Pessoa pelo 12.º 9.ª
Margarida
P. & Margarida V.
«Lídia, ignoramos. Somos estrangeiros»
(Ricardo Reis) | http://arquivopessoa.net/textos/323 | Margarida V. & Margarida P. (18,5) Pontos
fortes Edição
(isto é, todo o processo, digamos, de produção). Percurso, que é bastante
pessoano. Ausência de falhas de escrita ou de oralidade. À margem e sem culpa
das autoras: as edições mais criteriosas deste poema não incluem os dois
primeiros versos que figuram no arquivo usado — esses dois versos seriam meras variantes
(alternativas) do dístico que vem depois (aliás o «onde que quer que estejamos»
não parece bem). Aspetos melhoráveis Na fase do envio, instruções não
foram impecavelmente cumpridas. A corrigir: «?*sozinhos onde antes
pertencíamos» («no lugar a que antes pertencíamos» já não soa agramatical).
Ivânia
«Às vezes
tenho ideias felizes» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/272 | Ivânia (17) Pontos
fortes Redação
sem falhas. Paródia/pastiche (dispositivo criado foi bem resolvido
tecnicamente; creio que poderia até ter sido mais aproveitado, aprofundando-se
a abordagem literária em torno de Pessoa — mais uns segundos largos teriam
razão de ser). Aspetos melhoráveis Muito ligeiras hesitações na
representação (não me reporto a quem contracena com Ivânia, que não é em causa,
mas apenas às pequenas falhas de ensaio da autora). O v. 3 do texto usado não
foi respeitado (cfr. «naturalmente»
em vez de «neles»); o «tão» do último verso é mais acetável. A corrigir: «?*Não
nego que o meu estado é mais melancólico» («Não nego que o meu estado seja mais
melancólico» é melhor).
Carolina & Margarida
A.
«Às vezes, em dias de luz perfeita e
exata» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/1182 | Margarida A. & Carolina (15,5-16) Pontos
fortes Texto.
Ideia (e o seu anúncio por escrito). Leitura em voz alta no início (há depois
algumas falhas na exata leitura da argumentação; mais para o final há exagerada
rapidez na leitura de Margarida). Imagens interessantes — destaco cão e gato —,
mas precisavam de ser arrumadas de outro modo, menos avulsamente (ou mais
editadas). Aspetos melhoráveis Momentos repetidos do texto («A beleza da
vida está nas coisas que vivemos» e parte de «o teu peso não corresponde à tua
beleza»), talvez por edição apressada no final. A corrigir: «*questionamos o
porquê de» (é pleonasmo — bastaria «questionamos [facto questionável]»); no
texto de Caeiro, v. 5 («valor» por «beleza») e, no último v., «visível» por «o visível».
Leonor
«Fiquei doido, fiquei tonto...» (Fernando
Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/291 | Leonor
(16-16,5) Pontos
fortes
Enquadramento narrativo criado (ainda que a história, de certo modo, seja a de
que não houve afinal história, o que aliás resulta bem). Domínio de meios
técnicos vários para possibilitar essa moldura que transmite a ideia da
passagem do tempo e da ação (mensagens, etc.) e, enfim, edição no seu todo. Também
os aspetos de encenação e representação. Coordenação disto tudo. Leitura em voz
alta dos dois poemas sem falhas. Aspetos melhoráveis Na fase ainda do
envio, não se ter usado links do arquivo que eu indicara.
Laura
& Lúcia
«Amo o
que vejo porque deixarei» (Ricardo Reis); «Quando vier a primavera» (Alberto
Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/1817; http://arquivopessoa.net/textos/991 | Lúcia
& Laura (18,5-18) Pontos
fortes
Enquadramento narrativo criado (ainda que a história, de certo modo, seja a de
que não houve afinal história, o que aliás resulta bem). Domínio de meios
técnicos vários para possibilitar essa moldura que transmite a ideia da
passagem do tempo e da ação (mensagens, etc.) e, enfim, edição no seu todo. Também
os aspetos de encenação e representação. Coordenação disto tudo. Leitura em voz
alta dos dois poemas sem falhas. Aspetos melhoráveis Na fase ainda do
envio, não se ter usado links do arquivo que eu indicara.
Marianas
«Passei toda a noite,
sem dormir, vendo, sem espaço, a figura dela» (Alberto Caeiro); «Eu amo tudo o que foi» (Fernando Pessoa)
| http://arquivopessoa.net/textos/3248; http://arquivopessoa.net/textos/3446 | Marianas (16-16,5)
Pontos fortes Não há erros de escrita nem de expressão oral. Com efeito, nestes aspetos propriamente linguísticos, de redação e de leitura em voz alta não há críticas a fazer. Aspetos melhoráveis Trabalho foi planificado como narrativa a ler (e não como vídeo, como cinema) — sente-se que há alguma desarticulação entre imagem e texto (sugestão: encurtar a narrativa, recheando-a com mais trechos de Pessoa, que conduziriam o enredo). A corrigir: «*apercebi-me que» (apercebi-me de que); «?*arrependo-me por» é pior do que «arrependo-me de».
