Sínteses descritivas do 12.º 9.ª (2.º período)
[As apreciações qualitativas de cada domínio do
Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e
indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em
gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática
— reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra,
incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos
de informação parecerem discrepantes.]
Lu 2
Leitura — B-; Escrita — B(-); Oralidade — B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas, tendo em
conta resultados de questionário de compreensão, que também implicava
gramática, ainda há que melhorar).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Bom trabalho em aula.
Todas as tarefas entregues. Neste 3.º período, ainda deve procurar melhorar a
classificação (o que era útil mesmo em termos de média dos três anos).
Be 4
Leitura — B- (irregular nos questionários, mas eficiente
em aula); Escrita — B- (dois dos poucos escritos pedidos para casa não foram
feitos); Oralidade — MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais
específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tem havido este ano
mais trabalho (capacidades sempre houve), embora surja ainda uma ou outra
desarrumação esporádica. Neste 3.º período, ainda deve procurar melhorar a
classificação (o que era útil mesmo em termos de média dos três anos).
Ca 5
Leitura — B-; Escrita — S; Oralidade — B(-);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas talvez tenha
já havido ligeira recuperação).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não houve falhas nas
tarefas pedidas para casa. Em aula, trabalha com rapidez (talvez até com
demasiada rapidez: é preciso rever mais). Em cima, digo que talvez já tenha
havido evolução em gramática (e, se sim, vale a pena que esse progresso
continue). Gostei da última redação (o texto maior da quarentena). Ainda deve
procurar melhorar a sua classificação.
Ca 6
Leitura — S+; Escrita — S(+); Oralidade — MB-/B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trabalhou bem em aula
(com excessiva demora no arranque da escrita: deve procurar iniciar os textos
mais rapidamente). Cumpriu tudo o que foi pedido para casa (destaco muito bom
trabalho de oral/Pessoa). Admito que haja que progredir em gramática. Ainda
deve procurar melhorar classificação.
Da 7
Leitura — S (falhou muito nos questionários, mas,
em compensação, tem tido sempre boa concentração a resolver as fichas do dia a
dia sobre textos); Escrita — S; Oralidade — S+/B- (melhor a leitura expressiva
em aula do que o trabalho com Pessoa, em que podia ter investido mais...);
Gramática — I (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas as
classificações nos questionários de compreensão, que tinham muitos itens de
gramática, indiciam que não houve ainda recuperação neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Fez todas as tarefas
pedidas para casa. Colaborou bem em aula. Dois conselhos: fazer agora um
esforço em gramática (no exame seria uma parte que ficaria segura); continuar a
melhorar nos vários domínios, seguindo as aulas e enviando as tarefas, até para
não descartar a possibilidade de melhorar a classificação.
Di 8
Leitura — S+; Escrita — S+ (até valeria mais, mas
às vezes não cumpre a indicação pedida); Oralidade — S+; Gramática — ? (não
chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Fez todas as tarefas
pedidas. Também, na maioria das aulas, esteve concentrado. É preciso ter mais calma
na leitura dos enunciados e nas diversas indicações de tarefas (tem sido várias
vezes prejudicado por ter interpretado precipitadamente o que se pedia). E
arrisco que a gramática precisa de ser mais estudada. Até por causa da média
dos três anos, deve tentar melhorar ainda a classificação.
Fr 9
Leitura — B; Escrita — B(-); Oralidade — B+;
Gramática — B(+)? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os
questionários de compreensão, com bastante gramática, indiciam que terá
conhecimentos razoáveis neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tratou-se, por
enquanto, de um «dezoito menos». Destaco a busca de qualidade, o empenho, que
põe no seu trabalho. Daí que chegue, muitas vezes, a soluções criativas,
originais. Na escrita, o que falha é relativamente superficial (por vezes, a
ortografia).
