Friday, August 30, 2019

Sínteses descritivas do 12.º 9.ª (2.º período)


[As apreciações qualitativas de cada domínio do Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática — reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra, incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos de informação parecerem discrepantes.]



Lu 2

Leitura — B-; Escrita — B(-); Oralidade — B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas, tendo em conta resultados de questionário de compreensão, que também implicava gramática, ainda há que melhorar).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Bom trabalho em aula. Todas as tarefas entregues. Neste 3.º período, ainda deve procurar melhorar a classificação (o que era útil mesmo em termos de média dos três anos).



Be 4

Leitura — B- (irregular nos questionários, mas eficiente em aula); Escrita — B- (dois dos poucos escritos pedidos para casa não foram feitos); Oralidade — MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tem havido este ano mais trabalho (capacidades sempre houve), embora surja ainda uma ou outra desarrumação esporádica. Neste 3.º período, ainda deve procurar melhorar a classificação (o que era útil mesmo em termos de média dos três anos).



Ca 5

Leitura — B-; Escrita — S; Oralidade — B(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas talvez tenha já havido ligeira recuperação).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não houve falhas nas tarefas pedidas para casa. Em aula, trabalha com rapidez (talvez até com demasiada rapidez: é preciso rever mais). Em cima, digo que talvez já tenha havido evolução em gramática (e, se sim, vale a pena que esse progresso continue). Gostei da última redação (o texto maior da quarentena). Ainda deve procurar melhorar a sua classificação.



Ca 6

Leitura — S+; Escrita — S(+); Oralidade — MB-/B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trabalhou bem em aula (com excessiva demora no arranque da escrita: deve procurar iniciar os textos mais rapidamente). Cumpriu tudo o que foi pedido para casa (destaco muito bom trabalho de oral/Pessoa). Admito que haja que progredir em gramática. Ainda deve procurar melhorar classificação.



Da 7

Leitura — S (falhou muito nos questionários, mas, em compensação, tem tido sempre boa concentração a resolver as fichas do dia a dia sobre textos); Escrita — S; Oralidade — S+/B- (melhor a leitura expressiva em aula do que o trabalho com Pessoa, em que podia ter investido mais...); Gramática — I (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas as classificações nos questionários de compreensão, que tinham muitos itens de gramática, indiciam que não houve ainda recuperação neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Fez todas as tarefas pedidas para casa. Colaborou bem em aula. Dois conselhos: fazer agora um esforço em gramática (no exame seria uma parte que ficaria segura); continuar a melhorar nos vários domínios, seguindo as aulas e enviando as tarefas, até para não descartar a possibilidade de melhorar a classificação.



Di 8

Leitura — S+; Escrita — S+ (até valeria mais, mas às vezes não cumpre a indicação pedida); Oralidade — S+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Fez todas as tarefas pedidas. Também, na maioria das aulas, esteve concentrado. É preciso ter mais calma na leitura dos enunciados e nas diversas indicações de tarefas (tem sido várias vezes prejudicado por ter interpretado precipitadamente o que se pedia). E arrisco que a gramática precisa de ser mais estudada. Até por causa da média dos três anos, deve tentar melhorar ainda a classificação.



Fr 9

Leitura — B; Escrita — B(-); Oralidade — B+; Gramática — B(+)? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os questionários de compreensão, com bastante gramática, indiciam que terá conhecimentos razoáveis neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tratou-se, por enquanto, de um «dezoito menos». Destaco a busca de qualidade, o empenho, que põe no seu trabalho. Daí que chegue, muitas vezes, a soluções criativas, originais. Na escrita, o que falha é relativamente superficial (por vezes, a ortografia).



