Friday, August 30, 2019

Aula 14 da Quarentena (= 135-136)


Aula 135-136 [= 14 da Quarentena] (4 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 5/mai [4.ª]) Para aproveitarmos termos lido «A Contrafé» na última aula, podemos hoje reler (parto do princípio de que todos já leram O Ano da Morte de Ricardo Reis ou já estão muito avançados) o passo consequente, o interrogatório nas instalações da PVDE. Eram estas na Rua António Maria Cardoso, que ficou para sempre a isso associada. A «António Maria Cardoso» ainda é, para a minha geração ou para a anterior, metonímia de PIDE. Hoje esse prédio está transformado em apartamentos. Na Apresentação verão várias perspetivas da rua em causa, acabando nas do 25 de abril de 74, incluindo uma célebre do interior, e numa do condomínio atual.

O texto intitula-se «Na sede da PVDE», está nas pp. 270 a 274 do manual, é portanto longo, mas já o conhecerão pela leitura do próprio livro de Saramago. A quem não tenha em casa O Ano da Morte de Ricardo Reis volto a recomentar o PDF, descarregável aqui.

De qualquer modo, ficam reproduzidas as cinco páginas do manual. Acrescento uma sexta (p. 275), que apoia a resposta às perguntas da p. 274, sobre Sequências textuais.








Na p. 270, a partir da l. 25, ainda se refere brevemente o caminho entre o Hotel Bragança e a PVDE, na Rua António Maria Cardoso. Mas o percurso está mais bem descrito ainda na parte que lemos na última aula (na voz de Salvador, que o explica a Reis):

«primeiro sobe a Rua do Alecrim até à esquina da igreja, depois vira à direita, ainda outra vez à direita, adiante há um cinema, o Chiado Terrasse, do outro lado da rua está à o Teatro de S. Luís, rei de França, são bons lugares para distrair-se uma pessoa, artes de luz e de palco, a polícia é logo a seguir, não tem nada que errar, ou terá sido por ter errado tanto que o chamaram cá» (p. 268 do manual).

Vê esse percurso pelo GoogleMaps (prometo que não te farei ouvir desta vez uma tentativa minha). Repara que terás de subir toda a Rua do Alecrim, como fizemos da última vez, só que, chegando ao Chiado-Camões, virarás à direita para, no fundo, desceres de novo paralelamente ao que subiras, agora pela António Maria Cardoso. Verás logo no início, à tua direita o que resta do Chiado Terrasse, um velho cinema (na Apresentação está uma sua imagem ainda como cinema), pouco depois, mas do outro lado da rua, o Teatro de S. Luís. A antiga sede da PVDE, depois PIDE, pode não se reconhecer muito bem porque é agora um prédio de habitação, mas está à esquerda de quem desce, logo a seguir ao S. Luís, em frente a um outro prédio em obras de «requalificação».




Em vez de respondermos às perguntas na p. 274, vejamos este quadro que já reúne o fundamental, que é a caracterização das várias sequências do texto. Acrescentarás apenas, na coluna da direita, as palavras em falta.

linhas
sequência
comentário
1-25
argumentativa
Como acontece em textos argumentativos, defende-se uma tese, a de que a natureza não é indiferente às «dores e sen­timentos humanos», apresentando-se o ______ de não poder justificar-se de outro modo o temporal que atingia o país há tanto tempo e dando-se exemplos (a raiva, no Alentejo; as bexigas, o tifo, «as duzentas pessoas que vivem em três andares», no Porto; a ida de Ricardo Reis à sede da ___).
25-72
narrativa
Como é próprio das sequências narrativas, são usados diversos verbos que indicam ações («vai», «soprando», «virar», «entra», «mostra», «foi», «leva», «precipitou-se», «travou», «Seguiu», «bateu», «abriu-a», «ordenou», «pousou-a», «lançou-lhe», «Tirou», «soergueu-se», «leu», «comparou», «tomou», «colocou») conjugados no presente do indicativo e no _____ perfeito. São usados advérbios com valor de tempo («agora», «ainda», «depois», «enfim», «depois», «agora», »agora sim») e de ____ Aqui», «daqui», «por ali», «ali perto»).
73-163
dialogal
O narrador dá a palavra às personagens, num diálogo que parece considerar suficientemente esclarecedor para dispensar comentários. O inquérito, considerado pelo próprio Reis como «mais de devassa que de conversa», cobre a vida pessoal, sem qualquer justificação, criando ciladas e procurando contradições. Esta sequência dialogal termina com intervenção de ____, cujo cheiro intenso a cebola e a náusea que provoca podem servir de metáforas para o ambiente pestilento da opressão e do seu efeito sobre as vítimas.
164-178
descritiva
Nestas linhas, o _____ exprime a finalmente a sua posição perante o sucedido. Com efeito, o desejo expresso de um terramoto e, sobretudo, a dúvida sobre se os ossos do agente e do seu superior algum dia poderiam considerar-se «limpos» são elucidativos do ponto de vista do narrador.

Vê solução na Apresentação:


Dá um título (um título-frase, quase uma epígrafe) ao texto que estivemos a ler e a que as autoras do manual chamaram «Na sede da PVDE». O teu título-frase deve ser expressivo, mostrar compreensão do texto e ter uma oração subordinada adverbial (temporal, causal, condicional, final, concessiva), seguindo-se a respetiva subordinante. É natural que te venha a ser pedido mais tarde para copiares esse título em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» (Classroom).

