Thursday, September 16, 2021

Sumários e tepecês

 

Aula 1-2 (21 [1.ª] e 22/set [3.ª]) Poucas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano. Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade. Correção muito comentada. Preenchimento da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição pessoal, desta vez com verbos + advérbios). Redação de estrofe, segundo modelo, em termos de versificação, de «Sou um evadido» (p. 31), de Fernando Pessoa. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos».

Aula 3R-3 (22 [1.ª], 23/set [3.ª]) Ainda sobre «Sou um evadido», de Fernando Pessoa e métrica. Questionário para compreensão de poema de «De verão», de Cesário Verde. Assistência a trecho da série ‘Grandes livros’ sobre Cesário Verde. Explicação necessária sobre resposta a um item sobre «O Sentimento dum Ocidental». Redação de resposta a item 7 do grupo I de exame nacional recente (2.ª fase de 2021), sobre Cesário Verde, apoiada em passos de «O Sentimento dum Ocidental» sugeridos. Assistência sketches de Contemporâneos em torno de Pessoa. Exemplo de solução do item 7 sobre Cesário Verde. TPC — Quando puderes, lê o capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Helder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado em Gaveta de Nuvens.

Aula 4-5 (24/set [1.ª, 3.ª]) Explicação sobre características do ortónimo. Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 37), para completar respostas lacunares a perguntas. Audição da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Correção. Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 38), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de 100 palavras sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas na rua». Assistência a início de Paterson, de Jim Jarmusch. TPC — Lê no manual (pp. 32-33) o texto expositivo sobre Pessoa ortónimo (copio-o aqui em Gaveta de Nuvens também).

Aula 6-7 (28 [1.ª], 29/set [3.ª]) Correção do comentário sobre «Ela canta, pobre ceifeira»/«Gato que brincas na rua». Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama. Redação de síntese de «A dor de pensar» (p. 38). Assistência a trecho de Paterson. TPC — Vê o que digo sobre leituras a fazer (aka Projeto de leitura) em Gaveta de Nuvens e começa a tratar do assunto.

Aula 8R-8 (29 [1.ª], 30/set [3.ª]) Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde. Devolução de respostas a item 7 de prova recente (2021, 2.ª fase) e poucas correções. Assistência a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução de exercício sobre orações subordinadas adverbiais. Assistência a início do filme de João Botelho Conversa acabada (o passo da morte de Pessoa no Hospital de São Luís dos Franceses). Redação de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa». Assistência a trecho de Paterson. Classificação de funções sintáticas com «Nos desenhos animados». TPC — Se puderes, relanceia a boa análise de «De Verão» que pus em Gaveta de Nuvens.

Aula 9-10 (1/out [1.ª, 3.ª]) Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 25-27). Relance a «Álvaro de Campos — o poeta da modernidade» (p. 55) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos. Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos. Audição de excertos de «Opiário». Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Redação de poema, em verso livre, sem rima, com versos de extensão à Campos, cujo título seja «Quedas de água», «Cai a água». Assistência a trecho de Paterson. TPC — Se não o fizeste em aula, lê em casa a p. 55 e também já a 57, sobre Campos e Futurismo, respetivamente.

Aula 11-12 (6/out [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos. Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos». Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal». Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto. Correção. Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal». Dada definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Conclui, melhorando-a, ode (e traz-ma em folha nova), apostando talvez mais na qualidade do que na quantidade de versos.

Aula 13R-13 (7/out [por enquanto, só na turma 3.ª; na turma 1.ª esta aula será dada quando houver uma sessão que a turma 3.ª, por culpa de algum outro feriado, não tenha]) Correção de síntese de «A dor de pensar». Lembrar o ano passado, O amor acontece, assistindo ao passo em causa do filme. Ver quadro com adjetivos a qualificarem portugueses. Audição de «Do alvoroço [...]». Resposta a ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’. Audição de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma). Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim». Assistência a trecho de Paterson.

Aula 14-15 (8/out [1.ª, 3.ª]) Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]»; correção. Audição de «Aniversário» (Luís Lucas). Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone». Exercícios com funções sintáticas. Correção de sintaxe em «Morro na Praia» (Capitão Fausto). TPC — O poema «Aniversário», como outros da fase intimista de Álvaro de Campos (ou mesmo, por vezes, certos trechos das odes sensacionistas), aproveita o que podemos caracterizar como ‘a nostalgia da infância’. Este tema é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens«Un soir à Lima», um longo poema do ortónimo (aliás, na verdade, um poema não assinado), que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico.

Aula 16-17 (12 [1.ª], 13/out [3.ª]) Correção de poema sobre «Quedas de água». Explicação sobre valores aspetuais. A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais. Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 68), declamado por Joaquim de Almeida. Resposta-comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 68, e «Lisbon Revisited (1926)», distribuído em folha). Assistência a trecho de Paterson. Classificação de funções sintáticas com «Velha infância» (Tribalistas). TPCAvança na leitura do livro (do Projeto de leitura) ou pede-me ajuda.

Aula 18R-18 (13 [1.ª], 14/out [3.ª]) Exercícios sobre valor aspetual (p. 66; com algumas respostas já lançadas); e sobre valor modal (na p.70). Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção. Assistência a trecho(s) de Último a sair, para resolver exercícios sobre aspeto. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Sobre valor aspetual e valor modal, além da leres as páginas do manual e respetivo anexo final que já fui referindo, podes tentar resolver as fichas 31 e 32 (pp. 55-57) do Caderno de atividades. Porei em Gaveta de Nuvens as fichas já respondidas, pelo que, mesmo que não queiras resolvê-las tu próprio, podes sempre verificar as soluções.

Aula 19-20 (14/out [1.ª, 3.ª]) Correção de esboço de ode futurista. Leitura de «Datilografia», de Álvaro de Campos (p. 60), com preenchimento de tabela com síntese de momentos e resposta curta. Correção, precedida de audição de poema declamado por João Grosso. Resposta conduzida sobre noções de valores temporais com «Ao volante do Chevrolet [...]» (pp. 62-63). Assistência a «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto. Comentário em torno de «selfies» e Pessoa/Álvaro de Campos — cfr. «Quem sou eu?» (p. 14). Assistência a trecho final de Paterson. TPC — Faz (ou vê a solução que porei em Gaveta de Nuvens) a ficha 30 do Caderno de atividades, sobre ‘Valor temporal’.

Aula 21-22 (20/out [1.ª, 3.ª]) Correção de comentário comparativo dos dois «Lisbon Revisited». Leitura de «Alberto Caeiro, o poeta ‘bucólico’» (p. 49) e preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro. Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas). Compreensão do «Poema segundo» (p. 52), escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação, vendo clip). Redação de comentário comparativo entre Alberto Caeiro e Paterson. Assistência a trecho de O Clube dos Poetas Mortos. TPC Lê a solução que pus em Gaveta de Nuvens para a ficha 3 do Caderno de atividades, sobre Álvaro de Campos.

Aula 23R-23 (19 [1.ª], 21/out [3.ª]) Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço», de Campos, para completar análise a que só faltam citações. Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto. Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades. Redação/cópia de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos). TPC — Vê a solução da ficha 16 do Caderno de atividades (sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’) que porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 24-25 (22/out [1.ª, 3.ª]) Correção da recriação de «Dobrada à moda do Porto», de Campos. Leitura de dois textos expositivos — «Ricardo Reis, o poeta “clássico”» (p. 71), «Epicurismo e estoicismo» (74). Leitura de ode de Ricardo Reis na p. 72 («Uns, com os olhos postos no passado»), para responder a perguntas de composição curta; e sínteses de estrofes de outra ode («Cada dia sem gozo não foi teu»). Resposta sobre v. 7 e antítese. Assistência a «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos). Assistência a clip «Nada fica de nada» (Rui Reininho diz Reis). Redação de comentário de comparação de poema de José Gomes Ferreira («Vive em cada minuto») com ode de Reis («Tão cedo passa tudo quanto passa!», p. 72). Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens soluções das fichas 2 e 4 do Caderno de atividades, sobre Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Estes trabalhos são para ser feitos com mais estoicismo (neste caso, alguma abnegação) do que epicurismo (sei lá como colhem o dia).

Aula 26-27 (26 [1.ª], 27/out [3.ª]) Leitura de «O arroz-doce quente», de MEC, e resolução de item de composição curta. Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), de Ricardo Reis, declamado por Luís Lima Barreto. Compreensão de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), para resposta a vários itens fechados em torno do texto. Audição de declamação por Sinde Filipe. Resposta a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» (p. 76) —, em contraste com odes de Reis. Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73), para preenchimento de texto lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto). Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos. TPC — Lê páginas informativas sobre ‘conto’ (pp. 129-131 de manual). A ideia é irmos entrando na técnica de redação de contos, para, mais tarde, escreverem contos suscetíveis de concorrerem ao Concurso literário Correntes d’escritas (talvez o mais importante em Portugal).

Aula 28R-28 (27 [1.ª], 28/out [3.ª]) Resposta a perguntas de exame com lírica de Camões (clássica). Exemplo de solução. Classificações de funções sintáticas em «A cantiga é uma arma». Sobre avaliação. Compreensão oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, da série «Grandes Portugueses», seguida de questionário V/F. Assistência a «Big Brother dos Grandes Portugueses». Classificação de funções sintáticas em «A Paixão (segundo Nicolau da Viola)».

Aula 29-30 (29/out [1.ª, 3.ª]) Audição da sexta parte de «Chuva Oblíqua», por Sinde Filipe. Releitura de trecho da carta sobre a génese dos heterónimos e de «Chuva Oblíqua» (p. 46), de Pessoa ortónimo, para localizar partes relativas à infância e ao presente. Resolução de itens de exames recentes sobre aspeto e modalidade. Assistência a trecho de Conversa acabada (dia triunfal: Caeiro, «Chuva Oblíqua», «Vem sentar-te comigo, Lídia», «Ode triunfal»). Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda», poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», de Caeiro, para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames. Assistência a trechos de O Guardador de Rebanhos de Edgar Feldman. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Continuando a tentar perceber a técnica de escrita de narrativas curtas, lê um destes contos: «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) ou «George» (150-155).

Aula 31-32 (2 [1.ª], 3/nov [3.ª]) Correção de comentário comparado José Gomes Ferreira/Ricardo Reis. Questionário sobre «Muda de vida» (de Luís Filipe Borges). Assistência a final de filme de Edgar Feldman. Assistência a súmula sobre Caeiro (Santillana). Assistência a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características caeirianas. Redação de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Não deixes de ler um dos contos pedidos em tepecê recente: «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) ou «George» (150-155). Logo que possas, lê também o outro.

Aula 33R-33 (3 [1.ª], 4/out [3.ª]) Em torno de prova de exame recente com Camões. Sobre «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades». Assistência a Dia triunfal (Rita Nunes). Comentário a Dia triunfal. Assistência a súmula sobre Campos (Projetos, Santillana). Assistência a trechos de «Último a sair» (paródias de poemas). Comentário em torno de características aproximáveis de Campos. Funções sintáticas em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).

Aula 34-35 (5/nov [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão sobre «Muda de vida». Correção de texto sobre «Matarruano sonhador». Compreensão de poema de Pessoa sobre nostalgia da infância (soneto «A criança que fui chora na estrada», p. 45), através de itens para identificação de referentes. Audição de declamações de «Pobre velha música» (Natália Luísa; João Grosso). Resposta a perguntas, de composição curta, sobre «Pobre velha música», p. 48, e «Quando as crianças brincam», p. 48. Resposta sobre conto lido (título e justificação). / Resposta sobre aspetos formais da poesia do ortónimo. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Se não o fizeste ainda, lê os contos que pedi que lessem. Sugiro agora também «Famílias desavindas», nas pp. 163-165, de Mário de Carvalho.

Aula 36-37 (9 [1.ª], 10/nov [3.ª]) Correção de respostas vindas da aula anterior. Completamento de respostas lacunares a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34); e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa. Correção (incluindo clip de «Autopsicografia» e declamações de «Autopsicografia» e de «Isto»). Redação de conto com frases inicial e final estipuladas. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Repetindo-me: não deixes de ler «Famílias desavindas», nas pp. 163-165, de Mário de Carvalho. (E, se não o fizeras já, também os outros dois contos.)

Aula 38R-38 (10 [1.ª], 11/nov [3.ª]) Apresentação de exame; cópia de resposta a item da prova referida a seguir. Audição de súmula sobre Ricardo Reis (Santillana). Resposta a item/itens de exame recente, em torno de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73). Resolução de exercício em torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos. Resolução de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos. Audição de canção e preenchimento de orações. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê a ficha corrigidasobre ‘Coesão lexical’ (ficha 34 do Caderno de atividades, pp. 61-62), que trata destas matérias (hipónimos, hiperónimos; merónimos, holónimos; antónimos; sinónimos).

Aula 39-40 (16 [1.ª], 17/nov [3.ª]) Correções do conto feito na penúltima aula. Leituras de trechos ensaísticos nas pp. 33-34 e 32. Leitura de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, para encontrar versos irónicos. Reconstrução de «Tudo que faço ou medito», de Pessoa ortónimo. Audição de trechos de declamações de «Tabacaria» (de Álvaro de Campos) para escolher a melhor e conhecer todo o poema. Redação de pequeno conto, prosa, em continuação de «Tabacaria». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Já lhes pedi que lessem os três contos que estão na unidade 2 do manual, os de Maria Judite de Carvalho — «George» (pp. 150-155) —, Manuel da Fonseca — «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) — e Mário de Carvalho — «Famílias desavindas» (pp. 163-165). Ao longo desta ou inícios da próxima semana, queria que escrevessem, a computador, um conto (sugiro, como mínimo, 1000 palavras; mas também não aconselho textos muito maiores — fixemos talvez as 1500 palavras como máximo). O objetivo final é o concurso Correntes d’Escritas, o mais importante em Portugal para autores jovens (e cujo prémio são interessantes mil euros). Independentemente do concurso, a tarefa é para ser feita por todos e é um dos trabalhos maiores deste período (correspondendo a vários tepecês). Ainda haverá uma correção minha da primeira versão que entreguem na classroom: imprimirei esse texto e trá-lo-ei com emendas manuscritas; depois, enviar-me-ão a versão já melhorada de novo via classroom. Evitem, por mais leve que seja, qualquer aproveitamento de escritos alheios. Não esqueçam título. Escrevam o vosso nome (depois, para efeito de concurso, é que usaremos pseudónimo).

Aula 41R-41 (17 [1.ª], 18/nov [3.ª]) Correção de prova de exame sobre Reis (2.ª fase de 2018). Compreensão de «Ode marítima» (p. 58) (vs. «O mistério das cousas, onde está ele?», p. 53), através de pergunta sobre Sensacionismo; incluindo audição-visualização de clip de WordSong com «Ode marítima». Assistência a trecho de documentário sobre Pessoa (2.ª parte de «Grandes Portugueses»). Redação com «tradução» para português atual de texto de Fernão Lopes (p. 365). Classificação de orações com «A escola», de Jorge Palma. TPC — Não marco tepecê porque está a decorrer o prazo para escreverem um original conto que vencerá o conceituado Correntes d’Escritas. (Para se ter ideia do estilo de textos que podem entusiasmar o júri deste concurso, em Gaveta de Nuvens assinalei a azul links para dois contos vencedores: o de Luísa, do 12.º 3.ª de há oito anos, e o de Ana, também de um 12.º 3.ª, mas de 2019-2020. Será escusado lembrar que devemos apostar sempre em modelos originais e que o estilo mais original e apropriado em 2013 ou em 2019 já não seria visto do mesmo modo em 2022.)

Aula 42-43 (19/nov [1.ª, 3.ª]) Questionário de compreensão/gramática (sobre «Famílias desasavindas», de Mário de Carvalho, pp. 163-165). Resposta a item 1 de gramática (p. 166), mas com critérios formais. Redação de respostas a itens de exame (incluindo cópia de item 3). Assistência a conclusão de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Durante esta e próxima semana, o tepecê é escreverem e depositarem o conto na classroom e, depois, à medida que forem recebendo as primeiras versões corrigidas, descarregarem nova versão limpa. Pedia que, nessa altura, me dessem de novo, em aula, a versão com emendas, para eu controlar o lançamento das correções (em anos anteriores, reparei que essa tarefa nem sempre era cumprida com cuidado). Na versão limpa acrescentem, no final do texto, um pseudónimo.

Aula 44-45 (23 [1.ª], 24/nov [3.ª]) Correção de questionário sobre «Famílias desavindas» feito há uma aula. Leitura, e releitura, de poemas de Ricardo Reis (pp. 74, 73 e 75) para escrever comentário a poemas de Adília Lopes (com alusão a Reis/Lídia). Leitura de resposta possível. Assistência a sketch com palavras a colocar em tabela sobre processos irregulares de formação de palavras («Curso de Preparação para o casamento», Lopes da Silva); resposta. Assistência a início de O leitor. TPC — Lê a versão já corrigida da ficha do Caderno de atividades sobre Fernando Pessoa (ortónimo) que deixo aqui.

Aula 46R-46 (24 [1.ª], 25/nov [3.ª]) Leitura de trecho de cap. II de Amor de Perdição (e excerto correspondente no filme de Manoel de Oliveira). Assistência a trechos de 1986 (partes dos episódios 7 e 8; cfr. famílias desavindas). Redação de comentário (em torno de ódios de famílias e Amor de Perdição, «Famílias desavindas», etc.). Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares. Classificação de orações em «Amar pelos dois».

Aula 47-48 (26/nov [1.ª, 3.ª]) Exercícios de ortografia (pronomes versus sufixos). Audição de «Não sei se é sonho, se realidade» (p. 39). Atribuição de títulos-síntese a cada estrofe. Assistência a sketch-canção «C certinho» (Zé Carlos). Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística. Compreensão de «Contemplo o que não vejo» (p. 41), para acrescentar quadra final que faça que o «eu» nos parecesse de (i) Caeiro; (ii) de Campos; de (iii) Reis. Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 49-50 (30/nov [1.ª], 2/dez [3.ª]) Leitura de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares e resolução de correspondência. Audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa. Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhotto para notar semelhanças com Pessoa. Comentário a cartoon de Quino (sobre ter vários eus). Assistência a trecho de episódio 2 (série 2) de O programa do Aleixo. Identificação de funções sintáticas. Escrita de prosa (deambulatória) em que cada período vá tendo um número de palavras maior (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ...), para perceber estilo de «Tudo é absurdo» (p. 85). Assistência a trecho de O Leitor. TPC — Vê a versão corrigida das fichas 28 (Funções sintáticas) e 25 (Complemento e modificadores do nome) do Caderno de atividades que reproduzirei em Gaveta de Nuvens.

Aula 51-52 (3/dez [1.ª, 3.ª]) Questionário sobre apreciação do Filme do Desassossego (p. 87). Transcrição de poema de Pessoa citado no filme («Dobre»), a partir de imagem do autógrafo. Escrita de comentário em torno de características de ortónimo no poema «Dobre». Assistência a início de Filme do Desassossego. Classificação de características de versos de «Tabacaria». Assistência a trecho de O Leitor. TPC — Descarrega na Classroom a 2.ª versão do conto.

Aula 53-54 (7 [1.ª], 9/dez [3.ª]) Exercício em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de texto lacunar; assistência a outros trechos com casos de neologia e processos de formação morfológica («cotovelite», «destreinadores»). Assistência a sketch «Possuído por vozes da rádio» (Lopes da Silva), para resolver ficha relativa a processos morfológicos de formação de palavras. Redação (com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora do cãozinho», de Tchékhov. Assistência a trecho de O leitor. TPC — Para estudares este ponto de gramática, vê as páginas sobre o assunto («Processos morfológicos de formação de palavras») tiradas de gramática e reproduzidas no blogue.

Aula 55-56 (10/dez [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão feito na penúltima aula (sobre apreciação crítica de Filme do Desassossego). Correção da tarefa sobre «A senhora do cãozinho». Assistência aos sketches «Relato de engate» e «Baratas à procura de casa» (Lopes da Silva), para recolher palavras com diversas formações. Preenchimento de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações. Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo. Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo. Redação de texto de opinião (com dois argumentos + exemplos) sobre palavra do ano. TPC — Caso queiras que o teu conto seja enviado ao Concurso Correntes d’escritas, traz-me na próxima aula fotocópia do teu Cartão de Cidadão bem como a folha que deixei sobre a mesa assinada por encarregado de educação.

Aula 57-58 (14 [1.ª], 15/dez [3.ª]) Correção de redação de argumentos sobre palavra do ano. Resolução de exercícios em torno de classificação de orações. Preparação de envio de contos a Correntes d’escritas. Redação segundo modelo de «Amo, pelas tardes demoradas de verão» (p. 83). Assistência a trecho de O leitor.

Aula 59R-59 (15 [1.ª], 16/dez [3.ª]) Trabalho de gramática. Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (versão Listopad). Resposta a pergunta (completamento e resposta) sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a trechos dos últimos episódios de 1986. Preenchimento de quadro comparativo 1986/Frei Luís de Sousa. Audição de canção cantada por Ana Bacalhau, para preenchimento de classificação em torno de aspeto, tempo, modo.

Aula 60-61 (17/dez [1.ª, 3.ª]) Sobre apreciações críticas a livros feitas na aula anterior. Sobre questionários de gramática feitos na aula anterior. Sobre avaliação. Assistência a final de O leitor e, ao mesmo tempo, conversa com cada aluno. TPC — Durante as férias, porei em Gaveta de Nuvens informação sobre tarefa grande (provavelmente com poema de Pessoa) a fazer em janeiro ou alguma outra ideia para irem aproveitando tempo e o facto de o segundo período não começar logo. Ao mesmo tempo, sugiro que a leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis seja, pelo menos, iniciada; ou que se continuem também outras leituras de livros em curso.

Aula 62-63 (11 [1.ª], 12/jan [3.ª]) Leitura de crónica de José Manuel dos Santos sobre heterónimos («Fernando Pessoa: o ciclo das estações», p. 89), preenchendo quadro com características «dos vários Pessoas» e classificando figuras de estilo. Leitura (e audição), mais na diagonal, de «Eu nunca fiz senão sonhar» (pp. 80-82), do Livro do Desassossego, para completar quadro, com frases de Bernardo Soares suscetíveis de representar cada heterónimo. Assistência a depoimento de Cleonice Berardinelli em documentário (da Globo) sobre Pessoa. Apreciação crítica de anúncio com «Odd triunfal». Assistência a início de Uivo. TPC — Durante as férias, pus em Gaveta de Nuvens informação sobre duas tarefas a fazer nos próximos tempos (no final da aula de hoje haverá chamada para ambos os trabalhos via Classroom: instruções ficam aqui e aqui).

Aula 64R-64 (12 [1.ª], 13/jan [3.ª]) Explicação, em revisão, sobre conceitos de coerência textual e coesão textual. Resolução de itens sobre Coesão (e Coerência). Resolução de itens com processos irregulares de formação de palavras. Identificação de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em sketches (série Barbosa). Respostas a prova de exame (2019, EE), com Camões lírico.

Aula 65-66 (14/jan [1.ª, 3.ª]) Correção de apreciação crítica feita na penúltima aula e de tabela sobre figuras de estilo em Uivo. Com exemplares de Mensagem (da coleção iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra. Redação de caligrama. Assistência a trecho de Uivo. TPC — No manual, lê as pp. 98-100 e relanceia também o quadro na p. 101.

Aula 67-68 (18 [1.ª], 19/jan [3.ª]) Resposta a perguntas da p. 102 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares). Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Audição de «Europa» (p. 215), de Ana Luísa Amaral. Redação de pequeno comentário, completando ‘O desenho de Agim Sulaj — à direita do poema de Ana Luísa Amaral — concorda mais com o poema «Europa» do que o «O dos Castelos»’. Redação de dois argumentos (e exemplos), dados quatro grupos III de provas de exame. Assistência a passo de Uivo. TPC — Vê a ficha do Caderno de atividades sobre Coerência textual (que porei, já resolvida, em Gaveta de Nuvens).

Aula 69R-69 (19 [1.ª], 20/jan [3.ª]) Explicação acerca de ato e cena, concentração (espaço e tempo); dia fatídico. Assistência a trecho de Quem és tu? Resposta a dois itens de exame sobre Frei Luís de Sousa. Exercício sobre coerência textual. Exercícios sobre coesão textual (e coerência). Audição de «Quanto é que falta?» (e classificação de funções sintáticas). TPC — Relanceia, em Gaveta de Nuvens, páginas de uma gramática, sobre coerência e coesão textual. Também podes usar o anexo do manual, pp. 18-19 e 21.

Aula 70-71 (21/jan [1.ª, 3.ª]) Assistência a trechos de Non, de Manoel de Oliveira. Leitura de «D. Sebastião, rei de Portugal» (p. 105), para completar análise e exercício de associação. Leitura de texto de um editorial para comparação, por escrito, com poema lido; relance a outros textos sobre D. Sebastião em Mensagem. Completamento com conjunções e preposições de síntese sobre «D. Sebastião». Audição de «Os loucos estão certos» (Diabo na Cruz). Redação de introdução + um argumento/exemplo para dissertação sobre loucura. Assistência a trecho de Uivo. TPC Não esqueças os trabalhos em curso (este e este).

Aula 72-73 (25 [1.ª], 26/jan [3.ª]) Correção da redação de argumento (+ exemplo) de parte III de exame feita na última aula. Questionário de compreensão/gramática sobre «Ulisses» (p. 103). Completamento de respostas sobre «Sísifo» (p. 190), de Miguel Torga. Assistência a «The mith of Sisyphus» (TED-Ed). Redação de argumento (e exemplos) do texto de opinião pedido na p. 229 («A solidão dos idosos é uma das mais graves doenças das sociedades contemporâneas»). Assistência a conclusão de Uivo. TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades (sobre coesão referencial), que porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 74R-74 (26 [1.ª], 27/jan [3.ª]) Preenchimento de respostas em torno de características de tragédia. Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento). Exercício em torno de orações relativas (restritivas e explicativas), a partir de pontuação. Ainda mais um exercício sobre Frei Luís de Sousa. Exercícios sobre pontuação. Redação de argumento + exemplo de uma dissertação. Audição de «Carta» (com identificação de orações). TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades (sobre coesão lexical e referencial), que porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 75-76 (28/jan [1.ª, 3.ª]) Correção do questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses» (com audição também). Resolução de ficha sobre Atos ilocutórios (atos de fala). Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos atos de fala assinalados. Redação de resposta a pergunta sobre «D. Dinis» (p. 104). Assistência a início de Birdman. TPC — Em Gaveta de Nuvens capítulo de gramática sobre Atos ilocutórios.

Aula 77-78 (1 [1.ª], 2/fev [3.ª]) Compreensão de «Mar português» (p. 108), através de perguntas de descodificação de versos aforísticos e comparação com Os Lusíadas (saída de Belém, IV, 88-89). Audição de «O mostrengo» (Sinde Filipe). Compreensão de «O mostrengo» (p. 108).  Audição de passo do Adamastor nos Lusíadas. / Ou assistência a súmulas educativas. Redação ou cópia da solução. Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem; correção. Resposta a itens de coesão em exames recentes. Assistência a trecho de BirdmanTPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades (sobre coesão frásica), que porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 79R-79 (2 [1.ª], 3/fev [3.ª]) Correção de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem). Para compreensão de «O Infante» (p. 106), resolução de itens de composição curtos e em torno de cartoon de António. Relativamente a «Horizonte» (p. 107), resolução de ordenação. Resposta a item sobre «Sagres» (p. 191). Audição de declamações (Sinde Filipe). Assistência a sketch («Fiscal de danças ridículas», série Lopes da Silva) para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em exames). Assistência a trecho de Birdman. Audição de canção e classificação de orações (Ornatos Violeta, «Ouvi dizer»). TPC — A exemplo do que tenho vindo a fazer nestas últimas aulas, porei em Gaveta de Nuvens mais uma ficha do Caderno de atividades, já resolvida, em torno de mecanismos de coesão (desta vez, coesãotemporal). Deves ir lendo estas fichas. Lembro que está em curso trabalho «grande» em torno de poema de Pessoa. Por favor, se não o fizeste ainda, lê as instruções com cuidado e cumpre o prazo indicado.

Aula 80-81 (4/fev [1.ª, 3.ª]) Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 109, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos). Assistência a trecho final de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Compreensão de «Nevoeiro» (p. 112), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações. Assistência a clip de «Nevoeiro» com Rogério Samora. A partir de sketch («Gajo que adivinha»), identificação de funções sintáticas. Cópia de comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo X, 145-146). Assistência a trecho de Birdman. TPC Relanceia ficha corrigida sobre Coesão interfrásica (pô-la-ei no blogue).

Aula 82-83 (8 [1.ª], 9/fev [3.ª]) Compreensão de «4 de fevereiro» (p. 175), de Afonso Cruz, através de resposta a três perguntas. Assistência a entrevista e clip («Palhaços»). Exercícios de pronominalização. Itens de orações nos exames. Assistência a mais um vídeo de canção dos The Soaked Lamb. Identificação de funções sintáticas em provas de exame. Redação criativa, diarística ou de monólogo ou memorialística, subordinada ao título «29 de fevereiro». Canção («Palhaços»), com identificação de funções sintáticas. Assistência a trecho de Birdman.

Aula 84R-84 (9 [1.ª], 10/fev [3.ª]) Entrega de redações diarísticas. Explicação acerca de erros das últimas redações (através de tabela com conselhos). Assistência a canção de «Clã» («Problema de expressão»), com erros de português, em «Diz que é uma espécie de magazine». Exercício e correção (explicada); assistência a canção de «Clã», mas já sem erros. Apreciação crítica a capa de Inimigo Público. Assistência a trecho de Birdman. TPC — Relanceia reproduções das fichas do Caderno de atividades, já resolvidas, relativas aos géneros ‘Apreciação crítica’ e ‘Artigo de opinião’.

Aula 85-86 (11/fev [1.ª, 3.ª]) Redação de respostas a itens 1 e 2 de prova de exame com «Screvo meu livro à beira-mágoa»; correção. A partir de Último a sair («A expulsão de Débora»), revisão de Atos ilocutórios. A partir de «Terapia de relaxamento» (Último a sair), preenchimento de tabela acerca de Tempo, Modo, Aspeto. Leitura de modelo de resposta ao item 4 da citada prova. Assistência a trecho de episódio de biografia de Garrett (na Quinta do Pinheiro). Preenchimento de tabela comparativa entre Birdman e Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho de Birdman.

Aula 87-88 (15 [1.ª], 16/fev [3.ª]) Correção de textos de opinião. Exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso. Assistência a trecho de Os Maias, de João Botelho. Compreensão do texto na p. 8, para relacionar com termos de tragédia e marcar discurso indireto livre. Redação de introdução e argumento mais exemplo desenvolvimento de texto de opinião. Assistência a trecho de BirdmanTPC — Lê a ficha corrigida sobre ‘Reprodução do discurso no discurso’.

Aula 89R-89 (16 [1.ª], 17/fev [3.ª]) Compreensão de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), de Fernão Lopes, através da localização de treze palavras intrusas. Assistência a trecho de O Último a Sair, para preenchimento de tabela sobre funções sintáticas. Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco de Lisboa. TPC — Estuda (por aqui e aqui) o relato do discurso.

Aula 90-91 (18/fev [1.ª, 3.ª]) Resposta escrita a perguntas para compreensão de «Coisas de partir» (de Ana Luísa Amaral). Assistência a «Ler mais, ler melhor» com Ana Luísa Amaral. Assistência a «Blá-blá-blá» (The Soaked Lamb). Cópia de resposta sobre arte poética em Pessoa e em Ana Luísa Amaral. Audição de episódio de «Mixórdia de temáticas» sobre História de Portugal relatada em direto. Redação de poema segundo modelo do de Ana Luísa Amaral («Pequena ode [...]). Assistência a penúltimo trecho de Birdman.

Aula 92-93 (22 [1.ª], 23/fev [3.ª]) Correção de texto argumentativo (voluntariado). Leitura de texto expositivo sobre cantigas de amor, para acrescentar preposições em falta (texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações. Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses. Redação com comentário a «Urgentemente», de Eugénio de Andrade. Assistência a conclusão de Birdman. TPC — Revê sintaxe (funções sintáticas, orações), que me tem parecido pouco estudada. (Se ainda não entregaste trabalho com poema de Pessoa, devias fazê-lo ainda durante fevereiro, mesmo que com justa penalização.)

Aula 94R-94 [= Aula 13R-13 12.º 3.ª] (23/fev [1.ª]; turma 3.ª em sessão sobre percursos pós-secundário) A partir de passo de O amor acontece já visto o ano passado, retoma de quadro com adjetivos a qualificativos acerca dos portugueses. Audição de «Do alvoroço [...]» (ao mesmo tempo que se lia texto mais simplificado nos slides), identificando trocas perversas. Resposta a ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’. Audição de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma). Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim». Redação expositiva sobre «Os portugueses». TPC — Completa redação iniciada em aula.

Aula 95-96 (25/fev [1.ª, 3.ª]) Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação. Escrutínio comentado. Assistência a trecho inicial de Sylvia.

Aula 97-98 (2/mar [1.ª, 3.ª]) Questionário de compreensão (e gramática) de trecho do discurso de Saramago ao receber prémio Nobel (p. 235). Tradução em linguagem não figurada das frases de Saramago na p. 232. Assistência a trechos de discursos por ocasião da entrega do Nobel. Redação com falas abonatórias de todos os tipos de atos ilocutórios. Assistência a trecho de Sylvia.

Aula 99R-99 (3/mar [3.ª]; na turma 1.ª esta aula será dada lá mais para a frente, em finais de março) Preenchimento de lacunas de trecho sobre história do português. Assistência a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução. Assistência a primeira parte da série Grandes livros sobre as Crónicas de Fernão Lopes. Audição de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lê texto mais simplificado nos slides), identificando trocas perversas. Redação de notícia acerca do episódio em «Do alvoroço». Audição de canção de Rui Veloso, para classificação de orações. TPC — Lê a ficha do Caderno de atividades sobre orações (27, Coordenação e subordinação), cuja versão corrigida porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 100-101 (4/mar [1.ª, 3.ª]) Correção do questionário de compreensão da aula anterior. Exercício sobre de figuras de estilo. Redação de resposta a item (6, sobre travessão) sobre «As pequenas gavetas do amor» (p. 210), de Ana Luísa Amaral. Assistência a vídeo educativo sobre Sylvia Plath. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Relê o que vou destacar em Gaveta de Nuvens sobre figuras de estilo.

Aula 102-103 (8 [1.ª], 9/mar [3.ª]) Correção do item sobre travessão no poema de Ana Luísa Amaral (e ouvindo «As pequenas gavetas do amor»). Assistência a clip educativo sobre Orfeu. Justificação do título, a partir do sentido das suas duas palavras. Assistência a início de O Portugal de Miguel Torga. Resolução dos itens 3 (p. 192) e 4 (p. 193). Leitura de «Regresso» (p. 186), para escrever comentário com menção também do texto crítico contíguo. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Lê as fichas corrigidas sobre Complemento do nome e Complemento do adjetivo.

Aula 104R-104 (9 [1.ª], 10/mar [3.ª]) Resolução de itens de exames com figuras de estilo. Depois de assistência a clip com Luís Freitas Lobo, identificação de figuras de estilo. Assistência a trecho de filme Língua. Vidas em português, para preenchimento de grelha sobre variação. Redação de texto narrativo (narrativo-descritivo-conversacional) que siga o mesmo tipo de «montagem» do filme que estivemos a ver. Irás acompanhando, alternadamente, as vidas de meia-dúzia de falantes de português inventados por ti mas com verosimilhança (de variados contextos sociais/geográficos/...). TPC — Estuda o capítulo de gramática sobre ‘Variação e normalizaçãolinguística’, que destacarei a verde em Gaveta de Nuvens. (A p. 6 do anexo do manual também pode interessar.)

Aula 105-106 (11/mar [1.ª, 3.ª]) Correção do trabalho devolvido. Assistência a clip de «Adeus» (Voz) de Eugénio de Andrade. Resposta-comentário acerca da «Adeus» (p. 201) e valor aspetual das formas verbais. Assistência a trecho de documentário «O poeta» (com «Palavras interditas» e «Chuva»). Cópia de pequena comparação entre «Palavras» (Plath) e «As palavras interditas» (Andrade). Assistência a mais outro trecho de Língua. Vidas em português, para preenchimento de grelha sobre variação; correções. Assistência a trecho de Sylvia. Audição de canção para classificação de funções sintáticas. TPC — Aproveita para ler os textos ensaísticos e as sínteses (estas estão nas pp. 194, 207, 225) no manual acerca dos três poetas que temos vindo a analisar (Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral).

Aula 99R-99 (15/mar [1.ª]; na turma 3.ª esta aula fora dada a 3/mar) Preenchimento de lacunas de trecho sobre história do português. Assistência a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução. Assistência a primeira parte da série Grandes livros sobre as Crónicas de Fernão Lopes. Audição de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lê texto mais simplificado nos slides), identificando trocas perversas. Redação de notícia acerca do episódio em «Do alvoroço». Audição de canção de Rui Veloso, para classificação de orações. TPC — Lê a ficha do Caderno de atividades sobre orações (27, Coordenação e subordinação), cuja versão corrigida porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 107-108 (16/mar [1.ª, 3.ª]) Correção do trabalho sobre «Adeus» [só na 1.ª]. Questionário de compreensão/gramática de «Esta coisa obscura que é ser português» (pp. 237-238). Ainda assistência a passo de Eugénio de Andrade. O poeta. Completamento de síntese a propósito do sketch «Dicionário Português-Manuelmachadês»; correção. Redação de comentário a contrastar «Paizinho», de Sylvia Plath, com «Pequena elegia de setembro», de Eugénio de Andrade (p. 203). Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Lê a ficha corrigida sobre ‘Étimo, palavras convergentes e divergentes’, que porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 109R-109 (17/mar [3.ª]; na turma 1.ª esta aula ficará para outra altura) Correção do trabalho sobre «Adeus», de Eugénio de Andrade. Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos). Resposta a ficha sobre advérbios (reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»). Audição de «Efetivamente», dos GNR. Ficha sobre modificadores de frase (do Caderno de Atividades). Assistência a trecho final de Amor de Perdição (de Manoel de Oliveira). Sublinha de partes «deíticas» do final de Amor de Perdição. Mais um trecho de Língua. Vidas em português. Audição de canção (Pedro Abrunhosa) e identificação de orações. TPC — Vê as classes de palavras (e, particularmente, a dos advérbios) em Gaveta de Nuvens, «Classes de palavras».

Aula 110-111 (18/mar [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão de apreciação crítica por Clara Ferreira Alves. Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos). Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos. Resposta a itens sobre funções sintáticas em exames recentes. Redação a partir de leitura de seis poemas de Eugénio de Andrade (inclusão de versos de todos eles num texto em prosa, narrativo ou expositivo). Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Lê ficha corrigida sobre Processos fonológicos bem como as páginas de capítulo de gramática sobre Processos fonológicos.

Aula 112-113 (22 [1.ª] 23/mar [3.ª]) Redação de respostas a grupo I de exame (com texto de Campos). Assistência a trecho de documentário por José Hermano Saraiva («História Essencial de Portugal, episódio 26») acerca da revolução de 1383. Sorteio da Liga dos Campeões de Leitura em Voz Alta. Assistência a conclusão de Sylvia. Identificação de orações a partir de canção («Fazes-me falta»). TPC — Prepara leitura em voz alta, expressiva, de textos que te couberem de Mensagem (a começar na sexta-feira, 25). Vê as instruções.

Aula 114R-114 (23 [1.ª], 24/mar [3.ª]) Resposta a itens de exame sobre Amor de Perdição e Viagens na Minha Terra. Assistência a trechos de 1986 e do filme de Manoel de Oliveira sobre Amor de Perdição. Preenchimento de tabela sobre Mariana (Amor de Perdição) e Patrícia (1986). Assistência a clip de «O que é que vês?» (da série 1986).

Aula 115-116 (25/mar [1.ª, 3.ª]) Redação de acróstico com «Poemas Contemporâneos» (lendo também o capítulo em causa no manual). Assistência a parte de vídeo com primeiras cenas da Farsa de Inês Pereira. Liga dos Campeões com poemas de Mensagem. Assistência a início de Expiação. Preenchimento de tabela com comparação de Expiação e Farsa. TPC — Vai revendo gramática. Completa acróstico começado em aula e trá-lo também na próxima aula.

Aula 117-118 (29 [1.ª], 30/mar [3.ª]) Correção dos trabalhos com atos de fala. Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira. Exercício com processos fonológicos. Assistência a outra parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira. Liga dos Campeões. Assistência a trecho de Expiação. Preenchimento de segunda tabela com comparação de Expiação e FarsaTPC — Vai anotando o que leste e trazendo-me livros de que já não precises (ou dizendo-me que ainda os tens contigo). Quanto à leitura de O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago, já deveria ir avançada.

Aula 109R-109 ([na turma 3.ª esta aula já fora dada a 17/mar]; 30/mar [1.ª]) Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos). Resposta a ficha sobre advérbios (reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»). Audição de «Efetivamente», dos GNR. Ficha sobre modificadores de frase (do Caderno de Atividades). Assistência a trecho final de Amor de Perdição (de Manoel de Oliveira). Sublinha de partes «deíticas» do final de Amor de Perdição. Redação de texto subordinado a título com um advérbio. Audição de canção (Pedro Abrunhosa) e identificação de orações. TPC — Vê as classes de palavras (e, particularmente, a dos advérbios) em Gaveta de Nuvens, «Classes de palavras».

