Friday, August 30, 2019

Sínteses descritivas do 12.º 3.ª (2.º período)


[As apreciações qualitativas de cada domínio do Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática — reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra, incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos de informação parecerem discrepantes.]



Af 1

Leitura — S (questionários fracotes mas boa colaboração em aula); Escrita — S+; Oralidade — MB-/B+; Gramática — S-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Neste período não houve falhas de tarefas pedidas (o que, em outras alturas, impediu que tivesse melhores notas). Gramática, sobretudo, ainda é melhorável.



Ma 2

Leitura — B+; Escrita — B- (tem capacidade para fazer melhor, mas falhou algumas tarefas); Oralidade — B+/MB-; Gramática — B+ (mas não fez o último questionário). Falhas de assiduidade.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Mais uma vez houve problemas de compromisso com a disciplina (faltas a aulas; falhas de algumas tarefas). A classificação terá agora, no 3.º período, de ser confirmada. Se se mantiverem certas falhas a que aludi, há o risco de descida. Gostei das leituras de livros que foi fazendo.



An 3

Leitura — MB-/B+; Escrita — MB-; Oralidade — MB-/B+; Gramática — MB-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bem em termos de consolidação das capacidades nos vários domínios do Português, destacando-se o cuidado posto nos seus trabalhos. Deve melhorar a tendência para gerir mal os prazos e o tempo de cada tarefa.



Pa 4

Leitura — S(+); Escrita — S+; Oralidade — MB-/B+ (tenho em conta sobretudo tarefa de gravação; não fez uma segunda tarefa em aula, de leitura expressiva); Gramática — S+.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em geral, teve atitude mais atenta e concentrada, não havendo as falhas de compromisso com o trabalho em aula que apontei no início do ano. Porém, a classificação que atribuí foi otimista. Se não se mantiver esta linha evolutiva, o risco de descida de nota no 3.º período é efetivo. Há que continuar a procurar melhorar (leitura, escrita, gramática).



Be 5

Leitura — B+ (questionários um pouco aquém do que vale, mas muito boa atitude nas tarefas da aula); Escrita — B; Oralidade — MB-/B+; Gramática — B-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Dezoito absolutamente consistente (diria até que foi um «dezoito mais»). Muito boa atitude de trabalho, com as únicas críticas de, aqui e ali, haver alguma precipitação na velocidade de entrega das tarefas.



Be 6

Leitura — B(-); Escrita — B(-); Oralidade — B+/MB-; Gramática — B-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Se estivesse em conversa na última aula do período, diria que foi um «dezassete menos» (por exemplo, assiduidade não foi perfeita), pelo que, no 3.º período, é preciso manter a atitude de trabalho que tem tido. Mas houve evolução em quase todos os domínios do Português.



Be 7

Leitura — B(-); Escrita — B-/S+; Oralidade — S+; Gramática — B(-).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa atitude de trabalho em aula. Nas tarefas pedidas para casa, houve alguma precipitação, talvez até menor investimento do que podia ter havido (é aspeto que não deve descurar agora que as tarefas serão resolvidas em casa).



Ca 8

Leitura — B(-); Escrita — S+; Oralidade — B-; Gramática — S+.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco atitude de trabalho e recuperação em gramática. Bem sei que o dezasseis atribuído não melhora a média (que era, como é, de quinze), mas quis, ainda assim, reconhecer o compromisso sempre havido com a disciplina.



Ca 9

Leitura — B; Escrita — S+/B-; Oralidade — B(-) (conto com a leitura expressiva em aula, que foi boa); Gramática — B-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa atitude de trabalho. No 3.º período, deve ainda procurar confirmar a classificação que teve (escrita é a área em que é mais preciso melhorar).



Ed 10

Leitura — S; Escrita — S+; Oralidade — B; Gramática — S.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Conselho mais importante é que tenha concentração a ler bem as indicações (a tarefa mais longa da quarentena mostrou que não houvera esse cuidado de interpretação sem precipitações). Dezasseis foi otimista face ao que realmente se passou. Há que manter algum investimento neste 3.º período.