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O ano passado vimos um interrogatório, muito agressivo, a uma paragem de autocarro ou a caixote de lixo que era testemunha. Não recupero esse sketch dos Gato Fedorento, que era longo, mas estoutro, que também já vimos — «Inspetor que não sabe fazer perguntas» —, e ainda «Polícia Bom, Polícia Bonzinho», que nunca vimos. Todos estes interrogatórios têm polícias ainda menos inteligentes que o inspetor da PVDE e interrogados muito menos inteligentes do que Reis.





A prova de exame do ano passado tinha uma pergunta sobre O Ano da Morte de Ricardo Reis, precisamente sobre a importância do enquadramento histórico e sociológico. Repara que a pergunta apresentava em alternativa O Ano da Morte de Ricardo Reis e Memorial do Convento, porque as escolas podem optar por uma destas duas obras de Saramago. (Isto aliás lembra-nos que as provas de exame podem fazer o mesmo com outras obras de leitura integral — Farsa de Inês Pereira ou Auto da Feira, de Gil Vicente; Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós — ou mesmo com Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.)

Era uma pergunta do Grupo I, mas da parte C, ou seja a que implica escrever sobre assunto literário mas sem texto prévio:

[Prova de exame 2019, 1.ª fase]

Grupo I, Parte C

7. Do diálogo de José Saramago com o «passado» emerge, em romances como Memorial do Convento e O Ano da Morte de Ricardo Reis, uma visão crítica sobre o tempo histórico representado e sobre a sociedade desse tempo. Escreva uma breve exposição na qual comprove a afirmação anterior, baseando-se na sua experiência de leitura de um dos romances mencionados.

A sua exposição deve incluir:

uma introdução ao tema;

um desenvolvimento no qual explicite dois aspetos que são objeto de crítica pelo narrador, fundamentando cada um desses aspetos em, pelo menos, um exemplo pertinente;

uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.

Comece por indicar, na folha de respostas, o título da obra por si selecionada.

Nos critérios de classificação estipulava-se o seguinte:

7. Relativamente à obra selecionada, devem ser abordados dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes.

Em O Ano da Morte de Ricardo Reis, é evidente o olhar crítico do narrador sobre:

  a opressão vivida durante o Estado Novo, patente, por exemplo, no controlo exercido pela PVDE/pela polícia política sobre a população e na existência de delatores;

  a repressão de manifestações de revolta, como a que ocorreu durante a sublevação dos marinheiros;

  a manipulação da informação transmitida pelos meios de comunicação social, por exemplo, sobre as notícias da guerra na Europa;

  a propaganda política, patente, por exemplo, no enaltecimento de Salazar, perspetivado como um modelo para os outros países/como o «salvador» da pátria.

Nota que os critérios apresentam o assunto da crítica de modo genérico (a opressão durante o Estado Novo ... / a repressão de manifestações ... / a manipulação da informação ...) e citam as evidências no enredo da obra apenas enquanto exemplos (controlo pela PVDE, reação à sublevação dos marinheiros, notícias  ...). Receio que alguns de vocês passassem diretamente aos exemplos, por não lhes ser fácil encontrar los tais termos generalizadores. É um treino que é preciso fazer.

Isto também é verdade para o Grupo III: distinguir tese (a vossa posição quanto ao assunto em causa), argumentos (ou seja em que se baseiam para ter tomado a posição definida na introdução) e respetivos exemplos (casos concretos que comprovam o argumento que deram).

Deixo aqui os links da prova e dos critérios de classificação. Sobretudo se estás a pensar fazer exame de Português, aproveita para ver a estrutura da prova e, especialmente, o estilo de critérios, com descrições de proficiência em escalas, usado nestas classificações.



Há filmes portugueses recentes cujo enredo envolve bastante a PIDE. Ficam os trailers de alguns:

48 (de Susana de Sousa Dias)


Luz Obscura (de Susana de Sousa Dias)


A uma hora incerta (de Carlos Saboga)


Operação Outono (de Bruno de Almeida)


Os dezoito minutos iniciais do documentário «As grades que nos guardaram» também abordam os interrogatórios da PVDE/PIDE (assiste apenas a esses dezoito minutos).

Na penúltima aula usei na apresentação capas de diversas edições (incluindo estrangeiras) de O Ano da Morte de Ricardo Reis. Repito-as na apresentação de hoje individualizadas. Pensa tu também numa capa que criasses para este livro de Saramago. Não a desenharás — a não ser que queiras ou, num esboço, como ponto prévio do teu trabalho — mas descrevê-la-ás em poucas linhas (cerca de cento e trinta palavras), o que pode incluir alguma justificação das opções que tomasses. Guarda esse teu texto por agora.

(Na p. 301 do manual, há uma apreciação crítica a uma capa de livro, a de uma edição finlandesa de Memorial do Convento. Não é imprescindível lê-la agora, mas também não se perderia nada. Recomendo este top de capas de livros; bem como este ou este.)



TPC — Escreve em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» o título-frase sobre o texto lido que te pedi no início da aula de hoje (com oração subordinada adverbial e subordinante).






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