Wednesday, September 08, 2021

Instruções para texto sobre «Ética na vida e no desporto»

Trata-se de texto para, se se achar que vale a pena, concorrerem ao prémio que tem o mesmo nome e é promovido pelo IPDJ e pelo jornal A Bola (1.º — mil euros, troféu, publicação do texto em A Bola e entrevista; 2.º — quinhentos euros, publicação na edição online de A Bola; 3.º — duzentos e cinquenta euros, publicação na edição online de A Bola). Já conhecem este concurso (como a seguir direi, admito até que aqueles que já estejam dele fartos optem por texto que não obedeça ao exato tópico).

Terão de me enviar a primeira versão do texto ao longo dos primeiros quinze dias de janeiro ou pouco mais, para eu corrigir essa primeira versão e a devolver (o texto tem de ser enviado a concurso até 28 de fevereiro, e o processo ainda implica umas burocracias que não posso deixar para os últimos dias); abrirei proximamente tarefa na Classroom para recolher os textos, mas podem ir já escrevendo. A extensão máxima é de dois mil e quinhentos carateres (sem contabilizar espaços); não está estipulado um mínimo, mas eu diria que não convém usar menos de quatrocentas palavras (vá lá, trezentas e cinquenta palavras). Resumindo: de 350 a 500 palavras, a computador, em ARIAL, corpo 12, a um espaço.

Podem ver-se os trabalhos vencedores de há três anos (foi Marta Carrilho, do então 11.º 4.ª, a vencedora, tendo Mafalda Anaia, do 11.º 3.ª, obtido uma menção honrosa), de há dois anos (foi de novo uma vossa colega da ESJGF, a Raquel Bastos, do 12.º 9.ª) e do ano passado (com Duarte, Francisca, Ana, a estarem entre os melhores), bem como o regulamento, o aviso de abertura.

Direi que não me parece ser boa estratégia fazer texto expositivo bem comportado. A organização estará interessada em textos criativos, originais. Formatos como os de crónica, o memorialístico, o de pequena ficção ou ainda outros mais inesperados parecem-me os mais adequados. Mas respeito pelo tema ('Ética no desporto') é decerto importante. (Por favor, não aludir a pandemias; já estão demasiado tentadas essas derivações.)

(No entanto, quem queira pode assumir que se trata apenas de tarefa escolar, sem ambições de ser premiado, escrevendo um texto argumentativo-expositivo, à grupo III de exame — não esquecer dois argumentos, cada um com um exemplo pelo menos —, com cerca de 350 palavras ou pouco mais, talvez também sobre assunto na área do desporto, ainda que não sobre o tópico pedido para efeitos de concurso.)