Sunday, September 14, 2008

1

Eçafilme [aliás Egafilme, porque talvez se prefira uma visão criativa (a pretexto do texto original) à directa reprodução do romance ou de trechos seus; ora, João da Ega, putativo autor de Memórias de um Átomo, parece poder ser um bom patrono desta empresa]
Trabalho tem de ser entregue até daqui a um mês (apontemos para 12/13 de Março — enfim, 16/17 de Março, para quem precise, mas também um pouco mais cedo, a quem isso não desconvenha, já que me seria vantajoso não receber tudo demasiado perto do final do período).
Como em trabalhos anteriores (microfilme autobiográfico, bibliofilme, publifilme), deve haver discurso oral gravado (seja em leitura, seja em dramatização, seja em conversa «espontânea», seja em canção, etc.). Embora espere sobretudo filmes WMP, admitem-se gravações áudio (como já permitira no caso da tarefa sobre publicidade — como géneros específicos deste meio, ocorrem-me o folhetim, a entrevista radiofónica ou a crónica).
Trabalhos podem ser individuais ou em dupla (neste caso, com intervenções orais dos dois colegas).
O formato e duração dos filmes são semelhantes aos combinados nos trabalhos anteriores (máximo de três minutos; máximo de 100 MB).
São temas: (1) Os Maias; (2) algum outro livro de Eça; (3) amores de Pedro e Inês (ou outro amor célebre da literatura portuguesa).
A razão dos temas 1 e 2 é óbvia; o tema 3 é para não descartar a possibilidade de se concorrer ao Concurso Inês de Castro (neste caso, conviria que a gravação ficasse pronta o mais cedo possível, já que o concurso, embora feche a 27/3, implica outras diligências).
Estes temas podem ser tratados de múltiplas formas. De tantas, que nem darei exemplos agora (fá-lo-ei brevemente) — basta lembrar que a relação com o tema pode ser quase literal, mas também é admissível, e talvez até aconselhável, que se estabeleça com ele uma ligação indirecta, inferida apenas.
Algumas ideias
Diário de uma das personagens
Carta entre personagens
Noticiário em torno de episódios de Os Maias
Memórias ou autobiografia de alguma personagem
Entrevista a personagem
Biografia de uma das personagens
Diálogo (criado) entre personagens (que até podem não se ter encontrado na obra)
Trailer para Os Maias (enquanto intriga-filme)
Publicidade a Os Maias (enquanto livro)
Publicidade/trailer a obra fictícia a que Os Maias aludam (exemplo: Memórias de um Átomo, Jornada da Ásia, de João da Ega; Vozes de Aurora, Elvira, Flores de Martírio, Segredo do Comendador, de Tomás de Alencar; A Morte de Satanás, de Simão Craveiro)
Trailer para uma continuação (sequela) de Os Maias
Trailer para obra actual com intriga equivalente à de Os Maias
Nova conclusão para Os Maias
Continuação de Os Maias até um novo final
Um momento anterior ao começo da intriga (antes de Afonso da Maia, portanto)
Transformação de algum momento dos Maias por transposição para a nossa época
Transformação de momento dos Maias por alteração do sentido do enredo
Transformação por deslocação para outro espaço
Paródia a algum episódio de Os Maias
Leitura de trechos de Os Maias nos locais que lhes correspondem
Dramatização de algum episódio [mas, depois de ver na net uma série de tentativas do género, quase que sugiro que evitem este formato; preferir-lhe a evocação menos directa, mais subjectiva — 'interpretação inspirada em' — sem pretender a simples encenação de um episódio]
Representação a partir mesmo de uma das adaptações a teatro conhecidas (as de José Bruno Carreiro ou a, recente, de António Torrado)
Clip, com composição musical, para Os Maias
Cruzamento de personagens (em diálogo talvez) de romances diferentes de Eça
Evocação (possível em vários formatos) de outros pares amorosos dos romances de Eça
Criação de tipos (personagens-tipo) correspondentes actuais às de Eça e interacção entre a criada e a queirosiana

Nos microfilmes, bibliofilmes e publifilmes vários colegas usaram formatos-géneros que podem agora ser boas soluções para outros (e, sobretudo, nos confirmam que mais vale ser cada um a pensar na ideia genial para o seu filme/gravação do que ligar demasiado ao elenco de ideias que desfiei em cima). Assim, quase de cor — e, por isso, esquecendo muitos outros bons exemplos, ou deixando de lado bons filmes mas que não são agora facilmente arrumáveis em termo de formato particular —, lembro
microfilmes de Pedro M. [2] (recriação poética de um dia), Raquel [1] (conversa «improvisada» com a câmara), Guilherme [4] (reflexão apoiada em grafitos), Cátia [6] (evocação «poética» de um momento «narrativo»), Carolina [5] (memórias «oníricas», reportadas a locais e objectos);
bibliofilmes de Carolina [1] (criação de episódio à maneira do livro em causa), João Af. D. [1] (paródia ao texto em causa por transposição para época contemporânea), Joana L. [1] (trailer paródico), Marta [2] (trailer), Brigitta [1] (associação do livro à própria experiência pessoal havida), Inês [2] (idem), Carlota [2] (interpretação, em termos de experiência pesssoal, de poema), Joana B. [5] (criação de episódio encenado com a própria autora do livro), Cosme [4] (animação), Pedro [6] (recriação no mesmo contexto, pastiche), Bruno [4] (idem), Catarina [6] (pastiche de programa literário), Joana L. [6] (sinopse com inserção de textos próprios), Inês [6] (reconto apoiado em desenhos criados), Tiago [5] (reconto apoiado em fotos que havia no livro);
publifilmes de Rui [1] (composição musical), Ricardo & João M. [5] (clip musical, dança); Susana [5] (animação), Hugo & João A. [1] (banda desenhada), Bruno [4] (paródia a documentário antropológico), Filipa [4] (entrevistas, depoimentos, reais), Margarida [4] (depoimento da própria), Joana & Raquel [6] (encenação paródica de um determinado anúncio), Zé & João C. [6] (paródia — «mundo ao contrário»), João A., João M. & Tiago [6] (paródia — ironia ao próprio assunto), Ricardo [2] (paródia aos formatos dos outros publifilmes)

Quanto ao tema «Inês e Pedro», remeto para o sítio do concurso: http://www.clube-de-leituras.pt/index.php?s=concursos Se clicarem depois em alguns dos blogues sobre Inês que já lá estão, perceberão o estilo (mas creio que seriam capazes de fazer bastante melhor). A optarem por esta alternativa, cabia-lhes, para já, fazerem filme alusivo a Inês e Pedro (aqui os formatos são semelhantes aos que sugeri para Os Maias). Eu trataria de avaliar esse filme — segundo os mesmos critérios usados para os dos Maias; entretanto, se se quisesse juntar o útil (trabalho da aula) ao agradável (poder concorrer a um prémio), ainda antes de 27 de Março, o autor do filme (eventualmente, se quisesse, até agrupado com mais alguém se tivesse interessado pelo mesmo assunto) conceberia o resto do blogue concorrente ao prémio do PNL/Fundação Inês de Castro (o que implicaria também mais alguma escrita e investigação do assunto). Só não sou mais encomiástico na defesa deste tema porque não tenho em grande estima a organização dos concursos do PNL (e, tendo-o já experimentado, não achei o alojamento no Clube de Leituras muito fluido).