Aula 26 da Quarentena (= 154-155)
Aula 154-155 [26 da Quarentena,
desconfinada 4] (9 [9.ª], 12/jun [3.ª], distantemente [4.ª, 5.ª]) Temos de
conhecer relativamente bem três poetas
contemporâneos e os que o manual escolheu foram — sigo a ordem cronológica
— Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral. Não
descarto que em exame pudessem pedir-lhes que desenvolvessem umas linhas sobre
um dos poetas contemporâneos estudados no 12.º ano, talvez numa daquelas
perguntas 7 do Grupo I.
Vamos lembrar Eugénio de
Andrade, com um poema copiado do manual Entre Nós e as Palavras,
12.º ano (de Alexandre Dias Pinto & Patrícia Nunes; Santillana). Também os
itens sobre o texto são roubados a este manual, tendo eu apenas reformulado as
perguntas aqui e ali, para se tornarem mais ao estilo das de exame:
1. Explique dois
efeitos de sentido provocados pela utilização do advérbio «naturalmente» no
título do poema.
2. Identifique um
recurso expressivo presente no primeiro período poema (vv. 1-2) e explique o
seu valor expressivo.
3.
Enuncie os sonhos que o eu manifesta para a vida do tu, apoiando-se também no texto.
4.
Aponte a razão por que, segundo o sujeito poético, a Terra foi «atormentada /
no próprio coração» (vv. 10 e 11), ilustrando a sua resposta através de
citações textuais.
Desafio os que vão a exame de Português a ensaiarem mesmo as respostas a
cada um destes itens. Os outros talvez possam pensar um pouco e ler depois as
respostas que estão na apresntação a seguir. (Mas, antes de verem a apresentação,
resolvam os fáceis itens de gramática que se seguem, já que estão corrigidos
igualmente na apresntação.)
[Gramática]
O
constituinte «meu filho» (v. 1) desempenha a função sintática de
a) sujeito simples.
b) vocativo.
c) modificador apositivo do nome.
d) modificador do grupo verbal.
O constituinte «que não é medida humana» (v. 3) desempenha a função sintática de
a) modificador restritivo do nome.
b) modificador apositivo do nome.
c) complemento do nome.
d) modificador da frase.
A forma verbal «sonhei» (v. 4) tem um valor aspetual
a) imperfetivo.
b) iterativo.
c) genérico.
d) perfetivo.
O constituinte «que a terra fosse limpa» (v. 4) desempenha a função sintática de
a) sujeito simples.
b) complemento direto.
c) predicativo do sujeito.
d) complemento indireto.
O pronome «-lo» (v. 7) contribui para a coesão
a) lexical.
b) interfrásica.
c) referencial.
d) temporal.
O constituinte «o pulsar da vida» (v. 13) desempenha a função sintática de
a) sujeito simples.
b) complemento direto.
c) complemento oblíquo.
d) predicativo do sujeito.
A oração «que só crimes e crimes e crimes pariam.» (v. 25) é
a) subordinada adverbial consecutiva.
b) subordinada adjetiva relativa restritiva.
c) subordinada adjetiva relativa explicativa.
d) subordinada substantiva completiva.
A oração «para que a vida / seja mais que cegueira e cobardia?» (vv. 26 e 27) é
a) subordinada adverbial causal.
b) subordinada adverbial final.
c) subordinada adverbial consecutiva.
d) subordinada adverbial concessiva.
Vê as partes que destaco de «O triunfo da PVDE», um documentário que tem
muito em comum com factos referidos na parte final de O Ano da Morte de
Ricardo Reis (concretamente a revolta dos marinheiros, as comemorações do X
aniversário do 28 de maio de 1926, a influência da Guerra Civil de Espanha). No
manual, o texto «A Partida» (pp. 288-290) tem que ver com relatos que são
feitos em depoimentos que ouviremos.
Os minutos que deves mesmo ver são 5.09 a 7.16; 13.54 a 15.18; 18.43 a 25.50.
As outras partes são dispensáveis.
Tens a seguir boas tabelas com exemplos de todos os tipos de orações (tirei-as de uma edição mais
antiga do Plural 12). Pela ordem em que aparecem (copulativa, adversativa,
...), cria um exemplo de período com cada tipo de oração (todas as
coordenadas, todas as subordinadas — total de catorze períodos, portanto).
Os períodos só devem ter duas orações (1. coordenada + coordenada
copulativa; 2. coordenada + coordenada adversativa; 3. coordenada + coordenada disjuntiva;
etc. [...] 6. subordinante + subordinada causal; 7. subordinante + subordinada
temporal; etc.). Nos períodos com subordinadas, a ordem pode ser a que mais
lhes convier (subordinada + subordinante ou ao contrário).
Exemplos devem ser realmente criativos e alguns relativos a O Ano
da Morte de Ricardo Reis ou a outras matérias dadas nestes anos. Talvez devam
identificar as orações, embora, sendo a ordem a mesma da tabela, eu as
conseguisse reconhecer decerto.
(Esta tarefa, que
serve para treino de parte importante do que testaremos em termos de gramática
na penúltima aula presencial, deve ser-me levada para essa aula precisamente.
No caso dos confinados —
D., G., I., S. — a folha ser-me-á enviada quando puderem.)
Classifica quanto à função
sintática os constituintes sublinhados:
«Da
próxima vez» (Luís Represas)
As ruas da minha cidade
| _______
Abriram os olhos de encanto para te ver passar, | _______
As pedras calaram os passos
E as casas abriram janelas só para te ouvir cantar;
Porque há muito muito tempo não vinhas ao teu lugar, | _______
Ninguém sabia ao certo onde te procurar
Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção.
Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação | _______
E um beijo pendurado ao peito do teu coração.
Quisemos saber como estavas, | _______
Se a vida tinha tomado bem conta de ti
Ou se a vida teve medo e eras tu que a levava refugiada em ti.
Cada verão que passava sentíamos-te chegar, | _______
Como era possível que o sol se atrevesse a brilhar!
Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção. | _______
Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação
E um beijo pendurado ao peito do teu coração
Deves trazer tantas histórias,
Tantas, que algumas ficaram caídas por aí; | _______
Outras, eu tenho a certeza,
O teu fogo na alma queimou, deixaram de existir;
Só queremos saber se és a mesma que vimos partir; | _______
Não existe mundo lá fora que te possa destruir
Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção.
Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação
E um beijo pendurado ao peito do teu coração. | _______
Da próxima vez não vás sem deixar destino ou direção.
Se houver próxima vez, não esqueças: leva contigo recordação | _______
E um beijo pendurado ao peito do teu coração.
TPC — (1) Completa exercício agora iniciado
com frases criadas segundo tabela de coordenação e subordinação, trazendo-mo na
próxima aula. (2) Na próxima presencial devo controlar quer conhecimentos de gramática
quer leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis (livros de resumos não
ajudarão, mas, por outro lado, também não é preciso «decorar» a obra — é só
preciso só ter lido).
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