Fr 10

Leitura — S; Escrita — I (falhou vários trabalhos pedidos); Oralidade — I (fez uma boa leitura expressiva, mas não entregou o trabalho mais importante, uma gravação com Pessoa); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, dadas as notas nos questionários de compreensão, que tinham bastantes itens de gramática, também ainda tem de melhorar neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Diria que a classificação é de «nove menos». Esta negativa não resulta de falta de capacidades, mas de não ter cumprido tarefas pedidas para casa (redações mais importantes, trabalho de «fundo» com Pessoa, até os trabalhos todos da quarentena). Em aula, foi fazendo as tarefas. Como disse em cima, fez uma boa leitura expressiva. Neste 3.º período deve encarar o trabalho (que, perigosamente, começará por ser sempre em casa) com mais «compromisso», até para tentar melhorar ainda a classificação.



Iv 11

Leitura — MB; Escrita — MB-/B+; Oralidade — MB-/B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas tenho-me apercebido de que há ainda margem de progressão neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em aula, resolve tudo muito bem (aqui e ali, até com demasiada rapidez, não se confrontando com pontos mais difíceis). Em matéria de trabalhos de casa, muito bem também, mas apontaria a necessidade de rever gramática. (Houve, por vezes, conversa excessiva, mais para a frente do que para o lado.)



La 12

Leitura — S+ (questionários fracotes, mas eficiência nas tarefas correntes sobre textos); Escrita — B- (mas conseguiria fazer melhor); Oralidade — B+/MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os fracos resultados nos questionários de compreensão, com bastante gramática, devem querer dizer que esta área precisa de ser recuperada).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tratou-se de um «dezasseis mais». Esteve melhor nas tarefas de produção (escrita; expressão oral) do que nas que implicam receção (questionários de compreensão; gramática). Por vezes, demasiada conversa (para trás). É claro que deve tentar ainda melhorar esta classificação no 3.º período.



Le 13

Leitura — B+ (questionários só S, mas bom trabalho em aula com os textos); Escrita — B-; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Cumpriu sempre. Muito eficiente em aula, mas talvez, quanto a escritos, excessivamente rápida (é preciso rever, reescrever aqui e ali). Também teria muitas vantagens em fazer uns momentos de estudo de gramática.



Lú 14

Leitura — S+/B-; Escrita — S(+) (a redação mais importante da quarentena terá sido pouco ajudada?); Oralidade — MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas admito que já tenha subido).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trabalho em aula sempre consciencioso. Não falhou tarefas. Tem vindo a melhorar.



Ma 15

Leitura — S+; Escrita — Seria B-, mas há demasiadas falhas de trabalhos; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — A classificação é um «treze menos». Para não descer esta nota, no próximo período tem de ter outro tipo de compromisso. Nas duas últimas semanas não terá seguido as aulas. Além de não ter entregado as tarefas ditas da Quarentena, também já falhara outras duas, de escrita, pedidas para casa. E, no entanto, em aula trabalha bem.



Ma 16

Leitura — MB(-); Escrita — B+/MB-; Oralidade — MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas no período passado já tinha atingido muito bom nível neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trabalhou muito bem em aula. Fez todas as tarefas pedidas para casa. A última redação (trabalho maior da quarentena) mostra o nível a que sua escrita pode chegar sempre.



Ma 18

Leitura — MB-; Escrita — B+/MB-; Oralidade — MB; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas já no período passado atingira muito bom nível nestas áreas).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em todos os domínios do Português revela muito boas capacidades. Tem cumprido as tarefas pedidas para casa. Em aula é muito eficiente (e, no entanto, houve algumas falhas «de compromisso»; salvo erro: trabalhos de outras disciplinas; telemóvel; alguma conversa quando expunha eu).



Ma 19

Leitura — B(-); Escrita — B+; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas ainda haverá que melhorar).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trata-se de um «dezassete mais». Subirá ainda certamente no 3.º período. Tê-la-á prejudicado facto de não termos chegado a fazer testagem de gramática? É que os questionários de compreensão, que tinham muitas perguntas de gramática, e que terei de usar como indicador do aproveitamento em gramática, indiciam que ainda haverá que rever mais este domínio. Saliento como melhor área a escrita.