Fr 10
Leitura — S; Escrita — I (falhou vários trabalhos
pedidos); Oralidade — I (fez uma boa leitura expressiva, mas não entregou o
trabalho mais importante, uma gravação com Pessoa); Gramática — ? (não chegámos
a fazer testagem mais específica, mas, dadas as notas nos questionários de
compreensão, que tinham bastantes itens de gramática, também ainda tem de
melhorar neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Diria que a
classificação é de «nove menos». Esta negativa não resulta de falta de
capacidades, mas de não ter cumprido tarefas pedidas para casa (redações mais
importantes, trabalho de «fundo» com Pessoa, até os trabalhos todos da
quarentena). Em aula, foi fazendo as tarefas. Como disse em cima, fez uma boa
leitura expressiva. Neste 3.º período deve encarar o trabalho (que,
perigosamente, começará por ser sempre em casa) com mais «compromisso», até
para tentar melhorar ainda a classificação.
Iv 11
Leitura — MB; Escrita — MB-/B+; Oralidade — MB-/B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas tenho-me
apercebido de que há ainda margem de progressão neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em aula, resolve tudo
muito bem (aqui e ali, até com demasiada rapidez, não se confrontando com
pontos mais difíceis). Em matéria de trabalhos de casa, muito bem também, mas
apontaria a necessidade de rever gramática. (Houve, por vezes, conversa
excessiva, mais para a frente do que para o lado.)
La 12
Leitura — S+ (questionários fracotes, mas
eficiência nas tarefas correntes sobre textos); Escrita — B- (mas conseguiria
fazer melhor); Oralidade — B+/MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem
mais específica, mas os fracos resultados nos questionários de compreensão, com
bastante gramática, devem querer dizer que esta área precisa de ser recuperada).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tratou-se de um
«dezasseis mais». Esteve melhor nas tarefas de produção (escrita; expressão
oral) do que nas que implicam receção (questionários de compreensão;
gramática). Por vezes, demasiada conversa (para trás). É claro que deve tentar
ainda melhorar esta classificação no 3.º período.
Le 13
Leitura — B+ (questionários só S, mas bom trabalho
em aula com os textos); Escrita — B-; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não
chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Cumpriu sempre. Muito
eficiente em aula, mas talvez, quanto a escritos, excessivamente rápida (é
preciso rever, reescrever aqui e ali). Também teria muitas vantagens em fazer uns
momentos de estudo de gramática.
Lú 14
Leitura — S+/B-; Escrita — S(+) (a redação mais
importante da quarentena terá sido pouco ajudada?); Oralidade — MB-; Gramática
— ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas admito que já tenha
subido).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trabalho em aula
sempre consciencioso. Não falhou tarefas. Tem vindo a melhorar.
Ma 15
Leitura — S+; Escrita — Seria B-, mas há demasiadas
falhas de trabalhos; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não chegámos a fazer
testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — A classificação é um
«treze menos». Para não descer esta nota, no próximo período tem de ter outro
tipo de compromisso. Nas duas últimas semanas não terá seguido as aulas. Além
de não ter entregado as tarefas ditas da Quarentena, também já falhara outras
duas, de escrita, pedidas para casa. E, no entanto, em aula trabalha bem.
Ma 16
Leitura — MB(-); Escrita — B+/MB-; Oralidade — MB-;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas no período
passado já tinha atingido muito bom nível neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trabalhou muito bem em
aula. Fez todas as tarefas pedidas para casa. A última redação (trabalho maior
da quarentena) mostra o nível a que sua escrita pode chegar sempre.
Ma 18
Leitura — MB-; Escrita — B+/MB-; Oralidade — MB;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas já no período
passado atingira muito bom nível nestas áreas).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em todos os domínios
do Português revela muito boas capacidades. Tem cumprido as tarefas pedidas
para casa. Em aula é muito eficiente (e, no entanto, houve algumas falhas «de
compromisso»; salvo erro: trabalhos de outras disciplinas; telemóvel; alguma
conversa quando expunha eu).
Ma 19
Leitura — B(-); Escrita — B+; Oralidade — B(+);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas ainda haverá
que melhorar).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trata-se de um
«dezassete mais». Subirá ainda certamente no 3.º período. Tê-la-á prejudicado
facto de não termos chegado a fazer testagem de gramática? É que os
questionários de compreensão, que tinham muitas perguntas de gramática, e que
terei de usar como indicador do aproveitamento em gramática, indiciam que ainda
haverá que rever mais este domínio. Saliento como melhor área a escrita.
