Friday, August 30, 2019

Aula 1 da Quarentena (= 113-114)


Aula 113-114 [= Quarentena 1] (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/mar [4.ª]) Nesta primeira aula da quarentena (= 113-114), excecionalmente, vamos aproveitar o tema das epidemias. Vai procurando resolver e, no final, vê a Apresentação — que está na cauda disto tudo —, cujos slides têm as soluções.

Começo por uma tarefa que é útil também em termos de informação administrativa. Terão recebido o comunicado que reproduzo em baixo. Vamos usá-lo para o seguinte exercício:

Identifica as vírgulas mal postas. São seis, pelo menos (descarto umas para as quais, com muito boa vontade, talvez se possa imaginar um contexto, um especialíssimo matiz de sentido, que as justificasse). Assinala também a razão por que cada uma dessas vírgulas é agramatical:
Vírgula a separar sujeito do predicado;
Vírgula a separar o complemento oblíquo do resto do predicado;
Vírgula a separar o complemento direto do resto do predicado;
Vírgula a separar o complemento do nome (ou modificador restritivo?) do grupo nominal;
Vírgula a separar oração subordinada substantiva completiva (com função de complemento direto) da subordinante que inclui o  resto do predicado.
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[Neste caso, antecipo a solução (mas, em geral, as soluções ficarão só na Apresentação):
Não pode haver vírgula em:
«as Escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Benfica, vão estar encerradas aos alunos» (vírgula a separar sujeito do predicado);
«Assinar o boletim com a assinatura que consta do cartão de cidadão, do candidato» (vírgula a separar o complemento do nome — modificador restritivo — do grupo nominal);
«Digitalizar em formato PDF, o boletim [...] (vírgula a separar o complemento direto do resto do predicado);
«Digitalizar em formato PDF, o cartão de cidadão» (vírgula a separar o complemento direto do resto do predicado);
«Enviar os documentos indicados nos pontos 4 e 5, para os Serviços [...]» (vírgula a separar o complemento oblíquo do resto do predicado);
«Cumpre-me ainda informar, que a inscrição [...]» (vírgula a separar oração subordinada substantiva completiva, com função de complemento direto, da subordinante que inclui o  resto do predicado)]

Lê esta crónica de MEC, saída no Público desta sexta, dia 13:

Completa (no final, vê as minhas respostas na Apresentação da aula, mas não já):
O raciocínio dos políticos italianos, se transposto para Portugal, onde há muito menos doentes, significaria que . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Quanto aos avisos contra o panic buying, o cronista defende que . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Relanceia «Emergência e razão», crónica do sociólogo António Barreto, saída no Público de ontem (isto é, no domingo 15 de março).



Escreve um comentário acerca do objetivo final do texto (ou seja, a lição que se pretende inculcar) e da estratégia usada na sua elaboração. Usa cerca de cem palavras, ou um pouco menos; escreve a tinta. (Vê depois a minha solução na Apresentação em baixo.)
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Na última aula aludimos a Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, cujo enredo gira em torno de uma epidemia de «cegueira branca». O romance de Saramago foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles:
Quanto ao primeiro parágrafo do romance é este:
O disco amarelo iluminou-se. Dois dos automóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. Na passadeira de peões surgiu o desenho do homem verde. A gente que esperava começou a atravessar a rua pisando as faixas brancas pintadas na capa negra do asfalto, não há nada que menos se pareça com uma zebra, porém assim lhe chamam. Os automobilistas, impacientes, com o pé no pedal da embraiagem, mantinham em tensão os carros, avançando, recuando, como cavalos nervosos que sentissem vir no ar a chibata. Os peões já acabaram de passar, mas o sinal de caminho livre para os carros vai tardar ainda alguns segundos, há quem sustente que esta demora, aparentemente tão insignificante, se a multiplicarmos pelos milhares de semáforos existentes na cidade e pelas mudanças sucessivas das três cores de cada um, é uma das causas mais consideráveis dos engorgitamentos da circulação automóvel, ou engarrafamentos, se quisermos usar o termo corrente.

Com muitas doenças (mas ainda antes do Covid-19):
Finalmente, o começo do poema «Nós», de Cesário Verde, que parte de uma circunstância biográfica. Havendo uma situação de epidemia (de cólera), a família do poeta — permitamo-nos alargar aqui o alcance do conceito de sujeito poético — refugia-se no campo. A recordação permite ao «eu» elaborar sobre uma série de preocupações que são tópicos recorrentes da poesia de Cesário.
TPC — Vê esta ficha corrigida sobre um poema de Mensagem (do Caderno de atividades, pp. 12-13):