Aula 1 da Quarentena (= 113-114)
Aula 113-114 [= Quarentena
1] (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/mar [4.ª]) Nesta primeira
aula da quarentena (= 113-114), excecionalmente, vamos aproveitar o tema das epidemias.
Vai procurando resolver e, no final, vê a Apresentação — que está na cauda disto tudo —, cujos slides têm as
soluções.
Começo por uma tarefa que é útil também em termos de informação
administrativa. Terão recebido o comunicado que reproduzo em baixo. Vamos usá-lo
para o seguinte exercício:
Identifica as vírgulas mal postas. São seis, pelo
menos (descarto umas para as quais, com muito boa vontade, talvez se possa
imaginar um contexto, um especialíssimo matiz de sentido, que as justificasse).
Assinala também a razão por que cada uma dessas vírgulas é agramatical:
Vírgula a separar sujeito do predicado;
Vírgula a separar o complemento oblíquo do resto do
predicado;
Vírgula a separar o complemento direto do resto do predicado;
Vírgula a separar o complemento do nome (ou
modificador restritivo?) do grupo nominal;
Vírgula a separar oração subordinada substantiva
completiva (com função de complemento direto) da subordinante que inclui o resto do predicado.
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[Neste caso, antecipo a solução (mas, em geral, as
soluções ficarão só na Apresentação):
Não pode haver vírgula em:
«as Escolas que integram o Agrupamento de Escolas
de Benfica, vão
estar encerradas aos alunos» (vírgula a separar sujeito do predicado);
«Assinar o boletim com a assinatura que consta do cartão
de cidadão, do
candidato» (vírgula a separar o complemento do nome — modificador restritivo — do
grupo nominal);
«Digitalizar em formato PDF, o boletim [...] (vírgula a separar o
complemento direto do resto do predicado);
«Digitalizar em formato PDF, o cartão de cidadão» (vírgula a separar o
complemento direto do resto do predicado);
«Enviar os documentos indicados nos pontos 4 e 5, para os Serviços [...]»
(vírgula a separar o complemento oblíquo do resto do predicado);
«Cumpre-me ainda informar, que a inscrição [...]» (vírgula a separar
oração subordinada substantiva completiva, com função de complemento direto, da
subordinante que inclui o resto do
predicado)]
Lê esta crónica de MEC, saída no Público
desta sexta, dia 13:
Completa (no final, vê as minhas respostas na
Apresentação da aula, mas não já):
O raciocínio dos políticos italianos, se transposto
para Portugal, onde há muito menos doentes, significaria que . . . . . . . . .
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Quanto aos avisos contra o panic buying, o cronista defende que . . . . . . . . . . . . . . .
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Relanceia «Emergência e razão», crónica do sociólogo António Barreto,
saída no Público de ontem (isto é, no domingo 15 de março).
Escreve um comentário acerca do objetivo final do texto (ou seja, a lição que se
pretende inculcar) e da estratégia usada na sua elaboração. Usa cerca de cem palavras, ou um pouco menos; escreve a tinta. (Vê depois a minha solução na Apresentação em baixo.)
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Na última aula aludimos a Ensaio
sobre a cegueira, de José Saramago, cujo enredo gira em torno de uma
epidemia de «cegueira branca». O romance de Saramago foi adaptado ao cinema pelo
realizador brasileiro Fernando Meirelles:
Quanto ao primeiro parágrafo do romance é este:
O disco amarelo iluminou-se. Dois
dos automóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. Na
passadeira de peões surgiu o desenho do homem verde. A gente que esperava
começou a atravessar a rua pisando as faixas brancas pintadas na capa negra do
asfalto, não há nada que menos se pareça com uma zebra, porém assim lhe chamam.
Os automobilistas, impacientes, com o pé no pedal da embraiagem, mantinham em
tensão os carros, avançando, recuando, como cavalos nervosos que sentissem vir
no ar a chibata. Os peões já acabaram de passar, mas o sinal de caminho livre
para os carros vai tardar ainda alguns segundos, há quem sustente que esta
demora, aparentemente tão insignificante, se a multiplicarmos pelos milhares de
semáforos existentes na cidade e pelas mudanças sucessivas das três cores de
cada um, é uma das causas mais consideráveis dos engorgitamentos da circulação
automóvel, ou engarrafamentos, se quisermos usar o termo corrente.
Com muitas doenças (mas ainda antes do Covid-19):
Finalmente, o começo do poema «Nós», de Cesário
Verde, que parte de uma circunstância biográfica. Havendo uma situação de
epidemia (de cólera), a família do poeta — permitamo-nos alargar aqui o alcance
do conceito de sujeito poético — refugia-se no campo. A recordação permite ao «eu»
elaborar sobre uma série de preocupações que são tópicos recorrentes da poesia
de Cesário.
TPC — Vê esta ficha corrigida sobre um poema de Mensagem (do Caderno de atividades, pp. 12-13):
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