Saturday, August 29, 2020

Projeto de leitura do 11.º ano


Ao pensarem no que podem ler, tenham em conta que essa leitura, ou leituras — era interessante que depois de lerem um primeiro livro avançassem para um outro —, não se destina a apresentação oral em aula, como é costume fazer-se. Prefiro que leiam sem terem em vista uma tarefa desse tipo. No entanto, ainda dentro do 1.º período, tratarei de controlar a efetiva leitura dos livros, ainda que sem que isso implique lembrarem-se de todos os pormenores do enredo (leiam sem estar com preocupação de memorizar a intriga ou a tirarem apontamentos).
Sugeria que evitassem escolher as obras líricas (as de poesia, no fundo) e talvez também as dramáticas (o teatro). Entretanto, não me choca que optem por outra obra de um dos autores na lista ou, até mesmo, por algum outro livro narrativo interessante (por exemplo, de boa literatura recente). Nesse caso, a escolha teria de ser por mim aprovada. Também lhes pedia que fugissem a obras que tivessem lido em inglês ou cujas adaptações ao cinema já tivessem visto.
Embora não descarte esboçar mais tarde uma série de linhas alternativas para as vossas escolhas (comecei esse esboço aqui, mas ainda está demasiado incipiente), segue-se, para já, a lista de livros — digamos, a lista oficial — do Projeto de leitura do 11.º ano. A cor de cada referência identifica o género ou forma: contos (narrativas curtas independentes); narrativa seguida (novela, romance, memórias); poesia; teatro. Esta lista também pode ser vista no manual (p. 20). Além disso, o manual apresenta pequenos comentários sobre cada uma das obras nas pp. 74-75, 154-155, 230-231, 282-283, 308-309, 344-345 (ou seja, no final das unidades com que se identificam), que reproduzo a seguir às capas dos livros. Já agora, as capas que usei são as dos exemplares que tenho comigo; muitas vezes haverá edições mais recentes. É provável que algumas destas obras — sobretudo, as traduções de clássicos da literatura universal — sejam fáceis de encontrar (por exemplo, em casas de avós ou em bibliotecas escolares [catálogo da biblioteca da escola]; por vezes, integradas em antigas coleções promovidas por jornais  e televisão, por isso muito reproduzidas), sem que valha a pena comprarem-nas. Também posso emprestar alguns exemplares. 

Ruben A., A Torre da Barbela
AA.VV., Antologia da Poesia do Século XVIII (poemas escolhidos)
José de Alencar, Iracema
Jane Austen, Orgulho e Preconceito
Honoré de Balzac, O Tio Goriot
Charles Baudelaire, As Flores do Mal
Saul Bellow, Jerusalém – Ida e Volta
Agustina Bessa-Luís, Fanny Owen
Manuel M. Barbosa du Bocage, Antologia Poética (poemas escolhidos)
Emily Brontë, O Monte dos Vendavais
Luís Cardoso, Crónica de uma Travessia
Ruy Duarte de Carvalho, Como se o Mundo não tivesse Leste
Mário Cláudio, Guilhermina
Mia Couto, A Confissão da Leoa
José Craveirinha, Antologia Poética (poemas escolhidos)
Charles Dickens, Grandes Esperanças
Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros
Florbela Espanca, Sonetos
Gustave Flaubert, Madame Bovary
Branquinho da Fonseca, O Barão
Almeida Garrett, Folhas Caídas
Johann Wolfgang von Goethe, Fausto (excertos escolhidos)
Luis de Góngora, Antologia Poética (poemas escolhidos)
Victor Hugo, Nossa Senhora de Paris
Guy de Maupassant, Contos
Molière, O Burguês Gentil-homem
Luís de Sttau Monteiro, Felizmente Há Luar!
António Nobre,
Luís Carlos Patraquim, Manual para Incendiários e outras Crónicas
Pepetela, Crónicas com Fundo de Guerra
Rainer Maria Rilke, Cartas a um Jovem Poeta
Moacyr Scliar, O Centauro no Jardim
William Shakespeare, Romeu e Julieta
Stendhal, O Vermelho e o Negro
Anton Tchekov, Três Irmãs
Leão Tolstoi, Ana Karenina
Gonzalo Torrente Ballester, Crónica do Rei Pasmado
Tomas Tranströmer, 50 Poemas
Luandino Vieira, Luuanda
Voltaire, Cândido ou o Optimismo
Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray