Friday, August 30, 2019

Notas das tarefas da Quarentena


Seguem-se as classificações das tarefas da Quarentena (isto é, nas três tarefas cujo envio foi pedido). Sigo a ordem da pauta e abrevio o nome de cada aluno (usando, em geral, as três primeiras letras do nome por que costumam ser tratados em aula), de forma a garantir grande privacidade (por exemplo, ninguém perceberá que «Ana» corresponde a «Ana»). Segue-se a nota da tarefa 1 (parágrafo com Argumento + Exemplo), da tarefa 2 (O Ano da Morte de ...) e da tarefa 3 (discurso interior ou falas no jantar de Marcenda). Para as tarefas 1 e 3 usei uma notação mais leve (com aqueles vistos que às vezes uso).
Depois verão as correções quando lhes enviar os PDF, mas não será tão cedo (incluirei outros trabalhos que tenho cá).
Genericamente, direi que, no parágrafo para Argumento + Exemplo, muitos ou não redigem um argumento (dão a sua posição, o que não é um argumento) ou não distinguem suficientemente argumento e exemplo. Também me pareceu que, por vezes, não teriam feito previamente os quatro parágrafos de um texto argumentativo e, portanto, quando tiveram de enviar um parágrado do desenvolvimento, misturaram aí aspetos que seriam da introdução.
Na tarefa 2, teria gostado que houvesse mais «intertextualidade» com a poesia (ou com os perfis) de Campos ou de Caeiro. Quando tiver tempo, e depois de emendar os poucos erros que tenham, talvez afixe as melhores redações (há alguns textos que conseguiram até imitar o estilo de Saramago — o que nem era exigido).
Na tarefa 3, o problema que encontrei mais foi a falta de pontuação (não estar nada ou estar apenas vírgula onde devia haver ponto final).

12.º 3.ª
Afo — V | B-/S+ | V(+)
Mar — V(+) | B-/B(-) | V+
Ana — V(+) | MB | V+
Par — V(-) | S+ | V
BeaB —V/V (+) | B+/B(+) | V+
BeaE — V/V(+) | B-/B(-) | V/V(+)
Ber —V/V(-) | B-/S+ | V/V(+)
Carl — V | S+ | V
Caro — V | S/S(+) | V
Edu — V | I+ [não usaste as letras todas — lê bem os enunciados] | V
Fra — V(+) | MB- | V+
IneC — V | B+/MB- | V(+)
InS — V(+) | MB | V+
IneM —V | B+ [narrador era para ser de 3.ª pessoa...] | V/V(+)
Leo —V | S- [não usaste as letras devidas] | V-
Maf —V+ | MB(-) | V+
Tit —V+ | MB | V+
Ter — V+ | MB | V+
Mat — V | B(-)/B- | V(+)
Mig —V | S+/B- | V(+)
Nic — V(-) | S | V
Ped —V(-) | B+/MB- | V(+)
Sof — V+ | MB(-) | V(+)

12.º 4.ª
Ado — V | S/S(-) | V
Pic — V(+) | B | V
And — V | B- [não era na 1.ª pessoa...] | V(-)
Cla — V(+) | B(-) | V (+)
Bot — Não recebi
Dia — V(+) | B+ | V+
Edu — V/V(+) | B- | V(+)
Emi — V/V | B-/B(-) | V(+)
Fra — V(+) | B(+) | V(+)
Gon — V+ | MB(-) | V+
Gui — V | S+ | V/V(+)
Hug — V | B(-) | V(+)
Joa — V+ | B+/MB- | V+
Rod — V+ | MB | V+
Jul — V+ | MB(-) | V+
Lau-C — V+/V(+) | MB | V+
Lau-O — V(+) | B(-) | V
Leo — V+ | B | V(+)
Lou — V | S+/B- | V
Mad — V | B-/S+ [só 338 palavras...] / V(+)
Maf — V+ | MB | V+
Marg — Não recebi
Mar — V(+) | MB | V+
Ped — V+ | MB | V+
Tom-N — V(+) | B(-) | V(+)
Tom-L — V(+) | B | V/V (+)

12.º 5.ª
Arr — V | S(+) | V(+)
Ale — V | B(-)/B | V(+)
Ana— V(+) | B | V+
Bea — V | B-/B(-) | V
Ent — V+ | B+ | V(+)
Eli — V- | S- | V
Mai — V | B+/MB- | V(+)
Ser — V | B(+) | V(+)
Joa — V(+) | B(+) | V
Gui — V(+)/V | B- | V+
Maf — V(-) | B(-) | V(+)
Leo — V(+) | MB(-) | V(+)
Mig — V | B | V(+)
Nat — V | B+ | V(+)
Art — V | S- | V(+)
Rit — V | S+ [eu pedira que fosse sobre Caeiro ou Campos...] | V+
Rod — V(+) | B- | V(+)
Sar — V | B(+) | V/V(+)
Vin — Não recebi
Gre — V(+)/V | B(-) | V(+)

12.º 9.ª
Luí — V/V(+) | B(-) | V(+)
Bea — V/V(+) | B- | V
Car — V | S+ | V/V(+)
Cat — V | S+/S(+) | V
Dan — V | S(+) | V
Dio — V | I+/S- [instruções não foram bem lidas] | V/V(+)
Fraª — V/V(+) | B (-) | V(+)
Fraº — Não recebi
Iva — V(+)/V+ | MB | V/V (+)
Lau — V(+) | B (-) | V+
Leo — V | B- | V(+)
Luc — V | B | V(+)
MarA — Não recebi
MarP — V+ | MB | V+
MarV — V+ | MB- | V+
MarS — V | B+/MB- | V(+)
MarM — V | B(-)/B | V+
MarO — V(+)/V | B(-)/B | V (+)
Mig — V | S | V
Ped — V(+) | B/B(-) | V(+)
Raq — V(+)/V | B/B(-) | V(+)
Sor — V | S | V
Tia — V/V(+) | S+/S(+) | V(+)
Pra  — V | S | V

#