Ma 20

Leitura — B(-); Escrita — B; Oralidade — B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os últimos questionários de compreensão, que tinham muitos itens de gramática, dão a ideia de que este domínio é melhorável).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito boa colaboração em aula. Cumpriu todas as tarefas pedidas para casa. Escrita parece estar a evoluir positivamente.



Ma 21

Leitura — S; Escrita — B-; Oralidade — MB-/B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os questionários de compreensão, com bastante gramática, não estavam famosos).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trata-se, digamos, de um «dezassete menos», que gostaria de ver confirmado no 3.º período. Tem estado melhor nas tarefas de produção (expressão oral; escrita) do que nas que implicam a receção (compreensão de textos; gramática). Sempre cumpridora, em aula aplica-se bem, mas deve procurar gerir melhor o tempo de cada tarefa.



Mi 22

Leitura — I; Escrita — S-; Oralidade — S+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica). Fraca assiduidade.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tem havido demasias faltas a aulas. Quando em aula, quando quer, resolve bem, mas nem sempre esteve empenhado em resolver bem (pareceu-me haver momentos em que «fazia por fazer»). Saliento uma boa leitura expressiva em aula. Neste último período, deve seguir mesmo aulas e tentar ainda ter a melhor nota possível.



Pe 23

Leitura — B; Escrita — B (+); Oralidade — B(-)#; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Ainda deve tentar melhorar esta classificação. Para isso, terá de subir a gramática (admito até que esse processo estivesse em curso). Quanto ao resto, ou é contingente (questionários de compreensão) ou não oferece motivos para reparos.



Ra 24

Leitura — S+; Escrita — B-; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; aferindo pelos questionários de compreensão, que tinham muita gramática, adivinho que haja alguma recuperação mas que ainda será melhorar mais um tanto).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Trata-se de um «quinze menos». Esteve melhor no que implica produção (expressão oral; escrita) do que no que implica receção (compreensão: os questionários). Cumpriu todas as tarefas pedidas para casa e esteve agora «mais dentro» dos trabalhos da aula.



So 25

Leitura — B- (questionários fracotes, mas muito bem com a interpretação dos textos pelas fichas correntes no dia a dia das aulas); Escrita — S+/B-; Oralidade — B; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas tenho boa ideia do seu aproveitamento pelo que vou observando em aula).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito boa colaboração em aula. Na escrita é importante ir pensando em termos de registo específico (como passar o que se pensa para esse particular modo de expressão) e não partir do princípio de que se trata apenas de transpor a fala para o papel.



Ti 26

Leitura — S(-); Escrita — S+; Oralidade — S; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; mas creio que ainda há que evoluir bastante).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Ainda falhou dois tepecês de escrita, mas tem-se mostrado mais cumpridor. Tem aliás boa capacidade de escrita, o que não fica claro nos resultados finais por haver, por vezes, estas falhas de trabalhos pedidos para casa. Ainda deve tentar melhorar a classificação.



Pr 27

Leitura — S (questionários de S- ou I+, mas capacidade para resolver aceitavelmente os trabalhos em aula sobre textos); Escrita — S- (boa leitura expressiva em aula, mas trabalho mais importante fracote); Oralidade — S(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; no entanto, aferindo pelos questionários de compreensão, que tinham bastante gramática, é domínio em que ainda tem de melhorar).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Ainda não houve a assiduidade desejável e pontualidade também ainda tem de melhorar. Quanto a tarefas pedidas para casa, neste período só falhou uns escritos logo no início do período. Em aula tem trabalhado. A classificação ainda teve de incorporar a fraca nota do 1.º período. No 3.º período pode subir (até para não estragar a média que trazia dos anos anteriores), mas há que ir sempre seguindo as aulas neste fase não-presencial e fazendo as tarefas aí pedidas.