Aula 119-120 (1/abr [1.ª, 3.ª]) Correção dos comentário comparativo entre «Paizinho» e «Pequena elegia de setembro». Questionário de gramática (em torno de funções sintáticas). Assistência a trecho da Farsa (mãe e Inês, após saída de Pero). Audição/visionamento de «Os maridos das outras». Redação para relacionar cantiga e passo da farsa. Liga dos Campeões. Assistência a trecho de Expiação.

Aula 121-122 (5 [1.ª], 6/abr [3.ª]) Correção de trabalho sobre funções sintáticas. Exercício sobre gramática (orações e outros conteúdos). Liga dos Campeões. Assistência a trecho de Expiação.

Aula 123R-123 (6 [1.ª], 7/abr [3.ª]) Correção de respostas a dois itens de exame sobre Amor de Perdição. Correção do trabalho sobre orações e outros assuntos de gramática. Assistência a conclusão de Expiação e, ao mesmo tempo, conversas sobre avaliação. TPC — Nestas férias vai-te adentrando cada vez mais em O Ano da Morte de Ricardo Reis (e passa a ter o livro à mão, para o caso de teres de o trazer para as aulas). Outras leituras que queiras fazer serão muito boa ideia.

Aula 124-125 (8/abr [1.ª, 3.ª]) Resposta a itens sobre o soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental. Assistência a início do filme Anthero. O Palácio da Ventura. Correções. Assistência a vídeo educativo «Porque devemos conhecer Dom Quixote?». Classificação de orações (em canção de Rui Veloso, «Cavaleiro andante»). TPC — Relanceia filme Anthero. O Palácio da Ventura (parte I; parte II).

Aula 126-127 (19 [1.ª], 20/abr [3.ª]) Devolução de acrósticos. Reescrita de estância de Camões para desfazer os hipérbatos. Leitura de soneto e resposta a itens sobre o uso da intertextualidade em OAMRR. Assistência a início de O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho. Redação de descrição de chegada a uma cidade a partir do modelo de descrição inicial de O ano da morte de Ricardo Reis. Assistência a «O livro da vida de Pilar del Río». TPC — Proximamente, afixarei lista de encargos para este período. Além disso, é essencial a leitura efetiva de O ano da morte de Ricardo Reis (que testarei a partir de agora) e as melhorias em gramática que tenho pedido a alguns.

Aula 128R-128 (20 [1.ª], 21/abr [3.ª]) Leitura, em scanning, de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual relativas ao paratexto inicial da Farsa de Inês Pereira, para preenchimento de tabela. Correções (incluindo audição de leituras expressivas de falas). Redação de início de fala de Inês. Assistência a começo de A invenção da mentira.

Aula 129-130 (22/abr [1.ª, 3.ª]) Leitura de «Uma rapariga magra» (p. 256), para responder a itens sobre figuras de estilo e criar falas (discurso interior) para quatro personagens. Exercícios com Predicativo do complemento direto e Palavras divergentes (incluindo correção). Assistência a trecho de A invenção da mentira. Classificação de orações em «Balada astral». TPC — Lê a ficha sobre intertextualidade (corrigida). Termina leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis e passa a trazer o livro de José Saramago (além do manual, nota). Vê o que vou afixar para fazerem neste último período. Para já, as leituras de sonetos a preparar.

Aula 131-132 (26 [1.ª], 27/abr [3.ª]) Resposta a itens sobre «Lídia» e intertextualidade. Assistência a trecho de Diário de uma criada de quarto. Depois de explicação sobre a génese do poema, leitura da ode XVIII, de Ricardo Reis, com «Marcenda», para escrever sobre a personagem de Saramago e a ideologia de Reis. Audição de ode XIX e outras odes com Lídia. Assistência a trecho de A Invenção da Mentira. TPC — (Prepara leitura em voz alta se ainda não o fizeste; cfr. aqui.) Relanceia a ficha corrigida sobre «Organizaçãodas sequências textuais».

Aula 133R-133 (26 [1.ª], 27/abr [3.ª]) Entrega de trabalhos sobre chegada de uma viagem. Leitura rápida para encontrar temas de sonetos de Camões. Leituras em voz alta de sonetos (UELVA). Exercícios com complementos (de nome e de adjetivo). TPC Lê o conto de Jorge Luis Borges, «Análise da obra de Herbert Quain».

Aula 134-135 (29/abr [1.ª, 3.ª]) Compreensão do texto na p. 260, guiada pela folha da aula (correspondência das alusões às obras no passo no livro). Explicação sobre tabelas no manual, tepecê, maneira de ler o livro de José Saramago. Assistência a vídeo educativo sobre sobre Eneida. Redação de títulos-resumo sobre os primeiros dois capítulos de O Ano da Morte de Ricardo Reis. Leituras em voz alta de sonetos (Champions). Assistência a trecho de A invenção da mentira. TPC — Vê a minha tentativa, confrangedora aliás (é de há dois anos e saiu tudo bastante trapalhão e demasiado coloquial), de replicar no GoogleMaps o percurso de Ricardo Reis em boa parte do cap. III de O ano da morte de Ricardo Reis.

Aula 136-137 (3 [1.ª], 4/mai [3.ª]) Correção de comentário sobre Marcenda e ode de Reis. Releitura de «O reencontro com Fernando Pessoa» (pp. 264-266 do manual) para responder à pergunta 4 da p. 267 e leitura das respostas a 5.1, 5.2 e 6. Exercício de «Gramática no texto» (p. 267). Leituras em voz alta. Assistência a trecho de A invenção da mentira. Classificação de funções sintáticas em «Tonto de ti» (Os Azeitonas). TPC — Dá vista de olhos a Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, cujo PDF ficará aqui.

Aula 138R-138 (4 [1.ª], 5/mai [3.ª]) Leitura de «As notícias dos jornais» (pp. 258-259), para classificar citações de notícias, citações de anúncios publicitários, comentários de Ricardo Reis. Questionário de gramática. Leituras em voz alta. Redação de resposta a Grupo III de exame nacional (texto de opinião). TPC — Conclui o texto de opinião iniciado em aula e traz-mo na próxima aula.

Aula 139-140 (6/mai [1.ª, 3.ª]) Preenchimento de lacunas em sínteses de cada capítulo de OAMRR (I-VIII) e correção. Releitura de «A contrafé» (pp. 268-269), para responder a itens (p. 269) e esclarecimento sobre inexistência de discurso indireto livre neste passo. Leituras em voz alta (LC). Depois de assistência a passo de O último a sair («A cara de Susana»), comentário que relacione sketch com algum aspeto de O ano da morte de Ricardo Reis. Assistência a final de A Invenção da Mentira. TPC — [Talvez venha a pôr no blogue o prometido rol de tarefas para este final do ano.]