Pontos fortes Não há erros de escrita nem de expressão oral. Com efeito, nestes aspetos propriamente linguísticos, de redação e de leitura em voz alta não há críticas a fazer. Aspetos melhoráveis Trabalho foi planificado como narrativa a ler (e não como vídeo, como cinema) — sente-se que há alguma desarticulação entre imagem e texto (sugestão: encurtar a narrativa, recheando-a com mais trechos de Pessoa, que conduziriam o enredo). A corrigir: «*apercebi-me que» (apercebi-me de que); «?*arrependo-me por» é pior do que «arrependo-me de».
Catarina
& Marta
«Vinha
elegante, depressa» (Fernando Pessoa); «Passa uma borboleta por diante de mim»
(Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/3292; http://arquivopessoa.net/textos/3455 | Marta
& Catarina (19-18,5) Pontos
fortes Boa
planificação de tudo (entre texto criado, realização em termos de cinema,
biografia e conhecimentos). Terem avançado por terrenos da biografia dos
heterónimos, conseguindo a boa articulação entre a paródia e as matérias do
programas. Representação (de ambas as autoras). Leitura em voz alta dos poemas (sem
erros, embora o de Caeiro devesse ser lido com mais lentidão). Aspetos
melhoráveis Aludem nas provas a características dos heterónimos mas podiam
ter ido mais longe (exemplo: em vez de se deixar inferir que Reis amou Lídia
certa noite, podia ter-se imaginado a reação de Lídia, frustrada, ante...). Não
associaria Reis a um perfil de «bon vivant» (ao contrário, seria o mais austero,
o mais estoico). Desenho identificativo de Campos poderia ser uma fábrica ou
elemento que conotase a civilização industriar, moderna. A corrigir: «*comida»
(prato); «?*iremos ter um tabuleiro que mostrará» (temos um tabuleiro que
mostrará).
Luísa
«O amor,
quando se revela» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/1318 | Luísa
(17-16,5) Pontos
fortes Enredo
criado, revelador de conhecimentos de biografia de Pessoa, funciona bem,
escondendo até a relativa falta de «cinema» (imagens são ilustração longínqua
pouco coordenadas com a situação em causa). Leitura em voz alta do poema sem
erros. Clareza na expressão oral (embora, por vezes, esta fosse mais escolar do
que de representação naturalista). Aspetos melhoráveis A corrigir: «*iria-me»
(ir-me-ia); «?*após dois meses da sua morte» (dois meses depois da sua morte);
«*intrigada, porém, curiosa» (não se
justifica uma adversativa, já que o normal é mesmo que quem esteja intrigado fique
curioso); na leitura do poema, evitar ligar «o qu’há [ka] de dizer».
Francisca
«[Adeus...]
O navio vai partir, sufoco o pranto» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/651 | Francisca (17,5) Pontos
fortes
Concebeu-se um um eixo «narrativo» que associa imagens-filme ao poema escolhido
e está ao mesmo tempo coordenado com uma parte de defesa de opinião própria
linha (Pessoa e argumentação pela autora articulam-se bem). Acabamento de tudo,
também em termos de edição (sensação de segurança técnica). Expressão oral
boazinha ou boa. Aspetos melhoráveis A corrigir: «*ficaria-me por
mensagem à chegada» (ficar-me-ia); pronúncia de «eu *suf[ô]co» (é com O aberto:
«eu suf[ó]co»).
Pedro
G.
«O
mistério das coisas, onde está ele?» (Alberto Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/3452 | Pedro G. (15-15,5) Pontos
fortes Redação
(não apenas sem erros mas até elegante: texto quase expositivo mas pertinente explica
bem o poema). Síntese boa da ideologia de Caeiro. Leitura em voz alta (razoável
ou boa). Aspetos melhoráveis Texto de Caeiro figura no manual (p. 53) e
foi usado em aula, ainda que levemente. Recurso, na parte inicial, a slides com
imagens de Pessoa-Caeiro quebra a coerência do conjunto em termos de estratégia
visual (era preferível ficar só o filme). A corrigir: «*um conhecimento que já
sabemos» (um conhecimento que já temos»); não sendo um erro, «o porquê» — que é
uma conversão — é pior do que «a causa», «o motivo», «a razão».
