Saturday, August 31, 2019

Pessoa pelo 12.º 9.ª


Margarida P. & Margarida V.
«Lídia, ignoramos. Somos estrangeiros» (Ricardo Reis) | http://arquivopessoa.net/textos/323 | Margarida V. & Margarida P. (18,5) Pontos fortes Edição (isto é, todo o processo, digamos, de produção). Percurso, que é bastante pessoano. Ausência de falhas de escrita ou de oralidade. À margem e sem culpa das autoras: as edições mais criteriosas deste poema não incluem os dois primeiros versos que figuram no arquivo usado — esses dois versos seriam meras variantes (alternativas) do dístico que vem depois (aliás o «onde que quer que estejamos» não parece bem). Aspetos melhoráveis Na fase do envio, instruções não foram impecavelmente cumpridas. A corrigir: «?*sozinhos onde antes pertencíamos» («no lugar a que antes pertencíamos» já não soa agramatical).

Ivânia
«Às vezes tenho ideias felizes» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/272 | Ivânia (17) Pontos fortes Redação sem falhas. Paródia/pastiche (dispositivo criado foi bem resolvido tecnicamente; creio que poderia até ter sido mais aproveitado, aprofundando-se a abordagem literária em torno de Pessoa — mais uns segundos largos teriam razão de ser). Aspetos melhoráveis Muito ligeiras hesitações na representação (não me reporto a quem contracena com Ivânia, que não é em causa, mas apenas às pequenas falhas de ensaio da autora). O v. 3 do texto usado não foi respeitado (cfr. «naturalmente» em vez de «neles»); o «tão» do último verso é mais acetável. A corrigir: «?*Não nego que o meu estado é mais melancólico» («Não nego que o meu estado seja mais melancólico» é melhor).

Carolina & Margarida A.
«Às vezes, em dias de luz perfeita e exata» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/1182 | Margarida A. & Carolina (15,5-16) Pontos fortes Texto. Ideia (e o seu anúncio por escrito). Leitura em voz alta no início (há depois algumas falhas na exata leitura da argumentação; mais para o final há exagerada rapidez na leitura de Margarida). Imagens interessantes — destaco cão e gato —, mas precisavam de ser arrumadas de outro modo, menos avulsamente (ou mais editadas). Aspetos melhoráveis Momentos repetidos do texto («A beleza da vida está nas coisas que vivemos» e parte de «o teu peso não corresponde à tua beleza»), talvez por edição apressada no final. A corrigir: «*questionamos o porquê de» (é pleonasmo — bastaria «questionamos [facto questionável]»); no texto de Caeiro, v. 5 («valor» por «beleza») e, no último v., «visível» por «o visível».

Leonor
«Fiquei doido, fiquei tonto...» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/291 | Leonor (16-16,5) Pontos fortes Enquadramento narrativo criado (ainda que a história, de certo modo, seja a de que não houve afinal história, o que aliás resulta bem). Domínio de meios técnicos vários para possibilitar essa moldura que transmite a ideia da passagem do tempo e da ação (mensagens, etc.) e, enfim, edição no seu todo. Também os aspetos de encenação e representação. Coordenação disto tudo. Leitura em voz alta dos dois poemas sem falhas. Aspetos melhoráveis Na fase ainda do envio, não se ter usado links do arquivo que eu indicara.

Laura & Lúcia
«Amo o que vejo porque deixarei» (Ricardo Reis); «Quando vier a primavera» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/1817; http://arquivopessoa.net/textos/991 | Lúcia & Laura (18,5-18) Pontos fortes Enquadramento narrativo criado (ainda que a história, de certo modo, seja a de que não houve afinal história, o que aliás resulta bem). Domínio de meios técnicos vários para possibilitar essa moldura que transmite a ideia da passagem do tempo e da ação (mensagens, etc.) e, enfim, edição no seu todo. Também os aspetos de encenação e representação. Coordenação disto tudo. Leitura em voz alta dos dois poemas sem falhas. Aspetos melhoráveis Na fase ainda do envio, não se ter usado links do arquivo que eu indicara.

Marianas
«Passei toda a noite, sem dormir, vendo, sem espaço, a figura dela» (Alberto Caeiro); «Eu amo tudo o que foi» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/3248; http://arquivopessoa.net/textos/3446 | Marianas (16-16,5)
Pontos fortes Não há erros de escrita nem de expressão oral. Com efeito, nestes aspetos propriamente linguísticos, de redação e de leitura em voz alta não há críticas a fazer. Aspetos melhoráveis Trabalho foi planificado como narrativa a ler (e não como vídeo, como cinema) — sente-se que há alguma desarticulação entre imagem e texto (sugestão: encurtar a narrativa, recheando-a com mais trechos de Pessoa, que conduziriam o enredo). A corrigir: «*apercebi-me que» (apercebi-me de que); «?*arrependo-me por» é pior do que «arrependo-me de».

