Instruções para tarefa com poema de Pessoa
Tratar-se-á
de vídeo — ou, em último caso, ficheiro áudio com uma imagem fixa
(formato menos ambicioso que talvez devessem evitar) —, que terá de incluir a
leitura de um poema de Fernando Pessoa ou de um dos seus heterónimos (Alberto
Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis). Considerado este constrangimento, o
resto da estratégia fica ao vosso critério. Esta tarefa visa avaliar expressão
oral (leitura em voz alta, expressiva, dramatizada), criatividade (na
realização e, em geral, em todas as soluções encontradas, que supõem também
compreensão dos textos, mesmo se para depois os «transformar») e redação (que
não lerei em papel mas deduzirei do texto que ouça).
Que características? Mesmo no que concerne à parte textual, o trabalho deve ter
mais do que a simples leitura em voz alta do poema, deve ter igualmente texto
vosso. E, claro, a leitura do poema não tem de ser uma «simples leitura em voz
alta». Haverá decerto muita amplitude de soluções, em função do estilo de cada
um. Pode assumir-se o texto de Pessoa como foco essencial, mas também pode,
ainda que inserindo o poema em algum momento, acabar por se ter um outro foco
(enfim, o texto de Pessoa poderia chegar a funcionar quase como mero pretexto
para uma criação, ficção, vossa). Desaconselho
vivamente a interpretação literal, slide a slide, com, por exemplo, o texto a
referir «nau» e a aparecer a imagem de uma nau. Também conviria
não se escolher poema demasiado curto, a não ser que o resto do filme inclua
suficiente exibição da vossa expressão oral. Note-se que não se pretende abordagem ensaística, académica, mas
trabalho criativo (não tem de ser tarefa para se provar
conhecimentos da matéria). De modo nenhum se deve aproveitar trechos da net ou
de outros autores (darei nota muitíssimo negativa a qualquer trabalho em que
note algum grau de plágio). Os filmes com poemas de Pessoa feitos por colegas
vossos em 2013-2014 são visíveis aqui: 12.º 1.ª,
3.ª, 4.ª, 6.ª;
os de 2016-2017, aqui: 12.º 1.ª,
5.ª, 7.ª, 8.ª;
os de 2019-2020, aqui: 12.º 3.ª, 12.º 4.ª, 12.º 5.ª, 12.º 9.ª. Por acaso, o
ideal era que não escolhessem textos então usados, mas descartaremos essa
condição, já que seria muito difícil fazer um tal escrutínio.
Que poemas? Ficam proibidos os do manual, porque queria evitar textos que
déssemos também em aula. Pesquise-se, portanto, através dos volumes das várias
edições pessoanas (pedeefes de edições da INCM:
Ortónimo: 1915-1920; 1921-1930; 1931-1933; 1934-1935; Mensagem; Dispersos
publicados em vida; Heterónimos: Alberto Caeiro; Ricardo Reis).
Independente ou cumulativamente com este relance a poemas em livro, podem
procurar os textos através de http://arquivopessoa.net/
(para se ver os poemas, vai-se clicando nos títulos do extenso índice, que
inclui Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Fernando Pessoa
ortónimo, de poesia lírica e de Mensagem). Neste índice, também há zonas
que não nos interessam — as dos textos de prosa; as de textos franceses ou
ingleses; as de poemas dramáticos — mesmo os poemas de Mensagem não
queria que os usassem, até porque vamos percorrê-los a todos em aula;
tratando-se obrigatoriamente de poemas, também não devem recorrer a Bernardo
Soares/Livro do Desassossego. Se se tratar de poema demasiado longo (à
«Ode triunfal», por exemplo), podem adotar-se apenas alguns trechos (nesses
casos, convém que o texto também me seja entregue, com a localização dos cortes
ou das partes selecionadas). Excecionalmente, também pode ser usado mais do que
um poema.
O
formato, tempo, regras básicas, são os mesmos dos microfilmes pedidos no
final do ano passado, para obra de Eça (mesmo os trabalhos só com áudio devem
usar formatos de vídeo, bastando-lhes recorrer uma imagem fixa, já agora da
vossa lavra); tempo será entre cerca de dois
minutos e meio (o mínimo) a três minutos e tal (o tempo máximo é mais flexível),
por aluno. Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem
oralmente ambos os autores (convém, porém, perguntarem-me se autorizo a
parceria); nos trabalhos em dupla, deve apontar-se para, pelo menos, cinco
minutos (e a extensão máxima também será proporcional); quanto a trabalhos por
três alunos, queria que fossem raros (e, em matéria de duração haveria relativa
proporcionalidade).
Prazo para envio: até 6 de fevereiro. Quem ache que se vai confrontar com
aquelas confusões de última hora que alguns costumam alegar (incompatibilidade
de programas informáticos, avaria no computador com perda de tudo o que estava
feito, incêndio em casa, tsunâmi em Lisboa, destruição do universo) que vá
apontando para uma semana antes.
Para
identificação do trabalho, usem como nome do ficheiro que descarregarem
Pessoa por Fulano, Beltrano e Sicrano do 12.º #.ª (sendo «Fulano,
Beltrano e Sicrano» substituídos pelos nomes por que sejam tratados em
Português e «#» substituído por 1 ou 3). Entretanto, na mensagem que,
por cortesia, enviarem virá o link, ou os links, do(s) poema(s), Fernando
Pessoa, ou o heterónimo em causa, e o título e primeiro verso (ou só primeiro
verso se não houver título). Dou exemplo (socorro-me de um texto que não seria
aceite, porque o lemos em aula): «[Datilografia] Traço sozinho, no meu cubículo
de engenheiro, o plano» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/86.
Outras prevenções:
Para
fugir a textos de Pessoa já lidos em aula, além dos do manual é preciso ter em
conta os que estão em folhas dadas por mim ou até os que foram só ouvidos
(lembro, por exemplo, o caso do «Poema em linha reta», de «Tabacaria», alguns
outros ainda).
Se
forem ver trabalhos de colegas de anos anteriores, tenham em conta que as
instruções não eram exatamente as mesmas (poderiam ficar a pensar, por exemplo,
que era aceitável que a parte discursiva fosse apenas a do texto de Pessoa
lido). Entretanto, apesar dessas diferenças, pode até ser útil relancear alguns
comentários meus em trabalhos antigos.
O
trabalho deve permitir distinguir razoavelmente o que é de Pessoa e vosso, mas,
se sentirem que não está suficientemente claro — e não for mesmo possível fazer
essa explicitação na gravação (por exemplo, numas referências finais) —
entreguem-me em papel a discriminação.
Se
usarem músicas de fundo, evitem problemas de direitos de autor (que impedem
trechos de composições musicais com mais de não sei quantos — vinte? —
segundos).
Não
usem imagens (slides ou filmes) que não sejam originais (isto é, que não sejam
de vossa autoria).
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