Ma 20
Leitura — B(-); Escrita — B; Oralidade — B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os últimos
questionários de compreensão, que tinham muitos itens de gramática, dão a ideia
de que este domínio é melhorável).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito boa colaboração
em aula. Cumpriu todas as tarefas pedidas para casa. Escrita parece estar a
evoluir positivamente.
Ma 21
Leitura — S; Escrita — B-; Oralidade — MB-/B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os
questionários de compreensão, com bastante gramática, não estavam famosos).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trata-se, digamos, de
um «dezassete menos», que gostaria de ver confirmado no 3.º período. Tem estado
melhor nas tarefas de produção (expressão oral; escrita) do que nas que implicam
a receção (compreensão de textos; gramática). Sempre cumpridora, em aula
aplica-se bem, mas deve procurar gerir melhor o tempo de cada tarefa.
Mi 22
Leitura — I; Escrita — S-; Oralidade — S+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica). Fraca
assiduidade.
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tem havido demasias
faltas a aulas. Quando em aula, quando quer, resolve bem, mas nem sempre esteve
empenhado em resolver bem (pareceu-me haver momentos em que «fazia por fazer»).
Saliento uma boa leitura expressiva em aula. Neste último período, deve seguir
mesmo aulas e tentar ainda ter a melhor nota possível.
Pe 23
Leitura — B; Escrita — B (+); Oralidade — B(-)#;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Ainda deve tentar
melhorar esta classificação. Para isso, terá de subir a gramática (admito até
que esse processo estivesse em curso). Quanto ao resto, ou é contingente
(questionários de compreensão) ou não oferece motivos para reparos.
Ra 24
Leitura — S+; Escrita — B-; Oralidade — B(+);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; aferindo pelos
questionários de compreensão, que tinham muita gramática, adivinho que haja
alguma recuperação mas que ainda será melhorar mais um tanto).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trata-se de um «quinze
menos». Esteve melhor no que implica produção (expressão oral; escrita) do que
no que implica receção (compreensão: os questionários). Cumpriu todas as
tarefas pedidas para casa e esteve agora «mais dentro» dos trabalhos da aula.
So 25
Leitura — B- (questionários fracotes, mas muito bem
com a interpretação dos textos pelas fichas correntes no dia a dia das aulas);
Escrita — S+/B-; Oralidade — B; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem
mais específica, mas tenho boa ideia do seu aproveitamento pelo que vou
observando em aula).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito boa colaboração
em aula. Na escrita é importante ir pensando em termos de registo específico
(como passar o que se pensa para esse particular modo de expressão) e não partir
do princípio de que se trata apenas de transpor a fala para o papel.
Ti 26
Leitura — S(-); Escrita — S+; Oralidade — S;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas creio que
ainda há que evoluir bastante).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Ainda falhou dois
tepecês de escrita, mas tem-se mostrado mais cumpridor. Tem aliás boa
capacidade de escrita, o que não fica claro nos resultados finais por haver,
por vezes, estas falhas de trabalhos pedidos para casa. Ainda deve tentar
melhorar a classificação.
Pr 27
Leitura — S (questionários de S- ou I+, mas capacidade
para resolver aceitavelmente os trabalhos em aula sobre textos); Escrita — S-
(boa leitura expressiva em aula, mas trabalho mais importante fracote);
Oralidade — S(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica;
no entanto, aferindo pelos questionários de compreensão, que tinham bastante
gramática, é domínio em que ainda tem de melhorar).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Ainda não houve a
assiduidade desejável e pontualidade também ainda tem de melhorar. Quanto a
tarefas pedidas para casa, neste período só falhou uns escritos logo no início
do período. Em aula tem trabalhado. A classificação ainda teve de incorporar a
fraca nota do 1.º período. No 3.º período pode subir (até para não estragar a
média que trazia dos anos anteriores), mas há que ir sempre seguindo as aulas
neste fase não-presencial e fazendo as tarefas aí pedidas.
<< Home