Saturday, August 31, 2019

Sobre a obra de José Saramago que será de leitura integral



Não me esqueci que lhes prometera dar notícia sobre o livro de José Saramago que se terá de ler, e estudar, no 12.º ano. Dissera-lhes que o grupo de professores de Português escolheria entre O ano da morte de Ricardo Reis e Memorial do Convento. Já posso confirmar que será O ano da morte de Ricardo Reis.
Para se perceber melhor O ano da morte de Ricardo Reis, talvez seja conveniente ter alguns conhecimentos acerca de Fernando Pessoa e da criação dos heterónimos — Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis —, porque o romance de Saramago aproveitou, ficcionando-a mais um pouco, essa célebre ficção de Pessoa (Saramago adotou como protagonista o heterónimo Ricardo Reis e usou o próprio Fernando Pessoa como personagem secundária). Ora, será agora no 1.º períodoque a questão dos heterónimos de Pessoa será abordada (muito provavelmente, logo no início).
De qualquer modo, podem sempre ir lendo obras do projeto de leitura (ver a lista aqui). Uma delas — Ficções, de Jorge Luis Borges — é aliás igualmente aproveitada por Saramago no seu romance.