Friday, August 30, 2019

Aula 30 da Quarentena (= 160-161)


Aula 160-161 [30 da Quarentena; desconfinada 6] (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25 [4.ª], 6/jun [3.ª]) Sobre trabalhos diversos (correções); cfr. Apresentação.
Correção do questionário sobre «A Partida» (cfr. Apresentação).
[Repito tarefa do 11.º ano, aula 25-26:]
Transcrevi algumas frases da apresentação de Bruno Nogueira em O último a sair. Se as palavras sublinhadas forem deíticos, marca-as com E(spacial), T(emporal) ou P(essoal).
Eu sou o Bruno Nogueira e este é o meu mundo.
Como é que eu me defino? Humilde, muito humilde.
Conhecias a palavra? É espanhol.
O meu maior defeito é ser um coração de manteiga e as pessoas aproveitarem-se disso.
O meu padrinho, na noite de Páscoa, chamou-me para eu ir à despensa, para ver se havia um busca-polos.
Este é o meu quarto. / Todas as semanas, trago um idoso de um lar. / Andor.
Identifica o valor temporal, aspetual ou modal dos segmentos sublinhados:
Minha mãe está sempre certa
(Os Quatro e Meia)

Completa a tabela. (Na coluna da esquerda, a sobre a obra de José Saramago, uso vários trechos tirados do manual Entre Nós e as Palavras, de Alexandre Dias Pinto e Patrícia Nunes.)

Completa (em geral, com termos de narratologia ou com nomes de personagens):

Antes dos exames — Durante a semana que vem irei pondo no blogue o que pense ser útil para os que vão a exame (cfr. Cábulas para exame). Mas devem ir aproveitando para, com o que têm (manuais dos três anos, folhas nossas, o que já está no blogue), relembrar ou melhorar matérias. Também nessa semana antes da do exame devolverei corrigida a dissertação de grupo III que me trouxeram. E posso ir esclarecendo por mail dúvidas (concretas!) que me ponham.



#

0 Comments:

<< Home