Beatriz
«Concordar não posso»
(Fernando Pessoa); «O bêbado
caía de bêbado» (Álvaro de Campos); «Verdade, mentira, certeza, incerteza»
(Alberto Caeiro); «Anjos ou deuses, sempre nós tivemos» (Ricardo Reis) | http://arquivopessoa.net/textos/3087; http://arquivopessoa.net/textos/1241; http://arquivopessoa.net/textos/3327; http://arquivopessoa.net/textos/2959 | Beatriz (17,5-18) Pontos
fortes
Originalidade e funcionalidade da ideia-base: um site de encontros, em que
haveria um homem que se disfarçava de outros. Boas representações. Leitura em
voz alta sem erros, ainda que tendencialmente rápida — teria sido também interessante
adotar tipos de leitura segundo características de cada heterónimo (teria lido Caeiro
com mais lentidão, por exemplo). O próprio texto poderia remeter mais para
características de cada Pessoa. Aspetos melhoráveis Creio que, no final
do filme, teria sido possível aproveitar melhor o excelente enredo, criando um
desfecho mais marcante. «Concordar não posso» pertence ao Fausto, que é um poema dramático (nas instruções proibira os poemas
dramáticos). A corrigir: «*Maria vai num encontro» (Maria vai a um encontro).
Raquel
& Soraia
«Árvore verde» (Fernando Pessoa) | http://arquivopessoa.net/textos/3561 | Soraia
& Raquel (16,5-16) Pontos
fortes Texto
criado. Expressão oral em geral: leitura em voz alta de Raquel, boa ou quase
muito boa; a de Soraia, boazinha ou boa. Imagens — da natureza — são agradáveis,
ainda que não haja verdadeira integração no texto (a não ser no final). Bom som
(captado). Aspetos melhoráveis Dizeres que servem de capa («Poema de
Pessoa — 2020»). A corrigir: «não passam apenas de» (é pleonasmo: seria
«não passam de» ou «são apenas»).
Diogo
«Se eu pudesse trincar a terra toda» (Alberto
Caeiro) | http://arquivopessoa.net/textos/613 | Diogo (12) Pontos
fortes Leitura em voz alta, quer do poema quer do texto próprio, sem erros,
embora um pouco rígida, pouco moldada a cada momento (Caeirto aconselhava um
estilo mais calmo, mais bonómico). Texto escrito não tem erros mas também não
se articula especialmente com o de Caeiro (autor conseguiria ser mais
criativo). Aspetos melhoráveis Texto
escolhido fora dado em aula (ver as nossas folhas). Quase ausência de trabalho
na parte visual. Tarefa feita para não se deixar de fazer mas sem gosto ou
cuidado. Várias confusões nas indicações pedidas.
Daniela
«Não, não é cansaço...»; «Depois de não ter dormido» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/228; http://arquivopessoa.net/textos/3124 |
Daniela (12,5)
Pontos fortes Leitura em voz alta
dos poemas sem erros (no v. 5, é lido «sentir» um «sentimento»). Aspetos melhoráveis Pouco texto
próprio, embora se deva dizer que as raras observações fora do texto de Campos
até mostram que foi pena não estender mais esse texto criado pela autora. Pouco
investimento nas potencialidades do vídeo (e 2.31, como se fosse mesmo só para
cumprir o tempo mínimo...).
P. Prata
«Não! Só quero a liberdade!» (Álvaro de
Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/3343
| P. Prata (9,5)
Pontos fortes Houve preocupação em
cumprir prazo e, ainda que após indicações minhas, alguma aproximação ao que se
pedia nas instruções. Aspetos
melhoráveis Leitura em voz alta do poema com vários erros: «*mas não me
deixam» (mas deixem-me); «*a vida» (em vida); «*não vou ver» (não ver);
«*ideias» (ideais). Texto criado muito pouco elaborado, provavelmente quase
improvisado. Trabalho «despachado» em poucos minutos (estas tarefas devem
implicar umas horas de maturação; no futuro, terá de haver mais investimento).
Miguel
«Uns, com os olhos postos no passado»
(Ricardo Reis) | http://arquivopessoa.net/textos/2695 | Miguel (8,5 [nota seria de 12,5, mas, tendo o trabalho sido entregue só a 16 de
fevereiro, há penalizações]) Pontos
fortes Expressão oral no seu todos (boa voz, velocidade adequada, calma,
leitura sem erros). Opinião defendida fica clara (texto criado está pouco
elaborado mas é eficiente). Aspetos
melhoráveis. Texto escolhido está no manual (p. 72), embora com legeiras
diferenças de edição. Não foram respeitados outros aspetos das instruções
(formato de título, indicação do v. 1, link). Parte com som não chega aos 2.30.
A corrigir: «*Na primeira estrofe podemos retirar» (Da primeira estrofe podemos
retirar); «*Bruce Williams» (Robin Williams).
Tiago
«Faróis distantes» (Álvaro de Campos) | http://arquivopessoa.net/textos/4367
| Tiago (cerca
de 9 [nota seria de 14; porém trabalho chegou doze dias depois do prazo fixado,
o que leva a que sejam descontados vários valores]). Pontos fortes Boa leitura em voz alta do poema (e também a do texto
próprio está bastante competente). Texto criado acaba por se aticular com o de
Campos, retomando o seu tópico no final. Aspetos
melhoráveis Houve pouco aproveitamento das potencialidades de um trabalho
em vídeo.
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