Sínteses descritivas do 12.º 5.ª (2.º período)
[As apreciações qualitativas de cada domínio do
Português — Leitura (isto é, a compreensão de textos, incluindo enunciados e
indicações); Escrita; Oralidade (neste caso, sobretudo a expressão oral em
gravação e também, mas muito menos, uma leitura expressiva em aula); Gramática
— reportam-se ao 2.º período. A classificação (quantitativa), como é de regra,
incorporou a avaliação do 1.º período. Pode acontecer, portanto, os dois tipos
de informação parecerem discrepantes.]
Ar 1
Leitura — S+; Escrita — S; Oralidade — S; Gramática
— ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas admito que tenha subido
neste domínio; também já não esteve na aula em que fizemos um terceiro
questionário de compreensão mas com alguma gramática).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Saliento a boa
colaboração em aula. Falhou uma tarefa de escrita importante e teria sido capaz
de fazer melhor trabalho de fundo (gravação com Pessoa). No 3.º período é
preciso continuar a seguir as aulas e fazer tarefas.
Al 2
Leitura — B+; Escrita — B(-); Oralidade — B(-);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas percebi que
houve melhoria neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Saliento a capacidade
revelada em aula. Ainda falhou uma tarefa de escrita importante (e ia-se
esquecendo das tarefas da quarentena...), mas melhorou o grau de «compromisso
com o trabalho escolar». Tem capacidades para fazer ainda melhor.
An 3
Leitura — B+; Escrita — B-; Oralidade — MB-/B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas posso inferir
pelos questionários de compreensão que houve evolução positiva).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Creio que houve apenas
uma falha de redação importante. Quanto ao resto, trabalho sempre consciencioso.
Be 5
Leitura — B+/MB-; Escrita — B(-), mas falhou duas
das poucas tarefas pedidas para casa; Oralidade — MB(-); Gramática — ? (não
chegámos a fazer testagem mais específica; e já não esteve no último
questionário que misturava compreensão e gramática).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Esperava que já
tivesse tido classificação melhor. Falhas em tarefas pedidas para casa foram
marcantes. Aliás, a escrita ainda não esteve no nível de que seria capaz.
Saliento o bom trabalho de gravação com Pessoa e a colaboração em aula.
En 6
Leitura — B+; Escrita — B+; Oralidade — MB-;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; no último
questionário, que juntava compreensão e gramática, resultado foi fraco).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Classificação é um
pouco otimista quanto à evolução havida no 2.º período e terá de ser confirmada
no próximo (foi, se assim se pode dizer, um «dezanove menos»). Em aula, ao
mesmo tempo que bom trabalho perante as tarefas, também houve, aqui e ali,
conversa para o lado em momentos em que eu estava a falar para todos.
El 8
Leitura — B-; Escrita — S; Oralidade — B(-);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Cumpriu todas as
tarefas, e terá melhorado até a concentração em aula. Escrita ainda é quase
sempre um pouco desleixada, mas, nesse e em outros domínios, olhando o seu
percurso todo, acho que ganhou desenvoltura. Falta ainda maior rigor no
acabamento.
Ma 9
Leitura — MB-; Escrita — B+/MB-; Oralidade — B+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, dados os
bons questionários de compreensão, que implicavam também gramática, andará pelo
menos no nível que já tinha atingido no 1.º período).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Acabou por cumprir
todas as tarefas. Escrita muito boa, mas demorada (e, por vezes, também quanto
aos prazos de entrega). O trabalho de oral ressentiu-se de, muito provavelmente,
ter tido de ser resolvido em cima da hora. No 3.º período terá de continuar a
seguir as aulas e a fazer as tarefas.
Se 10
Leitura — MB; Escrita — B+; Oralidade — MB;
Gramática — MB- (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, pelo que
pude ir vendo nas tarefas em aula, arrisco o MB-).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — As falhas na escrita,
que continua a haver, são cada vez menos de sintaxe (sobram apenas os erros de
superfície, de pequenas ortografia, precipitação ou falta de revisão); e,
portanto, também neste domínio atingiu nível muito interessante. Apesar de
certa conversa, a mesma que critiquei a outrem, conseguiu manter melhor a
concentração no essencial.
Jo 11
Leitura — B; Escrita — B(+); Oralidade — B+ (MB- o
trabalho mais importante, mas apenas S+ uma leitura expressiva em aula);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; o resultado no
último questionário de compreensão, que tinha bastante gramática, não foi
extraordinário; é uma área que não deve descartar, mesmo no 3.º período).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Já cumpriu todas as
tarefas e, em vários outros aspetos, houve maior compromisso com as
responsabilidades escolares nesta disciplina (pontualidade, por exemplo). E, já
se sabe, tem muito interessantes capacidades de compreensão e de escrita. Classificação,
mesmo assim, teve também de ter em conta — pequena — a do 1.º período.
