2020 Instruções para tarefa com poema de Pessoa; Arquivo Pessoa; Tarefas com poemas de Pessoa (estão lançadas as notas de todas as turmas e os respetivos comentários): 12.º 3.ª; 12.º 4.ª; 12.º 5.ª; 12.º 9.ª; Recitações de Mensagem; Instruções para seguir as aulas a partir de 16 de março; Aula 1 da Quarentena (= 113-114); Aula 111-112 (para quem faltou na sexta, 13 de março; como podem não ter convosco o manual, eis o texto usado nessa aula); Aula 2 da Quarentena (= 115-115R); Aula 3 da Quarentena (= 116-117); Aula 4 da Quarentena só estará acessível a partir das 8.15 (8.14, se a D. Noémia abrir o bloco um pouco mais cedo) de segunda-feira: Aula 4 da Quarentena (= 118-119); Aula 5 da Quarentena estará disponível na manhã de terça-feira (o mais tardar às 11.45, quando o 12.º 5.ª a inauguraria): Aula 5 da Quarentena (= 120-120R); Aula 6 da Quarentena estará disponível na manhã de quinta-feira (12.º 9.ª entra às 10): Aula 6 da Quarentena (= 121-122); Notas das tarefas da quarentena; Os melhores textos de «O Ano da Morte de Alberto Caeiro / Álvaro de Campos»; Para descarregar livros do programa; 3.º período Pus já no Inovar as sínteses descritivas acerca do 2.º período (como não sei se conseguem ter acesso a essas sínteses, na aula 7 da Quarentena ficam links para uma sua reprodução discreta, despojada de elementos pessoais); A aula 7 da Quarentena — a primeira do 3.º período — ficará disponível às 8.15 de terça-feira, 14 de abril (já depois de lançado isto, chega-nos a informação de que, na ESJGF, não haverá aulas esta semana; de qualquer modo, mantenho a aula; ficam com trabalho adiantado, numa altura em que estarão bastante livres): Aula 7 da Quarentena (= 123-123R); e deixo-lhes já esta aula também; assim, lá mais para a frente, podemos compensar e trabalhar menos: Aula 8 da Quarentena (= 124-125); próxima aula ficará legível às 8.15 de segunda, dia 20: Aula 9 da Quarentena (= 126-127); às 8.15 de terça, dia 21, embora o 12.º 5.ª só entrasse às 11.45 (e é uma aula mais rápida para terem tempo de ir lançando tarefas em Classroom): Aula 10 da Quarentena (= 128); aula 11 ficará publicada às 10 de quinta, 23, quando entraria o 12.º 9.ª (as turmas 5.ª, 4.ª e 3.ª teriam aula na sexta, mas, se quiserem, podem assistir já na quinta — ficamos todos mais apertados na sala D9, o que não faz mal porque estaremos devidamente mascarados): Aula 11 da Quarentena (=129-130); a primeira aula desta última semana de abril ficará legível segunda-feira, às 8.15: Aula 12 da Quarentena (= 131-132); como três das quatro turmas apanham o feriado de sexta, faremos só duas aulas e, excecionalmente, afixarei a segunda aula da semana, a aula 13 da Quarentena, na quarta-feira, 29: Aula 13 da Quarentena (= 133-134); aula 14 será publicada às 8.15 de segunda-feira, 4 de maio: Aula 14 da Quarentena (= 135-136); aula 15 será publicada às 8.15 de terça-feira, 5 de maio: Aula 15 da Quarentena (= 137-137R); aula 16 deve ficar disponível às 10 horas de quinta, 7 de maio, quando entra o 12.º 9.