Friday, August 30, 2019

Aula 26 da Quarentena (= 154-155)


Aula 154-155 [26 da Quarentena, desconfinada 4] (9 [9.ª], 12/jun [3.ª], distantemente [4.ª, 5.ª]) Temos de conhecer relativamente bem três poetas contemporâneos e os que o manual escolheu foram — sigo a ordem cronológica — Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral. Não descarto que em exame pudessem pedir-lhes que desenvolvessem umas linhas sobre um dos poetas contemporâneos estudados no 12.º ano, talvez numa daquelas perguntas 7 do Grupo I.

Vamos lembrar Eugénio de Andrade, com um poema copiado do manual Entre Nós e as Palavras, 12.º ano (de Alexandre Dias Pinto & Patrícia Nunes; Santillana). Também os itens sobre o texto são roubados a este manual, tendo eu apenas reformulado as perguntas aqui e ali, para se tornarem mais ao estilo das de exame:



1. Explique dois efeitos de sentido provocados pela utilização do advérbio «naturalmente» no título do poema.

2. Identifique um recurso expressivo presente no primeiro período poema (vv. 1-2) e explique o seu valor expressivo.

3. Enuncie os sonhos que o eu manifesta para a vida do tu, apoiando-se também no texto.

4. Aponte a razão por que, segundo o sujeito poético, a Terra foi «atormentada / no próprio coração» (vv. 10 e 11), ilustrando a sua resposta através de citações textuais.

Desafio os que vão a exame de Português a ensaiarem mesmo as respostas a cada um destes itens. Os outros talvez possam pensar um pouco e ler depois as respostas que estão na apresntação a seguir. (Mas, antes de verem a apresentação, resolvam os fáceis itens de gramática que se seguem, já que estão corrigidos igualmente na apresntação.)

[Gramática]

O constituinte «meu filho» (v. 1) desempenha a função sintática de

a) sujeito simples.

b) vocativo.

c) modificador apositivo do nome.

d) modificador do grupo verbal.



O constituinte «que não é medida humana» (v. 3) desempenha a função sintática de

a) modificador restritivo do nome.

b) modificador apositivo do nome.

c) complemento do nome.

d) modificador da frase.



A forma verbal «sonhei» (v. 4) tem um valor aspetual

a) imperfetivo.

b) iterativo.

c) genérico.

d) perfetivo.



O constituinte «que a terra fosse limpa» (v. 4) desempenha a função sintática de

a) sujeito simples.

b) complemento direto.

c) predicativo do sujeito.

d) complemento indireto.



O pronome «-lo» (v. 7) contribui para a coesão

a) lexical.

b) interfrásica.

c) referencial.

d) temporal.



O constituinte «o pulsar da vida» (v. 13) desempenha a função sintática de

a) sujeito simples.

b) complemento direto.

c) complemento oblíquo.

d) predicativo do sujeito.



A oração «que só crimes e crimes e crimes pariam.» (v. 25) é

a) subordinada adverbial consecutiva.

b) subordinada adjetiva relativa restritiva.

c) subordinada adjetiva relativa explicativa.

d) subordinada substantiva completiva.



A oração «para que a vida / seja mais que cegueira e cobardia?» (vv. 26 e 27) é

a) subordinada adverbial causal.

b) subordinada adverbial final.

c) subordinada adverbial consecutiva.

d) subordinada adverbial concessiva.





Vê as partes que destaco de «O triunfo da PVDE», um documentário que tem muito em comum com factos referidos na parte final de O Ano da Morte de Ricardo Reis (concretamente a revolta dos marinheiros, as comemorações do X aniversário do 28 de maio de 1926, a influência da Guerra Civil de Espanha). No manual, o texto «A Partida» (pp. 288-290) tem que ver com relatos que são feitos em depoimentos que ouviremos.

Os minutos que deves mesmo ver são 5.09 a 7.16; 13.54 a 15.18; 18.43 a 25.50. As outras partes são dispensáveis.


Tens a seguir boas tabelas com exemplos de todos os tipos de orações (tirei-as de uma edição mais antiga do Plural 12). Pela ordem em que aparecem (copulativa, adversativa, ...), cria um exemplo de período com cada tipo de oração (todas as coordenadas, todas as subordinadas — total de catorze períodos, portanto).

Os períodos só devem ter duas orações (1. coordenada + coordenada copulativa; 2. coordenada + coordenada adversativa; 3. coordenada + coordenada disjuntiva; etc. [...] 6. subordinante + subordinada causal; 7. subordinante + subordinada temporal; etc.). Nos períodos com subordinadas, a ordem pode ser a que mais lhes convier (subordinada + subordinante ou ao contrário).

Exemplos devem ser realmente criativos e alguns relativos a O Ano da Morte de Ricardo Reis ou a outras matérias dadas nestes anos. Talvez devam identificar as orações, embora, sendo a ordem a mesma da tabela, eu as conseguisse reconhecer decerto.

(Esta tarefa, que serve para treino de parte importante do que testaremos em termos de gramática na penúltima aula presencial, deve ser-me levada para essa aula precisamente. No caso dos confinados — D., G., I., S. — a folha ser-me-á enviada quando puderem.)




Classifica quanto à função sintática os constituintes sublinhados:


«Da próxima vez» (Luís Represas)

As ruas da minha cidade | _______

Abriram os olhos de encanto para te ver passar, | _______

As pedras calaram os passos

E as casas abriram janelas só para te ouvir cantar;

Porque há muito muito tempo não vinhas ao teu lugar, | _______

Ninguém sabia ao certo onde te procurar



Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção.

Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação | _______

E um beijo pendurado ao peito do teu coração.



Quisemos saber como estavas, | _______

Se a vida tinha tomado bem conta de ti

Ou se a vida teve medo e eras tu que a levava refugiada em ti.

Cada verão que passava sentíamos-te chegar, | _______

Como era possível que o sol se atrevesse a brilhar!



Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção. | _______

Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação

E um beijo pendurado ao peito do teu coração



Deves trazer tantas histórias,

Tantas, que algumas ficaram caídas por aí; | _______

Outras, eu tenho a certeza,

O teu fogo na alma queimou, deixaram de existir;

Só queremos saber se és a mesma que vimos partir; | _______

Não existe mundo lá fora que te possa destruir



Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção.

Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação

E um beijo pendurado ao peito do teu coração. | _______



Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção.

Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação | _______

E um beijo pendurado ao peito do teu coração.



TPC — (1) Completa exercício agora iniciado com frases criadas segundo tabela de coordenação e subordinação, trazendo-mo na próxima aula. (2) Na próxima presencial devo controlar quer conhecimentos de gramática quer leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis (livros de resumos não ajudarão, mas, por outro lado, também não é preciso «decorar» a obra — é só preciso só ter lido).






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