Gu 12
Leitura — S+; Escrita — B-; Oralidade — B-;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não lhe faltam
capacidades, mas houve, sobretudo no início do período, falhas no «compromisso»
com a disciplina (assiduidade foi fraca). A leitura das indicações das tarefas
é aspeto ainda melhorável. No 3.º período terá de ir seguindo as aulas e fazer
as tarefas pedidas.
Ma 13
Leitura — MB-; Escrita — B-; Oralidade — MB-/B+ (a
leitura expressiva em aula baixa a nota da tarefa de gravação); Gramática — ?
(não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, pelo que retiro dos
questionários de compreensão, que tinham bastante gramática, até terá
progredido).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Cumpriu todas as
tarefas pedidas, sempre com originalidade. Em aula, colaborou também bem.
Le 14
Leitura — B+; Escrita — B+; Oralidade — MB-;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica; teria, pelo
menos, mantido o nível anterior neste domínio, pelo que vejo dos questionários
de compreensão/gramática).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa evolução neste
período. Tratou-se de um «dezassete mais». De criticável, neste período, apenas
a falha de um importante trabalho de escrita, pedido para casa
(ética/desporto).
Mi 15
Leitura — B; Escrita — B; Oralidade — B; Gramática
— ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas, dados os resultados do
último questionário de compreensão, com muitos itens de gramática, houve
recuperação neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Bom trabalho, em aula
e em casa. Cumpriu todas as tarefas, sempre com preocupação de rigor. Na área
em que estivera mais fraco no 1.º período, gramática, mostrou agora ter
recuperado (ainda que não seja possível quantificar essa melhoria).
Na 16
Leitura — MB; Escrita — B; Oralidade — MB;
Gramática — MB ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas fui
acompanhando as fichas mais parcelares; e não teria as notas que teve nos
questionários de compreensão, se não tivesse também muito bom domínio desta
área).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre muito bem,
ainda que escrita ainda possa melhorar.
Ar 17
Leitura — B- (tenho aqui em conta também as
leituras que foi fazendo fora do programa); Escrita — S-; Oralidade — S+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os
questionários de compreensão/gramática mostravam que ainda há que progredir
bastante neste domínio).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Boa colaboração em
aula. Também gostei da leitura expressiva e, como já disse, das leituras que
foi fazendo. Houve falhas a aulas. É preciso continuar agora a seguir as aulas
e a entregar as tarefas que forem pedidas.
Ri 18
Leitura — B-; Escrita — S+; Oralidade — B (melhor a
leitura expressiva em aula do que o trabalho sobre Pessoa, que, é claro, valia
mais); Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Bom trabalho em aula.
Em casa, houve uma falha de trabalho de escrita (ética/desporto). Tem
capacidades (linguísticas) para fazer ainda melhor. Deve ler sempre bem as
indicações das tarefas.
Ro 19
Leitura — S+/B-; Escrita — S+; Oralidade — MB(-);
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas tudo indica
que terá havido alguma recuperação, dadas notas nos últimos questionários de
compreensão, que tinham também itens de gramática).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Não houve completo
investimento no projeto de tentar ainda melhorar a média o mais possível, mas
notaram-se momentos em que esse objetivo parecia estar presente. Estarei
atento, neste 3.º período, para ver se ainda melhora a classificação. (Ainda
houve alguns problemas de assiduidade e, sobretudo, de pontualidade.)
Sa 20
Leitura — MB-; Escrita — B; Oralidade — B+/MB-;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica, mas os
questionários de compreensão também implicavam gramática e esteve bem).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Sempre muito bem,
colaboradora em aula e cumpridora de todas as tarefas pedidas. O último escrito
(quarentena 2) foi interessante, mostrando o caminho que os seus textos podem
seguir.
Vi 21
Leitura — B-; Escrita — S(+); Oralidade — S+;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em aula, muito boa
colaboração. Nos trabalhos pedidos para casa, várias falhas (os escritos mais
importantes não foram feitos). Não me parece ter acompanhado as aulas das duas
semanas do período. Neste 3.º período deve ir estando dentro do que formos
fazendo e enviar as tarefas pedidas.
Gr 22
Leitura — B+/MB-; Escrita — B(-); Oralidade — B;
Gramática — ? (não chegámos a fazer testagem mais específica).
Comentário (uma síntese do que teria dito na última
aula do período se pudesse ter conversado com cada um) — Em aula, muito bem;
mas já houve, de novo, problemas de assiduidade e a falha de um escrito
importante. Ainda poderia melhorar a classificação neste 3.º período mas teria
de ir seguindo mesmo as aulas e enviando tudo o que vier a ser pedido.
<< Home