ª: Aula 16 da Quarentena (= 138-139); aula 17 estará pronta às 8.15 de segunda, 11 de maio: Aula 17 da Quarentena (= 140-141); aula 18 estará publicada às 8.15 de terça, 12 de maio: Aula 18 da Quarentena (= 142-142R); aula 19 estará legível às 8.15 de quinta, 14 de maio: Aula 19 da Quarentena (= 143-144); como sabem, além da aula presencial — que em cada turma é num dia diferente, de terça a sexta —, manter-se-á um tempo à distância, que devo publicar a meio de cada semana (lá para quarta-feira ou, se me atrasar, na quinta — pô-lo-ei mesmo só na quinta, dia 21), com a indicação de que deve ser lido antes de entrarmos nos trabalhos da semana seguinte: Aula 21 da Quarentena (= 147); no fim de semana, porei a aula presencial dada entre 19 e 22 de maio: Aula 20 da Quarentena (= desconfinada 1, 145-146); desta vez, só devo conseguir afixar a aula distante na sexta-feira, 29 de maio: Aula 23 da Quarentena (= 150); a aula presencial desta semana (26-29/mai) só a porei aqui durante o fim de semana: Aula 22 da Quarentena (= desconfinada 2, 148-149); só devo afixar a aula distante desta semana na sexta-feira, 5 de junho: Aula 25 da Quarentena (= 153); a aula presencial dada a 2, 3, 4 ou 5 de junho copiá-la-ei aqui no fim de semana: Aula 24 da Quarentena (= desconfinada 3, 151-152); tentarei que a aula distante desta semana seja publicada um pouco mais cedo, a meio da semana, para que possam ter entretenimento as turmas sem aulas presenciais (de qualquer modo, é também boa altura para reverem gramática a fundo e terem O Ano da Morte lido, matérias que procurarei controlar na semana seguinte); entretanto, se alguém não leu todos os três contos no manual — «Sempre é uma companhia», «George», «Famílias desavindas» —, que aproveite igualmente para o fazer agora: Aula 27 da Quarentena (= 156); a aula presencial (de turmas 9.ª e 3.ª) ficará disponível para as turmas 4.ª e 5.ª na sexta-feira: Aula 26 da Quarentena (= desconfinada 4, 154-155); a aula distante desta penúltima semana deve ser afixada na sexta-feira: Aula 29 da Quarentena (= 159); a aula presencial será reproduzida no fim de semana: Aula 28 da Quarentena (= desconfinada 5, 157-158); no fim de semana transcreverei a aula 30 da Quarentena (= desconfinada 6, 160-161); ao longo da semana irei publicando materiais úteis aos que vão a exame: Aula 30 da Quarentena (= desconfinada 6, 160-161). só amanhã (30 de junho) começarei a pôr as prometidas cábulas de exame; deixo a sugestão de relancearem as quatro provas de exame dos dois últimos anos — o modelo mantém-se —, embora já as tenhamos visto a pouco e pouco, por partes, em aula; ver aspetos dos critérios de classificação dessas provas pode ser útil, ainda que as cotações não vão ser as mesmas; também poderiam olhar os itens de gramática de exames já antigos; ou rever os processos — morfológicos e irregulares — de formação de palavras (que realço acima); Cábulas de exame 1 (erros); Provas-modelo: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; Cábulas de exame 2 (Frei Luís de Sousa); Entretanto, uma boa notícia: texto de Raquel (12.º 9.ª) venceu concurso literário sobre «Ética no desporto e na vida» (parabéns à Raquel) [ver aqui]; Cábulas de exame 3 (Gramática); Cábulas de exame 4 (Sermão); Cábulas de exame 5 (Cesário); Cábulas de exame 6 (Pessoa); Cábulas de exame 7 (grupo III); só devo pôr mais duas cábulas (uma, de restos, ou seja, para tópicos, apesar de tudo, menos suscetíveis de saírem ou que é difícil rever assim em cima da hora; outra, sobre aspetos de escrita que esqueci na cábula de erros), o que farei entre hoje e amanhã muito cedo; Cábulas de exame 8 (restos); Cábulas de exame 9 (últimos restos); Prova de exame de 6-7-2020: versão A; versão B; critérios de classificação; Primeira impressão acerca da prova de exame.
<< Home