Thursday, September 16, 2021

Leitura de livros (aka «Projeto de leitura»)

 

Objetivo é ler livros bons (e não, forçosamente, apresentá-los oralmente, fazer alguma trabalho sobre eles, etc.). Gostava também que não se ficassem por um só livro.

O tipo de retorno da leitura que fizerem ainda não o decidi. Poderá ser levíssimo (em simples conversa de intervalo ou opinião breve por escrito), mas também poderá ser mais elaborado se resolver ir por aí.

Não devem esperar por o que eu venha a definir, devem começar a leitura sem estarem a aguardar pela tarefa que eu venha a pedir.

 

Que hão de ler?

Podem optar por

— obra narrativa (não poemas, nem teatro) da lista oficial do Projeto de leitura do 12.º ano (ou até da lista do 11.º ano, se esse livro não tiver sido lido então nem objeto de trabalho).

— livros literários fora dessas listas (o ano passado — aqui — comecei a dar ideias, mas ficou muito incompleta essa tentativa);

— livros de bons escritores (mesmo que ainda não pertençam à história da literatura);

— bons policiais;

— bons livros de ficção científica;

— boas biografias (qualidade não tem que ver com o biografado mas com o autor, é claro);

— boas memórias e autobiografias;

...

Podem ainda pedir-me sugestão («queria um livro deste estilo: ...»; «gostei de ler tal; gostava de livro semelhante»; «queria um livro do autor tal»; «queria um livro com cães»; ...).

Não queria leituras

— já feitas, ou até iniciadas, em anos anteriores;

— a fazer também para outras disciplinas;

— em inglês (ou em espanhol ou em francês);

— em PDF;

— de livros expositivos (ensaios);

— de livros «lidos» em filme;

— de livros demasiado «de supermercado» ou de estação de correio (Pedro Chagas Freitas; Raul Minh’alma, vampirices e todas as adaptações ou guiões de séries de televisão/Netflix; John Grisham, Nicholas Sparks; aquelas narrativas cujas protagonistas têm doenças raras e se apaixonam por alguém que tem outra doença rara e e...);

— ...

Posso emprestar

— quase todos os livros das listas dos Projetos de leitura;

— muitos outros livros de que gosto e se lerão melhor;

também podem ver no catálogo da biblioteca da escola se não haverá o que pretendam.

 

#