Informação sobre como seguir as aulas de Português a partir de 16 de março
Irei pondo aqui um guião das aulas, num estilo que
será um meio termo entre o da transcrição que costumo deixar no final de cada
semana acerca das aulas anteriores e o das folhas que distribuo em aula. Convém
que leiam tudo e tentem fazer o pouco que lhes vou pedir. Algumas dessas
tarefas talvez as possa ver quando nos reencontrarmos (alguns dos médios ou extensos, por exemplo). Também não descarto vir
a pedir alguma tarefa que ainda possa receber por mail dentro deste 2.º
período (estejam atentos ao que possa pedir numa destas aulas — mas deixarei
bem clara qual seja essa tarefa maior, se houver).
Haverá três aulas esta semana (113-114, 114-114R,
115-116), publicadas na segunda-feira, na terça e na quinta (podem segui-las
nos exatos tempos do vosso horário — que são diferentes em cada
turma e por isso me dispenso de lembrar).
Quem faltou à aula de sexta 13 de março (ou, no
caso do 12.º 9.ª, de quinta, 12) deve relanceá-la aqui. De qualquer modo, resumo-a
no próximo parágrafo.
Corrigimos os questionários de
compreensão/gramática que fizéramos duas aulas antes. Ponho no início da aula as
notas dos que não os receberam, mas, sobretudo, peço que passem os olhos pela Apresentação
da aula, cujos slides são maioritariamente a correção desse questionário.
Devolvi também um trabalho de argumento + exemplo (Greta ou gentrificação). Fizemos
depois um outro questionário de gramática/compreensão (pensei-o para que, em
média com o questionário referido há pouco, constituísse a testagem relativa ao
domínio ‘gramática’, de que não tenho mais elementos neste 2.º período; o facto
de não terem alguns feito este questionário é melindroso, porque, na verdade, é
das poucas informações que tenho de avaliação de gramática, área em que costumo
ser relativamente aritmético). Quem não esteve na aula deve experimentar fazer
este questionário. Na última aula desta semana, mostrarei a sua solução e
afixarei o resultado dos questionários feitos em aula. Tivemos ainda uma tarefa
de escrita — um grupo III —, que trouxe para casa (podem também escrever esse
texto, mas, por favor, não mo enviem). Fechámos com a conclusão de Sylvia. Tenho pena que não a tivessem
visto todos, porque se tratava da biografia de quem influenciou muitos
escritores nossos contemporâneos, mas podem ver o final do filme numa versão
sem legendas lincada na transcrição da aula. Repito: os que faltaram na sexta (ou na quinta, no caso de MT, do
9.ª) vão até aqui.
Quanto à aula de segunda-feira, a primeira já infestada
de Covid-19 (aula 113-114 = Quarentena 1), sigam-na aqui.
#
<< Home