Sínteses descritivas do 12.º 3.ª (2.º período)
[As apreciações qualitativas de cada domínio do
Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e
indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em
gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática
— reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra,
incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos
de informação parecerem discrepantes.]
Af 1
Leitura — S (questionários fracotes mas boa
colaboração em aula); Escrita — S+; Oralidade — MB-/B+; Gramática — S-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Neste período não
houve falhas de tarefas pedidas (o que, em outras alturas, impediu que tivesse
melhores notas). Gramática, sobretudo, ainda é melhorável.
Ma 2
Leitura — B+; Escrita — B- (tem capacidade para
fazer melhor, mas falhou algumas tarefas); Oralidade — B+/MB-; Gramática — B+
(mas não fez o último questionário). Falhas de assiduidade.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Mais uma vez houve
problemas de compromisso com a disciplina (faltas a aulas; falhas de algumas
tarefas). A classificação terá agora, no 3.º período, de ser confirmada. Se se
mantiverem certas falhas a que aludi, há o risco de descida. Gostei das
leituras de livros que foi fazendo.
An 3
Leitura — MB-/B+; Escrita — MB-; Oralidade — MB-/B+;
Gramática — MB-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bem em termos de
consolidação das capacidades nos vários domínios do Português, destacando-se o
cuidado posto nos seus trabalhos. Deve melhorar a tendência para gerir mal os
prazos e o tempo de cada tarefa.
Pa 4
Leitura — S(+); Escrita — S+; Oralidade — MB-/B+
(tenho em conta sobretudo tarefa de gravação; não fez uma segunda tarefa em
aula, de leitura expressiva); Gramática — S+.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em geral, teve atitude
mais atenta e concentrada, não havendo as falhas de compromisso com o trabalho
em aula que apontei no início do ano. Porém, a classificação que atribuí foi
otimista. Se não se mantiver esta linha evolutiva, o risco de descida de nota
no 3.º período é efetivo. Há que continuar a procurar melhorar (leitura,
escrita, gramática).
Be 5
Leitura — B+ (questionários um pouco aquém do que
vale, mas muito boa atitude nas tarefas da aula); Escrita — B; Oralidade — MB-/B+;
Gramática — B-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Dezoito absolutamente
consistente (diria até que foi um «dezoito mais»). Muito boa atitude de
trabalho, com as únicas críticas de, aqui e ali, haver alguma precipitação na
velocidade de entrega das tarefas.
Be 6
Leitura — B(-); Escrita — B(-); Oralidade — B+/MB-;
Gramática — B-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Se estivesse em
conversa na última aula do período, diria que foi um «dezassete menos» (por
exemplo, assiduidade não foi perfeita), pelo que, no 3.º período, é preciso
manter a atitude de trabalho que tem tido. Mas houve evolução em quase todos os
domínios do Português.
Be 7
Leitura — B(-); Escrita — B-/S+; Oralidade — S+;
Gramática — B(-).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa atitude de
trabalho em aula. Nas tarefas pedidas para casa, houve alguma precipitação,
talvez até menor investimento do que podia ter havido (é aspeto que não deve
descurar agora que as tarefas serão resolvidas em casa).
Ca 8
Leitura — B(-); Escrita — S+; Oralidade — B-;
Gramática — S+.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco atitude de
trabalho e recuperação em gramática. Bem sei que o dezasseis atribuído não melhora
a média (que era, como é, de quinze), mas quis, ainda assim, reconhecer o
compromisso sempre havido com a disciplina.
Ca 9
Leitura — B; Escrita — S+/B-; Oralidade — B(-)
(conto com a leitura expressiva em aula, que foi boa); Gramática — B-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa atitude de
trabalho. No 3.º período, deve ainda procurar confirmar a classificação que
teve (escrita é a área em que é mais preciso melhorar).
Ed 10
Leitura — S; Escrita — S+; Oralidade — B; Gramática
— S.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Conselho mais
importante é que tenha concentração a ler bem as indicações (a tarefa mais
longa da quarentena mostrou que não houvera esse cuidado de interpretação sem
precipitações). Dezasseis foi otimista face ao que realmente se passou. Há que
manter algum investimento neste 3.º período.
