Monday, September 06, 2021

Percurso de Ricardo Reis no capítulo III


        Há dois anos pedira aos alunos que tentassem  perceber num mapa de Lisboa o percurso do passeio que Ricardo Reis empreendia no último dia do ano (a partir do quarto parágrafo do capítulo III de O ano da morte de Ricardo Reis: «Deixou de chover, o céu aclarou, pode Ricardo Reis, sem risco de molha incómoda, dar um passeio antes do almoço»).

A correção apresentei-a em forma de vídeo (em captura da imagem do computador comigo a usar o GoogleMaps e a comentar o passeio). Tenham piedade da minha falta de jeito. Tive de dividir o percurso em dois filmes (um de cerca de doze minutos; o outro, de três), porque não conseguia acertar com a Rua do Século. Até a conheço relativamente bem, mas sempre tive esta dificuldade em escolher a entrada a partir do Príncipe Real.



Ainda a propósito da aula passada e das menções intertextuaisDivina Comédia, aos Três Mosqueteiros, à Eneida — lembremos sempre que é modelo preferencial, embora não único, dos Lusíadas —, ao Dom Quixote), ficam a seguir uns vídeos educativos.


A Eneida está imitada nos Lusíadas logo no verso inicial, precisamente o citado em O Ano da Morte de Ricardo Reis e escandido (dividido na métrica) no vídeo.

E, depois, a Divina Comédia, de Dante. (À margem: o vocábulo «dantesco» está a ser por estes dias tão mal usado. «Dantesco» =  'que lembra o horror das descrições de Dante na sua Divina Comédia'.)