Friday, August 30, 2019

Sínteses descritivas do 12.º 5.ª (2.º período)


[As apreciações qualitativas de cada domínio do Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática — reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra, incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos de informação parecerem discrepantes.]



Ar 1

Leitura — S+; Escrita — S; Oralidade — S; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas admito que tenha subido neste domínio; também já não esteve na aula em que fizemos um terceiro questionário de compreensão mas com alguma gramática).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Saliento a boa colaboração em aula. Falhou uma tarefa de escrita importante e teria sido capaz de fazer melhor trabalho de fundo (gravação com Pessoa). No 3.º período é preciso continuar a seguir as aulas e fazer tarefas.



Al 2

Leitura — B+; Escrita — B(-); Oralidade — B(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas percebi que houve melhoria neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Saliento a capacidade revelada em aula. Ainda falhou uma tarefa de escrita importante (e ia-se esquecendo das tarefas da quarentena...), mas melhorou o grau de «compromisso com o trabalho escolar». Tem capacidades para fazer ainda melhor.



An 3

Leitura — B+; Escrita — B-; Oralidade — MB-/B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas posso inferir pelos questionários de compreensão que houve evolução positiva).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Creio que houve apenas uma falha de redação importante. Quanto ao resto, trabalho sempre consciencioso.



Be 5

Leitura — B+/MB-; Escrita — B(-), mas falhou duas das poucas tarefas pedidas para casa; Oralidade — MB(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; e já não esteve no último questionário que misturava compreensão e gramática).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Esperava que já tivesse tido classificação melhor. Falhas em tarefas pedidas para casa foram marcantes. Aliás, a escrita ainda não esteve no nível de que seria capaz. Saliento o bom trabalho de gravação com Pessoa e a colaboração em aula.



En 6

Leitura — B+; Escrita — B+; Oralidade — MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; no último questionário, que juntava compreensão e gramática, resultado foi fraco).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Classificação é um pouco otimista quanto à evolução havida no 2.º período e terá de ser confirmada no próximo (foi, se assim se pode dizer, um «dezanove menos»). Em aula, ao mesmo tempo que bom trabalho perante as tarefas, também houve, aqui e ali, conversa para o lado em momentos em que eu estava a falar para todos.



El 8

Leitura — B-; Escrita — S; Oralidade — B(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Cumpriu todas as tarefas, e terá melhorado até a concentração em aula. Escrita ainda é quase sempre um pouco desleixada, mas, nesse e em outros domínios, olhando o seu percurso todo, acho que ganhou desenvoltura. Falta ainda maior rigor no acabamento.



Ma 9

Leitura — MB-; Escrita — B+/MB-; Oralidade — B+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, dados os bons questionários de compreensão, que implicavam também gramática, andará pelo menos no nível que já tinha atingido no 1.º período).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Acabou por cumprir todas as tarefas. Escrita muito boa, mas demorada (e, por vezes, também quanto aos prazos de entrega). O trabalho de oral ressentiu-se de, muito provavelmente, ter tido de ser resolvido em cima da hora. No 3.º período terá de continuar a seguir as aulas e a fazer as tarefas.



Se 10

Leitura — MB; Escrita — B+; Oralidade — MB; Gramática — MB- (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, pelo que pude ir vendo nas tarefas em aula, arrisco o MB-).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — As falhas na escrita, que continua a haver, são cada vez menos de sintaxe (sobram apenas os erros de superfície, de pequenas ortografia, precipitação ou falta de revisão); e, portanto, também neste domínio atingiu nível muito interessante. Apesar de certa conversa, a mesma que critiquei a outrem, conseguiu manter melhor a concentração no essencial.



Jo 11

Leitura — B; Escrita — B(+); Oralidade — B+ (MB- o trabalho mais importante, mas apenas S+ uma leitura expressiva em aula); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; o resultado no último questionário de compreensão, que tinha bastante gramática, não foi extraordinário; é uma área que não deve descartar, mesmo no 3.º período).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Já cumpriu todas as tarefas e, em vários outros aspetos, houve maior compromisso com as responsabilidades escolares nesta disciplina (pontualidade, por exemplo). E, já se sabe, tem muito interessantes capacidades de compreensão e de escrita. Classificação, mesmo assim, teve também de ter em conta — pequena — a do 1.º período.