Catarina & Marta
«Vinha elegante, depressa» (Fernando Pessoa); «Passa uma borboleta por diante de mim» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/3292; http://arquivopessoa.net/textos/3455 | Marta & Catarina (19-18,5) Pontos fortes Boa planificação de tudo (entre texto criado, realização em termos de cinema, biografia e conhecimentos). Terem avançado por terrenos da biografia dos heterónimos, conseguindo a boa articulação entre a paródia e as matérias do programas. Representação (de ambas as autoras). Leitura em voz alta dos poemas (sem erros, embora o de Caeiro devesse ser lido com mais lentidão). Aspetos melhoráveis Aludem nas provas a características dos heterónimos mas podiam ter ido mais longe (exemplo: em vez de se deixar inferir que Reis amou Lídia certa noite, podia ter-se imaginado a reação de Lídia, frustrada, ante...). Não associaria Reis a um perfil de «bon vivant» (ao contrário, seria o mais austero, o mais estoico). Desenho identificativo de Campos poderia ser uma fábrica ou elemento que conotase a civilização industriar, moderna. A corrigir: «*comida» (prato); «?*iremos ter um tabuleiro que mostrará» (temos um tabuleiro que mostrará).

Luísa
«O amor, quando se revela» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/1318 | Luísa (17-16,5) Pontos fortes Enredo criado, revelador de conhecimentos de biografia de Pessoa, funciona bem, escondendo até a relativa falta de «cinema» (imagens são ilustração longínqua pouco coordenadas com a situação em causa). Leitura em voz alta do poema sem erros. Clareza na expressão oral (embora, por vezes, esta fosse mais escolar do que de representação naturalista). Aspetos melhoráveis A corrigir: «*iria-me» (ir-me-ia); «?*após dois meses da sua morte» (dois meses depois da sua morte); «*intrigada, porém, curiosa» (não se justifica uma adversativa, já que o normal é mesmo que quem esteja intrigado fique curioso); na leitura do poema, evitar ligar «o qu’há [ka] de dizer».

Francisca
«[Adeus...] O navio vai partir, sufoco o pranto» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/651 | Francisca (17,5)  Pontos fortes Concebeu-se um um eixo «narrativo» que associa imagens-filme ao poema escolhido e está ao mesmo tempo coordenado com uma parte de defesa de opinião própria linha (Pessoa e argumentação pela autora articulam-se bem). Acabamento de tudo, também em termos de edição (sensação de segurança técnica). Expressão oral boazinha ou boa. Aspetos melhoráveis A corrigir: «*ficaria-me por mensagem à chegada» (ficar-me-ia); pronúncia de «eu *suf[ô]co» (é com O aberto: «eu suf[ó]co»).

Pedro G.
«O mistério das coisas, onde está ele?» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/3452 | Pedro G. (15-15,5) Pontos fortes Redação (não apenas sem erros mas até elegante: texto quase expositivo mas pertinente explica bem o poema). Síntese boa da ideologia de Caeiro. Leitura em voz alta (razoável ou boa). Aspetos melhoráveis Texto de Caeiro figura no manual (p. 53) e foi usado em aula, ainda que levemente. Recurso, na parte inicial, a slides com imagens de Pessoa-Caeiro quebra a coerência do conjunto em termos de estratégia visual (era preferível ficar só o filme). A corrigir: «*um conhecimento que já sabemos» (um conhecimento que já temos»); não sendo um erro, «o porquê» — que é uma conversão — é pior do que «a causa», «o motivo», «a razão».

