Friday, August 30, 2019

Sínteses descritivas do 12.º 4.ª (2.º período)


[As apreciações qualitativas de cada domínio do Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática — reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra, incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos de informação parecerem discrepantes.]



Ad 1

Leitura — S (mas melhor do que S, se contarmos com os livros lidos para além do programa); Escrita — S(-)/S; Oralidade — B(-)/B; Gramática — S-.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) —Trabalhou bem em aula (e foi já mais pontual na chegada às sessões das 8.15, embora nem sempre); e não falhou nenhuma tarefa pedida para casa. Houve progressos em todas áreas do Português. Destaco as leituras de livros.



Pi 2

Leitura — B(-) (questionários suficientes mas bom trabalho com os textos em aula); Escrita — B; Oralidade — MB-; Gramática — S.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Embora não chegássemos a fazer uma testagem completamente isolada da gramática, foi-se vendo, nos questionários que eram também de compreensão, que já teria havido alguns progressos. Se essa evolução se concretizar e se mantiver o bom nível nas outras áreas, ainda pode subir neste 3.º período. (Pontualidade nas sessões das 8.15 nunca foi perfeita.)



An 3

Leitura — B(-); Escrita — B-; Oralidade — B-; Gramática — S+ (é difícil saber, não chegámos a testar grsmática isoladamente).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa colaboração em aula, ainda que, por vezes, demasiado despachado, com prejuízo do rigor necessário. Mostrou sempre muita facilidade nos vários domínios, faltando só essa calma, cuidado de revisão, maior demora. Neste 3.º período, convém ir-se mantendo a par das aulas (seguiu-as durante a quarentena?).



Cl 4

Leitura — MB-; Escrita — B; Oralidade — MB-/B+; Gramática — B(-) ou ?.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Percebeu-se que já tinha havido recuperação em gramática, embora não tenhamos podido fazer testagens mais específicas. Cumpriu sempre bem o que foi pedido para casa; também muito boa atitude de trabalho em aula.



Bo 5

Leitura — B; Escrita — É difícil dar uma nota: as suas redações são sempre boas, mas não fez vários trabalhos pedidos para casa; Oralidade — B+/MB-; Gramática — B(-).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tem muito boas capacidades, mas falhou alguns dos trabalhos (e todos os pedidos na fase da quarentena). Fez um bom trabalho de fundo (a pretexto de Pessoa) e colaborou bem em aula. Facilmente ainda melhorará a sua classificação no 3.º período se for seguindo as aulas e enviando o que se peça. Conviria não «estragar» a média dos anos anteriores, pelo que ainda terá de melhorar a classificação.



Di 6

Leitura — MB; Escrita — B(+); Oralidade — B; Gramática — B (mas não chegámos às testagens mais especifícas desta área, em que subiria decerto).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Mantiveram-se as suas capacidades habituais (saliento a compreensão e concentração que a levam a ser muito eficiente em aula). Desceu um pouco nos questionários (compreensão + gramática), que, porém, são sempre contingentes, pelo que não me parece esse dado significativo. Ao contrário, na tarefa de fundo (gravação com Pessoa) podia ter investido mais.



Ed 7

Leitura — B+; Escrita — B(-)/B-; Oralidade — MB; Gramática — B (mas não chegámos à testagem mais específica deste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Teria dito que «foi um dezoito menos». Destaco os momentos que envolveram a expressão oral (com muitos aspetos de dramatização interessantíssima) ou a criatividade (na escrita e, de novo, na tarefa de gravação). Acentuação gráfica e, aqui e ali, sintaxe ainda são melhoráveis.



Em 8

Leitura — B(-); Escrita — B(-); Oralidade — B(-); Gramática — S.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não tenho a certeza de a Emilly ter começado a recuperar em gramática (talvez não, porque nos questionários que misturavam gramática e compreensão os resultados não foram fortes, o que tendo a atribuir mais à gramática, já que costuma resolver bem os itens de simples compreensão dos textos). Continuou, isso sim, a boa evolução na escrita.



Fr 9

Leitura — B(-); Escrita — B(+); Oralidade — B+; Gramática — B-?.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Terá descido um pouco neste período, em escrita e, aparentemente, em gramática (não chegámos às testagens mais específicas de gramática mas o resultado do último questionário de compreensão, em que havia bastante gramática, não foi forte). Sempre bem em aula. Ainda pode muito bem subir neste 3.º período, seja qual for o regime que venhamos a ter.



Go 10

Leitura — MB; Escrita — MB(-); Oralidade — MB-; Gramática — ?.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — É difícil saber o aproveitamento em gramática (no período anterior tinha sido o seu domínio menos forte; não chegámos a fazer a testagem mais específica nesta área, mas acredito que recuperaria). O que mais destacarei é a muito boa compreensão de textos, revelada constantemente nas aulas, quando resolvia sempre rápida e eficientemente as tarefas de que se tratava.



Gu 11

Leitura — S (mas faltou a dois dos três questionários); Escrita — S; Oralidade — S (não chegou a entregar reformulação de tarefa de gravação); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem isolada da gramática e faltou a dois dos questionários que permitiriam ter ideia acerca deste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Mantendo-se alguns dos problemas anteriores (assiduidade, pontualidade), houve menos falhas agora. Boa colaboração em aula. Não deve deixar de seguir as aulas e fazer os trabalhos neste 3.º período.



Hu 12

Leitura — B+; Escrita — B-; Oralidade — MB; Gramática — B (provavelmente, mas não tenho dados suficientes).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — O dezassete foi mais seguro do que o do 1.º período. Como sempre, muito bom trabalho em aula. Escrita ganhará em ser mais refletida (emendar mais, ver se soa bem).