Aula CXLI-CXLII (10 [1.ª], 12/mai [3.ª]) Assistência a Sleepwalk, de Filipe Melo. Dados diálogos da BD «Sleepwalk», passagem para discurso indireto e indireto livre. Tomando como tópico a curta Sleepwalk, criação de versos ao estilo de Pessoa e heterónimos (incluindo possível consulta de sínteses sobre cada heterónimo). Assistência a clip com interpretação da cantiga de escárnio e maldizer «Ai, dona fea, [...]», de João Garcia de Guilhade, uma recriação dirigida por Filipe Melo. [Só na 3.ª: adaptação de cantiga de amigo a contexto atual.] Assistência a clips paródicos de Filipe Melo. TPC — Traz-me, sem urgências (mas, idealmente, ainda esta semana) a folha com os cinco versos que criarás.

Aula 141-142 (11/mai [1.ª, 3.ª]) Correção de comentário a analogia entre Último a sair e algum aspeto de OAMRR. Seleção de provérbios/aforismos em função de analogias com OAMRR e redação de fundamentações. Assistência a trecho de OAMRR de João Botelho. Sorteio das Ligas de LVA. Assistência a trecho inicial de A Revolução de MaioTPC — Prepara leituras em voz alta de sonetos de Antero (vê aqui).

Aula 143-144 (13/mai [1.ª, 3.ª]) Correção da redação de Grupo III sobre importância da formação em artes. Compreensão de «Na sede da PVDE», através de preenchimento de lacunas em sínteses sobre partes do texto; e criação de título expressivo. Liga dos Campeões/Liga Europa. Redação de item C sobre OAMRR e história. Assistência a trecho inicial de 48 (filme de Susana Sousa Dias).

Aula 145-146 (17 [1.ª], 18/mai [3.ª]) Compreensão escrita de «Ricardo e Lídia» (p. 276), através de preenchimento de lacunas em respostas a perguntas dadas. Identificação de disparates em retrato de Marcenda (tabela na p. 277). Redação (segundo matriz gramatical) acerca de imagem. Esboço de argumento + exemplo. Provas da UELVA: Liga Europa. Assistência a início de Cantar 2. Preenchimento de tabela comparativa entre Cantar 2 e Frei Luís de Sousa.

Aula 147R-147 (18 [1.ª], 19/mai [3.ª]) Classificação, segundo tópicos, de doze sonetos de Antero. Redação de duas respostas sobre soneto de Antero. Assistência a clip de Salvador Sobral, «Anda estragar-me os planos». Leituras para UELVA. Assistência a trecho de Cantar 2. Classificação sintática com versos de «Anda estragar-me os planos».

Aula 148-149 (20/mai [1.ª, 3.ª]) Correções (versos ao estilo dos vários Pessoas e Sleepwalk). Compreensão escrita de «Ricardo e Fernando» (pp. 279-280). Comentário sobre representações do amor em OAMRR a partir de pintura de Magritte. Provas da UELVA. Assistência a trecho de Cantar 2 e preenchimento de tabela comparativa Cantar 2/Frei Luís de Sousa. TPC — Lê as pp. 242-244 do manual, que tratam de Salazar, e as pp. 239-241, sobre «A Alemanha nazi» e «A Guerra Civil de Espanha».

Aula 150-151 (24 [1.ª], 25/mai [3.ª]) Correção de trabalho com aforismos. Completamento de tabela com enquadramento nos capítulos de OAMRR em que estamos (XIII-XVII). Momentos intertextuais com Caeiro ou Campos em OAMRR, pretexto também para pequeno comentário escrito que implica análise e enquadramento no resto da obra. Leituras em voz alta. Assistência a trecho de Locke para preenchimento de tabela (OAMRR, XVI vs. Locke). TPC — Dá vista de olhos a poemas «políticos» de Pessoa: a «À Memória do Presidente-Rei Sidónio Pais» e a poemas antissalazaristas (por exemplo, nesta edição, os textos 290, 291, 292, 294, 296, 297, 308, 315, 329, 334, além do célebre «Liberdade», o n.º 288).

Aula 152R-152 (25 [1.ª], 26/mai [3.ª]) Correção de trabalho com matriz sintática sobre imagem de Pessoa. Compreensão de «Em Portugal, a onda cresce» (p. 284) e de «Pequena memória», através de itens fechados e de composição curta. Assistência a José Saramago Plano B. Assistência a trecho de documentário sobre Mocidade Portuguesa («Lá vamos, cantando e rindo», de Joaquim Vieira). Redação de argumento e exemplo de dissertação. Assistência a mais um trecho de Locke.

Aula 153-154 (27/mai [1.ª, 3.ª]) Questionário sobre «A Partida» (pp. 288-290), gramática e conhecimento da obra. Assistência a trecho de Locke. Redação de parte de Apreciação crítica (grupo III da prova de 2022), mas começando cada período com uma letra do próprio nome. Assistência a mais um trecho de Locke. Classificação de orações na letra de «A Terra Gira». TPC — [para os dos quartos de final de LE e de LC:] prepara leitura de Cesário Verde; [para todos:] completa a apreciação a «A Engomadeira» começada em aula; [para todos, mas só para sexta:] prepara recitação de poema que indicar (só porei os poemas no blogue lá para segunda ou terça).

Aula 155-156 (31/mai [1.ª], 1/jun [3.ª]) Correção de questionário sobre «A Partida» (e recolha de apreciações críticas). Assistência a trechos de «A Pide antes da Pide — O triunfo da PVDE». Leituras para quartos de final (Cesário Verde). Redação de texto inspirado em quarteto de «O Sentimento dum Ocidental». Assistência a passo de Locke. TPC — Todos devem ir preparando, para sexta, recitação de soneto de Pessoa que lhes tenha calhado. Apurados para as semifinais (da Liga dos Campeões e da Liga Europa) devem preparar leitura dos sonetos de Jorge de Sena que lhes cabem (já para a próxima aula). (Entretanto, não se esqueçam de me ir trazendo livros que lhes tenha emprestado.)

Aula 157R-157 (1 [1.ª], 2/jun [3.ª]) Correções da tarefa a partir de quadro de Magritte (e representações do amor). Preenchimento de quadro comparativo sobre OAMRR e Locke. Assistência a trecho de Último a Sair sobre clichês para classificação de funções sintáticas. Leituras para meias-finais com compreensão de sonetos de Jorge de Sena. Assistência a conclusão de Locke. Preenchimento de tabela sobre tempo em Locke e em OAMRR. TPC — Prepara recitação. Vai trazendo livros que tenha emprestado.

Aula 158-159 (3/jun [1.ª, 3.ª]) Recitações (com sonetos de Pessoa e Campos). Redação de comentário a soneto de Pessoa. Assistência a Cantar 2. Classificação de tempo, modo, aspeto em «Minha mãe está sempre certa» (Os Quatro e Meia). TPC — Não esqueças de trazer livros que te tenha emprestado. (Para as finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa ficam aqui os dois textos a preparar.)

Aula 160-161 (7/jun [1.ª, 3.ª]) Entregas, últimas correções. Ligas (finais das). Prémios Tia Albertina; exames. Preenchimento de grelha comparativa Cantar 2/Frei Luís de Sousa. Conversas sobre avaliação / Assistência a final de Cantar 2.

#