Beatriz
«Concordar não posso» (Fernando Pessoa); «O bêbado caía de bêbado» (Álvaro de Campos); «Verdade, mentira, certeza, incerteza» (Alberto Caeiro); «Anjos ou deuses, sempre nós tivemos» (Ricardo Reis) | http://arquivopessoa.net/textos/3087; http://arquivopessoa.net/textos/1241; http://arquivopessoa.net/textos/3327; http://arquivopessoa.net/textos/2959 | Beatriz (17,5-18) Pontos fortes Originalidade e funcionalidade da ideia-base: um site de encontros, em que haveria um homem que se disfarçava de outros. Boas representações. Leitura em voz alta sem erros, ainda que tendencialmente rápida — teria sido também interessante adotar tipos de leitura segundo características de cada heterónimo (teria lido Caeiro com mais lentidão, por exemplo). O próprio texto poderia remeter mais para características de cada Pessoa. Aspetos melhoráveis Creio que, no final do filme, teria sido possível aproveitar melhor o excelente enredo, criando um desfecho mais marcante. «Concordar não posso» pertence ao Fausto, que é um poema dramático (nas instruções proibira os poemas dramáticos). A corrigir: «*Maria vai num encontro» (Maria vai a um encontro).

Raquel & Soraia
«Árvore verde» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/3561 | Soraia & Raquel (16,5-16) Pontos fortes Texto criado. Expressão oral em geral: leitura em voz alta de Raquel, boa ou quase muito boa; a de Soraia, boazinha ou boa. Imagens — da natureza — são agradáveis, ainda que não haja verdadeira integração no texto (a não ser no final). Bom som (captado). Aspetos melhoráveis Dizeres que servem de capa («Poema de Pessoa — 2020»). A corrigir: «não passam apenas de» (é pleonasmo: seria «não passam de» ou «são apenas»).

Diogo
«Se eu pudesse trincar a terra toda» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/613 | Diogo (12) Pontos fortes Leitura em voz alta, quer do poema quer do texto próprio, sem erros, embora um pouco rígida, pouco moldada a cada momento (Caeirto aconselhava um estilo mais calmo, mais bonómico). Texto escrito não tem erros mas também não se articula especialmente com o de Caeiro (autor conseguiria ser mais criativo). Aspetos melhoráveis Texto escolhido fora dado em aula (ver as nossas folhas). Quase ausência de trabalho na parte visual. Tarefa feita para não se deixar de fazer mas sem gosto ou cuidado. Várias confusões nas indicações pedidas.

Daniela
«Não, não é cansaço...»; «Depois de não ter dormido» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/228;  http://arquivopessoa.net/textos/3124 | Daniela (12,5) Pontos fortes Leitura em voz alta dos poemas sem erros (no v. 5, é lido «sentir» um «sentimento»). Aspetos melhoráveis Pouco texto próprio, embora se deva dizer que as raras observações fora do texto de Campos até mostram que foi pena não estender mais esse texto criado pela autora. Pouco investimento nas potencialidades do vídeo (e 2.31, como se fosse mesmo só para cumprir o tempo mínimo...).

P. Prata
«Não! Só quero a liberdade!» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/3343 | P. Prata (9,5) Pontos fortes Houve preocupação em cumprir prazo e, ainda que após indicações minhas, alguma aproximação ao que se pedia nas instruções. Aspetos melhoráveis Leitura em voz alta do poema com vários erros: «*mas não me deixam» (mas deixem-me); «*a vida» (em vida); «*não vou ver» (não ver); «*ideias» (ideais). Texto criado muito pouco elaborado, provavelmente quase improvisado. Trabalho «despachado» em poucos minutos (estas tarefas devem implicar umas horas de maturação; no futuro, terá de haver mais investimento).

Miguel

«Uns, com os olhos postos no passado» (Ricardo Reis) | http://arquivopessoa.net/textos/2695 | Miguel (8,5 [nota seria de 12,5, mas, tendo o trabalho sido entregue só a 16 de fevereiro, há penalizações]) Pontos fortes Expressão oral no seu todos (boa voz, velocidade adequada, calma, leitura sem erros). Opinião defendida fica clara (texto criado está pouco elaborado mas é eficiente). Aspetos melhoráveis. Texto escolhido está no manual (p. 72), embora com legeiras diferenças de edição. Não foram respeitados outros aspetos das instruções (formato de título, indicação do v. 1, link). Parte com som não chega aos 2.30. A corrigir: «*Na primeira estrofe podemos retirar» (Da primeira estrofe podemos retirar); «*Bruce Williams» (Robin Williams).

Tiago
«Faróis distantes» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/4367 | Tiago (cerca de 9 [nota seria de 14; porém trabalho chegou doze dias depois do prazo fixado, o que leva a que sejam descontados vários valores]). Pontos fortes Boa leitura em voz alta do poema (e também a do texto próprio está bastante competente). Texto criado acaba por se aticular com o de Campos, retomando o seu tópico no final. Aspetos melhoráveis Houve pouco aproveitamento das potencialidades de um trabalho em vídeo.

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