Gu 12

Leitura — S+; Escrita — B-; Oralidade — B-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não lhe faltam capacidades, mas houve, sobretudo no início do período, falhas no «compromisso» com a disciplina (assiduidade foi fraca). A leitura das indicações das tarefas é aspeto ainda melhorável. No 3.º período terá de ir seguindo as aulas e fazer as tarefas pedidas.



Ma 13

Leitura — MB-; Escrita — B-; Oralidade — MB-/B+ (a leitura expressiva em aula baixa a nota da tarefa de gravação); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, pelo que retiro dos questionários de compreensão, que tinham bastante gramática, até terá progredido).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Cumpriu todas as tarefas pedidas, sempre com originalidade. Em aula, colaborou também bem.



Le 14

Leitura — B+; Escrita — B+; Oralidade — MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; teria, pelo menos, mantido o nível anterior neste domínio, pelo que vejo dos questionários de compreensão/gramática).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa evolução neste período. Tratou-se de um «dezassete mais». De criticável, neste período, apenas a falha de um importante trabalho de escrita, pedido para casa (ética/desporto).



Mi 15

Leitura — B; Escrita — B; Oralidade — B; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, dados os resultados do último questionário de compreensão, com muitos itens de gramática, houve recuperação neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Bom trabalho, em aula e em casa. Cumpriu todas as tarefas, sempre com preocupação de rigor. Na área em que estivera mais fraco no 1.º período, gramática, mostrou agora ter recuperado (ainda que não seja possível quantificar essa melhoria).



Na 16

Leitura — MB; Escrita — B; Oralidade — MB; Gramática — MB ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas fui acompanhando as fichas mais parcelares; e não teria as notas que teve nos questionários de compreensão, se não tivesse também muito bom domínio desta área).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre muito bem, ainda que escrita ainda possa melhorar.



Ar 17

Leitura — B- (tenho aqui em conta também as leituras que foi fazendo fora do programa); Escrita — S-; Oralidade — S+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os questionários de compreensão/gramática mostravam que ainda há que progredir bastante neste domínio).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa colaboração em aula. Também gostei da leitura expressiva e, como já disse, das leituras que foi fazendo. Houve falhas a aulas. É preciso continuar agora a seguir as aulas e a entregar as tarefas que forem pedidas.



Ri 18

Leitura — B-; Escrita — S+; Oralidade — B (melhor a leitura expressiva em aula do que o trabalho sobre Pessoa, que, é claro, valia mais); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Bom trabalho em aula. Em casa, houve uma falha de trabalho de escrita (ética/desporto). Tem capacidades (linguísticas) para fazer ainda melhor. Deve ler sempre bem as indicações das tarefas.



Ro 19

Leitura — S+/B-; Escrita — S+; Oralidade — MB(-); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas tudo indica que terá havido alguma recuperação, dadas notas nos últimos questionários de compreensão, que tinham também itens de gramática).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não houve completo investimento no projeto de tentar ainda melhorar a média o mais possível, mas notaram-se momentos em que esse objetivo parecia estar presente. Estarei atento, neste 3.º período, para ver se ainda melhora a classificação. (Ainda houve alguns problemas de assiduidade e, sobretudo, de pontualidade.)



Sa 20

Leitura — MB-; Escrita — B; Oralidade — B+/MB-; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os questionários de compreensão também implicavam gramática e esteve bem).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre muito bem, colaboradora em aula e cumpridora de todas as tarefas pedidas. O último escrito (quarentena 2) foi interessante, mostrando o caminho que os seus textos podem seguir.



Vi 21

Leitura — B-; Escrita — S(+); Oralidade — S+; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em aula, muito boa colaboração. Nos trabalhos pedidos para casa, várias falhas (os escritos mais importantes não foram feitos). Não me parece ter acompanhado as aulas das duas semanas do período. Neste 3.º período deve ir estando dentro do que formos fazendo e enviar as tarefas pedidas.



Gr 22

Leitura — B+/MB-; Escrita — B(-); Oralidade — B; Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).

Comentário (uma síntese do que teria dito na última aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em aula, muito bem; mas já houve, de novo, problemas de assiduidade e a falha de um escrito importante. Ainda poderia melhorar a classificação neste 3.º período mas teria de ir seguindo mesmo as aulas e enviando tudo o que vier a ser pedido.