Fr 11

Leitura — MB; Escrita — MB(-); Oralidade — MB; Gramática — MB-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Esteve sempre muito bem, juntando disciplina de trabalho às capacidades que tem.



In 12

Leitura — MB; Escrita — MB-/B+; Oralidade — MB; Gramática — B+.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Continuou a haver evolução positiva. Terá sido, desta vez, um «dezanove mais». Nada há a criticar.



In 13

Leitura — MB; Escrita — MB-; Oralidade — MB; Gramática — B+.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco evolução em gramática, capacidades de expressão (muito boas escrita e leitura em voz alta) e atitude de trabalho em aula.



In 14

Leitura — MB; Escrita — B(+); Oralidade — B+/MB-; Gramática — MB.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Foi, digamos, «dezanove menos». Em algumas tarefas de produção (escrita; trabalho de gravação) resultado seria melhor se não tivesse havido precipitação na leitura das indicações. Mantiveram-se, entretanto, as suas muito boas capacidades.



Le 15

Leitura — S+; Escrita — I+ (tarefas importantes não foram feitas); Oralidade — B+; Gramática — S. Assiduidade não exemplar.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Foi um «treze menos». Houve falhas de compromisso com a disciplina (algumas faltas a aulas; falhas de trabalhos pedidos para casa). Em aula, porém, a atitude foi de trabalho. No 3.º período não deve desligar-se do acompanhamento das aulas (como me pareceu ter acontecido recentemente).



Ma 16

Leitura — B+; Escrita — MB-/B+; Oralidade — MB; Gramática — S+.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco os muito bons resultados nos domínios de produção (gravação e leitura expressiva; escrita) e a colaboração em aula. Creio que ainda pode evoluir em gramática (como não fiz testagem deste domínio isoladamente, não tenho a certeza absoluta do seu aproveitamento nesta área). E, claro, vale a pena ir lendo sempre.



Ti 17

Leitura — MB (embora questionários não estivessem a este nível, é preciso contar com trabalho com os textos em aula); Escrita — MB; Oralidade — MB; Gramática — B-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bom trabalho (aula e casa). Julgo que em gramática ainda não atingiu o nível a que pode chegar.



Te 18

Leitura — MB; Escrita — MB; Oralidade — MB(-); Gramática — MB.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Esteve muitíssimo bem (e em todos os domínios).



Ma 19

Leitura — B (mas faltou a dois dos três questionários); Escrita — B-/S+ (tem melhores capacidades, mas não fez dois dos trabalhos mais importantes); Oralidade — B; Gramática — Andará por B-, tenho poucos elementos, em parte porque faltou a dois questionários.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Desta vez houve de novo as falhas de «compromisso com o trabalho escolar» que tinham acontecido há anos (alguma falta de pontualidade, falhas de trabalhos pedidos para casa). Deve investir mais no trabalho neste 3.º período para tentar ainda ficar com a média com que estava.



Mi 20

Leitura — B+; Escrita — B-/S+; Oralidade — B+; Gramática — B.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre boa atitude de trabalho. Escrita é a área que deve procurar melhorar.



Ni 21

Leitura — S; Escrita — S; Oralidade — B-; Gramática — I.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Algumas vezes pareceu-me ter havido um certo desalento, menor investimento no trabalho. Falhou a tarefa de escrita pedida para casa mais importante. Continuo a achar que era possível, com esforço de poucas horas, melhorar muito em gramática. Conselho: tentar ainda melhorar a classificação.



Pe 22

Leitura — B; Escrita — B(+); Oralidade — B; Gramática — Não tenho ideia segura (fez dois de três questionários; a testagem de gramática não foi feita isoladamente).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Classificação foi otimista. Desta vez, houve falhas também, creio, ao nível do investimento na disciplina (ou, pelo menos, na concentração com que encarou alguns dos trabalhos). Peço que haja neste último período renovada aplicação.



So 23

Leitura — MB; Escrita — MB-; Oralidade — MB; Gramática — B+ (mas é um domínio que não pude testar como deveria).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco a boa capacidade para se concentrar nas tarefas a resolver e executá-las com eficiência e qualidade (por vezes, com sensibilidade estética).