Jo 13

Leitura — B+ (gostaria de ter mais dados — não esteve presente em dois dos três questionários com alguma gramática; em aula, ainda que sempre aplicada e decerto certeira na resolução das tarefas, um pouco demorada por vezes); Escrita — B+/MB-; Oralidade — MB; Gramática — MB (mas quase não tenho testagens).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Tratou-se de um «vinte menos» (o que parece ridículo dizer-se), que gostaria de ver confirmado no 3.º período. Saliento que no único questionário de compreensão que pôde fazer respondeu com perfeição, superando uma fragilidade que lhe apontara no 1.º período. Ainda há margem de evolução em escrita.



Ro 14

Leitura — MB; Escrita — MB; Oralidade — MB; Gramática — MB.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Percurso impecável.



Jú 15

Leitura — MB; Escrita — MB(-); Oralidade — MB-; Gramática — pelo menos, B.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Embora não chegássemos a testar a gramática como costumamos fazer, os dados que tenho mostram que já houvera evolução também neste domínio. Também no resto, e como sempre, muito bem. Creio que ainda pode melhorar a classificação no 3.º período.



La 16

Leitura — MB-/B+ (por vezes, certa demora, que a levava a ser renitente à intervenção em aula); Escrita — MB; Oralidade — MB; Gramática — MB (provavelmente).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Continuou a haver as qualidades que sempre tenho referido e, também, a má gestão do tempo concedido a cada tarefa. Mas muito bom trabalho.



La 17

Leitura — B-; Escrita — B; Oralidade — B+; Gramática — B (?).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — No caso da gramática, não chegámos a fazer as testagens mais específicas, mas creio que teria evoluído relativamente ao B- do período anterior. Destaco o muito bom trabalho em aula e o integral cumprimento do que foi pedido para casa.



Le 18

Leitura — B+/MB-; Escrita — B(+); Oralidade — B(-); Gramática — Tudo indica que já evoluiu (mas não chegámos a testar isoladamente).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre muito bem, continuando a progredir em todos os domínios. Foi pena só certa precipitação na tarefa de fundo (na gravação em torno de Pessoa). Ainda pode melhorar a classificação no 3.º período.



Lo 19

Leitura — MB-/B+; Escrita — B-/S+; Oralidade — B-; Gramática — B, pelo menos (pelos questionários de compreensão, percebo que estava muito dentro das matérias de gramática).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — A nota foi um «quinze mais», diria eu se pudesse ter conversado. E creio que ainda pode melhorar esta classificação no 3.º período. Produção (escrita; leitura em voz alta) ligeiramente abaixo da receção (compreensão de textos; gramática). Bom trabalho em aula, cumprindo também tudo o que foi pedido para casa.



Ma 20

Leitura — B+; Escrita — B-; Oralidade — B(-); Gramática — ? (faltam-me elementos, porque não testámos a gramática especificamente, mas infiro, pelos questionário de compreensão, que terá evoluído até).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Foi pena ter falhado um pouco em duas situações em que não leu bem as indicações (trabalho de gravação, escrito maior da quarentena), não sei se indício de que houve aí menor investimento. Nas aulas, sempre bem.



Ma 21

Leitura — MB- (o sinal de menos tem a ver com certa demora a concluir as tarefas); Escrita — MB; Oralidade — MB; Gramática — MB (mesmo sem testagem específica, fui-me apercebendo de que dominava estes conteúdos).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bom trabalho sempre, com uma crítica que se lhe pode apontar (gestão do tempo de cada tarefa e dos prazos).



Ma 22

Leitura — B+; Escrita — B+; Oralidade — ?; Gramática — ?.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Nas primeiras aulas do período mostrou parte da qualidade do seu trabalho (em compreensão; na escrita), embora seja capaz de melhor ainda. Decerto ainda evoluiria e chegaria a melhor classificação, o que, neste último período, se for seguindo as aulas e fazendo as tarefas, ainda poderá acontecer.



Ma 23

Leitura — MB; Escrita — MB; Oralidade — MB; Gramática — MB- (?; não chegámos a fazer testagem mais específica deste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bem, como sempre.



Pe 24

Leitura — MB; Escrita — MB; Oralidade — MB; Gramática — MB.

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Como sempre, trabalho muito bom em todas as áreas (por vezes, com certa demora, que tem a ver com a perfeição, rigor, postos nas tarefas).



To 25

Leitura — B+; Escrita — B-; Oralidade — B(+); Gramática — ? (não chegámos a testar esta área mais escificamente: no seu caso, os questionários de compreensão + gramática não me elucidam completamente).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Terá sido um «dezasseis mais». Não me esqueci do desafio em termos de média de todo o ciclo feito no final do 1.º período, mas ainda houve uma falha de escrito pedido para casa. Não descarto que a classificação ainda melhore no 3.º período, aconselhando a que haja impecável cumprimento do que seja pedido e que as aulas sejam sempre seguidas (e — remoque meu feioso — sem telemóvel).



To 26

Leitura — Bom-; Escrita — B(+); Oralidade — MB; Gramática — ? (não tenho elementos suficientemente específicos; nos questionários que misturavam gramática e compreensão, os resultados foram fracotes, mas não sei se mais pela gramática ou se pela compreensão).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Muito bem em aula e no cumprimento de todas as tarefas pedidas para casa, procurando sempre fazê-las com muito cuidado. Classificação ainda pode melhorar no 3.º período se houver confirmação de melhorias em escrita e em gramática. Uma crítica: pontualidade nas sessões das 8.15 foi relativamente rara.