Fr 11
Leitura — MB; Escrita — MB(-); Oralidade — MB;
Gramática — MB-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Esteve sempre muito
bem, juntando disciplina de trabalho às capacidades que tem.
In 12
Leitura — MB; Escrita — MB-/B+; Oralidade — MB;
Gramática — B+.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Continuou a haver
evolução positiva. Terá sido, desta vez, um «dezanove mais». Nada há a
criticar.
In 13
Leitura — MB; Escrita — MB-; Oralidade — MB;
Gramática — B+.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco evolução em
gramática, capacidades de expressão (muito boas escrita e leitura em voz alta)
e atitude de trabalho em aula.
In 14
Leitura — MB; Escrita — B(+); Oralidade — B+/MB-;
Gramática — MB.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Foi, digamos, «dezanove
menos». Em algumas tarefas de produção (escrita; trabalho de gravação)
resultado seria melhor se não tivesse havido precipitação na leitura das
indicações. Mantiveram-se, entretanto, as suas muito boas capacidades.
Le 15
Leitura — S+; Escrita — I+ (tarefas importantes não
foram feitas); Oralidade — B+; Gramática — S. Assiduidade não exemplar.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Foi um «treze menos». Houve
falhas de compromisso com a disciplina (algumas faltas a aulas; falhas de
trabalhos pedidos para casa). Em aula, porém, a atitude foi de trabalho. No 3.º
período não deve desligar-se do acompanhamento das aulas (como me pareceu ter
acontecido recentemente).
Ma 16
Leitura — B+; Escrita — MB-/B+; Oralidade — MB;
Gramática — S+.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco os muito bons
resultados nos domínios de produção (gravação e leitura expressiva; escrita) e
a colaboração em aula. Creio que ainda pode evoluir em gramática (como não fiz
testagem deste domínio isoladamente, não tenho a certeza absoluta do seu
aproveitamento nesta área). E, claro, vale a pena ir lendo sempre.
Ti 17
Leitura — MB (embora questionários não estivessem a
este nível, é preciso contar com trabalho com os textos em aula); Escrita — MB;
Oralidade — MB; Gramática — B-.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bom trabalho
(aula e casa). Julgo que em gramática ainda não atingiu o nível a que pode
chegar.
Te 18
Leitura — MB; Escrita — MB; Oralidade — MB(-);
Gramática — MB.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Esteve muitíssimo bem
(e em todos os domínios).
Ma 19
Leitura — B (mas faltou a dois dos três
questionários); Escrita — B-/S+ (tem melhores capacidades, mas não fez dois dos
trabalhos mais importantes); Oralidade — B; Gramática — Andará por B-, tenho
poucos elementos, em parte porque faltou a dois questionários.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Desta vez houve de
novo as falhas de «compromisso com o trabalho escolar» que tinham acontecido há
anos (alguma falta de pontualidade, falhas de trabalhos pedidos para casa).
Deve investir mais no trabalho neste 3.º período para tentar ainda ficar com a
média com que estava.
Mi 20
Leitura — B+; Escrita — B-/S+; Oralidade — B+;
Gramática — B.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre boa atitude de
trabalho. Escrita é a área que deve procurar melhorar.
Ni 21
Leitura — S; Escrita — S; Oralidade — B-; Gramática
— I.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Algumas vezes
pareceu-me ter havido um certo desalento, menor investimento no trabalho.
Falhou a tarefa de escrita pedida para casa mais importante. Continuo a achar
que era possível, com esforço de poucas horas, melhorar muito em gramática.
Conselho: tentar ainda melhorar a classificação.
Pe 22
Leitura — B; Escrita — B(+); Oralidade — B;
Gramática — Não tenho ideia segura (fez dois de três questionários; a testagem
de gramática não foi feita isoladamente).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Classificação foi
otimista. Desta vez, houve falhas também, creio, ao nível do investimento na
disciplina (ou, pelo menos, na concentração com que encarou alguns dos
trabalhos). Peço que haja neste último período renovada aplicação.
So 23
Leitura — MB; Escrita — MB-; Oralidade — MB;
Gramática — B+ (mas é um domínio que não pude testar como deveria).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Destaco a boa
capacidade para se concentrar nas tarefas a resolver e executá-las com
eficiência e qualidade (por vezes, com sensibilidade estética).
<< Home